Conectar

Ver Versão Completa : Engesa f2 /// cabra macho!!!

Daniel Lima
25/01/2010, 22:55
Caros frotistas, há muito tempo participo do fórum4x4brasil aproveitando todas as experiências vividas pelo amigos daqui, e hoje resolvi criar um tópico para meu Engesa.
Segue as características da minha inseparável viatura que está comigo há 10 anos;

*Engesa F2, ano 1990
*Motor MWM 2.8 turbo intercooler;
*Caixa 240V + redução Band;
*Eixos Band com flutuante trz;
*Freios disco 4 rodas;
*Pneus Mud 305/70 R16;
*Rodas alargadas para 8,5 pol;
*Guincho Work 12.000 super;
*Hi-Lift 1,20 mts;
*Capota Rigida (feita por mim mesmo rsrsr);
*Bancos de Couro Dt Parati e trz original;
*Ar Condicionado (caixa evaporadora universal Nipodenso e condensador do Gol);
*Eletro-ventilador p/ Ar Condicionado;
*Chave Geral;
*Suspensão Erguida;
*Direção Hidráulica;
*Som, Travas e Alarme;
*Farois Auxiliares;

Bom, essa é a descrição da minha viatura a qual estou escostando para uma reforma de carroceria e para aplicar alguns conhecimentos que foram conseguidos exclusivamente aqui no fórum. Estarei corrigindo o angulo de caster, alinhando os calços da carroceria, lanternando os paralamas que estão muito enferrujados, e vários outros acabamentos e retoques que surgiram ao longo de 4 anos, quando fiz sua ultima reforma.
Irei postar as fotos de todo o processo;
abraços a todos.

VictorMedeirosRN
25/01/2010, 23:16
deixa umas fotinhas aí da sua viatura

Kim
25/01/2010, 23:31
Grande Daniel!

Add no MSN, mais para um contato rápido, use o kimcavazin@yahoo.com.br

Como o Victor disse, fotinhas!!!!!:mrgreen:

Caso precise de algo para a lanternagem por aqui, me avise!

Sobre o cáster, olhe meu álbum de fotos, tem um material vasto e quase explicativo!:twisted:

Abraços.

Kim.

cRiPpLe_rOoStEr
26/01/2010, 01:58
mais um esperando para ver as fotos...

Daniel Lima
30/01/2010, 10:32
Senhores, segue fotos do engesa em ação...

Matheus Gandini
30/01/2010, 12:23
linda viaturaaa.....parabens pela maquina e pela escolha do motor
abr ass

VictorMedeirosRN
30/01/2010, 13:44
Nenhum arrependimento pela espera das fotos!
Belíssima viatura!

CAVESO
30/01/2010, 15:01
Maravilha de exemplar! :palmas:

Poste mais fotos depois pra gente babar...

Kim
30/01/2010, 19:02
Caramba!

Bela viatura, como todos os demais deste fórum!:concordo:

Gostei do teto "reto"

Abraços.

Kim.

CAVESO
30/01/2010, 19:58
Quem fabricou essa capota?

RODRIGO TOMITÃO
30/01/2010, 20:13
muito bacana seu jipe,parabens:concordo:, gosto de jipe branco com a capota preta.

Daniel Lima
30/01/2010, 21:39
Matheus,VictorMedeiros,Caveso, Kim e Rodrigo, interessante falar, sem nenhuma vergonha como é importante receber estes elogios de vcs!!! Aqui no fórum encontramos pessoas como vcs, que gostam de verdade da lama e dos seus jeeps. Bom, mas sobre a capota do meu engesa, ela foi feita aproveitando uma capota de fibra de uma \f-1000 cabine dupla...como?
Cortei ao meio, aumentei a largura bem como a altura e comprimento, isolando a tampa trazeira com um vidro trazeiro da kombi. O acabamento da capota sobre a carroceria foi feita com KPO, e depois pintada. um bom lanterneiro faz e até fica bom...mas com certeza não se compara a uma capota tabatinga ou outra que tenha o mercado..
escolhi o modelo de teto reto, pois acho mais bonita o estilo envemo. segue algumas fotos aí.
abraços

Daniel Lima
30/01/2010, 21:55
Aí vai mais algumas fotos antes das fotos da capota...
abraços

Kim
31/01/2010, 00:52
Quando com o Brancão, cheguei a ir ver uma capota de D20 para faze a mesma coisa, mais acabei desistindo.
Ficou muto bom!

CAVESO
31/01/2010, 01:59
A capota ficou muito bacana e não deve nada a tabatinga e/ou envemo.

Parabéns pelo serviço!

Daniel Lima
07/02/2010, 23:24
cOMECEI A DESMONTAGEM DO ENGESÃO E DESCOBRI UMA SÉRIE DE PROBLEMAS ESTRUTURAIS...A COMEÇAR PELO FERRUGEM QUE ESTÁ MAIS ALASTRADO DO QUE EU PENSEI...
BOM, MAS VAMOS AOS FATOS:
1- DESCOBRI QUE AS BASES DA CARROCERIA ERAM MADE IN TABAJARA...RSRRSSR, VÁRIOS PEDAÇOS DE CALÇOS PARA CHEGAR A ALTURA IDEAL; ISSO DEVE TER ACONTECIDO QUANDO COLOQUEI NA OFICINA PARA INSTALAR O MOTOR MWM.

SOLUÇÃO: ADQUIRI AS BASES DA CABINE DA D-10, QUE SÃO DUAS PEÇAS QUADRADAS DE BORRACHA MAIS UM CANO E O PARAFUSO, E IREI CONFECCIONAR UM COMPLEMENTO EM TECNIL. TEREI DE PROVIDÊNCIAR UM CANO MAIOR PARA COBRIR O PARAFUSO DA BASE...
AH!!!UM DETALHE, ACHO QUE TODAS AS BASES ESTÃO COM UM TAMANHO DIFERENTE UMA DAS OUTRAS...IMAGINE O QUE MINHA CARROCERIA ESTAVA SOFRENDO!!!!

SEGUE FOTOS DE UMA BASE DA CARROCERIA NO LUGAR E OUTRA FORA, BEM COMO DO ENGESA DESMONTADO, PARA OS AMIGOS TEREM IDÉIA DA SITUAÇÃO...
ABRAÇOS!

Kim
07/02/2010, 23:38
Caro Daniel!

Originalmente, a linha engesa usa os coxins da linha 10 da chevrolet (A, C e D).

Olha no Fuzileiro a solução que fiz para a carroceria do meu.

Na minha opinião, os calços foram consequencia dos pneus.

Abraços

Kim.

Daniel Lima
08/02/2010, 00:04
Caro Kim, olho o tópico do Fuzileiro todo santo dia, e pode ter certeza que vou copiar muita coisa que vc teve o trabalho de desenvolver...
Quanto a solução que vc tomou para fazer o complemento da base, a idéia é a mesma só que ficaria mais fácil para mim tornear um único tarugo de tecnil, fazendo os complemetos das bases. ´mas a principio vai ficar exatamente igual. te pergunto uma coisa: qual a altura total (borracha + peças metálica) que ficou? vc acha que terei algum problema se fizer esses complementos em tecnil?
abraços

Kim
08/02/2010, 00:23
Daniel!
O prolongador tem 13cm e o coxim tem 2cm (uma metade), portanto são 15cm de altura.

Tecnil é o material que o pessoal faz normalmente, mais optei por aquela forma para não ter que colocar parafusos longos, muito longos.

Fico contente de estar ajudando!!!

Abraços.

Kim.

Daniel Lima
09/02/2010, 21:10
As bases feitas em tecnil, estaram prontas amanhã e logo que resgatá-las da tornearia colocarei fotos para que os amigos avaliem e possam dar opniões, aí instalarei no engesa.

Partiremos então para outro problema: o ângulo de caster errado. postarei umas fotos para vcs verem e percebam um "bucho" na mola espriral e a inclinação do diferencial, o que ocorreu pelo uso de molas maiores que as originais.
PArtirei então para sanar esse terrivel problema de utilizar duas pistas para poder viajar.
abraços!!!

Daniel Lima
09/02/2010, 21:24
Segue mais algumas fotos da carroceria, que já está em fase de acabamento para pintura... estou tendo muita dificuldade de recuperar o painel dianteiro, onde fica acoplado os farois e tela, mas entreguei as peças a um lanterneiro que trabalha muito bem e espero que ele consiga este milagre.
Estou utilizando fibra para poder reparar os ferrugens ao contrário de usar solda e trocar os pedaços, já fiz isso na trazeira do engesa. Reitrei toda a chapa trazeira abaixo da capota, refiz a estrutura de ferro, revesti a estrutura com fibra e depois apliquei uma placa reta de fibra na trazeira de ponta a ponta. ficou muito bom e já não preciso mais me procupar com ferrugem nesta parte da carroceria.

abraços!!!

