PDA

Ver Versão Completa : Snorkel melhora o rendimento?

diego33
22/01/2010, 02:17
duvida amigos,, snorkel melhora o rendimento e diminiu o consumo pelo fato de tomar ar mas frio o fica igual,???

diego33
22/01/2010, 02:18
duvida amigos,, snorkel melhora o rendimento e diminiu o consumo pelo fato de tomar ar mas frio o fica igual,???
,, no caso seria uma sw4 2.8 sem turbina

valeriano
22/01/2010, 12:22
Que eu saiba, a maioria dos snorkels piora o rendimento, ao invés de melhorar. Snorkel é só pra alagados mesmo. Tirando isso, é um enfeite desnecessário.

Bira IJC
22/01/2010, 17:38
Que eu saiba, a maioria dos snorkels piora o rendimento, ao invés de melhorar. Snorkel é só pra alagados mesmo. Tirando isso, é um enfeite desnecessário.

:concordo:
Posso dizer que com uma Land 90 que meu pai teve, o snorkel trouxe um aumento de uns 5% no consumo depois da instalação. Mas como era um jipe que rodava muito em trilha, compensava. Na Land atual dele ele nem pensou em intalar pois o interesse dele agora é em viagens e expedições.

Pense na viabilidade de instalar um destes pré moldado (plástico, fibra), mas utilizá-lo no dia-a-dia e em viagens DESCONECTADO, só como um papagaio de pirata :shock:... Se vc encontrar uma situação que realmente precise, ele está lá, é só ligar no filtro (só não pode esquecer :mrgreen:). Pelo enfeite em si, eu acho que o visual fica bonito.

Abs!
Bira.

cRiPpLe_rOoStEr
22/01/2010, 23:26

isso me fez lembrar de uma foto de um logus de arrancada com snorkel que eu vi em 2004.........

Giovani
23/01/2010, 00:45
Depende da posição do filtro e do snorkel.

O que ocorre é que o snorkel ou as mangueiras, podem ser subdimensionados. Se o nariz está trancado, não respira. Perde rendimento, aumenta o consumo...

Se o filtro estiver puxando ar do compartimento do motor, ao lado deste ou mais atrás, a instalação do snorkel poderá melhorar o redimento, pois vai pegar ar + frio. A maioria, entretanto, vem de fábrica bem posicionada, com uma tomada de ar voltada para a frente.

Snorkel só melhora o rendimento se o filtro estiver em uma posição ruim. E só piora se não está corretamente dimensionado.

Caminhões não usam snorkel para cruzar rios. E qualquer coisa que aumente o consumo, seria logo descartada.;)

http://images01.olx.pt/ui/3/00/07/51859307_4.jpg

[]'s

cRiPpLe_rOoStEr
23/01/2010, 01:53
bem lembrado, giovani... a propósito: essa foto que tu anexou é na holanda né?

dudarj
23/01/2010, 16:03
bem lembrado, giovani... a propósito: essa foto que tu anexou é na holanda né?

A maioria, se não todos os snorkels adaptados pioram o rendimento e consumo.

cRiPpLe_rOoStEr
23/01/2010, 16:10

pois é, mas no caso dos caminhões ja faz parte do projeto e é adequadamente dimensionado...

rafaelfernandez
24/01/2010, 02:02

Acredito que a afirmação do amigo seja verdadeira somente nos casos dos mal adaptados. Há alguns profissionais muito competentes em adaptações.

[]´s
Rafael

MATOSWR
24/01/2010, 11:25
se seu veiculo sem snorkel como um opicional de fabrica, vc pode instalar uma kit que seja igual (marca generica de boa qualidade) e não terá problemas com rendimento. agora eu tenho medo desdes kits adaptados..principalmente aqueles que usam tubos sanfornados (porque fazem curvas). aquilo deve fazer um redemoinho de ventos la dentro quando o motor aspira..rs isso comprometeria a vazão de ar e logo o rendimento/consumo.
agora como falou o amigo acima..snorkel é para lugares alagados...como as ruas do Rio e Sao Paulo no verão..rsrs

diego33
25/01/2010, 01:46
obrigado pelas respostas,, a sw e sem turbo sim mas ja esta nos planos e tamos juntando o din din, achei uma boa a do amigo Bira de ter ele ahi para alagamentos ,,, ja que estao muito comuns,, ja andei com agua encima da grade ainda bem que nao bebeu,, foi uma sorte,, mas ahi surgiu a ideia,,

Tio Eddie
25/01/2010, 08:57
Minha experiência diz que pior do que um snorkel é um filtro de ar velho.
Depois que instalei o snorkel na minha F-1000, tendo o cuidado do snorkel possuir no mínimo a mesma bitola da entrada do filtro de ar, não senti diferença alguma, quer em performance ou em consumo, mas toda vez que o filtro de ar começa a ficar velho, a pkp funciona mais quente e fumaceia mais.

