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Ver Versão Completa : Possiveis efeitos de pneus 255 na SW4 97



Alexandre Couto
24/01/2010, 20:59
Oi pessoal,

Alguem poderia me descrever os possiveis efeitos de colocar pneus 225x75x15 numa Sw4 97 3.0 TD? O recomendado no manual é o 225 mas acho eles muito baixos para o carro e minha estrada tem umas crateras respeitaveis... atualmente ela está com 235 mas arrastado o suporte do engate traseiro num certo buraco.

Valeu antecipadamente

Alexandre

decarlifilho
24/01/2010, 21:59
Na minha eu coloquei os de 32 pol.
Ficaram show...

Dé Carli

Alexandre X
24/01/2010, 22:39
Possiveis efeitos: como o carro ficará mais alongado, maior consumo e respostas mais lentas.
Na minha proxima SW4 pretendo colocar pneus 285/75R16 que daria 34" mas para isso vou alterar a relação para 4.88

Alexandre Couto
25/01/2010, 08:23
Decarli, os seus 32 foram em rodas 15? Alexandre, alem do que voce citou, sabe se a transmissao aguenta bem (especialmente a dianteira)?

Valeu

Alexandre

Eduardo Schaefer
25/01/2010, 11:28
Na minha eu coloquei os de 32 pol.
Ficaram show...

Dé Carli
Dé Carli,poderias se possivel colocar mais informações como se comporta com os 32 (OK,disseste que ficou show),mas gostaria MESMO de saber se bate em muitos lugares,se tem mesmo que levantar a suspenção ou carroceria,se os pivos vão para o saco muito mais rapido etc... Alexandre me desculpe pelas perguntas no teu tópico ,mas é que em tópicos antigos falam de pneus maiores,mas não falam depois se "judia" muito da SW.Outra coisa,aqui no Uruguay,a diferença entre os 31 e os 32(BFG)é de apenas U$ 20,e como em seguida vou colocar pneus novos :pensativo:.Mais uma vez me desculpe pela intromissão

Alexandre X
25/01/2010, 13:02
Decarli, os seus 32 foram em rodas 15? Alexandre, alem do que voce citou, sabe se a transmissao aguenta bem (especialmente a dianteira)?

Valeu

Alexandre

Original até uns 35" eu colocaria com segurança, para uns 38" teria que colocar uns remedinhos a mais...

decarlifilho
25/01/2010, 17:58
Não posso dizer se eles estragam mais rapidamente partes do carro pois eu já comprei ele usado, com 190.000km.

Tive que levantar um pouco, pois raspava na caixa de roda quando exterçava.

Ficou mais econômico, de 10,5 passou para 10,75 km/l.

Agora, sobre a estética do carro....FICOU DU KRAIIII...Lindo de mais...

Sim, é em aro 15...

Dé Carli

Marcos Barth
25/01/2010, 20:49
Decar.Mas ela esta com alargadores de paralama??
Pois coloquei os 32 pra um teste na minha SW 98 e ficou uns dois cm pra fora do paralama
Agora vou coloquar os 31/10.5/15 mud terraim km2 acho que vai fiquar bom..

Alexandre X
25/01/2010, 22:43
Um desses aqui deve quebrar o galho: http://www.bushwacker.com/fender.asp?dhtmlgoodies_TruckSUV=2&dhtmlgoodies_model=114&search=Search

JEFFCATUNDA
26/01/2010, 01:56
Cara... coloca os 255/75/15 e pronto... é plug and play... eles não ficam para fora da viatura, ficam exatamente no limite do estribo lateral... não é necessário por alargador de paralamas....

Já possui uma viatura dessas e posso te garantir que é o pneu ideal para ela ser usada 70/30 ou até mais.... 60/40...

Agora, se você pretende radicalizar com ela, então parte para coisas maiores mas altere também a suspenção... sem falar que você a partir de 50/50 começa a prejudicar o desempenho dela em uso urbano....

