PDA

Ver Versão Completa : Ap + turbo no cj...

edwint
23/01/2010, 09:17
meu cj3 é equipado com motor ap1.8, mas devido aos pneus bem maiores que coloquei, estou perdendo muito em subidas compridas, quando nao uso reduzida.

Estou na eminencia de turbina-lo e como sou leigo no assunto resolvi pedir "a benção de voces" .

Entao, a minha intenção é usar uma trubina T2 35/48 na intenção dela abrir mais cedo possível. (c/ menor rotação)

Que vcs acham disso?

Morceli
23/01/2010, 10:30
Essa e exatamente a configuração do meu jipe e tenho a mesma duvida!!!!
Abraços
Marcelo

plnx
23/01/2010, 11:13
quais pneus está usando ?

pois tenho ap 1.8 tb , cambio de 3m da c10 e uso pneus 245/75R16 recapados que ficaram mais altos que os antigos 265/70R16 (equivalente a 31") e não sinto falta de força em longas subidas em estrada asfaltada

obs meu jeep é 58 qndo ainda vinha os 4cc, não lembro o ano que passou a vir os bf161 e alongaram pouca coisa os diferenciais

edubasile
23/01/2010, 11:27
Tenho um 47 com motor ap 1.8 e cambio clark 4m, usado nas c-10 4 cilindros, o cambio é um pouco mais curto do que aqueles usados nas 6 cc por isso nao sinto muita diferença pois o motor ta sempre cheio. Mesmo assim tb to pensando em por uma turbina pra ajudar um pouco. Uso pneu 31 mas to com um jg de 33 pra por, so falta vergonha na cara e levar no borracheiro.....

Que relação vcs usam com o ap? To usando 8x43 pois ainda to com o eixo original na dianteira mas se for turbinar mesmo vou trocar por Dana 44 e trocar a relação.

Thiago Rodeghel
23/01/2010, 13:44
O ideal é relação 8x43 ou mais curta. Que uso atualmente no meu...
Se fosse um 2.0 dava até para arriscar um 9x44 com pneu 33.

Abraços

Morceli
23/01/2010, 13:58
O meu esta com pneus 35, relação 8x43, e clark 4 marchas, esta dando conta do recado mais falta alguma coisa!!!
Acredito que uma turbina pequena ou um supercharger resolva bem, ainda não sei o que vou fazer!!!

JUNINHO_BITTENCOURT
23/01/2010, 14:05
No meu CJ5 usei A.P 1.8, cambio 4 marchas original, pneus 33x12,5 e relação 8x43 durante 6 anos, recomendo, desde que os pneus não passem desta bitola.

Relação mais longa que isso com 33'' fica fraco, nao tem jeito.

cRiPpLe_rOoStEr
23/01/2010, 15:41
aproveita e instala um intercooler...

Léo_Babiski
23/01/2010, 16:51
Meu Jpx tem mtr opala 2.5 com carburador 3e, relação 8X43, caixa clark 5M e pneu 33.

A minha opnião é a mesma do Morceli: conta do recado da, mas falta alguma coisa...

Alguem que possui 4x4 ciclo otto turbinado poderia deixar sua considerações com relação ao desempenho em trilha, principalmente a baixíssima velocidade?

No transito da cidade recentemente eu andei em um jipe turbinado e gostei muito, na estrada então é fantástico, principalmente em subidas.

Mas na trilha tenho algumas dúvidas. Por mais que a turbina seja pequena existe um "lag".

Na lama acredito que o turbo deva dar um up bacana, mas e na erosão com bastante pedras? Corro o risco da turbina "pegar" apenas depois que eu ultrapassar os obstáculos?

Valeu.

Thiago Rodeghel
23/01/2010, 17:22
Meu Jpx tem mtr opala 2.5 com carburador 3e, relação 8X43, caixa clark 5M e pneu 33.

A minha opnião é a mesma do Morceli: conta do recado da, mas falta alguma coisa...

Alguem que possui 4x4 ciclo otto turbinado poderia deixar sua considerações com relação ao desempenho em trilha, principalmente a baixíssima velocidade?

