PDA

Ver Versão Completa : JPX com motor Maxxion 2.5



cristian_cunha
04/02/2005, 10:55
Olá pessoal.
Antes de mais nada, desejo a todos um ótimo 2005 (apesar do atraso =).
Vi um Jota com motor maxxion 2.5 turbo, freio a disco nas 4 rodas, etc....
Como desejo muito ter um JPX (apesar de ter planos só para o começo do ano que vem), ando pesquisando, vendo os fóruns, para me atualizar das informações e para ir projetando essa aquisição no futuro.
Gostaria de saber se o jipão fica bom com esse motor e se seria necessário trocar o câmbio ou algo assim.

PS: Ah vi também um com mecânica de Hilux, será que é bom?

Muito obrigado.
Abraços
Cristian Cesar Cunha

gvogetta
04/02/2005, 11:11
Caro Cristian,


Os JPX, pelas dificuldades com o motor original Peugeot XUD-9A, estão lentamente "migrando" para outros motores, de manutenção mais fácil e barata e com mais confiabilidade. É o caso de muitos jotas repotencializados com motores MWM Sprint, Maxion HS 2.5 e 2.8, Toyota Hilux, VW família AP (álcool, gasolina e diesel) e os GM 4.1 para citar apenas os mais comuns...

Todos têm seus prós e contras e seus defensores ferrenhos. Dos diesel, o MWm é sem dúvida uma das melhores opções por ser um dos que melhor se adapta à estrutura do Jota e ser dos mais fáceis de se adaptar. Os Maxion 2.5 e Hilux também ficam muito bons mas com um grau de dificuldade um pouco maior. Os Maxion 2.8 seriam, por assim dizer, a terceira melhor opção devido ao maior peso e volume, o que dificulta um pouco mais a sua instalação no JPX. Em seguida vêm os demais motores...

Nestas adaptações com diesel geralmente se abandona o câmbio original, caso ele seja o Peugeot BA-7/5, que normalmente não apresenta confiabilidade necessária para os motores com maior torque, como o MWM e Maxion. Nestes casos usa-se câmbios Eaton (Clark) ou ZF, muitas vezes adquiridos juntamente com o novo motor... Lembrando que no caso da mecânica Hilux há um detalhe: normalmente se usa a mecânica toda da Hilux (motor, câmbio e eixos/diferenciais) em função das peculiaridades da posição dos cardãs e das bolas dos diferenciais, que são centralizados nos eixos.

Todas as adaptações citadas ficam boas no JPX, desde que bem executadas. O veículo ganha desempenho, confiabilidade e torna-se de manutenção mais barata em relação ao conjunto mecânico original.

Saudações,

cristian_cunha
04/02/2005, 11:37
Caro Getulio.
Gostaria de agradecer pela aula, cada vez mais confirmo minha vontade pelo JPX e percebo a qualidade e a união deste fórum.
Um grande abraço
Cristian

ricardolm
04/02/2005, 21:49
Caros,

Aproveitando o topico "motor", nao sei se alguem viu este anuncio http://www.rolo4x4.com.br/anuncio.asp?md=8&ct=1&an=0

Vou colocar o anuncio abaixo, mas acho muiiiiiito dificil ele conseguir vender por este preço:

Jpx 2.8 MWM turbo diesel intercooler 96/96 branco capota de fibra com adesivos personalizados Interior: alarme positron, bancos de corvin náutico preto com encosto de cabeça laranja, teto em carpete, console de teto com radio mp3 pionner e radio py, 4 alto-falantes 6/9, 2 de 12 “e 2 de 6, com uma potencia boss 2000. Ar condicionado, direção hidráulica, tração e reduzida por cabos em uma alavanca. Relógio, inclinometro, manômetro do turbo, luzes na frente e atrás. Exterior: adesivos personalizados, escape auto, engate bola, pontes de ancoragem na frente e atrás, guincho ramsey 9000 (4000kg, 1 mês de uso), pneus bfgoodrich mud novos 33x12,5 montados em rodas cromadas de 8 “polegadas (não desagrega o pneu) , toowbar . A partir de um jpx ano 96 adaptou-se um troller 2001, motor, cambio, eixos. Jpx: 35.000,00 Guincho: 3200,00 Toowbar: 350,00 Pneus: 4000,00 Rodas: 1300,00 Som: 3000,00 Radio py: 750,00 -------- 47.600,00 VENDO POR 45000,00 , COM URGENCIA PARA COMPRA DE UM IMOVEL.

