PDA

Ver Versão Completa : Overdrive - quando usar?



Luiz Castilho
24/01/2010, 17:19
Amigos
Em que condições devemos usar a opção overdrive dos câmbios automáticos?
O ideal é combiná-lo com a opção AT/Power (no Suzuki Grand Vitara tem esse nome - talvez em outras marcas tenha outra denominação) que deixa as trocas de marchas mais esportivas, melhorando retomadas e ultrapassagens?
Desde já obrigado a todos.

AKPG
24/01/2010, 19:43
Luiz,

Basicamente a função do botão overdrive é impedir que a última marcha entre em ação. Ou seja, vc vai precisar usar quando estiver em alguma situação em que você precise de força, ou seja, onde vc precise esticar a penúltima marcha. Por exemplo, rebocando algo ou em subidas de serra.

Se o câmbio do seu carro tiver 4 marchas, ao acionar o botão over drive off, seu carro vai engatar até a terceira marcha.

Já o botão sport, serve para fazer com que as marchas sejam trocadas em um giro superior, ajudando o desempenho mas prejudicando o consumo. Se o carro tiver as duas funções, com certeza vc poderá utilizá-las em conjunto.

Espero ter ajudado.

Abraço,

LACarvalho
24/01/2010, 20:25
bem explicado pelo AKPG

...mas aproveitando q é suzuki em anexo tem um resumo q tirei do manual do vitara.

e tem um site ainda em construção, com umas dicas
http://sites.google.com/site/direcaooffroad

Cirdan
26/10/2010, 10:38
A Overdrive nada mais é do q uma ultima marcha bem longa... as vezes mais longa do q realmente precisa.

Existe cambio automatico com 4 marchas e cambio automatico com 3 + Overdrive.
O cambio com Overdrive é mais longo somente na ultima marcha q tende a reduzir consumo e ruido, mas mata o desempenho.

Eu prefiro assim.
Existem cambio de 6 marchas, onde a maxima se alcança somente em 5ª. A 6ª marcha é extremamente longa.
Já vi modelos com motor V6, q a 120 km/h o carro fica a menos de 2 mil rpm. Em rodovia plana é otimo, mas subindo uma serra ela nunca vai entrar.

Um cambio automatico com mais marchas, tende a fazer o carro andar mais e beber menos, pois permanece mais no giro ideal.

Abraços

Marcio_Muller
17/01/2011, 23:07
Minha TR4 tem. Posso usá-la quando for rebocar meu buggy? Serve também como freio motor?

Cirdan
18/01/2011, 09:50
Pode sim amigo. Ele não vai engatar a quarta-marcha e segurar mais o carro.

Sobre o freio motor, vc pode ir reduzindo na alavanca. Vai colocando em 2 e 1 quando achar necessario para segurar o carro.

Um bom cambio automatico com controle eletronico, vai identificar a necessidade de freio motor e usar mais do q vc imagina.

Abraços

carlao.reizz
07/02/2011, 18:14
Eu uso para freio a motor, para descida de serra (trava ate a 3 marcha e fica no freio motor desta ultima), e a função 2 (1 e segunda marcha) idem para descida de estradas de chao em que quero ir mais lento. Fiquei nesta duvida antes de comprar a Tr4 2010. Ela ianda tem a função L, que trava na 1 marcha, sempre lembrando que tem 4 marchas e sao mais longas que um carro com 5 marchas.8-)8-)8-):grin::grin::grin::pipoca:

Cirdan
08/02/2011, 17:41
A função L somente reduz... se vc colocar ela manda para as inferior mas não avança.

Sobre as relações de marcha do manual para automatico, a proposta é mais ou menos essa. Um cambio com menos marchas, porem as vezes até mais longo que o manual.

Um Ex é o proprio Corolla. No manual ele fica a 3100 rpm a 120km/h... no automatico fica por volta de 2900 rpm.

O q acontece é q se precisar de força, o conversor desbloqueia e coloca a força desejada. Tanto que carro automatico a primeira sempre é com o conversor de torque liberado.

Abraços

Sem Loção
10/04/2011, 10:52
Luiz,

Basicamente a função do botão overdrive é impedir que a última marcha entre em ação. Ou seja, vc vai precisar usar quando estiver em alguma situação em que você precise de força, ou seja, onde vc precise esticar a penúltima marcha. Por exemplo, rebocando algo ou em subidas de serra.

Se o câmbio do seu carro tiver 4 marchas, ao acionar o botão over drive off, seu carro vai engatar até a terceira marcha.

