Conectar

Ver Versão Completa : Quem conhece esses detalhes de carroceria?

fbmiguel4x4
04/02/2005, 10:22
Parabéns pela qualidade das explicações e conhecimento. Estou aprendendo muito lendo as mensagens.

Comprei meu primeiro jeep um CJ-5 faz pouco tempo, ano 56 e já está com algumas melhorias:
motor de opala 4cc gasolina,
caixa de 4 marchas do jeep,
freio assistido com disco nas rodas dianteira,
roda livre,
pedaleira suspensa
e direção de santana.

Falta pneus e guincho, mas já foi até a Placa com ele.
Minha dúvida é sobre a carroceria, está muito nova (ou conservada) para ser original. É de lata e possui uns detalhes que considero raro, pois é difícil ver outra viatura igual. Saberiam dizer se é original ou de qual ano?

Abraço

_____
O|||O Miguel
Wiilys 56 - São Paulo - SP

Sérgio Góz
04/02/2005, 10:31
Miguel,
O meu não tem esses cortes indicados na lateral não. Como referencia o meu é 64.
Valeu :!:

Lucianom38a1
04/02/2005, 10:51
FBMiguel,

O ressalto envolta do bocal do tanque de gasolina é herança do M38a1, que deu origem ao CJ-5, pois este possuia a boca do tanque no padrão militar, que é bem maior.
O outro ressalto é para o suporte da capota, que fica encaixada ali.

Os CJ-5 americanos sempre foram assim. Os nacionais, não tenho certeza, mas acho que de 1955 até 1958 (o pessoal do fórum com certeza sabe)
Segue as fotos

[]'s

Alexandre Magno
04/02/2005, 10:52
Seu CJ não foi fabricado no Brasil. Já vi esse detalhe antes, na revista 4x4 & CIA, com essa informação. Parece que era comum a importação, naquela época, para exército, empresas etc.

Ronaldo B.
04/02/2005, 10:59
Miguel,

Em 1954 a Willys lançou o CJ5, esses detalhes que aparecem na foto, foram introduzidos no jeep nesse ano, mas não sei te dizer até quando esse detalhes na carroceria permaneceram.

Tenta procurar alguma foto de um CJ entre 54 e 59 que pode ser que você veja esses detalhes. Abaixo coloquei uma foto de um jeep 54, o primeiro CJ5, mas tá muito pequena porque foi retirada de um manual escaneado em baixa resolução, mas dá prá perceber o detalhe na lateral.

[]´s

elcio
04/02/2005, 11:06
esses ressaltos sao caracteristicas dos cj´s importados ate 1957.
ja os fabricados aqui (>=1958)ja nao os possuem mais.
se o jeep tiver esse ressalto com certeza ainda se trata dos importados.

Ronaldo:

o CJ5 passou a ser fabricado em 1955, ja na epoca contava com esse ressalto, da pra ter uma ideia na pagina abaixo:
http://www.thekick.nl/500-history/507/507.htm
[]´s

cristiano
04/02/2005, 11:28
o meu também não... é 62... tem mais algumas fotos do resto da carroceria ?

fbmiguel4x4
04/02/2005, 11:28
Não falei que o pessoal aqui é fera!!!

Então chego a conclusão que ela realmente é original, pois no doc marca/modelo está: IMP/WILLY OVERLAND. 56/56

Impressionante o estado de conservação dela (e não tem massa).

Valeu Obrigado

fbmiguel4x4
04/02/2005, 11:46
o meu também não... é 62... tem mais algumas fotos do resto da carroceria ?

Cristiano pediu vou dar um zoom no meu avatar.

Abraço

Ronaldo B.
04/02/2005, 13:53
Ronaldo:

o CJ5 passou a ser fabricado em 1955, ja na epoca contava com esse ressalto, da pra ter uma ideia na pagina abaixo:
http://www.thekick.nl/500-history/507/507.htm
[]´s

Elcio,

Muito legal esse site que você enviou o link.... não conhecia....muito 10 !!! :D

A informação que o CJ5 passou a ser fabricado à partir de 1954 eu li no mesmo artigo de onde tirei a foto que coloquei acima, mas nem sempre as informações estão corretas.... :oops:

Acho que a informação correta deve ser a que está no site que você enviou o link, ou seja 1955.

[]´s

cristiano
04/02/2005, 14:27
muito bonito o jeep... parabéns!!

Parece que entre a grade e o parachoque dianteiro tem uma tela ? não consegui ver direito, o que é aquilo ali ?

fbmiguel4x4
04/02/2005, 14:35
Puts! o pessoal me aluga direto por causa dessa grade, dizem que é uma churrasqueira heh heh! Só falta acender a fogueira em baixo. É só uma grade mesmo no lugar onde será instalado o Warn futuramente.

Obrigado
Abração

Santoro
04/02/2005, 14:48
ue , na hora do aperto , e da fome serve de churrasqueira tb hehehehe

w@ldo
04/02/2005, 14:58
O meu é 57 e a carroceria é igual, realmente só tem isso nos importados, porém a minha carroceria esta detonada, uma nova em fibra chega no final do mês...
Vc falou de guincho, veja o Work, é nacional e assistência deles é 10.... tenho um 9500 que ja me ajudou muito!!!

Chacal do Pantanal
04/02/2005, 15:07
Além desse detalhes, no capô também tinha um local marcado, provavelmente para instalação do snorkel e no torpedo, no lado do passageiro havia também como que uma tampa.

fbmiguel4x4
04/02/2005, 15:21
Waldo!
Valeu a dica tô lendo tudo sobre guincho agora!

Chacal!
No meu não tem esse outros detalhes que você comentou.
Entre o capô e o parabrisa do lado do zequinha, tem uma enorme "tampa de escotilha" para capturar ar, mas está lacrada.

