PDA

Ver Versão Completa : Gurgel g-15

lufenave
27/01/2010, 21:54
Olá trilheiros. Achei uma oportunidade, talvez única. Um cara que chegou de mudança na minha cidade ta vendendo um Gurgel G-15 cabine dupla laranja fosco, e eu queria perguntar pra vocês se seria bom negocio compra-lo pra por na trilha, se ele aguenta barro, tem força (fiquei sabendo que ele carrega 1200 kg!!) pra enfrentar barro e td mais, pq o dono atual é um... não deixa encostar a mão no carro. Aguardo respostas

cRiPpLe_rOoStEr
27/01/2010, 22:45
com duas ou 4 portas?

tu não pode querer esperar dela o mesmo que de um 4x4 mas ja dá para se divertir bastante... olha no subfórum sobre gaiolas para ver sobre alterações na suspensão para ficar ainda melhor no off-road...

lufenave
28/01/2010, 10:06
então, ela tem 4 portas, vou ver se consigo umas fotos, eu estive pensando que alterando a suspensão e adaptando um motor de santana ela ficaria atá boazinha no off-road. Mais legal mesmo é a aparencia, parece um tanque de guerra hehe :twisted:

Ricardo Passoni
28/01/2010, 11:05
Lembre-se ele com qquer 4x4 tem sua limitações , mas pneu , motor e uma boa altura do solo ajudam ,mas é um 4x2!
Abraços e boa sorte na aquisição do mesmo! e boas trilhas!

lufenave
28/01/2010, 11:37
Obrigado ai pelas dicas. Se eu chegar a comprar o G-15, posto fotos dele aqui no fórum, to vendo certinho pra comprar, to em duvida entre ele e um x-12 aqui de uma cidade vizinha, mais se o G-15 tiver o mesmo desempenho (ou quase o mesmo) do x-12 na lama ja é meu! ta comprado :mrgreen:

jipeiromirim
28/01/2010, 12:43
Acho que já que vc está entre esses dois, pense bem no que vc quer. O G-15 é mais raro, porém de peças mais raras. O X-12 é mais comum, mais provavelmente vai te dar menos dor de cabeça. É isso.
[]'s

Ricardo Passoni
28/01/2010, 12:55
A mecanica de ambos e VW portanto vão longe rs!, acabamento de fibra , O que vc tem que verificar em qquer Gurgel e o estado do " chassis" que fica encoberto por fibra se tiver detonado ,vai ser dor de cabeça !
Abraços

cRiPpLe_rOoStEr
29/01/2010, 00:39
então, ela tem 4 portas, vou ver se consigo umas fotos, eu estive pensando que alterando a suspensão e adaptando um motor de santana ela ficaria atá boazinha no off-road. Mais legal mesmo é a aparencia, parece um tanque de guerra hehe :twisted:

uma vez eu vi uma em manaus com 4 caboclos dentro e a carroceria lotada de jaraquis (um peixe da região, que fica ótimo frito :pipoca:)...

quanto ao motor do santana, eu preferiria aproveitar a capacidade de carga para tentar homologar com motor a diesel... o 1.9sdi ficaria filé, mas o 1.6d ja quebra o galho (segundo um idoso do meu bairro que tem um passat a diesel só tem que trocar o rotor da bomba d'água para um de 70mm que não fica com mais nenhum problema de refrigeração)...

Marcelo A. Marchiodi
29/01/2010, 08:29
Que tal esse X-15!

cRiPpLe_rOoStEr
29/01/2010, 10:41
essa verde está quase perfeita...

lufenave
29/01/2010, 12:56
poha, fico muito filé esse G-15 verde! A que tem aqui é 4 portas, a única diferença (tirando a cor laranja e a ultima janelinha la atrás,aquela parte é aberta)... creio que se vira bem na trilha sim. Eu não sei se os G-15 possuem Selectration, se tiverem a que tem na minha cidade teve o seu retirado, ela não tem. Mais eu acho que da pra adaptar um de boa, não dá?

Marcelo A. Marchiodi
29/01/2010, 13:24
poha, fico muito filé esse G-15 verde! A que tem aqui é 4 portas, a única diferença (tirando a cor laranja e a ultima janelinha la atrás,aquela parte é aberta)... creio que se vira bem na trilha sim. Eu não sei se os G-15 possuem Selectration, se tiverem a que tem na minha cidade teve o seu retirado, ela não tem. Mais eu acho que da pra adaptar um de boa, não dá?

Essa aí é de um cara na comunidade "Eu tenho um Gurgel" no orkut, o esquema pra deixar alta assim é o mesmo de todos os VW: IRS de Kombi na traseira e manga de eixo alta na frente, pneu aro 15", até 31".

lufenave
29/01/2010, 14:01
ta dificil hehehehe... o camarada ta me pedindo 15.000, como deu pra ver que o carro ta meio estouradão não to com vontade de pagar tudo isso. Mais o cidadaão não cede, quem vai acabar cedendo sou eu, gamei no carro! :shock: uhauahuahuah

lufenave
30/01/2010, 21:27
ninguém ai sabe se o G-15 possui Selectration? :???:

ROAD TECH
31/01/2010, 00:41
Olá lufenave,

Tenho um colega no Rio de Janeiro, o nome dele é Wagner (wagner@arquimed.com.br). Tente tirar suas dúvidas com ele. Pode dizer que foi indicação do Octávio, de Campinas.