Daniel Lima
28/02/2010, 22:47
Atualizando o tópico:

1 - chegaram os calços da carroceria, e foram instalados logo. Percebi que a carroceria ficou tão alinhada como se tivesse saído da fábrica nova, com todos os parafusos encaixando perfeitamente.

*problemas: - o mangote do bocal de combustível para o tanque, ficou curto e vou ter que estudar como fazer para aumentá-lo; dicas seram muito bem vindas.
segue fotos

Abraços engeseiros...

Daniel Lima
28/02/2010, 23:06
Outro ponto bom, é que a carroceria já está quase no ponto de ser pintada e espero essa semana montar o danado e aproveitar um pouco das chuvas para fazer umas trilhas mais curtas antes de partir pra algumas viagens planejadas há muito tempo!!!
Segue fotos da carroceria e frente já lanternados;)

Abraços engeseiros!!!

Rmarino
01/03/2010, 13:52
Muito bom esse engesa em, agora com a reforma vai fica melhor ainda em

Daniel Lima
03/03/2010, 11:00
Rmarino, o interessante é que já tive a oportunidade de fazer umas outras duas reformas no engesa, mas sempre naquela pressa de ter logo o carro em mãos para poder desfrutar dos passeios. Com isso, deixei sempre de fazer alguma melhoria por pressa de andar no engesa, e olha que tenho meu engesa a 11 anos e não abuso dele de jeito nenhum...kkk
Mas desta vez, estou sanando todas as entradas de ar quente no habitáculo para ter um rendimento melhor do ar condicionado, fiz os calços de carroceria deixando a carroceria bem alinhada, estou sanando o problema do ângulo de caster do diferencial dianteiro que aconteceu quando coloquei molas maiores há vários anos e, ufa, vou instalar amortecedores no capô e melhorar o sistema do limpador de parabrisa.
Inclusive, gostaria de saber dos amigos, se alguem tem um esquema para elevar os suspiros dos diderenciais e cx de marchas!!!

Abraços e já já tem mais novidades.

CAVESO
03/03/2010, 15:45
Bacana a reforma!!!!!!

No meu engesa fiz os calços de carroceria iguais aos seus...

Abs

Daniel Lima
05/03/2010, 21:49
Pois é Caveso, fica mais simples para fazermos a manutenção dos calços pois basta comprar as bases da cabine da D-10 e trocá-las facilmente e bem mais em conta!!!$$$
Dando mais uma atualizada no tópico, já pintei as partes de cor preta da carroceria e fiz uma revisão geral no motor e na cx. de marchas com redução e amanhã pretendo colocar no lugar.
Passei a lixadeira em todos os pequenos pontos de ferrugem que tinha no piso interno da carroceria, deixando na chapa crua e entrarei com uma camada de zarcão e depois uma tinta qualquer no pincel mesmo. pretendo retardar mais um pouco a ação do cupim de ferro!!!
Bom, Por enquanto é só pessoal!!!

Abraços e até mais!!!

guilhermeabreu
26/03/2010, 13:50
AMIGO DANIEL LIMA

Respondendo a sua questão da traseira , vou postar fotos do meu de como ficou com o corte que fiz .

No seu caso se vc fizer um corte para colocar um vidro grande , ficará muito feio , no meu ponto de vista , vc deveria fazer um corte em cada lado para ficar com 3 vidros na traseira parecido com o meu de como ficará .

Vou agora lá e mais tarde posto as fotos pra vc ver .

ABRAÇÃO

Daniel Lima
30/03/2010, 22:41
Guilherme, até que sua idéia é muito boa, mas me surgiu uma dúvida: qual vidro vc colocará? existe um já no desenho que vc quer ou vais mandar cortar um no formato que vc quer? outra dúvida que vi no tópico do coração valente: qual banco que vc vai colocar na trazeira? ou vc não vai usar nenhum...? preciso de um banco que seja "basculante" (sei lá se é isso mesmo), para ter acesso as porcarias que ficam atráz do banco.

Meu engesão, está na fase final para ir para pintura e depois alinhar o ângulo de cáster, assim como o roger fez no seu.

abraços a todos e boa semana para vcs!!!

Daniel Lima
30/03/2010, 22:46
Mais uma: quero instalar uns amortecedores no capô para facilitar o manuseio... ví em alguns tópicos as fotos de alguns instalados mas não deu para ver, exatamente, qual o formato e quem sabe as dimensões das bases do amortecedor. Quais os amortecedores que vcs utilizaram?
Grato pela ajuda.

Kim
30/03/2010, 22:47
Daniel!

Um amigo adaptou um dos bancos da Kombi na traseira do Willys.

Ele tem a grande vantagem de articular o encosto.

Teve que cortar o banco para estreitar, o qual o tapeceiro fez muito bem.

Acho que no engesa vai encaixar legal.

Sobre o amortecedor, procure um que com o capô aberto e seguro com a vareta, vá do reforço central do capô ate próximo à dobradiça, respeitando a dobra que há no capô.

Abraços.

Kim.

Daniel Lima
30/03/2010, 23:07
Kim, possuímos uma Kombi e amanhã irei olhar logo cedo. Inclusive deve ser bem barato.
Quanto ao amortecedor do capô, até que eu entendi sabe, mas seria bom conseguir a informação do modelo que dá certo lá e assim eu me viraria somente com os suportes...
!!!Tô igual criança querendo tudo mastigado não é mesmo!!!
Outra dúvida: vc elevou os suspiros do diferencial e cx de marchas do seu engesa? minha pergunta é porque já vi alguns com uma caixinha recebendo as três mangueirinhas. e acredito que essa mudança diminua a entrada de água nos diferenciais!!!

desculpe tantas perguntas. Abraços!!!

Kim
30/03/2010, 23:26
Daniel!

A elevação dos suspiros é algo importante!

É importante a independência de cada linha, pois algumas pessoas colocam "T", podendo assim haver transferência de fluidos entre as caixas.

Montarei da seguinte forma:
Uma mangueira para o diferencial trazeiro;
uma mangueira para a t-case;
uma mangueira para o cambio (se houver separação de fluidos entre eles);
uma pra o diferencial dianteiro.

todas irão para uma flauta, que ficará na vertical, na parte mais alta do cofre.
dessa flauta sairá uma mangueira da sua parte inferior, que irá ser ligado ao snorkel, pois se entrar água no snorkel ai fudeu tudo!

Sobre o amortecedor, acho que tem um tópico detalhado sobre o assunto, inclusive com fotos!!!

guilhermeabreu
31/03/2010, 01:59
Guilherme, até que sua idéia é muito boa, mas me surgiu uma dúvida: qual vidro vc colocará? existe um já no desenho que vc quer ou vais mandar cortar um no formato que vc quer? outra dúvida que vi no tópico do coração valente: qual banco que vc vai colocar na trazeira? ou vc não vai usar nenhum...? preciso de um banco que seja "basculante" (sei lá se é isso mesmo), para ter acesso as porcarias que ficam atráz do banco.

Meu engesão, está na fase final para ir para pintura e depois alinhar o ângulo de cáster, assim como o roger fez no seu.

abraços a todos e boa semana para vcs!!!

CARO AMIGO DANIEL LIMA

O corte fiz como disse , medi 3cm afastado da lateral e risquei uma linha paralela na vertical e depois fiz um alinhamento por cima e por baixo do vidro grande e os cantos fiz redondos , utilizando um " rolo de fita crepe " pode ? , mas da uma olhada lá pra ver como ficou bonito , os vidros , foi só tirar as medidas , diminuir 0,5cm nos lados e mandar numa vidraçaria , pedir vidros temperados , comprei vidros verdes , chic não ? Os vidros laterais da capotas , são aquels que basculam , só serve para fazer barulho , daí tirei o molde e mandei fazer para ficarem fixos , pois tenho ar cond. , ficaram os 4 vidros verdes , os dois pequenos traseiros e os dois laterais por R$150,00 , qualquer vidraçãria faz este serviço , nemprecisa de dizer que é para carro senão eles cobram mais caro .

