Ver Versão Completa : TGV e Ranger 3.0; compensa?
Uma questão aos membros " experts" no Forum
Considerando o custo/benefício teria sentido em instalar a turbina de geometria variável, que equipava os motores 2.8 até àlguns anos atrás, no motor 3.0?
Imagino que a picape ficari mais esperta, principalmente em transito urbano. provávelmente haveria aumento do consumo? ou não? se levarmos em conta o aumento na eficiência do motor. A depender das opiniões é up-grade a ser tentado.
Um abraço a todos
Ranger 2005 3.0 110.000 Km
Anthoniusnikos
25/01/2010, 21:41
Certamente vai melhorar o torque do NGD 3.0E para uns 40 Kgfm nas baixas rotações, bom para os trilheiros e os transportadores de peso. Outra vantagem é que o motor vai trabalhar mais tempo abaixo das 1500 rpm, o que a deixaria mais econômica. E a cavalaria subiria para uns 180 CV, que deixaria a Hilux 3.0 TGV com os seus 163 CV no chinelo.
Quanto as adaptações, ler: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35431
Abs
Anthon
Acredito que a avaliação de fluxo de gases assim como o maior volume do motor e sua calibração foram favoráveis a instalação da turbina que está.
Qq mudança nessa calibração caberá nova avaliação da turbina, escapamento, etc.
aoliveira
26/01/2010, 18:33
Já havia levantado essa mesma dúvida um tempo atrás. O que me falaram é que a turbina do 2.8 é muito pequena para o 3.0, então a tendência é piorar o desempenho. O ideal seria colocar uma TGV projetada para o 3.0, que aí sim seria muito bom, em compensação não existe no brasil, teria que trazer de fora, aí o fator financeiro talvez não compense, tem que procurar e analisar.
Walter L. L. Casitta
26/01/2010, 18:56
Melhor colocar um chip. O custo seria mais ou menos o mesmo e o ganho na potência muito maior...
Anthoniusnikos
26/01/2010, 23:37
Aschelp, melhor então é dar uma lida sobre CHIPAGEM das eletrônicas em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27186
Abs
Anthon
Pequeno jr
27/01/2010, 06:48
Melhor colocar um chip. O custo seria mais ou menos o mesmo e o ganho na potência muito maior...
X2!!!
Tem motores NGD 3.0 chipados aqui no forum com mais de 100.000 km/rodados sem problema algum.
Coloca uns 227 cv ou 247cv e seja feliz !
Fale com o Mauricio Reikko
Anthoniusnikos
28/01/2010, 10:31
Tem uma NGD3.0E, por aquí, que ficou muito melhor com a troca do chip EPROM original, por outro reprogramado, porém a substituição da turbina original pela TGV, melhorou em muito o aproveitamento, de mais e, de todo combustível injetado, pela nova programação, e com ganho de potência de mais uns 5.0 CV, que os 240 esperados, e menos emissões de fumaça. E sem dúvidas, garantindo uma maior longevidade do motor, levando-se em conta que os motores diesel, com as programções originais, ficam com uma grande sobra de potência e torque, pois as originais sempre são o suficiente para os esforços a que se destinam. Em resumo: maior CV+maior torque = maior adrenalina.
Abs
Anthon
Daniel.Shimomoto
28/01/2010, 13:10
Tá ai um assunto que eu andei pesquisando e ainda nao achei resposta.
Turbina da 2.8 (GT22V) na 3.0 não funciona;
Só sei que, tem que arrumar a turbina CERTA e fazer a reporgramação da EPROM para conseguir extrair os 185cv especificados no site da International.
Abs!!!
Anthoniusnikos
28/01/2010, 18:28
Funcioooonnaaa...! Chima.
Alguns motores NGD3.0E, como o da Hilux, L-200 e Frontier, já vem com a TGV, outros da International tem a TGV como opcional. Levar em conta que o motor dessas pickups já tem algumas modificações de fábrica para o uso da TGV.
Para as Ranger, o estudo continua:
A International trabalhou por três anos no projeto da unidade motriz NGD 3.0E. Isso incluiu um programa próprio de 18.000 horas em dinamômetros e testes de campo em diversas condições típicas do continente sul-americano que somaram mais de um milhão de quilômetros. O programa prossegue para o desenvolvimento das versões de seis cilindros em linha multiválvulas de 7,6 litros, 300 cv, 125 kgf.m e de 9,3 litros, 370 cv, 180 kgf.m, ambos com turbocompressor de geometria variável (TGV) e controle eletrônico.
Também estará disponível o motor de quatro cilindros de 3,0 litros com TGV que permite elevar a potência de 163 cv (atualmente na Ranger) para até 180 cv, ampliando bem a gama potencial de aplicações possíveis desde picapes pesadas a furgões, caminhões e ônibus de até 7t. de peso bruto total. “O programa completo contempla o investimento US$ 90 milhões no período de 2001 a 2005”, acrescentou Waldey Sanchez, presidente da IESA.
Abs
Anthon
carioca10
28/01/2010, 18:41
Será, que chegaram a algum resultado, que possibilitasse implementá-lo?
Edição da Revista Jornauto de Fevereiro de 2005 (!):
http://www.editorauto.com.br/arquivo/indicegeral2.htm
http://www.editorauto.com.br/144/fordelet.htm
Anthoniusnikos
28/01/2010, 19:11
Cheguei de viagem... E esse ano que vem que não chega nunca !
"Para cumprir as normas do Proconve V, a Ford já tem um motor que será aplicado na Ranger a partir do ano que vem. Trata-se de um novo produto totalmente desenvolvido pela International Engines no Brasil. É o NGD (Nova Geração Diesel), (http://www.editorauto.com.br/139/international.htm) de 3,0 litros, com sistema de injeção common rail Piezo, gerenciado eletronicamente e que atende às normas Euro III e IV, inclusive a EPA 2007. O fabricante garante que o novo motor tem condições de atender exigências maiores, desde picapes passando por mini/micro-ônibus até caminhões de 8 toneladas. Com 4 cilindros em linha, possui 4 válvulas por cilindro, turbochargercooled/TGV com potência máxima que vai de 140 cv (3200 rpm) até 180 cv (3800 rpm), torque de 41 kgfm obtido entre 1500/2200 rpm, pesando apenas 200 quilos."
Abs
Anthon
Anthoniusnikos
28/01/2010, 19:13
Tá ai um assunto que eu andei pesquisando e ainda nao achei resposta.
Turbina da 2.8 (GT22V) na 3.0 não funciona;
Só sei que, tem que arrumar a turbina CERTA e fazer a reporgramação da EPROM para conseguir extrair os 185cv especificados no site da International.
