Ver Versão Completa : troller gasolina..
estou querendo comprar um troller a gosolina, queria saber sobre os defeitos a serem analisados na hora da compra,
e saber se existe alguma diferença na parte de cambio , motor , tração , eixos , parte interna ... dentre os trollers a gasolina ( se um troller 96 é a mesma maquina de um 97,98,99,00)??
se alguem souber e puder me responder agradeço....
Alexandre Banana
21/01/2010, 21:50
Cara melhor opção do troller a gasolina é o 2000 que foi o ultimo modelo que saiu a gasolina. Então é o que vem com menos problemas de engenharia.
cesar rafael
21/01/2010, 22:18
Boa noite, concordo com o Alexandre, quando eu estava na mesma duvida como a sua eu escolhe um 2000 que por sinal era muito novo eu gostei bem na minha opniao vc deveria dar preferencia a um com teto rigido, pois os a gasolina a maioria sao de lona ( os tetos rigidos sao instalados ) tem algumas raridades 2001 a gasolina que sairam de fabrica c/teto rigido que sao identico ao diesel. ai o pessoal pede preco bem proximo do diesel.
Nao se esqueça de fazer uma vistoria geral em traçao, reduzido, cambio, suspensao, motor etc. O pessoal adora turbinar e passar pra alcool tembem. No interior tem algumas diferenças tambem como painel, bancos, freio de mao mas so detalhes, no mais escolhedo m bem legal é só curtir e muito. Boa sorte.
cRiPpLe_rOoStEr
21/01/2010, 22:39
tem algumas raridades 2001 a gasolina que sairam de fabrica c/teto rigido que sao identico ao diesel. ai o pessoal pede preco bem proximo do diesel
preço próximo ao do diesel no ap2.0 é roubo :parede::parede::parede:... se fosse em algum t5, daquele com motor v6, vá lá, ainda pode ser até considerado razoável...
cesar rafael
22/01/2010, 00:21
preço próximo ao do diesel no ap2.0 é roubo :parede::parede::parede:... se fosse em algum t5, daquele com motor v6, vá lá, ainda pode ser até considerado razoável...
:discordo::discordo::discordo: Pra mim um diferença de r$2.100,00 nao chega a ser roubo em um Troller a gasolina para um Troller a diesel. Olhe os anuncios na WEBMOTORS que la vc vai ver o que estou falado tem anuciado em Floripa por r$36.800,00 a gasolina ano2000 mod2001 e tem um em Petropolis por r$38.900,00 a diesel ano 2000 mod 2001 isto foi sem pocurar muito....
rcofreitas
22/01/2010, 02:36
estou querendo comprar um troller a gosolina, queria saber sobre os defeitos a serem analisados na hora da compra,
e saber se existe alguma diferença na parte de cambio , motor , tração , eixos , parte interna ... dentre os trollers a gasolina ( se um troller 96 é a mesma maquina de um 97,98,99,00)??
se alguem souber e puder me responder agradeço....
Olá!
Eu tenho um RF Sport 2000 ( à venda inclusive ) e quando comprei dei uma geral em tudo o que eu conhecia.
Adivinha? :pensativo::pensativo::pensativo:
Deu problema em todo o resto que eu desconhecia por ser um jipe (cardan dianteiro, anéis de sincronismo do câmbio e um vazamento muito pequeno mas insistente! A caixa de transferência estava trincada)
Mas descobri que nada é complicado demais para consertar. Levou um tempinho e paciência mas consertei tudo.
Portanto, dê especial atenção à vazamentos (mesmo que pareça apenas um "risquinho" ou somente uma gota), ao cardan e a caixa de transferência (onde estava o vazamento).
O câmbio merece uma atenção especial. As marchas não devem arranhar. Nem pular em piso irregular.
O cuidado na lubrificação do dono anterior também é importante!
Verifique se todos os pontos de lubricação do cardan e cruzetas estão bem lubrificados. (significa que é bem cuidado!)
Não acredito que "jipe TEM que vazar óleo"!
A capota rígida, geralmente, é uma adaptação bem feita, mas não deixe de verificar isto também.
Como todos os outros colegas falaram.... prefira um 2000!
Realmente parece mais equilibrado do que os outros.
Se tudo isto for verificado, você não terá grandes problemas! (carro usado sempre tem alguma coisa a ser feita!)
Acabei de comprar um 2004 e posso garantir que tenho que deixar algumas coisas ao meu gosto.
Qualquer coisa é só falar! Pois nos últimos dois anos, me especializei em Troller RF! :-D:-D:-D
abs,
Ricardo
Bom,
Sobre o gasolina 2000 eu tenho um certo conhecimento adquirido ao longo de 5 anos com o carro.
Utilizo somente para trilhas, pesadas principalmente. para esta finalidade, se o carro estiver bem regulado ele da show! (nao adianta voce tentar fazer trilha com pneu 255 pirelli AT e reclamar que o carro nao anda) particularmente acho que seu desempenho em trilha é melhor que os trollers diesel. Na estrada nao rende muito.. velocidade maxima de 120 e a sensação é de dirigir um carro 1.0
os pontos mais criticos do carro sao: Freio dianteiro, cx de marchas, diferenciais. no mais, é tudo nacional de facil acessibilidade. Todos os itens que listei acima, nao sao coisas do outro mundo. basta procurar um pouco que acha uma soluçao.
no meu caso, eu trabalhei em simplificar e melhorar tudo que julguei fragil no carro.
troquei os semi-eixos dianteiros (de cruzeta) por semi-eixos mais resistentes e com homocinetica
Troquei as bolas dos diferenciais dianteiro e traseiro por de jipe (leia-se que troquei apenas as bolas)
Freio a disco na traseira
Kit forjado de reparo para a cx de marchas
dentre varias outras coisas...
Hoje tenho um set-up que me permite fazer bem feito praticamente todas as trilhas e sem quebras... ja nao lembro da ultima vez que quebrei alguma coisa...
Ah... em relação à vazamento de oleo. o Rcofreitas tem razao. jipe que é jipe tem que ser poçante (aonde para faz uma poça).
no caso do troller gasolina, os vazamentos cronicos sao: diferencial dianteiros (vaza pelo semi-eixo) e motor... (nao conheço um motor AP que nao perca oleo).
Qualquer duvida, é so falar.
oloko tenho um santana 2,0 2000 e num perde uma gota?
não é o mesmo motor do troller?
pelo que me parece os troller mais antigos( não sei até que ano) usam o painel do gol quadradinho...
e os mais novos mesmo dentre os a gasolina ja são com painel do gol bolinha?
ta certo isso?
rcofreitas
22/01/2010, 22:40
Bom,
Sobre o gasolina 2000 eu tenho um certo conhecimento adquirido ao longo de 5 anos com o carro.
Utilizo somente para trilhas, pesadas principalmente. para esta finalidade, se o carro estiver bem regulado ele da show! (nao adianta voce tentar fazer trilha com pneu 255 pirelli AT e reclamar que o carro nao anda) particularmente acho que seu desempenho em trilha é melhor que os trollers diesel. Na estrada nao rende muito.. velocidade maxima de 120 e a sensação é de dirigir um carro 1.0
os pontos mais criticos do carro sao: Freio dianteiro, cx de marchas, diferenciais. no mais, é tudo nacional de facil acessibilidade. Todos os itens que listei acima, nao sao coisas do outro mundo. basta procurar um pouco que acha uma soluçao.
no meu caso, eu trabalhei em simplificar e melhorar tudo que julguei fragil no carro.
troquei os semi-eixos dianteiros (de cruzeta) por semi-eixos mais resistentes e com homocinetica
Troquei as bolas dos diferenciais dianteiro e traseiro por de jipe (leia-se que troquei apenas as bolas)
Freio a disco na traseira
Kit forjado de reparo para a cx de marchas
dentre varias outras coisas...
Hoje tenho um set-up que me permite fazer bem feito praticamente todas as trilhas e sem quebras... ja nao lembro da ultima vez que quebrei alguma coisa...
Ah... em relação à vazamento de oleo. o Rcofreitas tem razao. jipe que é jipe tem que ser poçante (aonde para faz uma poça).
no caso do troller gasolina, os vazamentos cronicos sao: diferencial dianteiros (vaza pelo semi-eixo) e motor... (nao conheço um motor AP que nao perca oleo).
Qualquer duvida, é so falar.
Olá Zeca!
Eu consegui tirar todos os vazamentos.
Posso falar tranquilamente: O meu não vaza NADA!
E também consegui diminuir o consumo de óleo.
No manual dá como "aceitável e normal " o consumo de 1L a cada 1000Km.
O meu está em 0,5L à cada 2000Km.
abs,
Ricardo
No manual dá como "aceitável e normal " o consumo de 1L a cada 1000Km.
Manual???? hahahaha.. tira uma xerox, encaderna e manda pra mim! nunca vi o manual do troller gasolina!!!
Olá Zeca!
Eu consegui tirar todos os vazamentos.
O meu tb nao vaza mais nada... só um titico do motor. o resto ta sequinho!
Salve GaLera do RF,
gostaria tb deixar aqui meu relato do Troller RF, tenho um 2000 com BF33", e antes de comprar tb escutou um monte de m... a respeito deste Troller, mas como eu tinha um niva, sabe como é..??!!! Resolvi investir nesta máquina que tava com um preço pra lá de interessante e em muito bom estado, posso dizer que onde um diesel vai o RF tb vai e talvez melhor por ser mais leve, peças com a galera do fórum tudo tem um jeito (lembra tive um niva? e tb é uma super máquina!), as peças de motor tem na "farmácia", e o resto com uma boa lista de peças de equivalência tah tranquilo....um exemplo disso foi a lona de freio que é da Brasília/Kombi 15 pilas....a original 120 pilas e detalhe consegui até colocada na mesma sapata original...Portanto problemas todo jipe e de qualquer marca tem suas particularidades, o negócio é ver o que te atende e manda bala...E te digo hj o RF é um bom negócio por ser uma máquina robusta e boa de trilha....Cuidado com os mitos, e pela galera do rf vejo grande satisfação vide fórum.
Abraços lameiros.
Troller RF "Cansadinho" 2000 gasolina.
Renato Froes
23/01/2010, 13:01
Olá etamura.
Olá Ricardo.
Também tenho um Troller RF, me respondam uma coisa:
Meu RF usa pneus BF 31 (gostaria de colocar os 33).
Meu troller tá fazendo 8,5 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, sempre bem reguladinho e com velas novas, cabos, etc...
Como se comporta o RF de vocês com pneus 33?
Fica muuuuito fraco? Ou anda tranquilamente?
E o consumo?
Abraços!
Renato
RF 2000 gasolina
rcofreitas
23/01/2010, 16:28
Olá etamura.
Olá Ricardo.
Também tenho um Troller RF, me respondam uma coisa:
Meu RF usa pneus BF 31 (gostaria de colocar os 33).
Meu troller tá fazendo 8,5 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, sempre bem reguladinho e com velas novas, cabos, etc...
Como se comporta o RF de vocês com pneus 33?
Fica muuuuito fraco? Ou anda tranquilamente?
E o consumo?
Abraços!
Renato
RF 2000 gasolina
Olá Renato!
Eu coloquei aro 16 e pneus 265x75x16 Papa-barro do Geninho.
Segundo o Geninho (Beto) é quase a mesma medida do 33".
O RF ficou um pouco mais lento (pesado) sim, mas nada que tenha incomodado.
Valeu e muito por ter levantado o carro.
Ficou com um vão livre de quase 27 cm. Medido no diferencial dianteiro.
No alcool em estradas eu conseguia de 6 à 7 km/L.
Na gasolina ficou entre 8 e 9 na estrada.
Sempre com o pé leve, certo?
abs,
Ricardo
rcofreitas
23/01/2010, 16:31
Manual???? hahahaha.. tira uma xerox, encaderna e manda pra mim! nunca vi o manual do troller gasolina!!!
O meu tb nao vaza mais nada... só um titico do motor. o resto ta sequinho!
Eu tenho e coloquei no site do TC no Yahoo!
Se voce quiser, me passa o seu email que te mando inteirinho!
Total de quase 2 Mb em PDF.
abs,
Ricardo
Jorge Barbosa
02/02/2010, 18:34
Procuro manual do proprietário para RF.
Agradeço a colaboração.
