PDA

Ver Versão Completa : KartCross Piranha - NX350 Sahara



tecnica
22/01/2010, 11:59
Pessoal,

Saudacoes a todos. Este é o kartcross que estou construindo com meu cunhado, esta em fase de finalizacao.

O projeto é "aquele" que todo mundo baixa da internet

Estamos usando o motor 350 da Honda NX350 Sahara, adquirida de leilao para esse fim.

Como o uso dele será bem esporadico (em torno de 1x por mes), optamos por instalar uma injecao eletronica para aumentar a confiabilidade. Estaremos usando uma MegaSquirt. Em uma das fotos abaixo, vcs podem ver o motor sendo testado com a I.E na bancada.

tecnica
22/01/2010, 12:14
mais algumas fotos e o link para um video do 1o teste, ainda antes da pintura, ainda com carburador

http://www.youtube.com/watch?v=ef39oazIWeU

sassi
22/01/2010, 12:43
bem legal. tem como vc me passar o projeto? o link ou para meu email: pedro_sassi@hotmail.com. quanto foi o custo final do kart?

Joelmuz
22/01/2010, 15:27
Opa tudo bem, quais sao as rodas utilizadas, aro 13?, Qual o custo estimado ate agora, e o eixo traseiro e com traçao em uma roda ou nas duas? parabens pela montagem, pretendo futuramente fazer um para mim tbm, abraxxx

Flávio Cadore
22/01/2010, 18:47
Alexandre, muito legal o teu Piranha em especial a I.E..
Se vc quizer colocar troca elétrica de marchas na direção vc vai precisar de uma embreagem eletromagnética de compressor de ar condicionado, um motor de limpa vidro e duas chaves micro. Basta instalar a embreagem no eixo do câmbio e acionada pelo motor de limpa vidro, pode até usar uma catraca de bicicleta para achar a velocidade ideal de troca.
O motor deverá ser ligado em série com a embreagem eletromagnética.
Já tentei outros mas este sistema é o melhor...
O que acha? Quanto gastou na I.E.?

cRiPpLe_rOoStEr
22/01/2010, 23:16
Se vc quizer colocar troca elétrica de marchas na direção vc vai precisar de uma embreagem eletromagnética de compressor de ar condicionado, um motor de limpa vidro e duas chaves micro. Basta instalar a embreagem no eixo do câmbio e acionada pelo motor de limpa vidro, pode até usar uma catraca de bicicleta para achar a velocidade ideal de troca.
O motor deverá ser ligado em série com a embreagem eletromagnética.
Já tentei outros mas este sistema é o melhor...

uma vez eu vi num kart com motor de rd135 um sistema que usava um "bigode" atrás do volante que trocava as marchas por cabos... puxando a alavanca esquerda reduzia a marcha e pela direita subia... só não lembro como era acionada a embreagem...

se eu fosse fazer um sistema de troca de marchas no volante com acionamento elétrico ainda me preocuparia em manter a alavanca pelo menos como backup...

cRiPpLe_rOoStEr
22/01/2010, 23:19
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=208882&d=1264168677passou mto trabalho para acertar a injeção?

leobnaval
22/01/2010, 23:20
Ta de parabéns seu Kart muito bem feito e montado...

Sassi o projeto tem aqui no forum na seção downloads e em alguns tópicos desta seção que eu postei, procure por projeto kart.

Abraços, Leo

sassi
23/01/2010, 21:17
valeu leo, ja achei

diegot
23/01/2010, 21:41
Alexandre
Você está usando qual TBI? E bico?

tecnica
24/01/2010, 03:06
uma vez eu vi num kart com motor de rd135 um sistema que usava um "bigode" atrás do volante que trocava as marchas por cabos... puxando a alavanca esquerda reduzia a marcha e pela direita subia... só não lembro como era acionada a embreagem...

se eu fosse fazer um sistema de troca de marchas no volante com acionamento elétrico ainda me preocuparia em manter a alavanca pelo menos como backup...

Entao, nossa primeira tentativa foi com as borboletas atras do volante, acionando as marchas por cabo. Ficou muito pesado, o cambio da Sahara é um pouco duro, e tivemos varias quebras do cabo. Meu cunhado tb se adaptou mais rapido a alavanca.