Abs!!!
GT 25 serve.
dalmolin
28/01/2010, 19:17
Cheguei de viagem... E esse ano que vem que não chega nunca !
"Para cumprir as normas do Proconve V, a Ford já tem um motor que será aplicado na Ranger a partir do ano que vem. Trata-se de um novo produto totalmente desenvolvido pela International Engines no Brasil. É o NGD (Nova Geração Diesel), (http://www.editorauto.com.br/139/international.htm) de 3,0 litros, com sistema de injeção common rail Piezo, gerenciado eletronicamente e que atende às normas Euro III e IV, inclusive a EPA 2007. O fabricante garante que o novo motor tem condições de atender exigências maiores, desde picapes passando por mini/micro-ônibus até caminhões de 8 toneladas. Com 4 cilindros em linha, possui 4 válvulas por cilindro, turbochargercooled/TGV com potência máxima que vai de 140 cv (3200 rpm) até 180 cv (3800 rpm), torque de 41 kgfm obtido entre 1500/2200 rpm, pesando apenas 200 quilos."
Abs
Anthon
no site aparece o tal do Maxxforce 3.2 como sendo euro 5
Daniel.Shimomoto
28/01/2010, 20:42
GT 25 serve.
Teria que ser uma GT25 com TGV!. Coisa que acho que só existe lá fora.
Queria arrumar uma dessas...quem sabe eu quando viajar (que por sinal nao sei que dia será) não traga uma na mala!!!!
Abs!!!!
Daniel.Shimomoto
28/01/2010, 20:50
no site aparece o tal do Maxxforce 3.2 como sendo euro 5
Dalmolin;
Proconve V é diferente de Euro V. O Proconve V equivale a Euro III já presentes nos atuais NGD/Sprint Eletronico/Toyota etc.
O P6 (Euro IV) para veiculos diesel será pulado diretamente para P7 (Euro V) porque a Petrobrás não fornecerá o diesel com 50ppm de enxofre para este ano (2010)
Em um press release recente da International diz que o NGD3.0 já foi adaptado e testado (lá fora) para Euro V sem maiores dificuldades ou perda de potencia.
O Maxxforce 3.2 nada mais é que o Sprint 4.08 atual, aumentado para 3.2L e cabeçote com 4 valvulas por cilindro. Mas que não acredito que será oferecido para picapes porque ele é pesado demais (290kg...50kg a mais e teriamos o mesmo peso do antigo Maxion S4T. O NGD Euro IV pesava 218kg)
Abs!!!
dalmolin
28/01/2010, 21:05
falando em desempenho com diferentes turbos , só esperem pra ver o desempenho da Amarok !
se for igual o que aconteceu com minha F250 , miau pra TGV MTV ou sei la o que :mrgreen: .
os dois turbos estao sempre em movimento , de modos que com o turbo grande o motor pega pressao mais rapido de quanto tava so com o pequeno . Fodastico 8-) brota pressao de turbina do chao :pipoca:
Anthoniusnikos
28/01/2010, 21:30
Chima, você consegue uma em qualquer revendedor Toy ou Mit, originais desses veículos. Outros modelos, existem uma porção de fabricantes, inclusive chineses: http://www.gpturbocharger.com/Turbocharger/?gclid=CJzuxO-jyJ8CFWEO5QodYney3Q ; Borg Warner ; Garret ; etc.
Agora, para o dimencionamento da TGV, no seu NGD 3.0E da Ranger, você primeiro tem que optar pela potência final que vai satisfazer as suas necessidades adrenalínicas, ou de torque, para o trabalho pesado: se vai adaptar um muck, guincho, escada magirus, puxar troncos de árvores, uma pá carregadeira, etc. Existe um valor máximo a ser aumentado sem que para isso tenha-se que substituir vários componentes originais: filtro de ar, coletor de escape, BI, bicos injetores, etc. Depois, é só programar o novo chip(ou adquirir já programado na UNICHIP ou Rasch Motoren) para passar a operar a TGV. Quem adaptou o TGV na Ranger NGD3.0E, diz que fica mais confortável dirigir no trânsito lento da cidade, porque as marchar longas "ficam mais curtas", tornando a pickup mais ágil; o que não acontece com a simples troca e alteração do chip, mantendo-se a turbina com WG, original.
Obs.: Até agora não encontrei essa adaptação aquí no Fórum. Será que só a troca do chip já resolve o problema das marchas longas, também ? Ou será preciso(ou menos custoso) trocar a relação por uma mais curta ?
Procede... ??? :pensativo::pensativo::pensativo:
Abs
Anthon
Daniel.Shimomoto
28/01/2010, 22:22
Chima, você consegue uma em qualquer revendedor Toy ou Mit, originais desses veículos. Outros modelos, existem uma porção de fabricantes, inclusive chineses: http://www.gpturbocharger.com/Turbocharger/?gclid=CJzuxO-jyJ8CFWEO5QodYney3Q ; Borg Warner ; Garret ; etc.
Agora, para o dimencionamento da TGV, no seu NGD 3.0E da Ranger, você primeiro tem que optar pela potência final que vai satisfazer as suas necessidades adrenalínicas, ou de torque, para o trabalho pesado: se vai adaptar um muck, guincho, escada magirus, puxar troncos de árvores, uma pá carregadeira, etc. Existe um valor máximo a ser aumentado sem que para isso tenha-se que substituir vários componentes originais: filtro de ar, coletor de escape, BI, bicos injetores, etc. Depois, é só programar o novo chip(ou adquirir já programado na UNICHIP ou Rasch Motoren) para passar a operar a TGV. Quem adaptou o TGV na Ranger NGD3.0E, diz que fica mais confortável dirigir no trânsito lento da cidade, porque as marchar longas "ficam mais curtas", tornando a pickup mais ágil; o que não acontece com a simples troca e alteração do chip, mantendo-se a turbina com WG, original.
Obs.: Até agora não encontrei essa adaptação aquí no Fórum. Será que só a troca do chip já resolve o problema das marchas longas, também ? Ou será preciso(ou menos custoso) trocar a relação por uma mais curta ?
Procede... ??? :pensativo::pensativo::pensativo:
Abs
Anthon
Anthon
Bom comentário este seu!
Na verdade o que eu sempre planejei desde o inicio quando comprei a Ranger era mexer no motor com o tempo e extrair os 185cv especificados pela International. Telefonei para todos os representantes em SP e alguns achavam que a Ranger já vinha de fabrica com turbina TGV, umas coisas dessas.