Abs.,
Jorge Barbosa
Prezados,
Em primeiro lugar é um prazer conhecê-los. cheguei a pensar que o mundo era somente de milionários e seus carros zero com guinchos de doze mil reais e pneus de dois mil a unidade.
Sou um feliz (e pobre) realizador de um sonho, proprietário de um RF 1999. Passei por tudo que falaram aqui. Comprei o carro para realizar um sonho, arrumei tudo que imaginei precisar arrumar para o carro ficar redondinho. Quando peguei o carro para andar apareceram os vazamentos, etc, etc. Estou em fase final de tirar essas picuinhas que faltam e aí sim serei um homem compleetamente feliz
Estou feliz por não estar só no mundo kkkkkkk.
Abraços a todos.
rcofreitas
02/02/2010, 23:34
Procuro manual do proprietário para RF.
Agradeço a colaboração.
Abs.,
Jorge Barbosa
Olá Jorge!
Eu tenho uma cópia em PDF!
Vou mandar o que puder, ok?
Eu separei em partes menores para ficar mais fácil para enviar.
Se precisar de mais alguma coisa é só falar!
abs,
Ricardo
Jorge Barbosa
03/02/2010, 00:09
Prezado rcofreitas,
não tenho palavras para agradecer a sua gentileza.
Baixei os arquivos e, de cara, já foram extremamente úteis.
O meu ar "gela" em questão de segundos. E através do manual descobri a existência do botão do termostato para controle de temperatura.
Isso sem falar nas especificações corretas para calibragem, etc, etc...
Muito obrigado e coloco-me ao inteiro dispor.
Forte abraço,
Jorge Barbosa
rcofreitas
03/02/2010, 15:24
Prezado rcofreitas,
não tenho palavras para agradecer a sua gentileza.
Baixei os arquivos e, de cara, já foram extremamente úteis.
O meu ar "gela" em questão de segundos. E através do manual descobri a existência do botão do termostato para controle de temperatura.
Isso sem falar nas especificações corretas para calibragem, etc, etc...
Muito obrigado e coloco-me ao inteiro dispor.
Forte abraço,
Jorge Barbosa
Olá Jorge!
Fico contente por ter ajudado!
Quando soube que muita gente não possui este manual, eu digitalizei e colocoquei no TrollerClub no Yahoo. Mas sempre que necessário, é só pedir! Tá na mão!
Eu também passei por apuros no início e o manual era super importante!
Agora só mais uma: tenha a certeza de que o RF tem muita eletrônica embarcada. O meu tinha até aquele codificador eletrônico de chaves. Se usar uma chave normal..... queimaria o codificador. Confira o seu também.
Eu revirei o carro de ponta à ponta! rsrs
Grande abraço,
Ricardo
Jorge Barbosa
03/02/2010, 23:57
Oi Ricardo,
Novamente obrigado pelas dicas.
E, principalmente, pela sua gentileza em atender-me prontamente.
Estou, aos poucos, aprendendo a lidar com o bruto.
Não faço trilhas. Apenas passeios, com a família, nos fins de semana.
Tenho um RF 99 (capota de lona), muito conservado, que comprei há uns 4 mêses.
Ví que você colocou capota de fibra no que você tinha.
Vale a pena o investimento?... Quanto custa? Como e onde é feita a adaptação?
Moro em Nova Lima, Minas Gerais.
Sem querer pertubar e já dando trabalho.
Forte abraço,
Jorge Barbosa
Olá Jorge!
Fico contente por ter ajudado!
Quando soube que muita gente não possui este manual, eu digitalizei e colocoquei no TrollerClub no Yahoo. Mas sempre que necessário, é só pedir! Tá na mão!
Eu também passei por apuros no início e o manual era super importante!
Agora só mais uma: tenha a certeza de que o RF tem muita eletrônica embarcada. O meu tinha até aquele codificador eletrônico de chaves. Se usar uma chave normal..... queimaria o codificador. Confira o seu também.
Eu revirei o carro de ponta à ponta! rsrs
Grande abraço,
Ricardo
Ja que agora voce tem o manual, nao erre nas especificaçoes dos oleos!
Sempre coloque oleo ATF que atenda especificação Dextron III (Chevrolet) na caixa de marchas...
faça isso e nao tera problema com sua caixa tremec.
Jorge Barbosa
04/02/2010, 12:57
Olá Zeca,
Foi realmente isso que aconteceu comigo quando comprei o meu RF.
Importei os anéis de sincronismo do câmbio - a segunda estava arranhando e aí troquei tudo de uma vez.
Por sorte absoluta, através de uma orientação que peguei aqui no forum, descobri que a mecânica tinha montado a caixa com óleo errado, igual você citou.
Fiz tirarem tudo e colocar o correto.
A caixa está funcionando direitiinho.
Logo no início do forum ví que você também não tem o manual.
Espero que já tenha baixado, pois o nosso amigo Ricardo deixou disponibilizado para todos nós quando me encaminhou.
Acho que esse espaço é muito importante para nós que temos RF e proponho que a gente o mantenha com boas informações aos usuários.
Estou pensando em colocar freio a disco na traseira porque meu troller não pára na rampa da minha casa de jeito nenhum.
O freio de mão não segura e, claro, com o "pesado" engrenado.
Segundo me informaram se colocar disco na traseira o problema resolve. Mandei um e-mail ontem e hoje recebi a resposta que repasso aos amigos:
Bom dia Sr Jorge
Segue orçamento solicitado:
1 kit freio disco traseiro: R$1300,00
Pronta entrega
Validade do orçamento: 5 dias
Frete: pago pelo comprador
Pagamento: à vista com 5% de desconto por depósito bancário ou em quatro vezes no cartão de
crédito Visa.
Grato
Rodrigo Peres
www.toroffroad.com.br (http://www.toroffroad.com.br)
Vamos continuar trocando idéias e experiências.
Forte abraço para todos,
Jorge Barbosa
Ja que agora voce tem o manual, nao erre nas especificaçoes dos oleos!
Sempre coloque oleo ATF que atenda especificação Dextron III (Chevrolet) na caixa de marchas...
faça isso e nao tera problema com sua caixa tremec.
rcofreitas
04/02/2010, 14:59
Oi Ricardo,
Novamente obrigado pelas dicas.
E, principalmente, pela sua gentileza em atender-me prontamente.
Estou, aos poucos, aprendendo a lidar com o bruto.
Não faço trilhas. Apenas passeios, com a família, nos fins de semana.
Tenho um RF 99 (capota de lona), muito conservado, que comprei há uns 4 mêses.
Ví que você colocou capota de fibra no que você tinha.
Vale a pena o investimento?... Quanto custa? Como e onde é feita a adaptação?
Moro em Nova Lima, Minas Gerais.
Sem querer pertubar e já dando trabalho.
Forte abraço,
Jorge Barbosa
Olá Jorge!
Quanto à capota de fibra, eu acho que vale a pena!
Na época o serviço completo foi um pouco caro (R$6.000,00) mas valeu a pena!
Sem deixar de poder usar a capota de lona!
Saiu caro porque fiz numa ex-Pat e tudo era da TROLLER.
Vidros laterais e traseiros (com desembaçador e basculante- para ter mais acesso ao porta-mals), longaria no teto, Break-light, aerofólio e etc.
O maior problema é a adaptação! Não existem dois troller iguaizinhos! Como eu comprei uma capota do 2008, foram necessários ajuste no comprimento, largura e altura. Presa com somente 6 parafusos.
Atualmente, creio que seja um valor bem menor. Mas a questão do ajuste é extremamente importante e necessária.
Qualquer coisa, é só falar!
gde abs,
Ricardo
rcofreitas
04/02/2010, 15:11
Olá Zeca,
Foi realmente isso que aconteceu comigo quando comprei o meu RF.
Importei os anéis de sincronismo do câmbio - a segunda estava arranhando e aí troquei tudo de uma vez.
Por sorte absoluta, através de uma orientação que peguei aqui no forum, descobri que a mecânica tinha montado a caixa com óleo errado, igual você citou.
Fiz tirarem tudo e colocar o correto.
A caixa está funcionando direitiinho.
Logo no início do forum ví que você também não tem o manual.
Espero que já tenha baixado, pois o nosso amigo Ricardo deixou disponibilizado para todos nós quando me encaminhou.
Acho que esse espaço é muito importante para nós que temos RF e proponho que a gente o mantenha com boas informações aos usuários.
Estou pensando em colocar freio a disco na traseira porque meu troller não pára na rampa da minha casa de jeito nenhum.
O freio de mão não segura e, claro, com o "pesado" engrenado.
Segundo me informaram se colocar disco na traseira o problema resolve. Mandei um e-mail ontem e hoje recebi a resposta que repasso aos amigos:
Bom dia Sr Jorge
Segue orçamento solicitado:
1 kit freio disco traseiro: R$1300,00
Pronta entrega
Validade do orçamento: 5 dias
Frete: pago pelo comprador
Pagamento: à vista com 5% de desconto por depósito bancário ou em quatro vezes no cartão de
crédito Visa.
Grato
Rodrigo Peres
www.toroffroad.com.br (http://www.toroffroad.com.br)
Vamos continuar trocando idéias e experiências.
Forte abraço para todos,
Jorge Barbosa
Olá Jorge!
Não vou discutir a vantagem de ter um freio à disco na traseira!
Mas..... você poderá consertar facilmente o seu freio traseiro!
Não sei o nome correto das peças, mas.... vamos lá!
Na panela do freio traseiro, quando é retirada, você vê as duas lonas e na parte debaixo, entre elas, existe um pequeno eixo, que é onde se faz a regulagem do freio de lona.
Truque: inverta a posição!
Eu descobri isto por acaso, ao fazer alinhamento e balanceamento na DPaschoal!
O Técnico me ofereceu um check-up dos freios e eu permiti! (achando que ele iria perder o tempo dele, mas... vamos lá!)
Ele me chamou e mostrou esta peça e perguntou se poderia conserta-la (somente invertendo a posição).
Feito isto, NUNCA MAIS deixei de ter freio de estacionamento!
Por alguma imbecilidade na montadora (só pode ser isto!) ela é montada ao contrário!
Ou seja, à cada freada as lonas são ligeiramente afastadas! O que deveria ser o contrário!
É lógico, que somente as freadas normais não são o suficiente para manter esta regulagem.
Faça o ajuste periodicamente. É super rápido!
Experimente e veja se não é este o caso com o seu troler também!
Todos os RF que eu vi até agora, tinham esta "característica)! Bastou inverter a dita pecinha!
abs,
Ricardo
Olá Jorge!
Não vou discutir a vantagem de ter um freio à disco na traseira!
Mas..... você poderá consertar facilmente o seu freio traseiro!
Não sei o nome correto das peças, mas.... vamos lá!
Na panela do freio traseiro, quando é retirada, você vê as duas lonas e na parte debaixo, entre elas, existe um pequeno eixo, que é onde se faz a regulagem do freio de lona.
Truque: inverta a posição!
Eu descobri isto por acaso, ao fazer alinhamento e balanceamento na DPaschoal!
O Técnico me ofereceu um check-up dos freios e eu permiti! (achando que ele iria perder o tempo dele, mas... vamos lá!)
Ele me chamou e mostrou esta peça e perguntou se poderia conserta-la (somente invertendo a posição).
Feito isto, NUNCA MAIS deixei de ter freio de estacionamento!
Por alguma imbecilidade na montadora (só pode ser isto!) ela é montada ao contrário!
Ou seja, à cada freada as lonas são ligeiramente afastadas! O que deveria ser o contrário!
É lógico, que somente as freadas normais não são o suficiente para manter esta regulagem.
Faça o ajuste periodicamente. É super rápido!
Experimente e veja se não é este o caso com o seu troler também!
Todos os RF que eu vi até agora, tinham esta "característica)! Bastou inverter a dita pecinha!
abs,
Ricardo
Amigo RCOFreitas, preciso de sua ajuda. Gostei de saber da possibilidade de consertar o freio de estacionamento. Somente não entendi o que significa "inverter" o eixo. Desculpe a ignorância, mas é girar ao contrário? tirar e colocar de trás para frente? Ajude este pobre coitado que não entende muito de mcânica.
Jorge Barbosa
04/02/2010, 21:45
Oi Ricardo,
novamente, sem palavras para agradecer sua especial atenção.
