Ver Versão Completa : Feixe de Mola ou mola Helicoidal no samurai?
rremelous
22/01/2010, 13:31
Pessoal, estou com 4 meses com meu samurai e agora tou querendo mexer na suspensão e comprar uns pneus genius 100% 31".
Minha pergunta é..
Qual tipo de mola eu devo colocar pra o samuca ficar mais alto e mais maleável?
minha suspensão atual é a original e eu estou tendo muita dor de cabeça com ela por varios motivos.. muito dura, nao tem conforto, e nao é nem um pouco flexível, tipo quando eu to em um terreno acidentado, fácil fácil ele destraciona um roda por causa do feixe de mola que nao tem flexibilidade.
tava pensando em fazer uma adaptação, trocar os feixe de mola original e botar molas helicoidal de algum outro carro, tipo chevette, gol, logus...
minha outra pergunta é..
será se fica legal essa adaptação?
iglupolarartico
22/01/2010, 15:17
opa amigo!
então, nunca vi fazendo essa adptação de colocar molas helicoidais e tirar os feixes! mas um colega meu colocou feixe de molas de willys!! e disse que virou outro carro!
claro que quando voce troca os feixes voce é obrigado a trocar batentes, jumelos e etc, isso faz com que o carro de mais curso!
Eu ja quero tirar minhas helicoidais e por feixes .. pra fazer SPOA + jumelos revolvers.. feixe de molas traseiro do samurai original na frente.. alongando um pouco o chassi na frente. fica perfeito hehe
ao meu ponto de vista =)
Abraços,
mauricio_silva
23/01/2010, 13:14
Pessoal, estou com 4 meses com meu samurai e agora tou querendo mexer na suspensão e comprar uns pneus genius 100% 31".
Minha pergunta é..
Qual tipo de mola eu devo colocar pra o samuca ficar mais alto e mais maleável?
minha suspensão atual é a original e eu estou tendo muita dor de cabeça com ela por varios motivos.. muito dura, nao tem conforto, e nao é nem um pouco flexível, tipo quando eu to em um terreno acidentado, fácil fácil ele destraciona um roda por causa do feixe de mola que nao tem flexibilidade.
tava pensando em fazer uma adaptação, trocar os feixe de mola original e botar molas helicoidal de algum outro carro, tipo chevette, gol, logus...
minha outra pergunta é..
será se fica legal essa adaptação?
O sistema de feixes de mola não devem deixar o Samurai mais "duro" ou mais "mole" que um outro com molas helicoidais. O principal responsável pelo "dureza" do carro é o amortecedor. Verifique se os amortecedores que você está usando são apropriados para o Samurai (amortecedores de carros mais pesados são mais "duros")
Pela sua descrição, creio que as lâminas do feixe de molas estejam fatigadas. Uma opção é o arqueamento ou a substituição (melhor opção em relação a resultado e durabilidade; maior custo). Vale uma "geral" na suspensão. A troca por um sistema de molas helicoidais pode lhe dar um pouco de dor de cabeça (mudanças na geometria e nas peças da suspensão e, possivelmente, da transmissão também).
[]s.
Maurício (Tche).
Ricardo Passoni
23/01/2010, 14:25
Se vc quer um Samurai confortavel , rs! hahaha ta com o jipe errado ! Agora fazer gambi igual as que fazem em Willys vai dar Me$5Da! , se acostume com ele e seja feliz!
abraços
Alexandre X
23/01/2010, 14:45
Se vc quer um Samurai confortavel , rs! hahaha ta com o jipe errado ! Agora fazer gambi igual as que fazem em Willys vai dar Me$5Da! , se acostume com ele e seja feliz!
abraços
A menos que você tenha no mínimo uns 10k para fazer um projeto decente, mantenha ele como molas semi-elipticas
Ricardo Passoni
23/01/2010, 16:04
Ai que tá ne X fazer uma alteração descente vai $$$$ e quase ninguem quer gastar ai so sai caca rs:mrgreen:
Abraços
Alexandre X
23/01/2010, 20:18
Ai que tá ne X fazer uma alteração descente vai $$$$ e quase ninguem quer gastar ai so sai caca rs:mrgreen:
Abraços
Pois é... um parzinho de molas semi-elipticas de primeira linha para SPOA custa uns R$800, o caboclo chora quando ve uma obenaus por R$80, dai faz o que?
Ricardo Passoni
24/01/2010, 00:45
Então X por ai vc vê que se com R$ 80,00 dizem que é caro imagina como é feita a manutenção da viatura rs!
Abraços
JEFFCATUNDA
24/01/2010, 00:56
"...minha suspensão atual é a original e eu estou tendo muita dor de cabeça com ela por varios motivos.. muito dura, nao tem conforto, e nao é nem um pouco flexível, tipo quando eu to em um terreno acidentado, fácil fácil ele destraciona um roda por causa do feixe de mola que nao tem flexibilidade..."
Interessante isso porque acho que neste caso ela iria tracionar mais...
