PDA

Ver Versão Completa : Desligar Air Bag - Pajero Full 2001

dkrabbe
24/01/2010, 22:01
Colegas, boa noite.

Devido a utilizar o carro em competições, em que existe aparelhos de navegação localizados no lado do passageiro (e com grandes restrições de serem colocados em outros lugares), tenho forte interesse em desligar o Air Bag do passageiro nestas situações.

Alguém já fez este serviço?

Se sim, devem ser desligados ambos (motorista e passageiro)?

Se sim, é possível colocar uma chave "on / off". Tô lendo bastante material a respeito e nos EUA já existem lei que permite se instalar esta chave "on / off" para situações em que o passageiro corra risco de vida caso o Air Bag seja acionado, mesmo que estas chaves não venham instaladas originalmente pela fábrica.

Abraços

Daniel Krabbe

Marcello Ladeira
24/01/2010, 22:11
DK já vi em carros aqui no Brasil essa possibilidade de ligar e desligar o airbag do passageiro... se não me engano a Dakota tinha e ela era ligada/desligada com a chave do próprio veículo... acho isso mais prudente do que apenas remover o Airbag... vamos ver se essa semana arrumo tempo aqui em BH para pesquisar isso.

Abs,

cRiPpLe_rOoStEr
24/01/2010, 22:40
Devido a utilizar o carro em competições, em que existe aparelhos de navegação localizados no lado do passageiro (e com grandes restrições de serem colocados em outros lugares), tenho forte interesse em desligar o Air Bag do passageiro nestas situações.

eu achava que o pajero ja vinha de série com a chave para desativar o airbag... achava até que ja era obrigatória nos states...

nunca vi desativarem o airbag do motorista, só o do passageiro...

ROAD TECH
25/01/2010, 00:25
Colegas, boa noite.

Alguém já fez este serviço?

Se sim, é possível colocar uma chave "on / off". Tô lendo bastante material a respeito e nos EUA já existem lei que permite se instalar esta chave "on / off" para situações em que o passageiro corra risco de vida caso o Air Bag seja acionado, mesmo que estas chaves não venham instaladas originalmente pela fábrica.

Abraços

Daniel Krabbe

Olá Daniel,

A melhor opção seria mesmo a colocação de uma chave para inativar o air bag LD. Como já foi comentado, diversos modelos comercializados no mercado norte-americano vinham com chave própria para desativar apenas o airbag no lado do passageiro.

Já viu se há fusíveis para os airbags? Se sim, basta retirá-lo. Uma luz de advertência deve acender no painel.

Tenho o manual de serviço completo, incluindo o sistema SRS (airbags) da Pajero Sport. Lá aparecem a localização de todos os componentes. Pode ser uma referência para vc tentar achar os mesmos itens na sua Pajero Full. Está em PDF. Tentei extrair somente o capítulo 52B, mas não consegui. Alguma dica de como fazer isso?

sds,

Octávio

ROAD TECH
25/01/2010, 00:36
Olá Daniel,

Dê uma olhada nesse link:

http://www.4x4extremesports.com/Manuals/PajeroSport/52.pdf.

Repare que há conector elétrico no módulo do airbag do lado passageiro. Talvez se vc "chavear" esse conector vc consiga desativá-lo.

ATENÇÃO: Antes de tentar qualquer coisa leia atentamente as precauções ao mexer nos sistema de airbags. Há riscos envolvidos. Tá avisado, ok?

Boa sorte,

Octávio

Renato Fraga
25/01/2010, 01:37
Pois bem conforme já observaram anteriormente, a Dakota realmente possui uma chave para desligar o air bag do lado direito. Ao que eu sei, toda pick up cabine simples dotada de duplo air bag obrigatóriamente deve ter esse interruptor, pois dependendo da estatura do passageiro, principalmente crianças, o air bag pode ser perigoso.

Se não estouo enganado, nas Rangers STX também tinha algo do tipo.

Recentemente procurei um auto elétrico solicitanto exatamente para colocar um interruptor no air bag do motorista afim de evitar que o mesmo acione inadvertidamente quando eu estiver fazendo minhar trilhas.