Quanto a arrastar o "suporte trazeiro" veja como anda a susp. elas tem essa tendência a arriar a trazeira... a minha nunca apresentou esse defeito, mas já li mutos relatos de colegas, pode não se tratar portanto dos pneus....observe.

decarlifilho
26/01/2010, 11:19
Olha ela aí...Se quiserem melhores fotos, me avisem...

BLANCO
26/01/2010, 16:46
Ih olha o reboquinho ai Decarli , agora so esperando o casco né.

decarlifilho
27/01/2010, 17:51
O casco vai demorar um pouco...Tá caro...

Dé Carli

rub
28/01/2010, 10:15
Possiveis efeitos: como o carro ficará mais alongado, maior consumo e respostas mais lentas.
Na minha proxima SW4 pretendo colocar pneus 285/75R16 que daria 34" mas para isso vou alterar a relação para 4.88

Alexandre,

Voce sabe qual eh a relacao original da SW4 ano 1998?

Abs e obrigado,

Rubens

Alexandre X
28/01/2010, 22:08
Alexandre,

Voce sabe qual eh a relacao original da SW4 ano 1998?

Abs e obrigado,

Rubens


Para ter certeza mesmo, o bom é fazer o teste de rotação da roda ou em caso de manutenção, contar os dentes do coroa e pinhao :mrgreen:

Mas segundo as informações que tenho:

A maioria delas tem relação 4.10, algumas 4 cilindros 4.30, algumas raríssimas com pneus 31" de fabrica tem relação 4.88 e as V6 com pneu 31" de fabrica, 4.56.

Outra forma é identificar pela codificação do carro, parte dela tem a codificação do eixo.

Todas as SW4 tem recebem o codigo G para o eixo traseiro (significa diferencial de 8") seguida de 3 digitos, os 2 digitos iniciais indicam a relação (ex 25=4.56, 28=4.30, 29=4.10) o digito a seguir indica o numero de pinhões da caixa satelite (ex 2=2 pinhoes, 3=2 pinhoes com LSD, 4=4 pinhoes, 5=4 pinhoes com LSD)

O mais comum é encontrar algo do tipo G294 = 4 Runner relação 4.10 com 4 pinhoes (4 pinhoes normalmente sao usadas nas v6, mas há v6 com 2)

Alexandre Couto
29/01/2010, 23:28
De Carli, realmente e a tua viatura ficou muito legal... foi só pneu ou tem algum tipo de lift?

Sds

Alexandre

decarlifilho
30/01/2010, 17:14
De Carli, realmente e a tua viatura ficou muito legal... foi só pneu ou tem algum tipo de lift?

Sds

Alexandre

Eu mandei fazer molas novas com 5 cm a mais na Molas Tigre no Rio de Janeiro. (www.molastigre.com.br).
Quando instalei, a traseira cedeu um pouco e tive que colocar calços de 1,5 pol.
Coloquei o amortecedor da ProComp na traseira...Só isso...

Dé Carli

Zé Renato
30/01/2010, 18:11
Não posso dizer se eles estragam mais rapidamente partes do carro pois eu já comprei ele usado, com 190.000km.

Tive que levantar um pouco, pois raspava na caixa de roda quando exterçava.

Ficou mais econômico, de 10,5 passou para 10,75 km/l.

Agora, sobre a estética do carro....FICOU DU KRAIIII...Lindo de mais...

Sim, é em aro 15...

