PDA

Ver Versão Completa : Forester ou Freelander

Vinicius Bsb
26/01/2010, 17:41
Meus caros, gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre uma dúvida que talvez não seja tão incomum assim. Comprar um bom, rápido e confortavel SUV ou um bom, rápido e confortavel sedã?
Gosto de carros estáveis e potentes, mas ao mesmo tempo, por ter filhos pequenos, um SUV tem a vantagem de facilitar a vida da coluna dos pais que têm de colocar filhos em cadeirinhas. Sem falar que dirigir no alto no meio do trânsito é, de fato, bom. Entretanto, existe o melhor dos mundos, isto é, um SUV 4x4 que ao mesmo tempo seja tão estável e confortável quanto um bom Sedã?
No meu caso, passei um ano com um Audi A4 na Europa e estava decidido a comprar um quando voltasse ao Brasil (usado ou novo), pois os preços estão começando a ficar pagáveis (140 mil o zero). Apesar de isso significar um enorme sacrifício para meu bolso. Nunca dirigi nada igual e duvido que exista um carro mais perfeito e durável que um A4 alemão. Entretanto a moda dos SUVs está me impelindo a observá-los, principalmente considerando que é gostoso dirigir no alto, e minha coluna agradeceria na hora de colocar filhos na cadeirinha e mesmo na hora de entrar e sair do carro sem ter de me abaixar.
Mas não quero abrir mão do conforto, da estabilidade, das retomadas e da velocidade de cruzeiro absurdamente alta (se eu quiser) que um A4 me proporciona.
Por outro lado um Forester Turbo (apesar de feio) e a Freelander S, além de mais baratos (105 e 115 mil), ainda têm a tração 4X4 e motores que, aparentemte, têm a mesma potência e torque de um A4 "básico".
Enfim, o que gostaria de saber de vocês é se vocês acham que eu me arrependeria de abandonar meu sonho (e sonhos são coisas emocionais e irracionais que quando realizados fazem-nos muito bem) de ter um A4 modelo novo no Brasil, com borboleta de 8 marchas no volante, em prol da multifuncionalidade de um Forester Turbo ou de uma Freelander.
Enfim, vocês acham que uma Forester Turbo ou uma Freelander S (qual das duas é melhor?) teriam a mesma dirigibilidade e benefícios que um bom sedan?

BoaTrilha
26/01/2010, 18:38
a resposta já está embutida em suas afirmações.

- UM SEDÃ !

Vinicius Bsb
26/01/2010, 20:33
Caro Bravo, não é bem assim. Sempre tive sedãs e já dirigi a horrível TR4 que imagino não ser parâmetro para SUVs confortáveis, assim como cominhonetes grandes também não servem de parâmetro nesta escolha. Talvez eu esteja endeuzando um carro Audi que tem concorrentes menos famosos à altura e por um menor preço. Por isso estou perguntando.
Será que um Subaru Forester Turbo com tração inteligente nas quatro rodas e um motor boxer de centro de gravidade baixo, não acaba se equivalendo em estabilidade com um A4? E de sobra ainda tendo a funcionalidade de aguentar melhor a terra e dar uma posição de dirigir mais alta? Potência, torque, e relação pesoXpotência ele tem igual.
E a Freelander, com seu câmbio de seis marchas, seus seis cilindros e sua sopa de letrinhas sem concorrência não acaba ficando tão podereosa, confortável e estável também?
Por isso pergunto a quem conhece esses dois SUVs se eles acham que um bom sedã seria mais estável, silencioso e confortável, ou não.

cRiPpLe_rOoStEr
26/01/2010, 23:23
cai matando no forester... a propósito: eu não recomendaria abusar da velocidade/estabilidade nem no audi, principalmente se a tua intenção é pegar um carro bom para usar com os filhos...

danilo kid
26/01/2010, 23:44
"Por outro lado um Forester Turbo (apesar de feio)..."

%$&@#!!!!!!!:stop:

feio? como assim?

além de tudo eu acho linda!!!!

vai de forester, colega!...e seja feliz...

cRiPpLe_rOoStEr
26/01/2010, 23:51
além de tudo eu acho linda!!!!

vai de forester, colega!...e seja feliz...

x2...:concordo:

Glaicon
27/01/2010, 07:46
Meus caros, gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre uma dúvida que talvez não seja tão incomum assim. Comprar um bom, rápido e confortavel SUV ou um bom, rápido e confortavel sedã?
Gosto de carros estáveis e potentes, mas ao mesmo tempo, por ter filhos pequenos, um SUV tem a vantagem de facilitar a vida da coluna dos pais que têm de colocar filhos em cadeirinhas. Sem falar que dirigir no alto no meio do trânsito é, de fato, bom. Entretanto, existe o melhor dos mundos, isto é, um SUV 4x4 que ao mesmo tempo seja tão estável e confortável quanto um bom Sedã?
No meu caso, passei um ano com um Audi A4 na Europa e estava decidido a comprar um quando voltasse ao Brasil (usado ou novo), pois os preços estão começando a ficar pagáveis (140 mil o zero). Apesar de isso significar um enorme sacrifício para meu bolso. Nunca dirigi nada igual e duvido que exista um carro mais perfeito e durável que um A4 alemão. Entretanto a moda dos SUVs está me impelindo a observá-los, principalmente considerando que é gostoso dirigir no alto, e minha coluna agradeceria na hora de colocar filhos na cadeirinha e mesmo na hora de entrar e sair do carro sem ter de me abaixar.
Mas não quero abrir mão do conforto, da estabilidade, das retomadas e da velocidade de cruzeiro absurdamente alta (se eu quiser) que um A4 me proporciona.
Por outro lado um Forester Turbo (apesar de feio) e a Freelander S, além de mais baratos (105 e 115 mil), ainda têm a tração 4X4 e motores que, aparentemte, têm a mesma potência e torque de um A4 "básico".
Enfim, o que gostaria de saber de vocês é se vocês acham que eu me arrependeria de abandonar meu sonho (e sonhos são coisas emocionais e irracionais que quando realizados fazem-nos muito bem) de ter um A4 modelo novo no Brasil, com borboleta de 8 marchas no volante, em prol da multifuncionalidade de um Forester Turbo ou de uma Freelander.
Enfim, vocês acham que uma Forester Turbo ou uma Freelander S (qual das duas é melhor?) teriam a mesma dirigibilidade e benefícios que um bom sedan?