Apesar de não ter feito ainda o serviço, a idéia foi de associar o air bag do motorista ao interruptor já existente. Assi, ao virar a chave, desligarei ambos didpositivos. Ao menos fica um serviço mais limpo.

Quando fizer tal operação tentarei ducumentar para postar aqui.

Abraços

cRiPpLe_rOoStEr
25/01/2010, 05:45
Pois bem conforme já observaram anteriormente, a Dakota realmente possui uma chave para desligar o air bag do lado direito. Ao que eu sei, toda pick up cabine simples dotada de duplo air bag obrigatóriamente deve ter esse interruptor, pois dependendo da estatura do passageiro, principalmente crianças, o air bag pode ser perigoso.

é obrigatório nos estados unidos, mas no brasil não acredito que seja... no youtube tem uns videos em que aparecem crash-tests simulando o uso de um "bebê-conforto" no banco da frente... a propósito: continua proibido levar crianças com menos de 10 anos no banco dianteiro?

dkrabbe
25/01/2010, 09:44
Olá Daniel,

Repare que há conector elétrico no módulo do airbag do lado passageiro. Talvez se vc "chavear" esse conector vc consiga desativá-lo.

ATENÇÃO: Antes de tentar qualquer coisa leia atentamente as precauções ao mexer nos sistema de airbags. Há riscos envolvidos. Tá avisado, ok?

Boa sorte,

Octávio
Fala Octávio !!

Vou dar uma olhada em casa com calma no link que vc postou. Me preocupa MUITO ter os intrumentos de navegação arremessados contra a Mônica. Enquanto não resolver este assunto, nada de correr ou treinos inclusive.

Sei que mecher no sistema de Air Bag é MUITO perigoso (tem de estar com a chave desligada e tudo mais...lí todas as 12 páginas do manual sobre o assunto e algumas delas mais de uma vez). A Virage MIT aqui de S.J.Campos inclusive não meche neste sistema e com isto ontem mesmo já mandei um e-mail para o SAC da MIT sobre este assunto, dizendo que tem de desativar, pois é uma incoereência ter este sistema ativo em provas do MMS. Para ratificar esta minha posição, mandei para o DETLEF também.

Vamos conversando, vendo as opções e ver no que vai dar.....

Abs

DK

Renato Fraga
25/01/2010, 10:14
é obrigatório nos estados unidos, mas no brasil não acredito que seja... no youtube tem uns videos em que aparecem crash-tests simulando o uso de um "bebê-conforto" no banco da frente... a propósito: continua proibido levar crianças com menos de 10 anos no banco dianteiro?

Pois bem, eu acredito que aqui no Brasil deva ser obrigatório também, bem como na maioria dos países que comercializam Pick Ups cabine simples com duplo air Bag.

Vejam que essa regra se vale apenas para veículos dessa configuração.

De resto, é obrigatório o transporte de crianças no banco trazeiro no respectivo acessório de retenção em acordo com a estatura e idade dessa criança. Excessão é feita para as pick ups que não possuem o banco trazeiro e por isso a necessidade da inutilização do air bag, mas não dispensando o dispositivo de retenção adequado.

Lembrem-se que o air bag pra funcionar devidamente , deve contar com o uso do cinto de segurança. Ao ser projetado é levado em consideração a estatura de uma pessoa mediana, a partir de uma certa idade provavelmente maiores de 10 anos.

Portanto, num carro equipado com ari bag mais do que nunca, crianças no banco de traz.

E motoristas de pequena estatura devem avaliar bem o riso e o benefício de adquirir um veículo dotado de air bag.

Abraços

Marcello Ladeira
25/01/2010, 11:06
Octávio pelas informações que me foram passadas o fuzivel delisga outras coisas além dos airbags, portanto não é a melhor saída.

Abs,

cRiPpLe_rOoStEr
25/01/2010, 18:24
Pois bem, eu acredito que aqui no Brasil deva ser obrigatório também, bem como na maioria dos países que comercializam Pick Ups cabine simples com duplo air Bag.

Vejam que essa regra se vale apenas para veículos dessa configuração.