Dé Carli


Se vc fez o cálculo do consumo se baseando no odômetro, ai está a razão da falsa econômia. Quando vc aumenta o pneu, aumenta margem de erro que já existe no velocimetro e odômetro.Na verdade seu consumo deve ter aumentado por ter alongado a relação.Se vc fizer o teste usando um reservatorio em seperado ou completando até a bôca do tanque,vai comprovar o que estou dizendo.Com o aumento do pneu, o esfôrço é maior, e o consumo tem que aumentar e nunca diminuir.

decarlifilho
31/01/2010, 17:31
Se vc fez o cálculo do consumo se baseando no odômetro, ai está a razão da falsa econômia. Quando vc aumenta o pneu, aumenta margem de erro que já existe no velocimetro e odômetro.Na verdade seu consumo deve ter aumentado por ter alongado a relação.Se vc fizer o teste usando um reservatorio em seperado ou completando até a bôca do tanque,vai comprovar o que estou dizendo.Com o aumento do pneu, o esfôrço é maior, e o consumo tem que aumentar e nunca diminuir.


Ops...Esqueci de dizer...Tenho o Totem Trip...Mais preciso, impossível...



Dé Carli

Alexandre Couto
31/01/2010, 22:12
Valeu, DeCarli. Mais uma última pergunta... a colocação do calço foi muito complicada? Eu tenho um kit americano de 1" mas até hoje não coloquei por temer mexer na carroceria num lugar onde todo mundo é "profissional" na hora de cobrar mas amador demais na hora de fazer...

Abs,

Alexandre

guilhermeabreu
01/02/2010, 01:05
ALEXANDRE COUTO

Tenho uma SW4 93 que no manual diz que tem que ter pneus 205 a 215 , qdo comprei estava com pneus 225 , achei muito feio na primeira troca coloquei o 235 , ainda assim achava feio na última troca coloquei o 255x75x15 , não mexi em nada e qdo saio da garagem e exterço ao máximo roça um pouquinho só , e ficou bonita , mesmo sendo um pneu 255 , eu senti que já esta judiando um pouco da embreagem , no mecanico meu que mexe com muitas SW4 a maioria estão lá para trocar KIT DE EMBREAGEM e a maioria estavam compneus 31" que equivale ao 265 aproximadamente .

Viu a orientação do amigo JEFFCATUNDA ? É ísto aí . O pneu 255x75x15 fica bonitinho e não judia muito da embreagem e suspensão .

decarlifilho
02/02/2010, 11:30
Valeu, DeCarli. Mais uma última pergunta... a colocação do calço foi muito complicada? Eu tenho um kit americano de 1" mas até hoje não coloquei por temer mexer na carroceria num lugar onde todo mundo é "profissional" na hora de cobrar mas amador demais na hora de fazer...

Abs,

Alexandre

O calço da mola traseira é a coisa mais besta de colocar.
Solte os amortecedores, bieletas. Suspenda a carroceria e deixe o eixo descer com o seu peso. Coloque um caboclo forçando para baixo o eixo e tire a mola...Coloque o calço e coloque a mola de volta...pronto...

Dé Carli

BLANCO
02/02/2010, 20:01
Mas Decarli existe um detalhe que voce nao mencionou ?

Voce tem que alterar a posição dos amortecedores para cima do original ( aquelwe furo que tem no diferencial acima do mesmo ) se nao eles nao vao atuar e nao precisa soltar as bieletas , depois de colocar os calços tem que usar a ferramenta para fechar as molas se nao elas nao entram .


Guilherme na sua SW4 93 voce pode alterar o limitador de direção para que nao raspe ( sao dois parafusos que ficam na bandeija inferior um de cada lado )

decarlifilho
02/02/2010, 22:30
Mas Decarli existe um detalhe que voce nao mencionou ?

Voce tem que alterar a posição dos amortecedores para cima do original ( aquelwe furo que tem no diferencial acima do mesmo ) se nao eles nao vao atuar e nao precisa soltar as bieletas , depois de colocar os calços tem que usar a ferramenta para fechar as molas se nao elas nao entram .


Guilherme na sua SW4 93 voce pode alterar o limitador de direção para que nao raspe ( sao dois parafusos que ficam na bandeija inferior um de cada lado )


Blanco, não entendi o que vc mencionou...
Fui no Makoto e ele fez exatamente o que eu disse, simples...Lembre-se que estou falando do eixo traseiro...

Dé Carli