PDA

Ver Versão Completa : barulho na suspensão do Jimny

MATOSWR
21/01/2010, 20:04
Pessoal quando passo por terreno irregular, devagar meu Jimny faz uns barulhos embaixo (com estalos), acredito ser a suspensão. Notei isso ao subir uma ladeira, não muito ingrime. estava de 1a. e em 4x2. Não percebo nada de diferente em terreno plano, lombadas etc.
Isso é normal??? O que pode ser?

Maurício Fernandes
29/01/2010, 12:53
verifique os parafusos da suspensão se estão todos apertados.

MATOSWR
29/01/2010, 21:58
vlw Mauricio, vou levar para verificar isso. é um estalo muito chato

VICTORP
31/01/2010, 12:58
Pessoal quando passo por terreno irregular, devagar meu Jimny faz uns barulhos embaixo (com estalos), acredito ser a suspensão. Notei isso ao subir uma ladeira, não muito ingrime. estava de 1a. e em 4x2. Não percebo nada de diferente em terreno plano, lombadas etc.
Isso é normal??? O que pode ser?

cara, tem uma homocinetica no seu cardã transeiro, logo na saida da caixa dde redução, tenho ceteza que ela esta com folga, vai ter que retira-la e mandar retificar. o meu ja aconteceu isso.
abraço

MATOSWR
31/01/2010, 20:10
Po Victor, e é facil retirar ? ficou bom no seu? não teriamos uma outra compativel? desde já obrigado

VICTORP
31/01/2010, 21:22
Po Victor, e é facil retirar ? ficou bom no seu? não teriamos uma outra compativel? desde já obrigado
ficou bom sim, é bem simples de retirar sim... vc tera que retirar o eixo cardã, ela fica na ponta da frete do eixo, basta retira-la, e levar em algum local que a recupere. nao sei se ha alguma que de de adaptar ali, pois nem procurei, gastei 80 reias pra recuperar a minha e ficou zero.
abraço

MATOSWR
31/01/2010, 21:28
vlw Victor, agora vou ter achar alguem aki no RIO que recupere. vc tirou o seu? só precisa soltar a ponta do cardam q ela tá? precisa de alguma ferramenta especial?
abç

VICTORP
31/01/2010, 23:59
sim tirei, vc vai terque tirar o cardam todo, o maximo que vc vai previsar é de um alicate pra retirar anel elastico, pois na ponta do eixo onde ela se encontra, oque segura ela no encaixe do estriado do eixo é um anel elastico. é bem tranquilo.

MATOSWR
25/02/2010, 01:15
fiz uma trilha media no carnaval e o carro fez bastante barulho...no asfalto ta tudo normal... em casa mexi no carda...na parte da cruzeta nao tem folga... apenas na parte dessa tal homocinetica..uma pequena folga..mas q faz um barulhão. aí liguei pra suzucar, carrera, autorizada suzuki...ninguem tem a peça..q não é vendida separadamente só o cardan inteiro..e tem q emcomendar..pra mais de 30 dias. entao to procurando alguem aki no rio q faça esse tipo de serviço...se alguem souber ou tiver uma dica por favor me avise...vlw

MATOSWR
26/02/2010, 20:57
Hoje ao trocar o oleo do diferencial traseiro encontrei pequenos pedaços de metal. assim acho q descobri o problema...não é homocinetica do cardan, mas sim o algo no diferencial. vou ver se abro ele neste fim de semana para ver o que quebrou, espero que pouca caisa.rs

Maurício Fernandes
27/02/2010, 21:02
Tem que cuidar para não andar com água no diferencial... gasto um monte com óleos, mas não adianta, sempre troco os óleos dos diferenciais e da caixa (3 ou 4 vezes por ano, conforme os lugares que ando).
Os suspiros originais já se entregaram e vou colocar as mangueirinhas.