De resto, é obrigatório o transporte de crianças no banco trazeiro no respectivo acessório de retenção em acordo com a estatura e idade dessa criança. Excessão é feita para as pick ups que não possuem o banco trazeiro e por isso a necessidade da inutilização do air bag, mas não dispensando o dispositivo de retenção adequado.

alguns esportivos com apenas 2 lugares tb tem essa chave para desativar o airbag (mas quem vai usar uma ferrari para levar o filho para a creche? a namorada de um jogador de futebol ou de um traficante colombiano???)... fora isso, ja vi diversos modelos com airbag duplo de diferentes categorias, incluindo "soccer-mom vans" e modelos compactos (golf, audi a3), com essa chave... acredito até que nos states seja obrigatório em todas as categorias...

Lembrem-se que o air bag pra funcionar devidamente , deve contar com o uso do cinto de segurança.

ainda tem quem diga que um airbag padrão americano, que costuma ser maior e inflar mais rápido, dispensa o uso do cinto de segurança :putz:
teve até um caso em que uma criança de 4 anos morreu depois do acionamento do airbag de uma dodge caravan pq estava sem cinto...

Ao ser projetado é levado em consideração a estatura de uma pessoa mediana, a partir de uma certa idade provavelmente maiores de 10 anos.

E motoristas de pequena estatura devem avaliar bem o riso e o benefício de adquirir um veículo dotado de air bag.

a partir de 2014 não vão mais poder escolher carro novo sem airbag :twisted:
aí o jeito é trocar o volante, como alguns anões e obesos fazem...

dkrabbe
25/01/2010, 18:59
Olá Daniel,

Boa sorte,

Octávio

Fala meninos,

Após este (grande) link postado pelo Octávio, resolvi verificar "in loco" como era o conector do Air Bag do passageiro.

Antes de tudo, abro um parêntesis e informo aos que (ainda) não me conhecem que se existe um cara que lê tintim por tintim (por isto o Octávio posta..rs) e tenta fazer os itens com a maior segurança possível, eu sou um deles, obviamente assim como muitissimos colegas aqui do Fórum. Caso alguém queira se aventurar a fazer o mesmo procedimento abaixo (muitos devem ter esta necessidade), apesar de MUITO simples, por favor leia todas as informações do manual assim como todas as recomendações do link acima. Em caso de dúvidas, é não mecha !!! Pode ser que alguma informação abaixo tenha escapado e não nos responsabilizamos, ok?

Procedimento (favor consultar o manual e o link acima)

1 ) Desligar o carro e deixar a posição da chave em "LOCK". Nenhuma luz no painel deve ser observada. Se estiver, NÃO MECHA!!

2 ) Aguardar 1 minuto. Os Air Bags costumam reter energia por um período de tempo (segundo link).

3 ) Remover os 6 parafusos do porta luvas logo abaixo do Air Bag (necessário chave Philips)

4 ) Puxar o porta-luvas para fora

5 ) Abrir o segundo porta-luva, facilitando o acesso ao conector

6 ) Levantar a trava verde do conector

7 ) Com um alicate de bico fino, puxar o conector para baixo (evite ao máximo estar localizado de cara com o Air Bag...nunca se sabe...)

8 ) Proteger o conector com uma fita. Caso os contatos toquem em alguma parte metálica do carro, uma "corrente parasita" pode vir a acionar o Air Bag em qualquer situação, que seria MUITO PIOR do que o risco de vir a ter uma colisão em provas.

9) Virar a chave para a posição "ON". A luz do SRS deve se manter acesa.

Abraços

Daniel Krabbe

ps1: o próximo passo é pensar num conector que fique instalado no console do carro e que permita ligar e desligar com menor esforço, se bem que este procedimento não demorou 5 minutos

ps2: acho incrível um carro como a Pajero Full, com computador de bordo, bússula, ABS, sensor de deslizamento nas rodas etc etc não venha a ter um conector num sistema desses :parede:

ROAD TECH
25/01/2010, 22:02
Olá Daniel,

Fico satisfeito do link ter fornecido os subsídios para vc mexer na "barca".

Acho que vc já fez o trabalho mais difícil, que foi ler todo o manual sobre os airbags (rsrsrsr).

