PDA

Ver Versão Completa : Snorkel "Alternativo"

CJ 60
14/08/2003, 09:39
Conforme combinei com o "mestre" Giovani vmos abir um tópico aki para discutirmos sobre o modelo de snorkel que ele adotou no seu cj, bom vou começar com minhas dúvidas... giovani qual o modelo de filtro (qual carro) e o tipo de encanamento que voc"^e usou para ligá-lo do carb. até o filtro e a tampa que vc disse q usou para naum entrar agua..

[]'s

walter.andreis
14/08/2003, 11:19
CJ, dá uma olhada em: http://www.trilha4x4.com.br/dica5.htm...

[]´s

CJ 60
14/08/2003, 14:14
Fala Walter...

Valew pela dica ja tinha visto antes, mais me interessei mais pelo q o giovani adotou !!

Giovani
14/08/2003, 19:56
Conforme combinei com o "mestre" Giovani vmos abir um tópico aki para discutirmos sobre o modelo de snorkel que ele adotou no seu cj, bom vou começar com minhas dúvidas... giovani qual o modelo de filtro (qual carro) e o tipo de encanamento que voc"^e usou para ligá-lo do carb. até o filtro e a tampa que vc disse q usou para naum entrar agua..

:D Grande Wilson!

:D Bom, o filtro é da Kombi, mas pode ser o original do Jeep com motor OHC, ou outro qualquer do mesmo tipo. O "encanamento" é todo de PVC rígido, aquele marrom... :P Se não me engano é de 65mm. A idéia é bem simples: ligue uma mangueira no carburador e "encane" ela para dentro da parede corta-fogo, usando os tubos de PVC. Lá embaixo do painel, faça uma curva para cima. Então fure o "teto" do painel, para a passagem da mangueira do filtro. Fixe o suporte do filtro ali em cima e ligue tudo. Ainda no cofre do motor ligue todos os suspiros, motor, diferenciais, câmbio e até do tanque, se tiver.
A boca de entrada do filtro fica voltada para cima. Então basta pôr um "chapéu", para não chover dentro do filtro. Usei uma tampa de PVC branca de 100mm. Tá feito o "snorkel"... :wink: Como já comentei antes, a altura desse filtro já é mais do que suficiente, pois quando a água chegar nessa altura (pára-brisa), muita coisa já pode estar com problema: sistema elétrico, correnteza... :wink:

Alexandre Vaz Ferreira
14/08/2003, 21:40
E aí pessoal :D
Tambem pretendo fazer este sistema de snorkel, como o do Giovani, porém acho que vou deixar o filtro dentro do cofre, encanar pela parede corta-fogo, virar para cima e furar um pouco mais para a lateral do Jeep, afim de poder seguir baixando o quadro do para brisa, como ainda não medi o espaço, vou ver se coloco o "chapéu" ali ou elevo este pelo quadro do parabrisa com uma mangueira flexivel.
Giovani:
-Acho que com este esquema que tu usa não dá para baixar o quadro do parabrisa, não é?
-O que é um furo que aparece na foto lateral do teu Jeep, no paralama esquerdo? Parece um bocal de snorkel com saída pela lateral.
-Com a vibração e trepidação normal do motor, o cano que entra na parede corta fogo não fica roçando na lata, o que provocaria ruído e risco de desgaste do cano até este furar?
Um abração
alexandre

Pavani
15/08/2003, 11:26
Quanto usta o filtro de ar da Kombi?!? Onde eu encontro os suspiros do motor , diferencial, etc?!?
Ao todo qual seria o custo desse snorkel?!?
Valeu....
Abraço.....
Pavani

ALEX
15/08/2003, 12:58
CJ 60

Esta figura esta no site www.uor.com.br na seção dicas e ideias

espero ter ajudado 8)

Cícero Franco
15/08/2003, 14:08
Ninguém sabe se dá para utilizar o tubo leve para isto? São aqueles tubos brancos soldáveis para esgoto.

[]s

walter.andreis
15/08/2003, 14:22
Ninguém sabe se dá para utilizar o tubo leve para isto? São aqueles tubos brancos soldáveis para esgoto.

[]s

Cícero,
Esque esquema que o ALEX mandou, utiliza justamente estes tubos de esgoto... :P

[]´s

Giovani
15/08/2003, 20:34
Giovani:
-Acho que com este esquema que tu usa não dá para baixar o quadro do parabrisa, não é?
-O que é um furo que aparece na foto lateral do teu Jeep, no paralama esquerdo? Parece um bocal de snorkel com saída pela lateral.
-Com a vibração e trepidação normal do motor, o cano que entra na parede corta fogo não fica roçando na lata, o que provocaria ruído e risco de desgaste do cano até este furar?

:D Grande Alexandre!

:D Não abaixa! Naquele furo, na lateral do pára-lama, eu tinha o Snorkel. Só que detonei ele em todas as trilhas... Sabe como é, trilha apertada, o que tem nas laterais fica pelo mato... :wink:
:D Essa vibração ocorre. Barulho? Com tantos que tem não sei se esse chega à incomodar... :lol: Furar o cano é difícil... Se usar aquele pvc marrom, não fura. Mas veja as fotos do jeep do meu brother, que adotou o mesmo sistema (copião..), ele está soldando tubos de metal na lata. :wink:
[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
15/08/2003, 22:18
Boa Giovani :D
Tinha pensado em fazer +/- este esquema do Jeep do teu brother, porém com um bocal feito com uma chapa quadrado com o cano de 2,5 pol soldado no centro e parafusado na lata ou então usar aqueles niples (se não me engano é este o nome) de PVC que fazem a conexão de saída das caixa d'agua. Tudo ligado por mangueiras flexiveis.
E como "chápeu" usar um muito legal que vi no site do Donatti por 29,00.
Vou tentar postar a imagem deste. :roll:
Um abração
Alexandre

Giovani
16/08/2003, 00:07
E como "chápeu" usar um muito legal que vi no site do Donatti por 29,00.

:D É esse chapéu mesmo que o Brother pôs no filtro dele... :wink:
[]'s

CJ 60
16/08/2003, 00:23
Giovani. Alexandre...

Pensando um pouco que tal continuar com o filtro do giovani, só que ou dentro da cabine ou mesmo do cofre do motor e do ldo de fora deixar somente o "chapéu" que o Alexandre achou, ai acho que dá pra baixar o parabrisa,, certo?

[]´s

Giovani
16/08/2003, 00:34
Pensando um pouco que tal continuar com o filtro do giovani, só que ou dentro da cabine ou mesmo do cofre do motor e do ldo de fora deixar somente o "chapéu" que o Alexandre achou, ai acho que dá pra baixar o parabrisa,, certo?