Na lama acredito que o turbo deva dar um up bacana, mas e na erosão com bastante pedras? Corro o risco da turbina "pegar" apenas depois que eu ultrapassar os obstáculos?

Valeu.

Bom na lama ainda não sei...
Mas coloquei um supercharger no meu CJ, rodando com apenas 0,5kg de pressão... Cara parece uma estupidez... Cola no banco acelerando. Meu pai tinha uma Blazer 4.3, parece q o motor tem a mesma pegada. Além da carroceria de fibra... o jeep ficou leve e muito esperto, ou melhor arisco demais... Continuei com a relação 8x43, usando um cambio clark 5m da C20 e pneus 35.

[s]

edubasile
23/01/2010, 17:24
Em Bauru tem muitos jeeps com ap turbo. Andam muito bem na lama mas realmente nao sei como se comportariam em erosões e pedras.
Alias tb gostaria de saber q medida de turbina seria melhor usar?

Morceli
23/01/2010, 19:45
Alguém tem alguma indicação de oficina para dar este UP no AP em São Paulo ou ABC?
Thiago, quem fez o seu serviço? Recomenda?
Abraços
Marcelo

Thiago Rodeghel
23/01/2010, 20:03
Alguém tem alguma indicação de oficina para dar este UP no AP em São Paulo ou ABC?
Thiago, quem fez o seu serviço? Recomenda?
Abraços
Marcelo

Eu fiz na MVS Preparações...
http://www.mvspreparacoes.com.br/
O cara faz um trampo bom, só que é lá em Santo Amaro, e demorou o trampo do meu Jeep...:parede:

Eu vi outro dia seu Jeep na ABC off road... tava para instalar os alargadores...
Aproveitei e dei uma fuçada no seu jeep...rsrs:-P

[s]

Morceli
23/01/2010, 20:11
Valeu!!! Po legal quue viu meu jipe!!! Gostou? O Cesar trabalha bem em adaptacoes, mais nao faz esta parte de preparacao.
Alias voce costuma ir no Poli?
Na terca devo ir la da uma passada para trocarmos umas ideias!!!
Abracos.
Marcelo

Thiago Rodeghel
23/01/2010, 20:17
Valeu!!! Po legal quue viu meu jipe!!! Gostou? O Cesar trabalha bem em adaptacoes, mais nao faz esta parte de preparacao.
Alias voce costuma ir no Poli?
Na terca devo ir la da uma passada para trocarmos umas ideias!!!
Abracos.
Marcelo

Sim ele faz uns trampos bons lá... Eu costumo fazer em casa mesmo... a maioria, só qdo precisa de algo mais especializado mando fazer.

Sim achei show seu Jeep, tá zerado... 8)
Faz um tempinho q não vou ao Poli, mas dá para eu ir sim... Podemos combinar, sem erro.

[s]

Morceli
23/01/2010, 20:27
Blz, se for da um alo via MSN, faz tempo que nao vou tambem.
[]`s

edwint
25/01/2010, 08:19
Eu fiz na MVS Preparações...
http://www.mvspreparacoes.com.br/
O cara faz um trampo bom, só que é lá em Santo Amaro, e demorou o trampo do meu Jeep...:parede:

Eu vi outro dia seu Jeep na ABC off road... tava para instalar os alargadores...
Aproveitei e dei uma fuçada no seu jeep...rsrs:-P

[s]

uso pneus 270x16 e relação 44x9 esse é o problema, quando usava pneus menores, nao tinha problema.

Thiago, vc sabe qual o tamanho da turbina que equipa seu jeep?

Thiago Rodeghel
25/01/2010, 08:34
uso pneus 270x16 e relação 44x9 esse é o problema, quando usava pneus menores, nao tinha problema.

Thiago, vc sabe qual o tamanho da turbina que equipa seu jeep?

Edwint

Eu não uso turbina, uso um supercharger, sabe os modelos da Ford Fiesta e Ecosport 1.0??? Então, uso um daquele... mas um modelo maior, compativel com a cilindrada do meu motor. No caso seria um modelo M45;-) o mesmo que equipa as Mercedes Kompressor e os Mini-Cooper.

