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Ver Versão Completa : G. Cherokee wj - 1999 - 4.7 - FREIO TRAVANDO



felipebgs
27/01/2010, 19:12
boa noite a todos!!!

Estou com um problema mais ou menos assim...(cada problema que minha wj tem que eu fico até sem saber como explicar):

Eu pego meu carro (FRIO), ligo ele e comeco a andar...aí, conforme o aumento de temeperatura natural do motor ao andar e parar, eu percebo que o freio comeca a pegar...ao soltar o pe do freio eu percebo que o carro comecar a ficar preso...

com o passar do tempo, o sistema aquece tanto que as rodas comecam a soltar fumaca (atraves do freio)...

O mecanico da Europa Motors (CAMPINAS - SP), me disse que o problema é que o embolo do pistão da pinça do freio da grand cherokee não é de ferro...é de um outro material..e somando isso com uma possivel falta de manutenção ou manutenção mal feita, faz com que a peça esquente e comece e pegar e travar o freio...(solução dele é trocar as 04 pinças....ou seja, falencia)

Já um Sr. que falei por telefone de SÃO PAULO - SP, Emerson, que trabalha com freios a vida toda...disse que na opinião dele o problema é 95% de certeza de ser no cilindro mestre. Segundo ele, o cilindro mestre estando com problemas, faz com que o freio fique acionado, o pedal sobe, o freio fica duro e ao andar com o freio "pressionado", as rodas aquecem e por isso a fumaça.

E agora?

PS: A fumaca das rodas é alternada, tipo...uma hora é na roda dianteira esquerda...outra hora é na dianteira direita....outra hora é na dianteira esquerda e na trazeira esquerda...ou seja....coisa de louco.

PS 2: O meu mecanico esta em duvida...ele nao tem tanta certeza de ser o cilindro mestre, por isso sugeriu que eu buscasse mais opiniões...e por isso, estou recorrendo ao forum!!!

É isso...espero que vocês possam me ajudar.

Um grande abraço!!!

jlkrieger
27/01/2010, 21:41
Na minha WJ 2004, aconteceu o mesmo problema (travamento dos freios) após eu substituir as pastilhas. O mecânico comentou que teria que fazer o reparo do embolo do pistão da pinça de freio, o qual é de um material plástico (baquelite). Não sei qual foi o procedimento que ele adotou, lixou ou substitui por um de metal, mas resolveu a questão até agora (+/- 1 ano).
Agora eu vou estou adquirindo via e-Bay, todo o conjunto de freios dianteiro da WJ - Pinça, Pastilha e Disco. O conjunto dianteiro custou US$ 430,00 contando o frete e estou aguardando o chegada no Brasil. Provavelmente vai ter impostos de importação - 80% sobre o total O vendedor é a Steve White Motors e pelo anúncio é produto da Mopar.

felipebgs
27/01/2010, 22:35
é...

sua explicação bate exatamente com do mecanico da EuropaMotors de Campinas - SP....

é isso mesmo que ele falou...baquelite...(nunca ia lembrar esse nome)...

Será que por algum milagre vc não poderia consultar seu mecanico e perguntar o que realmente ele fez? E foi feito nas quatro rodas?

O tal do Sr. Emerson que eu citei la em cima, me disse tbm que é raro ter que fazer manutenção no reparo de pinça trazeiro....

e ai?

Muito obrigado!!!

MARCELOLUCHESI
28/01/2010, 01:17
hahahahaha estou no celular amanha explico tudo tivemos problemas aqui em cxs com 2 troller a gasolina com meu tj e uma explo e uma xj sempre o mesmo problema o ex dono do meu jeep chegou a comprar pinças novas e nao resolveu.
Amanha te dou a soluçao do que fiz mas é embolo sim

MARCELOLUCHESI
28/01/2010, 10:05
Oi Felipe

Eu passei por tudo isso que você comentou, inclusive quando comprei meu jeep o ex dono me entregou um jogo de pinças novas que ele havia comprado mas não lembrava mais qual era o problema.

Quando fiz uma revisão geral no jeep, tive que substituir as pinças velhas pelas novas, pois apesar das velhas nao trancarem, os embolos estavam podres se despedaçando.