Qto ao amortecedor de capô NÃO COLOQUE O DA PARATÍ , colquei dois da PARATÍ e com 1 ano não aguentou , um perdeu pressão , daí fui numa auto peças e achei um par alemão da VW , não sei de que carro era , nem o cara da loja , estava encalhado e me vendeu por R$100,00 o par , é grosso e duro pra raio , eu tenho 110kg e não consegui comprimí-lo , só um segurou o capô , mas como o outro da Paratí estava bom deixei um da PARATÍ e outro deste grande , o capô fica querendo lenvantar sozinho .Sugiro a vc comprar um de tampa grande e pesada como as VANS se é que tenha VAN que abre para cima , ou de peruas medias/grandes como SANTANA QUANTUM , BLASER ( abre pra cima ? ) .

ABRAÇÃO e boa sorte no término de sua empreitada .

alan rodrigues
03/04/2010, 16:58
Estou ansioso para ver as fotos desses engesas prontos. Vai ficar 10.
Aproveitando o assunto sobre os suspiros dos diferenciais, tenho problemas com o meu diferencial dianteiro. Ele tem respiro e tudo, mas sempre q passo por trechos alagados o diferencial fica cheio de agua, inclusive ja troquei os rolamentos, retentores, etc e continua entrando agua. Tem alguma coisa q poderia ser feito, ou isto é um problema mesmo do eixo dianteiro original do engesa. alan.

guilhermeabreu
03/04/2010, 17:24
CARO AMIGO ALAN RODRIGUES

Acredito que acontece com todos , é por este motivo que não gosto de mergulhar meu ENGESA .

Na realidade o que deve estar ocorrendo é que o retentor não deve esta bem acentado , principalmente o da extremidade externa do semieixo , imagina um semieixo girando e o munhão dobrando pra cá e pra lá , com a vibração do semieixo não ha retentor que vede a entrada de água por alí , é uma merda , toda vez que entrar na água , tem que abrir o diferencial , se não fizer ísto de ano a ano tem que trocar coroa/pinhão/rolamentos/mão de obra puts um prejuízo do caramba .

NÃO GOSTO DE MERGULHAR POR CAUSA DA DESPESA QUE VEM DEPOIS . MAESMO QUE SEJA DESPESA SÓ DA MÃO DE OBRA PARA SECAR E TROCAR O ÓLEO .

Daniel Lima
04/04/2010, 18:20
Kim, eu até dei uma procurada no tópico, mas lhe confesso que tive dificudades e não achei. Sobre os suspiros, não "copiei" exatamente a sua idéia mas estou elevando os suspiros e colocarei os três, em uma chapinha reta um ao lado do outro com uma proteção por cima para quando for lavar o motor não pegar o jato de água diretamente neles...estarei postando fotos amanhã e assim vc dá sua opinião.

Guilherme Abreu, vc está na profissão errada pois deveria trabalhar em alguma área ligada diretamente a manutenção geral de engesas e, é claro, ter como sócio o Grande Guru KIM. Pra tudo nós vamos ter de consultar vcs e ainda bem que não resolveram cobrar....
Muito boa a ideia dos vidros trazeiros, mas acho que vou adiar essa melhoria. Entendi bem sobre os amortecedores e vou dar mais uma pesquisada no fórum para ver se acho o modelo dos suportes e comprarei os amortecedores como vc citou.

Caro Alan, vc tem de fazer uma revisão nos retentores dos semi-eixos e também no retentor do pinhão. As vezes a pista do retentor está desgastada e mesmo vc trocando o retentor ainda entra água. Confesso que estou elevando os suspiros por garantia, mas não tenho problemas de infiltração de água . Lembre que se houver vazamentos de óleo vai haver infiltração de água.

Amanha postarei várias fotos atualizadas para que vcs deixem aqui seus palpites e sugestões. Um grande abraço para vcs nesta páscoa. Caro Kim, recebi sua mensagem e fico muito feliz em saber que a cada novo dia surgem novos e bons amigos em nossas vidas. Um grande abraço.
Daniel e família!!!

Kim
04/04/2010, 18:33
Caro Daniel Lima!

Muito obrigado sobre suas palavras de amizade!

Sobre o amortecedor, se esperar, acho que terá um passo-a-passo daqui uns dias!

Vou colocar no meu!

Abraços.

Kim.

Daniel Lima
04/04/2010, 19:06
Opa.............beleza pura..........
achei um outro tópico que falava dos amortecedores da belina. quando vc souber qual vai usar diz aí pra eu poder ir atraz de compra logo. abraços!!!

guilhermeabreu
04/04/2010, 20:29
Kim, eu até dei uma procurada no tópico, mas lhe confesso que tive dificudades e não achei. Sobre os suspiros, não "copiei" exatamente a sua idéia mas estou elevando os suspiros e colocarei os três, em uma chapinha reta um ao lado do outro com uma proteção por cima para quando for lavar o motor não pegar o jato de água diretamente neles...estarei postando fotos amanhã e assim vc dá sua opinião.

Guilherme Abreu, vc está na profissão errada pois deveria trabalhar em alguma área ligada diretamente a manutenção geral de engesas e, é claro, ter como sócio o Grande Guru KIM. Pra tudo nós vamos ter de consultar vcs e ainda bem que não resolveram cobrar....
Muito boa a ideia dos vidros trazeiros, mas acho que vou adiar essa melhoria. Entendi bem sobre os amortecedores e vou dar mais uma pesquisada no fórum para ver se acho o modelo dos suportes e comprarei os amortecedores como vc citou.

Caro Alan, vc tem de fazer uma revisão nos retentores dos semi-eixos e também no retentor do pinhão. As vezes a pista do retentor está desgastada e mesmo vc trocando o retentor ainda entra água. Confesso que estou elevando os suspiros por garantia, mas não tenho problemas de infiltração de água . Lembre que se houver vazamentos de óleo vai haver infiltração de água.

Amanha postarei várias fotos atualizadas para que vcs deixem aqui seus palpites e sugestões. Um grande abraço para vcs nesta páscoa. Caro Kim, recebi sua mensagem e fico muito feliz em saber que a cada novo dia surgem novos e bons amigos em nossas vidas. Um grande abraço.
Daniel e família!!!

CARO AMIGO DANIEL LIMA

Agradeço demais seus elogios mas nem tanto nem tanto , é que gosto muito de mecanica , fui sempre assim desde novo acompanhava meu pai que era muito safo ( esperto ) em mecanica , nunca ele ficou na estrada , na época sempre ele tinha um arame e um alicate no carro , acho que é a genética mesmo .

E sempre que faço serviço em qualquer carro meu , fico de olho acompanhando o serviço , e tenho a mania de gostar de serviços bem feito , é uma doença ísto , pq qdo não fica do jeito que gosto desmancho e faço tudo de novo .

Mas os suportes dos amortecedores do capô , eu mesmo que fiz , amanhã vou tirar umas fotos dele bem de perto e colocar aqui pra vc ver , é mole pra fazer , e aproveito e dou uma olhada nos amortecedores de tampa traseira mais parrudo , se achar falo com vc tb .

É que estou ficando meio " veio " já e nas 2ª feiras não tenho trabalhado , fico por conta de ver as coisas de " casa ? " ( ENGESA ) , pois ví que qdo trabalhava de 2ª a sabado com 3 plantões de 24hs por semana e não consegui ficar rico , só trabalho atendendo aos descamisados e não sei cobrar ( não tenho coragem de cobrar dos pobres ) , agora ,optei por ganhar menos e aproveitar um pouco mais do tempo que me resta , e não estou arrependido não , foi sugestão da minha esposa , ela falou :TRABALHAR COMO VC TRABALHAVA PRA QUE ? E assim estou .

Desculpe pela delonga .

Daniel , eu peguei o amortecedor do capô que comprei , pois só usei 1 , é um amortecedor da marca VW fabricado na Alemanha , os dados dele são :

LIFT-O-MATIC
701 829 331 Q

Tem uma outra numeração de tamanho menor em baixo desta numeração acima que é :
4929AK 0710N 300/97 F16

Não sei se vc irá achar ísto por aí .

Lembrei que já havia falado neste assunto aqui , e achei , foi com o GOVASTKI ele tem um catálogo da VW e disse que esta peça é de um caminhão da VW , vai ficando mais fácil assim né ?
ABRAÇÃO

guilhermeabreu
04/04/2010, 22:50
Esquecí de mais um detalhe :

E outra , quem fabrica para a VW é a STABILUS

ABRAÇÃO

Daniel Lima
05/04/2010, 09:34
Guilherme...está anotado e já já vou cair no campo atráz desses amortecedores ou algo parecido, ao mesmo tempo que aguardo suas fotos e as do Kim para "imitar"...
Sempre achei meu parachoque dianteiro muito grande, digo, muito largo pois pega de um pneu ao outro então resolvi encurtar o danado... aí vai uma foto do bicho estripado.!!!

abraços e já já tem mais!!!