O que eu me pergunto: É demais pedir algo que a fabrica já projeta???? Porque quando liguei para os representantes e para a Propria International, me trataram como um alien!!!!!
Abs!!!
sergiomfff
29/01/2010, 08:00
Anthon
O que eu me pergunto: É demais pedir algo que a fabrica já projeta???? Porque quando liguei para os representantes e para a Propria International, me trataram como um alien!!!!!
Abs!!!
Pô, não é só chipar??.
O turbo deve ter uma folga de vazão + pressão, o Arrefecimento idem a descarga talvez não dê conta.
Outro dia eu ví um catálogo de motor eletrônico (pesado) em que para o mesmo motor a fábrica dava três opções de potência alterando somente a programação e a diferença do primeiro para o terceiro era de quase 200cv.
Realmente não sei dizer se a turbina era a mesma nos três, eu acredito que sim, mas o que entraria ali de diferente poderia ser o radiador, filtro de ar e descarga.
Abs.
Daniel.Shimomoto
29/01/2010, 12:39
Sergio;
Pode ser que sim. Mas tem a opção da turbina VNT. No proprio catalogo da International prevê isso.
ABraços!!!
Anthoniusnikos
29/01/2010, 19:15
Anthon
Bom comentário este seu!
Na verdade o que eu sempre planejei desde o inicio quando comprei a Ranger era mexer no motor com o tempo e extrair os 185cv especificados pela International. Telefonei para todos os representantes em SP e alguns achavam que a Ranger já vinha de fabrica com turbina TGV, umas coisas dessas.
Abs!!!
Chima, Alien e Palpiteiro !
Com essa variedade toda de peças intercambiáveis: motor, câmbio, eixos, chip, etc... As motadoras projetam um veículo basicão, que vai poder competir em preço com os concorrentes; daí é que vai surgir tantas possibilidades de se poder melhorar o desempenho.
Acredito que no caso das Ranger NGD3.0E 2010(pelo menos), os projetistas devem ter deixado de lado o TGV, para não ter que fazer alguma alteração no projeto original do motor, que pudesse extrapolar o custo previsto.
Alguém saberia me dizer se os chips que substituem os originais são EPROMs, EEPROMs ou Memória Flash ?
Abs
Anthon
Anthoniusnikos
29/01/2010, 19:30
Pô, não é só chipar??.
O turbo deve ter uma folga de vazão + pressão, o Arrefecimento idem a descarga talvez não dê conta.
Outro dia eu ví um catálogo de motor eletrônico (pesado) em que para o mesmo motor a fábrica dava três opções de potência alterando somente a programação e a diferença do primeiro para o terceiro era de quase 200cv.
Realmente não sei dizer se a turbina era a mesma nos três, eu acredito que sim, mas o que entraria ali de diferente poderia ser o radiador, filtro de ar e descarga.
Abs.
Aumentar consideravelmente a potência, sem troca de componentes, está começando a ficar barato. Pelo que os caras estão cobrando por aí, com um primeiro serviço ele paga o hard-ware: http://www.brasilhobby.com.br/descricao.asp?CodProd=MEW310
Abs
Anthon
Mas o detalhe nao é mexer no chip e sim O QUE mexer e quanto mexer...ai sim vc paga para que o cara coloque as variaveis de acordo com uma serie de coisas que vao melhorar o desempenho e não piorar e depois vc tem de ficar voltando para testar outras coisas...
Daniel.Shimomoto
30/01/2010, 18:55
Chima, Alien e Palpiteiro !
Com essa variedade toda de peças intercambiáveis: motor, câmbio, eixos, chip, etc... As motadoras projetam um veículo basicão, que vai poder competir em preço com os concorrentes; daí é que vai surgir tantas possibilidades de se poder melhorar o desempenho.
Acredito que no caso das Ranger NGD3.0E 2010(pelo menos), os projetistas devem ter deixado de lado o TGV, para não ter que fazer alguma alteração no projeto original do motor, que pudesse extrapolar o custo previsto.
Alguém saberia me dizer se os chips que substituem os originais são EPROMs, EEPROMs ou Memória Flash ?
Abs
Anthon
Nao é muita coincidencia a Ranger ter EXATAMENTE a mesma potencia da Toyota?
Abs!!!
Anthoniusnikos
31/01/2010, 01:31
Desde 2004(sete anos) que esses NGD3.0E apresentam a mesma potência de fábrica, tanto para as Ranger qto. para as Hilux, 163 CV, a Hilux a 3.400 rpm, e as Ranger gritando um pouco mais a 3.800 rpm.
Nessa briga, a Toyota vence pelo aperfeiçoamento e investimento no conforto.
Abs
Anthon
carioca10
31/01/2010, 08:44
Vale pagar mais de R$ 20 mil a mais?
Desde 2004(sete anos) que esses NGD3.0E apresentam a mesma potência de fábrica, tanto para as Ranger qto. para as Hilux, 163 CV, a Hilux a 3.400 rpm, e as Ranger gritando um pouco mais a 3.800 rpm.
Abs
Anthon
Fontenelle
31/01/2010, 10:47
Aqui em Fortaleza a diferença de uma Ranger XLT para um Hilux SRV AT, é de até R$40.000,00.
Hilux SRV AT 07 tá na faixa de R$90.000,00.
Anthoniusnikos
31/01/2010, 11:34
Vale pagar mais de R$ 20 mil a mais?
No meu caso não, pois além do uso social, e longas viagens, principalmente uso a pickup para trabalhos pesados inerentes a minha profissão.
Agora se tivesse o salário(e haja sal...!) do Robinho, que diferença faria R$ 20 ou R$ 40 mil ?
Lembro que na Europa, quando lançaram a Hilux, por volta de 2005, existia a opção das versões 2.5L com uns 140 CV e a versão 3.0E com 170 CV, e preço equivalentes a potência.
Acredito, que a briga entre as montadoras, aquí no Braxola, seria mais interessante se uma delas lançasse duas opções de potência e torque, pois iria atender tanto os velocistas(estradeiros) quanto os torquicistas(trilheiros). Ex.: 170 CV e 40 Kgf.m (original) ; 250 CV e 50 Kgf.m (modificada).
É quase certo que para as montadoras, o custo adicional não passaria de uns R$ 10.000.
Abs
Anthon
carioca10
31/01/2010, 12:25
Anthon,
Perfeito. Se R$ 20 ou 40 mil estivessem "sobrando" para mim, também iria de Hilux.