Vinicius, mesmo que compres um A4, A6, A8, ou qualquer outro sedam, por mais velozes que eles sejam, não terás tópico para participar aqui no fórum.
Além da Sportage, que é 4X4, à diesel e lenta, tenho um carro "comum" que é muito bom para a cidade e estrada (meriva) e também para levar os filhos nos cadeirões(2).
Minha filha de 2 anos e meio de idade define a meriva como "carro" e, a sportage, como "zipão".
Depois de rodar três dias seguidos com a meriva, ao chegar na garagem ela disse, "não qué carro; qué zipão".
Meu filho de 6 anos também adora o "zipão" pelas tralhas que vão dentro.
Isto, não tem preço.
Por isso, lhe digo que o passeio de 4X4 fora da estrada é muito mais desejado que velocidades e retomadas alucinantes pelas crianças.
Mas, respondendo à sua pergunta, por questão de custos de manutenção, vá de Subaru.:concordo:

Vinicius Bsb
27/01/2010, 11:05
Pois é, na verdade não quero sair correndo por aí, quero um carro potente para retomadas, mas isso todos esses são. O que não quero é, depois de um ano andando de A4 na Europa, ficar me sentido numa cangorra, balançando numa rede ou segurando uma britadeira. Se a Freelander ou o Forester não são assim tão moles nem vibradoras, para mim tudo bem, e ainda ganho um carro para brincar com as crianças. Se bem que os bancos mais largos e compridos do A4 são ainda um grande diferencial.
Hoje fui ver a Forester e a Freelander, mas não andei, não sei qual das duas teria melhor dirigibilidade (alguém sabe?), mas para quem está acostumado com um sedã de luxo, o acabamento da Forester decepciona. Já a Land Rover Freelander 2 me agradou bastante neste aspécto, além de ser um pouco mais alta e com a mala maior. Se bem que por ser mais larga (2m contra 1,80 da Forester) talvez isso incomode no dia a dia para estacionar. O fato é que, a primeira vista e sem dirigir, em ficaria com a Freelander que ainda tem 3 anos de garantia contra os 2 anos do Forester Turbo. O que vocês acham?

Joaomsl
27/01/2010, 12:41
Bicho, se vc gostou mais do freelander, vá lá e feche negócio...é um carrão...parabéns pela escolha...

valeu

lcdalzoc
27/01/2010, 14:14
Teste o Forester, o Freelander, bem como seus diversos concorrentes, e escolha o que lhe der o maior Tesão !!!:dance::dance::dance:

Um SUV nunca terá o comprotamento de um veloz sedã, mas estes citados chegam próximos.
Porém, um confortável e luxuoso sedã nunca irá onde um 4x4 for. E isto não tem preço!

cRiPpLe_rOoStEr
27/01/2010, 22:55
Um SUV nunca terá o comprotamento de um veloz sedã, mas estes citados chegam próximos.
Porém, um confortável e luxuoso sedã nunca irá onde um 4x4 for. E isto não tem preço!

x2...:concordo:

entre o forester e o freelander, diga-se de passagem, o forester parece mais apto a rodar fora de estrada...

Gee
27/01/2010, 23:29
Um carro muito elogiado em outros fóruns é o Volvo XC60. Não é um jipe e sim um crossover. Talvez valha a pena dar uma olhada.

cRiPpLe_rOoStEr
27/01/2010, 23:37
Um carro muito elogiado em outros fóruns é o Volvo XC60.

esse é filé... entre um desses e um freelander eu ficaria tentado a cair matando no volvo... ja viu um branco ou aquele dourado (cor de champagne) como são bonitos?

Vinicius Bsb
28/01/2010, 10:20
O Problema é que o Volvo XC 60 mais barato custa 138 mil e parece que as concessionárias só têm o de 156 mil. A Freelander S está saindo por 115.900 e, ademais, talvez tenha uma proposta bem mais fora de estrada do que o Volvo que está mais para perua alta do que para jipe. Mas se alguém pretende comprar Freelander SE (137 mil) para andar no asfalto, o Volvo é muito melhor.

danilo kid
28/01/2010, 12:19
esse é filé... entre um desses e um freelander eu ficaria tentado a cair matando no volvo... ja viu um branco ou aquele dourado (cor de champagne) como são bonitos?
X2

XC 60...tá aí um carro que eu pago pau!!!

danilo kid
28/01/2010, 12:22
O Problema é que o Volvo XC 60 mais barato custa 138 mil e parece que as concessionárias só têm o de 156 mil. A Freelander S está saindo por 115.900 e, ademais, talvez tenha uma proposta bem mais fora de estrada do que o Volvo que está mais para perua alta do que para jipe. Mas se alguém pretende comprar Freelander SE (137 mil) para andar no asfalto, o Volvo é muito melhor.
é por isso que eu insisto: em termos de robustez e credibilidade mecânica e de segurança, os Volvo e os Subaru podem ser diretamente comparáveis.
agora, veja o preço de um e do outro...

neilsonhenriques
28/01/2010, 16:20
Um carro muito elogiado em outros fóruns é o Volvo XC60. Não é um jipe e sim um crossover. Talvez valha a pena dar uma olhada.

Volvo é carro de rico. Entenda-se: muito rico.
Dê uma olhada e veja quantos há rodando.
Aqui no Rio eu passo um semestre inteiro sem ver um Volvo na rua.

Faz só o seguinte: passa na concessionária Volvo e pergunta quanto é a revisão dos 40.000 km. Mas pede pro cara escrever no papel tá ? :concordo:

E não adianta comprar peça lá fora porque achar mecânico é outra dor de cabeça.

