PDA

Ver Versão Completa : Vazamento de diesel do lado do motorista



TylerNTL
23/01/2010, 17:05
Esses dias a viatura (Ranger 2001 2.5)começou a marcar o território com óleo diesel vazando do lado do motorista, nos primeiros dias até achei que fosse óleo da DH, freio ou embreagem. Foram passando os dias e nenhum dos três baixava o único sintoma estranho era que, algumas vezes, ela dava um pouco de trabalho para pegar (normalmente ela pega "IMEDIATAMENTE(!!)" ao primeiro giro do motor de arranque).

Só hoje tive a curiosidade de melar a mão no óleo e para minha surpresa confirmei que é diesel. Dei uma olhada por baixo da viatura e não identifiquei de onde vem o vazamento, fiquei encucado pq sempre pensei que toda a tubulação do diesel corresse pelo lado do passageiro e todos vazamentos de diesel que já tive foram do lado do passageiro (pelo que lembro pela bombinha do suporte do filtro e no dreno do filtro)

Algum ponto da tubulação do tanque para a BI passa pelo lado esquerdo da viatura?
De onde pode ser esse vazamento? (as gotas são aproximadamente embaixo do pedal da embreagem)

rogeriomasih
23/01/2010, 22:56
pode estar vazando do lado esquerdo, pingando em alguma parte do motor e escorrendo para o lado direito.

A minha ranger anterior (2002) teve apenas uma vazamento de diesel; foi no dreno do filtro.

TylerNTL
23/01/2010, 23:23
Mais um sintoma:
A dificuldade da viatura pegar é proporcional a quantidade de diesel no tanque, cheio pela tampa ela pega ao primeiro giro do motor independente de quanto tempo tenha ficado parada. Com o tanque em 3/4 após ficar parada algumas horas ela dá um trabalhinho(uns 5s com o motor de arranque funcionando) para pegar.

Edintruder
24/01/2010, 13:39
Vazamento de diesel no lado esquerdo da picape???
Estranho...
Liga o motor e tenta encontrar algo pingando. Pode ser que esteja escorrendo pelo outro lado, porém precisa vazar muito diesel pra fazer isso...

TylerNTL
24/01/2010, 17:46
Hj de manhã dei uma inspecionada melhor por baixo da viatura.

Só então me toquei que essa parte da tubulação de combustível na parte superior direita da figura passa do lado do motorista. Essa peça destacada com o 3 amarelo é uma proteção que fica do lado de uma curva do cano de escape e provavelmente o vazamento deve ser de alguma conexão e/ou mangueira que fica atrás dela.

Pelo jeito vou ter que levar ela para oficina novamente... tirar o cano, etc...

Anthoniusnikos
24/01/2010, 19:18
Se tiraram o cano de escape recentemente, devem ter forçado a tubulação de comb. e danificado as emendas ou a própria tubulação.
Nota: A tubulação corre pelo lado do motorista, mesmo.
Abs
Anthon

TylerNTL
24/01/2010, 19:33
Se tiraram o cano de escape recentemente, devem ter forçado a tubulação de comb. e danificado as emendas ou a própria tubulação.
Nota: A tubulação corre pelo lado do motorista, mesmo.
Abs
Anthon

Não mexeram no cano não. Mas, na minha avaliação, para chegar na parte da tubulação onde aparentemente está o vazamento ele vai ter que ser desmontado.

TylerNTL
25/01/2010, 07:49
Alguém já consertou vazamentos tipo esse?
Tem mesmo que desmontar o cano de escape?
Alguma dica ou sugestão?

Anthoniusnikos
25/01/2010, 18:42
Talvez não precise retirar o escape não. Melhor retirar a roda para ver melhor as tubulações e conexões.
Abs
Anthon

TylerNTL
27/01/2010, 00:22
Vazamento resolvido.

Quando tiraram o motor dela substituíram as presilhas por abraçadeiras de inox e provavelmente foi uma mulher que deu o aperto final.

LEANDRO METZGER
27/01/2010, 19:50
:palmas:OLA! SOU NOVO NO FORUM, MAS JA APRENDI MUITO LENDO AS DICAS DE TODOS, ESTOU COM VAZAMENTO DE COMBUSTIVEL RANGER 01 2.5 4X4, O VAZAMENTO EH NO PRIMEIRO BICO(REFERENCIA DA PARTE FRONTAL DO CARRO PARA TRAS), JA RETIREI O BICO, CONFORME INSTRUÇOES DAQUI DO FORUM, EM OUTRO TOPICO, APARENTEMENTE ESTA TUDO CERTO, SO QUE TINHA BASTANTE BORRA, TIPO CARVAO NA PONTA DO BICO, LIMPEI TUDO INSTALEI NOVAMENTE DANDO APERTO SUFICIENTE PARA NAO DAR VAZAMENTO, MAS CONTINUA VAZANDO NO ENCOSTO DO BICO COM O BLOCO DO CABEÇOTE OU TAMPA SUPERIOR DO MOTOR, PEÇO AJUDA,,,, SERA QUE TEM QUE TROCAR O BICO OU OS BICOS???

TylerNTL
27/01/2010, 20:32
Nos bicos tem umas arruelas (que acho que são de bronze) que garantem a vedação acontece de quando mexer nos bicos as arruelas (que ficam meio deformadas) não conseguirem a vedação perfeita.

A troca das arruelas é serviço de R$ 10,0 em qualquer oficina de bomba e bico.