Outra coisa:
não seria bem mais facil trocar o samurai por um mais novo, ja com molas helicoidais?????
Ricardo Passoni
24/01/2010, 10:36
Ou ate trocar por um Vitara ,é para se pensar afinal 4x4 puro e duro como Cjs e Samurai feixe não vão ter conforto na configuração original!
Abraços
dependendo do estado do seu carro.. tenho um 98 e to louco por um 94.. pra brincar melhor =)
ABraçs,
JEFFCATUNDA
24/01/2010, 16:48
Pois é, com um feixudo em bom estado você ainda pega dinheiro de volta na troca por um helicoidal...
mauricio_silva
26/01/2010, 01:20
Pois é, com um feixudo em bom estado você ainda pega dinheiro de volta na troca por um helicoidal...
Fato ou Ficção?
O Samurai com feixes de molas é mais robusto que o com molas helicoidais?:pensativo:
Acho que a maior procura pelos Samurais com feixes de molas se deve ao fato de que as possíveis adaptações para melhorar o desempenho off road do veículo são mais simples e baratas de serem feitas que as equivalentes para molas helicoidais.
Quem tiver informações mais precisas, por favor se manifeste.
[]s.
Maurício (Tche)
JEFFCATUNDA
26/01/2010, 01:43
Fato ou Ficção?
O Samurai com feixes de molas é mais robusto que o com molas helicoidais?:pensativo:
Acho que a maior procura pelos Samurais com feixes de molas se deve ao fato de que as possíveis adaptações para melhorar o desempenho off road do veículo são mais simples e baratas de serem feitas que as equivalentes para molas helicoidais.
Quem tiver informações mais precisas, por favor se manifeste.
[]s.
Maurício (Tche)
Mauricio, isso já foi por demais debatido por aqui colega... Tem um tópico que até faz essa comparação que você insinua.
O caso é que não mudam só as molas como você bem sabe...
Mauricio, isso já foi por demais debatido por aqui colega... Tem um tópico que até faz essa comparação que você insinua.
O caso é que não mudam só as molas como você bem sabe...
Fala Jeff & All, belezinha?
Um desses topicos é esse aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46160).
Rremelous, nao se iluda achando que o samurai mola seria diferente na situação que vc citou. Isso se resolve com bloqueio, ou pelo menos nao é culpa do feixe somente... tem que ver se o curso do seu amortecedor não está pequeno também :concordo:
cacanakagi
21/05/2010, 08:02
Só pra constar... O meu Samurai é 97... porém com kit 4,16........ Não troco por feixe não.... Mesmo pq o trabalho de suspensão dele é bem superior ao feixe em termos de adequação ao terreno... O de feixe demora mais pra torcer, parece q tem q forçar mais pros eixos torcerem....
RODFRAGA
24/05/2010, 00:45
Pessoal, uma duvida, estou olhando meu primeiro 4x4 e neste final de semana andei num samurai 96/97 e percebi que a suspensão não é com feixe de molas. Afinal, de um ano para outro muda isto no Samurai? Pois a maioria que vi era com feixes.
rremelous
14/06/2010, 04:22
pessoal, valeu pelo apoio... Revisei a suspensão do meu samurai 94 toda! Troquei todas as buchas e borrachas. Os amortecedores são "rancho" por isso são rígidos(duros), porém mais resistentes à impactos. Aumentei também o tamanho dos "Jumelos" e a base a barra estabilizadora. Os jumelos originais do feixe de mola do samurai são bem pequenos, cerca de 5 dedos. Mandei um torneiro mecânico fazer um jumelo mais resistente um com 4cm a mais!
meu samurai não ficou 100%, nem 80%.. mais ta muuuito melhor que antes, bem mais auto e mais flexível em buracos e pedregulhos.
minha próxima modificação e adaptação será: motor, eixo tras., caixa e t-case da Hilux 2002. já o eixo dianteiro ainda estou atrás pq na hilux é barra de torção e não feixe de mola..
abraço
Eu adaptei uma espiral - helicoidal por cima do feixe de molas, gostei bastante do resultado
.476276
joao da gaiola
23/10/2014, 22:55
Eu adaptei uma espiral - helicoidal por cima do feixe de molas, gostei bastante do resultado
.476276
amigo comprei um samurai 93 e ele e bao demais agora q q se axo da elicoidal com feixe e bao msm pq pra min os samurais velhos sao os melhores 95 abaixo
joao da gaiola
23/10/2014, 22:58
aeeee galera dos samurais com feixe de mola 95 abaixo
sem barra estabilizadora o carro dobra todo:euforico: e ai num da tanto X nas trilhas
vale a pena o teste eu aprovei sou de sabara e so barranco pedregulho e erosao
nilsinho lima
23/08/2016, 22:06
Puiati tudo bem! comprei uma samurai recentemente estou precisando de sugestões para melhoria no mesmo. se puder me passa seu contato ficarei muito grato. Nilsinho Lima - 9-8886-1300 é mandar uma mensagem que entro em contato.