Abraços,
Felipe
Daniel.Shimomoto
31/01/2010, 14:05
Abs
Anthon
Anthon;
A diferença é que o NGD é um motor fabricado por uma empresa independente, e tem que atender a multiplos mercados, seja de picapes, seja em aplicações mais pesadas. Existe um motorhome australiando equipado com o NGD na versão de 140cv. O mesmo vale para o Sprint.
Já o Toyota é só para a Hilux e SW4 mesmo, então eles podem fazer o que quiser para reduzir ruidos vibrações e peso.
Abs!!!!
Deivid/silveira
31/01/2010, 16:30
Aqui em Fortaleza a diferença de uma Ranger XLT para um Hilux SRV AT, é de até R$40.000,00.
Hilux SRV AT 07 tá na faixa de R$90.000,00.
X 2
A manutenção e ipva da RAnger é + em conta do que a HIlux.
Mas em questão a conforto sem duvida sai + caro.
Boa noite aos colegas :concordo:
Quando questionei sobre viabilidade/custo da instalação da TGV imaginava obter uma curva de torque otimizada, sem modificar outras características do motor.
Ao tomar ciência das opiniões expostas, fiquei com a convicção de pelo menos por enquanto, não compensa tentar instalação de TGV no motor da Ranger 3.0. Além da obtenção de uma turbina apropriada, haveria a questão de reprogramação da central do motor. Concordo com afirmação de que o motor "independente" é empregado em múltiplas aplicações com necessidades distintas, a serem atendidas pelas diferentes montadoras. Também acredito que mudar o chip "chipar"o motor tem custo irrelevante para as montadoras. Se a Ford não desenvolveu o motor com TGV, provávelmente assim procedeu pensando em custos, etc. Quanto à simples alteração na programação, não estou convencido de que seja inócua no que se refere a durabilidade/confiabilidade do motor, que deve durar pelo menos 300.000 Km em condições de manutenção padrão.
Quanto aos comentários adicionais sobre conforto, custo de manutenção, tenho algumas considerações a fazer. Quando comprei a picape em 2005, optei por aquela que apresentava melhor dirigibilidade, pelo menos para o meu perfil; posição do motorista, altura do solo, curso e firmeza de suspensão, custo de manutenção, entre outras.Acredito que melhorando a faixa de torque ( melhor na Hilux ) estaria equacionada a desvantagem. Eu imagino que a instalação da TGV e algumas mudanças, custarão menos que as tais 20. mil pratas de diferença entre a Ranger, Hilux e esta nova da Volkswagen
Walter L. L. Casitta
31/01/2010, 22:13
Quando questionei sobre viabilidade/custo da instalação da TGV imaginava obter uma curva de torque otimizada, sem modificar outras características do motor.
Ao tomar ciência das opiniões expostas, fiquei com a convicção de pelo menos por enquanto, não compensa tentar instalação de TGV no motor da Ranger 3.0. Além da obtenção de uma turbina apropriada, haveria a questão de reprogramação da central do motor. Concordo com afirmação de que o motor "independente" é empregado em múltiplas aplicações com necessidades distintas, a serem atendidas pelas diferentes montadoras. Também acredito que mudar o chip "chipar"o motor tem custo irrelevante para as montadoras. Se a Ford não desenvolveu o motor com TGV, provávelmente assim procedeu pensando em custos, etc. Quanto à simples alteração na programação, não estou convencido de que seja inócua no que se refere a durabilidade/confiabilidade do motor, que deve durar pelo menos 300.000 Km em condições de manutenção padrão.
Quanto aos comentários adicionais sobre conforto, custo de manutenção, tenho algumas considerações a fazer. Quando comprei a picape em 2005, optei por aquela que apresentava melhor dirigibilidade, pelo menos para o meu perfil; posição do motorista, altura do solo, curso e firmeza de suspensão, custo de manutenção, entre outras.Acredito que melhorando a faixa de torque ( melhor na Hilux ) estaria equacionada a desvantagem. Eu imagino que a instalação da TGV e algumas mudanças, custarão menos que as tais 20. mil pratas de diferença entre a Ranger, Hilux e esta nova da Volkswagen
A questão da programação não é custo e sim emissão de poluentes.
Quanto a vida do motor se fosse comprometida pela programação do chip da mesma forma seria com a instalação do TGV. Na verdade os fabricantes sempre irão evitar o TGV. Por melhor que seja não é tão confiável quanto a turbina com WG
O motor da Hilux tem a curva de torque mais plana que o motor da Ranger, porem apesar se não ser tão plana, no motor da Ranger é maior que no da Hilux em qualquer rotação com pico em 38,5Kgf enquanto o da Hilux chega no máximo a 35Kgf...
rogeriomasih
01/02/2010, 00:49
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Daniel.Shimomoto
01/02/2010, 02:27
Quanto a vida do motor se fosse comprometida pela programação do chip da mesma forma seria com a instalação do TGV. Na verdade os fabricantes sempre irão evitar o TGV. Por melhor que seja não é tão confiável quanto a turbina com WG
O motor da Hilux tem a curva de torque mais plana que o motor da Ranger, porem apesar se não ser tão plana, no motor da Ranger é maior que no da Hilux em qualquer rotação com pico em 38,5Kgf enquanto o da Hilux chega no máximo a 35Kgf...
Walter;
Tive pensando nessa colocação sua e realmente a Ford não coloca o VNT nesse motor (NGD) por alguma razão mais séria excluida a de custos.
Acredito que TALVEZ a Ranger perdesse na questão de consumo, uma vez que a turbina comum só trabalhe efetivamente depois das 2.000rpms, o que, se fosse um TGV mecanico (não controlado eletronicamente) já estaria "assoprando" para dentro do motor bem antes disso. Talvez seja essa a "charada" do negócio.
Abs!!!
SAPO-BOMBA
01/02/2010, 02:37
A única razão que vejo pra Ford não ter adotado o TGV é que no NGD o torque máximo já está disponível aos 1600RPM, além do que o custo em si não traria benefício algum nesse sentido ( já que o torque já é muito alto e em regime baixíssimo ) e em termos de durabilidade, um turbo convencional ainda é mais confiável que a TGV. Simples assim...
Anthoniusnikos
02/02/2010, 00:26
Além dessas vantagens, prefiro as Ranger pela capacidade de carga, que é quase o dobro das Hilux.
Abs
Anthon
Anthoniusnikos
02/02/2010, 00:35
Cassita, O motor da Ranger tem 2.968 cm3, Hilux 2.982 cm3; D x curso Ranger 94 x 102,5 e Hilux 96 x 103; taxa de compressão: Ranger 19,5:1 e Hilux 17,9:1 ; Potência Ranger(3800rpm) e Hilux(3400rpm) = 163 CV.