FL2 S x Forester Turbo, o Forester ganha.
Não tem o mesmo acabamento e conjunto motor/câmbio do FL2 que sem dúvida são melhores, mas, vem mais equipado. O FL2 S é bem pelado enquanto o Forester é bem equipado com xenon e teto solar.

Eu iria, sem dúvida alguma, de Forester.

Abraço, :concordo:
Neilson

dudarj
28/01/2010, 16:41
Dê uma olhada e veja quantos há rodando.
Aqui no Rio eu passo um semestre inteiro sem ver um Volvo na rua.

Faz só o seguinte: passa na concessionária Volvo e pergunta quanto é a revisão dos 40.000 km. Mas pede pro cara escrever no papel tá ? :concordo:

Não tem o mesmo acabamento e conjunto motor/câmbio do FL2 que sem dúvida são melhores, mas, vem mais equipado. O FL2 S é bem pelado enquanto o Forester é bem equipado com xenon e teto solar.

Neilson

O Conjunto motor/cambio do FL é melhor do que o do Forester turbo? Por favor me explique.

neilsonhenriques
28/01/2010, 17:04
dudarj,

O FL2 tem motor 6 cilindros, 3.2L e 24 válvulas com comando variável de válvulas e cilindros. Pra acompanhar, câmbio de 6 marchas.

O Forester tem motor 4 cilindros, 2.5L e 16 válvulas com comando variável de válvulas. Pra acompanhar, câmbio de 4 marchas.

O câmbio do Forester incomoda bastante. Não é decidido. A troca de marchas é abrupta e dá pra sentir. Se você estiver numa subida é horrível.
Nada que a troca para manual não resolva, é claro.
Na estrada eu só usaria ele no modo esportivo, apesar do consumo maior o conforto compensaria.
O motor também chora bastante, parece que está funcionando sempre no limite. Não consegui medir o consumo, mas pelo escalonamento do câmbio eu acho que ele não deve ser um exemplo de economia.

Já o FL2 anda muito macio e sem barulho algum. Parece que não tem motor ligado. O câmbio é bem decidido e as trocas de marcha são quase imperceptíveis. Em 6 marcha ainda há bastante torque pra uma esticada. Na estrada é uma coisa maravilhosa.

Essas foram as impressões que eu tive dos dois carros.

Ainda assim o Forester Turbo é mais carro que o FL2 S, no conjunto.

Neilson

Vinicius Bsb
28/01/2010, 22:00
Neilson, agora eu é que preciso de explicação. Se a coisa mais importande de um carro é o motor e o câmbio, e considerando que o acabamento da Frelander 2 S é mais agradável, faltando apenas couro (botável), teto e xenon, como ainda assim você pode dizer que o Forester Turbo é melhor do que a Frelander 2 S. É por causa dos 8 mil de diferença no preço?

neilsonhenriques
28/01/2010, 22:30
Vinicius,

Exatamente. O Forester entrega mais por R$ 8 mil a menos. :concordo:
Nunca tive um Subaru. Compraria um sem pensar duas vezes.
A fama que esse carro tem de ser pé-de-boi é impressionante. Um amigo tinha um 1998 e fora pastilha de freio, fluído de radiador, disco, óleo e gasolina, ele nunca fez mais nada no carro até os 190.000 km. :shock:
E o carro não era pra ir pro shopping não. Pegava uma estradinha de chão ruim pra caramba.
Vendeu e comprou um Tribeca ano passado.

Do jeito que eu falei parece que o conjunto do Forester é insuportável. Desculpe se foi isso que deu a entender. Não é nada que não dê pra se conviver harmoniosamente, tanto que seria a minha escolha e não o FL2.
Eu gosto bastante da oferta de teto-solar no Forester. Mas pra muita gente é bobeira.

O FL2 também é um puta de um carro. Na minha opinião, com mais aptidão off-road que o Forester devido a algumas tecnologias como Terrain Response e HDC. A eletrônica da Land Rover é espetacular.
Também tem sensores e outras coisas que que tornam o carro mais seguro como 9 airbags e os sensores anti-rolagem.
Acho que ele já vem com banco de couro, não ? :pensativo:

O Forester também sai bonito nesse aspecto. Foi eleito um dos carros mais seguros pela NHTSA nos Estados Unidos e esse teste tem credibilidade.

Faça um test-drive nos dois e sinta o que te agrada mais. Com essas duas opções não tem escolha ruim. :concordo:

Abraço,
Neilson

cRiPpLe_rOoStEr
29/01/2010, 00:25
Faz só o seguinte: passa na concessionária Volvo e pergunta quanto é a revisão dos 40.000 km. Mas pede pro cara escrever no papel tá ?

não é à toa que ja tem uns volvos antigos cheios das gambiarras, o rico não quer mais e o pobre não consegue manter......... a propósito: a alguns meses eu estava numa favela e vi uma 850wagon sendo usada por um serralheiro, carregando um portão num bagageiro de teto...

particularmente a mim me desagrada o câmbio de só 4 marchas no forester, mas eu me entusiasmo com o motor boxer... fora isso, parece mais dinâmico que o freelander (que chega a me lembrar umas mulheres baixinhas e gordas)...

neilsonhenriques
29/01/2010, 10:19
Esse negócio do Volvo, eu vez ou outra passo em frente a concessionária aqui no Rio. Vou parar pra perguntar sobre a manutenção, só pra tirar essa pula atrás da orelha. :pensativo:

A linha do Forester é mais agressiva, sem dúvida. Eu acho ele um carro muito bonito. Tem linhas modernas por fora e um visual agradável por dentro, sobretudo no painel. Palmas pra Subaru que nem parece marca japonesa. Requinte nota 10 !

O Freelander já é um mini-Range Rover. Mais quadrado, estilo Land Rover mesmo.
Mas vou te falar, aquilo na estrada é um caixão ! Anda mmmuuuiiitttooooooo.
Eu acho que é o Land Rover que mais anda.
D3 e RR tem motor, mas, a suspensão a ar dá um medo danado. A impressão é que vai capotar. Jamais tentaria acompanhar um FL2 na estrada.

