PDA

Ver Versão Completa : Pressao dos pneus 31x10.5



edmir
03/02/2005, 14:08
Aí Galera,
Qual calibragem vcs sugerem/usam prum pneu BF/AT 31x10.5 instalado numa Blazer 4x4?
No aguardo,
Edmir

menon
03/02/2005, 14:19
Edmir,

Não vou dar sugestão, mas sim relatar o que eu uso.
A minha hilux tá calçada com 31X10,5 mas são MT, e na cidade eu to usando 25 ou 26 na dianteira e 22 na traseira. Quando vou andar em estradinas de chão/barro eu deixo 16 na dianteira e 12 trazeira.
Meu colega tem uma ranger com 32X11 da yokohama e ele usa 28 dianteira e 24 traseira.

Não sei se estou usando as calibragens corretas, vou observar as demais respostar pra sair da dúvida também! Mas seu eu não estiver tão fora do normal, acho que para a Blazer as calibragens serão similares, talvez a pressão traseira igual a dianteira ou com uma diferença menor do que a que costumo usar na pick-up!

abraço

Martin Melcop
03/02/2005, 14:24
Na Voyager to usando 26 tanto na frente como atrás....
PS. Ela pesa 1.820 Kg, acredito que a Blazer seja similar, atém em distribuição de peso

Pequeno jr
03/02/2005, 17:34
kracas .... cada topico uma surpresa....

eu to usando 35 Lbs nos meus 31x10 AT/S Wrangler (nao sei se escrevi certo) da Goodyear. So q tem uma coisa na loja aonde comprei o pneu disseram que era para usar essa calibragem para asfalto, terra batida e coisa do tipo. Em outros tipos de terreno em especial areoso, passar eles para 25 Lbs.

E agora ... sera q to usando muita calibragem ????

ArthurC
03/02/2005, 19:07
eu to usando 35 Lbs nos meus 31x10 AT/S Wrangler (nao sei se escrevi certo) da Goodyear

35 eu acho muito! O teu carro nao ta pulando que nem um cabrito? Cuidado pra nao deformar a banda de rodagem! Pneu muito cheio tende a gastar só a parte central da banda.

[]s com 28 a 30 lbs

ojaneri
03/02/2005, 20:18
To usando 29 na dianteira e 27 na traseira com pneus 31" na Ranger 4x4, as vezes uso menos na traseira, acho essa configuracao ideal pra cidade. A bicha não fica dura demais, e tambem da pra fazer curvas com segurança.

Pequeno jr
04/02/2005, 10:40
eu to usando 35 Lbs nos meus 31x10 AT/S Wrangler (nao sei se escrevi certo) da Goodyear

35 eu acho muito! O teu carro nao ta pulando que nem um cabrito? Cuidado pra nao deformar a banda de rodagem! Pneu muito cheio tende a gastar só a parte central da banda.

[]s com 28 a 30 lbs

qto ao lance do pular é pouca coisa ... não sinto tanto assim não ... mas uma coisa q é para ficar P. da vida é o q o camarada me disse que o certo seria usar essa calibragem q estou usando.

Pior q to viajando hj a noite para o Rio, e acabei de calibrar os pneus com nitrogênio(35Lbs). Outra coisa é q a cada troca de óleo, ou seja algo em torno dos 7.500km eu faço rodizio nos pneus. ... La na Coringa dos pneus que foi aonde comprei os pneus, hoje pedi para o camarada dar uma analisada geral em tdos os pneus e o cara disse q um carro do tanto q ja rodou o meu com estes pneus ele estão ainda muito novos.

E agora ... passo a baixar a calibragem ou não ??

vou chutar alto, mas ja rodamos no carro uns 60000km e os pneus estão la muito bons, muita borracha e os sulcos enormes

ArthurC
04/02/2005, 11:20
Cara, se vc esta vendo q nao ta interferindo na rodagem do pneu, q o gasto de borracha esta homogeneo, igual em toda banda de rodagem, e o pula-pula nao te incomoda, fica nos 35 mesmo, da uma analisada, baixa só quando for fazer trilha.

[]s

FrommarS
04/02/2005, 12:05
Nos Wranglers MTR 31' que uso, calibro com 28 PSI para uso na cidade e 20 ou 18 na lama. Meu Jipe pesa 1,7 ton, esta calibragem também foiu indicada pela Dpaschoal.