Kim
05/04/2010, 12:52
Daniel!

Viu aqui?
http://picasaweb.google.com/kimcavazin/ParachoqueDianteiro#

Abraços.

Kim.

Daniel Lima
06/04/2010, 10:26
Kim, dei uma olhada lá no album organizado e vi todo seu trabalho, e é isso que admiro de vcs, esse acabamento bem feito, bem medido e fez detalhado. Parabéns mesmo. Quanto ao meu parachoque, pensei da seguinte maneira: "tem de ser bem fácil para lavar!" ; "Engesa já é bruto, mas com o parachoque bem curto ele fica mais animal ainda!"
Ainda mais se um dia eu conseguir colocar os sapatos que vc está colocando!!!
Estou utilizando pneus da medida 305/70 R16, que são pneus não muito fáceis de encontrar por aqui, e antes de acabar com eles tenho a intenção de trocá-los por 33X12,5 recapados com a banda VJ910, que posso fazer aqui do lado do meu trabalho e acaso corte um desses pneus fica mais fácil achar outros para substituí-lo.
Vou partir hj para pintura do engesa e espero estar montando o interior no final de semana.

Daniel Lima
06/04/2010, 10:38
Olha aí os adaptadores para elevar os suspiros do diferencial e cx. de marchas!!!
abraços

Daniel Lima
15/04/2010, 16:26
Atualizando o tópico... consegui fazer o pintor atuar no engesa.
segue fotos da aplicação do branco.

Daniel Lima
15/04/2010, 16:33
Os bancos chegaram da reforma e hidratação. os dianteiros são da parati e os trazeiros eu não faço a menor idéia do que são.
segue fotos ;;;;

Daniel Lima
29/04/2010, 09:51
Bom senhores, depois de algum tempo com a reforma do engesão parada consegui recomeçar e já estou em finais de acbamento. então segue aí algumas atualizações:

1-Lanternas trazeiras e piscas novos!!!

Daniel Lima
29/04/2010, 10:10
Depois de ouvir as opniões dos colegas, resolvi elevar os suspiros do diferencial dt, trz e da cx. de marchas. o suporte ficou bem simples pois é somente uma chapinha furada e pafrafusada à carroceria. esses respiros fecham quando a água bate neles então não coloquei numa caixinha fechada como vejo por aí;!!!

Daniel Lima
29/04/2010, 10:17
E agora estou na finalização da montagem; segue uma foto do corte do parachoque dianteiro sendo preparado para pintura e da frente já quase toda montada.

Kim
29/04/2010, 11:39
Está ficando bom!

Para melhorar, deveria participar do encontro de engesas!!!!

Abraços.

Kim.

Daniel Lima
02/05/2010, 17:42
Kim, Quem sabe no proximo ano possa fazer parte deste belo encontro dos engesas em LN, ou em outro local que possa vir a acontecer. Coloquei um console entre os bancos mas achei que ficou muito feio, só que irei rodar algumas semanas para testar a eficiencia do descansa braço. E amanha estarei aplicando uma "batida de pedra" embaixo da carroceria tentando retardar a ação do ferrugem. Também estarei instalando o reservatório da agua do limpador de parabrisas. Estarei postando fotos do engesa finalmente pronto!!!
abraços a todos!!

Kim
02/05/2010, 22:09
Opa Daniel!

Também estou pensando no console central, para ser mais preciso, uma geladeira black&decker, pois retirei o freio estacionário, será no pé.

Quanto ao encontro, estarei indo de avião, pois é longe de casa, muito!!!!

Manda fotos!!!!!

guilhermeabreu
02/05/2010, 22:38
DANIEL LIMA

Estou de olho em vc .

Esta ficando muito bom , mas vendo a traseira dele sem o porta estepe , vejo que esta faltando MAIS alguma coisa , vejo um pouco de desproporcionalidade no vidro com a traseira , já falamos neste assunto , não me leve a mal , mas é minha opinião e espero dar uma colaboração , não ficaria satisfeito comigo mesmo se não fizesse este comentário .

Na minha opinião acho que valeria a pena vc fazer duas aberturas nas laterais do vidro traseiro como fiz no meu , daria olhando pela foto uma abertura até um pouco maior da que eu fiz , ACHO QUE COMPORIA MELHOR O VISUAL DA TRASEIRA , e o custo é muito baixo , para cortar vc mesmo poderia cortar e os dois vidros , manda fazer com vidro temperado fica em torno de R$150,00 , mais a borracha do vidro , facinho de fazer e nem preciasria de mexer com pintura .

Pelo que estou vendo vc irá terminar o seu primeiro do o meu .

ABRAÇÃO

Daniel Lima
05/05/2010, 19:16
CAro mestre KIM,
seguindo sua opinião, tenho um amigo que tem uma geladeira black&decker de 6lts, fui lá e peguei emprestado para medir a danada, mas lhe confesso que achei um pouco desproporcional para o espaço existente entre os bancos do engesa (tb não uso mais freio de mão há séculos) mas esse mesmo amigo me passou que existe uma geladeira de capacidade maior, tipo 9 ou 12 lts não sei, então darei uma pesquisada. Quanto ao encontro, este ano não vou pois estou "grávido" e não pretendo sair de perto da patroa por muito tempo mas, no proximo encontro estarei lá seja de engesa ou de avião.
abraços

Kim
05/05/2010, 19:24
Opa grande Daniel!

A geladeira que menciono é esta: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-129101894-mini-geladeiraaquecedor-e-congelador-de-9l-black-decker-_JM

Bem, pelo jeito, vai estar corujando!!!!

Parabéns então por essa empreitada!
É o primeiro?
O meu já está me ajudando.

Daniel Lima
05/05/2010, 19:29
Grande Dr. Guilherme,
é, na verdade eu praticamente já terminei o bichão e já estou a três dias rodando direto nele sem nenhuma alteração, a não ser os acabamentos que podem ser feitos sem ter de parar o engesa. Por exemplo, estarei resolvendo o problema console central; os cintos de segurança não estão desenrolando com facilidade; devido aos calços de carroceria a alavanca de marcha ficou um pouco mais baixa do que eu estava acostumado e verei a necessidade ou não de aumentá-la um pouquinho; fazer o alinhamento e balanceameto; fixar o hi-lift numa posição que ele não ultrapasse a altura do teto, pois derrubei um pedaço do portão da casa do meu primo; e uma série de "besteirinhas" que devem ser providenciadas.
Quanto aos vidros na trazeira, concordo em gênero, número e grau com vc. acho que devo aumentar a área de visão, masssssss, vou adiar um pouco essa adaptação por não ter me programado pra ela agora. em qualquer nova oportunidade estarei fazendo exatamente igual ao que o sr. fez. Repito, estarei copiando todo o seu serviço.....
estarei postando fotos das novidades e do engesão pronto e já em ação este final de semana. abraços

Daniel Lima
05/05/2010, 19:37
Obrigado KIM,É a primeira sim...ahah é uma linda mulherzinha e seu nome é Isadora. Eu e minha esposa tivemos um pouquinho de dificuldade para conseguir ter a Isadora e por isso estamos numa felicidade que nem cabe dentro do peito. AH mas eu já tinha visto a foto do rapaizão em ação e até falei pra patroa que a a nenem vai acompanhar o pai nas empreitadas e que sabe não vire uma jepeira...kkk.!!!
Quanto a geladeira, essa até parece mais encorpada do que a que estou nas mãos, uma vez que ela é de 9ts, mas será que tem uma outra geladeira black&decker maior que essa aí? vc acha que ela ficará bem entre os bancos do engesa?
abraços!!!

Kim
05/05/2010, 19:52
Daniel!

Teria que ter uma foto para eu olhar e opinar.

Mais quero algo que preencha aquele vazio entre os bancos dianteiros, e com a geladeira, unirei o útil ao agradável!

Abraços.

Kim.