E como tenho aprendido e aproveitado as suas orientações!
Como você pode observar existem muitas pessoas que se valem dos ensinamentos aqui postados.
O nosso companheiro Jambu também enfrenta o mesmo problema.
Vou esperar para quando você responder as questões dele e aprender junto.
Nota 10 pela sua boa vontade!
Obrigado por tudo.
Forte abraço,
Jorge Barbosa
Bom... mudei para freio a disco e recomendo.
minha configuração atual é: Disco traseiro de cherokee e pinça de Citroen Xsara.
A configuração mais utilizada é: Pinça de Kadett GSI e disco traseiro de Astra (aro 15).
Recomendo a segunda opçao!
Jorge Barbosa
05/02/2010, 22:35
Oi Zeca,
Que bom você estar contribuindo nos debates.
Obrigado pela participação e orientação.
Na qualidade de aprendiz, pergunto: o que diferencia a configuração atualmente utilizada pelo pessoal, para a que você fez quando modificou o seu sistema?...
E aí, baixou o manual?...
Abs.,
Jorge Barbosa
Bom... mudei para freio a disco e recomendo.
minha configuração atual é: Disco traseiro de cherokee e pinça de Citroen Xsara.
A configuração mais utilizada é: Pinça de Kadett GSI e disco traseiro de Astra (aro 15).
Recomendo a segunda opçao!
rcofreitas
06/02/2010, 00:43
Amigo RCOFreitas, preciso de sua ajuda. Gostei de saber da possibilidade de consertar o freio de estacionamento. Somente não entendi o que significa "inverter" o eixo. Desculpe a ignorância, mas é girar ao contrário? tirar e colocar de trás para frente? Ajude este pobre coitado que não entende muito de mcânica.
Olá José Antonio!
Ao abrir a panela do freio, aquela peça que fica quase na base da panela, que tem uma mola e uma catraca.
Ela fica na horizontal! Basta virar o lado direito para o esquerdo! (ou o contrário!)
Regule a freio normalmente! Com o freio de mão abaixado não pode ficar enroscando a roda.
Não tem como errar! Pois não existe outra forma de encaixar.
A posição correta pode ser confirmada ao colocar uma chave de fenda pela ranhura que existe do lado interno da panela, embaixo do carro.
A posição correta é inserir a chave de fenda, pegando os dentes (uma pequena catraca) desta peça que te falei.
Movimentando de cima para baixo, as lonas tem que ficar mais justas. Para soltar as lonas é só reverter.
Colocar a chave de fenda de baixo para cima forçando a catraca girando deve soltar.
O que percebi é que a montagem vem ao contrário como falei na outra mensagem. Ou seja, ao tentar apertar... ela soltava ainda mais.
Tente e qualquer coisa avisa!
Eu não sou mecânico, mas como disse, virei o carro do avesso para tentar entender várias coisas que estavam acontecendo! :D :D :D
Se falar isto para qualquer mecânico ele não vai acreditar! Pois, só olhando, parece tudo em ordem.
Peça para fazer o teste! Aí ele vai perceber a "mancada".
grande abraço,
Ricardo
rcofreitas
06/02/2010, 00:50
Oi Ricardo,
novamente, sem palavras para agradecer sua especial atenção.
E como tenho aprendido e aproveitado as suas orientações!
Como você pode observar existem muitas pessoas que se valem dos ensinamentos aqui postados.
O nosso companheiro Jambu também enfrenta o mesmo problema.
Vou esperar para quando você responder as questões dele e aprender junto.
Nota 10 pela sua boa vontade!
Obrigado por tudo.
Forte abraço,
Jorge Barbosa
Oi Jorge!
É que eu sei quanto eu quebrei a cabeça para achar estas soluções simples!
Então, tem que compartilhar, certo? :D
Como disse, sei pouco e não sou mecânico, mas do RF eu aprendi muito!!!:dance: :dance: :dance:
Depois disto eu não senti a necessidade de colocar os freios à disco!
Afinal, são poucos os veículos com freios nas quatro rodas, certo?
E o troller não foi feito para ser um foguete! rsrs
Mas a vantagem deles é incontestável.
grande abraço,
Ricardo
Sorocaba, SP
PS: antes deste ajustes no freio, meu troller ao frear bruscamente, saia de lado. Após tudo normal! sempre em linha reta! :palmas: :palmas: :palmas:
Jorge Barbosa
06/02/2010, 10:40
Olá Ricardo,
Realmente só quem quebrou a cabeça sozinho sabe o tamanho das dificuldades...
Como comentei aqui, quando troquei os anéis de sincronismo do câmbio - e olha que tive que importar as peças - quase perdi o investimento por causa do tipo de óleo a ser utilizado na caixa.
E não culpo o mecânico: é puro desconhecimento.
Aproveitando, na condição de "garimpador" de informações aqui no Forum, encontrei o Manual do Motor AP 2000, editado pela Ford - em PDF.
Coloco a disposição de todos os amigos que precisarem. É só falar.
Para você, Ricardo, os meus agradecimentos pela disposição e boa vontade em ajudar-nos.
Forte abraço,
Jorge Barbosa
Oi Jorge!
É que eu sei quanto eu quebrei a cabeça para achar estas soluções simples!
Então, tem que compartilhar, certo? :D
Como disse, sei pouco e não sou mecânico, mas do RF eu aprendi muito!!!:dance: :dance: :dance:
Depois disto eu não senti a necessidade de colocar os freios à disco!
Afinal, são poucos os veículos com freios nas quatro rodas, certo?
E o troller não foi feito para ser um foguete! rsrs
Mas a vantagem deles é incontestável.
grande abraço,
Ricardo
Sorocaba, SP
PS: antes deste ajustes no freio, meu troller ao frear bruscamente, saia de lado. Após tudo normal! sempre em linha reta! :palmas: :palmas: :palmas:
rcofreitas
06/02/2010, 16:34
Olá Ricardo,
Realmente só quem quebrou a cabeça sozinho sabe o tamanho das dificuldades...
Como comentei aqui, quando troquei os anéis de sincronismo do câmbio - e olha que tive que importar as peças - quase perdi o investimento por causa do tipo de óleo a ser utilizado na caixa.
E não culpo o mecânico: é puro desconhecimento.
Aproveitando, na condição de "garimpador" de informações aqui no Forum, encontrei o Manual do Motor AP 2000, editado pela Ford - em PDF.
Coloco a disposição de todos os amigos que precisarem. É só falar.
Para você, Ricardo, os meus agradecimentos pela disposição e boa vontade em ajudar-nos.
Forte abraço,
Jorge Barbosa
Olá Jorge!
Eu permaneço à disposição para compartilhar o que aprendi!
Quanto ao óleo de câmbio, eu tive que brigar com o mecânico que queria colocar um óleo normal, pois para ele....câmbio é tudo igual! rsrs
Se você puder, coloque o manual aqui também!
Assim fica um "serviço completo".
Agora estou batalhando para conhecer o diesel melhor.:concordo:
gde abraço,
Ricardo
Sorocaba, SP
Jorge Barbosa
06/02/2010, 23:18
Oi Ricardo,
Eu me rendo!!!
Já esgotei toda a minha expertise tecnológica embarcada...
Estou há mais de 1 hora tentando anexar o arquivo e... não consigo!!!
Situações contra as quais não devemos lutar quando a incompetência digital se torna latente.:parede:
Mas, se você aceitar posso lhe passar meu e-mail e eu respondo encaminhando o material para você.
Aí, já sob o comando de um expert, os amigos poderão acessar o material.
Forte abraço,
Jorge Barbosa
Olá Jorge!
Eu permaneço à disposição para compartilhar o que aprendi!
Quanto ao óleo de câmbio, eu tive que brigar com o mecânico que queria colocar um óleo normal, pois para ele....câmbio é tudo igual! rsrs
Se você puder, coloque o manual aqui também!
Assim fica um "serviço completo".
Agora estou batalhando para conhecer o diesel melhor.:concordo:
gde abraço,
Ricardo
Sorocaba, SP
Oi Zeca,
Que bom você estar contribuindo nos debates.
Obrigado pela participação e orientação.
Na qualidade de aprendiz, pergunto: o que diferencia a configuração atualmente utilizada pelo pessoal, para a que você fez quando modificou o seu sistema?...
E aí, baixou o manual?...
Abs.,
Jorge Barbosa
Jorge,
Nao recomendo a modificação que eu fiz (pinça de xsara e disco traseiro de cherokee) pelo simples fato de que a pinça é muito pequena, a pastilha come rapidinho!
o kit do Kadet GSI como falei na pagina anterior dura mais... a pinça é maior e o disco mais grosso!
Jorge Barbosa
08/02/2010, 12:10
Oi Zeca,
Valeu! Obrigado pelas dicas.
Abs.,
Jorge
Jorge,
Nao recomendo a modificação que eu fiz (pinça de xsara e disco traseiro de cherokee) pelo simples fato de que a pinça é muito pequena, a pastilha come rapidinho!
o kit do Kadet GSI como falei na pagina anterior dura mais... a pinça é maior e o disco mais grosso!
rcofreitas
08/02/2010, 21:44
Oi Ricardo,
Eu me rendo!!!
Já esgotei toda a minha expertise tecnológica embarcada...
Estou há mais de 1 hora tentando anexar o arquivo e... não consigo!!!
Situações contra as quais não devemos lutar quando a incompetência digital se torna latente.:parede:
Mas, se você aceitar posso lhe passar meu e-mail e eu respondo encaminhando o material para você.
Aí, já sob o comando de um expert, os amigos poderão acessar o material.
Forte abraço,
Jorge Barbosa
Olá Jorge!
Eu também "apanhei" muito do forum!
É bem diferente do que eu estava acostumado!
Mas, como agora, eu estou respondendo a sua mensagem, eu cliquei no "citar", se você descer mais a tela, verá que tem "Opções Adicionais", em vermelho tem a opção "Anexar Arquivos", clique em "Gerenciar Arquivos". Aí vai abrir uma outra janela (menor), clique em "Enviar Arquivos" na primeira opção de cima "Enviar arquivo de seu computador", depois de encontrado o arquivo, clique em "enviar"!!
Facil, não! :parede::parede::parede::parede:
AGORA!!!! Mas eu demorei um bom tempo até encontrar todas as possibilidades!!!:grin::grin::grin:
Em todo caso, se preferir enviar para mim, meu email é: ricardo.cofreitas@gmail.com
grande abraço,
Ricardo
Sorocaba, SP
Olá José Antonio!
Ao abrir a panela do freio, aquela peça que fica quase na base da panela, que tem uma mola e uma catraca.
Ela fica na horizontal! Basta virar o lado direito para o esquerdo! (ou o contrário!)
Regule a freio normalmente! Com o freio de mão abaixado não pode ficar enroscando a roda.
Não tem como errar! Pois não existe outra forma de encaixar.
A posição correta pode ser confirmada ao colocar uma chave de fenda pela ranhura que existe do lado interno da panela, embaixo do carro.
A posição correta é inserir a chave de fenda, pegando os dentes (uma pequena catraca) desta peça que te falei.
Movimentando de cima para baixo, as lonas tem que ficar mais justas. Para soltar as lonas é só reverter.
Colocar a chave de fenda de baixo para cima forçando a catraca girando deve soltar.
O que percebi é que a montagem vem ao contrário como falei na outra mensagem. Ou seja, ao tentar apertar... ela soltava ainda mais.
Tente e qualquer coisa avisa!
Eu não sou mecânico, mas como disse, virei o carro do avesso para tentar entender várias coisas que estavam acontecendo! :D :D :D
Se falar isto para qualquer mecânico ele não vai acreditar! Pois, só olhando, parece tudo em ordem.
Peça para fazer o teste! Aí ele vai perceber a "mancada".
grande abraço,
Ricardo
Ricardo, meu mecânico praticamente me chamou de burro kkkkk. Falei tudo isso prá ele, com o dedinho apontando pro dito cujo eixinho, e ele, com cara de quem está pensando "de onde esse cara tirou essa loucura??" perguntou para mim em tom de resposta: - Vem cá, então me diz, como eu vou fazer para fazer a regulagem desse freio??? me diz! me diz! (e apontando um furinho atrás onde se pode acessar o dito cujo eixo) kkkkkkkkk Desculpe, amigo, mas vou tentar com outro mecânico. Com esse de agora não deu... rs rs
Olá José Antonio!