Você está usando qual TBI? E bico?

É a tbi do Palio Fire 1.0 8v. O bico é dos santana 2.0 a alcool, os Marelli IPW043


passou mto trabalho para acertar a injeção?

Ainda nao fiz o acerto. Fizemos esse teste da bancada para testar todos os componentes da injeção, principalmente na captação do sinal de ignição/rotacao. Mas a Megasquirt é muito tranquila para acertar, uma vez que vc tem a marcha-lenta estabilizada para sair com o veiculo, 2 ou 3 voltas pelo bairro, capturando log e usando as ferramentas da MegaSquirt ja deixam o carro em condição para uso diario. Dai pra frente é fazer ajustes finos para obtencao de menor consumo, tirar uns cv a mais, ou melhorar as emissoes. Diversão pura. Estou usando a Mega em 2 outro projetos, uma DT180 de trilha e no meu Engesa, neste ultimo desde Maio/2009 com a Megasquirt e a ignicao original, e desde Ago/2009 com a Mega controlando a ignicao sem distribuidor.


Opa tudo bem, quais sao as rodas utilizadas, aro 13?, Qual o custo estimado ate agora, e o eixo traseiro e com traçao em uma roda ou nas duas? parabens pela montagem, pretendo futuramente fazer um para mim tbm, abraxxx

Sao aro 14. Esses pneus sao do Maneco. Estavamos com dificuldade de montar o conjunto de roda x pneus com os tamanhos ideais ou designados no projeto. Arriscamos com esse conjunto das fotos, e ficou bem legal. Ate agora, foram pouco mais de 7 mil, sendo 1k5 justamente no cj de rodas e pneus, e 2mil na compra da moto doadora. A injecao consumiu 800 reais. A tração é nas duas rodas traseiras, e o acerto dessa parte do projeto foi a que consumiu mais horas de trabalho. O projeto original usa um conjunto de cruzetas e eixos estriados, aqui usamos 2 eixos homocineticos de GOL Mi.

cRiPpLe_rOoStEr
24/01/2010, 04:47
e a alavanca, fez acionada por cabo ou varão mesmo?

e o corpo e o bico da injeção, foram comprados novos ou usados?

Joelmuz
24/01/2010, 23:34
Obrigado pelas respostas, mas surgindo mais e mais duvidas, neste seu cross vc utilizou diferencial traseiro ou eixo rigido, gostaria de uma imagem mostrando o eixo traseiro, minhas duvidas maiores sao em relacao as curvas, sei que na terra/lama nao ha maiores problemas mas no asfalto a um certo esforco do conjunto, e com isso ate podera ocorrer quebras e/ou desgastes prematuros, quero reunir o maximo de conhecimento para me aventurar a fazer um deste, abraxxx e parabens novamente.

leobnaval
25/01/2010, 09:56
Obrigado pelas respostas, mas surgindo mais e mais duvidas, neste seu cross vc utilizou diferencial traseiro ou eixo rigido, gostaria de uma imagem mostrando o eixo traseiro, minhas duvidas maiores sao em relacao as curvas, sei que na terra/lama nao ha maiores problemas mas no asfalto a um certo esforco do conjunto, e com isso ate podera ocorrer quebras e/ou desgastes prematuros, quero reunir o maximo de conhecimento para me aventurar a fazer um deste, abraxxx e parabens novamente.

Pelas fotos ele usa homocinética portanto não é eixo rígido e sim suspensão independente, não possue diferencial pois assim o torque e rotação são iguais melhorando e muito a capacidade off-road deste 4x2.

Abraços, Leo

Joelmuz
25/01/2010, 17:02
Obrigado leobnaval, me expressei mal sobre o eixo traseiro, entao as homocineticas faz a compensaçao em curvas, nao necessitando de diferencial, bom espero que eu esteja entendendo, rsrsrss, abraxxx

cRiPpLe_rOoStEr
25/01/2010, 17:58
entao as homocineticas faz a compensaçao em curvas, nao necessitando de diferencial

homocinética não faz a compensação de nada... é como se andasse com um diferencial bloqueado sempre...