Essa escolha é questão de gosto mesmo e não tem pior. Os dois carros são top.
Difícil é quando criam outras opções como: FL2 S x CAPTIVA V6 AWD x SantaFé x ... ... ... blergh ! :stop:

Neilson

Vinicius Bsb
29/01/2010, 13:24
Neilson,
O que é DR e RR?
Pelo que entendi a Freelander 2 anda mais e é mais estável do que os demais SUVs. É isso?

Olha, sei que gosto é uma coisa pessoal. Mas não vejo como um painel de plástico igual aos dos pálio de 10 anos, um volante sem graça e um rádio ídem do Forester, podem ser mais atraentes do que os eferecidos pela FL2 S. A não ser que você me diga que o acabamento da Forester é mais resistente. Mas o da FL2, pelo menos a mim, pareceu muito mais moderno e bonito do que o da Forester.
A sensação que tenho é que uma pessoa desavisada que entre numa Forester não vai saber se o carro é novo ou se tem 15 anos de lançado. (Os plásticos, o painel, a chave, tudo já existia há 10 anos em qualquer carrinho da Fiat, um Vectra 1996 tem um painel muito mais bonito e agradável ao toque). Claro que isso tudo é frescura, mas se ambos têm a mesma qualidade e durabilidade e se o motor e câmbio da FL2 são superiores só mesmo um desejo muito grande por um teto solar me fariam optar pelo Forester.
Ab.
Vinicius

lcdalzoc
29/01/2010, 17:00
Só p/ esclarecer...
D3 é Discovery 3, assim como D4 é Discovery 4, D2 é Discovery 2, RR é Range Rover, FL é Freelander...

adams
29/01/2010, 18:08
Sempre tive Stantion Volvo, (Hoje tenho uma xc 70) usadas. Compro na faixa de 60 70 mil kms.
Nunca tive problemas, a mecanica e simples e funcional.
Quero comprar agora um xc 90 usado, ano 02, 03.

Não é carro de muito rico.
O C30 (plataforma conjugada com o ford focus) custa R$ 89 mecanico e 115 o T4.
O Xc 60 vendeu tanto que os usados 2009 vale o preço dos novos na revenda.
Pelo carro, segurançã e vida a bordo pagaria mais 30 mil no Xc 60.
E mais, é o crossover mais bonito da atualidade.

Subaro é o Bmw japones. (Talvez o unico japa que eu compraria).

O Land Rover Freelander padece da doença de irmão menor, sem aquela pompa dos mais fortinhos da empresa inglesa.
Ao contratio do subaro que tem uma linha bastantes parelha.

um abraço
sandro adams

neilsonhenriques
29/01/2010, 18:37
Neilson,
Pelo que entendi a Freelander 2 anda mais e é mais estável do que os demais SUVs. É isso?

Olha, sei que gosto é uma coisa pessoal. Mas não vejo como um painel de plástico igual aos dos pálio de 10 anos, um volante sem graça e um rádio ídem do Forester, podem ser mais atraentes do que os eferecidos pela FL2 S. A não ser que você me diga que o acabamento da Forester é mais resistente. Mas o da FL2, pelo menos a mim, pareceu muito mais moderno e bonito do que o da Forester.
A sensação que tenho é que uma pessoa desavisada que entre numa Forester não vai saber se o carro é novo ou se tem 15 anos de lançado. (Os plásticos, o painel, a chave, tudo já existia há 10 anos em qualquer carrinho da Fiat, um Vectra 1996 tem um painel muito mais bonito e agradável ao toque). Claro que isso tudo é frescura, mas se ambos têm a mesma qualidade e durabilidade e se o motor e câmbio da FL2 são superiores só mesmo um desejo muito grande por um teto solar me fariam optar pelo Forester.
Ab.
Vinicius

Eu não tive oportunidade de fazer com o Forester o que já fiz com o Freelander, então, não posso afirmar que é mais estável que o japonês. Porém, o FL2 é mais rápido e estável que meu D3 (lcdalzoc já te explicou) com certeza.

Acabamento não é o forte de empresas japonesas. Nenhuma delas, nem a Toyota americana (exceto na linha Lexus), tem o requinte dos carros europeus. Se você quer comparar nesse nível, vai ficar difícil. :pensativo:

Sobre durabilidade, tenho boas referências do Forester de fonte segura e confiável, que o carro é bom. Acho que o Subaru, por ser mais simples, tende a ser menos problemático.

Do Freelander eu mesmo posso opinar. Andei 70.000 km com o primeiro modelo sem problema algum. Na última viagem, mais longa, de quase 15.000 km o carro era ligado praticamente todos os dias e superou sem reclamar todas as adversidades com pneus de asfalto de perfil baixo (bastante gelo na pista, barro e estradas de chão bem ruins).
O FL2 é bem melhor que o que eu tinha. Mais rápido, mais estável e com muito mais tecnologia.

Se você acha dispensável o xenon e o teto solar, beleza. O FL2 te atenderá perfeitamente com mais conforto que o Forester.

Mas dê uma volta em ambos pra tirar a dúvida. :concordo:

Abraço,
Neilson

dudarj
29/01/2010, 19:47
Eu não tive oportunidade de fazer com o Forester o que já fiz com o Freelander, então, não posso afirmar que é mais estável que o japonês. Porém, o FL2 é mais rápido e estável que meu D3 (lcdalzoc já te explicou) com certeza.

Acabamento não é o forte de empresas japonesas. Nenhuma delas, nem a Toyota americana (exceto na linha Lexus), tem o requinte dos carros europeus. Se você quer comparar nesse nível, vai ficar difícil. :pensativo:

Sobre durabilidade, tenho boas referências do Forester de fonte segura e confiável, que o carro é bom. Acho que o Subaru, por ser mais simples, tende a ser menos problemático.

Do Freelander eu mesmo posso opinar. Andei 70.000 km com o primeiro modelo sem problema algum. Na última viagem, mais longa, de quase 15.000 km o carro era ligado praticamente todos os dias e superou sem reclamar todas as adversidades com pneus de asfalto de perfil baixo (bastante gelo na pista, barro e estradas de chão bem ruins).
O FL2 é bem melhor que o que eu tinha. Mais rápido, mais estável e com muito mais tecnologia.