Ao abrir a panela do freio, aquela peça que fica quase na base da panela, que tem uma mola e uma catraca.
Ela fica na horizontal! Basta virar o lado direito para o esquerdo! (ou o contrário!)
Regule a freio normalmente! Com o freio de mão abaixado não pode ficar enroscando a roda.
Não tem como errar! Pois não existe outra forma de encaixar.
A posição correta pode ser confirmada ao colocar uma chave de fenda pela ranhura que existe do lado interno da panela, embaixo do carro.
A posição correta é inserir a chave de fenda, pegando os dentes (uma pequena catraca) desta peça que te falei.
Movimentando de cima para baixo, as lonas tem que ficar mais justas. Para soltar as lonas é só reverter.
Colocar a chave de fenda de baixo para cima forçando a catraca girando deve soltar.
O que percebi é que a montagem vem ao contrário como falei na outra mensagem. Ou seja, ao tentar apertar... ela soltava ainda mais.
Tente e qualquer coisa avisa!
Eu não sou mecânico, mas como disse, virei o carro do avesso para tentar entender várias coisas que estavam acontecendo! :D :D :D
Se falar isto para qualquer mecânico ele não vai acreditar! Pois, só olhando, parece tudo em ordem.
Peça para fazer o teste! Aí ele vai perceber a "mancada".
grande abraço,
Ricardo
Ricardo, meu mecânico praticamente me chamou de burro kkkkk. Falei tudo isso prá ele, com o dedinho apontando pro dito cujo eixinho, e ele, com cara de quem está pensando "de onde esse cara tirou essa loucura??" perguntou para mim em tom de resposta: - Vem cá, então me diz, como eu vou fazer para fazer a regulagem desse freio??? me diz! me diz! (e apontando um furinho atrás onde se pode acessar o dito cujo eixo) kkkkkkkkk Desculpe, amigo, mas vou tentar com outro mecânico. Com esse de agora não deu... rs rs
rcofreitas
08/02/2010, 22:10
Ricardo, meu mecânico praticamente me chamou de burro kkkkk. Falei tudo isso prá ele, com o dedinho apontando pro dito cujo eixinho, e ele, com cara de quem está pensando "de onde esse cara tirou essa loucura??" perguntou para mim em tom de resposta: - Vem cá, então me diz, como eu vou fazer para fazer a regulagem desse freio??? me diz! me diz! (e apontando um furinho atrás onde se pode acessar o dito cujo eixo) kkkkkkkkk Desculpe, amigo, mas vou tentar com outro mecânico. Com esse de agora não deu... rs rs
Olá José Antonio!
É, os "especialistas" acham graça nisto mesmo! rsrs
Seguinte: leve numa DPaschol e solicita uma revisão dos freios traseiros.
Mas verifique se ao colocar a chave de fenda naquela ranhura, de cima para baixo, se as lonas se aproximam!
Com a panela aberta!
Peça para fazerem alguns movimentos, porque só um é pouco para perceber o movimento. Se soltar a roda, está invertido!
Eu levei num mecânico antes de fazer isto, a resposta foi a mesma da sua! rsrssrs
Quando retornei, ele falou: "então? tá igualzinho!" rsrs
De fato, mas só que agora estava funcionando o freio de estacionamento.
Ao abrir a panela, você poderá ver uma catraca, numa das pontas daquele eixo. Ele tem que ter fácil acesso por aquela ranhura.
Mas não fique desanimado! Os especialistas são assim mesmo! :D:D:D
De onde você é? Qualquer coisa, venha fazer uma visita à Sorocaba, que a gente resolve o assunto! Eu te levo na Dpaschoal eu resolveu para mim!
Ah, você é de São Luiz, Maranhão! Mas é pertinho! rsrs
gde abraço,
Ricardo
Renato Froes
08/02/2010, 23:23
Olá amigos Ricardo e Jambu.
Vou tentar ajudar com nessa questão com o pouco que conheço.
Na minha ex-Ford Ranger funcionava assim:
Essa catraca serve para que o freio traseiro se ajuste sozinho de acordo com o desgaste das lonas. (serve também para realizar a regulagem manual)
A cada pisada no freio o sistema tenta girar essa catraca, caso haja alguma folga, a catraca gira um pouco e aproxima as lonas do tambor.
Numa revisão meu mecânico inverteu (sem querer) essas catracas (trocou a catraca da roda esquerda com a da roda direita) e causou um grande problema pois meu freio travava uma roda e soltava a outra, levei alguns meses para encontrar o problema, pois parecia estar tudo certo.
A Ranger jogava a traseira sempre que eu pisava no freio, no molhado era até perigoso.
Troquei até o cilindro mestre tentando resolver o problema, gastei uma grana.
....
Não sei se no Troller essa catraca também tem essa função de auto-regulagem das lonas, mas fica aí a dica:
Cuidado para não trocar a catraca da roda esquerda com a da roda direita.
.....
Eu já desisti de tentar fazer alguma coisa com o freio traseiro do meu RF.:parede:
Meu Trollerzinho está nesse momento na oficina instalando freio a disco.
:concordo:
Da última vez que tive problemas com esse freio perdi muito tempo tentando resolver.
Uma das molas que seguram as lonas arrebentou e não consegui encontrar nenhuma parecida, fui até na Jeep procurar pelas peças da cherokee, mas nenhuma era igual à mola do freio do meu RF.
Por minha sorte um camarada muito sangue bom de Fortaleza (Léo da Controler) me enviou uma mola usada (era de um RF 99 que colocou freio a disco) e consegui fazer meu RF andar novamente.
Depois de muitos conselhos, comprei o kit de freio a disco na Tor Off Road.
Assim que terminar a instalação eu posto aqui minhas impressões.
Abraço.
Renato
Obrigado amigos, pelas dicas, mas, já me aproveitando de vocês, alguém já se deu ao prazer ou ao trabalho de separar daquelas listas de peças alternativas, apenas aquelas relativas aos RF? Ou mesmo tenha feito sua lista particular? Ajudaria muito se democratizassem algo assim. Neste momento estou sofrendo com retentores rsrs.
Obg desde já
José Antonio
rcofreitas
10/02/2010, 22:42
Olá amigos Ricardo e Jambu.
Vou tentar ajudar com nessa questão com o pouco que conheço.
Na minha ex-Ford Ranger funcionava assim:
Essa catraca serve para que o freio traseiro se ajuste sozinho de acordo com o desgaste das lonas. (serve também para realizar a regulagem manual)
A cada pisada no freio o sistema tenta girar essa catraca, caso haja alguma folga, a catraca gira um pouco e aproxima as lonas do tambor.
Numa revisão meu mecânico inverteu (sem querer) essas catracas (trocou a catraca da roda esquerda com a da roda direita) e causou um grande problema pois meu freio travava uma roda e soltava a outra, levei alguns meses para encontrar o problema, pois parecia estar tudo certo.
A Ranger jogava a traseira sempre que eu pisava no freio, no molhado era até perigoso.
Troquei até o cilindro mestre tentando resolver o problema, gastei uma grana.
....
Não sei se no Troller essa catraca também tem essa função de auto-regulagem das lonas, mas fica aí a dica:
Cuidado para não trocar a catraca da roda esquerda com a da roda direita.
.....
Eu já desisti de tentar fazer alguma coisa com o freio traseiro do meu RF.:parede:
Meu Trollerzinho está nesse momento na oficina instalando freio a disco.
:concordo:
Da última vez que tive problemas com esse freio perdi muito tempo tentando resolver.
Uma das molas que seguram as lonas arrebentou e não consegui encontrar nenhuma parecida, fui até na Jeep procurar pelas peças da cherokee, mas nenhuma era igual à mola do freio do meu RF.
Por minha sorte um camarada muito sangue bom de Fortaleza (Léo da Controler) me enviou uma mola usada (era de um RF 99 que colocou freio a disco) e consegui fazer meu RF andar novamente.
Depois de muitos conselhos, comprei o kit de freio a disco na Tor Off Road.
Assim que terminar a instalação eu posto aqui minhas impressões.
Abraço.
Renato
Olá Renato!
No meu Rf, era exatamente isto o que acontecia ns freadas!
Mas não houve troca da catraca de um lado para o outro.
Foi somente montagem invertida.
Ao frear, esta catraca estava aumentando a folga e não ajustando. O que seria o correto.
Foi só inverter, no mesmo lado, a posição da catraca.
É, realmente, muito simples. Mas alguém, em algum lugar, comeu bola ao montar este freio.
Ao comentar isto com um mecânico, ele teve que desmontar a panela, voltar a catraca à posição original, testar e .... depois de alguns palavrões (rsrs), finalmente ele entendeu o problema. Óbvio demais, segundo ele.
Por isto mesmo, ninguém percebia.
Somente o técnico da DPaschoal percebeu isto! Talvez por ser um novato! :lol: :lol: :lol: :lol:
gda abs,
Ricardo
Amigos, ainda estou esperando: Se alguém tem uma relação de peças alternativas específicas para os RF, por favor, publique aqui ou então mande para mim que eu agradeço bastante. Bye.
gustavo seixas
11/02/2010, 23:08
Olá etamura.
Olá Ricardo.
Também tenho um Troller RF, me respondam uma coisa:
Meu RF usa pneus BF 31 (gostaria de colocar os 33).
Meu troller tá fazendo 8,5 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, sempre bem reguladinho e com velas novas, cabos, etc...
Como se comporta o RF de vocês com pneus 33?
Fica muuuuito fraco? Ou anda tranquilamente?
E o consumo?
Abraços!
Renato
RF 2000 gasolina
8,5 na cidade?????????
tenho um 2000 e tá dano 6 na estrada mesmo assim pisando muito poquinho,me dá a receita por favor!!!!!!!!
rcofreitas
12/02/2010, 02:08
Amigos, ainda estou esperando: Se alguém tem uma relação de peças alternativas específicas para os RF, por favor, publique aqui ou então mande para mim que eu agradeço bastante. Bye.
Olá José Antonio!
Uma listas destas seria complicado fazer!
Seria muito grande.
Acho que o melhor é pesquisar, perguntar e quando não encontrar a peça para substituir, pegue a peça anterior e leve em uma boa loja de auto-peças SEM FALAR que é do Troller. Fale que não sabe de qual carro é.
É o que fazia quando necessário.
Um bom mecânico, vai ver a equivalência só de olhar!
Já existe uma tentativa no próprio forum, mas geralmente quase não fala do RF.
abs,
Ricardo
Sorocaba, SP
rcofreitas
12/02/2010, 02:19
8,5 na cidade?????????
tenho um 2000 e tá dano 6 na estrada mesmo assim pisando muito poquinho,me dá a receita por favor!!!!!!!!
Olá Gustavo!
Tudo é uma questão de regulagem e do pé!!!
Eu consegui 8,5 na cidade também, mas quando troquei para rodas de ferro aro 16, com pneus 265x75x16, o consumo aumentou bastante.
As rodas de liga leve originais pesam cerca de 8,7Kg, as de aro 15 de ferro, pesavam 22Kg.
Não cheguei a pesar as de aro 16 em ferro.
Com esta configuração pesada eu fazia de 4,5 até 6,5 Km/L no alcool. Mas sempre de olho no consumo.
Verifique tudo o que possa interferir, como regulagens, filtros de ar, combustível e etc.
Alinhamento da direção! Cambagem e etc.
Olhe de frente o seu troller e verá que ele parece estar com as rodas abertas. É normal, mas se estive muito fora do normal, vai gastar mais mesmo.
Faça um teste simples dos antigos borracheiros, com barbante!
Alguem segura o barbante na metade da altura da roda traseira e você estica até a parte da frente da roda dianteira. Se o alinhamento estiver bom, o barbante tem que encostar por igual, sem pressão ou distância da borracha.
Quanto ao óleo, eu só conseguia um bom resultado com o Lubrax. Consumo de 0,5 L a cada 2000Km.
Parece que o RF não gosta de óleo moderno! :D
abs,
Ricardo
Sorocaba, SP
Amigos, ainda estou esperando: Se alguém tem uma relação de peças alternativas específicas para os RF, por favor, publique aqui ou então mande para mim que eu agradeço bastante. Bye.