My 2 cents.

Paulo_CW
25/01/2010, 09:25
Tudo depende da instalação do snorkel... se for bem instalado, com dimensionamento de no mínimo a entrada original do filtro vc terá muito pouco comprometimento do sistema..
Agora certas gambiarras feitas com mau dimensionamento da tubulação para o fluxo de ar... mangueiras dobradas, ou aquelas molengas q se deformam muito... excesso de curvas... etc... com certeza compromete muito o rendimento...
Outra coisa... ver bem a instalação da mangueira q fica escondida na caixa de rodas... pois por não ficar visível... é onde geralmente acontecem os problemas...

Agora conselho ao dono do tópico... Snorkel, eu só vejo utilidade pra quem faz trilhas... e olha lá... já tive viaturas sem esnorkel q mergulhava em qquer lugar respeitando os limites e nunca tive problemas...

Paulo_CW
25/01/2010, 09:28
Olha ae tbm q eu tinha adaptado antes de instalar snorkel..... o meu "snorkel made in home".... e funcionava q era uma blz....

Giovani
25/01/2010, 12:16
Olha ae tbm q eu tinha adaptado antes de instalar snorkel..... o meu "snorkel made in home".... e funcionava q era uma blz....

A boca fica um pouco mais longe da lama, mas não impede a entrada dela. E também está pegando ar + quente.:concordo:

Não importa o nível da entrada filtro e sim o nível da hélice. Quando ela bater na água ou lama, voa pra todo lado, bate no capô e cai de volta por cima do motor, filtro, etc. Boa parte o elemento do filtro vai reter, daí a falsa percepção de que não entrou água.
Depois da trilha, examinem o filtro para ver se ainda está intacto.

[]'s

Paulo_CW
25/01/2010, 14:02
A boca fica um pouco mais longe da lama, mas não impede a entrada dela. E também está pegando ar + quente.:concordo:

Não importa o nível da entrada filtro e sim o nível da hélice. Quando ela bater na água ou lama, voa pra todo lado, bate no capô e cai de volta por cima do motor, filtro, etc. Boa parte o elemento do filtro vai reter, daí a falsa percepção de que não entrou água.
Depois da trilha, examinem o filtro para ver se ainda está intacto.

[]'s

Sim... mas já refrescava a situação... não completamente pq acelerando puxava a nevoa de lama...
Já o caso da helice... no caso das Pajeros por ser com gel... ela para quando entra na água.... claro... não dá de entrar com 5mil rpm...

GMC
25/01/2010, 20:40
Amigos o que vocês me falam do snorkel da OGZ, para o Gran Vitara/Tracker?
Atende as especificações?

[].

Bira IJC
27/01/2010, 16:24
Bueno, se vc adapta um equipamento que aumenta o caminho que o ar tem de percorrer (2x, 3x...) e dificulta seu trajeto até o motor, criando curvas, cotovelos, turbilhonamento, não vejo como o desempenho continuar a ser igual como era.

Teste simples: corra 5 minutos com um snorkel de mergulho na boca. Verifique se há diferenças no SEU desempenho :mrgreen:.

Snorkel é diferente de RAM AIR, que é uma espécie de coifa ou funil acoplado diretamente no filtro de ar, com a finalidade de aumentar o fluxo de ar captado na proporção do aumento da velocidade. Cada um sendo bom no seu propósito. Achar que snorkel gera efeito de Ram Air é questionável.

A questão do ar mais fresco e, que sabe, mais limpo (mais alto, menos poeira) captado do alto pelo snorkel faz sentido, mas eu acho que se fosse determinante e proporcionasse um ganho real, todas as viaturas viriam com eles de fábrica. Acho que a questão recai mesmo nos velhos prós-e-contras da adaptação de acordo com o uso de cada um, já abordados anteriormente.