[]s

ps. nao eh meu este anuncio apenas postei pois achei interessante (mas eu nao pagaria) :mrgreen:

gvogetta
07/02/2005, 15:53
Caro Ricardo,

Ele anunciou aqui no Fórum também... Está na seção Classificados...

Exatamente o que você achou interessante? Por quê não pagaria?

AdrianoJPX
08/02/2005, 21:18
Eu também não pagaria por este, porém tenho coragem de gastar essa quantia no meu.
Qual a graça de comprar um carro desses?
No meu entendimento possuir um autêntico 4x4, como o JPX, é a arte de vc comprar um em estado mais ou menos e deixá-lo em estado excelente, personalizado.
O prazer que se tem em preparar a vtr do seu jeito e gosto, gastando uma certa grana com ela é muito maior do que vc comprar um veículo todo prontinho. Essa prática é pra carro de passeio e não para um JPX.
Embora isso possa parecer masoquismo, mas a sensação que eu tenho quando vou buscar o J na oficina, após algum upgrade é muito boa, quase orgasmática :D.
O JPX do anúncio é realmente fantástico, pelo menos por foto, e espero deixar o meu desse mesmo jeito, e aposto que ele vale cada centavo que o dono está pedindo, mas.....me desculpem....eu não o compraria....
Pelo simples fato de que eu estaria me privando das dores de cabeça, preocupações e principalmente das alegrias que todo proprietário de um JPX deve ter o prazer em passar.
Desculpem o momento filosófico, mas fica a pergunta:

E VCS? COMPRARIAM UM CARRO DESSES?
OU EU ESTOU FICANDO COMPLETAMENTE MALUCO?
[]S apaixonados pelo meu JPX

ricardolm
09/02/2005, 11:51
Ola Getulio, beleza?

Bem, eu acho que nao vale, se ele "pegou" um Troller e montou em cima do chassis do Jota, entao eu compro um Troller e nao um Jota :?

E tambem por R$45.000,00 eu consigo comprar 2 jotas! :D :D :D :D

[]s ainda nao convencido que compensa investir $45k neste JoTroller.

gvogetta
01/03/2005, 01:24
Ricardo,

Como diz o ditado, tem loco para tudo. Basta ver o Aranha de Prata, que é um dos mais belos JPX "customizados" que existem hoje. Deve valer mais de R$ 60 mil pelo que foi feito no jipe.

Concordo com o Adriano:


Eu também não pagaria por este, porém tenho coragem de gastar essa quantia no meu.
Qual a graça de comprar um carro desses?
No meu entendimento possuir um autêntico 4x4, como o JPX, é a arte de vc comprar um em estado mais ou menos e deixá-lo em estado excelente, personalizado.
O prazer que se tem em preparar a vtr do seu jeito e gosto, gastando uma certa grana com ela é muito maior do que vc comprar um veículo todo prontinho. . .

Mas acho que tem público para tudo. Há os que como nós gostam de fuçar na graxa e há os que gostam do "plug and play"... Exemplo disso foi já terem me oferecido, em mais de uma ocasião, cerca de R$ 30 mil no Panzer mesmo ele estando com a motorização original (XUD), ofertas que recusei...

Como diz a propaganda: há coisas que o dinheiro não compra. Para as outras existe o M...

Saudações,