Amigo,
Se fosse assim tao facil nao teria graça!
o gostoso da brincadeira é a angustia de ter que comprar uma coisa e nao saber de que porr* é!
rss....
brincadeiras a parte, o RCOfreitas tem razao. vai perguntando aqui e a gente vai respondendo, e sempre que voce for comprar uma peça, leva a amostra. aos poucos voce vai fazendo sua propria lista.
Inclusive minha lista de peças é diferente da sua. embora temos o mesmo carro, nao temos o mesmo set-up.
Qual peça voce esta precisando?
Aê Rcofreitas!
tirando onda de gatinho com o novo azulão hein!!! mudou até a foto do avatar... isso ai cara! parabens pela maquina!
gustavo seixas
12/02/2010, 21:25
Olá Gustavo!
Tudo é uma questão de regulagem e do pé!!!
Eu consegui 8,5 na cidade também, mas quando troquei para rodas de ferro aro 16, com pneus 265x75x16, o consumo aumentou bastante.
As rodas de liga leve originais pesam cerca de 8,7Kg, as de aro 15 de ferro, pesavam 22Kg.
Não cheguei a pesar as de aro 16 em ferro.
Com esta configuração pesada eu fazia de 4,5 até 6,5 Km/L no alcool. Mas sempre de olho no consumo.
Verifique tudo o que possa interferir, como regulagens, filtros de ar, combustível e etc.
Alinhamento da direção! Cambagem e etc.
Olhe de frente o seu troller e verá que ele parece estar com as rodas abertas. É normal, mas se estive muito fora do normal, vai gastar mais mesmo.
Faça um teste simples dos antigos borracheiros, com barbante!
Alguem segura o barbante na metade da altura da roda traseira e você estica até a parte da frente da roda dianteira. Se o alinhamento estiver bom, o barbante tem que encostar por igual, sem pressão ou distância da borracha.
Quanto ao óleo, eu só conseguia um bom resultado com o Lubrax. Consumo de 0,5 L a cada 2000Km.
Parece que o RF não gosta de óleo moderno! :D
abs,
Ricardo
Sorocaba, SP
tudo isso já foi feito,inclusive troca da correia dentada,conferência dos bicos e bicho continua bebendo.mas pra falar a verdade já tô me conformando,e que a outra viatura era um vitara e era bem mais economico,dae a gente custa um pouco pra acostumar.
Jorge Barbosa
12/02/2010, 22:11
Oi Ricardo,
peço, a você e ao pessoal, desculpas pelo sumiço.
Não me julgo suficientemente qualificado :parede: para a aventura de encaminhar aqui pelo Forum o manual do AP 2.0.
Assim tomarei a liberdade de encaminhar pelo seu e-mail para que você possa postar da maneira que os amigos da turma do RF tenham o acesso correto.
E como disse o Zeca, parabéns pela nova máquina!:palmas::palmas::palmas:
Obrigado pela força e um forte abraço,
Jorge Barbosa
Olá Jorge!
Eu também "apanhei" muito do forum!
É bem diferente do que eu estava acostumado!
Mas, como agora, eu estou respondendo a sua mensagem, eu cliquei no "citar", se você descer mais a tela, verá que tem "Opções Adicionais", em vermelho tem a opção "Anexar Arquivos", clique em "Gerenciar Arquivos". Aí vai abrir uma outra janela (menor), clique em "Enviar Arquivos" na primeira opção de cima "Enviar arquivo de seu computador", depois de encontrado o arquivo, clique em "enviar"!!
Facil, não! :parede::parede::parede::parede:
AGORA!!!! Mas eu demorei um bom tempo até encontrar todas as possibilidades!!!:grin::grin::grin:
Em todo caso, se preferir enviar para mim, meu email é: ricardo.cofreitas@gmail.com
grande abraço,
Ricardo
Sorocaba, SP
rcofreitas
12/02/2010, 23:07
Aê Rcofreitas!
tirando onda de gatinho com o novo azulão hein!!! mudou até a foto do avatar... isso ai cara! parabens pela maquina!
Olá Zeca!
Gatinho? melhor leão velho!!! rsrs
É, troquei a foto do avatar finalmente! Afinal, já faz mais de um mês que o meu saudoso RF se foi.
Eu estava procurando uma foto legal!
Quanto à máquina, Obrigado! eu estou muito contente com ela!
Agora precisa aprender as "manhas" dela como aprendi do RF!!
Valeu!
grande abraço,
Ricardo
(de assinatura renovada também! rsrs)
rcofreitas
12/02/2010, 23:14
Oi Ricardo,
peço, a você e ao pessoal, desculpas pelo sumiço.
Não me julgo suficientemente qualificado :parede: para a aventura de encaminhar aqui pelo Forum o manual do AP 2.0.
Assim tomarei a liberdade de encaminhar pelo seu e-mail para que você possa postar da maneira que os amigos da turma do RF tenham o acesso correto.
E como disse o Zeca, parabéns pela nova máquina!:palmas::palmas::palmas:
Obrigado pela força e um forte abraço,
Jorge Barbosa
Olá Jorge!
Obrigado pela nova máquina! estou curtindo mesmo!
Quanto ao manual, eu vou ter que dividir o arquivo em duas partes, pelo menos, para poder ser enviado ao forum!
O manual tem + de 10 megabytes e o limite é de uns 7 megas!
Assim que conseguir reduzir o tamanho de forma adequada, posto aqui no forum, ok?
Ah, eu tinha outro manual do motor AP, mas este é bem mais detalhado.
Valeu mesmo!
grande abraço,
Ricardo
rcofreitas
13/02/2010, 01:14
Olá Pessoal!
Finalmente consegui dividir o arquivo enviado pelo Jorge, em 3 partes para poder colocar aqui no forum.
Não está lá estas coisas, mas já pode ser consultado por todos.
Segue em 3 partes.
1 parte da pág.01 até a 10
2 parte da pág.11 até a 20
3 parte da pág.20 até a 35
O original tinha mais de 10 Mbytes.
Testei com vários programas que trabalham com pdf. Inclusive com o Adobe Reader.
Qualquer coisa é só falar!
Ufa! rsrs
abs,
Ricardo
Jorge Barbosa
13/02/2010, 20:03
Oi Ricardo,
É isso: quem sabe...sabe!
Taí o Manual do Motor AP 2000, disponibilizado para a turma.
Obrigado pelo empenho para que todos agora possam baixar.
Apesar de você agora estar no diesel, isso não quer dizer que vá voar para outras paisagens... e nos deixar, né?:discordo:
A sua participação é fundamental, aqui na "turma da gasolina".
Você e outros amigos, como o Zeca, muito tem contribuído esclarecendo dúvidas e mostrando as experiências vividas.
Continue aqui com a gente!!! Vamos trocando figurinhas.
Na linha da "garimpagem", que ando fazendo aqui pelo Forum, encontrei o CATÁLOGO DE PEÇAS DO MOTOR AP 2000.
E aí turma: isso interessa ao grupo?...
Abraços a todos,
Jorge Barbosa
Jorge Barbosa
13/02/2010, 20:18
Gustavo,
é aqui, no nosso "Troller a Gasolina", que está o MANUAL DO PROPIETÁRIO TORLLER/RF,
que você pergunta lá no tópico "Troller/Óleo pro câmbio Tremec" aberto por você em fevereiro/2010.
O Ricardo disponibilizou ele, aqui, na página 2, conforme lhe falei lá.
É só baixar... e aproveitar!!!:concordo:
Abs.,
Jorge Barbosa
rcofreitas
13/02/2010, 22:10
Oi Ricardo,
É isso: quem sabe...sabe!
Taí o Manual do Motor AP 2000, disponibilizado para a turma.
Obrigado pelo empenho para que todos agora possam baixar.
Apesar de você agora estar no diesel, isso não quer dizer que vá voar para outras paisagens... e nos deixar, né?:discordo:
A sua participação é fundamental, aqui na "turma da gasolina".
Você e outros amigos, como o Zeca, muito tem contribuído esclarecendo dúvidas e mostrando as experiências vividas.
Continue aqui com a gente!!! Vamos trocando figurinhas.
Na linha da "garimpagem", que ando fazendo aqui pelo Forum, encontrei o CATÁLOGO DE PEÇAS DO MOTOR AP 2000.
E aí turma: isso interessa ao grupo?...
Abraços a todos,
Jorge Barbosa
Olá Jorge!
Sempre que possivel estarei por aqui sim!
Sabe aquele "história" (com H, mesmo) de primeiro amor, primeira paixão e etc?
O Troller RF, não foi o meu primeiro 4x4, nem o meu primo amor, mas com certeza, foi a minha maior paixão! :concordo:
Principalmente, por ser um modelo "desprezado" e "desconhecido" da grande maioria.
É uma grande viatura sim! E não tem só defeitos, não!
Basta ter um pouco de cuidado e dedicação que o retorno é plenamento recompensado.
Tenho amigos que possuem DOIS trollers. Um RF para trilhas e aventuras mais radicais e um diesel para longas viagens.
Nenhum deles abre mão do RF!
É isto aí! Sempre que for possível contem comigo!
E, se por um acaso, eu demorar para ler, é só mandar um MP ou um email para: ricardo.cofreitas@gmail.com
O que sei é pouco, mas faço questão de compartilhar.
abs,
Ricardo
PS: Jorge, quanto ao manual de peças, manda sim! Sempre terá alguém precisando e seria bom concentrarmos tudo aqui!
Jorge Barbosa
13/02/2010, 23:43
Oi Ricardo,
Valeu!!!
Sábia decisão, de continuar aqui.
Prá gente, é claro! :grin:
Vou mandar para o seu e-mail o "Catálogo de Peças/AP 2.000".
E, prá variar, vamos abusar da sua boa vontade em nos ajudar postando aqui.
Abração,
Jorge Barbosa
gustavo seixas
14/02/2010, 17:04
Gustavo,
é aqui, no nosso "Troller a Gasolina", que está o MANUAL DO PROPIETÁRIO TORLLER/RF,
que você pergunta lá no tópico "Troller/Óleo pro câmbio Tremec" aberto por você em fevereiro/2010.
O Ricardo disponibilizou ele, aqui, na página 2, conforme lhe falei lá.
É só baixar... e aproveitar!!!:concordo:
Abs.,
Jorge Barbosa
já baixei a já to usando :concordo::concordo:
vlw!!!!!!!!!
rcofreitas
14/02/2010, 19:45
Olá Pessoal!
Mais uma contribuição do Jorge Barbosa!
Com certeza será muito útil.
grande abraço à todos,
Ricardo
Sorocaba, SP
rcofreitas
14/02/2010, 19:52
Olá Pessoal!
Acabei de descobrir que existe um limite para número de arquivos também!:parede:
No máximo 5!:-(
Portanto, seguem os próximos!:pipoca:
abs,
Ricardo
rcofreitas
14/02/2010, 19:56
Seguem os últimos!:pipoca::pipoca::pipoca:,
abs
Ricardo
rcofreitas
14/02/2010, 19:59
Olá Pessoal!
Afinal, o trabalho compensou! :-D:-D:-D
Fui promovido de Junior para Master! (pelo número de mensagens!)
abs,
Ricardo
rcofreitas
14/02/2010, 23:21
Olá Pessoal!
Aproveitando a tranquilidade do carnaval, garimpei meus arquivos e encontrei alguns que podem ser interessantes!
Os relativos as peças do Troller não estão completos!
Mas já servem como alguma orientação.
abs,
Ricardo
Renato Froes
15/02/2010, 12:29
Show Ricardo!
Valeu!
Jorge Barbosa
15/02/2010, 17:40
Oi Ricardo.,
Muito bom, mesmo!
E aí pessoal: quem tem algum arquivo interessante?...
Vamos colocar aqui.
Abs,
Jorge Babarbosa
rcofreitas
20/02/2010, 02:10
Olá Pessoal,
Consegui um desconto muito para este rádio vhf.
Tem muita informação boa sobre ele na internet.
O valor é de R$240,00 + Frete
(rádio + carregador de parede + carregador veicular)
Entrega prevista em 30 dias. Por ser inicio de ano, há algum atraso nas importações.
Segundo informações, este rádio é homologado pela ANATEL.
Para manter este valor precisamos de grupos de 5 ou mais.