O Snorkel que a land usava era aquele modelo similar ao das viaturas do Camel Trophy, com "Cyclone" na ponta. Pela suas características de funcionamento - de provocar a rotação do ar aspirado no intuito de expelir partículas pela força centrífuga - deve sim afetar o fluxo de admissão.

Abraços,
Bira.

Giovani
27/01/2010, 18:35
Teste simples: corra 5 minutos com um snorkel de mergulho na boca. Verifique se há diferenças no SEU desempenho :mrgreen:.
Aí depende do diâmetro do tubo.

Se usar um snorkel de PVC do tamanho máximo que vc abre a boca, não muda nada.:lol::lol:

Agora falando sério...

Um bom indicativo é escutar se o snorkel está fazendo barulho de aspirador na ponta. Se faz barulho é pq está restringindo a entrada de ar.
O snorkel original da L-200 Savana, por exemplo, incomoda muito o passageiro, que tem que andar com o vidro fechado, devido ao barulho de sucção.
O original do Troller deve ser um dos melhores. A boca do filtro está encaixada na lateral, pegando ar da abertura que fica atrás do pára-lama, já fora do cofre do motor.
O snorkel cobre essa abertura e canaliza lá pra cima, com um grande diâmetro interno, maior que a boca do filtro. Não tem mangueira entre o snorkel e o filtro.

[]'s

Edu MB
27/01/2010, 19:45
Rapaziada !! tudo bem que o fluxo de ar pode alterar o rendimento do motor , mas será que chega a ser perceptível ?? ainda mais num jipe ??

Pretendo adaptar snorkel na minha viatura (por real necessidade), de preferência igual ao de viaturas militares .

Alguém já percebeu queda no rendimento , ou é apenas teoria ?!

Em anexo alguns exemplos do snorkel..

Abraço ,

Zé Marrara

cRiPpLe_rOoStEr
27/01/2010, 22:37
essas land rover do exército são filé... curto essa cabine dupla com capota e portas de lona...

rafaelfernandez
27/01/2010, 23:12
essas land rover do exército são filé... curto essa cabine dupla com capota e portas de lona...

Meu sonho de consumo. Quando fui instalar o AC traseiro, tinha uma 130 dessas na loja instalando ar tambem. Fiquei babando...

[]´s
Rafael

Tio Eddie
29/01/2010, 21:04

Ze Marrara,

Ando com a pulga atrás da orelha com uma possivel interferência do snorkel já faz algum tempo...

No Snorkel da minha F-1000 utilizai mangueiras do próprio filto de ar da F-1000 exatamente para prevenir estrangulamentos e o diâmetro da tomada de ar é de 3 polegadas.

Já a algum tempo venho achando a pkp "amarrada" e com consumo alto.

Ontem rodei 600 Km de estrada após uma manutenção bem grande que inclui 4 bicos injetores novos, revisão da BI + LDA, etc....achei o consumo excessivo.....e hoje desliguei o snorkel, coloquei uma entrada de ar original no filtro e a primeira impressão além do ruido diferente foi a pkp mais solta e dando mais pressão na turbina, subiu de no máximo 0.8 bar para 1,1 bar apenas com a retirada do snorkel retorno ao bocal original do filtro de ar.

Domingo rodo outros 600 Km, e novamente vou fazer a média de consumo, agora sem o snorkel, e depois disso, posto minhas impressões.

Abraços

Eddie

Tio Eddie
30/01/2010, 14:52
PessoALL,

Andei pesquisando as especificações dos snorkels SAFARI e observei que o diâmetro dos snorkels para motores diesel V8 (12L) é de 3,5 polegadas e que para motores menores na casa das 3".

O snorkel da minha F-1000 tem 3" de diâmetro e está dando falta de ar depois das mexidas no motor e BI...(como postado anteriormente), o que não deveria estar acontecendo.....

Fiquei pensando se apenas 0,5" a mais no diâmetro daria conta....:pensativo: uma vez que de fato vou mexer no snorkel.

Gostaria da opinião dos colegas para não exagerar no dimensionamento nem mexer e continuar dando falta de ar.

Outra coisa que me chamou atenção é que no site da safari eles recomendam que a boca da captação do ar fique virada para frente e ainda mencionam que "algum ruido de sucção" é normal....

Desde já agradeço a atenção e sugestões.