Flávio Cadore
25/01/2010, 18:37
minhas duvidas maiores sao em relacao as curvas, sei que na terra/lama nao ha maiores problemas mas no asfalto a um certo esforco do conjunto, e com isso ate podera ocorrer quebras e/ou desgastes prematuros, quero reunir o maximo de conhecimento para me aventurar a fazer um deste, abraxxx e parabens novamente.

No asfalto vai bem também, não ocorre desgaste prematuro porque as homocinéticas suportam um motor de carro que tem muito mais torque e potência. Eu tenho uma a mais de 12 anos e nunca quebrou.
Aqui mesmo no forum tem vários links deste kart cross.

leobnaval
25/01/2010, 22:13
Obrigado leobnaval, me expressei mal sobre o eixo traseiro, entao as homocineticas faz a compensaçao em curvas, nao necessitando de diferencial, bom espero que eu esteja entendendo, rsrsrss, abraxxx

A homocinética não compensa nas curvas nem tem a função do diferencial ela apenas permite que as rodas trabalhem de forma individual uma pode estar comprimida e a outra extendida além de não refletir impactos de um lado para o outro.
A maioria dos karts não tem diferencial mas podem ter eixo rígido ou independente.

Abraços, Leo

tecnica
26/01/2010, 15:36
Obrigado pelas respostas, mas surgindo mais e mais duvidas, neste seu cross vc utilizou diferencial traseiro ou eixo rigido, gostaria de uma imagem mostrando o eixo traseiro, minhas duvidas maiores sao em relacao as curvas, sei que na terra/lama nao ha maiores problemas mas no asfalto a um certo esforco do conjunto, e com isso ate podera ocorrer quebras e/ou desgastes prematuros, quero reunir o maximo de conhecimento para me aventurar a fazer um deste, abraxxx e parabens novamente.

Vou colocar outra foto aqui. O cj da homocinetica é bem forte, e aguenta o esforço de torção. Lembre que é do Gol MI, um carro mais pesado, com mais torque e potencia que o kart cross. No asfalto, em baixa velocidade, ele tende a fazer o kart a abrir a curva. Em alta velocidade, ja começa a jogar a traseira.

Mas como eu tinha falado, essa parte deu bastante trabalho. Isso por causa do comprimento do conjunto. Esse projeto do Piranha usa 1 braco oscilante, o que faz com que a homocinetica estique e encolha bastante. Por mais de uma vez, tivemos a quebra do anel trava interno da homocinetica, que acabava por desmantelar a gaiola de esferas.

Tem um projeto a parte do Piranha com a suspensão traseira desenhada especificamente para uso com homocinetica. Se vc for partir para construção, minha sugestão é vc tentar conseguir esse projeto, em lugar de fazer igual ao nosso.

Joelmuz
26/01/2010, 20:33
era justamente isso que o flavio, leobnaval, e vc tecnica, escreveram que eu queria tirar a duvida, e que quando eu for comecar, gostaria de colocar pneus e aro 13", é mais facil pra mim arrumar uns pneus, a parte de motor estou vendo um da XLX350, vou comprar aos poucos as pecas necessarias, a parte de corte e torno das peças vai demorar, muito obrigado novamente a todos e vou amolar muito neste topico ou mais necessariamente abrir um especifico para minhas duvidas caso nao haja. Abraxxx.

mas
29/01/2010, 09:24
ola alexandre tem como vc me mandar mais fotos da piranha, e que disco vc esta usando. obrigado
(ocrammas@hotmail.com)

negreira
29/01/2010, 09:39
quando for fazer novos testes ou até um passeio não esquecer
de dar um aviso que tenho muita vontade de ver seu kartttt
em ação.

tecnica
30/01/2010, 22:55
pessoal,

tenho algumas fotos da construcao na galeria da MegaSquirt Brasil: http://www.msbr.com.br/fotos/thumbnails.php?album=12

O disco de freio traseiro é o dianteiro da Sahara doadora. Os discos dianteiros foram usinados na metalurgica do meu cunhado. As pincas dianteiras sao da CG.