Se você acha dispensável o xenon e o teto solar, beleza. O FL2 te atenderá perfeitamente com mais conforto que o Forester.

Mas dê uma volta em ambos pra tirar a dúvida. :concordo:

Abraço,
Neilson

Obrigado pela explicação. Eu só tinha andado na forester 2.0.

Será que alguem aqui consegue os numeros de desempenho desses dois carros? frenagem, aceleraçao, consumo etc? Eu tenho a impressão de que o Forester é melhor em todos os números, mas gostaria de saber se é apenas impressão.

Neilson, discordo quanto a afirmação sobre os acabamentos dos japoneses. Além da Lexus, tem a Infinity e a Acura. São 3 marcas de luxo e com excelente padrão de acabamento, além de estar entre as marcas mais confiáveis do mundo.

Guasca de Fora/RS
29/01/2010, 20:31
O problema da Subaru é que a importadora CAOA não tem boa fama no Brasil. A tal garantia de cinco anos não é o que parece pelo que vejo nos relatos de proprietários. Não fosse isso, carros como a Forester ou o Impreza seriam muito mais vendidos, pois a qualidade é excelente. Sou conservador na forma de ver um carro, pra mim, facilidade de manutenção é fundamental. Não tenho paciência nem vontade de ficar achando mecânico aqui e ali, comprando peças aqui e acolá, por isso que não encaro marcas sem rede de assistência técnica de tamanho considerável, por mais confiáveis que os carros sejam. Assim, fico lendo sobre Land Rover, Subaru e Volvo, mas não consigo coragem pra ter um desses. Um amigo meu tem o FL2 intermediário, acho um carro pequeno e cheio de tecnologia. A Forester, exceto o câmbio de 4 marchas - praga aqui no Brasil - tem várias coisas que eu gosto, principalmente a tração integral. São carros bem diferentes na verdade. Se o amigo quer tecnologia, botões, acabamento de primeira, vai de FL, caso contrário, se quiser um carro mais funcional e com mecânica excepcional, pega um Forester.

Vinicius Bsb
29/01/2010, 21:53
Caros amigos, muito obrigado por todas as informações, está sendo muito interessante.
Seguem as fichas técnicas (incompletas) da Forester Turbo e da Freelander 2.
http://www.subaruchampion.com.br/site/nova_foresterXT25.htm

https://www.landrover.com.br/bws_vei_fre_fic.asp

É importante alertar que a Forester 2.0 é um carro muito mais barato e bem menos potente do que a Forester 2.5 Turbo. A Freelander 2 S só concorre com o Forester Turbo.
Aliás, alguém sabe dizer se as rodas maiores da Forester Turbo deixariam ela mais estável do que a Forester 2.0? O vendedor disse que a suspensão é a mesma. Uma matéria da auto esporte http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI84530-15846,00.html reclamou bastante de a suspensão da Forester XL ser muito mole.
Abraços,
Vinicius

adams
29/01/2010, 22:20
No subaro so faltam pneus mais agressivos. Mas uma vez andando no awd, nunca mais a gente quer tração dianteira ou traseira.
Tem uma coisa quando se fala em marca, dos dois discutidos, é Land Rover.

cRiPpLe_rOoStEr
29/01/2010, 22:30
No subaro so faltam pneus mais agressivos.

e um câmbio de pelo menos 5 marchas cairia bem... :pensativo:

neilsonhenriques
01/02/2010, 12:08
Neilson, discordo quanto a afirmação sobre os acabamentos dos japoneses. Além da Lexus, tem a Infinity e a Acura. São 3 marcas de luxo e com excelente padrão de acabamento, além de estar entre as marcas mais confiáveis do mundo.

Eu procuro comparar o acabamento de carros que competem na mesma categoria. Andei num Infinity FX50 e sinceramente o acabamento não me chamou a atenção. Os concorrentes diretos dele Cayenne e Range Rover são bem superiores. O acabamento do FX50 competiria com o do Discovery 3, ganharia apertado (os bancos da frente do FX50 são mais confortáveis) e perderia feio pro Discovery 4. Achei um bom carro, isso não se discute, mas se colocá-lo do lado da concorrência vai ser difícil. Sobre os outros modelos e comparações, não conheço.

Também nunca andei num Acura, então não sei dizer.

Sobre o ranking das marcas, a Toyota sempre foi muito bem cotada e veja o que está acontecendo nos EUA, China e Europa. Não sei se dá pra confiar nesses JDPowers da vida. :pensativo:

Neilson

Vinicius Bsb
01/02/2010, 20:44
Dkbert,
É verdade que a Forester pode vir com GPS no painel? Se isso for verdade eu quero, mas se for para instalar na concessionária eu prefiro não arriscar.

Neilson e colegas,
Entre uma Freelander S zero e uma HSE 2008 usada vocês prefeririam qual?

neilsonhenriques
01/02/2010, 21:43
Nem pense duas vezes: HSE !

Só um conselho: faça o test drive se estiver com a grana pra comprar.
Sem a bala na agulha, nem experimente. Do contrário, vai tirar o teu sono.:stop:

Esse carro é um espetáculo. Não tem concorrentes.