Abraços

Eddie

ROAD TECH
30/01/2010, 16:02
PessoALL,

Andei pesquisando as especificações dos snorkels SAFARI e observei que o diâmetro dos snorkels para motores diesel V8 (12L) é de 3,5 polegadas e que para motores menores na casa das 3".

O snorkel da minha F-1000 tem 3" de diâmetro e está dando falta de ar depois das mexidas no motor e BI...(como postado anteriormente), o que não deveria estar acontecendo.....

Fiquei pensando se apenas 0,5" a mais no diâmetro daria conta....:pensativo: uma vez que de fato vou mexer no snorkel.

Gostaria da opinião dos colegas para não exagerar no dimensionamento nem mexer e continuar dando falta de ar.

Outra coisa que me chamou atenção é que no site da safari eles recomendam que a boca da captação do ar fique virada para frente e ainda mencionam que "algum ruido de sucção" é normal....

Desde já agradeço a atenção e sugestões.

Abraços

Eddie

Olá Tio Eddie,

Não é só diâmetro do duto que define restrição ao fluxo de ar. Comprimento, percurso (curvas) e formato interno da superfície do duto (corrugado ou liso) também são responsáveis por perdas de carga.

O teste que vc está fazendo certamente vai te dizer se o seu sistema de admissão com snorkel está com restrição.

sds,

Octávio

Tio Eddie
30/01/2010, 16:13
Não é só diâmetro do duto que define restrição ao fluxo de ar. Comprimento, percurso (curvas) e formato interno da superfície do duto (corrugado ou liso) também são responsáveis por perdas de carga.

Tks Octávio!

Como engenheiro mecânico sou um bom biólogo..:mrgreen:; mas procurei utilizar poucas curvas , e um misto de cotovelos lisos (4) com mangueiras de ar da própria F-1000 (2) uma ligando o filtro de ar a seção intermediária do snorkel e outra ligando a seção intermediária ao chapéu).

Já planejando alterações penso que consiga reduzir para 2 os cotovelos e substituir a mangueira que liga a seção intermediária ao chapéu por um cano liso (como era anteriormente)...mas não saveria avaliar a real diferença nisso...

Será que de 3" para 4" o aumento seria suficiente?

[]s cada vez com mais dúvidas

valeriano
01/02/2010, 11:34
Na minha Band curta o consumo nunca aumentou por conta do snorkel. E olha que o tubo tem mais de 0,5m por conta de uma adaptação que o ultimo dono fez (colocou o filtro de ar no lado contrário, pra acomodar o compressor do ar condicionado do esquerdo).
Ela faz cerca de 10,5-11km/L na estrada! Na cidade fica em torno 9,5-10km/L.

GMC
01/02/2010, 14:02
Amigos o que vocês me dizem do snorkel da OGZ para o Tracker?
Será que irá aumentar o consumo?

[]'s

Tio Eddie
01/02/2010, 14:04
Vamos lá...

Antes de mais nada, o odômetro da minha F-1000 tem um erro de 7% a menos por conta dos pneus 31" logo as distâncias reais devem ser acrescidass de 7%.

Teste de estrada com snorkel (bnt/ponta porâ/bnt) trecho com serra no meio

Km inicial (odômetro) 339.751
Km final (odômetro) 340.255
distância percorrida (odômetro) 504
distância percorrida corrigida 539,28

tanqueada até a boca 77,5 L

Consumo COM snorkel 6,958 Km/L

Teste de estrada sem snorkel (bnt/dourados/bnt) trecho com menos serra que o anterior

Km inicial (odômetro) 340.255
Km final (odômetro) 340.763
distância percorrida (odômetro) 508
distância percorrida corrigida 543,56

tanqueada até a boca 73,0 L

Consumo SEM snorkel 7,446 Km/L

Diferença 0,488 Km/L

Acredito que a diferença de consumo seja desprezível e provavelmente causada pelo trecho onde a medição foi feita com snorkel ter uma serra mais longa e íngreme do que o trecho de medição sem o snorkel.

A toada das duas medições foi a mesma, segundo o GPS, trecho com snorkel vel máxima 123 Km/h e vel média de 97 Km/H e no trcho sem snorkel vel máxima 122 Km/H e vel média 98 Km/H.

Vou alterar o desenho do snorkel substituindo duas curvas de 90 graus por duas de 45 graus, o que deve diminuir a turbulência e manter o snorkel ligado direto como fazia desde que o instalei.