MATOSWR
28/02/2010, 13:30
Um dúvida agora...pra eu soltar o semi-eixo tenho que desmontar toda a roda (sistema de freio)? tem algum macete pra tirar o semi-eixo??? agradeço dicas

caique
01/03/2010, 10:51
Prezados,

não sei, mas o jimny da patroa é um dos veículos mais barulhentos que já experimentei, muito mais que o defender que é todo rebitado.

a pota traseira (ou algo alí perto) faz o maior baulho nos buracos, já andei apertando alguns parafusos mas o problema permanece...

MATOSWR
01/03/2010, 11:09
O meu tb faz barulho lá pelo lado da porta traseira. Mas o q ta me incomodando são os estalos. agora acho q vem do diferencial, por ocorrer sempre nas curvas e subidas irregulares. (tb encontrei pequenos pedaços de metal no oleo do diferencial)
aí vem meu problema.... pra abrir o diferencial do Jimny tenho q afastar os semi-eixo (visto q ele não tem tampa traseira)
só q antes de abrir queria saber de algum entendido....tenho mesmo retirar a roda toda??? (pra afastar é só puxar pela ponta do eixo??)

Fabil
01/03/2010, 11:27
O meu tb faz barulho lá pelo lado da porta traseira. Mas o q ta me incomodando são os estalos. agora acho q vem do diferencial, por ocorrer sempre nas curvas e subidas irregulares. (tb encontrei pequenos pedaços de metal no oleo do diferencial)
aí vem meu problema.... pra abrir o diferencial do Jimny tenho q afastar os semi-eixo (visto q ele não tem tampa traseira)
só q antes de abrir queria saber de algum entendido....tenho mesmo retirar a roda toda??? (pra afastar é só puxar pela ponta do eixo??)

vai ter que desmontar toda a panela de freio traseiro p/ poder sacar os semo-eixos

T+

MATOSWR
01/03/2010, 11:39
vai ter que desmontar toda a panela de freio traseiro p/ poder sacar os semo-eixos

T+

Valeu Fabil, essa era minha dúvida...e meu medo..rs

Alfredo Stavale
01/03/2010, 13:49
procura pelo manual de serviço do jimny. tem muita informação legal neste manuale explica como desmontar o carro todo. mas só em ingles. procura pelo google - manual service jimny sn413

boa leitura!:concordo:

Maurício Fernandes
01/03/2010, 20:21
Não tem tampa no diferencial? nunca reparei.
E como se instala um bloqueio?

MATOSWR
02/03/2010, 00:28
po.não tem aquela tampa traseira..q é de fácil manutenção.. nessa caso a tampa fica na parte da frente do diferencial... na saida p o cardan.. e a caixa satelite é fixada na tampa...assim tem a desvantagem de nao poder abrir a tampa se o semi-eixo estiver preso na caixa satelite...mas tem a vantagem de se precisar fazer algum serviço na peça nao precisa tirar o eixo todo do carro.

só pra confirmar......o diferencial do jimny é igual de qual samurai(ano)???alguem tem peças se eu precisar???? (coroa, planetaria, rolamento..)

Alfredo Stavale
02/03/2010, 09:41
o diferencial é o mesmo do samurai com molas helicoidal.

rolamento tu encontra em qualquer casa de rolamento, basta ter o codigo.. geralment os do suzuki são com alguma sacanagem e custam um pouco mais. use 1ª linha (ntn, tinken, koyo)

C&P é procurar com as pessoasl do forum e ligar pra lojas (suzucar. alternativas e outras por ai) pois eles vendem também peças usadas.

espero que seja besteira:concordo:

Maurício Fernandes
02/03/2010, 10:39
comprei rolamentos e paguei R$210,00 cada. caríssimo!

MATOSWR
02/03/2010, 18:05
po...210 cada rolamento? deve ser de titãnio! rsrs bem tomara q seja coisa boba...se bem q acho q ali dentro tudo é caro..rs mas se for na caixa satelite acho q vou comprar um bloqueio da Kaiser logo!