Depois que fiz essa troca, foi um inferno, quando frio uma beleza, esquentava um pouco o freio, tinha situação que acelerava para arrancar morro abaixo.
Tentei de tudo, embolo novo na pinça velha, embolo velho na pinça nova, regulagem de na pedaleira de freio, cilindro mestre, troca de todo o fluido de freio.....etc.

Descobriu um mecanico que passou por essa situação em outros carros que usavam as pinça semelhantes ao TJ

Solução: Comprei um tarugo de aluminio mandei tornear na medida do embolo Original, Mesmo assim ele entrava na pinça BATIDO, na Porrada mesmo tanto o original, como o de aluminio, e começou a ficar freiado novamente. Abrimos denovo um amigo que mexe com jeep e tem torno comparou as medidas e folgas de embolo de uma pinça de carro comum, opala se não me engano, e torneou cerca de mais de 5 decimos de mm o embolo de aluminio afim de ficar similar as folgas de pinça de comum.

O Embolo tem que trabalhar livre, ai tem que ter cuidado para não tornear demais nem de menos, se tornear demais o embolo atravessa na pista da pinça e tranca, de menos entra batido e quando quente Tranca.

FIZ ISSO é NUNCA mais tive problema!

Não me pergunta o porque do aluminio, e se ele dilataria mais ou menos que qualquer outro metal, isso eu não sei te responder. Eu acho que o primeiro mecanico que resolveu o problema nos outros carros optou pelo aluminio em função de ser mais leve e oxidar menos que o ferro.

OUTRA SOLUÇÃO: Essa eu não tentei, mas tenho curiosidade, o toroffroad, uma loja que vende peça em SP, tem um kit de reparo para pinça, e vem com o tapa pó, o-ring, e um embolo que se não me engano é de METAL e não BACKELITE. Essa solução eu tenho curiosidade de saber.

felipebgs
28/01/2010, 19:31
Valeu Marceloluchesi!!!

Puta cara...em resumo então...

o problema é que o lixo do embolo se expande demais quando esquenta, é isso?

e então a solução é "diminuir" ele para que evite esse problema...porem não diminuir tanto ao ponto de ficar muito pequeno...

Entendi!!

A minha duvida agora é o pq da "irregularidade" dos acontecimentos...

cada vez em uma roda diferente...as vezes em mais de uma roda......que coisa de louco viu...

Valeu mesmo pela ajuda!!

Se mais alguem tiver informações, por favor, são muito bem vindas!

Abraços!!

raven
28/01/2010, 20:56
Dá uma pesquisada aqui no fórum que têm um tópico acho que do samukanvas sobre a manutenção da pinça de cherokee.

Abraços

gutoxj98
30/01/2010, 17:30
Se nap me engano esse Tor Off road é em campinas no bairro do Taquaral...... só isso eu sei !!

heheheh

felipebgs
01/02/2010, 13:07
Pessoal,

para quem precisar, segue o link sobre o reparo das pinças:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49594

O meu problema agora é o seguinte,

achei na rock auto o pistão para comprar, de baquelite.

Estou com duvida para selecionar o reparo de pistão.

Pelo que entendi, tem 02 na rockauto porem não sei qual a diferença entre eles.

Gostaria que algume me ajudasse para saber se tanto faz ou se a peça é outra.

só para constar, na NSA freios, cada kit dianteiro custa 180 e trazeiro 90 (total 540) e o pistão ainda é de ferro. Portanto, vou seguir a dica do samukanvas e vou comprar o de baquelite que é o original.

Valeu aí quem puder ajudar!!!

Joao Baeta
01/02/2010, 15:35
:arrow:Felipe....
Qnd eu estava lendo aqui... Lembrei da WJ 02 da minha mae que aconteceu exato isso....
Que estava andando... Parou no sinal.... E veio uma fumacinha.... Que o freio traseiro tinha "travado"! e foi bem rapido e parou em casa... Foi direto para o mecanico...
Problema: A pinça grudou.... Trocou... Ficou 10!

felipebgs
02/02/2010, 07:24
:arrow:Felipe....
Qnd eu estava lendo aqui... Lembrei da WJ 02 da minha mae que aconteceu exato isso....
Que estava andando... Parou no sinal.... E veio uma fumacinha.... Que o freio traseiro tinha "travado"! e foi bem rapido e parou em casa... Foi direto para o mecanico...
Problema: A pinça grudou.... Trocou... Ficou 10!