Será que o torque máx. da Hilux de 35 Kgf.m a 1.400 rpm chegaria a ser igual aos 38,7 m.kgf das Ranger se fosse aumentada a taxa de compressão do motor da Hilux para os 19,5:1 das Ranger ?
Abs
Anthon
Walter L. L. Casitta
02/02/2010, 06:42
Cassita, O motor da Ranger tem 2.968 cm3, Hilux 2.982 cm3; D x curso Ranger 94 x 102,5 e Hilux 96 x 103; taxa de compressão: Ranger 19,5:1 e Hilux 17,9:1 ; Potência Ranger(3800rpm) e Hilux(3400rpm) = 163 CV.
Será que o torque máx. da Hilux de 35 Kgf.m a 1.400 rpm chegaria a ser igual aos 38,7 m.kgf das Ranger se fosse aumentada a taxa de compressão do motor da Hilux para os 19,5:1 das Ranger ?
Abs
Anthon
Não sei dizer. Existe um versão do motor Toyota com 190CV na europa. Gostaria de saber quais são as diferenças....
Apesar de antigo Vou aproveitar esse tópico para perguntar:
Amigos vejo vários foristas falando que no caso de usadas preferem comprar a Ranger 2.8 ao invés da 3.0 por ser a segunda eletronica e de alta manutenção quanto a bicos e bomba, filtros etc.
Agora vi outros fazendo menção que a turbina TGV não é tão confiável quanto a WG.
E aí, quem for comprar por exemplo uma Ranger 2005 2.8, a do modelo novo, deve pegar com TGV ou não?
A única 2005 com TGV é a versão XLT né isso?
:pensativo:
OBG.
Desculpem errei no título anterior.
Corrigindo:TGV.
Turbina de Geometria Variável né isso?
:parede:
Mas e aí, alguém sabe responder minha dúvida?
:concordo:
Prezado amigo, sua nomenclatura está correta (TGV). No entanto, os custos de manutenção/reposição deste tipo de turbina são superiores em relação a uma convencional.
Analise melhor e pondere em relação ao que você lê aqui no fórum, já que tem muita opinião tendenciosa ou sem fundamento teórico/prático, sendo pelo "diz que-diz que".
Sem dúvida o motor 3.0 NGD tem um custo de manutenção, se necessário, superior aos tradicionais da ranger (2.5 e 2.8 litros). No entanto, sua qualidade e eficiência é superior a esses outros e vale a pena sim, principalmente nos quesitos potência, torque, conforto no funcionamento e consumo.
Saudações
Marco
NGDaniel
18/01/2011, 07:27
Apesar de antigo Vou aproveitar esse tópico para perguntar:
Amigos vejo vários foristas falando que no caso de usadas preferem comprar a Ranger 2.8 ao invés da 3.0 por ser a segunda eletronica e de alta manutenção quanto a bicos e bomba, filtros etc.
Agora vi outros fazendo menção que a turbina TGV não é tão confiável quanto a WG.
E aí, quem for comprar por exemplo uma Ranger 2005 2.8, a do modelo novo, deve pegar com TGV ou não?
OBG.
A maioria dos comentarios do tipo "Prefiro a 2.8 do que a 3.0" são antigos, praticamente quando do lançamento da 3.0, quando apareceram alguns problemas simples de adequação que eram, à época de dificil diagnóstico, como as peneiras entupidas e etc e a peças eram caras e a manutenção tambem pq ninguem conhecia o motor..
O custo de manutenção das eletronicas está baixando cada vez mais e, ao que parece é mais baixo que a toyota e frontier eletronica, perdendo pra s-10 que notadamente costuma a dar mais problema, no mais, é como o Marco disse.. nao adianta, é a evolução, é inegável a superioridade do conjunto da 3.0..
abs,
Imperador!
18/01/2011, 10:07
Se você estiver se refirindo à 3.0 2005, a única que não tem TGV é a XL. A XLS, XLT e LTD todas tem TGV.
Corrigindo:TGV.
Turbina de Geometria Variável né isso?
Isso mesmo. Turbina de Geometria Variável.
Nas Mit tem VTG (que é o nome em inglês) Variable-Turbine Geometry.
Sem dúvida o motor 3.0 NGD tem um custo de manutenção, se necessário, superior aos tradicionais da ranger (2.5 e 2.8 litros). No entanto, sua qualidade e eficiência é superior a esses outros e vale a pena sim, principalmente nos quesitos potência, torque, conforto no funcionamento e consumo.
X2 :palmas:
Exceto a parte do consumo. Em geral, a 2.8 é um pouco mais econômica que a 3.0. Mas é uma diferença tão ínfima que nem precisa ser considerada.
A maioria dos comentarios do tipo "Prefiro a 2.8 do que a 3.0" são antigos, praticamente quando do lançamento da 3.0, quando apareceram alguns problemas simples de adequação que eram, à época de dificil diagnóstico, como as peneiras entupidas e etc e a peças eram caras e a manutenção tambem pq ninguem conhecia o motor..
O custo de manutenção das eletronicas está baixando cada vez mais e, ao que parece é mais baixo que a toyota e frontier eletronica, perdendo pra s-10 que notadamente costuma a dar mais problema, no mais, é como o Marco disse.. nao adianta, é a evolução, é inegável a superioridade do conjunto da 3.0..
É isso mesmo.
Indico ao colega a leitura do meu tópico onde decidi a viatura que ia trocar. Na época, estava em dúvida entre a Ranger 2.8 e a 3.0.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77956
Só te digo uma coisa, depois que você entra em uma 3.0 e empurra o pé no acelerador, você nem pensa mais na 2.8. :twisted:
Milton C.
18/01/2011, 10:48
abs,
Buenas.
NGDaniel,
Discordo, se comparado com as Frontier e S-10.
Na mecânica que realizo minhas manutenções, é notável gastos superiores com a Ford.
É fato dizer que está baixando, porém ainda é superior.
Abraços!
Daniel.Shimomoto
18/01/2011, 11:59
Se você estiver se refirindo à 3.0 2005, a única que não tem TGV é a XL. A XLS, XLT e LTD todas tem TGV.
Isso mesmo. Turbina de Geometria Variável.
Nas Mit tem VTG (que é o nome em inglês) Variable-Turbine Geometry.
Exceto a parte do consumo. Em geral, a 2.8 é um pouco mais econômica que a 3.0. Mas é uma diferença tão ínfima que nem precisa ser considerada.
É isso mesmo.