Obrigadão

Chacal do Pantanal
04/02/2005, 15:24
Essa é a tampa do torpedo que eu falei, no capô do mesmo lado tem um detalhe que eu citei na mensagem, mas como o capô é facil de ser trocado, talvez o seu não seja original.

[]´s

w@ldo
04/02/2005, 15:25
É isso ai Miguem, eu estava vendo na Donatti e eles tem um Work 12000 compacto por 2.900, o 9.000 está mais de 3.000, não sei o que eles fizeram, e ainda vem com patesca!!!
Quanto a portinha de snorkel, o meu tem, fica no capô na lateral do lado direito, perto da parte de traz... e a portinhola que vc fala, é para refrigeração interna, a minha não abre tmb... :shock:

w@ldo
04/02/2005, 15:32
veja alguns detalhes...

elcio
04/02/2005, 15:49
essa entrada ao lado do capo servia para ligar uma tomada de força.
um cabo passava por ali e vc podia fechar o capo sem o perigo de cortar ou amassar esse cabo.
o jeep geralmente ficava com o motor ligado fornecendo energia, como um gerador.
provavelmente isso eh herança militar , onde se usava essa tomada de força para iluminar acampamento entre outras utilidades - regalias apenas de oficiais com patentes mais graduadas.
nao tenho o link, em ingles, de onde tirei essa informaçao. assim que eu achar novamente eu posto aki.
agora essa "tampa" foi selada na versao civil.
ela era utilizada como cartucheira de .30 ou .50 nos veiculos onde possuia uma metralhadora.
apos os anos 60 ela virou uma escotilha de ar que so serve pra vazar agua.
Ronaldo, eu tinha milhares de links com tudo que eh informaçao sobre jeeps e afins.
mas quando eu formatei o hd esqueci de salvar os favoritos e quando me lembrei ja era tarde. :evil:
nao fiquei muito feliz com essa burrada.
[]´s

w@ldo
04/02/2005, 15:51
Jura??? eu tinha certeza que era para snorkel, mais pensando bem eles não utilizavam esse equipamento naquela época... mais da certinho!!!

elcio
04/02/2005, 16:01
em tempo:

sob aquela tampa tambem eram guardadas ferramentas, lanternas, kit de 1 socorros, mapas e varios objetos.

[]´s

fbmiguel4x4
04/02/2005, 16:16
Valeu Elcio, mais uma aulinha de história!
Acabei de constatar que o capo do jiponga não é original.

Abraço

Lucianom38a1
04/02/2005, 16:34
Todos esses detalhes eram necessários pois uma das grandes diferença dos M38 para os antigos "42" é que este foi projetado com um sistema elétrico blindado para que a viatura pudesse andar totalmente submerso.

Embaixo daquela tampa, ia na verdade as 2 x baterias de 12 volts, que ligadas em série geravam 24 Volts.
Como o Jeep tinha o sistema elétrico blindado (Distribuidor, cabos, velas, alimentação...) as baterias ficavam isoladas nesta caixa.

Esse modelo também tem um sistema de pressurização / ventilação de algumas partes:
Caixa seca,
Cilindro mestre do freio,
Distribuidor blindado, cabos de vela e vela,
Respiro do tanque;
Limpadores do para-brisa a vácuo;
Diferenciais

Esta tubulação estava ligado na entrada da bomba de vácuo e também no filtro de ar. Do filtro de ar saia o Snorkel, que completava o sistema, (aquele recorte no capô era para isso, que depois sobe por um suporte paralelo ao vidro).
Apenas para completar, o M38A1 tinha uma tomada de força, que ficava logo a frente da porta do passageiro, que ia ligado diretamente à bateria. Era útil, pois como a bateria ficava isolada, era complicado fazer uma "chupeta" por exemplo.

Com certeza muito dessas coisas iriam ser bem vindas nas nossas trilhas :)

[]'s

fbmiguel4x4
04/02/2005, 16:54
Show de bola, mais uma senhora aula!!!!

Obrigado

Beto Lacerda
09/02/2005, 22:24
e pq nos cj5 , 57 , somente nos 57 e em mais nenhum ano, na lateral esta escrito JEEP com os E e o P maiusculos ( em qqer outro é Jeep só o J Maiusculo ) ??
[]'s

fbmiguel4x4
10/02/2005, 12:35
Beto escreveu:

e pq nos cj5 , 57 , somente nos 57 e em mais nenhum ano, na lateral esta escrito JEEP com os E e o P maiusculos ( em qqer outro é Jeep só o J Maiusculo ) ??

Beto, o meu é 56 e tem JEEP escrito com maiúsculas.

Abraço

_____
O|||O Miguel

Beto Lacerda
10/02/2005, 15:03
Beto escreveu:

Beto, o meu é 56 e tem JEEP escrito com maiúsculas.

Abraço

_____
O|||O Miguel
estranho pelo que sabia só os 57 tem os E maiusculos ... , tem a grade do radiador diferente por dentro tb ...
[]'s

Tatão
19/02/2005, 14:10
estranho pelo que sabia só os 57 tem os E maiusculos ... , tem a grade do radiador diferente por dentro tb ...
[]'s

UAU :shock: :shock: :shock: detalhes fascinantes, todo dia se aprende coisa nova no mundo do JEEP

Sergio Rocha
19/02/2005, 14:41
Detalhes estranhos ?

E quem conhece essa ?
Está gravado na caixa de ferramentas do cj3a
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/c6491df303ed210cb177d2a97ce69fa6.jpg

Alexandre Vaz Ferreira
19/02/2005, 21:15
Pessoal

Pra encrementar um pouco...
Essa carroceria foi discutida há algum tempo...
deem uma olhada :wink:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=866&start=0

um abração