Flávio Cadore
07/02/2010, 19:59
Os discos dianteiros foram usinados na metalurgica do meu cunhado. As pincas dianteiras sao da CG.

Também é possível usar disco de Corcel e afiná-los para a espessura que sirva nas pinças de moto ( 4 mm). Já usei numa gaiola.

Técnica, como está o funionamento da "Xizélona" injetada?

leobnaval
07/02/2010, 20:08
Também é possível usar disco de Corcel e afiná-los para a espessura que sirva nas pinças de moto ( 4 mm). Já usei numa gaiola.

Flávio não teve problemas com empenamentos ou trincas nos disco alguma vez ?



Técnica, como está o funionamento da "Xizélona" injetada?
X2, como está?

abraços, Leo

Flávio Cadore
07/02/2010, 20:15
Flávio não teve problemas com empenamentos ou trincas nos disco alguma vez ?




abraços, Leo


A espessura é compatível com o peso da gaiola, e como freia! Freio nas quatro é show.

Mateus Sandrin
17/03/2010, 13:07
Quantos $$$$$ vc gastou p instalar a IE no mo tor da Sahara?
Eu toh fazendo um kartcross com motor da XLXr 250 dois carburadores e me interessei pela sua ideia...
Abraços
Mateus

tecnica
17/03/2010, 21:06
Mateus,

Ficou mais ou menos assim:

- Central MegaSquirt R$ 350,00
- Bomba Monza Original Delphi R$ 140,00
- Bico IWP 043 R$ 120,00 (Santana 2.0 alcool)
- Regulador LP Tempra Turbo R$ 80,00

Alem desses valores, teve o custo de miudezas como reles, e conectores, a caixa vedada para injecao, os niples e T's, mangueira e abraçadeiras, mao de obra para confeccionar a flauta e suporte, mais ou menos uns R$ 150,00 a R$ 200,00

Flávio Cadore
17/03/2010, 21:15
- Central MegaSquirt R$ 350,00


Onde se consegue uma a esse preço? é daquelas de montar em casa?
Será que daria para usar um corpo de borboletas da FAZER?

Flávio Cadore
17/03/2010, 22:44
Onde se consegue uma a esse preço? é daquelas de montar em casa?
Será que daria para usar um corpo de borboletas da FAZER?

Achei um cara que vende os kits, pedi os preços e vou esperar a resposta...

tecnica
18/03/2010, 01:27
Flavio,

Essa Mega foi montagem caseira, um amigo do Forum MegaSquirt Brasil que fez, passo o contato dele por mp para vc se interessar.

Outra opção é a MegaSquirt Racing (http://www.megasquirtracing.com.br), minhas proximas compras serão com eles.

E corrigindo, esqueci da TBI, foi usada a do Palio Fire 8v 1.0, R$ 120,00.

Nao conheco a TBI da Fazer, mas se tiver o TPS/Sensor da borboleta integrado, servirá sim. No meu caso, a TBI do Palio casa perfeito, o diametro da admissao da Sahara é o mesmo da TBI do Palio.

tqf2
18/03/2010, 08:40
O TBI da Fazer tem sim o sensor de posição (borboleta) integrado...
Só não me recordo o diâmetro....

Flávio Cadore
18/03/2010, 19:22
Flavio,

Essa Mega foi montagem caseira, um amigo do Forum MegaSquirt Brasil que fez, passo o contato dele por mp para vc se interessar.

Outra opção é a MegaSquirt Racing (http://www.megasquirtracing.com.br), minhas proximas compras serão com eles.

E corrigindo, esqueci da TBI, foi usada a do Palio Fire 8v 1.0, R$ 120,00.

Nao conheco a TBI da Fazer, mas se tiver o TPS/Sensor da borboleta integrado, servirá sim. No meu caso, a TBI do Palio casa perfeito, o diametro da admissao da Sahara é o mesmo da TBI do Palio.