[s]

mariel
25/01/2010, 08:35
blz pessoal,

Esse assunto é bem interessante para mim, pois estou acabando de finalizar o projeto AP 2.0 ... e pelo que me disseram fica muito bom se colocar uma turbina pequena, para ganhar tork em baixa com o AP.

Se alguém tiver alguma configuração para indicar... ficaremos felizes... ;)

Vlw!

Pablo.pinto2007
25/01/2010, 10:10
blz pessoal,

Esse assunto é bem interessante para mim, pois estou acabando de finalizar o projeto AP 2.0 ... e pelo que me disseram fica muito bom se colocar uma turbina pequena, para ganhar tork em baixa com o AP.

Se alguém tiver alguma configuração para indicar... ficaremos felizes... ;)

Vlw!

Essa é a questão da turbina, até onde li (em revistas), a turbina só serve pra um momento, ou pra dar bem em alta, ou em baixa, se colocar uma turbina pequena ela enche mais rápido em baixa, aí terás uma preoculpação com o giro do motor senão ela estoura, se atingir uma certa rotação, se colocar uma turbina muito grande ela só encherá em alta e aí o carro é um foquete de velocidade (o que não é interessante para o AP, que tem pouco torque em baixa), então eu tenho também essa dúvida, será que vale a pena? No caso específico do AP teria que ter uma turbina pequena que aguentasse bem em alta, o que significa competência na preparação!

Conheço um caso de perto aqui no nosso clube, o cara tem motor AP 1.8 com câmbio de D-20 5M, então turbinou, intercoolou, fez o diabo...
Damos uma volta o jeep é um canhão, mas não gostei de uma coisa, segundo o dono disse o motor é gasolina, e quando anda turbinado tem que colocar álcool, o carro anda falhando, morre em baixa, tem uma boa mas somente em alta, ou seja, (fomos andar nas dunas), sobe uma duna beleza, mas o giro tem que estar alto senão ele não queima direito, possa ser que não esteja bem regulado, sei lá.... mas não gostei do jeito que queima... e o motor deve ir pro saco bem rapidinho, pois não foi preparação completa...
Tenho muita vontade de turbinar, somente pra atender uma coisa, falta torque em baixa realmente e quando venho na estrada contra o vento (por aqui temo isso) o carro não segura em 5ª marcha por muito tempo, pois a aerodinâmica não deixa o motor desenvolver, então acho que com um turbo isso seria sanado.

Resta estudar esse tal de supercharger...(turbocompressor), mas dizem que rouba potência do motor e que dependendo da preparação fica quase que meio termo!!!! (mentira?)

Abraços e estou na briga!

Jacimar
25/01/2010, 10:52
. . .

Conheço um caso de perto aqui no nosso clube, o cara tem motor AP 1.8 com câmbio de D-20 5M, então turbinou, intercoolou, fez o diabo...
Damos uma volta o jeep é um canhão, mas não gostei de uma coisa, segundo o dono disse o motor é gasolina, e quando anda turbinado tem que colocar álcool, o carro anda falhando, morre em baixa, tem uma boa mas somente em alta, ou seja, (fomos andar nas dunas), sobe uma duna beleza, mas o giro tem que estar alto senão ele não queima direito, possa ser que não esteja bem regulado, sei lá.... mas não gostei do jeito que queima... e o motor deve ir pro saco bem rapidinho, pois não foi preparação completa...

. . .

Resta estudar esse tal de supercharger...(turbocompressor), mas dizem que rouba potência do motor e que dependendo da preparação fica quase que meio termo!!!! (mentira?)

Abraços e estou na briga!

Bom dia prezado ! realmente é isso mesmo ! quando um motor é turbinado você está aumentando a taxa de compressão, por isso tem que passar a utilizar álcool . . . agora, se você precisa turbinar porque está faltando motor no carro, não seria melhor partir para um motor mais "sarado" :pensativo: um abraço !

