Ver Versão Completa : Regulagem carburador
gpolachini
22/01/2010, 13:11
Amigos,
Semana passada eu retirei o carburador do lerdinho para fazer uma limpeza, porem quando coloquei de volta o mesmo está desregulado.
O motor anda esquentando muito, o jeep está meio fraco e de vez em quando ele da uns estouros no escapamento.
Estou achando que a regulagem Ar/Combustivel está errada. Portanto gostaria de saber como faço essa regulagem, como vou saber qual é a proporção exata de ar e combustivel ?
Obrigado.
MMesiano
22/01/2010, 15:23
Amigos,
Semana passada eu retirei o carburador do lerdinho para fazer uma limpeza, porem quando coloquei de volta o mesmo está desregulado.
O motor anda esquentando muito, o jeep está meio fraco e de vez em quando ele da uns estouros no escapamento.
Estou achando que a regulagem Ar/Combustivel está errada. Portanto gostaria de saber como faço essa regulagem, como vou saber qual é a proporção exata de ar e combustivel ?
Obrigado.
Olá,
Vamos ver se eu consigo te ajudar.
Primeiro vou te passar umas dicas de limpeza que eu dei há um tempo atrás:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19546
Como eu disse em outro tópico, não sou mecanico, mas eu faço a manutenção em quase tudo do jeep.
Se o seu motor for 6 CIL e o carburador original, vão duas dicas importantes: a principal peça a ser limpa é o Gicle que fica embaixo da cuba, na foto o numero 53.
Tem uma porca 13mm com gicle acomplado nela (53) e ainda dentro do orificio tem um outro que sai removendo-o com uma chave de fenda(51).
Lave-os bem e verifique se todas as passagens de gasolina estão desobstruídas.
Outra dica, é o embulo da injeção(29), aquela haste que tem uma molinha, essa molinha deve ter força o suficiente para jogar o conjunto todo para cima quando pressionada. Não pode agarrar ou ficar presa no fundo.
OBS: Não perca a bilha que fica dentro da cuba.
Feito isso, verificado boia (26) e etc.............vc deve regular.............
Dica para regulagem do ar: com o motor desligado, vire todo o parafuso (20) até fechar por completo. Daí de 3 voltas inteiras abrindo. Ligue o motor e regule o parafuso da marcha lenta(fica ali perto do 67). Depois com o motor já quente, vá virando e fechando o parafuso de entrada de ar até sentir que o motor vai morrer, neste ponto de uma volta e meia abrindo e está OK.
Não vou dizer que essa é a regulagem perfeita, porque vc tem que sentir e saber se a mistura está correta, mas pelo que eu li e como faço no meu jeep, esta é a regulagem mais perto do que deveria ser.
O pé ou base do carburador deve ficar suando e gelado quando a mistura fica boa.
Espero ter ajudado e se alguém tiver outra dica com relação a regulagem é só falar.
O caso dos estouros ""pode ser"" as velas sujas, retire as velas e limpe-as ou troque.
Um abraço,
O caso dos estouros ""pode ser"" as velas sujas, retire as velas e limpe-as ou troque.
Um abraço,
Ou até cabo de vela invertido
:concordo:
MMesiano
25/01/2010, 15:39
Ou até cabo de vela invertido
:concordo:
Boa......., quando vc diz invertido, é a ordem invertida, correto?
Alguém sabe a ordem dos cabos ?
Obrigado e um abraço,
Boa......., quando vc diz invertido, é a ordem invertida, correto?
Alguém sabe a ordem dos cabos ?
Obrigado e um abraço,
Olá ! a sequencia é : 1, 5, 3, 6, 2, 4, sendo 1 o mais perto do radiador, não esquecendo que o distribuidor gira no sentido anti-horário, um abraço !
MMesiano
25/01/2010, 16:38
Olá ! a sequencia é : 1, 5, 3, 6, 2, 4, sendo 1 o mais perto do radiador, não esquecendo que o distribuidor gira no sentido anti-horário, um abraço !
Jacimar,
Muito Obrigado, eu acabei achando os dados técnicos do motor em um site, mas não sabia por onde começar.
Aproveito e deixo os dados para que outros possam utilizar.
Um abraço,
MMesiano
25/01/2010, 16:57
Jacimar,
Muito Obrigado, eu acabei achando os dados técnicos do motor em um site, mas não sabia por onde começar.
Aproveito e deixo os dados para que outros possam utilizar.
Um abraço,
Jacimar,
Fiz um esquema rápido. È isso mesmo?