Estamos comprando este rádio para nosso grupo, o Kataya4x4.
Como é algo que interessa à todos estou divulgando para o pessoal do Troller à Gasolina.
A compra será diretamente com o revendedor que fez esta oferta para nos.
Basta enviar nome completo e email para confirmação.
Em pelo menos 5 participantes, ok?
abs,
Ricardo
gustavo seixas
21/02/2010, 18:55
uma pergunta para os entendidos de plantão:
no candã dianteiro onde tem aquelas duas cruzetas,se eu tirar aquela coiseira toda e colocar um cardã com uma cruzeta em cada ponta como é nos outros jipes atrapalha alguma coisa?o meu deu barulho naquela pelota do meio e tive que desmontar tudo pra lubrificar.
uma pergunta para os entendidos de plantão:
no candã dianteiro onde tem aquelas duas cruzetas,se eu tirar aquela coiseira toda e colocar um cardã com uma cruzeta em cada ponta como é nos outros jipes atrapalha alguma coisa?o meu deu barulho naquela pelota do meio e tive que desmontar tudo pra lubrificar.
Ops!! Estou interessado nessa!! O meu fez barulho também, já desmontei, alinhei, engraxei, troquei cruzeta, fiz tudo de novo e agora se encontra 4x2 em busca de solução... E enquanto aguardo a ajuda dos amigos, informo BOTAFOGO BICAMPEÃO ( PUT FIRE TWICE CHAMPION ) !!!!!!!
Uso o cardan sem essa peça... 5 anos e nenhum problema.
gustavo seixas
22/02/2010, 21:04
Uso o cardan sem essa peça... 5 anos e nenhum problema.
vc só tirou aquela coiseira e pôs o cardã de volta e pronto?com a primeira cruzeta?
Também não entendi, desculpem...
rcofreitas
22/02/2010, 23:26
Também não entendi, desculpem...
Olá Pessoal,
Se eu entendi o que vocês estão falando..... :parede:
Seguinte: o meu antigo troller RF deu problema na junta CV.
É aquela peça onde vão duas cruzetas do lado que fica para a tração e redução, é isto?
Na época, apesar de constar nos catálogos da Spicer, a peça não estava disponível para a venda em nosso mercado.
Fiz até contato com a Afinia, que é a controladora da Spicer.
A minha solução foi mandar fazer um outro cardan sem esta junta, ficando somente com UMA cruzeta do lado que conecta com a tração.
Se o trabalho for bem feito, não haverá problemas.
É lógico que deve existir um monte de razões técnicas para aquela junta estar lá, mas.....
Eu levei o cardan numa empresa que trabalho com cardan de caminhão e eles fizem um novo ( era mais fácil para eles ) e ficou 100%.
Rodei 2 anos nesta forma sem problema algum.
Mesmo estando com rodas aro 16 de ferro e pneus 265x76x16.
Como disse antes, tem que ser bem feito.
O preço é outro problema!
Em empresas especializadas em SP, este serviço ficaria entre R$2.700 e R$3.100. (cardan novo no mesmo esquema)
Eu paguei R$270,00 (Duzentos e setenta reais!).
Por isto, fiquem atentos ao custo deste serviço.
Para quem faz cardam de mais de 3 metros... fazer o do RF é brincadeira!
Sem contar que eles vão usar o mesmo material reforçado que é utilizado em caminhões.
De quebra, eles colocaram vários bicos de graxa para poder lubrificar o sistema todo sem problemas.
abs,
Ricardo
Olá Pessoal,
Se eu entendi o que vocês estão falando..... :parede:
Seguinte: o meu antigo troller RF deu problema na junta CV.
É aquela peça onde vão duas cruzetas do lado que fica para a tração e redução, é isto?
Na época, apesar de constar nos catálogos da Spicer, a peça não estava disponível para a venda em nosso mercado.
Fiz até contato com a Afinia, que é a controladora da Spicer.
A minha solução foi mandar fazer um outro cardan sem esta junta, ficando somente com UMA cruzeta do lado que conecta com a tração.
Se o trabalho for bem feito, não haverá problemas.
É lógico que deve existir um monte de razões técnicas para aquela junta estar lá, mas.....
Eu levei o cardan numa empresa que trabalho com cardan de caminhão e eles fizem um novo ( era mais fácil para eles ) e ficou 100%.
Rodei 2 anos nesta forma sem problema algum.
Mesmo estando com rodas aro 16 de ferro e pneus 265x76x16.
Como disse antes, tem que ser bem feito.
O preço é outro problema!
Em empresas especializadas em SP, este serviço ficaria entre R$2.700 e R$3.100. (cardan novo no mesmo esquema)
Eu paguei R$270,00 (Duzentos e setenta reais!).
Por isto, fiquem atentos ao custo deste serviço.
Para quem faz cardam de mais de 3 metros... fazer o do RF é brincadeira!
Sem contar que eles vão usar o mesmo material reforçado que é utilizado em caminhões.
De quebra, eles colocaram vários bicos de graxa para poder lubrificar o sistema todo sem problemas.
abs,
Ricardo
X2!
uso assima 5 anos com pneus 35 e dando cacete e nada de abrir o bico.
aquela peça serve para as cruzetas não trabalharem tão forçadas
( com as duas o curso da angulação fica maior)
agora 270 reais ainda é caro...
pois tenho uma tornearia , o cardã não precisa ser refeito,
o que precisa ser feito é tirar a conexão das cruzetas e aumentar o tubo
do cardã o tamanho da peça que foi retirada...
esse serviço fica em média 80 a 120 pra ficar caro....
Renato Froes
26/02/2010, 21:11
Meu RF também não tem mais a junta CV.
Já comprei ele assim.
Já troquei essa peça porque ela apresentou folga.
Aproveitei e coloquei uma cruzeta nova.
Na época gastei uns R$ 180. (garfo + cruzeta nova + mão de obra)
Tá funcionando direitinho até hoje (mais de 1 ano), tranquilo.
Abraço
Renato
Alguém teria uma foto da "forma ideal" para um leigo ficar sabendo como tem que ficar?
Cardan com CV-Joint
http://www.jagsthatrun.com/Pages/images/Double-cardan-0246.jpg
Cardan convencional
http://www.brasilcardan.com.br/cardan3.jpg
No detalhe, a CV-Joint
http://www.4x4wire.com/toyota/maintenance/tacoma_4runner_30k/double_cardan.jpg
Obrigadão amigo, agora sim vou ver como está o meu rs rs.
Eduardo Ramires
27/02/2010, 12:03
Olá galera, também sou proprietário de um RF 2000.
Até agora o única problema que tive com o danado foi o freio que derrepente desapareceu.
Fiz uma revisão na Depaschal que me custou um bocado.
Troquei suspensão, disco de freio, pastilhas e óleo.
Uns 3 meses depois, o freio sumiu bem quando mais precisava, em um crusamento rsrsrsrs. O farol fechou e eu fui bonito passando no vermelho com o pesão até o fundo. rsrsrs :dance: ehhhhh beleza.
Sorte minha que isso foi no carnaval e não tinha transito na avenida Berrini.
Voltei pra casa e o carro agora está na Trilha Master fazendo orçamento.
Acredito ser o hidrovácuo porque não tem vasamento de óleo e está tudo certinho.
Vou aproveitar que o carro está lá para fazer alguns outros ajustes, mas de resto é perfeito.
Gostaria de saber se vocês donos de RF, tem interesse em se "agrupar" para realisação de passeios off.
Ainda não fiz nehum off com a viatura, só passei por umas 5 enchentes em SP sem problema nenhum e dando muita risada dos normais parados.
Inclusive ônibus não queria passar e eu fui bonito :dance:
Uma das coisas que vou fazer é a vedação do distribuidor.
Mas voltando ao assunto, gostaria muito de juntar um povo para fazer uns passeios bacanas.
Moro em SP no bairro da Santa Cecília.
Assim que meu troller sair da mecânica quero colocar ele na lama.
Abraço a todos e prazer em conhecê-los.
O meu não tem a junta CV, que bom. Já o tenho a um ano e então ele já veio para mim sem este problema, mas ainda tenho o problema do barulho para resolver. Todos que viram ou ouviram acham que é o eixo cardã(que agora sei que não tem a junta CV). Com o cardã fora não há barulho. O que pode ser?
não sei como é a caixa de tração do troller,
mais muito jipes a caixa de tração existe uma corrente que
liga as engrenagens , essa corrente quando gasta da folga e
faz um barulho horrível, e só faz quando o cardã está no lugar...
não sei se a caixa do troller rf é assim , mais foi uma idéia...
O meu não tem a junta CV, que bom. Já o tenho a um ano e então ele já veio para mim sem este problema, mas ainda tenho o problema do barulho para resolver. Todos que viram ou ouviram acham que é o eixo cardã(que agora sei que não tem a junta CV). Com o cardã fora não há barulho. O que pode ser?
Não é a corrente não. Achei que fosse, e quando fiz a caixa do carro, também abri a reduzida e aproveitei, troquei a corrente que realmente tinha uma folga (caaaara!!!), mas troquei... Suspeito do conjunto cruzeta e "o lugar onde ela fica" que eu não sei o nome. Será??
Experimenta trocar as duas cruzetas. coloca de marca boa - SPICER.
se nao resolver, suspende o carro no elevacar, liga a 4x4 e acelera em 5ª marcha... os cardans devem girar sem vibração. se nao tiver assim, tem que mandar alinhar e balancear.
Acredito que isso resolva seu problema.
Para o pessoal dos RF, obrigado pelas dicas. Agora estou com minha caixa de marcha vazando depois que coloquei o kit. Antes nao vazava, quando levei ao mecanico ele disse que tinha soldas na caixa. estranhei, mas agora preciso trocar a carcaca para ele ficar zerado. Aproveitando, o amortecedor de direcao do lado do motorista (aquele que fica seguro na bola do diferencial) é de que carro?
0
a
D-20
Trocar a carcaça?? pq? o vazamento nao é pelo retentor?
Zeca, meu prezado colega... A caixa nao vazava, mas arranhava a segunda. Resolvi zerar o problema, entao comprei o kit na própria troller, comprei a corrente da reduzida (menos o sincronizador da segunda, que nao achei) e mandei fazer tudo. resultado, a caixa está com a segunda pior que estava e nem posso reclamar com o meca, por conta do sincronizador que nao foi trocado e, pasme, agora está vazando. Levei a outro cara para trocar o retentor e ele, taxativo, disse que a minha caixa tinha soldas e estava "minando" pelas soldas. É isso. Obrigado pelo interesse.
Veja com o pessoal do clube dos mustangs. talvez eles saibam quem tem uma caixa velha guardada.
www.clubedomustang.com.br (http://www.clubedomustang.com.br)
sai ligando de oficina em oficina..
boa sorte!
Veja com o pessoal do clube dos mustangs. talvez eles saibam quem tem uma caixa velha guardada.
www.clubedomustang.com.br (http://www.clubedomustang.com.br)
sai ligando de oficina em oficina..
boa sorte!
Como opção eu tenho uma caixa de chevette 5m. Alguém tem uma reduzida de willys para vender (prum amigo)? Eu ainda não achei quem faça o flange para a reduzida borg warner...
A reduzide de willis sai o cardã dianteiro pro lado do carona, enquanto a do troller (que é de Ranger) sai pro lado do motorista...
aconselho vc tentar consertar sua caixa do que adaptar de chevette.
se nao conseguir, tenta entao adaptar a caixa do troller diesel 2002 a 2004. é mais simples e mais resistente do que a de chevete.
rcofreitas
28/04/2010, 15:44
Como opção eu tenho uma caixa de chevette 5m. Alguém tem uma reduzida de willys para vender (prum amigo)? Eu ainda não achei quem faça o flange para a reduzida borg warner...
Olá Jambu!
Eu tive o mesmo problema no meu antigo RF.
Tive que mandar soldar a caixa em alguns lugares.
As trincas eram minúsculas, mas vazavam óleo.
Quanto as peças....tem que trocar tudo mesmo, senão fico como o seu, com a 2 marcha que ficou enroscando agora.
Eu comprei todas as peças, menos a corrente, com o Magno de Curitiba. Ele tem kit completo ou parcial.
Se interessar eu procuro o contato dele.
Acho que ele ainda mantem anúncio no rolo4x4, em veículos, troller. Não em acessórios, ok?