Indico ao colega a leitura do meu tópico onde decidi a viatura que ia trocar. Na época, estava em dúvida entre a Ranger 2.8 e a 3.0.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77956
Só te digo uma coisa, depois que você entra em uma 3.0 e empurra o pé no acelerador, você nem pensa mais na 2.8. :twisted:
Imperador;
Não tem Ranger 3.0 com TGV. E essa é a frustração de quem tem uma 3.0...
Consumo são iguais e se maeirar o pé na 3.0 ela chega a fazer até 14,5km/L (15,0km/L no Painel)
Por isso gosto muiito da 2.8 pela facilidade de manutenção, robustez, custo das peças, enfim, pelo conjunto como um todo. Mas a 3.0 tem uma tecnologia embarcada igual a qualquer picape moderna do mercado (exceto Amarok)
Imperador!
18/01/2011, 13:23
Imperador;
Não tem Ranger 3.0 com TGV. E essa é a frustração de quem tem uma 3.0...
Consumo são iguais e se maeirar o pé na 3.0 ela chega a fazer até 14,5km/L (15,0km/L no Painel)
Por isso gosto muiito da 2.8 pela facilidade de manutenção, robustez, custo das peças, enfim, pelo conjunto como um todo. Mas a 3.0 tem uma tecnologia embarcada igual a qualquer picape moderna do mercado (exceto Amarok)
Não entendi agora.
O que vocês chamam de Ranger 3.0 não é essa mesma que eu tenho? Ou existe um modelo intermediário?
No meu mundo... somente a XL não é TGV. As outras são.
Daniel.Shimomoto
18/01/2011, 13:47
Não entendi agora.
O que vocês chamam de Ranger 3.0 não é essa mesma que eu tenho? Ou existe um modelo intermediário?
Imperador, vamos por partes:
-> Ranger ano-modelo 1999-2001 - Motor Maxion HS2.5 turbina WG - Todas as versões
-> Ranger ano-modelo 2002 - Motor Maxion/International HS2.8 com TGV e diferencial 4,10:1 - Todas as versões
-> Ranger ano modelo 2003 até 2005 - Motor HS 2.8 com TGV na versão XLT/Limited e Storm (135cv) e turbina WG (132cv) nas demais versões. O diferencial é o de 3,73:1 nessas Rangers.
-> Ranger ano modelo 2005 em diante - motor International NGD3.0E com turbina WG para todas as versões
Abs!!!!
Não entendi agora.
tem ranger 2005 2,8 e 3,0... nenhuma 3,0 sai de fabrica com turbina TGV, somente as 2,8....
Pequeno jr
18/01/2011, 14:39
-> Ranger ano-modelo 1999-2001 - Motor Maxion HS2.5 turbina WG - Todas as versões
-> Ranger ano-modelo 2002 - Motor Maxion/International HS2.8 com TGV e diferencial 4,10:1 - Todas as versões
-> Ranger ano modelo 2003 até 2005 - Motor HS 2.8 com TGV na versão XLT/Limited e Storm (135cv) e turbina WG (132cv) nas demais versões. O diferencial é o de 3,73:1 nessas Rangers.
-> Ranger ano modelo 2005 em diante - motor International NGD3.0E com turbina WG para todas as versões
Abs!!!!
Certíssimo o que o Daniel postou.
TGV apenas nos motores P.S 2.8 e mesmo assim, deve ser verificado o ano e modelo para saber se tem ou não, conforme ele postou.
Sobre a manutenção do 2.8 B.i para um 3.0 Eletrônico.... é lógico que um eletrônico tem um custo de manutenção alguma coisa superior em comparação com o motor com B.I, mas há de se verificar também que o custo de manutenção deste motor esta em queda vertiginosa. Basta vocês fazerem uma pesquisa aqui mesmo no fórum dos valores que eram pagos no início em um bico injetor logo no lançamento dos motores eletrônicos para hoje em dia.
O bico do NGD se consegue em média por R$ 1200,00, mas dependendo da negóciação, ainda fica mais barato que isso. Bomba de alta que já custou os seus R$ 5500,00 hoje se acha até por R$ 2500 a R$ 3000,00 e ainda está caindo.
Hoje, "sistema de injeção" mais barato no mercado é o dos motores Sprint 2.8 (S-10 e Frontier Eletrônicas). Para terem idéia o Bico injetor dela é em média R$ 1000,00, sendo que aqui mesmo no fórum vocês acham comentários de pessoas que necessitaram trocar o bico e o achou por R$ 900,00. Lembrando que estou falando da manutenção só do sistema de injeção ... pq se for falar de manutenção de outras coisas ... no caso da frontier .. é bem superior, diferente que o milton comentou.
Da mesma forma que ali em 1989 chegaram os primeiros motores a gasolina com injeção eletrõnica e no início, a manutenção era cara d++, problemas mil em vários carros, falta de informação, falta de técnicos competentes e etc ... a mudança de tecnologia no Diesel está sendo da mesma forma. Hoje em dia, nos motores a gasolina, dependendo é claro de alguns fatores, a manutenção de um sistema de injeção a gasolina é mais barata que o velho carburador.
Mais a frente, estaremos da mesma forma lembrando como eram os sistemas com Bombas injetoras e etc.
Ah sim .. falaram mais acima de manutenção e problemas com turbinas com TGV, baixa durabiliadde delas e etc.... Povo .. há casos e casos ... não vamos generalizar. Não tenho é um exemplo, mas várias viaturas com TGV muito acima dos 250.000 rodados e a turbina original. Da mesma forma que já vi TGV indo para o saco com menos de 20.000 rodados (L-200 Sport HPE)... já vi também turbina com WG indo para o saco cedo numa Ranger, acho que foi com uns 15mil se não to errado.... . Tudo é o dono, proprietário, manutenção saber usar o veículo Diesel e etc
O Preço da turbina com WG original Ranger se encontra por ai na casa de R$ 1500 ou menos ... uma TGV na casa de R$ 2000 a R$ 2500,00.
NGDaniel
18/01/2011, 14:59
Hoje, "sistema de injeção" mais barato no mercado é o dos motores Sprint 2.8 (S-10 e Frontier Eletrônicas). Para terem idéia o Bico injetor dela é em média R$ 1000,00, sendo que aqui mesmo no fórum vocês acham comentários de pessoas que necessitaram trocar o bico e o achou por R$ 900,00. Lembrando que estou falando da manutenção só do sistema de injeção ... pq se for falar de manutenção de outras coisas ... no caso da frontier .. é bem superior, diferente que o milton comentou.
D
Corrobando com o que eu disse acima x2 :concordo: Isso ai..