Obrigado João Baeta pela resposta...mas diz aí..

trocou a pinça inteira? Só ela ou as 04? Onde comprou as peças?

Se puder me ajudar com mais essas informações, eu agradeco!!!

gutoxj98
02/02/2010, 17:52
la na rockauto tente esta peça..... P7710P

Caliper Piston

U$$ 11,59 cada

e a peça completa custa U$$ 35 doll ... cod - 184827......


e no site www.morris4x4.com (http://www.morris4x4.com) vc tem as peças tbem, um pouco mais caras, mas la tem um diagrama de todo o freio e as peças ! eu ja comprei lá e é tranquilo....chega numa boa...e em minha ultima compra nao cobraram impostos...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:...pq acho que foi abaixo de 50 doletas, eram apenas uns retentores.

diagrama :

http://www.jeep4x4center.com/jeep-brake-parts/images/WJ-WK-Brakes.gif

felipebgs
02/02/2010, 23:09
Fala Guto!!

Valeu pelos toques..

mas como eu disse...o pistão eu achei na rockauto, inclusive eu encomendei e eles cancelaram o meu pedido pois está em falta...

o meu problema é no REPARO DO PISTÃO...

esse eu não achei na rockauto.

pela rockauto, quando vc usa como referencia a CHEROKEE 99, existe uma peça que chama "piston repair kit"...

no caso da GRAND CHEROKEE 99, não tem...por isso fiquei na duvida...

vou dar uma fuçada nesse outro site que vc passou!!!

Valeu e um abraço!!!

gutoxj98
02/02/2010, 23:20
Fala Guto!!

Valeu pelos toques..

mas como eu disse...o pistão eu achei na rockauto, inclusive eu encomendei e eles cancelaram o meu pedido pois está em falta...

o meu problema é no REPARO DO PISTÃO...

esse eu não achei na rockauto.

pela rockauto, quando vc usa como referencia a CHEROKEE 99, existe uma peça que chama "piston repair kit"...

no caso da GRAND CHEROKEE 99, não tem...por isso fiquei na duvida...

vou dar uma fuçada nesse outro site que vc passou!!!

Valeu e um abraço!!!

reparo ? acho entao que é na primeira figura, o numero 24.....seria isso ???

Tem todo o procedimento e peças a serem trocadas neste link tbem www.wjjeeps.com/brakes.htm (http://www.wjjeeps.com/brakes.htm) que fala em vibraçoes do freio e tal, mas creio que possa ser este caso tbem.....

veja tbem neste link http://www.scribd.com/doc/2662503/Jeep-WJ-2004-Grand-Cherokee-MOPAR-Parts-Catalog que tem o numero da peça original que vc esta procurando...

Felipe, se minha ignorancias permiti....... reparo de pistao nao seria somente em sapata de freio ????? se for isso vc esta com problemas entao nas sapatas do freio de mão !!!....isso é diagnostico de algum mecanico ???




abs

felipebgs
03/02/2010, 19:02
reparo ? acho entao que é na primeira figura, o numero 24.....seria isso ???

Tem todo o procedimento e peças a serem trocadas neste link tbem www.wjjeeps.com/brakes.htm (http://www.wjjeeps.com/brakes.htm) que fala em vibraçoes do freio e tal, mas creio que possa ser este caso tbem.....

veja tbem neste link http://www.scribd.com/doc/2662503/Jeep-WJ-2004-Grand-Cherokee-MOPAR-Parts-Catalog que tem o numero da peça original que vc esta procurando...