:D Grande Wilson!

:D Já viu o Hummer??? É assim! Vc deixa o filtro dentro do cofre do motor, e liga ele pela parede corta-fogo, fazendo a curva pra cima e saindo só com um chapéu, baixinho. No Hummer vc pode conectar uma extensão, levando o chapéu até o teto. É uma idéia bem interessante: deixar um cano baixinho, só com o chapéu. Quando fôr fazer um "mergulho profundo", conecta-se uma extensão, elevando o nível do snorkel. :wink:

:D Alexandre, já usei o filtro embaixo do painel. Não recomendo. É uma m&rD@ bem grande! Difícil acesso, ruim de limpar, atrapalha tudo! Não pode ter porta-luvas, precisa desmontar para poder limpar o elemento, e por aí vai... :wink:
[]'s

Mauro B.
16/08/2003, 02:45

Fala Wilson !!! :D

Olha, filtro de ar ou vc coloca ele no cofre do motor ou do lado de fora. Atrás do painel eu acho muito ruim, tá cheio de fio ali, fica apertado demais, a manutenção é problemática... :?

Se for para colocar o filtro dentro do cofre do motor, não precisa fazer curvinha para sair um chapéu para cima não...só fura a parede corta fogo e deixa a saída livre ali mesmo, atrás do painel...no meu jipe é assim! 8)

[]'s

CJ 60
16/08/2003, 14:29
Fala Mauro.....

Exatamente por este motivo q achei legal abrir um tópico sobre isso ao invez de perguntar por MP pro giovani como ele fez.. já tivemos umas 2 ou 3 opções utilizando a ideia dele,,, acho q o unico inconveniente de colocar o "chapéu" dentro da cabine seria o barulho como nosso mestre disse de aspirador de´pó, mais ninguem melhor q vc Mauro pra nos dizer isso, procede?

[]´s....

Mauro B.
16/08/2003, 17:07
acho q o unico inconveniente de colocar o "chapéu" dentro da cabine seria o barulho como nosso mestre disse de aspirador de´pó, mais ninguem melhor q vc Mauro pra nos dizer isso, procede?

Fala Wilson !!! :D

Cara, se vc colocar para dentro o tubo de captação de ar, vc não precisa (e tbm não tem porque) colocar o chapéu. O chapéu é para evitar que entre água da chuva assim como eventuais jorradas de água, barro e sujeiras em geral. Se vc deixar a captação de ar atrás do painel vc não terá esses problemas de jeito nenhum! :wink:

Eu uso o filtro de ar cilíndrico do Corcel I. Ele fica sobre o para-lama direiro (sempre para o motorista), e cabe direitinho na curva do capô. Na lateral dele vai a mangueira para o carburador e de trás dele sai a pequena mangueira que vai para a parede corta fogo. O legal é que não fica nenhuma curva!

O lugar que eu furei na parede foi do lado da bateria, onde tevm aquela curva da carroceria. No lado de dentro, a captação fica atrás e ao lado do porta luvas. Uma vantagem é que quando o jipe fica muito tempo sem ligar, vc pode "abafar" o carburador por ali, facilitando a partida.

Quanto ao som de aspirador de pó, não escuto. Não me lembro direito, mas acho que não. A captação fica bem longe. Só de perto. Talvez seja porque não tenho surdina no meu jipe....mas mesmo assim, o jipe é cheio de barulho, e esse barulhinho até que não é feio :D :D

Abaixo vai um desenho de como ficou (olhando de cima)!

[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
16/08/2003, 19:21
E aí mauro
Pintou outra dúvida. :?:
Além do barulho de aspirador, que pode ocorrer, não acontece de aumentar o cheiro de gasolina no interior do Jeep :? .
Acho que com este sistema que tu usa isto é inevitável :cry: . Além disto uma das funções do snorkel é captar ar mais fresco, o que tb não acontece. :cry:
Como estou fazendo toda lata do meu Jeep, aproveito, dou mais uma de "copião" e faço como no Jeep do irmão do giovani, só que vou soldar o cano mais para a lateral e usar o chapéu ali. Se um dia resolver dar uma de Jeepmarino, é só adaptar uma extensão e elevar o snorkel como sugeriu o giovani. :wink:
Um abração
alexandre

CJ 60
16/08/2003, 19:46
Fala Alexandre...

Eu acho q cheiro de gasolina naum vá ficar na cabine, visto que o carburdor suga o ar e naum o "empurra" para fora, acho que este problema vc naum terá..

[]´s

Alexandre Vaz Ferreira
16/08/2003, 20:31
Fala Alexandre...

Eu acho q cheiro de gasolina naum vá ficar na cabine, visto que o carburdor suga o ar e naum o "empurra" para fora, acho que este problema vc naum terá..

[]´s

Wilson
Acho que esqueci de escrever que não é só o cheiro de gasolina que me preocupa, mas também o cheiro de óleo de todos sistemas conectados neste snorkel, como respiros dos diferenciais, caixa, reduzida, motor e tanque de combustível :shock: .
Como tu citou, é certo que o carburador suga o ar, mas vale lembrar que isto acontece só quando o motor e consequentemente o carburador estão funcionando. Quando este parar, todos vapores quentes (que são mais leves) e voláteis vão subir e ir direto para o nariz de quem estiver nesta cabine :shock: .
Vamos saber novamente do Mauro se, na prática, é assim. :wink:
Um abração
Alexandre

Mauro B.
17/08/2003, 06:22
Fala Alexandre !!!