Veja um pessoalmente e depois volte pra dizer o que achou. :concordo:

Abraço,
Neilson

Vinicius Bsb
02/02/2010, 11:07
Amigos, hoje fiz o test drive na Freelander diesel manual aqui na Europa. O carro é espetacular. Mas o motor diesel é meio fraco para as minhas exigências (é muito bom na verdade). Por isso tenho que testar o modelo a gasolina quando voltar ao Brasil, faço questão de torque que deixe o carro ágil no trânsito e não sei se o peso da FL2 pode impedir isso. Mas a 140 km/h não senti muita diferença de estabilidade em relação a um sedã e ainda dá para curtir a "altitude". Gostei mesmo.
Preciso fazer uma mea culpa em relação ao acabamento do Forester. Eu tinha visto o modelo básico aqui, e o modelo Turbo possui plásticos no painel mais sofisticados e bem acabados que me animaram mais. De qualquer modo a Freelander é mais alta e me agrada mais. Mas ainda preciso fazer o test drive na Forester que, quem sabe, pode ter uma dirigibilidade melhor.
A propósito aqui eles estão cobrando impostos cada vez mais altos para os carros que emitem mais dióxido de carbono. Tanto que o diesel aqui, que custumava ser mais caro, está começando a ficar mais barato do que a gasolina, pois ele polui menos. No caso da Freelander, o modelo a gasolina é muito mais caro (e mais caro do que o vendido em reais). Essa história de que carro no Brasil é muito caro só vale em relação aos Estados Unidos. Mas o que queria dizer com isso é que essa moda "ecologicamente correta" pode chegar ao Brasil e aí, quem sonhava com V6 vai ter que desistir ou pagar muito caro. Atualmente o imposto é o mesmo para um 2.0 ou para um V8, mas já já vão criar o imposto ecológico no Brasil também (quer dizer, tudo no Brasil demora, mas...).

hgsn
04/02/2010, 19:21
Vinicius Bsb,
Pelo teor de suas respostas acho que vc. vai ficar muito feliz c/ a Freelander.
Na minha opinião, ela realmente tem um padrão de acabamento muito superior ao da Forester e acho que isso fará diferença p/ vc, que está acostumado com um padrão europeu de acabamento. Quanto à estabilidade, fiz uma pesquisa rápida na internet e acredito que FL 2 e Forester devem ter resultados parecidos. Acho, contudo, que a estabilidade de ambas devem ser bem inferiores a de um sedã como o Audi A4. Mas são propostas bem diferentes e FL 2 e Forester te levarão a lugares que o Audi não leva.
Fiz a mesma pesquisa que vc. há poucos dias e fiquei entre FL 2, Tribeca e Forester. Descartei a FL pois minha filha que está bem alta e as pernas dela ficaram apertadíssimas. N. tive coragem de gastar 140mil na Tribeca e fiquei com a Forester, pois sou apaixonado pela dirigibilidade dos Subarus. assim que o carro chegar posto minhas impressões.
P.S.: Apesar de estabilidade parecida, pelo que vi nos sites a Forester é bem mais rápida que a FL 2 (230cv).

Guasca de Fora/RS
04/02/2010, 21:48
Vinicius Bsb,
Pelo teor de suas respostas acho que vc. vai ficar muito feliz c/ a Freelander.
Na minha opinião, ela realmente tem um padrão de acabamento muito superior ao da Forester e acho que isso fará diferença p/ vc, que está acostumado com um padrão europeu de acabamento. Quanto à estabilidade, fiz uma pesquisa rápida na internet e acredito que FL 2 e Forester devem ter resultados parecidos. Acho, contudo, que a estabilidade de ambas devem ser bem inferiores a de um sedã como o Audi A4. Mas são propostas bem diferentes e FL 2 e Forester te levarão a lugares que o Audi não leva.
Fiz a mesma pesquisa que vc. há poucos dias e fiquei entre FL 2, Tribeca e Forester. Descartei a FL pois minha filha que está bem alta e as pernas dela ficaram apertadíssimas. N. tive coragem de gastar 140mil na Tribeca e fiquei com a Forester, pois sou apaixonado pela dirigibilidade dos Subarus. assim que o carro chegar posto minhas impressões.
P.S.: Apesar de estabilidade parecida, pelo que vi nos sites a Forester é bem mais rápida que a FL 2 (230cv).
O Tribeca tá 140 contos? E quanto saiu a Forester? Achei que o Tribeca era bem mais caro.

hgsn
04/02/2010, 23:02
O Tribeca a 140 mil era desova do modelo 08/09. O 2010 vai chegar em março por R$160 mil, de acordo com a vendedora, mas acho que dá p/ negociar por bem menos. O carro é um tesão e se vc. estiver com $ sobrando vale a pena. A Forester saiu por 105.

Scerca
11/04/2010, 21:39
Amigos, hoje fiz o test drive na Freelander diesel manual aqui na Europa. O carro é espetacular. Mas o motor diesel é meio fraco para as minhas exigências (é muito bom na verdade). Por isso tenho que testar o modelo a gasolina quando voltar ao Brasil, faço questão de torque que deixe o carro ágil no trânsito e não sei se o peso da FL2 pode impedir isso. Mas a 140 km/h não senti muita diferença de estabilidade em relação a um sedã e ainda dá para curtir a "altitude". Gostei mesmo.
Preciso fazer uma mea culpa em relação ao acabamento do Forester. Eu tinha visto o modelo básico aqui, e o modelo Turbo possui plásticos no painel mais sofisticados e bem acabados que me animaram mais. De qualquer modo a Freelander é mais alta e me agrada mais. Mas ainda preciso fazer o test drive na Forester que, quem sabe, pode ter uma dirigibilidade melhor.
A propósito aqui eles estão cobrando impostos cada vez mais altos para os carros que emitem mais dióxido de carbono. Tanto que o diesel aqui, que custumava ser mais caro, está começando a ficar mais barato do que a gasolina, pois ele polui menos. No caso da Freelander, o modelo a gasolina é muito mais caro (e mais caro do que o vendido em reais). Essa história de que carro no Brasil é muito caro só vale em relação aos Estados Unidos. Mas o que queria dizer com isso é que essa moda "ecologicamente correta" pode chegar ao Brasil e aí, quem sonhava com V6 vai ter que desistir ou pagar muito caro. Atualmente o imposto é o mesmo para um 2.0 ou para um V8, mas já já vão criar o imposto ecológico no Brasil também (quer dizer, tudo no Brasil demora, mas...).
E aí, Vinícius, pegou que carro?
Quais as impressões ao dirigir?
Estou com dúvidas 'quase' parecidas, entre um Freelander 2007 e uma Outlander 2008. Acharia interessante conhecer as impressões ao dirigir qualquer um desses que vc cogita (ou cogitava) aqui em BSB.
Vi uma HSE por 94k e a coçeira pra ir lá buscar (está no Rio) tá terrível!
Cheguei a postar em outros tópicos perguntas sobre as impressões de cada um, mas ainda é cedo pra respostas.
Abraço!!

rodrigo6883
01/06/2010, 23:38
Tenho uma Forester turbo e o carro é muito bom.
Faça o test drive e vc vai se apaixonar pelo carro.
O custo-benefício é um dos melhores entre seus concorrentes.

licankabur
30/05/2011, 09:34
Nem pense duas vezes: HSE !