Já o botão sport, serve para fazer com que as marchas sejam trocadas em um giro superior, ajudando o desempenho mas prejudicando o consumo. Se o carro tiver as duas funções, com certeza vc poderá utilizá-las em conjunto.

Espero ter ajudado.

Abraço,

Prezados,

no caso da minha, TR4 AT...

Todo dia pega um trânsito pesado, velocidade máxima em torno de 50-60km/h, arranca-pára-arranca-pára... seria correto eu colocar o OD em off? Pergunto pois já senti o carro muitas vezes passar a 4a para logo depois reduzir pra 3a, uma vez que o trânsito está travando... neste caso eu estaria poupando a transmissão, evitando trocas desnecessárias? E o consumo, seria alterado?

Obrigado!!

sds,

Ielpo (SL)

Cirdan
11/04/2011, 14:21
Na verdade não mudaria nada amigo...

O gerenciamento eletronico vai aprender e depois para de ficar passando marchas. Deixe em Drive e aproveite.

Sobre o Overdrive, a coisa é simples: o botão só reduz uma marcha (a ultima).

No Vectra para tirar a Overdrive vc coloca em 3 (puxa a alavanca para baixo). Em outros carros (no Corolla 2004 vc aperta o botão).
A vantagem do botão é não cair em N quando vc volta de 3 para D como acontece com o Vectra.

Abraços

Sem Loção
11/04/2011, 20:48
Na verdade não mudaria nada amigo...

O gerenciamento eletronico vai aprender e depois para de ficar passando marchas. Deixe em Drive e aproveite.

Sobre o Overdrive, a coisa é simples: o botão só reduz uma marcha (a ultima).

No Vectra para tirar a Overdrive vc coloca em 3 (puxa a alavanca para baixo). Em outros carros (no Corolla 2004 vc aperta o botão).
A vantagem do botão é não cair em N quando vc volta de 3 para D como acontece com o Vectra.

Abraços

Beleza, Cirdan :concordo:

Obrigado!

Abs,

Daniel (SL)

mas.marco
09/07/2013, 16:47
Pessoal, só um detalhe: O OverDrive é pra reduzir? tem certeza? Ao meu ver, ele joga uma marcha A MAIS...
Tem gente aí falando que ele reduz marcha... :?:

Cambio de 4 marchas + OD, estrada plana... em 4ª e a 100 km/h ... ao acionar o OD, no meu entendimento: ele joga a 5ª marcha e reduz a rotação...

OU

ele joga a 3ª e sobe a rotação? (essa opção é caracteristica do botão POWER)

geovanih
24/07/2013, 21:40
Acredito que o que causa confusão e chamar essa operação erroneamente de "overdrive".
Quando se pressiona o botão o que acontece é o desligamento do over drive, ou seja "overdrive off"
Como já foi dito aqui isso impede a entrada da última marcha. Então acionando o "over drive off" só existem 2 situações possíveis (ex cambio 4 marchas):
Estando em 4ª marcha, irá baixar para 3ª
Estando em qualquer outra, o câmbio subirá no máximo até a terceira.

Sds
Geovani

adrianoquatro
14/08/2013, 09:13
Normalmente só uso overdrive-off em descidas longas, pra poupar os freios.

Vladimirdalmeida
28/02/2014, 23:22
A função chama-se "over drive off" e quando ativada desliga (off) a ultima marcha do carro (over drive) no caso da TR4 que são 4 marchas ele não permite passar da 3ª Marcha e caso já esteja na 4ª ele automaticamente baixa para a 3ª. Eu uso quando preciso ultrapassar em estrada ou em praia pra manter a rotação mais elevada em baixa velocidade.

Giuseppe Becci
20/10/2014, 23:56
Caro Marco! em pesquisa ao Sr. google, ele me disse q vc esta certo! Seria \para reduzir RPM melhorando o consumo!

NO corola por ex ao desligar o O/D ele nao passa de treceira!

:D

Gamba 4x4
01/04/2015, 10:04
Bom dia amigos, sou novo na sala, mas compartilho uma paixão antiga 4x4, agora consegui minha SW4, estou lendo de tudo, e a bichinha vai sofrer no BARRO.