Além disto uma das funções do snorkel é captar ar mais fresco, o que tb não acontece. :cry:

Acontece sim! :D O ar é mais quente no compartimento do motor, uns 20° mais ou menos, num carro antigo. O ar que está abaixo do painel é ar fresco, que vem de fora. Tá certo que não é tão fresco quanto o "lá de cima", pois tem os buracos na parede corta fogo (para passar os fios) e tbm tem a própria parede corta fogo que está meio aquecida...mas é pouca diferença. Sinta a temperatura do ar abaixo do painel e depois a temperatura do ar no compartimento do motor...é uma boa diferença! :wink:

Acho que esqueci de escrever que não é só o cheiro de gasolina que me preocupa, mas também o cheiro de óleo de todos sistemas conectados neste snorkel, como respiros dos diferenciais, caixa, reduzida, motor e tanque de combustível

Eu tenho apenas o respiro do motor conectado ao snokel. Ele é ligado no corpo do filtro de ar, mas fica entre o filtro (propriamente dito) e o carburador.
Cara, eu acho que não sou o cara certo pra dizer se fica ou não cheiro de gasolina. Eu fico com o jipe quase o tempo todo aberto! As poucas vezes que ele fica fechado e ao sol, eu não me lembro de ter notado cheiro de gasolina. Mas acho que se vc ligar todos esses respiros nele (principalmente o do tanque) creio que é bem provavel que fique sim... :cry:

OBS: se seu motor for o BF-161, o respiro do motor que deve ser conectado ao snorkel é o da tampa lateral do motor, e não o da tampa superior dos balancins. O que devemos ter em mente é que o ar deve entrar no motor pela tampa superior e sair pela tampa lateral. Vc pode fazer o que quiser com esses respiros, desde que mantenha esse princípio! 8)

[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
17/08/2003, 11:47
Beleza Mauro :D
Vi que tu colocou na área de downloads um arquivo sobre respiro do carter, já baixei, mas ainda não li :oops: .
Em outra oportunidade de discussão aqui no fórum vi as tuas colocações sobre a entrada e saída do ar dos respiros do motor :wink: .
Vou ter que estudar o que fazer, será que prejudica o motor se ligar os dois respiros neste snorkel? Será que vou ter que fazer um snorkel separado para o respiro superior? Meu motor ainda é o BF161.
Se tiveres uma sugestão, manda.
Um abração
Alexandre

Mauro B.
17/08/2003, 17:30
eu
Vou ter que estudar o que fazer, será que prejudica o motor se ligar os dois respiros neste snorkel? Será que vou ter que fazer um snorkel separado para o respiro superior? Meu motor ainda é o BF161.

Fala Alexandre !!! :D

No meu jipe está ligado apenas o lateral. O superior está ainda com a tampa original. Eu não coloquei snokel no superior porque acho que não vou mergulhar tão fundo assim....mas como eu não conheço vc, vamos lá! :D

Se vc quizer mesmo ligar o superior, eu faria o seguinte: Conetava o lateral entre o filtro e o carburador e o superior entre o filtro e o ar externo. Porque isso? Porque há uma diferença de presão do ar antes e depois do filtro. Como a 'depressão' é maior depois do filtro, o ar vai entrar no motor pelo respiro superior e sair pelo inferior, mantendo a circulação de ar no motor! Se vai ser deficiente ou em demasia eu não sei, mas pelo menos mantemos a circulação. :wink:
Esse sistema tem um problema: o ar que vai entrar no motor não vai ser filtrado :cry: . Se vc pegar a tampa superior original, vc vai notar que ela tem um filtrinho, de acordo com o que diz no arquivo sobre o respiro do carter...por esse motivo e por motivo de que acho que não vou mergulhar tão fundo assim, resolvi deixar o respiro superior lá, do jeitinho que é originalmente! :P Vc tem certeza que quer "snorkear" o superior???
Teria outra forma de fazer, que seria alterando o formato interno dos tubos que entram no snorkel, mas é mais engenhoso e mais trabalhoso... (esse sistema tem num exemplo do arquivo "respiro do carter!) :shock:

Ultima: vale muito a pena conectar no filtro o respiro do motor: além de evitar a entrada de água pelo tampa lateral, vc ainda acaba com aquele cheiro de óleo quante que invade a cabine....olha, isso eu posso te comprovar! :wink:

[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
17/08/2003, 20:59
Boa de novo Mauro, valeu :D .
fiquei pensando se não dá pra bolar um filtro para o respiro superior, se não me engano, o filtro da tampa original é só uma telinha de metal :wink: .
hoje vou ler aquele arquivo, se pintar dúvida dou um grito virtual :D .
Ainda não sei se vou dar uma de Jeepmarino, mas como estou montando o tal snorkel, já ia fazer completo. E falando nisto o meu mecânico tá dizendo que depois de pronto o Jeep, de tão bonito, eu não vou me animar nem em sair dia de chuva, pra não estragar, Vamo vê então :twisted:
Um abração
alexandre

Giovani
17/08/2003, 21:06
Ainda não sei se vou dar uma de Jeepmarino... Vamo vê então :twisted:

:D Ainda não sabe??? Se fizer trilha com nóis... :twisted: :twisted:
[]'s

walter.andreis
17/08/2003, 22:34
Ainda não sei se vou dar uma de Jeepmarino... Vamo vê então :twisted:

:D Ainda não sabe??? Se fizer trilha com nóis... :twisted: :twisted:
[]'s

Alexandre...
Pode fazer trilha com o Giovani... mas não siga ele!!! hehehehehehehehehehehehe :P :P :P :P :P :P :P :P
Brincadera ae Giovani... ;D
Agora... essa que "depois de pronto o CJ, nem vou querer sair de casa na chuva", tah me parecendo coisa de Jipinho de Barbie (como disseram por aki!) hehehehehe

[]´s

Alexandre Vaz Ferreira
17/08/2003, 23:07
Pô Giovani
acho que foi depois dessa que tu resolveu colocar o snorkel!!! :shock:
Sugestão :idea: :
Instala também um sonar, tipo aqueles usados para pescaria, assim vai poder visualizar no painel o fundo do rio e evitar aquele susto!!! :D :roll: :D :roll: Só que aí não teria estas fotos legais para colocar no fórum :cry: .
walter, se quisesse um Jipinho da Barbie teria comprado uma pajero!!! HeHeHeHeHeHe, Brincadeirinha :D :D :D :D
Um Abração
Alexandre

Alexandre Vaz Ferreira
18/08/2003, 00:03
Mauro
Depois das mensagens acima, não me restou alternativa senão "snorkear" o respiro superior :D .
Acho que já bolei um filtro pra adaptar neste respiro :idea: e instalar como tu sugeriu. Quando tiver melhor rascunhado te aviso :wink: .
muito legal o arquivo sobre respiros, deu uma baita noção do troço :D .
Um abraçao
Alexandre

Mauro B.
18/08/2003, 00:21
Fala Alexandre !!!