Felipe, se minha ignorancias permiti....... reparo de pistao nao seria somente em sapata de freio ????? se for isso vc esta com problemas entao nas sapatas do freio de mão !!!....isso é diagnostico de algum mecanico ???




abs


Fala Guto...vamo lá...

o site wjjeeps ja conheco também...sempre indico ele para as pessoas...PERFEITO ESSE SITE...é o melhor que eu ja vi até hoje!!!

Quanto a peça original...a jeep/mopar não vende o REPARO DE PISTÃO....só vendem a pinça completa...ou os pistões separados...eu tenho também o catalogo de peças da wj 99, porem nesse caso não me ajuda....

e quanto a sua duvida...(eu não sou nenhum genio da mecanica hein...então posso errar também...)...existe sim um reparo de pinça...nos posts anteriores tem um link que eu postei com o TUTORIAL DO SAMUKANVAS...da uma olhada que vc vai entender tudo...

Um abraço e até mais! Valeu pela ajuda!!!

felipebgs
03/02/2010, 19:28
Pessoal, seguinte...

a solução que eu adotei foi essa:

REPARO DE PISTÃO NA ROCKAUTO: NÃO TEM
PISTÃO ORIGINAL (BAQUELITE) NA ROCKAUTO: NÃO TEM
PISTÃO ORIGINAL (BAQUELITE) NA MORRIS 4x4: TEM, 15 DOLARES, POREM EU DESCOBRI TARDE DEMAIS.

Acabei encomendando todos os reparos (04 na frente e 02 atras) e todos os pistões (4 e 2) na NSA POSTO DE FREIOS (nsapostodefreios.net), com o SR. ERAQUE.

O pistão que ele vende é o de AÇO. Segundo as informações que eu consegui, através do forum...NÃO É O IDEAL. O ideal seria o de baquelite mesmo...pois ele realmente esquenta menos e esfria mais rápido.

Porem a rockauto me mandou um e-mail dizendo que o pistão deles ia demorar mais de 30 dias...e aí ferrou, não tem como eu ficar todo esse tempo com o freio podre.

e apenas mais uma informação: existe pistão de 48 mm e de 60 mm. O que eu descobri é que normalmente quando a pinça pede 02 pistões, se usa o de 48 mm. Quando pede 01 pistão, se usa o de 60 mm.

No caso da grand cherokee wj (99-04), se usa o de 48 mm tanto na frente (onde vão 02) e atrás (onde vai 01 só).

Esquisito...mas...quem sou eu para questionar isso...

Bom..é isso.

Um abraço a todos e obrigado pela ajuda.

gutoxj98
03/02/2010, 22:31
Felipe, cara, um conselho de um simpres mortal.......compra os originais mesmo ja tendo comprado estes ai de ferro...... vai que esta coisa não da certo, o torneiro tava de ressaca no dia e fez cagada .....

geralmente em uns 7 a 10 dias chega !!! se ficar bom vc vende, anuncia aqui..sei lá...... mas eu sou a favor da peça original, ainda mais falando-se em freio.....esfriar mais rapido e tal......

blz ??

um abraço e boa sorte ai......

felipebgs
03/02/2010, 22:48
Felipe, cara, um conselho de um simpres mortal.......compra os originais mesmo ja tendo comprado estes ai de ferro...... vai que esta coisa não da certo, o torneiro tava de ressaca no dia e fez cagada .....

geralmente em uns 7 a 10 dias chega !!! se ficar bom vc vende, anuncia aqui..sei lá...... mas eu sou a favor da peça original, ainda mais falando-se em freio.....esfriar mais rapido e tal......

blz ??

um abraço e boa sorte ai......


heheeheh

pois é...eu tinha pensado nisso ja...

mais pra frente eu vou precisar de umas outras coisas, aí ja mando vir os originais...pois vale a pena aproveitar o frete!!!

Valeu!!!

pw44
05/03/2011, 12:00
@ João Baeta,
Por acaso a placa do WJ 02 que era de sua mãe é LNZ-3790?

tusa
05/03/2011, 12:50
Felipe
Vc. Já tentou desmontar e fazer a limpeza dos pistões e trocar os anéis de vedação?
A minha resolveu
Abçs

pw44
08/03/2011, 13:00
À todos os que tem um GC WJ:

http://www.wjjeeps.com/brakes.htm e vejam o Global Warranty Administration Bulletin No. D-02-19, nesta página.