Agora vou atrás de entender o porque do consumo tão elevado utilizando C&P 3,07:1 e pneus 31" com motor MWM 229-4 TD.

Abraços

Eddie

Bira IJC
01/02/2010, 17:05
Tio Eddie,

Parabéns pelo experimento demonstrado, trazendo um pouco de "método científico" a discussão!
Considerando o fato de ter utilizado apenas um tanque como medida de comparação, e com todas as variações de trajeto devidamente apontadas, houve um aumento de consumo na média que, desprezível ou não, foi da ordem de 7%, semelhante ao relatado por mim em um post anterior.

Abraços,
Bira.

Tio Eddie
01/02/2010, 18:44
Tks Bira!

Sou um entusiasta de novidades, mas fujo do achismo....
Costumo experimentar e testar para ter minhas próprias experiências e opiniões sempre que possivel.

Agora vou readequar o snorkel da Milona, afinal de contas é um conforto entrar na água sem me preocupar se liguei ou não o snorkel..rsrsrs

Abraços

Danielgvs
01/02/2010, 23:47
É interessante prever uma espécie de retentor de água.

Normalmente pode-se fazer uma derivação na base da curva e colocar um recipiente fechado para a estocagem da água que por ventura possa entrar pelo snorkel.

Caso contrário a mesma vai para dentro do motor.

Nas motos CG tem um esquema parecido na base do filtro de ar. Porém cabem apenas alguns ml. É um pedacinho de mangueira fechada em uma das pontas, como se fosse um copinho.

Pode ser feito uma derivação na base mais baixa do filtro também. Diâmetros muito grandes provocam o turbilhonamento e consequente perda de carga, com prejuízos para a aspiração.

Já vi algumas adaptações em que foi feito uma rosca para garrafa pet. O figura tava usando uma garrafinha de 600ml. Não tem necessidade de ser tanto. O importante é que esteja visível e seja de fácil limpeza.

Att,

Tio Eddie
02/02/2010, 13:38
Daniel,

Nos filtros de ar de algumas pkps e tratores, caminhões e afins, tem na parte mais baixa e final do filtro, um retentor de pó/água que nada mais é do que uma borracha com abertura tipo bico de pato, que funciona apenas no sentido de dentro para fora, permitindo que água saia, mas não entre. Além disso, excessos de poeira também ficam acumulados ali.

Abraços

hrodrigues
02/02/2010, 18:19
Rapaziada !! tudo bem que o fluxo de ar pode alterar o rendimento do motor , mas será que chega a ser perceptível ?? ainda mais num jipe ??

Pretendo adaptar snorkel na minha viatura (por real necessidade), de preferência igual ao de viaturas militares .

Em anexo alguns exemplos do snorkel..

Abraço ,

Zé Marrara

Ola Zé

Mes passado instalei um snorkel na minha L200 Outdoor HPE.
Até aonde consigo perceber não houve alteração nenhuma de performance e menos ainda de consumo de combustível. Fui a SP para fazer a instalação e voltei testando forte pois as estradas (Airton Sena, Carvalho Pinto e Dutra) permitem velocidades mais altas por períodos maiores.
Cabe aqui deixar registrado a exelente maneira como fui tratado pelo pessoal da OGZ, o Raimundo e outros sem falar na instalação perfeita realizada pelo Anisio, tambem da OGZ. Um trabalho de quem sabe o que está fazendo. Valeu cada centavo que gastei me deslocando até lá.

Abs

Helio

Giovani
02/02/2010, 18:54
Nos filtros de ar de algumas pkps e tratores, caminhões e afins, tem na parte mais baixa e final do filtro, um retentor de pó/água que nada mais é do que uma borracha com abertura tipo bico de pato, que funciona apenas no sentido de dentro para fora, permitindo que água saia, mas não entre. Além disso, excessos de poeira também ficam acumulados ali.

Se tem, é preciso vedar. Não resolve nada ter o snorkel se mantiver essa borracha.
O ar está sendo sugado, e se a água atingir esse nível, vai entrar.
O Troller tem esse "bico de pato" e no kit de snorkel vem um tampão para substituí-lo.

No snorkel vem instalado um parafuso plástico, um ladrão, na parte mais baixa. Serve para verificar se houve infiltração, ou mesmo para tirar a água quando se lava a viatura e o esguicho acaba passando pela boca do snorkel.
Mas tem que ser assim, abrir só quando vc quiser.:concordo:

[]'s

Tio Eddie
02/02/2010, 20:55
Isso mesmo Giovanni !