Depois das mensagens acima, não me restou alternativa senão "snorkear" o respiro superior

Beleza! :D Mas de um bom "trato" no teu sistema elétrico!!! Tipo panela no distribuidor, bota a bobina pra dentro (e protejida)....Ah, já aproveita e compra aqueles snorkel de mergulhador! :P

Acho que já bolei um filtro pra adaptar neste respiro e instalar como tu sugeriu. Quando tiver melhor rascunhado te aviso

Bah, certo, avisa mesmo! Quem sabe eu acabo conhecendo o Giovani e ele me convida para fazer umas 'trilhazinhas' por aí..... 8)

[]'s

walter.andreis
18/08/2003, 02:06
walter, se quisesse um Jipinho da Barbie teria comprado uma pajero!!! HeHeHeHeHeHe, Brincadeirinha :D :D :D :D
Um Abração
Alexandre

Alexandre,
Eh por isso que tenho o CJ... pra dar o contraste! :wink:
[]´s explicativos...

fpandur
18/08/2003, 10:58
No meu caso, tenho o filtro de ar da Pampa e a mangueira de captação de ar está indo embaixo do painel, ficando por cima do suporte da alavanca do freio de mão. Para "ajudar" o filtro, coloquei um pedaço de meia fina (usada por mulheres) recobrindo a boca da mangueira. Quanto ao fato do ar ser mais frio quando captado emcima, está correto, mas isto p/ mim seria um problema, pois meu motor é a álcool. Aliás, p/ trabalhar bem com esse snorkel, tive que fazer um sistema p/ pré-aquecer o ar que passa pelo filtro, pois o sistema original do motor p/ aquecer o ar teve que ser retirado.

Do jeito que está, não tenho problemas com poeira, lama, etc indo p/ o carbura. É claro que se eu mergulhar com o Jeep até a altura do painel, o filtro irá captar água, mas até aí, já entrou água no motor pela vareta de óleo :roll:

Portanto p/ aqueles que querem transformar o Jeep em submarino, não se esqueçam da vareta de óleo e do bocal de colocar óleo no motor (na tampa de válvulas), além é claro do distribuidor, bobina, elétrica em geral, e suspiros câmbio, motor, diferencial, etc. Lembrem-se também que pode entrar água no tanque, caso a tampa não esteja 100% :wink:

Abraços

Cícero Franco
18/08/2003, 11:02
E, claro, não tens problema com o cheiro de gasolina no interior do veículo. Só cheiro de álcool, mas isto não é problema, né?????

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Giovani
18/08/2003, 21:35
Quem sabe eu acabo conhecendo o Giovani e ele me convida para fazer umas 'trilhazinhas' por aí..... 8)

:D Grande Mauro!

:D Próximo fds tem trilha aqui em Santa Rosa. III Encontro Mercosul de Jeepeiros. É só vir!!! :D Minha parceria tá pouca... Uns tão reformando as viaturas, outros já reformaram e não querem sujar... :evil:
[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
18/08/2003, 22:00
Mauro, Giovani, walter e demais amigos :D :
Hoje estive analisando o filtro da tampa de óleo original do BF 161. É só uma telinha vagabunda de metal que já está até enferrujada :shock: (vagabunda com todo respeito porque é mais velha que eu :oops: ).
Baseado nisto pensei vários esquemas de filtro p/ adaptar no snorkel :idea: :
1 :idea: - usar um filtro do sistema de ventilação dos motores da ford ( no caso ví um do Del Rei) que é semelhante a um filtro de gasolina, só que menor , preto e com conexão p/ mangueira mais grossa e tem uma tela plástica por dentro.
2 :idea: - Usar simplesmente um filtro de combustível, poderia até cortar este para aumentar a vazão e encaixar dentro da mangueira.
3 :idea: - a mais simples de todas: enfiar para dentro da mangueira uma palha de aço, dessa de lavar panela :shock: :roll: .
qualquer sugestão ou palpites são bem vindos :wink: .
Giovani, como tu sabe o jeep tá desmontado, achei que ia estar pronto antes deste encontro :cry: , mas se precisarem de um zecão... tô aí :roll: .
Um abração
Alexandre

Cícero Franco
19/08/2003, 09:10
Usar bombril???? Eu sabia que o bombril na ponta da antena de TV melhora a recepção (pelo menos a minha mãe garantia que sim), mas este uso é novidade.

Não teria risco da coisa entupir???

[]s com 1001 utilidades!!!

Alexandre Vaz Ferreira
19/08/2003, 12:11
Cicero
Não é o bombril não :shock: . Este é muito fino. Me referia àquelas palhas de aço grossas, se não me engano chamam de esfregão de aço, vem em embalagens com duas que tem em qualquer buteco :wink: .
Um abração
Alexandre

Cícero Franco
19/08/2003, 12:54
Ah, bom, aí fica melhor. Só que este material enferruja com facilidade. Não teríamos problemas por aí?

[]s

Alexandre Vaz Ferreira
19/08/2003, 22:31
PÔ Cícero :D
Isto é verdade, já tinha pensado nisso, mas como esta mangueira sempre fica um pouco suja de óleo, e dá até p/ lambuzar um pouco antes de colocar, deve minimizar a ferrugem, mas não é 100%.
Foi por isto que coloquei em terceira opção, já que não tem esfregão de aço inox para uso Off Road :lol: :lol: .
Deve ficar melhor como quebra galho, como a banana verde para vedar radiador :wink: .
Um abração
Alexandre

Cícero Franco
20/08/2003, 08:23
Banana verde é brabo, né? :D :D Existem também uns esfregões de plástico. De repente estes resolvem.

[]s

Américo
20/08/2003, 08:59
Aí galera, acabei de comprar um par de nadadeiras, máscara e snorkel(tubinho), pois quem sabe um dia eu possa pegar uma carona com o Giovanni, e vocês sabem é melhor está preparado, Ah já ia me esquecendo levarei um arpão também. :lol: :lol: :lol:
É brincadeira Giovanni, mas que tu é maluco, isso não tenho dúvida.

Pedro Américo CJ-5 1959( Guerreiro-01) :twisted:

Giovani
20/08/2003, 20:48
É brincadeira Giovanni, mas que tu é maluco, isso não tenho dúvida.

:D Fala Américo!