Os caras do site da Megasquirt me deram resposta, 600 mais simples, 1000 a intermediária que serve para AP e etc, e 1700 a TOP...
A intermediária tem controle para duas bobinas de ignição, daria para eliminar o rotor do distribuidor e usar duas bobinas.
Eu queria colocar uma num motor 2T de Agrale e aproveitar para testar na gaiola com motor AP 1.6 MI mas 1000 é meio demais no momento...sei que não fica só nos 1000...:mrgreen:

BERNARDLIPE
19/03/2010, 15:39
Parabens pela Gaiola, esta muito bem contruida, vc e seu cunhado devem ser bem caprichosos, pena estarmos muito longe para fazer algumas trilhas

tenho duas gaiolas e é uma otima diversao, da uma olhada nas fotos

Leonardo Truccolo
19/03/2010, 17:32
Muito legal a tua gaiola, mas o motor atrás do banco não esquenta muito??? Eu tinha uma com motor de Strada 200 cc, vivia quebrando, pq esquentava demais, cheguei a adaptar uma ventuinha, mas não adiantou.

Abraço,

Leonardo Truccolo

Flávio Cadore
19/03/2010, 17:47
Parabens pela Gaiola, esta muito bem contruida, vc e seu cunhado devem ser bem caprichosos, pena estarmos muito longe para fazer algumas trilhas

tenho duas gaiolas e é uma otima diversao, da uma olhada nas fotos

Bernardo, fizestes confusão com os nomes, quem tem a gaiola com motor de NX 350 é o Tecnica ( Alexandre)... o Flávio também tem 2 gaiolas ( kart cross Agrale e gaiola AP 1.6 MI).

tecnica
20/03/2010, 22:59
Muito legal a tua gaiola, mas o motor atrás do banco não esquenta muito??? Eu tinha uma com motor de Strada 200 cc, vivia quebrando, pq esquentava demais, cheguei a adaptar uma ventuinha, mas não adiantou.

Abraço,

Leonardo Truccolo

Leo, até agora nao tenho tido problemas. O radiador de oleo ficou deslocado para esquerda, e recebe um bom fluxo de ar. Existe uma boa passagem de ar sob o banco, e o filtro de ar tb fara captacao de ar frio, o que deve ajudar um pouco. O legal da injecao eletronica é que eu consigo monitorar a temperatura dele. Ate agora, nao passou dos 82 graus. Vamos ver.

onduty
31/03/2010, 08:06
tecnica - o q vc utilizou para a ponta de eixo dianteira ?

Poderia me explicar como foi feita a suspensão, tração de homocineticas e o cubo traseiro ?


Valeu

tecnica
11/04/2010, 11:27
Onduty,

Na dianteira, usei o cubo traseiro do Uno, com a furacao usinada para as rodas do Gol (4x 100mm, original é 4x 98mm).

Ja no cubo traseiro, a coisa foi bem mais complicada, e hj faria diferente. Tentaria fazer usando as bandejas e torre do gol. O braco oscilante atras faz com que as homocineticas encolham e estiquem demais, forcando as travas.

Foi feito um alojamento, e nos bracos traseiros, usinados para o encaixe desse alojamento

Flávio Cadore
11/04/2010, 13:00
Onduty,

Ja no cubo traseiro, a coisa foi bem mais complicada, e hj faria diferente. Tentaria fazer usando as bandejas e torre do gol. O braco oscilante atras faz com que as homocineticas encolham e estiquem demais, forcando as travas.

Foi feito um alojamento, e nos bracos traseiros, usinados para o encaixe desse alojamento

Técnica, este problema de "esticar" demais ocorreu porqueo centro da homocinética não está alinhado com o centro de giro da balança ( nos parafusos que prendem no chassis).

No cubo traseiro pode ser usado perfeitamente o cubo, rolamento e homocinética do Gol. De jeito que está não tens problema de soltar os cubos quando freia ou quando acelera?

tecnica
11/04/2010, 19:51
Técnica, este problema de "esticar" demais ocorreu porqueo centro da homocinética não está alinhado com o centro de giro da balança ( nos parafusos que prendem no chassis).