O comentário foi apenas no sentido de não inventar mais nada além do simples snorkel.
O da Milona, que é homemade, colocando a mão no bocal, o motor reduz de giro até afogar..rsrsrs Acho que a vedação tá belezinha assim..

Abraços

fverna
09/04/2010, 20:24
Pessoal,

Depois de muito pesquisar decidi comprar o Snorkel da OGZ.

Por tudo que lí e pesquisei, no caso da minha VTR, o mais indicado e confiável é o da OGZ.

Contatei o Raimundo e fechei com ele, devo receber na quarta-feira (14/04).

Devo instalar já na quarta ou na quinta e depois posto os relatos.

T+

Flávio

Aurélio
09/04/2010, 21:20
Opa,

De acordo com o artigo do link abaixo, houve um ganho de 2% com o snorkel Safari numa Land Cruirser Prado.

http://www.lcool.org/technical/120_series/snorkel/snorkel_performance.html

Abs,

Loiro
09/04/2010, 23:16
Isso mesmo Giovanni !

O comentário foi apenas no sentido de não inventar mais nada além do simples snorkel.
O da Milona, que é homemade, colocando a mão no bocal, o motor reduz de giro até afogar..rsrsrs Acho que a vedação tá belezinha assim..

Abraços

Aqui na oficina de uns amigos foi feito um snorkel para um hilux 2006.
Quando tapa o bocal ela apaga... acho que fico bom a vedação! Acredito que tenha ficado igual o rendimento, pois mesmo com os 35" o proprietário não informou grande mudança. Senão me engano foi utilizada mangueira e cano de 2.5".
[]'s

Tio Eddie
10/04/2010, 09:42
PessoALL,

Depois de todos os testes e da mexida no motor+BI+troca da turbina senti que de fato o snorkel estava dando falta de ar, e parti para redimensionar o snorkel.

Saiu o de 3" e entrou um de 3,5" de diâmetro interno. O post com as fotos e as primeiras impressões estão no tópico da Milona http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49112&page=52. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49112&page=52)

Depois de virar a cabeça do snorkel para trás em virtude de uma estrada ruim, com diversas poças de água e alguns atoleirinhos, não notei diferença nenhuma, e até agora estou mantendo a cabeça do snorkel virada para trás.

A vedação é a mesma do snorkel anterior, mas o volume de ar que assa é muito maior.

[]s
Eddie

netão
10/04/2010, 10:42
Na minha antiga Savana quadradinha,quando eu retirava o mangote do snorkel!Eu sentia uma pequeno ganho quando retirava.Podia até ser psicologico!!!
Na nova Savana eu ainda não testei,mas como não faz muito barulho,e o que faz ainda é legal deixo ele ligado!!

jeisonk
10/04/2010, 11:27
Opa,

De acordo com o artigo do link abaixo, houve um ganho de 2% com o snorkel Safari numa Land Cruirser Prado.

http://www.lcool.org/technical/120_series/snorkel/snorkel_performance.html

Abs,

Aurélio, sempre vejo o pessoal usar o snorkel nas Prados com o chapéu virado para frente. Quando instalei fiz o mesmo, mas após um dia viajando debaixo de chuva, pela noite abri o filtro de ar para dar uma olhada e o mesmo estava bastante úmido, depois disso só usei ele para trás, tal como num Troller.
Agora que as chuvas estão cessando por aqui vou inverter novamente, mas para tempo chuvoso não uso mais daquela maneira.

Abs

Aurélio
10/04/2010, 13:49
Opa.

Com o snorkel da Safari não deveria acontecer isso, pois até onde sei, o sistema junto ao "chapeu" evitaria a passagem de água para o filtro.

Essa discussão sobre a posição do snorkel já rolou aqui no fórum há alguns anos no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6065&highlight=posi%E7%E3o+snorkel a partir do post $39.
Abs

jeisonk
10/04/2010, 16:36
Pois é Aurélio, até tem umas fotos explicando o que acontece com a água quando bate na parede interna do chapéu, a forma que escorre, etc, mas o que aconteceu foi isso mesmo, não sei se devido à intensidade da chuva que foi muito grande, mas que ficou úmido ficou, infelizmente.

[]'s