:D Maluco??? Não... isso acontece... 8) é só querer fazer o que ninguém faz! Ou melhor, ir onde ninguém vai... :twisted: :lol: :lol:
[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
20/08/2003, 21:48
Grande Cícero
Não sabia que tu também dominava este assunto (acessórios p/ cozinha) :lol: :lol: .
Da próxima vez que pensar em usar algo desta área pergunto direto p/ vc :lol: .
Também não sabia que vinha esfregão de plástico :oops: , se for assim fica bem melhor. Baita dica, valeu :wink: .
Um abração
Alexandre

Mauro B.
21/08/2003, 01:26
3 :idea: - a mais simples de todas: enfiar para dentro da mangueira uma palha de aço, dessa de lavar panela :shock: :roll: .
qualquer sugestão ou palpites são bem vindos

:D Fala Alexandre !!! :D

Vc pediu palpites: não gostei muito dessa! :) Sou BEM mais de uma das duas primeiras.... 8)

[]'s sem saber se fui estraga-prazer !! :oops:

Américo
21/08/2003, 08:29
Grande Giovanni, não me queira mal quando te chamei de maluco :oops: :oops: pois falei em sentido figurado da palavra, mas cá entre nós, mergulhar de bico até a metade do jeep, isso é malvadeza. :twisted: :twisted: Mas pode me chamar que não tenho medo, mas que um arpão ali com certeza o almoço tava garantido. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Pedro Américo Cj-5 1959 (Guerreiro-01)

Alexandre Vaz Ferreira
08/09/2003, 23:36
Estou nos finalmente da reforma e gostaria de mostrar p/ vcs o chapéu do snorkel instalado, ainda não fiz a parte da tubulação, mas este era, para mim, o ponto crítico do sistema, tanto pela eficiência como pela estética, acho que ficou muito legal :wink: .
um abração a todos e valeu as dicas.
Alexandre

Giovani
08/09/2003, 23:58

:D Que beleza! Serviço bem feito mesmo! Agora quando quiser "submergir" é só pôr uma mangueira entre o tubo e o chapéu, levando ele até a parte de cima do pára-brisa... :wink:
[]'s

CJ 60
09/09/2003, 00:58
Fala Alexandre...

Ficou show seu eskema... agora vmos as questões.. pelo que se percebe na foto, o parabrisa esta abaixando? certo? o chapéu q vc usou é o do donatti? e maiuma... onde ficou o filtro de ar? na cabine ou no cofre do motor? ......

[]´s pensando na msma ideia qdo a reforma chegar...

Alexandre Vaz Ferreira
09/09/2003, 23:43
Boa pessoal
Ainda bem que gostaram, agora podem ter certeza que tem um dedo de cada um deste fórum :D . Foi só dar uma de copião do jeep do irmão do Giovani, fazendo algumas alterações, isto porque queria que o quadro do parabrisa baixasse; quando este baixa fica uns 2 cm do chapéu. E quando quiser mergulhar mesmo, como sugeriu o Giovani é só encaixar um prolongamento que pode ter até uns 5 metros :lol: :lol: :lol: .
Wilsom
O chapéu é aquele do Donatti sim. O filtro vai ficar dentro do cofre, mas ainda não instalei, a mangueira vai passar pela parede corta fogo e encaixar no tubo do chapéu que ficou bem a direita do porta luva.
quando tiver tudo no local mando mais fotos se quiser.
Um abração
Alexandre

CJ 60
10/09/2003, 09:38
Fala Alexandre..

Se vc puder mandar fotos, vai se muito util.. como já disse lá em cima, com certeza isso será uma das medidas na reforma... dessa vez quem vai copiar na kra dura vai ser eu mesmo.. :lol:

[]'s

Mauro B.
11/09/2003, 03:39
Fala Alexandre !!! :D

Ficou bonito esse teu snorkel hein !!! Trabalho caprichado! :P Só quero te dar um toque para vc fixar bem o chapéu, uma coisa simples, fácil de vc retirar (para colocar a mangueira) mas só para evitar que um palhaço qualquer retire-o, ou até mesmo coloque alguma coisa dentro da sua tubulação....sei lá, foi só uma coisa que eu pensei! :oops: :)

[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
11/09/2003, 21:47
E aí Mauro :D
Valeu o toque, já tinha pensado nisso. O chapéu é preso no tubo com uma braçadeira bem reforçada, e entre ele e o tubo vai uma borracha, não dá p/ tirar sem afrouxar a braçadeira, mesmo assim acho que vou colocar um parafuso p/ chave L, aqueles com um furo sextavado, não sei o nome, para dificultar um pouco qualquer sacanagem :wink: .
Um abração
Alexandre

Cícero Franco
12/09/2003, 08:39
O parafuso com sextavado interno se chama Allen.

[]s

Alexandre Vaz Ferreira
12/09/2003, 23:57
Valeu Cicero :D
Quando estava escrevendo a mensagem fiquei em dúvida do nome do parafuso, eu pensava que era alien :shock: :roll: , quando escrevi este nome vi que tinha algo errado, só se fosse um parafuso do outro mundo :lol: :lol: .
Um abração
Alexandre

Cícero Franco
15/09/2003, 08:24
Aí rosqueia ao contrário!!! :lol: :lol: :lol:

Alexandre Vaz Ferreira
23/03/2004, 19:36
Conforme combinado com o Wilson (CJ 60) por MP estou ressuscitando este tópico e acrescentando outras fotos.
Um abração
Alexandre

Danniel Pizatto
23/03/2004, 21:08
Olá Alexandre

Qual o nome e pra que serve aquela peça entre o bocal de enchimento do óleo e a mangueira que liga ele ao filtro de ar?

A propósito, de qual carro é esse filtro?? me pareceu bastante compacto.

Alexandre Vaz Ferreira
23/03/2004, 23:47
E aí Daniel
Aquela peça é um filtro para não entrar pó pelo bocal do óleo, é um filtro corta fogo da linha CHT-Ford, nós já haviamos discutido neste mesmo tópico um pouco sobre ele, pensei até em usar bombril no lugar :shock: .

O filtro de ar foi uma adaptação que ficou muito boa, é um filtro da Kombi nova com a tampa do filtro de ar do Corcel 1, A tampa do filtro da Kombi não vedava bem, aí foi sorte esta servir certinho,´só adaptei uma borracha p/ acabamento em toda volta. :wink:

Um abração
Alexandre

CJ 60
24/03/2004, 08:12
Grande Alexandre..serviço de responsa ai no motor heim :lol: ... como t disse segundona a viatua vai pra reforma :( .. tava vendo nas novas fotos, que parece que o cano q fica na parede corta fogo já está com os terminais para colocar as mangueias né, que será que fica melhor, eu soldar o cano sem elas na parede e depois vir com um cano como o que vc fez como uma luva pelo soldado ou colocar tudo junto duma vez? será que consegui explicar? e por falar nisso qtas cone~xoes vou precisar colocar no cano? meu motor é 0 bf161 original sem direção nem nada..

abração...

