Ver Versão Completa : Eletroventilador Troller 2006 - Como ele é acionado?
Amigos,
Alguem saberia informar como o eletroventilador (que fica entre a grade e o radiador do ar condicionado) funciona?
Quando eu aciono o ar condicionado, este eletroventilador não entra em funcionamento. Será que ele está com defeito ou será que é de uma outra forma que ele funciona?
Obs.: O compressor do ar condicionado fica ligando e desligando a cada 4 segundos e o rele do ar condicionado fica chaveando neste mesmo periodo.
Obrigado e informações serão muito importante para que eu possa tentar desvendar este problema.
Rubens
TylerNTL
23/01/2010, 23:26
Vc não está falando da ventoinha não?
Pelo que sei é ela que fica entre a grade e o radiador "do motor".
Vc não está falando da ventoinha não?
Pelo que sei é ela que fica entre a grade e o radiador "do motor".
Thelmo,
Sim, aquele radiador que vemos entre a grade é o radiador do ar condicionado, conhecido como condensador.
O problema é que eu nunca vi aquela ventoinha funcionar.
Você saberia me dizer como ela é acionada?
Geralmente o acionando da ventoninha acontece quando liga o ar condicionado, o que não está acontecendo.
Abraço e fico no aguardo de alguma dica para que eu possa tentar buscar solução para esta dúvida.
Rubens
PAULO CARECA
24/01/2010, 10:30
Rub, é exatamente como vc citou, ao ligar o a/c ela funciona junto, pode ser o rele deste ventilador, ele é o 1° da esquerda para a direita da 1ª coluna de reles de baixo para cima (acima dos fusiveis), ao lado direito dele fica o rele do a/c, testa tambem o ventilador em separado, em uma ligação independente do circuito, se ele funcionar pode ser que esteja desligado.
Rub, é exatamente como vc citou, ao ligar o a/c ela funciona junto, pode ser o rele deste ventilador, ele é o 1° da esquerda para a direita da 1ª coluna de reles de baixo para cima (acima dos fusiveis), ao lado direito dele fica o rele do a/c, testa tambem o ventilador em separado, em uma ligação independente do circuito, se ele funcionar pode ser que esteja desligado.
Paulo,
Obrigado pelo dica, seguindo as suas dicas vou analisar os reles informados e fazer o teste da ventoninha.
Apenas para não errar o rele, segue abaixo a fotos dos reles tirada logo acima dos pedais. Você poderia confirmar se o I da foto é o rele deste ventilador e o III da foto é do ar condicionado?
Abraços,
Rubens
PAULO CARECA
25/01/2010, 09:35
Rub, é exatamente como vc descreveu.
Rub, é exatamente como vc descreveu.
Paulo,
Eu verifiquei os dois reles, substituir por outros novos e problema persiste.
No manual fala que o rele I é da tração 4x4 e que o rele do ar condicionado é o III, porém o que atraca e desatraca é o rele XIV.
Retirando o rele XIV o compressor do ar condicionado não liga.
Retirando o rele I e o rele III, nada acontece no ar condicionado, apenas a lampada da injeção acende.
Obs. Os testes foram feitos com o motor em funcionamento.
Continuo procurando o defeito...
Obrigado e se vc souber de mais alguma dica, favor informar.
Abraços,
Rubens
Paulo,
Hoje consegui encontrar o defeito. Era a craga do gás baixa. Foi só trocar o gás do ar condicionado que os problemas acabaram.
O motor parou de atracar e de desatracar a cada 4 segundo e a ventoinha passou a ligar. A ventoninha liga somente quando a temperatura sobe.
Paguei R$ 140,00 pela troca de gás + o óleo que é colocado no compressor do ar condicionado.
Abraço e obrigado pela ajuda,
Rubens