Caso vc queira a calibragem indicada enttra no site da Goodyear que deve ter!

Hats Luego...

ojaneri
04/02/2005, 13:40
Pneu com calibragem mais alta tem 3 incovenientes:

1) Faz o carro ficar mais duro
2) Desgasta irregularmente a banda de rodagem
3) Aquaplana mais fácil

Se o 2 nem o 3 acontece, e o 1 nao te incomoda, deixa do jeito que tá!

ferramenteiro
10/02/2005, 21:43
na minha s-10 tenho BF At uso 33 na frente e 28 na traseira para cidade e estrada, na terra baixo para 30 e 26. A suspensão da s-10 é muito mole, inclina demais, se a pressão for baixa no asfalto o pneu começa a comer os ombros . Uma dica para não pegar nos paralamas em saltos é cortar a aba de lata que fica para dentro, ela corta o pneu e faz um estrago.

Wallace
10/02/2005, 22:13
3) Aquaplana mais fácilNunca.
Mas pressão é menos area de contato com o solo, menos área é mais peso por area, mais peso por area é mais DIFICIL de aquaplanar.

Wallace
10/02/2005, 22:17
O ideal é fazer a comparação com o original.
O original tem uma pressão recomendada (PR) assim como uma pressão maxima (PM) e uma carga maxima (CM) , assim com regra de 3 voce descobre a carga recomendada (CR).
CR = CM * PR / PM
Com a carga recomendada (CR) voce descobre a pressão recomendada (PR) para o novo pneu usando a mesmo formula

Edintruder
12/02/2005, 16:13
Se quiseres podes colocar 50 Lbs parelho nos pneus, mas as buchas da suspensão e a tua coluna vertebral não vão durar nada. Na ranger manda usar 50 atrás e 35 na frente quando carregada e 28 na frente e 30 atrás qdo vazia, eu uso 25 parelho por conforto. A calibragem ideal quem diz é o próprio motorista, tem que sentir para ver como está se está muito duro ou muito instável, apenas obedece alguns limites, como por exemplo, pressão máxima de 35 Lb e mínima de 23 Lb para manter o desgaste da banda de rodagem sempre equilibrado.

Miguels
17/04/2011, 21:42
Olá ALL! Resucitando o tópico vou transcrever os dizeres de um outro tópico, onde não vi resolvida a questão.

Um pneu traseiro de trator de uso agrícola, com grande volume de ar, é calibrado a 12".
Um pneu de Ranger 235/75 leva 30".
Um pneu de bicicleta (pequeno volume de ar) é calibrado a 40".

Observa-se que quando menor a capacidade volumétrica de um pneu, maior pressão ele leva, e viceversa.
Então, se eu mudo o pneu da minha picape de 235/75 para 31/10,5 ou 33 (estes últimos com maiores volumes), TEORICAMENTE deverei calibrá-los com menor pressão.

Logo, alguém sabe argüir ao respeito?
Obs. Refiro-me ao aspecto teórico e não empírico, pois todo proprietário experiente sabe com certeza qual a melhor calibragem para seus pneu.
Abraços a todos!

Miguels
17/04/2011, 21:44
Alguém comentou que a pressão está relacionada à largura, por causa da área de contato com o chão. Então, um pneu 265 em relação com um de 235 será 12,76% mais largo. Logo, seria essa a porcentagem a reduzir sobre a pressão recomendada pelo fabricante. Ex. 235/75 = 30 psi, 265 = 26 psi.
E agora, tchê?:parede:

vieira912
18/04/2011, 08:56
28 a 30 nas quatro Rodas na Cidade e estradas e na Terra de 22 a 25 nas quatro rodas tambem.

até mais.:concordo:

Milton C.
18/04/2011, 10:18
A BF Goodrich, recomenda em suas lojas 33.

Os meus são 31 também e sempre coloco 34 no marcador e calibro com um aparelho meu, especificamente comprado para isso. Nem sempre os calibradores estão corretos.

Segundo borracheiro da loja, 1 libra sempre fica na ponta do bico quando se retira o calibrador.


Abraços!