Pouco tempo atrás vi um Gurgel X-15 jogado em um ferro-velho em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Era vermelho, com capota branca.

Boa sorte.

Octávio

cRiPpLe_rOoStEr
31/01/2010, 02:46
ninguém ai sabe se o G-15 possui Selectration? :???:

todos os gurgel com mecânica volkswagen, exceto o xef, são equipados originalmente com selectraction...

lufenave
01/02/2010, 00:44
amigos... me abateu uma grande dúvida. Achei outro G-15 em bem melhor estado de conservação com o Selectration funcionando e tudo mais por apenas mil reais a mais... porém com motor AP 1.8 adaptado. A durabilidade é a mesma? Porque a impressão que temos do motor a ''ar'' é de um negócio que aguenta pau mesmo, será que é assim com o motor Ap?

cRiPpLe_rOoStEr
01/02/2010, 04:11
amigos... me abateu uma grande dúvida. Achei outro G-15 em bem melhor estado de conservação com o Selectration funcionando e tudo mais por apenas mil reais a mais... porém com motor AP 1.8 adaptado. A durabilidade é a mesma? Porque a impressão que temos do motor a ''ar'' é de um negócio que aguenta pau mesmo, será que é assim com o motor Ap?

a adaptação do ap em si não é problema (só tem que ver como foi posicionado o radiador e as ventoinhas)... até ajuda a assentar melhor o eixo de tração em função do peso... e se o ap não aguentasse lenha não seria o motor mais escolhido pelos "manos" para dar pinote nos gambé :twisted: e ainda tem os casos de vários jeeps e gaiolas rodando com o ap só levando ferro...

COMPRA LOGO!!!:concordo:

Thomas
28/02/2010, 19:56
todos os gurgel com mecânica volkswagen, exceto o xef, são equipados originalmente com selectraction...

Opa! Correção!
Nem todos os Gurgel tem selectration: nos X12 e Tocantins, ele é equipamento de série, mas nas outras versões, não.. para algumas, é opcional!
Eu mesmo tenho uma G800, e ela não tem! Se bem que ela é uma versão "urbana" do G/X15... assim como o Xef é uma proposta urbanóide!
Os BR800/Supermini/Motomachine também não tem!

ZCC
15/12/2010, 00:08
Os gurgeis que saiam de fábrica com o selectraction de série ou opicional eram: X10, X12, X15, G15, XT, Carajás e acho que o QT (sem qualquer certeza)

Ipanema, Xef, G800, BR800 e derivados nenhum possuía o selectraction

Esse tópico é de Janeiro, será que o cara desistiu de comprar?

CHELLLO
01/08/2013, 00:59
Tenho um g15 e gostaria de saber como se faz para elevar a suspensão, o que seria IRS da Kombi?

Wagner Rocha
19/07/2014, 12:12
Tenho um g15 e gostaria de saber como se faz para elevar a suspensão, o que seria IRS da Kombi?

IRS é o sistema de suspensão traseira independente que permite o ajuste da altura da mesma sem que as rodas saiam do "prumo" evitando a cambagem positiva, mantendo assim o mais próximo do ângulo nulo.

http://www.limebug.net/media/storage/editor/images/suspension/irs/IRSvsSwingAxle.jpg

Para levantar a suspensão do teu G-15 é preciso substituir sua suspensão original traseira por esse sistema além de instalação de mangas duplas na dianteira. É um serviço que deve ser feito com muito critério por alguém com boa experiência nesse tipo de preparação, pois toda dirigibilidade de teu carro será determinada por ele, além do fator segurança, já que o rompimento de uma solda ou coisa parecida enquanto o carro estiver em movimento implicará em risco muito grande de acidente grave.

Apesar da vocação do X/G-15 não ser trilhas pesadas e sim expedições e passeios por caminhos e estradas alternativas de terra, já expus meu carro a situações mais radicais e ele se comportou bem, somente precisando dos eventuais reapertos e lubrificação geral. Mando uma foto que conseguiram captar bem no momento da empinada que o carro deu quando transpassava um barranco com mais de 1.5m de altura.

Os posts são meio antigos mas mesmo assim agradeço as menções a meu Gurgel G-15 que está um pouco mais equipado hoje em dia, com guincho de 12000lbs, bloqueio traseiro 100%, rádio PX e alguns mais faróis auxiliares.

A reforma nunca acaba e ainda quero terminar o interior e fazer um upgrade no motor boxer passando ele para 1.9 ou pondo um coração Subaru.

471241

471242

LORD EVIR
23/10/2015, 19:39
:safari-rig:BOA NOITE GALERA:euforico:

Tenho 03 modelos da gurgel (X15-G15-CARAJÁS) e estou necessitando do desenho ou dicas para adaptações de suspensão, direção e para-choques, dentre outras ideias.

Alguém tem o desenho de para-choque igual da foto?