Alexandre Vaz Ferreira
24/03/2004, 11:48
E aí Wilson :D

Eu preferi fazer esta peça de forma única para facilitar a montagem, foi feita com cano 2,5 pol, com 6 conexões p/ mangueira de 6 mm e uma conexão de 10mm soldada na parte superior, onde entra a mangueira que liga com o respiro da tampa do óleo. foi só furar a parede corta fogo com serra tico-tico a fixar a peça com 2 parafusos. fiz com 7 entradas na peça para não faltar se inventasse mais alguma coisa, mas acho que 5 são suficientes:
1 - respiro dos diferenciais e caixa (chegam juntos na mesma mangueira)
2 - respiro do tanque de gasolina
3 - respiro da vareta do óleo
4 - respiro do distribuidor (reservado para. ainda não deu pra fazer uma "panela)
5 - respiro superior do motor (bocal do óleo)
Tamo por aí :wink:
Um abração
Alexandre

CJ 60
26/03/2004, 01:09
E aí Wilson :D

Eu preferi fazer esta peça de forma única para facilitar a montagem, foi feita com cano 2,5 pol, com 6 conexões p/ mangueira de 6 mm e uma conexão de 10mm soldada na parte superior, onde entra a mangueira que liga com o respiro da tampa do óleo. foi só furar a parede corta fogo com serra tico-tico a fixar a peça com 2 parafusos. fiz com 7 entradas na peça para não faltar se inventasse mais alguma coisa, mas acho que 5 são suficientes:
1 - respiro dos diferenciais e caixa (chegam juntos na mesma mangueira)
2 - respiro do tanque de gasolina
3 - respiro da vareta do óleo
4 - respiro do distribuidor (reservado para. ainda não deu pra fazer uma "panela)
5 - respiro superior do motor (bocal do óleo)
Tamo por aí :wink:
Um abração
Alexandre

Kra vo alugar vc .... depois pago uma gelada.. :lol: é o seguinte.. as entradas que to vendo na foto de onde é? ou mehor é de que? parece conexão de mangueira de jardim, to certo? outra coisa, o cano que fica na parte de fora do jeep, perto do quadro é de 2 1/2 pol tbm? valew...

abração

andretomasi
26/03/2004, 01:21
Fala Wilson,

Vou me meter na conversa, mas parte eu sei responder.. as conexões são essas comuns de gás, se não me engano são de bronze ou cobre.. lembro que o Alexandre me explicou sobre elas quando encontrei ele em Três de Maio, e fui na loja (famoso Bretin) onde ele comprou as conexões, e o cara virou no balcão uma caixa com tudo que é tipo, formato e tamanho de conexão que tem :shock: .. como eu não tinha nem os respiros dos diferenciais pra ver o tamanho, deixei pra outro dia, vou primeiro ver de perto como o Alexandre fez no dele, daí faço igual :lol: :D :lol:

[ ]´s

CJ 60
26/03/2004, 01:39
e ai Keko....

Se intrometer? que é isso... toda ajuda é valida.. já mato minha charada.. conexão de gás, só correr atras agora..... bom qto ao tamanho acho q vou tentar seguir o que ele passou, se naum der vou optar pelo sistema que ele fez com parafusos, ai como vai ficar uma peça móvel, poderei colocar ou retirar entradas conforme a necessidade..... eita vantagem de morar perto um do outro, pelo menos msmo estado né... :roll: .. minha " cópia vai ser por fotos msmo" .. vo aproveita a msg. pra pergunta doutro topico.. e o lance do lança chamas do escape? mais alguma ideia?

[]´s

andretomasi
26/03/2004, 02:03
Fala Wilson,

Vou colocar as fotos aqui depois de copiar o snorkel do Alexandre também, caso alguém precise, de repente já tiro fotos de algum outro detalhe, no jipe dele, claro :lol: :D ..

A idéia do fogo tá rolando, estamos pesquisando, dá uma olhada lá:
Fogo no escapamento (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2387&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=)

[ ]´s

Alexandre Vaz Ferreira
26/03/2004, 12:40
E aí pessoal

As entradas são essas mesmo que o Keko explicou, tem em qualquer casa de material hidráulico, pode se escolher o diâmetro conforme as mangueiras, daí é só furar a peça e fazer rosca. A conexão que sai por cima da peça, assim como aquela que entra na tampa que fiz pro bocal do óleo é o caninho central de uma bucha do fusca, e corrigindo o que postei antes, tem 12mm.

Wilson qq dúvida tamo aí :wink:
Um abração

CJ 60
27/03/2004, 16:54
E aí pessoal

As entradas são essas mesmo que o Keko explicou, tem em qualquer casa de material hidráulico, pode se escolher o diâmetro conforme as mangueiras, daí é só furar a peça e fazer rosca. A conexão que sai por cima da peça, assim como aquela que entra na tampa que fiz pro bocal do óleo é o caninho central de uma bucha do fusca, e corrigindo o que postei antes, tem 12mm.

Wilson qq dúvida tamo aí :wink:
Um abração

Olha eu de novo... kra o cano q ficou soldado q faz o encaixe do chapéu tbm é de 2 1/2 pol? arrumei um de 2.. mais vou voltar no lugar q peguei e aproveitar a camaradagem e trocar por um de 2 1/2 se for o caso....

Alexandre Vaz Ferreira
27/03/2004, 21:46
E aí wilson
Achei que o teu snorkel já estava pronto :shock: . Tô brincando :wink: . Na hora de montar sempre é complicado :(
O cano é sim de 2,5 pol.
Um abração

CJ 60
27/03/2004, 22:20
Faaaaalaa Alexandre...

Que nada... a partir de segundona começa o processo de reforma.... ai sim vai fica pronto com direito a fotos.... to pondo umas coisitas, nada demais, mais acho q vai ficar bom, por hra fica o suspense do que é...

abração..

andretomasi
28/03/2004, 00:29
Fala Alexandre!

Falando em fotos, não vai por mais fotos do cj aqui não hein?? :lol: :D

[ ]´s curiosos

Beto Lacerda
28/03/2004, 07:13
sem querer me entromter, ... vc's viram o novo chapeu p/ snorkel que a donatti ta vendendo, parece bem "moderno",pra quem como eu :lol: vai copiar essa ideia de snorkel é bem interessante. obrigado pela sugestão de construção de snorkel e escolha de filtro de ar :lol: , vieram em otima hora !!!