SAPO-BOMBA
18/04/2011, 10:59
Uso 30 na frente e 28 atrás. A maior pressão na frente tanto é por causa da maior concentração de peso ( motor ) quanto pela facilidade de manobras com carro parado.

28 atrás é ideal pq como a traseira é mais leve, se botar pressão alta vai pular feito cabrito e qualquer acelerada em saídas de curva resulta naquelas "cantadinhas" de pneu, como se quisesse desgarrar.

Miguels
18/04/2011, 13:40
MILTON:
34 psi não é um pouco demais? Nas originais da Ranger (235/75/15) usa-se 35 na frente e 50 na traseira somente com plena carga na caçamba. Com 34 vazio vai pular que nem sapo de manguezal...:twisted:

SAPO-BOMBA:
30 e 28 acho razoável, usava quando tinha os originais 235/75. Nestes 31x10,5 costumo usar 28 nos quatro pneus, mesmo para andar no asfalto.
Mas acredito que haja uma fórmula teórica para determinação da pressão ao variar os pneus, seja em função do volume ou da área em contato com o chão.

"... e então, animadamente a instrutora lhe disse: pula que eu gosto, se ficar mole bota ar que fica no ponto!" [versículo 5 do livro O Melhor Desempenho]:oops:

FARAUJO70
18/04/2011, 19:45
Estou com pneu 255x75 aro 15 qual e a numeraçao desse pneu que vocês utiliza .
Ei Pequeno JR, você esta indo para o Rio neste fim de semana, eu estou chegando em Brasília neste fim de semana.
Abraços.
OBS ESTOU COLOCANDO 31 libras acho que vou baixar, no caso da MONTANA sempre coloquei 31 libras.:parede:

BRAVOECONOVEMBER
18/04/2011, 20:15
Alguém comentou que a pressão está relacionada à largura, por causa da área de contato com o chão. Então, um pneu 265 em relação com um de 235 será 12,76% mais largo. Logo, seria essa a porcentagem a reduzir sobre a pressão recomendada pelo fabricante. Ex. 235/75 = 30 psi, 265 = 26 psi.
E agora, tchê?:parede:


Perfeito. P = F/A . Se a força é a mesma (peso) e a área aumentou em 12% (aumento da largura mantendo o mesmo comprimento de trecho de pneu em contato com o solo), a pressão deverá ser 12% menor.
Tô com 255/75 na frente e 31X10,5 atrás. Estava usando 30 (menor recomendação original). Achei muito. Passei para 28, achei melhor. Acho que vou baixar um pouco mais atrás, talvez 26, senti ela mais estável de traseira, estava picando muito, pneu muito duro vai fazer a roda tender a ficar menos no chão em paralelepípedos, costeletas, etc. Se bem que pelas contas deu recomendado 27 na frente e 26 atrás, acho que vai ficar bom.
Essas pressões são para condição vazia, obviamente. E para a Ranger diesel 4X4 CS. E para os pneus que estou usando. Alguém comentou aí dos BFs, acho que como são macios, podem levar mais pressão mesmo sem comprometer aderência nem conforto.

miguelcps
18/04/2011, 21:04
Aproveitando o topico, qual seria a pressao correta no meu caso, Ranger XLT CD 2006 3.0 diesel com pneus 265 70 16:pensativo:

Moisés S.M
18/04/2011, 21:06
Na minha que tem pneus 31 AT eu uso 31 nos 4,sempre usei,até mesmo em outras viaturas,pra mim tá bom assim,mais q isso fica ruim,e menos tmbm,nunca abaixo nem pra andar na areia.

miguelcps
18/04/2011, 21:27
Se nao me engano a minha tá com 32 nos quatros, acho que vou baixar p/ 30 e aproveitar a viagem do feriado para fazer o teste, depois coloco minhas conclusoes.

Milton C.
18/04/2011, 23:33
Eu sempre usei esta medida, que foi o pessoal da loja BF que me indicou.

Já tentei andar com menos, mas percebi que a marca de desgaste na borda externa do pneu aumentou.

Meu jogo está indo pra 70 mil km, e acredito rodar fácil mais 25 mil.

Desgaste 100% uniforme.