Com certeza. Por isso que eu falei que faria diferente. O braco original recebia 2 rolamentos, e trabalhava com cruzetas e uma luva elastica. Alguns orcamentos que fizemos para esse conjunto beiravam os 2 mil reais. Um conjunto completo do Gol fica em R$ 600,00. Mas toda a parte traseira ja estava pronta. Mas se o problema continuar, vamos mexer nisso.

O ideal é usar o sistema do desenho anexo, ideal para homocineticas



No cubo traseiro pode ser usado perfeitamente o cubo, rolamento e homocinética do Gol. De jeito que está não tens problema de soltar os cubos quando freia ou quando acelera?

Nao, ele tem 2 orelhas que sao parafusadas na balanca traseira. É que eu nao tenho foto desse detalhe aqui. O esquema esta seguro. Alias, seguranca foi uma das maiores preocupacoes do projeto. So vamos levar para a terra qdo estiver 100% nos testes.

Por exemplo o freio dianteiro nao existe no projeto original. Aproveitei a mudanca da manga dianteira para acrescentar o suporte para a pinca e discos.

fabricio prazeres
10/09/2010, 13:16
amigo deixa seu email par conversarmos o meu é prazer.prazeres@hotmail.com


abraço

Adriano Lobo
01/11/2010, 13:02
Fala tecnica! Parabens pelo projeto e obrigado por compartilhar suas experiências conosco. E aí, como anda o seu projeto?

Outra coisa, você possui mais detalhes da suspensão (duplo A) que você postou acima?

BrunoHolz
02/11/2010, 18:01
Cara, esses amortecedores traseiros são de que? vlw

e respondendo uma questao lá em cima, eu acho que as homocineticas não são ideais para isso.. Aqui agente ta com a ideia de fazer com o Cardan da Kombi com redução, pois ele tem uma flexibilidade, então ele acompanharia a suspenção sem prejudicar o conjunto. Ou tambem(não sei como se chama direito)o Eixo da direção(na saida do volante) do MB 1113, MB 1313, etc. Ele e chanfrado e tbm tem essa flexibilidade, e bem forte por sinal. O unico trabalho seria encurta-lo um pouco.

Abraço

leobnaval
02/11/2010, 21:52
Bruno, me explique por que homocinéticas não são aconselhavéis para estes projetos????

[]s

BrunoHolz
03/11/2010, 19:34
Leo, não sei ao certo. Posso estar errado. Masss, eu acho pq as homocineticas são rígidas e sem flexibilidade, vamos supor quando vc passar em monte de terra, os pneus certamente vão querer subir, então(acho) as homocineticas vão ficar sem pra onde entrar, assim facilitando a quebra. Da mesma forma quando se passar em um buraco. Entao a minha sugestao é usar o Cardan da Kombi(Flexivel e curto)e ajustar ele pra ficar no meio da flexibilidade, entao ele teria espaço tanto para dentro quanto para fora,quando se encontrar algum obstaculo.

Repito novamente, Posso estar errado.

Fiz uma imagem para demonstrar..

Adriano Lobo
03/11/2010, 22:28
Olá Bruno, vou tomar a liberdade de entrar nesta conversa, pois também estou coletando informações para o meu projeto!

Acredito que se existir este fenômeno de flexibilidade no eixo, provavelmente a homocinética não irá suportar mesmo. Entretanto, acredito que o efeito de flexibilidade no conjunto esteja ligado ao tipo de suspensão, pois nos carros normais não deve existir este efeito e por isso a homocinética funciona.

Contudo, acho que se tivermos uma suspensão duplo A bem dimensionada a homocinética deverá funcionar perfeitamente, mas também é só achismo, não posso afirmar...hehe!

Também gostaria de agradecer pelas dicas das possíveis soluções para o eixo, pois tanto o cardan de Kombi quanto o eixo da coluna de direção de caminhões é fácil de achar em qualquer lugar do nosso Brazilzão...

Mantenha-nos atualizados da solução que você ira atualizar...