Maurício Fernandes
02/03/2010, 22:17
Cada rolamento de roda.
Só depois de abrir o cubo é que percebi o porquê não entra água (antes do Jimny tinha um CJ5 - um rolamento a cada duas trilhas).
Tem uns trezentos retentores.

MATOSWR
03/03/2010, 01:13
Não da pra negar...a qualidade das peças e do projeto da suzuki são d+
toda vez q to mexendo no meu carro fico impresionado com isso
vale a pena pagar mais caro

AlemãoRS
03/03/2010, 14:17
comprei rolamentos e paguei R$210,00 cada. caríssimo!

Putz, caro mesmo!
Os rolamentos traseiros pro meu vitara comprei na cobra rolamentos e foi bem menos que isso.

Alfredo Stavale
03/03/2010, 15:48
eu paguei R$125 no rolamento de roda traseiro. NTN 1ª linha. R$210 é um assalto

MATOSWR
10/04/2010, 23:46
O mecanico verificou o diferencial e disse que esta ok. verifiquei o cardan e não tem folga, inclusive akela junta homocineta..abri ta tudo ok. Mas o barulho persiste...
Só ocorre quando passo por terreno irregular, geralmente subindo ladeira.
Gravei o barulho e postei no arquivo zip. É um tec tec, sempre duplo. Se alguem tiver uma dica do que pode ser fico grato.

Maurício Fernandes
11/04/2010, 11:12
Matoswr, isso deve ser uma coisa bem idiota. Não mecânica. VErifique se o escape não pega no protetor da sobrecaixa ou algo assim. verifique se não tem uma manilha batendo, os parachoques estão bem presos.
Dá impressão de ser um ferro quebrado que quando o carro valança pega no lugar de origem.
VErique também a suspensão.
No meu tinha um barulho que era o parafuso da suspensão mau apertado. Coisa bem idiota que achava que era um problemão.
sucesso na busca.

Alfredo Stavale
12/04/2010, 10:13
O mecanico verificou o diferencial e disse que esta ok. verifiquei o cardan e não tem folga, inclusive akela junta homocineta..abri ta tudo ok. Mas o barulho persiste...
Gravei o barulho e postei no arquivo zip. É um tec tec, sempre duplo. Se alguem tiver uma dica do que pode ser fico grato.

não escutei o audio, mas verificou as buchas dos link e panhard? inclusive buchas dos amortecedores....
pode estar estouradas e o carro sacudindo.

barulinho é chato mesmo de descobrir, você viu o que poderia ser de grave, se não é, agora relaxa e com calma vai descobrir o barulho.:concordo:

Neto Bezerra
11/05/2011, 14:56

Conseguiu resolver esse barulinho aí Matoswr?

Verifiquei e o meu faz um barulho um pouco semelhante, mas o seu é mais alto, o meu eu vi que minhas molas dianteiras estão um pouco cansadas e fazendo "bucho" daí em algumas subidas com buracos acontecem alguns barulhos semelhantes a estes e verifiquei que a mola chega a encostar no suporte da mola.

Preciso trocar minhas molas, fora isso não vejo nada de errado mais.

Abraço!

MATOSWR
13/05/2011, 10:51
Olá, o barulho sumi quando troquei e amortecedores traseiros. Agora vou trocar minha mola dianteria, q ainda é a original.

Neto Bezerra
20/05/2011, 12:15
Olá, o barulho sumi quando troquei e amortecedores traseiros. Agora vou trocar minha mola dianteria, q ainda é a original.

Troquei essa semana (eu não o mecânico)..
par de coxim do motor
coxim da caixa de transmissão
buchas dos link´s dianteiros

isso e mais alguns apertos em parafusos o carro está silencioso demais!

Preciso apenas dá uma geral no escapamento que está com um pequeno rangido, mas os estalos não ocorrem!
O lance da mola bater no suporte dianteiro, não era o problema como eu pensava, é que antes de colocar os calços de mola os calços originais estavam "mortos" e faziam a mola sair um pouco do lugar.
Ainda não troquei as molas, e nem sei se vou trocar mais.

Abraço!