Na chuva não sinto aquaplanar, porém em terrenos um pouco acidentados, como costelas-de-vaca, a ressonância da suspensão traseira é visível.

Abraços!

Miguels
18/04/2011, 23:36
Ótimo, Bravo, esclareceu bem a questão, nada como um pouco de física básica... A minha preocupação está com o perfil do pneu (altura), pois um pneu da mesma largura, com igual pressão, mas de perfil baixo (70 ou menor) irá sofrer muito se bater num buraco de jeito. Se à largura acrescentarmos a altura teremos o valor volumétrico, daí que seria preciso uma fórmula que considere o volume e não apenas a area.


Perfeito. P = F/A . Se a força é a mesma (peso) e a área aumentou em 12% (aumento da largura mantendo o mesmo comprimento de trecho de pneu em contato com o solo), a pressão deverá ser 12% menor.
Tô com 255/75 na frente e 31X10,5 atrás. Estava usando 30 (menor recomendação original). Achei muito. Passei para 28, achei melhor. Acho que vou baixar um pouco mais atrás, talvez 26, senti ela mais estável de traseira, estava picando muito, pneu muito duro vai fazer a roda tender a ficar menos no chão em paralelepípedos, costeletas, etc. Se bem que pelas contas deu recomendado 27 na frente e 26 atrás, acho que vai ficar bom.
Essas pressões são para condição vazia, obviamente. E para a Ranger diesel 4X4 CS. E para os pneus que estou usando. Alguém comentou aí dos BFs, acho que como são macios, podem levar mais pressão mesmo sem comprometer aderência nem conforto.

Miguels
18/04/2011, 23:41
Pelas contas de area seria 26 psi. Mas deve considerar que seu pneu não é muito alto e pode morder as rodas em estradas esburacadas.Vá na sua experiência, tentativa e erro, e poste aqui. Abraço.


Aproveitando o topico, qual seria a pressao correta no meu caso, Ranger XLT CD 2006 3.0 diesel com pneus 265 70 16:pensativo:

BRAVOECONOVEMBER
25/04/2011, 22:30
Ótimo, Bravo, esclareceu bem a questão, nada como um pouco de física básica... A minha preocupação está com o perfil do pneu (altura), pois um pneu da mesma largura, com igual pressão, mas de perfil baixo (70 ou menor) irá sofrer muito se bater num buraco de jeito. Se à largura acrescentarmos a altura teremos o valor volumétrico, daí que seria preciso uma fórmula que considere o volume e não apenas a area.
Volume não influencia na conta não, é área mesmo. Mas concordo que um pneu mais baixo tem mais facilidade de bater o aro. É a vida... não dá pra ter tudo na vida... Por isso pneus mais baixos rodam mais duros, e resultam em comportamento mais firme e direção mais precisa. É melhor para asfalto, pior para a buraqueira. Tive uma parati com pneus 195/50R15 uma vez, era divertido, virava esquina como se estivesse sobre trilhos, e me deu muita dor de cabeça com roda torta e sem pegar balanceamento... isso na cidade...
Mas duvido que vá bater o aro. Mesmo perfil 70 têm dimensões apreciáveis. Passa mais na manha nas valetas... hehehe. Ainda to fazendo a experiência tb. Coloquei 28 parelho pra viajar. No próximo abastecimento vou tentar 26 atrás vazia, porque achei razoáveis os 28 na frente com pneus 255/75R15. Ficam os valores para referência. Nunca esquecendo que a marca do pneu e seu tipo influem ENORMEMENTE no comportamento. Todo mundo fala bem do conforto dos BF's AT em estrada. Todos os que têm Pirelli Scorpion dizem que deixaram a camionete mais dura. Um conhecido trocou o jogo de pneus que vieram na sua SW4 por uns argentinos e mudou até o barulho da caminete andando, está bem mais macia (mantidas as outras condições todas). Ah, e a idade da borracha também influi . Quanto mais velha, mais rígida fica, e dá pra notar.