Abraços

Adriano Lobo
03/11/2010, 22:51
Galéra, só para complementar nossa discussão segue uma pequena animação do funcionamento das homocinéticas...

leobnaval
04/11/2010, 19:09
Bruno homocinéticas não são rigidas e nem sem flexibilidade, pelo contrário, segue um material que separei de um outro tópico que eu postei:
Acoplamentos Articulados

Juntas universais (cardan):
são acoplamentos usados na ligação de árvores que formam um ângulo
permanente entre si. As juntas universais (junta cardan) consistem basicamente de
dois cubos que possuem cada um garfo os quais são ligados a uma cruzeta. As
juntas universais ligando eixos que se cruzam possuem o inconveniente de não
transmitirem o movimento a freqüência constante.
Observação: árvores paralelas ligadas por uma junta universal dupla
podem transmitir movimentos uniformes.

Junta universal homocinética
Esse tipo de junta é usado para transmitir movimento entre árvores que
precisam sofrer variação angular, durante sua atividade. Essa junta é constituída de
esferas de aço que são acomodadas em alojamentos específicos denominados
calhas.
Fonte: http://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/im...e_maquinas.pdf (http://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/images/9/9c/Apostila_elementos_de_maquinas.pdf)


Dá uma lida no link anexo a seguir pág. 3:

http://www.oficinabrasil.com.br/hots...uina_nov09.pdf (http://www.oficinabrasil.com.br/hotsites/gm/5.VerdadeGenuina_nov09.pdf)


Homocinéticas: como funcionam. (http://amortececar.blogspot.com/2008/03/homocinticas-como-funcionam.html)


http://bp3.blogger.com/_foI_5I0jmYU/R9kjeKjMZ4I/AAAAAAAAAG8/XFHTjFzu_qs/s320/fafacil12_MC_01.jpg (http://bp3.blogger.com/_foI_5I0jmYU/R9kjeKjMZ4I/AAAAAAAAAG8/XFHTjFzu_qs/s1600-h/fafacil12_MC_01.jpg)
http://bp0.blogger.com/_foI_5I0jmYU/R9kjSajMZ3I/AAAAAAAAAG0/DWxkbfhGxL0/s320/homocin-2.jpg (http://bp0.blogger.com/_foI_5I0jmYU/R9kjSajMZ3I/AAAAAAAAAG0/DWxkbfhGxL0/s1600-h/homocin-2.jpg)

As juntas homocinéticas são itens importantes do sistema de transmissão. Com as juntas em ordem aumenta a segurança e conforto.


Não há exagero em se afirmar que a tração dianteira deve seu sucesso à junta homocinética. Esta peça faz com que a velocidade seja constante entre as partes condutora e conduzida, no caso semi-eixo e ponta de eixo. Para entender melhor a questão de velocidade constante, é preciso saber que na junta universal tradicional (a "cruzeta") usada nas árvores de transmissão (eixo cardã), sempre há variação de velocidade entre as duas partes da junta. Quando a junta universal faz parte do cardã não há problema algum relacionado com essa variação. Mas quando a junta universal compõe o semi-eixo (corretamente, semi-árvore) de um carro de tração dianteira, a desigualdade de movimento logo se faz sentir no volante de direção: surge uma oscilação bem desagradável cada vez que o veículo descreve uma curva sendo acelerado. Na junta homocinética, o contato entre o semi-eixo e a ponta de eixo é feito por esferas, na maior parte dos casos. A parte conduzida (ponta de eixo) é constituída por um tambor com pistas na parte interna, que por sua vez forma corpo único com a ponta de eixo onde vão fixados cubo e roda. O elemento condutor (semi-eixo) recebe movimento da ponta da semi-árvore e trabalha em conjunto com uma gaiola de separação das esferas. Deve-se proceder à troca da junta homocinética quando, com o carro em movimento, ela começar a fazer barulho ou, então, durante manobras, acontecerem estalos, sinais claros de que o conjunto está com excesso de folga. No caso de um furo na coifa protetora, quando a graxa se perde e poeira ou umidade penetram na junta homocinética, é preciso remover a peça, limpá-la e trocar a graxa e coifa, para evitar que a homocinética se danifique definitivamente por falta de lubrificação.
Fonte: http://amortececar.blogspot.com/2008_03_01_archive.html (http://amortececar.blogspot.com/2008_03_01_archive.html)

[]s, Leo

BrunoHolz
04/11/2010, 19:41
foi bom saber, eu pensava de outro jeito.. maass, opinião minha, ainda prefiro o cardan. Porque? sei lá, sei q sao usadas em carros e tudo, mas não sinto segurança naquelas esferas ali, sei lá.