Thiago Rodeghel
25/01/2010, 11:15
http://www.youtube.com/watch?v=Xdo6Y-Lfvjw

Motor AP 2000 16v Supercharger a alcool (dados medidos na roda do Jeep)
190cv a 5600rpm
26kgfm a 4400rpm
Supercharger rouba potencia do motor, igual a uma bomba hidraulica, igual a um compressor de ar condicionado. A diferencia é que ele rouba, mas compensa gerando ar comprimido para dentro do motor. E com certeza não fica em meio termo...

Pablo.pinto2007
26/01/2010, 18:08
[QUOTE=Thiago Rodeghel;1078270
Motor AP 2000 16v Supercharger a alcool (dados medidos na roda do Jeep)
190cv a 5600rpm
26kgfm a 4400rpm
Supercharger rouba potencia do motor, igual a uma bomba hidraulica, igual a um compressor de ar condicionado. A diferencia é que ele rouba, mas compensa gerando ar comprimido para dentro do motor. E com certeza não fica em meio termo...[/QUOTE]

Respondendo a dica anterior...
Eu não acho que pra mim seria interessante trocar a motorização! Quanto mais tempo eu passar dentro do meu jeep melhor, o fato dele não estar desenvolvendo na final contra o vento, puxando de 90 a 100 km/h, não quer dizer que o meu conjunto não esteja bom... afinal a meu ver troca de motor só se for quando conjunto não está aguentando o que o dono faz com ele, e felizmente o meu ainda está dando pro gasto, ainda por cima que refiz o motor recentemente!!!

Abraços!

Realmente o amigo acima tem toda razão, o supercharger rouba como um ar condicionado e dá muito em troca... mas como já falei por aqui o pessoal é índio em relação a isso, se tocar no assunto, vira "vixe".... sabem quando alguem chega falando algo quase impossível de se fazer aí o dono da oficina fala: VVVIIIIIIIXXXXXXXXXXXEEE!

É assim por aqui!....

KitiU.
28/01/2010, 14:06
Dae galera...

Li meio corrido os comentários, então pode ser que esteja chovendo no molhado...

Primeiramente antes de mexer em motor, eu iria acertar relação de diferencial, caixa e etc... pode ser ai o problema...

Depois se preciso dar um Up no motor, porém turbinar o AP não seria a solução pois a faixa de torque do AP tanto 1.6, 1.8 e 2.0 é acima dos 3000 RPM e com turbina isso não mudaria muito por menor que seja a turbina...

Sem falar que um AP turbinado, forte, confiável e bem redondo, não é qualquer um que acerta...

Eu ja iria fazer uma preparação aspirada, escape 4x1, comando (pra torque), cabeçote trabalhado, mais taxa (rodando no álcool em torno dos 13:1), pistão maior e etc...

Lembrando que o problema do AP é o baixo torque em regimes de baixa rotação, para isso turbina alguma resolve...

Ja vi muitos Jeep com Ap turbo andando por ai mas na trilha toma pau de qualquer opalinha 4cc, simples e puramente por não ter força em baixa...

Bem essa é minha opinião....

Forte abraço!!!

Morceli
28/01/2010, 14:12
Valeu, gostei das informações!!!!!!
Realmente ainda não sei o que vou fazer!!!!
Abraços.

Pablo.pinto2007
01/02/2010, 11:49
Abraços.

Tenho um amigo que também tem CJ e ele fez um jogo com o motor dele, ou melhor, vai comprar um motor preparado AP 2.0 com cabeçote preparado, por 3 pilas e vai vender o dele por 2 pilas, ou seja, vai gastar 1 pila pra ficar com um motor preparado, tudo por que o motor dele é 1.8 gasolina e o que ele vai pegar é 2.0 álcool preparado.

Depois eu conto o que aconteceu, ou seja, se o carro ficou bom mesmo... se tudo der certo será uma das minhas próximas mudanças!!!

Abraços!

Rafaminc
03/02/2010, 17:16
Abraços.