Daniel Lima
05/05/2010, 19:59
Kim, agora existe também a possibilidade de fazer uma espécie de "base" para receber a geladeira, de modo que esta base + a geladeira chegue a uma altura em ela possa ser usada como descansa braço. Costumo fazer umas viagens de certo modo longas, tipo 1.000 ou até 1.500 km, e me dou muito mal quando não tem o console central. o que vc acha da idéia? Mais uma vez, parabéns pelo projeto do fuzileiro, como dizemos poir aqui :"tá pai dégua demais!!!"kkk
abraços

Kim
05/05/2010, 20:11
Essa idéia é otima!

Os bancos que comprei, do C4, tem o descansa braço, igual a de ônibus já no banco, tanto no do motorista, quanto do acompanhante.

Mais a idéia da caixa funcionar como caixa é ótima, pois na ranger Cs que tenho, só ergo o console quando andamos eu, a patroa e o Dudu.

Abraços.

Kim.

Daniel Lima
06/05/2010, 11:51
Kim, já mudei completamente minha idéia em relação ao console, e pretendo(mais uma vez) copiar sua idéia de adaptar bancos que já possuam o descansa braço integrado. Falando aqui com meu cumpadre, que é dono de uma Camper bem invocada, ele se interessou de ficar com meus bancos e eu pago a diferença em dinheiro. E quando precisar levar algo gelado numa viagem coloco entre os bancos uma bolsa termica e tudo está resolvido. em anexo vai uma foto de como está hj, o console instalado entre os bancos do engesa e perceba como a alavanca ficou numa posição complicada, principalmente na redução da quinta para a quarta marcha!!!
abraços!!!

Daniel Lima
06/05/2010, 11:54
Acabei de instalar o Hi-Lift na trazeira do engesa, e terminou que ficou na mesma posição de antes, só que vou retirar uma peça móvel que tem na ponta do macaco e assim ele ficará na mesma altura do teto. Para finalizar irei comprar uma corrente e envolve-la numa mangueira para travar o macaco, assim dificutando que roubem a peça.
abraços

Daniel Lima
06/05/2010, 12:12
Mais uma: faróis de milha instalados e funcionando perfeitamente, sem contar que cria um aspecto mais bruto ainda para o engesa.; instalado reservatório de água do limpador de parabrisas. E ainda descobri que faltava elevar o suspiro do tanque, pois uma certa vez em uma trilha numa inclinação bem acentuada com o tanque de combustivel cheio, ele começou a derramar o óleo diesel. assim elevei junto com os suspiros da caixa e diferenciais.
já já tem mais!!!
abraços

Eduardo Velo
06/05/2010, 12:16
Daniel , aconselho vc proteger o mecanismo com saco plastico ou algo do tipo , se pegar muita poeira o mecanismo fica travado ...

Daniel Lima
06/05/2010, 22:31
Eduardo, vc está falando do mecanismo do macaco hi-lift? ele é tão minucioso assim?
abraços

Eduardo Velo
06/05/2010, 23:11
Eduardo, vc está falando do mecanismo do macaco hi-lift? ele é tão minucioso assim? abraços

Isso mesmo , todo hi-lift trabalha com pouca folga nos pinos , ja pegamos hi-lift que fica exposto que tivemos que desmontar pra limpar pra funcionar e já peguei um que nem limpando funcionou pq criou uma crapa nos pinos e eles não deslizavam ... já vi um com uma capa feita na medida escrito Hi-Lift , mas tinha vindo dos EUA com capa e tudo , não sei se tem por aqui ... pode ser um plastico grosso só no mecanismo ... o meu fica preso no sto antonio dentro do jipe ...

abs ... Edu

Daniel Lima
08/05/2010, 18:50
Eduardo te confesso que nunca tive esse cuidado, mas vou passar a ter. Ainda bem que ele não engripou nas vezes que usei. E hoje fiz o test drive na viatura: uma trilhinha básica de 200km ida e volta, sem tantas dificuldades mas com algumas erosões que testaram bem a suspensão. Temperatura boa no asfalto a uma média de 95km/h, e lembrei que esqueci de alinhar o engesa, tá puxando pra direita só que vou esperar o resultado do pitman do Dr. Guilherme pois se eu achar um igual acredito melhorar a dirigibilidade do engesa. Do mais só um pequeno furo num pneu dianteiro.
abraços!!!

hercilio.neto
11/05/2010, 15:50
Daniel,
Voce colocou o amortecedor no capô?

HERCILIO NETO

Daniel Lima
13/05/2010, 09:05
hercilio, bom dia, ainda não fiz a adaptação dos amortecedores do capô pois estou a procura de amortecedores com a pressão um pouco maior do que os da tampa trazeira da parati. O dr. guilherme me postou a referencia de uns alemães mas ainda não consegui encontrá-los. estou com uns amortecedores em mão usados em gavetas de ônibus rodoviários e farei uma comparação com o da parati! estarei postando resultados hj a tarde. grande abraço!!!

Ralado/SP
13/05/2010, 11:32
Parabéns!!! Parabéns!!! Parabéns!!! pela filhona que logo chegará, pela viatura que tens e por reformar o engesão em um prazo RECORDE ( se aqui em Sampa tivesse funileiros assim, eu ficaria muito mais feliz).

Só um pitaco deste internalta, com relação ao Hi-lift, para protege-lo das sugeiras, utilize uma borracha tipo de câmera de ar, assim além de não sujar ajuda a eliminar possíveis barulhos. Em relação à altura, solte o parafuso que prende a peça da ponta do cabo, gire pra baixo e aperte novamente, assim a peça estará sempre no lugar e evita de ficar mais uma coisa solta dentro do carro ( sem falar que por ser de ferro e ter um peso relativo pode machucar alguem )

Abraços

Ralado

Daniel Lima
14/05/2010, 23:13
Ralado, muito obrigado mesmo!!!
Graças a meu bom deus estou em uma fase super legal, e deu para arrumar tudo bem rápido. Quanto a filhota não paro de babar a barriga da esposa um só minuto, é uma felicidade só!!!
Quanto ao Hi-\lift, farei exatamente o que vc sugeriu; vou enrolá-lo em uma camara de ar e diminuir a altura dele invertindo essa peça da extremidade.
Hoje ao ligar o esguincho de água o mesmo não jogou nada no parabrisas e ao olhar o que aconteceu, vi que deixei a mangueira em uma posição que, quando eu baixava o capo ela ficava exatamente encima da turbina!!!pense numa raiva pela minha burrice.
Mas já está resolvido, pois coloquei uma mangueira maior e livrei de qualquer possibilidade de pegar em algo quente ou que possa cortar.
Também levei a um alinhador e este detectou uma pequena folga na caixa de direção, e surgiu então uma dúvida: essa folga pode colaborar para a instabilidade do engesa? fica aí a pergunta para meus amigos experts.
Abraços!!!

Daniel Lima
16/05/2010, 23:08
Pessoal, depois da saida do engesa da reforma não tenho tido piedade dele no uso. sempre resolvendo os problemas do trabalho e viagens nele e definitivamente cheguei numa situação de esgotamento com a dirigibilidade do meu engesa. Estava com a itenção de usá-lo muito no asfalto além das trilhas, até mesmo pela decisão de começar a fazer expedições com distancias maiores. E assim cheguei a conclusão que a adaptação feita dos eixos band, estão causando todo esse problema. Acho que todas as medidas de suporte devem ter sidas tiradas no "olhômetro".
Hj fiz uma viagem de 280km e de fato me estressei com o comportamento em estradas estreitas, o tempo todo "lambendo" o acostamento e com dificuldades em ultrapassar grandes carretas; parecia que eu ia bater na lateral do caminhão ou ia cair na rebanceira!!!
Definitivamente não sei o que fazer!!!

Só vejo a possibilidade de começar de novo, usando eixos dt e trz originais, e daí instalar eixos dt dana44 da rota e trazeiro original mais kit flutuante!!!
Pensativo sobre o que fazer!!!

guilhermeabreu
17/05/2010, 00:48
Pessoal, depois da saida do engesa da reforma não tenho tido piedade dele no uso. sempre resolvendo os problemas do trabalho e viagens nele e definitivamente cheguei numa situação de esgotamento com a dirigibilidade do meu engesa. Estava com a itenção de usá-lo muito no asfalto além das trilhas, até mesmo pela decisão de começar a fazer expedições com distancias maiores. E assim cheguei a conclusão que a adaptação feita dos eixos band, estão causando todo esse problema. Acho que todas as medidas de suporte devem ter sidas tiradas no "olhômetro".
Hj fiz uma viagem de 280km e de fato me estressei com o comportamento em estradas estreitas, o tempo todo "lambendo" o acostamento e com dificuldades em ultrapassar grandes carretas; parecia que eu ia bater na lateral do caminhão ou ia cair na rebanceira!!!