Mas vlw pela informação !

[]s, Bruno

vinijost
04/11/2010, 21:42
Sabe bruno.. nas gaiolas as vezes é mais facil quebrar uma cruzeta, do que quebrar uma homocinética...

e em relacão a mudança de angulo da balança.. na ponta interna do eixo, tem a chamada junta deslizante que nada mais que desliza pra dentro e para fora, e para cima e para baixo, fazendo com que o eixo não fique "esmagado" entre a homocinetica e a "caixa"

esta junta deslizante que faz com que o eixo possa variar um pouco para fora quando a balança se encontra paralela ao eixo, ou em outro angulo.


Abraços,

Vinícius.

Adriano Lobo
05/11/2010, 00:24
Leo, que literatura bacana hein! Pra mim que sou da area elétrica esta sendo um ótimo aprendizado.
Neste caso podemos dizer que tanto a junta universal quanto a homocinética irá funcionar, desde que tenhamos um garfo (ou junta) deslizante no eixo. Assim acredito que podemos escolher a solução de melhor custo beneficio ao nosso projeto.

Obrigado pela aula!

Abraços

leobnaval
06/11/2010, 01:05
Que bom que gostaram, quanto a resistência das esferas, é claro que varia muito com o dimensionamento da junta homocinética e da junta universal, mas via de regra as juntas universais possuem 2 pontos de contato recebendo torque e 2 transferindo o torque, ja numa junta homocinética as esferas distribuem toda a carga em cada esfera, além de transmitir o movimento sem variação de frequência...

Hoje em dia a maioria dos veiculos utilizam junta homocinética, por esta ser uma evolução das junta universais.

[]s

vitorgirardi
26/11/2010, 13:54
como voce adaptou a ré ? está usando um cambio de carro ?

tqf2
11/03/2011, 22:20
Como anda o projeto?

charlesc
26/11/2014, 13:54
oi amigo acabei de me escrever como vc fez aparte do diferencial?

tecnica
27/11/2014, 11:55
Charles, não tem diferencial, nas curvas é pra jogar a traseira como nos karts.

Elias Petry
27/11/2014, 15:10
Ficou bala o projeto.

João Gabriel Merrichelli
27/11/2014, 17:57
Para a ré vc criou uma espécie de "caixa reversão" ?

alanl2pereira
27/11/2014, 18:06
Galera gostaria de ter os projetos kart cross mas não consigo acha o link dos downloads.
podem me ajudar?

João Gabriel Merrichelli
27/11/2014, 21:00
Galera gostaria de ter os projetos kart cross mas não consigo acha o link dos downloads.
podem me ajudar?
Alan aqui o link para dowload RioGrande4x4.com.br - Projeto Completo KartCross (http://www.riogrande4x4.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=244:projeto-completo-kartcross&catid=25:mecanica-off-road&Itemid=125)

tecnica
28/11/2014, 11:20
Para a ré vc criou uma espécie de "caixa reversão" ?

A ré por enquanto é o cunhadão empurrando pra tras mesmo... :D

João Gabriel Merrichelli
04/12/2014, 22:40
A ré por enquanto é o cunhadão empurrando pra tras mesmo... :D
Porque vc não constrói uma caixa de reversão ?Aqui no fórum tem vários tópicos sobre o assunto !
Aqui o link :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/126675-caixa-de-re-do-kart-cross.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/101129-construcao-kart-cross-aranha-15.html

valcenio junior
21/01/2016, 15:40
técnica faz um favor a min me explica como tu fez essa parte da frente você usou o cubo do UNO esse disco foi de que carro? e a ponta de eixo e do uno também, sodasse a ponta de eixo igual do projeto
entra em contato comigo pelo whatsapp ou pelo e-mail: 84 99495-2501 val269junior@gmail.com520795