FARAUJO70
07/05/2011, 22:03
Tenho uma ranger 2001/01 xlt estou sem saber qual a calibragem melhor, para colocar nos pneus 255/75 aro 15.
Abraços

Junior-L200Power
10/05/2011, 15:49
Refiz a suspensão toda da minha L200 e mesmo assim ainda tava batendo duro pra kct...!!
Baixei a pressão de 30 pra 27 libras e ficou 100%...bem macia e estável!!
Usamos aki BF Goodrich e Já tamos no segundo jogo desses pneus...e cada jogo ta andando em média 110.000Km...pq andamos com a L200 85% estrada de terra!!
São excelentes pneus!! :)

FARAUJO70
10/05/2011, 16:38
Oi tudo bem, estou com pneus 255/75 aro 15 RANGER 2001/01 XLT este tamanho e (31) ok?
estou colocando 29 livras notei ela mais suave vou ver se baixo.
Pedir um orçamento par ver os pneus ALIGATOR tipo jeep´de trilha com os gomos grandes, estou em duvida, andar 100% asfalto
terra so a grama da entrada da garagem de casa.kkkk.
Abraços.

Inner
22/05/2011, 01:26
Uso em minha Hiulx SR5 98 28lbs nos quatro com ela vazia acho a melhor calibragem no início usava 30 porém quicava muito consumo 10 por um diesel e desgaste normal está com pneus Wanli que já vieram com ela quando comprei há tres anos

miguelcps
23/05/2011, 08:50
Calibrei minha Ranger com 30 na dianteira e 28 na traseira, como só ando vazio achei boa esta calibragem, em consequencia ela ficou bem mais macia e pulando bem menos do que quando estava com 32 libras nos quatro pneus, a unica duvida é qto ao desgaste dos pneus, sera que o desgaste será uniforme ou nas laterais gastará mais rapido?

Tiuma
02/06/2011, 18:55
Fala ae pessoal,

entao, eu uso a pressao recomendada pelo manual do carro (tambem descrito na lateral da porta do motorista), no meu caso, uma L200 gls 2001 com BF mud 31x10.5

26psi na frente e 22psi na traseira. Carro sem carga.
Quando li isso no manual do carro achei as pressoes muito baixa, entao eu fui em uma revenda Michellin aqui perto de minha casa e perguntei sobre as pressoes recomendadas pela Michellin, o vendedor logo me disse que era 30 ate 31psi, entao eu expliquei para ele o pq que estava perguntando sobre isso e pedi para que ele desse uma conferida no catalogo de de pneus da michellin. Ai ele veio me falar que o recomendado pela Michellin era o mesmo recomendado pela Mit. Na cidade so uso o recomendado e quando entro em estrada de terra eu regulo entre 18psi ate 22psi.

BRAVOECONOVEMBER
02/06/2011, 20:18
Bem, confirmando...
Baixei a pressão dos meus pneus segundo minhas contas. Está muito bom. Por enquanto está confirmando a velha teoria do cálculo da área nova pela área original, e ajustar a pressão de acordo. Como o colega disse antes, nada como um pouco de física.
A L200 gls 2001 usa pneus 31X10.5 originais? Caso afirmativo, pode colocar a pressão do manual. Mas se os originais são menores, e geralmente são... hehehe... faz as contas aí que vale a pena. Pelo menos pra mim tá valendo.

Tiuma
03/06/2011, 00:18
Vou dar uma conferida no manual pro tamanho original do pneu, mas vale lembrar que quando fui na revenda Michellin perguntei sebre a recomendaçao de pressao para os 31x10.5 que foram instalados la mesmo.
dpois posto aqui ou se alguem souber. . . . .
Meu camarada tem um Troller e ele coloca 35lbs. Eu prefiro usar o recomendado pelo fabricante e por ser de pressao mais baixa, o carro fica mais confortavel. Espero nao danificar o pneu.

Tambem pude notar uma grande diferença entre os scorpions A/T da pirerelli e os BF Mud T/A, os Pirelli parece que possuem uma estrutura que nao amortecem imperfeiçoes do solo, pois o pneu passa muita vibraçao para o carro. Com eles o carro trepida mais, deve ser algo relacionado com as caracteristicas estruturais do pneu (TPI).
Ja com os BF o carro fica mais suave ao passar em pisos com muitas pedras pqnas ou asfalto muito remendado.

Ambos jogos de Pneus sao da mesma medida, usados e aparentemente com o mesmo tamanho de cravos e eu testei os dois jogos de pneus com a mesma pressao.