Só um conselho: faça o test drive se estiver com a grana pra comprar.
Sem a bala na agulha, nem experimente. Do contrário, vai tirar o teu sono.:stop:

Esse carro é um espetáculo. Não tem concorrentes.

Veja um pessoalmente e depois volte pra dizer o que achou. :concordo:

Abraço,
Neilson

Neilson (e demais foristas),

Você respondeu à pergunta do Vinicius Bsb sobre a escolha entre uma Freelander S zero e uma HSE 2008 de forma categórica. "Nem pense duas vezes: HSE!"
Como estou pesquisando para decidir qual carro comprar sua resposta me chamou muito a atenção, porque essa é uma grande dúvida que eu tenho, ainda mais agora que chegaram as Freelander a diesel.

Na prática, o que a HSE tem compensa o tanto que ela custa a mais? Ou é pelo "glamour" de se ter um "top" de linha? Ou mesmo pela revenda?

Ademais, li, em vários tópicos, alguns foristas dizendo que os pneus aro 18 são muito caros e prejudicam muito o uso da HSE na terra. É isso mesmo?

Há quase quatro anos tenho uma Tracker a gasolina (comprei zero). É a minha primeira experiência com um "jipe". Gostei demais do seguimento. Não ter que escolher caminhos é bom demais! Não quero perder essa característica, porém, agora estou querendo um carro mais confortável e com melhor desempenho no asfalto. Minhas incursões em estradas de terras são eventuais, mas muito prazerosas. Trilhas não me interessão (quase nunca precisei da reduzida), mas gosto da sensação de não precisar me preocupar com o caminho.

Tenho lido bastante e sei que hoje há várias opções no mercado, mas como estes carros são bem caros (pelo menos para o meu bolso), ainda estou com muitas dúvidas.

Obrigado.

neilsonhenriques
03/06/2011, 13:49
O problema da LR é que há um abismo de diferença entre as versões, apesar de todos manterem as características básicas de cada modelo como o sistema de tração, motor e o prazer absoluto em dirigí-los.

A diferença do S pro HSE é brutal. Faróis de xenon, teto solar espetacular, sistema de som Harman Kardon (que vale cada centavo !!!) independente para cada um dos 5 ocupantes, GPS, bluetooth, bancos elétricos com memória e alguns outros mimos no acabamento. Não é pelo "glamour" de se ter um carro top. É porque o top é top demais e pra quem gosta de muito conforto, não dá pra abrir mão.

O FL2 não tem reduzida, mas o sistema de tração Terrain Response é o bicho e não decepciona.
Pra quem só pega estradas de terra, pode ir sem medo. Se fosse pra trilhas, te diria pra continuar com o Tracker que é muito valente.

Os pneus do FL2 são diferentes do meu antigo Freelander 1 cujo perfil era baixíssimo (235/50). Das vezes que dirigi o FL2, não me pareceu sofrer do mesmo problema que o FL1.

Abraço,
Neilson

CINGLEZ
03/06/2011, 14:38
Vendo no início do tópico a comparação de Forester XT e Freelander 2... Onde que a FL2 tem motor melhor que a Forester? Desde quando o fato do motor ser 6 cilindros significa que é melhor? O 2.5 Boxer Turbo da Subaru é um motor sensacional e basta consultar testes em sites internacionais, em questão de desempenho, a FL2 não chega nem perto. Se vcs falarem do câmbio, pode até ser, realmente um cambio com mais marchas ou com borboletas no volante cairiam muito bem na Forester. Mas motor.... Me desculpem... Não dá... E não estou considerando aqui o quesito confiabilidade, porque aí seria covardia...

neilsonhenriques
03/06/2011, 15:53
CINGLEZ,

Os dois motores têm características mecânicas e de desempenho muito parecidas, mas realmente o Forester anda mais.

Mas com todo o conforto de um FL2, pra que correr ? :cool:

Um abraço, :concordo:
Neilson

Guasca de Fora/RS
03/06/2011, 23:29
Eu já andei na FL 2 HS (a intermediária) inclusive em estrada com lama razoável e ela se saiu bem. Tem um bom motor, ótimo câmbio e conforto acima da média. De outro lado, tenho uma Forester XT e posso dizer que o desempenho é de um esportivo, mas que encara trechos de lama, estradas de terra, areia fofa. É um carro que, na sua faixa de preço (significativamente inferior ao da FL2), tem um custo benefício imbatível. É confortável também, tem um baita motor, o sistema de tração da Subaru é fenomenal. Só não tem muitos mimos, é um carro japonês, mas tem tudo que realmente importa. O câmbio, que poderia ter pelo menos uma quinta mais longa, na versão turbo não deixa tanto a desejar por causa do torque abundante, mas na versão 2.0 recebe muitas queixas. Eu recomendo. Se eu ganhasse na mega sena, manteria minha Forester XT e colocaria na garagem uma Range Rover top com motorzão a gasolina. Essa é outra que é imbatível na sua categoria.

licankabur
04/06/2011, 17:40
Meus caros,
Hoje fiz o test drive na Forester GT.
O que é isso?!?!? O carro é animal!!!!!!
Fiquei muuito impressionado. Anda demais! Muito agradável de dirigir!
Minha namorada até fez cara de apavorada. Disse que o carro é o capeta. Que adorou a sensação de pressão do corpo contra o banco nas aceleradas. Mas, como não podia deixar de ser, ela reclamou muito do acabamento. Achou que é muito pobre para um carro que custa mais de R$ 100.000,00.
Também andei olhando uns Freelander. O padrão de acabamento é muuito superior e o carro é muito imponente.
Olhei um carro 2010 que indicava apenas 23000km rodados. O pessoal da concessionária garante que a quilometragem é real (o carro é único dono, foi vendido por eles e a revisão de 24000km foi efetuada ontem). Mas, achei os pneus do carro muito detonados. Me disseram que, nos Freelanders, os pneus duram só de 30 a 35 mil km. Isso é verdade?
Sigo na dúvida de qual comprar.
Gostaria de ouvir a opinião de vocês.
Obrigado

licankabur
04/06/2011, 17:41
Neilson,
Muito obrigado por seus esclarecimentos.