Abraços,
Pablo.pinto2007
25/01/2010, 19:51
Eu não sei nada sobre esse troço de ordem, mas o problema que você está relatando é muito parecido com o motor fora de ponto, motor esquentando, falta de rendimento, motor pesado para ligar, tudo isso é sintoma de fora de ponto, ou adiantado ou atrasado, em relação aos pipocos, pode ser que com o ponto desregulado, esteja causando, pois pipoco é caracterísco de ordem trocada (isso eu sei), então para solucionar o problema de ponto, basta afrouxar o parafuso da base do distribuidor e girar o distribuidor para um dos lados, com o motor ligado, se o motor ficar queimando redondo, é sinal que está próximo do ideal, mas pra deixar tinindo, tem que levar numa oficina para colocar a luz de ponto (estrobo).
Vê lá direitinho a ordem dos cilindros e depois vê o ponto!
Abraços!
Estouro pelo escape pode ser sintoma de ponto muito adiantado, dá uma atrasadinha girando o corpó do disribuidor e vê se muda alguma coisa. Dá uma conferida tbém no estado das velas, se tiver ok e já num tiverem a lá a duas décadas, dá uma limpeza e boa, em caso de dúvida, coloca vela nova e pronto.
falou!
NovatoF75
25/01/2010, 23:36
Dica para regulagem do ar: com o motor desligado, vire todo o parafuso (20) até fechar por completo. Daí de 3 voltas inteiras abrindo.
O mesmo (3 voltas do parafuso) vale para o H40/44 ou H40 DEIS do OHC?
Jacimar,
Fiz um esquema rápido. È isso mesmo?
Abraços,
Bom dia prezado ! é isso mesmo . . . agora, dependendo de quão mexido foi o motor, troca de distibuidor, bomba de óleo e tal, o cilindro 1 na tampa do distribuidor pode estar um posição diferente da sua, no seu está as 12 horas, no meu está diferente só não lembro em que posição . . . um abraço !
Rafaminc
26/01/2010, 08:13
Amigos,
Obrigado.
Só a regulagem não deve alterar tanto o comportamento do motor. Observe se todos os giglês estão no lugar, se não perdeu a esfera do pistonete, se a boia não ficou muito alta ou baixa, deixando o motor afogado ou com falta de combustível, se a junta não está entupindo algum orifício...
MMesiano
26/01/2010, 12:51
Bom dia prezado ! é isso mesmo . . . agora, dependendo de quão mexido foi o motor, troca de distibuidor, bomba de óleo e tal, o cilindro 1 na tampa do distribuidor pode estar um posição diferente da sua, no seu está as 12 horas, no meu está diferente só não lembro em que posição . . . um abraço !
Jacimar,
Obrigado, na verdade quando fiz o desenho, não me importei com a ordem na posição da tampa, mesmo por que, estou desconfiado que o meu jeep apresenta os problemas citados, como eu deixei ele no mecanico mes passado para trocar algumas peças, inclusive o rotor, pode ser que o mesmo tenha encaixado a tampa invertida, ou até mesmo sem querer, trocou algum cabo de posição. Pois ele voltou mais travado para desenvolver e com algum estouros ao ligar.
Mas vou verificar e retorno. O cilindro 1 por uma foto que tenho aqui, está na posição do 3 no desenho.
Se você puder relatar em que posição está o seu para compararmos, seria interessante, de qualquer forma, obrigado pela ajuda com as informações.
Abraços,
MMesiano
26/01/2010, 13:01
O mesmo (3 voltas do parafuso) vale para o H40/44 ou H40 DEIS do OHC?
Não sei te informar, mas eu regulava o do Opala assim tb. Voce deve deixar aberto, para não morrer o motor quando você for ligar, isso da cerca de 3 voltas para vc ter uma margem. Para depois deixar esquentar um pouco e partir para a regulagem. Se o problema for este, você resolve desta forma, agora se for outro, é interessante verificar ou outro itens que compõe a ignição:
Apesar de ser o motor BF-161, dá para ter uma ideia do que pode ser.
http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/regulagem.htm
Abraços,
Jacimar,
. . .
O cilindro 1 por uma foto que tenho aqui, está na posição do 3 no desenho.
Se você puder relatar em que posição está o seu para compararmos, seria interessante, de qualquer forma, obrigado pela ajuda com as informações.
Abraços,
Bom dia prezado ! olhei o meu, e seguindo o seu desenho como referência ele está na posição 4, faz sentido ! 180 graus de diferença . . . vou olhar depois o da minha exposa e relato, um abraço !