Quanto ao câmbio de chevette, é possivel sim, no TrollerClub tem o Charles, de Baln.Camburiú, que vez esta adaptação e flange.
Segundo ele, ficou 10!
Qualquer coisa avisa aí, ok:
abs,
Ricardo
Olá Jambu!
Eu tive o mesmo problema no meu antigo RF.
Tive que mandar soldar a caixa em alguns lugares.
As trincas eram minúsculas, mas vazavam óleo.
Quanto as peças....tem que trocar tudo mesmo, senão fico como o seu, com a 2 marcha que ficou enroscando agora.
Eu comprei todas as peças, menos a corrente, com o Magno de Curitiba. Ele tem kit completo ou parcial.
Se interessar eu procuro o contato dele.
Acho que ele ainda mantem anúncio no rolo4x4, em veículos, troller. Não em acessórios, ok?
Quanto ao câmbio de chevette, é possivel sim, no TrollerClub tem o Charles, de Baln.Camburiú, que vez esta adaptação e flange.
Segundo ele, ficou 10!
Qualquer coisa avisa aí, ok:
abs,
Ricardo
Conversei com o Charles, à época. Ele falou que iria cobrar o preço de custo, mas os custos dele ficaram muito altos. Não dava para mim. O flange ficava mais caro que o preço de uma caixa completa com reduzida (de willys) anunciada aqui hoje (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?). De qualquer forma, valeu as dicas. Eu saio dessa e o carro vai ficar dez. rs.
ALEXKALIL
08/05/2011, 15:43
Ola. Apos rele todo o topico, percebir que ninguem comentou sobre rf 1996. Estou negociando a compra de um com algumas adaptacoes como cambio clark 5m f1000 4x4, caixa de transferencia f1000, acionamento manual da traça, capota de fibra e disco eplatior novo. Motor ap 2.0 stand. Gostaria da opiniao dos colegas. Grato
acionamento manual da tração
Marcus Felipe
13/07/2011, 15:17
Olá pessoal,
tenho lido muitas dicas aqui mas ainda não consegui resolver o problema. É o seguinte...
O cardan dianteiro do meu troller rf 99 começou a fazer uns chiados, levei no meca, tudo foi lubrificado e ficou zero bala.
Rodados uns 400km o barulho reaparece, porém mais forte e com uma batida junto.
De volta ao meca, ele lubrificou novamente, trocou um retentor e uma cruzeta que ficava entre a CV e a CT. Durou uns 50km.....
Levei numa empresa especializada em cardans, o cara desmontou toda a cv junto comigo lubrificou e montou novamente. Foram-se mais 50km kkkkk
Resolvi então mandar fazer um cardan novo, conforme os comentários aqui do forum.
Rodei uma semana sem o bentido e o carro fica realmente muito mais leve.
A felicidade acabou quando foi instalado o novo cardan.
Mais barulho e uma vibração que parecia que ia desmontar o transkol (apelido da criança)..
Fora a vibração constante e diretamente proporcional a velocidade, em alguns momentos ela aumentava e dava para sentir o carro ficar mais pesado nesses momentos (intermitentes).
Estou rodando sem o cardan e o carro esta otimo, mesmo se acionar a 4x4, nao se percebe diferença alguma.
Quanto ao balanceamento do cardan, foi feito em um torno utilizando um riscador.
Não sei se esta é a maneira ou equipamento correto para o serviço.
Suspeitei de danos no rolamento da CT, mas a folga que existe na saida da CT é igual a do diferencial dianteiro e muito pequena.
Não to mais di$po$to a ficar fazendo tentativa$$$$$.
Alguém aqui pode dar uma luz?
Renato Froes
13/07/2011, 22:06
Olá pessoal,
tenho lido muitas dicas aqui mas ainda não consegui resolver o problema. É o seguinte...
O cardan dianteiro do meu troller rf 99 começou a fazer uns chiados, levei no meca, tudo foi lubrificado e ficou zero bala.
Rodados uns 400km o barulho reaparece, porém mais forte e com uma batida junto.
De volta ao meca, ele lubrificou novamente, trocou um retentor e uma cruzeta que ficava entre a CV e a CT. Durou uns 50km.....
Levei numa empresa especializada em cardans, o cara desmontou toda a cv junto comigo lubrificou e montou novamente. Foram-se mais 50km kkkkk
Resolvi então mandar fazer um cardan novo, conforme os comentários aqui do forum.
Rodei uma semana sem o bentido e o carro fica realmente muito mais leve.
A felicidade acabou quando foi instalado o novo cardan.
Mais barulho e uma vibração que parecia que ia desmontar o transkol (apelido da criança)..
Fora a vibração constante e diretamente proporcional a velocidade, em alguns momentos ela aumentava e dava para sentir o carro ficar mais pesado nesses momentos (intermitentes).
Estou rodando sem o cardan e o carro esta otimo, mesmo se acionar a 4x4, nao se percebe diferença alguma.
Quanto ao balanceamento do cardan, foi feito em um torno utilizando um riscador.
Não sei se esta é a maneira ou equipamento correto para o serviço.
Suspeitei de danos no rolamento da CT, mas a folga que existe na saida da CT é igual a do diferencial dianteiro e muito pequena.
Não to mais di$po$to a ficar fazendo tentativa$$$$$.
Alguém aqui pode dar uma luz?
Marcus Felipe.
Para solucionar PARA SEMPRE esse problema o IDEAL seria o kit de roda livre.
Estou só esperando o momento certo $$ de comprar o meu.
.....
Da última vez que fiz uma manutenção no cardan a vibração ficou pior do que antes, então fiz novamente um balanceamento para tentar corrigir.
Mesmo balanceado eu percebia uma vibração que incomodava bastante em velocidades acima de 80km/h.
Então troquei a luva, as 2 cruzetas e garfo olhal, tudo novo! (mesmo estando com pouco uso)
As vibrações melhoraram 90%.
Ainda vibra alguma coisa, mas eu não consigo corrigir esse 10% restante. Já desisti.
Marcus Felipe
14/07/2011, 00:19
Renato,
eu vou retornar à empresa que fez o novo cardan para eles refazerem o balanceamento, mas permaneço com a dúvida se o método utilizado é o correto.
Ola. Apos rele todo o topico, percebir que ninguem comentou sobre rf 1996. Estou negociando a compra de um com algumas adaptacoes como cambio clark 5m f1000 4x4, caixa de transferencia f1000, acionamento manual da traça, capota de fibra e disco eplatior novo. Motor ap 2.0 stand. Gostaria da opiniao dos colegas. Grato
acionamento manual da tração
Nao sei se minha resposta ainda vai lhe servir... mas....
Essa configuracao que vc falou nao é adaptacao. ele veio assim de fabrica.
troller 96 é um carro extremamente exotico, dificilimo de vender pois foi bem no inicio da producao. eh cheio de caracteristicas (defeitos) e seu chassis é tubular.
Eu so compraria se pagasse baixo. muito baixo.
Marcus Felipe.
Para solucionar PARA SEMPRE esse problema o IDEAL seria o kit de roda livre.
Estou só esperando o momento certo $$ de comprar o meu.
.....
Da última vez que fiz uma manutenção no cardan a vibração ficou pior do que antes, então fiz novamente um balanceamento para tentar corrigir.
Mesmo balanceado eu percebia uma vibração que incomodava bastante em velocidades acima de 80km/h.
Então troquei a luva, as 2 cruzetas e garfo olhal, tudo novo! (mesmo estando com pouco uso)
As vibrações melhoraram 90%.
Ainda vibra alguma coisa, mas eu não consigo corrigir esse 10% restante. Já desisti.
Roda livre nao vai acabar seu problema, so vai desfarca-lo.
Minha opiniao:
Se for um problema de balanceamento ou carda empenado, vai acabar com sua tcase.
Levante o carro num elevacar, ligue na 4x4H e deixe ele rodando na 5 marcha. Com um mecanico capacitado analisem onde pode estar o problema. Identificado, trate-o.
Pode ser:
- carda empenado
- luva com folga
- cruzeta ruim
- rolamento da tcase ruim
- desbalanceamento do carda
dentre outros
Marcus Felipe
14/07/2011, 08:29
Roda livre nao vai acabar seu problema, so vai desfarca-lo.
Minha opiniao:
Se for um problema de balanceamento ou carda empenado, vai acabar com sua tcase.
Levante o carro num elevacar, ligue na 4x4H e deixe ele rodando na 5 marcha. Com um mecanico capacitado analisem onde pode estar o problema. Identificado, trate-o.
Pode ser:
- carda empenado
- luva com folga
- cruzeta ruim
- rolamento da tcase ruim
- desbalanceamento do carda
dentre outros
Zeca,
antes de eu substituir o cardan, o preblema era bem menor e toda vez que abria a cv joint e lubrificava, resolvia temporariamente. Há possibilidade de ser rolamento da Tcase?
Sabe me dizer que rolamento é esse e onde encontro?
Vlw.
Marcus
Renato Froes
14/07/2011, 13:32
Zeca.
Seu troller não usa junta CV, e não vibra nada?
Mesmo andando a 80, 90, 100km/h ?
Ao remover o cardan dianteiro, seu troller não fica muito mais leve para acelerar?
Eu imagino que os benefícios de utilizar roda livre no meu troller seriam iguais (ou melhores) de quando ando sem o cardan.
Certo?
Marcus Felipe
08/08/2011, 13:01
Pessoal,
essa semana, finalmente consegui resolver o problema do cardan.
Levei o cardan novo (sem a junta CV) em outra empresa do mesmo grupo. Eles refizeram o balanceamento, deram uma desbastada em alguns pontos em que as cruzetas estavam pegando e instalaram o cardan com as estrias para o lado da CT (como é no cardan traseiro). A posição das estrias com o cardan original é diferente devido à junta CV).
Também foi instalado uma coifa para evitar entrada de lama na luva.
Ficou show de bola. Pouquíssima vibração somente acima dos 80km/h, nada que incomode.
Custo da adaptação: R$380,00.
Agradeço ao pessoal que postou as dicas.
Vlw.
Pessoal,
essa semana, finalmente consegui resolver o problema do cardan.
Levei o cardan novo (sem a junta CV) em outra empresa do mesmo grupo. Eles refizeram o balanceamento, deram uma desbastada em alguns pontos em que as cruzetas estavam pegando e instalaram o cardan com as estrias para o lado da CT (como é no cardan traseiro). A posição das estrias com o cardan original é diferente devido à junta CV).
Também foi instalado uma coifa para evitar entrada de lama na luva.
Ficou show de bola. Pouquíssima vibração somente acima dos 80km/h, nada que incomode.
Custo da adaptação: R$380,00.
Agradeço ao pessoal que postou as dicas.
Vlw.
ou seja,
seu problema era carda desbalanceado..
que bom que foi facil e barato!
Vida longa aos RFs
Zeca.
Seu troller não usa junta CV, e não vibra nada?
Mesmo andando a 80, 90, 100km/h ?
Ao remover o cardan dianteiro, seu troller não fica muito mais leve para acelerar?
Eu imagino que os benefícios de utilizar roda livre no meu troller seriam iguais (ou melhores) de quando ando sem o cardan.
Certo?
Meu troller vibra sim, um pouco mas vibra.
O beneficio de uma roda livre nao para somente no "tirar o cardan", pois mesmo tirando o carda dos nossos carros o conjunto do diferencial dianteiro continua rodando. ja com RL nao. tudo fica paradinho sem causar resistencia mecanica e desgaste (minimo mas existe).
Flavinho4x4
08/08/2011, 19:59
Assino Embaixo do que o Etamura escreveu!
Tenho o meu RF 1999/2000, teto rígido (adaptação nota 1000000) e sou um feliz proprietário de um Jeep Bruto!
Ando "matando" meus amigos de raiva passando pelos 'enroscos' mais pesados com baixa rotação pois tenho bloqueio traseiro e o motor AP tem muito torque com pequena aceleração.... o carro tá o bicho na trilha e com charme de não precisar esgüelar aceleração mesmo nos locais difíceis!
Recomendo sim e tendo cuidado terá um jeep e tanto...
Edgar Caldeira
08/08/2011, 20:13
Pois é. Esse fds fiz o pinheirinho aqui em Sampa e o bixo foiiiii que foi sem problema nenhum
Vida longa aos RFs!