O problema da LR é que há um abismo de diferença entre as versões, apesar de todos manterem as características básicas de cada modelo como o sistema de tração, motor e o prazer absoluto em dirigí-los.

A diferença do S pro HSE é brutal. Faróis de xenon, teto solar espetacular, sistema de som Harman Kardon (que vale cada centavo !!!) independente para cada um dos 5 ocupantes, GPS, bluetooth, bancos elétricos com memória e alguns outros mimos no acabamento. Não é pelo "glamour" de se ter um carro top. É porque o top é top demais e pra quem gosta de muito conforto, não dá pra abrir mão.

O FL2 não tem reduzida, mas o sistema de tração Terrain Response é o bicho e não decepciona.
Pra quem só pega estradas de terra, pode ir sem medo. Se fosse pra trilhas, te diria pra continuar com o Tracker que é muito valente.

Os pneus do FL2 são diferentes do meu antigo Freelander 1 cujo perfil era baixíssimo (235/50). Das vezes que dirigi o FL2, não me pareceu sofrer do mesmo problema que o FL1.

Abraço,
Neilson

Guasca de Fora/RS
04/06/2011, 19:21
Bom, já deixei meu depoimento sobre a Forester XT. As suas impressões são as mesmas que as minhas. Subaru é, por definição, um carro de interior mais espartano (longe de ser desconfortável, os bancos de couro são ótimos, o ar gela pra valer, e um kit multimídia resolve uma abstinência de botões para quem sofre desse mal). O grande barato da Forester XT é a sua dirigibilidade. Dá vontade de ir para a estrada e mandar brasa mesmo.
De outro lado, o FL2 é superior em conforto, botões, mimos, tem um ótimo conjunto, mas é mais caro e menos esportivo que a XT.
Pelo jeito, se a escolha for sua, será a XT. Se for a namorada, a FL2.

CINGLEZ
06/06/2011, 11:36
Bom, já deixei meu depoimento sobre a Forester XT. As suas impressões são as mesmas que as minhas. Subaru é, por definição, um carro de interior mais espartano (longe de ser desconfortável, os bancos de couro são ótimos, o ar gela pra valer, e um kit multimídia resolve uma abstinência de botões para quem sofre desse mal). O grande barato da Forester XT é a sua dirigibilidade. Dá vontade de ir para a estrada e mandar brasa mesmo.
De outro lado, o FL2 é superior em conforto, botões, mimos, tem um ótimo conjunto, mas é mais caro e menos esportivo que a XT.
Pelo jeito, se a escolha for sua, será a XT. Se for a namorada, a FL2.

Falou tudo. A Forester XT pra mim é um esportivo com altura do solo e espaço razoável, sem mimos, sem luxo. Mas com estabilidade, desempenho e, em tese, confiabilidade mecânica. Muito prazeiroso de se dirigir. Pra mim, só pederia melhorar realmente o câmbio, uma marcha a mais e borboletas no volante, como na S-Edition. O consumo na estrada eu acho um pouco alto tb. Mas creio que normal pela potência do carro, ele convida a pisar.

gnomovet
07/06/2011, 10:59
Quando fui comprar meu novo carro fiquei em dúvida entre Tiguan ou Forester Turbo zero km ou uma FL2 usada. Andei nas tres e fiquei apaixonado pela Forester. O carro anda muito e a dirigibilidade é excelente. Com relação ao acabamento sem dúvida deixa a desejar. Mas um dos motivos principais de escolher a forester é com relação ao periodo de revisão / troca de óleo. Na Fl2 e Tiguan voce tem que ir na concessionária de 6/6 meses ou 10.000Km. Já na forester é 12/12 meses ou 10.000km. Ou seja não consigo entender essa troca de 6/6 meses. Acho isso um exploração ao consumidor! Comprei uma forester que tem tudo ou quase tudo que um carrro precisa. Teto, Xenon, Vários air bags, traçao integral, couro, porta mala confortavel e excelente estabilidade além do desempenho que dispensa comentários. Com relaçao a 4 marchas, para mim, nesse carro que eu comprei não tá faltando a quinta marcha, so com quatro marchas atingi a velocidade de 220km/h sem chegar no limite do carro. Talez a quinta marcha tornaria o carro mais economico um pouco. Tudo isso por um preço bem inferior aos concorrentes. Colocando na balança optei no momento pela forester e estou muito satisfeito.
Abraços

rbata
07/06/2011, 17:51
Vixi... não tem como reclamar do consumo da Forester XT (turbo).

Na estrada se andar na boa 100~110 a Forester faz de 8,5 a 10km/l dependendo do percurso se tem muitas subidas ou não....
Já peguei trânsito lento na estrada a 60~80km/h constante e ela fez pouco mais de 10km/l
Final de semana passado peguei Fernão Dias (80km), rodei por São Paulo (20km aprox.), e voltei pela F. Dias (80km andando entre 100 e 130km/h)... ela fez 8,6km/h...
Mas se pisar mesmo, andar acima de 130 ela vai fazer perto de 7km/l.
Vai ver o consumo dos 2.0 nacionais.....

E um carro que faz de 0-100 e menos de 7 segundos original sem mexer na pressão do turbo não precisa de quinta marcha.

E acho que Forester e Freelander não estão na mesma categoria.... Freelander é mais luxuoso...

Forester XT acho que só pode ser comparado com Tiguan e Outlander V6... que tem motores fortes e não são tão luxuosos quando as Land Rover.