Quando perguntam o custo de manutenção, entendo e digo que é tudo e não somente o sistema de injeção..
abs,
Alagoano
18/01/2011, 18:06
Shimomoto...só uma retificação, a Ranger Storm 2.8 é WG 132cv! Tenho certeza, pq essa foi a nossa última viatura e no documento constava 132cv...
Abs!!
Imperador!
18/01/2011, 20:13
Abs!!!!
:palmas: Muito obrigado cara.
Eu realmente estava misturando as bolas, pois eu pensava que todas Ranger 3.0 (exceto a XL) eram TGV.
O fórum é pra isso mesmo, errar e aprender! :concordo:
Abs!!!!
E quanto ao diferencial.
Há alguma vantagem de um sobre o outro, entre o 4,10:1 e o 3,73:1, aqui citados ?
Lembro que é mais ou menos como a questão de coroa/catraca(pinhão) de moto-bicicleta.
mais dentes na coroa, maior força e menor velocidade final... etc etc etc
Alguém pode explicar sobre os diferenciais usados nas Ranger?
Prezado, quanto menor for a relação, mais longo será o passo do diferencial...
Por exemplo, 4:1, quer dizer que o pinhão girará 4 vezes para cada volta da corôa (transferido às rodas). Então, no caso deste diferencial 3,7:1 que equipa a Ranger, têm-se um ganho em velocidade final e, obviamente uma redução do consumo em marcha e rotação de cruzeiro.
No entanto não é simplesmente ir diminuindo essa proporção, senão ela ficaria sem força. Por isso é que estão inserindo mais marchas nas caixas de câmbio, cada vez mais diminuindo o passo, porém ainda na caixa...
Saudações
Marco
Uma questão meio pessoal mas vou perguntar:
:concordo::concordo:
Aparecendo duas Ranger, mesmo modelo mesma conservação, ambas 2005 e preços proporcionais.
Sendo uma 2.8 e outra 3.0.
Qual vc preferiria??? E por que???
:pensativo: :pensativo: :pensativo:
NGDaniel
23/01/2011, 20:04
Aparecendo duas Ranger, mesmo modelo mesma conservação, ambas 2005 e preços proporcionais.
Acho que uma resposta isenta e boa so pode ser dada por alguem que, no minimo ja teve a 2.8 e ja teve (ou tem) a 3.0...
Alagoano, é contigo...
Imperador!
23/01/2011, 20:46
Eu não tive a 2.8, mas rodei em algumas. Tenho uma 3.0.
A 2.8 anda bem (mais econômica, manutenção mais barata...bla bla bla - tem muita coisa no fórum sobre ela...), mas quando você conhece as duas e senta o pé na 3.0, a dúvida se acaba na mesma hora. Na minha modesta opinião, a 3.0 dá um baile na 2.8, uma surra sem pena.
Eu sugiro que você faça o test drive das duas para decidir. Foi assim que eu decidi pela 3.0, pois na época também estava na dúvida entre a 2004/2005 com motor 2.8 ou na 3.0 (2005/em diante).
FernandoCBS
23/01/2011, 23:48
Eu tenho uma 2.8 com Tgv e dei algumas voltas em 3.0.
Tive a impressõ que 3.0 fica amrrada em baixa rotação, não sei se é pela tgv, msa a 2.8 já sai bem mais forte.
Mas eu comprria 3.0 pois como o amigo ai de cima falou, ela anda mais, ela é mais modern e isso pode influenciar na hora da revenda.
O unico ponto negativo que ACHO, é que tem alguns relatos aqui no forum sobre esse ano ser o primeiro que saiu e ter alguns defeitos que foram corrigidos já.
Mas se eu pudesse compraria uma 3.0 sim, e de preferencia de 2008 pra cima, pois ja pega a suspensão trazeria com amortecedores pro lado de fora, o que ajuda mais ainda.
Abraços...
Olha, sem dúvida iria na mais moderna, que é o caso da 3.0 NGD.
Saudações
Marco
O unico ponto negativo que ACHO, é que tem alguns relatos aqui no forum sobre esse ano ser o primeiro que saiu e ter alguns defeitos que foram corrigidos já.
Mas se eu pudesse compraria uma 3.0 sim, e de preferencia de 2008 pra cima, pois ja pega a suspensão trazeria com amortecedores pro lado de fora, o que ajuda mais ainda.
Abraços...
Amigos Obg pelas dicas.
Fernando o problema é que não posso esticar e pegar uma 2008, aí a razão maior da dúvida.
Quem tiver algo a mais a postar sobre as duas eu agradeço, pois não posso me dar ao luxo de me arrepender, vou financiar parte do carro e aí já sabem, vender depois é prejuízo na certa.
Pequeno Jr.; Edimtruder o que vcs pensam?
Iam de 2.8 ou 3.0 ambas 2005?
Por que??????????????????????????
Walter L. L. Casitta
24/01/2011, 08:49
Eu nem entendi o porque de tantas dúvidas...
Eu nem entendi o porque de tantas dúvidas...
Walter pela forma que tu fala, ou as duas são muito iguais que não se justifica o questionamento ou uma é tão melhor que não resta dúvida.
E aí :?::?::?:
:stop:
Tem duas iguais em ano, modelo etc, a diferença é a motorização
a) tanto faz;
b) a 2.8;
c) a 3.0;
d) NRA.
:D
Carlos A. C. Azevedo
25/01/2011, 00:16
Cara, não depende só do motor, mas sim de como está o carro de uma maneira geral... afinal nao se compra só o motor... tu vai comprar o carro completo.... ou não??(:mrgreen::mrgreen::mrgreen:hahaushusauhsahuh usa)
Eu li por umas paginas atras e estavam dizendo que o o motor da Toy que é proprio, khz sei lá o que, é igual ao NGD... isso não tem nada haver né? alem da unica coisa igual entre ele ser a potencia de 163 cv...
Cara, não depende só do motor, mas sim de como está o carro de uma maneira geral... afinal nao se compra só o motor... tu vai comprar o carro completo.... ou não??(:mrgreen::mrgreen::mrgreen:hahaushusauhsahuh usa)
Eu li por umas paginas atras e estavam dizendo que o o motor da Toy que é proprio, khz sei lá o que, é igual ao NGD... isso não tem nada haver né? alem da unica coisa igual entre ele ser a potencia de 163 cv...
Carlos estamos fazendo a hipótese das duas estarem exatamente com o mesmo estado de conservação. E aí?:pensativo:
Quem conhece sobre o assunto pode realmente não ter dúvidas, mas não é o meu caso.
E o forum é pra isso mesmo: os mais experientes passarem dicas ao menos.