Embora em breve esteja despedindo do AP e dando boas vindas a um V6 4.0L :mrgreen: :twisted:
BrunoCastrioto
25/10/2011, 13:36
Vida Longa aos RF's!
Eae Trolleiros. Sou um Feliz dono de um RF 2000 Amarelo, comprei faz menos de 1 mês, levei pra Oficina e tenho 4.800 pra Gastar.
Mas vai ficar Filé.
Depois posto os consertos.
Abraços
Edgar Caldeira
27/10/2011, 00:28
Vida longa aos RFs!
Embora em breve esteja despedindo do AP e dando boas vindas a um V6 4.0L :mrgreen: :twisted:
Grande Carlos, salvador do meu diferencial dianteiro rssss
A viatura está muito boa! Só tenho que agradecer a confiança!
Abraços
Edgar Caldeira
27/10/2011, 00:28
Vida Longa aos RF's!
Eae Trolleiros. Sou um Feliz dono de um RF 2000 Amarelo, comprei faz menos de 1 mês, levei pra Oficina e tenho 4.800 pra Gastar.
Mas vai ficar Filé.
Depois posto os consertos.
Abraços
Bem vindo HAHAH :cool:
PAULO SCHROTTER
22/11/2011, 17:00
Tenho meu rf- faz 2 anos o carro e muito bom, mas ao colocar pneus 35 ele perdeu um pouco de torque, vo tentar turbinar o motor dele ... alguém já tento fazer isso fico bom ? 321787
Edgar Caldeira
23/11/2011, 04:13
Fala Paulo, recentemente eu andei pesquisando isso. Não me recomendaram pois o turbo só iria abrir em alta rotação logo para trilhas não iria ficar bom somente para estrada fora que compromete a vida útil do motor. Conversa com seu mecânico e veja de aspirar, colocar um comando + polia regulável e dar uma mechida no corpo de borboleta!
O meu eu desisti de mecher no motor e vou aumentar a suspensão igualzinho esse amarelo: assim que fizer posto fotos !
PAULO SCHROTTER
23/11/2011, 09:53
o pior que foi meu mecanico que falo pra turbinar , pra ganhar torque em baixa ele mando eu montar pistão do ap àlcool e colocar no maximo 08 kg de pressão... so não sei se a informação procede ...quanto a suspenção vai ficar muito bom em ...
Fla galera do Renegado RF....
Tava um tempo fora do fórum, mas vamos lha será que vale a pena reforçar o grande motor AP?
Tb pensei em fazer isso e colocar um turbo para ganhar um pouco mais de força...mas desisti, acho que não vai ajudar.
E continuo muito Feliz com o meu Troller RF, já passei em locais onde alguns monstros a diesel ficaram...kkkkk
E o porque do RF
Contando minha experiência tive problemas num passeio em Monte Verde, que no final era o conector do módulo que tinha enferrujado e rompeu, mas enfim qualquer "mexânico" conhece a mecânica e qualquer "Farmacia" tem peça....aliás desbloquei o módulo e agora não preciso mais pagar 250,00 pra descobrio o code, agora qualqeur 5 pilas faz cópia de chave.
Abraços de Troller RF
33" New Frederico
Pit Bull 12K
Bloqueio Eaton Truetac traseiro, sonhando com seletivo dianteiro
ALEXKALIL
01/01/2012, 16:16
OLA PAULO
ESTOU COM O MEU RF MARCAO PARA COLOCAR TURBO EM FEVEREIRO/2012. A QUESTAO DA ROTAÇAO DEPENDE DA TURBINA ( TAMANHO, ETC,) E DOS AJUSTE DA INJEÇAO. CONVERSEI COM UM PREPARADOR EM VITORIA-ES E O CARRA ME DESACONSELHOU ASPIRAR UMA VEZ QUE GASTARIA MUITO POR POUCOS CAVALOS. LEMBRE QUE OS DIESEL TEM TURBINA E O POVO AINDA CHIP ELES.
O MOTOR TEM QUE ABRIR PARA VER!!!! MAS ESTA QUESTAO DE QUE TURBO ESTRAGA MOTOR DEPENDE DO PÊ DO ATLETA ( MOTORISTA) SE FICAR DANDO RACHAO O MOTOR VAI PRO PAU, MAS SE USAR NORMALMENTE ( PRUDENCIA) NAO TEM PROBLEMA. LEMBRA QUE VAI TER QUE COLOCAR EMBREAGEM DE CERAMICA.
AGORA SE É PARA USAR O TROLLER SO EM TRILHA VALE MAIS GASTAR NUM BLOQUEADOR E NA C&P. O TURBO VAI DEIXAR O TROLLER MAIS GOSTOSO DE DIRIGIR NO DIA A DIA E NA ESTRADA. NA TRILHA É SO IR DEVAGAR E SEMPRE.
O FRED DE SALVADOR (TERRIBLES4X4) ME RELATOU QUE COLOCOU UM TURBO NO TROLLER DELE É QUE FOI A MELHOR COISA QUE ELE FEZ COMO O VEICULO.
ai galera o pessoal de vitoria me orçou o serviço do kit turbo completo, tubos, instalaçao, embregaem de ceramica e intercooler ( em resumo tudo) entre 5.000 a 6.000 mil. qual é o preço na sua regiao?
alexandre
alexandre
PAULO SCHROTTER
03/01/2012, 11:25
OLA PAULO
ESTOU COM O MEU RF MARCAO PARA COLOCAR TURBO EM FEVEREIRO/2012. A QUESTAO DA ROTAÇAO DEPENDE DA TURBINA ( TAMANHO, ETC,) E DOS AJUSTE DA INJEÇAO. CONVERSEI COM UM PREPARADOR EM VITORIA-ES E O CARRA ME DESACONSELHOU ASPIRAR UMA VEZ QUE GASTARIA MUITO POR POUCOS CAVALOS. LEMBRE QUE OS DIESEL TEM TURBINA E O POVO AINDA CHIP ELES.
O MOTOR TEM QUE ABRIR PARA VER!!!! MAS ESTA QUESTAO DE QUE TURBO ESTRAGA MOTOR DEPENDE DO PÊ DO ATLETA ( MOTORISTA) SE FICAR DANDO RACHAO O MOTOR VAI PRO PAU, MAS SE USAR NORMALMENTE ( PRUDENCIA) NAO TEM PROBLEMA. LEMBRA QUE VAI TER QUE COLOCAR EMBREAGEM DE CERAMICA.
AGORA SE É PARA USAR O TROLLER SO EM TRILHA VALE MAIS GASTAR NUM BLOQUEADOR E NA C&P. O TURBO VAI DEIXAR O TROLLER MAIS GOSTOSO DE DIRIGIR NO DIA A DIA E NA ESTRADA. NA TRILHA É SO IR DEVAGAR E SEMPRE.
O FRED DE SALVADOR (TERRIBLES4X4) ME RELATOU QUE COLOCOU UM TURBO NO TROLLER DELE É QUE FOI A MELHOR COISA QUE ELE FEZ COMO O VEICULO.
ai galera o pessoal de vitoria me orçou o serviço do kit turbo completo, tubos, instalaçao, embregaem de ceramica e intercooler ( em resumo tudo) entre 5.000 a 6.000 mil. qual é o preço na sua regiao?
alexandre
alexandre
Bom dia Alexandre eu já coloquei o turbo no meu rf agora e so esperar ums 1000km pra ligar ele coloquei um vira novo e pistão do álcool o motor fico todo std. Pretendo colocar 08kg de pressão num turbo 48/42 abrir com 2,800 rpm e cortar giro com 5.000 rpm pra evitar cruzar giro ... so com o motor no álcool já deu mais torque em baixa, fico muito bom ... este mês mando fazer o intercooler e coloco bico suplementar pra não dar falta em alto giro no total acho que vo gastar uns 3.000,00 completo com motor feito mês que vem te digo como fico valeu...
PAULO SCHROTTER
19/01/2012, 09:39
Bom dia a todos
Fim de semana fui testar o motor na trilha e amigos ta aprovado fico muito bom e não precisa nem colocar 08 de pressão com 04 fico muito forte ele ta enchendo o turbo com 3.000 rpm
Total do investimento mais ou menos 5.000,00 vale cada centavo
Rodrigodoouro
27/01/2012, 01:19
Olá amigos, turbinei meu rf com uma 42.48 anda com 0.8 de pressão....
foi a melhor coisa q fiz até hj rsrs.... e ele anda com pneus 33
detalhes me perguntem por email rodrigodoouro@hotmail.com
e parabéns a todos pela comunidade...abração..
Rodrigones
17/06/2012, 08:32
Como ficou o consumo com seu carro turbinado.?
Olá amigos, turbinei meu rf com uma 42.48 anda com 0.8 de pressão....
foi a melhor coisa q fiz até hj rsrs.... e ele anda com pneus 33
detalhes me perguntem por email rodrigodoouro@hotmail.com
e parabéns a todos pela comunidade...abração..
o meu pai comprou um rf 2000 motor ap2.0 e ele esta querendo bota um turbo qual e o consumo dele ?
LeandroAraujo
18/07/2012, 11:25
Caros amigos do RF Sport!
Adquiri o meu Troller, 2001/2001, há 1 semana e logo vi que este Fórum é repleto de especialistas, sempre com muita boa vontade em ajudar.
Vejam meu problema: a Haste do limpador de parabrisa, aquela que fica atrás do painel central, tocada pelo motorzinho, foi encurtada e não está dando conta do recado e acaba sempre queimando o motorzinho.
Alguém sabe qual equivalente é utilizado? Ou poderia medir o tamanho da haste original e me encaminhar para eu procurar no mercado, até fazer uma solda, talvez.
Desde já, obrigado.
Leandro.
Tirar pra medir, ou medir no lugar é complicado porque o acesso é dificil, mas acho que posso te ajudar passando esse link.
Ação 4x4 - Produtos - Carroceria - Pgina 3 (http://www.acao4x4.com.br/troller/produtos/troller/carroceria,3,16)
Talvez voce entrando em contato e pedindo pra eles medirem... pode funcionar.
LeandroAraujo
19/07/2012, 13:40
Muti obrigado, Zeca.
Liguei lá e eles mediram: 50,4 cm.
Agora é soldar a peça e voltá-la para o tamanho original.
Abraços.
LeandroAraujo
24/07/2012, 16:06
Colegas,
Infelizmente, a haste que estava disponível no site de vendas era a do modelo 2002 e ele não soube me dizer se é o mesmo tamanho do modelo 2001.
Acredito que seja diferente, considerando que no modelo 2002 as palhetas são viradas para o lado do passageiro e no modelo 2001 para o lado do motorista.
Assim, caso alguem saiba o tamanho original ou possa fazer a gentileza de medir a haste, agradeço muito.
Abraços a todos.
Leandro.
Colegas,
Infelizmente, a haste que estava disponível no site de vendas era a do modelo 2002 e ele não soube me dizer se é o mesmo tamanho do modelo 2001.
Acredito que seja diferente, considerando que no modelo 2002 as palhetas são viradas para o lado do passageiro e no modelo 2001 para o lado do motorista.
Assim, caso alguem saiba o tamanho original ou possa fazer a gentileza de medir a haste, agradeço muito.
Abraços a todos.
Leandro.
Pois é patrao
No mundo 4x4 nem sempre conseguimos todas as respostas que queremos! o jeito é improvisar!
Ja tentou levar em alguma oficina pro mecanico mais entendido avaliar?
LeandroAraujo
25/07/2012, 14:55
Pois é patrao
No mundo 4x4 nem sempre conseguimos todas as respostas que queremos! o jeito é improvisar!
Ja tentou levar em alguma oficina pro mecanico mais entendido avaliar?
Fala Zeca,
Levei sim, ele disse não saber o tamanho original da haste...
Quer me cobrar R$300,00 para retirar o painel e medir o curso do sistema do limpador....para ai poder soldar a haste no tamanho original..
Renato Fraga
15/10/2012, 01:20
Quero aproveitar esse tópico para fazer uma oferta.
Estou precisando de um par de coroa e pinhão dianteira do Troller RF (4,88:1), e tenho para a venda um par de coroa e pinhão do Troller Diesel (4,09:1).
Se alguém souber de alguma coisa, me dá um toque.
Abraços
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