MATOSWR
20/05/2011, 19:35
Troquei essa semana (eu não o mecânico)..
par de coxim do motor
coxim da caixa de transmissão
buchas dos link´s dianteiros

isso e mais alguns apertos em parafusos o carro está silencioso demais!

Preciso apenas dá uma geral no escapamento que está com um pequeno rangido, mas os estalos não ocorrem!
O lance da mola bater no suporte dianteiro, não era o problema como eu pensava, é que antes de colocar os calços de mola os calços originais estavam "mortos" e faziam a mola sair um pouco do lugar.
Ainda não troquei as molas, e nem sei se vou trocar mais.

Abraço!

mas vc usava ou usa calço nas molas?
de quanto?
Quando foram essas peças?

Roger_RJ
26/03/2016, 18:02

O meu está fazendo um barulho (estalo) semelhante, talvez um pouco menos intenso que esse que o colega gravou. Só que o meu saiu zero da concessionária com esse barulho. Deixei lá alguns dias e os mecânicos não acharam nada de anormal na suspensão. Alguém já teve estalo semelhante num o Jimny zero?

Leo BA
26/03/2016, 20:22
Já escutei um barulho parecido no meu, e era a barra estabilizadora que tinha perdido um dos parafusos.

Leo BA
27/03/2016, 13:06
Já escutei um barulho parecido no meu, e era a barra estabilizadora que tinha perdido um dos parafusos.
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/ae80675b-8c4a-4d65-83dc-f8fa2eb30d78_zpscaqen2lc.jpg (http://s876.photobucket.com/user/leonelcs/media/ae80675b-8c4a-4d65-83dc-f8fa2eb30d78_zpscaqen2lc.jpg.html)

Roger_RJ
27/03/2016, 19:08

Valeu pela dica Leo, mas acho difícil ser isso pois o carro saiu zero da concessionária com esse barulho e já foi feita uma primeira avaliação pelos mecânicos da mesma, que nada constataram. De qualquer forma, vou pedir pra checar com atenção a barra estabilizadora.

Hoje rodei bastante em asfalto ruim aqui no Rio (redundância?) e noto que os estalos acontecem em sua maioria quando esterço o carro. Dá muita insegurança fazer uma curva a 80Km/h e ouvir esse estalo na suspensão dianteira. Vou deixar o pequeno na CCS novamente essa semana.

Roger_RJ
03/04/2016, 16:08

Valeu pela dica Leo, mas acho difícil ser isso pois o carro saiu zero da concessionária com esse barulho e já foi feita uma primeira avaliação pelos mecânicos da mesma, que nada constataram. De qualquer forma, vou pedir pra checar com atenção a barra estabilizadora.

Hoje rodei bastante em asfalto ruim aqui no Rio (redundância?) e noto que os estalos acontecem em sua maioria quando esterço o carro. Dá muita insegurança fazer uma curva a 80Km/h e ouvir esse estalo na suspensão dianteira. Vou deixar o pequeno na CCS novamente essa semana.

Barulho solucionado!! Após duas idas à CCS e vários dias na oficina finalmente o chefe de oficina da Yuki em Niterói achou a fonte do barulho.

Leo, vc quase acertou. Um dos parafusos que prendem o fender que fica por cima do engate dianteiro era maior do que devia. Com isso a ponta do parafuso quase encostava na barra estabilizadora e com determinados movimento da mesma, ao passar em pisos irregulares, o parafuso batia na barra. O parafuso correto tem a metade do tamanho e não bate na barra de jeito nenhum. Foi só trocar o parafuso e o barulho sumiu. O Jimny ficou super silencioso.

Ou seja, mancada na montagem do carro na fábrica. Alguém com pressa ou desatenção trocou os parafusos. Ponto pro chefe de oficina da CCS que, com olho clínico, percebeu um problema difícil de se achar.

Agora vou terminar de instalar os acessórios e curtir meu carrinho. :euforico:

Leo BA
03/04/2016, 18:52
Show!!
Parabéns!