Acredito que a Jeep do Brasil deveria fazer valer a troca para os que enfrentam este problema.


Para mim, é vício de projeto, ou seja, não tem prazo para encerrar. Se descoberto, tem que reparar.

leocarioca
20/03/2011, 23:32
Com a minha aconteceu igual, aí tirei os pistões limpei e lixei com lixa 2000 uns 15 minutos cada uma fiquei cansado mas deu certo, tem quase 2 anos e nunca mais agarrou.

pw44
07/04/2011, 14:47
Os freios traseiros do meu WJ 2002 deram problema no mes passado: travaram. Desmontei para verificar, e os pistões eram de metal. Pelo visto, o proprietário anterior levou em alguma oficina que tirou as de baquelite e trocou por metal. Bem, não adiantou, deram problema. Após pistãos novos (de baquelite e reparos), acabarm os problemas. Adaptações cedo ou tarde trazem problema........

Petronio
09/08/2012, 12:11
Pessoal,

minha ZJ 98 tá dando o mesmo problema, mas só começaram a travar depois da troca das pastilhas!

Mas tem uma coisa que eu entendi nos diagnósticos citados:

PORQUE O PROBLEMA SÓ APARECEU DEPOIS DA TROCA DAS PASTILHAS?????

Grato,

Petronio

Petronio
10/10/2012, 14:51
Amigos, após 2 meses esperando os reparos com pistões chegarem (comprei através de uma importadora enrolada) chegaram apenas os dianteiros!!!!

Troquei os dianteiros e isolei os freios traseiros para fazermos uns testes... E PROBLEMA CONTINUA!!!!!

Os freios continuam travando depois de aquecidos.

Alguém tem ideia do que poderia ser.

Será que o problema pode ser das pastilhas (paralelas)? realmente assustei com a altura delas e um amigo que comprou as pastilhas dele no mesmo lugar está tendo o mesmo problema.

Aguardo ajuda, grato,

Petronio

Petronio
11/10/2012, 23:08
Amigos,
hj no final da tarde o meca me entregou a vtr, após mta sangria e regulagem!
andei um pouco com ela no início da noite!

continua esquentando mto, mas parece que está freiando mto menos!

Algum de vcs já fez, já ouviu falar, já viram indicar fazer um desgaste nas pastilhas novas?
Esta ideia surgiu na mente, será mto estaparfúdia? Mta viagem? Ou alguém já fez?

grato,
Petronio

Petronio
11/10/2012, 23:10
*estapafúrdia

Lucas88
15/10/2012, 20:49
Algum de vcs já fez, já ouviu falar, já viram indicar fazer um desgaste nas pastilhas novas?
Esta ideia surgiu na mente, será mto estaparfúdia? Mta viagem? Ou alguém já fez?

grato,
Petronio

Boa noite,
amigo na minha limited 98 quando fiz a troca das pastilhas, elas ficaram "gritando" (aquele barulho chato de pastilha), e o mecânico sugeriu desgastar um pouco, e eu aceitei, porque ficar com esse barulho era muito irritante, e resolveu o problema.
Não sei se isso teria ligação com travar ou não, mas o barulho resolveu. hahaha
abraço.

Petronio
20/10/2012, 12:46
Valeu pela dica Lucas,
pesquise na net e encontrei vários relatos sobre as pastilhas paralelas serem mais altas que as originais.

segunda feira vou levar numa oficina aqui em Maceió que parecer ser boa e trabalham com suspensão e freios, inclusive com recondicionamento de pastilhas, depois posto aqui o resultado.

Grato,
Petronio

Petronio
15/03/2013, 23:55
Amigos,

descobri uma boa oficina de freios aqui em Maceió, oq já é uma façanha, e resolveram o problema trocando os reparos.
Eu havia comprado os reparos importados, com embolos de baquelite, mas o problema continuou.
Usamos embolos de metal, um comprei no ML e outro eles arrumaram de um fornecedor de Recife, e foi só alegria.

Petronio

Inicialmente demos um passe nos discos