MMesiano
27/01/2010, 10:03
Bom dia prezado ! olhei o meu, e seguindo o seu desenho como referência ele está na posição 4, faz sentido ! 180 graus de diferença . . . vou olhar depois o da minha exposa e relato, um abraço !
Jacimar,
Obrigado, pelo que você colocou é exatamente a posição contrária de encaixe do meu. Se você confirmar com o outro jeep, o problema está solucionado.
Obrigado,
Mario
Jacimar,
Obrigado, pelo que você colocou é exatamente a posição contrária de encaixe do meu. Se você confirmar com o outro jeep, o problema está solucionado.
Obrigado,
Mario
Bom dia ! vou olhar sim . . . mas tem uma coisa, o fato de estar em posição contrária não quer dizer que está errado, pode ser que em algum momento alguém colocou o distribuidor invertido - o meu ou o seu - e para não retirar ele de novo simplesmente trocou os cabos, a tampa do distribuidor tem um encaixe pra indicar a posição correta, mas se o camarada não prestar atenção ela entra invertida, funciona, mas eventualmente vai dar problema, já aconteceu com minha exposa, ela mandou lavar o Jeep no posto e tiraram os cabos e tampa para soprar com ar comprimido . . . aí já viu ? :parede: montaram a tampa invertida e mal encaixada e ainda assim rodou semanas . . . só o Jeep mesmo ! :concordo:
MMesiano
28/01/2010, 14:37
Bom dia ! vou olhar sim . . . mas tem uma coisa, o fato de estar em posição contrária não quer dizer que está errado, pode ser que em algum momento alguém colocou o distribuidor invertido - o meu ou o seu - e para não retirar ele de novo simplesmente trocou os cabos, a tampa do distribuidor tem um encaixe pra indicar a posição correta, mas se o camarada não prestar atenção ela entra invertida, funciona, mas eventualmente vai dar problema, já aconteceu com minha exposa, ela mandou lavar o Jeep no posto e tiraram os cabos e tampa para soprar com ar comprimido . . . aí já viu ? :parede: montaram a tampa invertida e mal encaixada e ainda assim rodou semanas . . . só o Jeep mesmo ! :concordo:
Jacimar, mais uma vez obrigado pelas informações. È verdade tem coisas que o Jeep faz que a gente não acredita, só vendo mesmo !!!
Mas assim que vc verificar o outro jeep, vc fala !
Eu vou postar aqui um novo esquema com a posição correta na tampa.
Um abraço,
Jacimar, mais uma vez obrigado pelas informações. È verdade tem coisas que o Jeep faz que a gente não acredita, só vendo mesmo !!!
Um abraço,
Olá prezado ! com certeza eu falo . . . só não olhei ainda porque minha exposa está viajando, mas esse fim de semana ela estará em casa ! um abraço !
Rafaminc
29/01/2010, 07:51
Amigos, o que importa na montagem do distribuidor é a sequência correta dos cabos de vela 1-5-3-6-2-4. Se a haste do distribuidor estiver montada fora da posição, é só corrigir os cabos e acertar o ponto, portanto o cabo 01 pode estar na posição do relógio em 12, 1, 2 ... 9, 10, 11 horas sem ter problema algum no funcionamento do motor.
Abçs
Um abraço,
Bom dia prezado ! olhei a posição do distribuidor do CJ58 da minha exposa, e está igual ao meu, mas como o seu está 180° defasado acho que está tudo ok . . . você fez mais algum teste ? um abraço !
MMesiano
02/02/2010, 15:25
Bom dia prezado ! olhei a posição do distribuidor do CJ58 da minha exposa, e está igual ao meu, mas como o seu está 180° defasado acho que está tudo ok . . . você fez mais algum teste ? um abraço !
Jacimar,
Obrigado pela resposta, dei uma olhada lá no meu Jeep e a ordem está correta e aparentemente a tampa não está invertida.
Tirei a tampa fora para ver como estava o distribuidor e vi que o rotor não estava legal, então vou comprar um rotor novo esta semana para encaixar lá.
Caso isso não resolva vou inverter a tampa para a posição que vc colocou. Mas percebi que o meu distribuidor está quase todo girado até o final...........não sei isso tem a ver com a posição do primeiro cabo na tampa.
Vamos nos falando,
Abraços,
Jacimar,
Obrigado pela resposta, dei uma olhada lá no meu Jeep e a ordem está correta e aparentemente a tampa não está invertida.