Se vc "interromper" um dos fios que leva o sinal do módulo ao airbag, colocando uma chave on-off em série, vc conseguirá fazer a desativação somente do sistema do lado direito.

Chamo a sua atenção para o fato de que tal procedimento poderá gerar conflito com a seguradora, em caso de sinistro. Os caras são mestres em achar "pêlo em casca de ôvo".

Não deixe de postar as suas novas "descobertas" para os colegas.
Sds,

Octávio

cRiPpLe_rOoStEr
26/01/2010, 00:52
Chamo a sua atenção para o fato de que tal procedimento poderá gerar conflito com a seguradora, em caso de sinistro. Os caras são mestres em achar "pêlo em casca de ôvo".

esses malas das seguradoras são encrenqueiros demais... então se fizer a chave tem que ter um acabamento perfeito... mas um fio meio solto atrás do painel será que essas criaturas vão se preocupar em procurar?

Renato Fraga
26/01/2010, 17:04
alguns esportivos com apenas 2 lugares tb tem essa chave para desativar o airbag (mas quem vai usar uma ferrari para levar o filho para a creche? a namorada de um jogador de futebol ou de um traficante colombiano???)... fora isso, ja vi diversos modelos com airbag duplo de diferentes categorias, incluindo "soccer-mom vans" e modelos compactos (golf, audi a3), com essa chave... acredito até que nos states seja obrigatório em todas as categorias...

Pois é sinceramente pra mim é novidade. A questão de veículos com apenas 2 lugare é óbvio pelo mesmo motivo das Pick-Ups de cabine simples. Sinceramente numca havia reparado tal dispositivo em outros veículos...

ainda tem quem diga que um airbag padrão americano, que costuma ser maior e inflar mais rápido, dispensa o uso do cinto de segurança :putz:
teve até um caso em que uma criança de 4 anos morreu depois do acionamento do airbag de uma dodge caravan pq estava sem cinto...

Essa diferença padrões de air bag entre americano e europeu acredito não existir mais ha algum tempo.....No início, realmente existiam 2 filosofias distintas, mas hoje há um concenso. E o risco maior do air bar é alguém estar na sua trajetória no momento de seu disparo. Por isso a necessidade do cinto de segurança, para certificar de que a pessoa está longe do risco de encontrar com o air bag na hora errada.

a partir de 2014 não vão mais poder escolher carro novo sem airbag :twisted:
aí o jeito é trocar o volante, como alguns anões e obesos fazem...

Sim no caso de portadores de necessidades especiais qualquer alteração é permitida afim de garantir a acessibilidade e a segurança.

cRiPpLe_rOoStEr
26/01/2010, 23:47
Essa diferença padrões de air bag entre americano e europeu acredito não existir mais ha algum tempo.....No início, realmente existiam 2 filosofias distintas, mas hoje há um concenso. E o risco maior do air bar é alguém estar na sua trajetória no momento de seu disparo. Por isso a necessidade do cinto de segurança, para certificar de que a pessoa está longe do risco de encontrar com o air bag na hora errada.

americano é um pouco mais turrão que o europeu, então lá ainda é relativamente comum "esquecerem" de usar o cinto...

Sim no caso de portadores de necessidades especiais qualquer alteração é permitida afim de garantir a acessibilidade e a segurança.

olha essa adaptação para anão, como eu havia citado
http://www.jdhc.co.uk/pictures/gallery_5/item85/mid/Small_steering_wheel_with_extended_column.JPG

agora olha isso que foi feito numa sprinter para ser conduzida com apenas uma mão
http://www.jdhc.co.uk/pictures/gallery_5/item66/mid/1_arm_tiller_steering_2.JPG
http://www.jdhc.co.uk/pictures/gallery_5/item65/mid/1_arm_tiller_steering_1.JPG

e esses outros guidons
http://www.jdhc.co.uk/pictures/gallery_5/item78/mid/Hydraulic_tiller_steering_5.JPG
http://www.jdhc.co.uk/pictures/gallery_5/item77/mid/Hydraulic_tiller_steering_4.JPG
http://www.jdhc.co.uk/pictures/gallery_5/item76/mid/Hydraulic_tiller_steering_3.JPG