Só vejo a possibilidade de começar de novo, usando eixos dt e trz originais, e daí instalar eixos dt dana44 da rota e trazeiro original mais kit flutuante!!!

CARO AMIGO DANIEL LIMA

Acho que fui um dos que te alertou para a colocação dos eixos BAND , teria que ser feito por pessoas de muito gabarito , MAS NÃO SE DESESPERE :

POSSO ATÉ APOSTAR COM VC que este defeito esta no CÁSTER que deve estar NEGATIVO ou num grau MAIS NEGATIVO DO QUE O RECOMENDADO , e simples de resolver .

NÃO GASTE OUTRA FORTUNA PARA RECOMEÇAR TUDO DE NOVO DO ZERO .

ME FAÇA O FAVOR DE MEDIR COM QTOS GRAUS ESTA O CÁSTER DELE COMO ESTA AGORA E FALA PRA GENTE , da para medir com um GONIÔMETRO , que uma ferramenta muito comum em oficinas que consertam FUSCA , BRASÍLIA , VARIANT , esta FERRAMENTA DE AFERIÇÃO DE GRAU vc coloca em cima do munhão onde tem uma parte lisa , reta e na horizontal , o ENGESA tem que estar num piso nivelado , alí vc vê a inclinação do munhão através deste GONIÔMETRO .

Qdo o ponteiro esta em cima do ZERO GRAU é sinal que ele esta exatamente na horizontal com relação ao solo .

Se o ponteiro estiver para a frente do zero grau em relação a frente do ENGESA , esta com CÁSTER NEGATIVO ( portanto errado )

Se o ponteiro estiver para tras do zero grau em relação a frente do ENGESA , esta com CÁSTER POSITIVO ( portanto CORRETO ) só que o CORRETO DO CÁSTER DO ENGESA É 4º POSITIVO .

No meu estava exatamente como esta o seu , ATÉ PENSEI EM VENDER O ENGESA de tanta agonia que dava em guiar ele lambendo os dois lados da estrada e qdo tinha que passar entre dois carros , VICHEMARIA , era uma agonia , dava vontade de fechar os olhos e pedir a Deus para não bater em nada .

Depois do serviço feito , ficou uma beleza como um carro qualquer , só que o meu ficou com 5º POSITIVO não ficou ruim , ficou muito bom , O QUE NÃO PODE É FICAR COM MENOS DE 4º POSITIVO , o meu estava com 2º e 30' POSITIVO , por ísto que era uma merda para guiar .

FAÇA ÍSTO ANTES DE QUALQUER DECISÃO A TOMAR , NÃO CUSTA NADA VC VERIFICAR EM QTO ESTA O SEU CÁSTER .

Daniel Lima
19/05/2010, 22:39
Entendi bem Dr. Guilherme, e agradeço os conselhos dados a seu amigo nervoso!!!vi lá no tópico do coração valente que o sr. diz estar calminho, calminho.....é pois eu estou do mesmo jeito do senhor!!!
Bom, andando na cidade consigo não me incomodar tanto com a instabilidade do engesa, e assim estou resolvendo um problema antigo que tinha, que era a base da caixa de marchas que foi feita num formato "U" e por várias vezes bateu nas pedras e percebi que já que coloquei os calços da carroceria eu poderia levantar um pouquinho mais a cx. de marchas, sem comprometer o angulo da cruzeta e ainda redesenhar a base deixando-a livre de bater nas trilhas. postarei fotos depois de pronto.

Assim estarei recebendo a viatura amanhã e poderei fazer algum passeio na região.
abraços!!!

zeca_cj
20/05/2010, 00:39

Apesar de nao ter um Engesa (infelizmente pois sou louco por ele), o meu troller esta com o mesmo sintoma... o carro vai na pista parecendo uma cobra... parece até que to bebado. :putz:

no laudo do alinhamento que fiz semana passada informa que to com

0°31' na roda dianteira esquerda
0°42' na roda dianteira direita
é muito ruim né?? como resolvo??

zeca_cj
20/05/2010, 00:42
Kim,

desculpa ter usado seu topico para a pergunta acima... fiquei tao intusiasmado com o caso exatamente igual ao meu que nem contei 2x; tasquei logo a questão.

bom... agora fazendo juz a seu topico, olhei suas fotos no picasa e fiquei doido pelo seu engesa. parabens!

deixa eu te perguntar uma coisa... que alternador é esse de 120A? será que da na fixação do motor AP ou vou ter que adaptar? quanto foi?

obrigado!!

Kim
20/05/2010, 07:55
Opa zeca_cj!

Esse tópico é do Daniel, mais acho que ele ficará brabo conosco!!:mrgreen:

O alternador é da Meriva, me custou 350 + revisão.

Tenho a impressão que para colocar no AP, deverá adaptar suporte e fiação.

Sobre as medidas que pasou, o que são??

Pelo que o Daniel Relatou, pode ser cáster, e tenho uma sequencia de fotos de como resolver o problema.

Me passe as medidas que verei o que posso te responder.
kimcavazin@yahoo.com.br

Abraços.

Kim.

Daniel Lima
20/05/2010, 17:44
Meu povo, que é isso? vcs acham que eu me chatearia por vcs estarem aqui no tópico, de maneira alguma, este tópico é NOSSO e pronto.
Zeca, eu acho que qualquer peça tem como se adaptar desde que o espaço físico permita, o resto é só fazer uma alteração tabajara nas "orelhas" ou no suporte do alternador. Isso normalmente costuma ser bem fácil. No meu caso, adaptei um alternador da ranger 2.5, com bomba de vácuo acoplada no fundo.
Quanto ao cáster é isso mesmo que já relataram por aqui e em outros tópicos, devido a alterações nas molas elevamos tanto nossos engesas que dá um problema danado no caster, e isso cria uma instabilidade enorme nos tornando pilotos únicos na arte de dirigir. No picassa do Kim, ele explica bem direitinho como avaliar esse erro e até dá sugestões de como resolver o problema.
Tô indo agora na oficina ver se meu engesa esta pronto!!!
abraços!!!

Daniel Lima
23/07/2010, 22:24
Reativando o tópico!!!
Bem, depois de muito andar no engesa tive a surpresa da embreagem começar a arruinar e depois de avaliar o conjunto fora junto a uma empresa especializada em embreagem, recebi a noticia que meu platô de embreagem estava sem pressão nas membranas e assim tive que colocar um platô novo. Caixa de marchas no lugar, platõ novo e o engesão deu sinais de que estava tudo ok, e de fato até agora continua bem.
Estou tendo dificuldades com o cinto de segurança dos bancos dianteiros, não sei de qual veículo são esses cintos de 03 pontos mas estou tendo dificuldades de achar a posição correta do cinto , para que ele fique liberando o cinto com facilidade. sensibilidade está muito grande e as vezes tenho de parar o engesa para colocar o cinto pois mesmo no asfalto o danado não libera.
Algum amigo tem a "receita ideal" para corrigir este problema?
Grande abraço!!!
Daniel Lima

Kim
23/07/2010, 23:01
Opa Daniel!

Posta uma foto para podermos ajudar melhor.

Mais, tente inclinar um pouco para traz a máquina do cinto, como no desenho.
/l
A barra seria a máquina, o "L" a lataria/suporte da máquina, assim, diminue um pouco a sensibilidade.
Mais não é tanto como no desenho, só um pouco.
Depois, com o parafuso um pouco souto (o necessário para mexer a máquina), vá levando para um lado ou outro para que ele trabalhe livre, sem travar, pois deve considerar a inclinação e aceleração do jipe.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
24/07/2010, 02:24
DANIEL LIMA

O relato do KIM esta corretíssimo , no meu nesta baita reforma que estou fazendo , troquei o cinto de 4 pontos pelo de 3 pontos , o fibreiro colocou e ficou show , eu pensava na dificuldade de ACHAR O ANGULO/GRAU certo de inclinação do mesmo para que ele liberasse o cinto como no carro original , fiquei 3 noites sem dormir pensando que o fibreiro não iria conseguir , qdo cheguei lá e fibreiro mandou eu entrar no ENGESA E EXPERIMENTAR O CINTO , ficou show , perguntei se deu trabalho para deixar ele bem livre , ele respondeu que esta acostumado a fazer estas adaptações e que foi fácil .