Tirei a tampa fora para ver como estava o distribuidor e vi que o rotor não estava legal, então vou comprar um rotor novo esta semana para encaixar lá.
Caso isso não resolva vou inverter a tampa para a posição que vc colocou. Mas percebi que o meu distribuidor está quase todo girado até o final...........não sei isso tem a ver com a posição do primeiro cabo na tampa.
Vamos nos falando,
Abraços,
Olá prezado ! sugiro você aproveitar e trocar a tampa também ! se o rotor está estranho, é provável que a tampa também vá pelo mesmo caminho . . . um abraço !
MMesiano
03/02/2010, 16:33
Olá prezado ! sugiro você aproveitar e trocar a tampa também ! se o rotor está estranho, é provável que a tampa também vá pelo mesmo caminho . . . um abraço !
Jacimar,
Boa, Quando eu for comprar o rotor, vou comprar a tampa tb.
Um abraço,
MMesiano
13/05/2010, 11:22
Jacimar,
Depois de alguns meses descobri o que estava acontecendo, mas vou contar uma pequena história do que aconteceu:
Bem, depois desses tópicos todos, resolvi comprar a tampa e o rotor. Fui na JAP aqui no RJ e me ofereceram um rotor e tampa da marca Olympic. Percebi nos dois componentes que eram de péssima qualidade como eles são fabricados, os 2 possuiam rebarbas de plásticos internamente e eram de tamanhos diferentes do que estavam no meu jeep. Note que o meu distribuidor é WAPSA e a tampa tb era. Mesmo sendo para WAPSA o rotor não era da mesma forma do que eu tinha. Ou seja, era bem similar, mas não era igual. Então após uma pesquisa na Internet descobri que a marca Autolight é que tem melhor qualidade, ou da própria Wapsa. A principal diferença no rotor para distribuidor WAPSA entre as marcas é: Uma tem o rebite que prende a lamina pequeno(olympic) e a outra tem o rebite mais largo. E na tampa, uma tem o acabamento bom interno e a outra possuí rebarbas de plástico e a tampa externamente não é tão bem acabada.
Descoberto isso fiz uma compra na Tratorgama, liguei para lá e eles confirmaram que tinham a marca e a descrição que eu havia solicitado..........então como o pedido foi próximo ao carnaval, demorou quase 1 mês para chegar. Fiquei impressionado com a desorganização lá. E quando chegou, advinha, eram de outra marca que não era nem uma e nem outra, mas acho que era similar a Olympic. Bem, demorou mais 2 meses para eles mandarem outro da marca que eu havia solicitado. Então instalei no jeep. Realmente fez uma diferença, mas não resolveu o problema.
Foi ai que comecei a examinar tudo, desde do acelarador até o motor. Então achei uma folga grande no acelerador que não dava para ver, pois tinha que perder um tempo olhando. Acertado isso o jeep ficou outro, mas ainda não estava com a força que ele tinha, eu achava que faltava algo ainda. Então examinei as velas, e elas estavam bem sujas e desgastadas..........eu acho que achei o problema...........enfim......mas ainda não tive tempo de comprar velas novas .................
Mas é isso ai, tenho certeza que muitas pessoas aqui que tem um motor BF161 e tem os mesmos problemas, ficam aí as dicas de ir melhorando o rendimento dele. A colocação de produtos com marcas melhores como foi o caso do rotor, certamente faz diferença. Cabos, velas, platinado e bobina. Tudo tem especificação correta e marcas boas para serem aplicadas, e o preço muitas vezes é igual ou menor. Temos ainda bons fabricantes para peças para nossos motores, o importante e ter cuidado e saber fazer a manutenção corretamente.
Um abraço,
Jacimar,
Depois de alguns meses descobri o que estava acontecendo, mas vou contar uma pequena história do que aconteceu:
Bem, depois desses tópicos todos, resolvi comprar a tampa e o rotor. Fui na JAP aqui no RJ e me ofereceram um rotor e tampa da marca Olympic. Percebi nos dois componentes que eram de péssima qualidade como eles são fabricados, os 2 possuiam rebarbas de plásticos internamente e eram de tamanhos diferentes do que estavam no meu jeep. Note que o meu distribuidor é WAPSA e a tampa tb era. Mesmo sendo para WAPSA o rotor não era da mesma forma do que eu tinha. Ou seja, era bem similar, mas não era igual. Então após uma pesquisa na Internet descobri que a marca Autolight é que tem melhor qualidade, ou da própria Wapsa. A principal diferença no rotor para distribuidor WAPSA entre as marcas é: Uma tem o rebite que prende a lamina pequeno(olympic) e a outra tem o rebite mais largo. E na tampa, uma tem o acabamento bom interno e a outra possuí rebarbas de plástico e a tampa externamente não é tão bem acabada.