Coloca um 6 caneco de opala e pronto. Vc vai ter robustez, confiabilidade, menos manutenção, torque em baixa e de quebra um ronco de dar inveja.
No consumo, acho que o Ap turbinado fica até mais gastão, dependendo da preparação.

edwint
03/02/2010, 18:13
Coloca um 6 caneco de opala e pronto. Vc vai ter robustez, confiabilidade, menos manutenção, torque em baixa e de quebra um ronco de dar inveja.
No consumo, acho que o Ap turbinado fica até mais gastão, dependendo da preparação.

é que ja tenho adaptado o ap no cj3 portanto, gostaria melhora-lo, e tambem o 6 cil nao caberia no pqno cj3 54.

estou optando por trocar os pistoes do ap 1.8 pelos da moto xl350, dae terei um motor de 2.1 cil biela longa...

KitiU.
03/02/2010, 20:04
é que ja tenho adaptado o ap no cj3 portanto, gostaria melhora-lo, e tambem o 6 cil nao caberia no pqno cj3 54.

estou optando por trocar os pistoes do ap 1.8 pelos da moto xl350, dae terei um motor de 2.1 cil biela longa...

Dae Edwint...

Cara, cuidado nesse tipo de adaptação, coloca logo os pistão do 2.0 e fique com algo confiável, só a cilindrada não vai dar um aumento significativo no torque e potência, é preciso, comando, escape, cabeçote bem trabalhado e uma boa alimentação, sem esquecer da parte elétrica...

Ou seja, é um conjunto de alteração, e não uma alteração só que faz o resultado ficar bom...

Forte abraço!!!

rubensx
03/02/2010, 21:02
Se for turbinar, na boa num mexe em nada, mantem o motor original e modifica só o kit turbo mantendo a pressão até 0.8 bar

acima de 1bar ai sim precisa de forjar etc, mas acho que exatos 1 bar coloca só uma junta metálica e vai firme

lembrar de se é injetado precisa de um modulo ou bico suplementar

carro turbo se der falta é quebra!

KitiU.
04/02/2010, 09:31
Exatamente Rubens, quem pretende turbinar deve manter o motor internamente original e não passar de 0,8 Kg de pressão ou forjar tudo para poder usar mais de 1 Kg...

Notei que o motor do Morceli é injetado... dependendo do tamanho da turbina e pressão, tem preparador que consegue acerta só remapeando a injeção, mas o certo é fazer o que o Rubens falou, usar uma FuelTech ou Pandoo, e caso precise de algum bico auxiliar...

Mas o comportamneto de um motor turbo não é muito bom em trilha...

Tchê e ainda mais vocês ai em São Paulo, acham preparador pra faze AP aspirado com mais de 200cv e uma boa faixa de torque, e no final das contas sai mais barato que turbinar...

Quem esta afim de turbinar, priorise o torque que é o essencial em trilha, mas Eu acho que não vale a pena...

Bem essa é minha opinião, pensem bem pois todo esse processo custa caro! ja tive golf gti turbo, agora tenho um Audi turbo, é muito legal o barulho da turbina enchendo e quando abre a válvula de proridade "TTTsssss", mas na rua... em trilha prefiro meu opalinha roncando grosso e impondo respeito em cima dos AP turbo... heheheh

Forte abraço!!

Morceli
04/02/2010, 11:51
Realmente não vou mexer não, até porque uso o jipe mais em trilhas e com a reduzida engatada não falta força não!!!!
Mais para frente quem sabe um 6 canecos da silverado ou um MWM.
Abraços.
Marcelo.

Chiari
04/02/2010, 12:26
Olá a todos.

Tenho um JPX com AP e pesquisei muito sobre turbinas e acabei optando pelo supercharger.'

Estou no final da adaptação, que demorou não por ser complexa mas por eu estar meio enrolado por esses tempos, assim que andar posto o desempenho aqui, masi uns 60 dias pela minha previsão.

Fiz isso pois pelo que li e conversei na net com o pessoal que usa o sistema, o supercharger atua muito bem em baixas rotaçoes, até marcha lenta é possível ter alguma pressão. E era justamente ai que queria sua atuação.