O CASO É O SEGUINTE e reforçando o que o KIM falou , TEM UM ANGULO CERTO DE INCLINAÇÃO PARA E TRAS E/OU PARA FRENTE , E UM ANGULO DE VERTICALIDADE EM RELAÇÃO A LATA DO CARRO .

Ele me disse que fixou primeiro a parte de baixo da máquina do cinto e foi pegando a parte superior e girava ela para frente e para tras e DEPOIS abria a parte de cima da lata e fechava até chegar no grau/angulo que deixava o cinto totalmente livre .

MAS SEI QUE ÍSTO É UMA BOSTA PARA REGULAR . Mas felizmente o meu esta funcionando BELEZA .

E OUTRA COISA :

VC NÃO FALOU MAIS DO CÁSTER , da maneira ruim de dirigir , que ficava LAMBENDO OS DOIS LADOS DA ESTRADA como era o meu , vc JÁ CORRIGIU O CÁSTER ?

ABRAÇOS

Eduardo Velo
24/07/2010, 12:41
O melhor é colocar o cinto de 4 ptos , aí não tem essa frescura de angulo ...
Aqui na Grande SP tem quem troca as membranas , a embreagem do meu estava assim tb , mas estava com td ok só que as membranas não tinham força mais , só troquei isso , é tudo rebitado , qdo der esse problema novamente não precisa trocar plato ...

abs ... Edu

Daniel Lima
25/07/2010, 21:35
Kim,
depois de ler seu comentário fui olhar a posição do cilindro do cinto e achei o problema: o banco do carona estava todo recuado para traz e esbarrava no cinto, mudando sua posição e gerando toda essa dificuldade. Percebi ainda que o cilindro do cinto já estava folgado por isso mudava de posição.
Solução: alinhei o cilindro em uma posição que ficou desenrolando normalmente; apertei o parafuso do cilindro que estava folgado e pra finalizar ainda resta providenciar um pequeno limitador para o curso do banco, não permitindo assim que esse problema ocorra novamente.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
abraços!!

Daniel Lima
25/07/2010, 21:58
DR. Guilherme,
Acho que o sr. já leu e viu que o problema do cinto de segurança está resolvido, com a ajuda claro de todos vcs.
Quanto ao angulo de caster, o mesmo continua da mesma forma me levando de um lado para outro o tempo todo, masssss como me acho um dos melhores motoristas do mundo irei precisar de um pouco mais de tempo pra tentar resolver este problema usando como referencia as suas palavras. Na verdade doutor, tenho viajado muito na camioneta pois estou sempre com uma ou outra carga na carroceria e o engesa tem sido menos usado e quero acompanhar esse serviço de muito perto, pois não posso me dar ao luxo de cometer algum erro.
Mas tenho uma nova missão antes de alterar o caster, que é instalar um reservatorio de agua para radiador do opala, d-20, que é um bem grande e redondo para sistemas não selados, que é o meu caso. Vi essa adaptação na edição da 4x4 que tem um engesa vermelho, e me chamou a atenção pois este reservatorio deve pegar uns 3lts ou 4lts de água. O problema é que olho para o cofre do motor do meu engesa e não vejo espaço para colocar mais nada, mas com calma vou conseguir. Inclusive já comprei o reservatorio, e agora é só instalar.
colocarei fotos.
abraços!!

Daniel Lima
25/07/2010, 22:10
Grande Eduardo,
Na verdade acho cinto 04 pontos muito trabalhoso para fazer os ajustes de acordo com o tamanho da pessoa que senta no banco e termina que eu tenho que ir lá e mexer no tamanho e largura e etc;... falo isso porque quando comprei o engesa coloquei os cintos de 04 pontas e não tinha nenhum problema pois só andavam eu e minha esposa e o cinto era regulado para ela, só que nessa época eu usava o carro somente em trilhas e hj as coisas mudaram, pois quase que uso meu engesa no dia a dia e termina que fica mais cômodo para mim.
Quanto ao platô, aqui até tem empresas que recuperam o conjuto de embreagem da forma que vc disse mas te confesso que fiquei com um pouco de receio no que diz respeito a durabilidade quando comparado a um novo e como vou aos lençois maranhenses na primeira quinzena de agosto preferi colocar um novo memso.
Mas é tentador pois a diferença de preço é razoável a favor da recuperação do plato velho.
abraços!!!

guilhermeabreu
25/07/2010, 23:52
DANIEL LIMA

Ajuda muito o reservatório de expansão , o radiador não joga mais a água fora .

Qto ao cinto eu tb troquei pelo convencional pelo mesmo motivo seu , minha esposa é magrinha e qdo estou andando e dou carona é aquela bosta , de regular pra cá e regular pra lá , é uma bosta .

Qto ao CÁSTER eu aguentei 4 anos , já estava quase entregando os pontos .

Daniel Lima
26/07/2010, 08:41
Dr. Guilherme,
Surgiu uma pequena dúvida: na D-20, o reservatório fica bem abaixo do nivel do radiador e mesmo assim ela consome a água do reservatório, logo imaginei colocar o vaso em outro ponto que não esteja necessariamente na mesma altura do radiador do engesa, pois até facilitaria muito pois é mais fácil arrumar um espaço sobrando...
pergunta: tem algum problema ou posso seguir adiante?
abraços!!!

guilhermeabreu
26/07/2010, 12:32
Dr. Guilherme,
Surgiu uma pequena dúvida: na D-20, o reservatório fica bem abaixo do nivel do radiador e mesmo assim ela consome a água do reservatório, logo imaginei colocar o vaso em outro ponto que não esteja necessariamente na mesma altura do radiador do engesa, pois até facilitaria muito pois é mais fácil arrumar um espaço sobrando...
pergunta: tem algum problema ou posso seguir adiante?
abraços!!!

DANIEL LIMA ,

Respondí ísto no tópico do PREDATOR de GNECCHI , mas vai lá de novo , o RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO NUNCA DEVE FICAR ABAIXO DO TOPO DO RADIADOR , pelo menos no mesmo nível , mas NUNCA ABAIXO .

Daniel Lima
27/07/2010, 23:05
Vixe...piorou um pouco a situação, pois tá dificil conseguir qualquer espaço no cofre do motor!!! Fiquei empolgado pois vi esse reservatorio instalado em um opala ao mesmo nivel do radiador mas na D-20, ele está bem abaixo. Assim pensei que poderia copiar o projeto e que ele funcionaria.
Bom pra facilitar as coisas irei tirar uma foto do cofre do motor e quem sabe surge alguma ideia dos amigos.
abraços!

Daniel Lima
18/08/2010, 22:26
Bem pessoal, depois de algum tempo decidindo se mexia ou nao no caster do engesa tomei a decisao de faze-lo. Bem, assim resolvi conferir algumas medidas básicas da suspensão do meu engesa, pois desconfio que na adaptação dos eixos da band foram feitas alterações inclusive nas barras longitudinais que ligam o diferencial ao chassis. duvidão? esperem e vão ver.
Acho inclusive que elas foram encurtadas...
sendo assim lá vai a primeira: qual o comprimento de fora a fora das barras que ligam o diferencial ao chassis?
conto com a paciência de vcs.
abraços

Kim
18/08/2010, 22:38
Opa Fião!

Sumido heim!!!!

Amanhã vou na oficina e meço para vc.

Quais medidas mais precisa?

Olha aqui, uma conversa muito construtiva
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1236239#post1236239
Cáster.....................................5º + 30 (nominal) – condição estática
Ângulo de câmber.................1º 30’ (referencia)
Inclinação do pino-mestre.....7º 30’ (referencia)
Convergência.........................entre 2 e 4 mm"

Abraços.

Kim.