Descoberto isso fiz uma compra na Tratorgama, liguei para lá e eles confirmaram que tinham a marca e a descrição que eu havia solicitado..........então como o pedido foi próximo ao carnaval, demorou quase 1 mês para chegar. Fiquei impressionado com a desorganização lá. E quando chegou, advinha, eram de outra marca que não era nem uma e nem outra, mas acho que era similar a Olympic. Bem, demorou mais 2 meses para eles mandarem outro da marca que eu havia solicitado. Então instalei no jeep. Realmente fez uma diferença, mas não resolveu o problema.
Foi ai que comecei a examinar tudo, desde do acelarador até o motor. Então achei uma folga grande no acelerador que não dava para ver, pois tinha que perder um tempo olhando. Acertado isso o jeep ficou outro, mas ainda não estava com a força que ele tinha, eu achava que faltava algo ainda. Então examinei as velas, e elas estavam bem sujas e desgastadas..........eu acho que achei o problema...........enfim......mas ainda não tive tempo de comprar velas novas .................
Mas é isso ai, tenho certeza que muitas pessoas aqui que tem um motor BF161 e tem os mesmos problemas, ficam aí as dicas de ir melhorando o rendimento dele. A colocação de produtos com marcas melhores como foi o caso do rotor, certamente faz diferença. Cabos, velas, platinado e bobina. Tudo tem especificação correta e marcas boas para serem aplicadas, e o preço muitas vezes é igual ou menor. Temos ainda bons fabricantes para peças para nossos motores, o importante e ter cuidado e saber fazer a manutenção corretamente.
Um abraço,
Boa tarde prezado ! você está coberto de razão, quando ainda tinha platinado no CJ58 da minha exposa e na minha C-10, tive problemas com a marca Platinac e Perftubo, os produtos da Olympic sempre foram razoáveis . . . sorte talvez ! um abraço !
MMesiano
17/05/2010, 13:04
Boa tarde prezado ! você está coberto de razão, quando ainda tinha platinado no CJ58 da minha exposa e na minha C-10, tive problemas com a marca Platinac e Perftubo, os produtos da Olympic sempre foram razoáveis . . . sorte talvez ! um abraço !
Meu amigo,
O meu ainda está com o platinado, eu havia solicitado um platinado tb para a Tratorgama, e eles me mandaram de outro motor o do OHC, esqueci de comentar. Mas eu queria saber quais das soluções existente no mercado que vc usou para tirar o platinado do Jeep e se foi vc mesmo quem instalou ?
Fui na loja este final de semana comprar as velas, mas a loja estava fechada, então limpei as minhas que eu tinha mesmo e coloquei de volta. O problema era esse, resolvido !
Mas sei que se eu colocar velas novas a coisa melhora ainda mais, pois elas apresentam desgaste.
Um abraço,
Meu amigo,
O meu ainda está com o platinado, eu havia solicitado um platinado tb para a Tratorgama, e eles me mandaram de outro motor o do OHC, esqueci de comentar. Mas eu queria saber quais das soluções existente no mercado que vc usou para tirar o platinado do Jeep e se foi vc mesmo quem instalou ?
Fui na loja este final de semana comprar as velas, mas a loja estava fechada, então limpei as minhas que eu tinha mesmo e coloquei de volta. O problema era esse, resolvido !
Mas sei que se eu colocar velas novas a coisa melhora ainda mais, pois elas apresentam desgaste.
Um abraço,
Bom dia prezado ! no CJ58 da minha exposa, eu mesmo instalei uma ignição eletrônica que escolhemos no mercado livre, essa possui os 2 avanços - centrifugo e a vacuo - produto #144120256, o link é esse :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144120256-ignico-eletrnica-jeep-6cc-rural-6cc-maverick-6cc-_JM
No meu CJ64 já veio uma ignição de Opala instalada e só tem o avanço centífugo, assim mesmo porque meu mecanico virou a mesa ! pretendo no futuro colocar uma ignição estática, talvez da MotorSpice, não sei quanto está custando e não é prioridade no momento, comprei um guincho agora tenho que trocar alternador e uma coisa vai puxando a outra, sabe como é . . . se interessar por essa que te falei eu passo os detalhes da instalação, é simples mas precisa de atenção na hora de retirar o distribuidor antigo . . . um abraço !