Alexandre Vaz Ferreira
29/03/2004, 19:29
Pessoal
Tenho que alertar vcs que nem tudo é uma maravilha :oops: .
Após rodar uns 1500 Km com este sistema de snorkel, neste fim de semana, antes de uma trilha, fui revisar o filtro de ar (com elemento seco da Kombi) e este estava molhado com óleo. Não sei se o óleo esta subindo pelo carburador ou por um dos respiros do motor, principalmente o respiro inferior que é ligado entre o carburador e o filtro, onde tem muita pressão de sucção.
Tô precisando de ajuda, o que vcs acham :?:

Um abração

CJ 60
29/03/2004, 23:08
Pessoal
Tenho que alertar vcs que nem tudo é uma maravilha :oops: .
Após rodar uns 1500 Km com este sistema de snorkel, neste fim de semana, antes de uma trilha, fui revisar o filtro de ar (com elemento seco da Kombi) e este estava molhado com óleo. Não sei se o óleo esta subindo pelo carburador ou por um dos respiros do motor, principalmente o respiro inferior que é ligado entre o carburador e o filtro, onde tem muita pressão de sucção.
Tô precisando de ajuda, o que vcs acham :?:

Um abração

E ai Alexandre.. blzra?... poxa pensndo agora no que vc ta dizendo, o snorkel vira msmo um grande aspirador de óleo heim... será que naum rola fazer algo pra us-alo somente na trilha? no dia a dia usar somente o filtro do carburador? vo pensa nisso aki e qualquer ideia vou postar...

[]´ 1 dia de naum sei quantos pra acabar a reforma.. hahahahah

Elmer_Jeep
30/03/2004, 00:57
galera seguinte, eu achei meio estranho essa ideia de conectar os suspiros de diferencial, caixa de marchas, motor, tudo na admissão!. Admissão é uma coisa, suspiro funciona de outra maneira. Alguns motores q tem o suspiro ligados na admisão geralmente tem um anti-chama entre o motor e o filtro, que segura o óleo e também oferece uma certa restrição pra admissão do motor não puxar ar dali assim como puxa do filtro de ar.
No meu cj os suspiros de diferencial e caixa de marchas foram elevados e ficam ao lado da caixa da bateria. Já andei por varios fins de semana numa trilha aki perto da cidade no leito de uns igarapés onde a agua cobria o estribo e depois verifiquei o óleo dos diferenciais, da caixa e da redução e estavam perfeitos, sem contaminação de agua.
Concluindo, quero dizer q os suspiros trabalham muito bem sozinhos sem ajuda de um sugador que seria o sistema de admissão/filtro de ar.
Acho q se vc deixar o filtro de ar com o mangote conectado apenas ao carburador e encontrar outro lugar pra fixar os suspiros diversos vc terá menos complicações com seu snorkel.

espero ter ajudado em algo, se precisar estamos aí.

Elmer A. Brito
Jipeiro_RR 8)

Markito Amato
30/03/2004, 09:18
Olá, pessoal! Tudo bem?!

Meus dois cents...

Antes de mais nada, não aconselho a rodar com o jipe no dia-a-dia com o snorkel conectado ao filtro de ar! :!:

Isso é quase a mesma coisa que enfiar um canudo em cada narina e ficar respirando o dia inteiro por meio deles. À noite, uma "ligeira" dor nos pulmões e um grande cansaço estarão garantidos!

Coisa similar acontece com o motor. Como esse não foi projetado para funcionar com uma captação de ar tão restrita, o rendimento cai e o consumo aumenta. Além disso, em alguns casos, o filtro de ar fica completamente "babado" de óleo proveniente do respiro do cárter. Enfim, não é uma boa idéia! :cry:

Bom, de qualquer forma, antes de retitar todos os repiros do sistema de snorkel, cheire o filtro de ar. Como o óleo do motor tem um odor completamente diferente dos óleos das caixas e diferenciais, fica fácil descobrir de onde o mesmo saiu. :wink:

Digamos que, pelo "perfume ácido-enjoativo", o óleo tenha vindo das caixas. Aí sim, retire os respiros do sistema e conecte os mesmos em algum lugar onde o vácuo gerado pela admissão seja bem mais fraco.

Por outro lado, se o óleo for do motor mesmo, o problema está no próprio snorkel. Nesse caso, ou a tubulação deve ser redimensionada, ou o mesmo deve ficar desconectado no dia-a-dia. :wink:

Abraços,

CJ 60
30/03/2004, 09:51
Faalaa Markito..

Intaum kra... vmos discutir mais isso. :o .. será que se usar alguma coisa parecida com a caixinha que vende no donatti dos respiros do diferencial, coloca-la dentro da cabine será que vai ficar cheirando oleo lá dentro? ai poderia colocar os respsiros da caixa de transf. e diferencial, de óleo da tampa de valvulas e do respiro do motor (no meu caso , pois tenho o bf161).. ai o filtro fica somente para o motor msmo, e so ligando o filtro no snorkel numa eventual trilha em que tenha que se passar com o carro na água (logico né.. ia passar onde com snorkel. :P )...

[]'s

Beto Lacerda
30/03/2004, 19:42
Faalaa Markito..

Intaum kra... vmos discutir mais isso. :o .. será que se usar alguma coisa parecida com a caixinha que vende no donatti dos respiros do diferencial, []'s
realmente o markito é a pessoa certa pra te responder , vc notou a "semelhança" do "kit" da donatti com um que o Markito bolou a um tempão atraz e colocou no www.uor.com.br ??

Markito Amato
31/03/2004, 11:36
Salve, pessoal! Tudo legal?!

Nossa, que desenterrada!!! :D :D :D
Esse esquema que está no site do Alex, o UOR, tem tempo, hein?! Acho que fiz aquilo em 95 ou 96 para um JPX que tive. Funcionava que era uma beleza! :D

Eu só não acho legal colocar a central dos respiros dentro do jipe. Apesar de ficar mais protegida, o cheiro do óleo das caixas é ruim demais e com certeza vai incomodar um bocado. Por isso, acho mais interessante deixar tudo dentro do cofre do motor mesmo. E se possível na parte mais alta dele. :wink:

Por outro lado, uma idéia que acho interessante é colocar um "respiro mestre" (com capuchinho e tudo) dentro do próprio snorkel, lá em cima, perto da entrada de ar do mesmo. Daí, basta conectar a mangueira desse aos outros repiros ou, então, à central de respiros. Como o vácuo é fraco nesse local, não há risco do óleo ser sugado, até porque, no dia-a-dia o snorkel estará desligado, né?! :roll: :D

Eu arriscaria dizer que esse esquema pode funcionar numa boa também para os respiros do BF 161. Aliás, o meio ambiente agradeceria, pois estaria criada assim uma espécie de válvula PCV Tabajara Plus para esse motor! :twisted: :D :D :D

Abraços,

CJ 60
31/03/2004, 11:55
Desculpe a ignorancia... :oops: .. mais capuchinho? que é isso?.. vc quer dizer passar as mangueiras desses respiros por dentro da mangueira do snorkel é isso? manda um esboço pra gente ai vai...