Pretendo trabalhar com não mais que 300g que será o suficiente pro ganho de potencia que pretendo ter, o legal é que devo conseguir esses 300g praticamente ao longo de toda curva.

O maior inconveniente é conseguir um, pois não há modelos fabricados no pais para motores maiores que 1.6, ai impotei um usado doas EUA via ebay.

Antes que alguem pergunte, o do Fiesta é pequeno e acaba funcionando como um restritor a passagem de ar para motores acima de 1.6, sendo assim NÃO DA CERTO!!

Bom, fica ai mais uma opção pra dar mais torque em motores ciclo OTTO.

Um abraço a todos.

rubensx
04/02/2010, 15:58
fala KiTIU

então depende muito

Esse papo de turbo ser ruim em baixa é do século apssado, hj existem inúmeras técnicas pra corrigir isso, com polia regulável, turbina bi-pulsativa ou uma TGV, até mesmo 2 turbinas uma pra baixa e outra pra alta.

Turbo em trilha só é ruim se mau feito e/ou feito como carro de rua normal que não é o objetivo, mas se vc fizer da forma correta fica perfeito, mas é beeemmm caro, exige tb projeto de forma estruturada

Outra coisa que me faz preferir os comrpessores é por causa do escapamento que no turbo é restringido pela turbina e no superchagrer passa a poder usar 4 em 1, dimensionados e por ai vai

Fora se for um SC centrífugo é pequeno, fácild e colcoar e responde muuuiiito bem

Thiago Rodeghel
04/02/2010, 21:07
Olá a todos.

Tenho um JPX com AP e pesquisei muito sobre turbinas e acabei optando pelo supercharger.'

Bom, fica ai mais uma opção pra dar mais torque em motores ciclo OTTO.

Um abraço a todos.

É acho q fica bom:razz:

[s]

KitiU.
06/02/2010, 11:29
fala KiTIU

então depende muito

Esse papo de turbo ser ruim em baixa é do século apssado, hj existem inúmeras técnicas pra corrigir isso, com polia regulável, turbina bi-pulsativa ou uma TGV, até mesmo 2 turbinas uma pra baixa e outra pra alta.

Turbo em trilha só é ruim se mau feito e/ou feito como carro de rua normal que não é o objetivo, mas se vc fizer da forma correta fica perfeito, mas é beeemmm caro, exige tb projeto de forma estruturada

Outra coisa que me faz preferir os comrpessores é por causa do escapamento que no turbo é restringido pela turbina e no superchagrer passa a poder usar 4 em 1, dimensionados e por ai vai

Fora se for um SC centrífugo é pequeno, fácild e colcoar e responde muuuiiito bem

Ok Rubens, a questão é o seguinte, como você mencionou, É muito CARO fazer um motor turbo e cá entre nós de cada 10 preparador no máximo 3 acertam o motor pra trilha, extraindo o máximo de torque do motor com a turbina!!!.

E só um detalhe, você usa SuperCharger, que não tem nada a ve com turbina, o comportamento é outro, o motor fica mais elástico e não tão estúpio quanto o turbo...

Ja andei de jeep, com AP turbo, opala turbo, maverik turbo, e todos são iguais, quando enche a turbina o motor dispara, mas até enche....o motor não tem torque nenhum.

Por isso que digo que não vale a pena usar TURBO, é caro de mais só pra ter o barulho do tsssss, pois na trilha não vejo vantagem alguma de um turbo em cima de um bem aspirado!!

Só veja bem estou falando do Turbo, SuperCharger é outra história...e estou falando de jeep para trilha, se o uso for outro cidade e etc, dae blz...

Gostaria muito de ver um motor turbo com as técnicas que você fala, com mais torque EM BAIXA do que meu opala, dae mudo de opinião!!!!

slash
06/02/2010, 22:06
Ola a todos
Desculpe me intrometer mas
acho q turbo e trilha não combina
o suercharge acho q funciona bem melhor ,porem eu acho melhor aspirado
mas se for realmente turbina monta pulsativa (não sei escrever isso certo)
e não monofluxo comum ,pois só vai ter força em alta
minha opinião

abraços