Daniel Lima
18/08/2010, 23:11
Opa Kim, como sempre vc é muito rápido nas respostas.
è verdade, ando com pouco tempo livre e este está exclusivo com a patroa que esta no setimo mes de gravidez da minha herdeira.tô besta que só vc vendo!!!
Bem, mas vamos nos concentrar nos fatos; irei olhar bem esse link de discussão para entender as informações que vc postou.
A respeito da medida da barra citada, achei uma marca de solda na mesma o que está me levando a achar que, como o diferencial da toyota é mais estreito do que do engesa acho que na adaptação elas foram diminuidas de tamanho.detalhe, é que sei que elas possuem uma curva que as livram da bola do diferencial, assim tendo as medidas de ponta a ponta poderei verificar se foi feita alguma alteração.
Outra dúvida: a barra dianteira e trazeira possuem o mesmo tamanho?
aguardando ancioso pelas medidas.
abraços

Daniel Lima
18/08/2010, 23:31
Kim, pesquisando no seu album do picassa percebi uma alteração nas ditas barras longitudinais(estou falando daquelas duas barras que existem no engesa, uma dianteira e uma trazeira), e minha dúvida consiste em saber como faço para saber se minha adaptação está certa ou errada, especificamente neste ponto.
quanto a outras medidas, acho que essas são as mais relevantes para que, a partir daí eu possa conferir a posição do prato da mola espiral pois também desconfio que elas foram alteradas para eliminar a bochecha das molas. sendo assim quando voltarmos o angulo de caster para a posição correta, os pratos das molas iram para uma posição incorreta. consegue entender meu problema?
então amanha veremos inicialmente como estão minhas barras em relação as medidas corretas.
grande abraço a todos e vamos a luta por uma dirigibilidade melhor, assim a disposição para viagens mais longas vai aumentar mais ainda e poderemos enfrentar as grandes distancias para irmos aos encontros e viagens internacionais...
Votem em mim!!!
brincadeira pessoal.
até

Kim
19/08/2010, 21:34
Daniel!

A foto chegou.

Se for a barra longitudinal, ela tem 111mm de ponta a ponta.

Se está citando a barra que passa sobre o diferencial, é barra panhard.

Bem a medida dessa barra altera sempre que se altera a medida da suspensão.

Quanto maior a mola, maior será a barra.

Eu aumentei 2cm com a troca de mola.

Para saber o quanto aumentar, tem que verificar a distância entre a barra longitudinal e o chassi, em ambos os lados.

Estou pensando em fazer um sistema de rosca na panhard, igual aqueles esticador de cabos de aço, para deixar as longitudinais alinhadas.

Bem, se precisar de algo, é só chamar.

Abraços.

Kim.

Daniel Lima
19/08/2010, 21:50
Bem Kim, então minha situação está muito pior do que eu imaginava, veja porque; percebi que minha barra foi encurtada ao mesmo tempo que a suspensão foi levantada, ou seja, está tudo errado. Quanto a sua idéia de fazer uma barra regulável, acho que o jeep pitbull do junior aqui do forum que está na revista 4x4ecia possui esse sistema. Mas então vamos aos fatos: independente de qualquer adaptação minha barra tem de ter 111cm? Mas uma dúvida, como devo proceder para regular o tamanho da barra em relação a altura das molas do engesa?
Espero não estar abusando...
abraços!!!

Kim
19/08/2010, 22:06
Opa Daniel, faltou a foto, desculpa!!
Bem estamos falando da barra panhard.

Para deixa-la certa, vejo que deve proceder da seguinte forma.

Arrume duas cunhas de madeira, não muito curta, para não ficar com inclinação acentuada.

Solte a parte inferior da barra, retirando completamente o parafuso de fixação.

Com a cunha, uma de cada lado, vá acertando a longitudinal em relação a chassi.

Como?

Coloque a cunha e vá balançando o jipe pelo parachoque.

Alinhou?

Sim, então, agora pegue a panhard e observe o quanto falta para colocá-la no lugar.

Para cortar, primeiro pegue uma régua e risque a parte reta da barra.
O risco servirá de guia/gabarito para soldar a barra, assim, não terá problema de soldar com as buchas fora de lugar.

Ela é de cano, com parede de 3mm.

Bem, acho que são essas as informações são as mais importantes no momento.

Abraços.

Kim.

Daniel Lima
23/08/2010, 19:12
Kim, agora percebo pelas fotos que estamos falando de peças diferente. mil desculpas!!!
estou ate envergonhado de ter feito vc ter todo esse trabalho...mais uma vez desculpe-me. na verdade queria citar as outras duas barras, uma dianteira e uma trazeira, que ligam o diferencial ao chassis por um ponto só em cada extremidade.
Bom, mas antes de continuar essa história veja o que me aconteceu...

Daniel Lima
23/08/2010, 19:37
Quando fui entrar no meu local de trabalho o engesão ficou neutro, deixei engatado na primeira e deci e percebi que a transmissão gira normalmente. imaginei: "ou quebrou um semi eixo ou os prisioneiros do semi eixo. retirei o porquinho do diferencial e ao retirar a luva do pinhão, a mesma se desmanchou conforme vcs podem ver. o frezado do pinhão foi pro saco e irei encaminhar para uma retifica para "encher" e frezar o pinhão. espero que dê certo para evitar que eu tenha de gastar com um conjunto coroa e pinhão novo.
vou providenciar esse reparo e depois continuaremos com o angulo de caster.
abraços

Eduardo Velo
23/08/2010, 20:12
Daniel , as barras que vc fala são as PANHARDS , a panhard diant. pega na carroceria no esq. e tras. na dir. é por isso que qdo usa molas muito maiores que as originais a tendencia [e desalinhar o trem de arraste e fazer a vtr " chacoalhar " qdo acelera ou freia ...
Infelizmente não vai conseguir recuperar o pinhão , vai ter que providenciar outro casal e fica esperto pq vc pode reparar e voltar a acontecer , tenta descobrir a causa ...

abs ... Edu

Daniel Lima
25/08/2010, 18:34
PANHARDS .....então é esse o dito nome destas barras...e é exatamente isso que acontece, o carro parece ser muito instavel nas freadas e solavancos.
Bom, fiquei preocupado com seu comentário sobre este serviço de recuperação do pinhão do diferencial, e como já tinha mandado fazer vou terminar que arriscando o uso. o torneiro garante que vai durar um bom tempo.
segue fotos do conjunto recuperado, com luva nova e porca do pinhão também, e a propósito Eduardo, acho que isso aconteceu devido a luva do pinhão não ser a original e sim de ferro fundido. não estou conseguindo achar nenhuma luva original.

Eduardo Velo
25/08/2010, 19:37
Daniel , se vc tem confiança em quem fez o serviço de solda , pode ficar sussa , não é qqer soldador que consegue fazer esse tipo de serviço , por isso é desaconselhavel , mas é possível ...
Vc já analisou o motivo da quebra ?? esse desgaste pode ser esforço ou vibração ...

As Panhards vc vai ter que dar um jeito de deixar com menos angulo , pode ser aumentando o suporte , e tem que ser as 2 barras ...

abs ... Edu

Daniel Lima
26/08/2010, 03:38
Edu, mas insisto em perguntar se existe alguma medida que deve ser obedecida no que diz respeito o angulo de trabalho destas barras? Pois acho que na adaptação dos eixos da band, o meca teve de diminuir o comprimento das mesmas em virtude da largura ser menor do que os eixos originais do engesa.
Caso negativo, irei partir exclusivamente para a correção do caster tentando seguir a ideia do Dr. Guilherme, que seria alterar apenas os suportes dos braços lá na dianteira do engesa.
Abraços!!!

Eduardo Velo
26/08/2010, 08:52
Daniel , bom dia , td blz ??
O ângulo do meu serve como base pq é tudo original , vc pode aproximar ... no meu está entre 6º e 7º , observa que as barras do Ptimam e da Panhard estão paralelas então o ângulo é igual para as 2 barras , não esquecendo que a panhard tras. tb tem que manter o mesmo ângulo ... pode usar como medida a base do pivô com o centro da barra de direção = 60 mm . Não coloquei no anexo , mas a medida do Centro do parafuso da panhard na carroceria até o centro da barra de direção = 80 mm . Espero que essas medidas sirvam como base ...
Obs. -Como sua vtr está com calços na carroceria , acertando os 60 mm = 7º , vai ter que corrigir a fixação da panhard na carroceria , ela pode ter que ficar maior e com a fixação mais abaixo do original ...
A correção do caster não tem ligação direta com os angulos das panhards e barra do pitmam , o caster é pra tirar a passarinhada , qto menor o angulo mais passarinha e fica melhor pra esterçar e mais dificil de voltar a direção após uma curva e as panhards é pra tirar o efeito da chacoalhada qdo freia ou acelera ... grosseiramente é assim que funciona ... rs ...

abs ...Edu

Daniel Lima
28/08/2010, 16:37
Eduardo, muito obrigado pelas informações e pode ter certeza que serão muito uteis, agora, mais util foi sua informação de que o angulo das panhards não influi nem contribui para meu maior problema que é o passarinhar na estrada. Sendo assim, partirei diretamente para atacar o erro do angulo de cáster.
Estarei postando as informações iniciais para começarmos a discutir e quem sabe conseguir resolver este grave problema.
abraços