[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
01/04/2004, 23:51
E aí pessoal

Hoje dei uma olhada no sistema do snorkel para tentar descobrir de onde veio o óleo p/ o filtro.
Era realmente óleo do motor e me pareceu que veio da mangueira que conecta com a vareta do óleo :? .

Limpei tudo de novo, isolei esta mangueira do sistema, e agora vou andar um pouco p/ teste. Dou notícias :wink: .

OBS: Vou andar depois que resolver o esquema da ventoinha devoradora de radiador :twisted: .
Um abração

Alexandre Vaz Ferreira
20/04/2004, 18:52
E aí pessoal
Hoje conversando com um mecânico falei que o snorkel estava sendo "lubrificado" :twisted: por óleo que vinha da mangueira que conectava o cano da vareta e ele me disse que p/ sair óleo por ali é porque tem algum problema no motor, como anéis :roll: :?: :? :shock: .
Fui fazer um teste e acelerando o BF, com o mão sobre o caninho onde vai o vareta nota-se que respinga bastante óleo na mão. Será que é um problema mesmo ou é normal :?: .
se alguém se habilitar a fazer o teste...
Um abração

Alexandre Vaz Ferreira
26/06/2004, 18:44
E aí pessoal

Resolvi ressuscitar o tópico p/ dar notícias do snorkel.

Após rodar 400Km com a mangueira que ligava o tubo da vareta do óleo ao snorkel desconectada, não entrou mais óleo no filtro :D 8) .

Será que alguma alma caridosa deste fórum que use BF 161 se habilita a fazer o teste proposto na mensagem anterior.

[]s preocupados com a saúde do BF

andretomasi
28/06/2004, 08:32
Fala Alexandre,

Tô indo pra terrinha na sexta-feira... FÉRIAS GRAÇAS A DEUS!!! :lol: :D :lol: Se não tiver muito ocupado, no findi passo aí pra gente dar uma fuçada nos cjs, tô cheio de coisa pra mudar no meu, se quiser dar uns palpites :lol: E aí podemos fazer o teste também.. quero ver o snorkel que tu fez, tô pensando em copiar só que tenho que ver por onde atravessar o tubo na carroceria :roll:

[ ]´s

Alexandre Vaz Ferreira
05/07/2004, 12:40
Fala Alexandre,

.. quero ver o snorkel que tu fez, tô pensando em copiar só que tenho que ver por onde atravessar o tubo na carroceria :roll:

[ ]´s

Aí vai o caminho, já mandei por MP pro Wilsom :wink: .

E aí Wilsom, não vai postar as fotos de como esta ficando o snorkel :D

[]s orgulhosos

CJ 60
05/07/2004, 15:06
Aí vai o caminho, já mandei por MP pro Wilsom :wink: .

E aí Wilsom, não vai postar as fotos de como esta ficando o snorkel :D

[]s orgulhosos

Poxa Alexandre... akele dia me entretive com outras coisas e acabei eskecendo de postar as fotos :oops: :oops: , mais hj a noite sem falta coloco aki pro pessoal.... :lol:

CJ 60
05/07/2004, 18:44
Alexandre, Keko.. allzão q interessar...

aki as fotos do xerox do snorkel do cj do Alexandre, o local onde vai ficar o tubo, a parte da caarroceria, etc etc etc..

Alexandre Vaz Ferreira
05/07/2004, 23:43
Wilson

Beleza o xeróx hein :lol:

Não vi entradas para as demais conecções no tubo que passa na parede corta fogo, tu predende fazê-las depois? Este tubo foi soldado ou parafusado como o meu, se foi parafusado é mais fácil de fazer as conecções depois :wink: .

Tá ficando jóia

Um abração

CJ 60
06/07/2004, 13:45
Wilson

Beleza o xeróx hein :lol:

Não vi entradas para as demais conecções no tubo que passa na parede corta fogo, tu predende fazê-las depois? Este tubo foi soldado ou parafusado como o meu, se foi parafusado é mais fácil de fazer as conecções depois :wink: .

Tá ficando jóia

Um abração

Alenxandreeee.. exato msmo vc naum bebeu nem ta cego... :lol: .. naum tem msmo as entradas, vou fazer depois conforme a necessidade, o tubo só ta encaixado na foto, mandei soldar as porcas na parede corta fogo, ai fica facil prender e desprender qtas vezes for preciso, ou seja.. É XEROX MSMO.. .. HEHEHEHE... :lol: ..... por falar nisso pros interessados, o tubo da parede corta fogo tem q ficar assim, naum lembro se no topico tem mais se tiver, fica todas as fotos juntas agora... :lol: :lol:

Flávio Lopes
24/02/2005, 03:27
Fala people, estou reativando o tópico pois estou começando a planejar o snorkel para o CJ !

Wilson, fiquei curioso para ver os detalhes do seu snorkel já pronto !
Já esta pronto :?: :?: :?:
Quais as conexões que vc fez no sistema :?: :?: :?:
Alguma dica a acrescentar no tópico para ajudar os iniciantes :?: :?: :?:

Mande as fotos se possível :!: :!: :!:

[]´s ainda olhando de terra firme e seca !

lostensos
27/02/2005, 17:56
colegas, aproveitando.... então essa mangueira que liga o topo
do motor ao filtro do meu carburador é um respiro???

é estranho pois nao vi nenhum jipe com 6cc original aki por perto com
isso... pra colocar o oleo, desconecto a mesma e vai por ela...

se eu mandar a alimentação de ar pra dentro da parede corta fogo, com um filtro de kombi la em baixo (perto dos pés), tem algum problema?
e o tal respiro, tenho q deixar ele mesmo? ja vi jipe com aki la tampado
com uma tampinha de borracha igual aos motores de opala...

Grato

cristiano
28/02/2005, 08:17

É para aproveitar os vapores de óleo do motor... o meu OHC também tem... agora o meu filtro é seco, o seu é de óleo... será que tem alguma diferença ?

Deixe ele aí...

se eu mandar a alimentação de ar pra dentro da parede corta fogo, com um filtro de kombi la em baixo (perto dos pés), tem algum problema?

Você tem que deixar a alimentação do ar num local onde corra ar... normalmente o pessoal deixa dentro do cofre porque entra ar pela grade... agora debaixo dos pés eu acho que não passa muito ar ali não...

Scacca
28/02/2005, 10:56

Grato

Aquilo é um respiro, eu deixaria como está. Mas tampar nunca.

Pode colocar o filtro la, mas seria legal uma tomada de ar externa (snorkel).

[]'s