Quanto ao motor, o da Ranger pelo que sei é o International, diferente do da Toyota.
Walter L. L. Casitta
25/01/2011, 08:46
E você acha que existe alguma possibilidade de um 2.8 ser melhor que um 3.0?
Milton C.
25/01/2011, 09:16
:pipoca::pipoca::pipoca:
Abraços!
Imperador!
25/01/2011, 14:36
Não... não. São projetos totalmente diferentes...
Quanto ao 2.8 x 3.0, eu já disse: depois que você pisa num 3.0 nem quer pensar mais na 2.8.
E você acha que existe alguma possibilidade de um 2.8 ser melhor que um 3.0?
A princípio, não. Mas isso depende: tenho uma amigo que saiu de um Pálio 1.0 e pegou um 1.8 e se arrependeu amargamente.
Mas o que questiono é custo-benefício. Acredito que não tenha comparação quanto ao desempenho melhor da 3.0 mas ...
... Mas como existem relatos falando de casos mais frequentes de manutenção na 3.0 além de um custo maior no preço de peças, principalmente na parte de injeção, é que fica a dúvida.
Mas vi relatos de que essa manutenção vem se equiparando com o passar dos anos, afinal a 3.0 já está a 6 anos no mercado.
Outra dúvida seria se as do ano 2005 por serem as primeiras 3.0 vieram com algum problema de estreante.
Mas valeu pela sua opinião Walter.
Imperador!
25/01/2011, 23:25
As primeiras 3.0, até onde sei, não apresentaram nenhum problema crônico.
A questão é que como eram as primeiras eletrônicas, os mecânicos não estavam preparados para ela e acabam tratando o carro como se fosse mecânico.
Mesmo em Fortaleza, já existem boas oficinas, inclusive autorizadas da MWM-International, que tem material, conhecimento e know-how para fazer a manutenção desses motores.
O preço das peças de inejção já foi mais caro e vem baixando gradualmente. Mas está dentro da média do mercado em relação às demais picapes. Sendo o sistema bem tratado, com combustível de qualidade e com trocas regulares dos filtros, não tem o que temer.
Estou te recomendando o tópico que iniciei quando fui trocar de carro. Na época, tinha a mesma dúvida que você... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77956
A princípio, não. Mas isso depende: tenho uma amigo que saiu de um Pálio 1.0 e pegou um 1.8 e se arrependeu amargamente.
Mas o que questiono é custo-benefício. Acredito que não tenha comparação quanto ao desempenho melhor da 3.0 mas ...
... Mas como existem relatos falando de casos mais frequentes de manutenção na 3.0 além de um custo maior no preço de peças, principalmente na parte de injeção, é que fica a dúvida.
Mas vi relatos de que essa manutenção vem se equiparando com o passar dos anos, afinal a 3.0 já está a 6 anos no mercado.
Outra dúvida seria se as do ano 2005 por serem as primeiras 3.0 vieram com algum problema de estreante.
Mas valeu pela sua opinião Walter.
Amigo, tente cotar as turbinas: TGV do motor 2.8 e a simples do motor 3.0.
Começa por aí...Claro, aí muitos vão me questionar - " e os bicos da 3.0???" mas são coisas diferentes, pois troca-se duas turbinas para se pensar em trocar os bicos de qualquer motor.
De resto, prefira sempre um motor que esteja em linha e com tecnologia moderna...
Saudações e boa escolha.
Marco
As primeiras 3.0, até onde sei, não apresentaram nenhum problema crônico.
A questão é que como eram as primeiras eletrônicas, os mecânicos não estavam preparados para ela e acabam tratando o carro como se fosse mecânico.
Estou te recomendando o tópico que iniciei quando fui trocar de carro. Na época, tinha a mesma dúvida que você... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77956
Poxa se eu encontrasse uma Ranger como a sua também não tinha mais dúvidas. O carro tá novíssimo.
:dance:
Imperador!
27/01/2011, 07:30
Poxa se eu encontrasse uma Ranger como a sua também não tinha mais dúvidas. O carro tá novíssimo.
:dance:
É, cara...
Procurando você acha... quando eu fui comprar a minha eu encontrei uma preta novíssima -com motor 2.8 2004/2005 - também Auto Shopping José Bastos... tava balançado entre as duas.
Em Fortaleza, onde a Ranger não é valorizada, é mais fácil você encontrar uma inteira.
Começa pesquisando nos classificados e no carrobom.com.br.
Boa sorte!
Pequeno jr
27/01/2011, 08:07
Amigos Obg pelas dicas.
Fernando o problema é que não posso esticar e pegar uma 2008, aí a razão maior da dúvida.
Quem tiver algo a mais a postar sobre as duas eu agradeço, pois não posso me dar ao luxo de me arrepender, vou financiar parte do carro e aí já sabem, vender depois é prejuízo na certa.
Pequeno Jr.; Edimtruder o que vcs pensam?
Iam de 2.8 ou 3.0 ambas 2005?
Por que??????????????????????????
Duas em mesmo estado impecável de conservação, manutenção em dia, sem dúvida eu iria para uma 3.0.
Muita coisa que rolou com as Ranger em 2005 foi como já disseram, falta de mecânico especializado.
Não conheço a área automotiva ai em Fortaleza ... mas se for ver pela quantidade de troller 3.0 que tem por ai chipado e fuçados, é sinal que já tem pessoas entendidas por ai, além de que sempre vejo o pessoal da área troller comentar q qdo precisam de peças, vão nas autorizadas MWM da sua cidade.
O negócio é como o imperador falou ... pesquisar com calma, sem pressa que aparece uma Ranger no mesmo jeito da dele.
Duas em mesmo estado impecável de conservação, manutenção em dia, sem dúvida eu iria para uma 3.0.
Muita coisa que rolou com as Ranger em 2005 foi como já disseram, falta de mecânico especializado.
Não conheço a área automotiva ai em Fortaleza ... mas se for ver pela quantidade de troller 3.0 que tem por ai chipado e fuçados, é sinal que já tem pessoas entendidas por ai, além de que sempre vejo o pessoal da área troller comentar q qdo precisam de peças, vão nas autorizadas MWM da sua cidade.
O negócio é como o imperador falou ... pesquisar com calma, sem pressa que aparece uma Ranger no mesmo jeito da dele.
Como sempre, posts claros, precisos e concisos.:concordo:
Valeu Pequeno, vc é grande. :grin:
Amigos apesar de estar pendendo para uma 2.8 com modelo 2005, estou vendo nos relatos que pode se pegar uma 3.0 sem medo, basta ter procedencia.
OBG a todos.