B4R4T4-6X6
18/08/2016, 21:59
Acredito que o que causa confusão e chamar essa operação erroneamente de "overdrive".
Quando se pressiona o botão o que acontece é o desligamento do over drive, ou seja "overdrive off"
Como já foi dito aqui isso impede a entrada da última marcha. Então acionando o "over drive off" só existem 2 situações possíveis (ex cambio 4 marchas):
Estando em 4ª marcha, irá baixar para 3ª
Estando em qualquer outra, o câmbio subirá no máximo até a terceira.

Sds
Geovani

Prezado Geovanih e amigos.

Numa situação de reboque, rebocando um Trailer, usa se o "overdrive off" justamente para que a última marcha seja cancelada, ficando o câmbio travado na penúltima marcha.

Para poder manter uma velocidade máxima entre 80 e 100 Kh, com o intúito de se manter o RPM mais elevado, não se perdendo assim o torque necessário que com certeza, estando em "overdrive on" / "overdrive", que é a situação normal de qualquer câmbio automático sem a função "overdrive off". Por isso é que quando se LIGA o Botão de "overdrive off", na verdade está se "desligando, desacionando, cancelando, impedindo que entre a última marcha.

Estão equivocadamente dizendo que é para economizar combustível mantendo a rotação mais baixa, o que é justamente o contrário, é para não deixar cair a rotação mantendo a mais alta, para não haver perda de torque ou perda de freio motor.

O problema em puxar um Trailer de 2T é justamente quando se da a troca intermitente entre a penúltima e última marcha. É aquela situação onde tem que se aliviar o pé para não deixar a última marcha entrar, mas a bandida entra mesmo assim, aí tem que se acelerar para manter a velocidade, pois a mesma começa baixar devido à perda de torque e automaticamente o conversor de torque entende que é necessário baixar para a penúltima marcha para se manter a velocidade anterior, pois fica entrando e voltando da última para a penúltima marcha intermitantemente. Quando está no piloto automático em condição de intermitência de marcha entre a penúltima e última, com a função "overdrive off", se trava na penúltima e o problema cessa.

Outra resultante dessa ação de "overdrive off", é a diminuição, baixa da temperatura do fluido do câmbio automático, pois em cada troca de marcha, a fricção dos discos entrando em ação, fazem subir demasiadamente a temperatura desse fluido, que em contra partida, sem troca de marchas intermitentes e contínuas, a tendência da temperatura do fluido é baixar.

Procede?!

abx.
B4R4T4

Nyctalus
01/08/2017, 21:14
Olá pessoal!

Sou novo neste fórum. Acabei de adquirir uma TR4 4x4 AT de 2015. Como não estou habituado a mudanças automáticas, pergunto: posso desligar o over-drive para ganhar rotação para uma ultrapassagem ou isso não é aconselhado?

Cumprimentos.

Digaum
02/08/2017, 12:17
Olá pessoal!

Sou novo neste fórum. Acabei de adquirir uma TR4 4x4 AT de 2015. Como não estou habituado a mudanças automáticas, pergunto: posso desligar o over-drive para ganhar rotação para uma ultrapassagem ou isso não é aconselhado?

Cumprimentos.

Nyctalus (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/123977-nyctalus.html)
Verifique o manual do proprietário, mas eu acredito que pode sim. Na Pajero Sport 99/00 que tinha, o cambio dela não tem esta opção, então para reduzir a marcha rapidamente sem perder velocidade, eu tinha duas opções :

1) Passar de "D" para "3", que acredito ser a mesma coisa que queira, só de forma diferente, pois a alavanca do cambio automático dela tem 7 opções:

P - park (estacionado)
R - reverse (marcha a ré)
N - neutral (ponto morto/neutro)
D - drive (dirigir, engata todas as marchas, 1, 2, 3 e 4)
3 - 3a marcha (engata apenas as marchas 1, 2 e 3)
2 - 2a marcha (engata apenas as marchas 1 e 2)
L - 1a marcha (engata apenas a marcha 1)

2) Outra forma é literalmente afundar o pé no acelerador de uma vez só, ele vai reduzir uma marcha, sendo que estiver em 4a, passa para 3a, e se em 3a para 2a.

A maneira mais rápida para ultrapassar, era afundar o pé.
Se fosse para subir uma serra, travava em 3 ou 2, dependendo da velocidade.

E por favor, dependendo da quilometragem, troque o óleo do câmbio. Para o meu uso, 60km por dia, transito intenso por quase 2hrs, clima temperado que varia bastante a temperatura, em um dia posso sair com 10 e chegar a 30 graus perto do meio-dia, era a cada 40mil quilômetros. Verifique isto no manual do proprietário.