PDA

Ver Versão Completa : Ranger não utiliza todo o diesel do tanque



Bizzarro
21/01/2010, 14:44
Buenas pessoal!!! Preciso da experiencia de vcs aqui!!!

A um tempo compei uma ranger CD 2.8 TDI 2007, quando peguei ela estava macando 1/4 de combustivel, logo q sai da loja fui pra casa e quase chegando lá ela apagou, os sintomas eram respectivos a falta de diesel. Comprei o combustivel, coloquei, sangrei e boa viagem, ficou tudo bem. Fiquei puto de saber q o marcador não funcionava.
De la pra ca aconteceu isso mais 2x, hoje eu marquei toca novamente, cheguei em casa ontem com 1/4 e hoje o carro não pegou, só q desta vez eu não botei combustivel, eu apenas sangrei e ela pegou!!!! Fui no posto e mandei encher o tanque, total de 58l, segundo o manuel ela guenta 75l. Chego a conclusão q ela não esta conseguindo utilizar o diesel qdo o tanque fica baixo.

Pode ser o pescador?
O diesel pode estar "voltando" quando o tanque esta baixo?

Aproveitando o tópico, minha Ranger funciona SEMPRE com o ponteiro da temperatura exatamente no meio, é normal?

Passo a palavra aos amigos!!

Edintruder
21/01/2010, 15:30
Ela é 2.8 ou 3.0???
Se for 2.8 ainda usa o pescador que dá problema, se for 3.0 pode ser que a bomba não esteja na posição normal e assim não consegue puxar o diesel depois de 1/4 do tanque...

As últimas 2.8 sairam em 2005.

Nava
21/01/2010, 15:42
Iche, a minha é da fase ruim...o q fazer?

O ponteiro marca certo? To com meio-tanque. O manual diz 65 litros. Abasteci 50L e ela marcava 1/4.

E agora?

Bizzarro
21/01/2010, 16:48
A minha é 2.8 2004, coloquei errado o ano no outro post.
Qual a solução pra isso?

Raposo
21/01/2010, 18:15
A minha é 2.8 2004, coloquei errado o ano no outro post.
Qual a solução pra isso?
Então é como o Edin falou. Se é 2.8 tem pescador no tanque que deve estar com problemas.
Abraços.

Rogerrm
21/01/2010, 18:18
A minha é 2.8 2004, coloquei errado o ano no outro post.
Qual a solução pra isso?

A solução é baixar o tanque e trocar o pescador OU fazer uma solução caseira como alguns aqui fizeram...

Ou simplesmente abasteça antes de chegar em 1/4 :lol:

Deivid/silveira
21/01/2010, 21:02
Com certeza é o pescador, pois se termina nesta medida...

só pode ser o pescador!:pensativo::x

Bizzarro
21/01/2010, 21:48
Brigadaum galera!!!
Quanto a temperatura....é normal trabalhar com o ponteiro sempre no meio do percurso entre o friio e o quente?

Tem aqule desenho do termometro....o ponteiro ta sempre em cima dele.

Deivid/silveira
21/01/2010, 22:12
Até a metade é normal, mas tu estás usando algum produto no reservatório???

Miguels
21/01/2010, 22:19
Bizzarro, sem dúvida é o pescador. Na minha ranger só agora tive esse mesmo problema, na última semana, depois de vários anos de marcação perfeita. A temperatura também ficou sempre no meio, não passa disso em qualquer situação. Boa sorte.


Buenas pessoal!!! Preciso da experiencia de vcs aqui!!!

A um tempo compei uma ranger CD 2.8 TDI 2007, quando peguei ela estava macando 1/4 de combustivel, logo q sai da loja fui pra casa e quase chegando lá ela apagou, os sintomas eram respectivos a falta de diesel. Comprei o combustivel, coloquei, sangrei e boa viagem, ficou tudo bem. Fiquei puto de saber q o marcador não funcionava.
De la pra ca aconteceu isso mais 2x, hoje eu marquei toca novamente, cheguei em casa ontem com 1/4 e hoje o carro não pegou, só q desta vez eu não botei combustivel, eu apenas sangrei e ela pegou!!!! Fui no posto e mandei encher o tanque, total de 58l, segundo o manuel ela guenta 75l. Chego a conclusão q ela não esta conseguindo utilizar o diesel qdo o tanque fica baixo.

Pode ser o pescador?
O diesel pode estar "voltando" quando o tanque esta baixo?

Aproveitando o tópico, minha Ranger funciona SEMPRE com o ponteiro da temperatura exatamente no meio, é normal?

Passo a palavra aos amigos!!

Edintruder
22/01/2010, 00:15
Bizzarro, sem dúvida é o pescador. A temperatura também ficou sempre no meio, não passa disso em qualquer situação. Boa sorte.

X2! Pra aquecer esse motor tem que literalmente secar o radiador.
O tanque realmente é o pescador. Dá algum trabalho fazer esse serviço, na verdade o pior é soltar as mangueiras pois tem umas travinhas chatas de abrir. Pra abrir o tanque eu usei uma fita e um pedaço de madeira pra abraçar a tampa e conseguir tirar o aperto.

duardobruno
22/01/2010, 09:50
A solução é baixar o tanque e trocar o pescador OU fazer uma solução caseira como alguns aqui fizeram...

Ou simplesmente abasteça antes de chegar em 1/4 :lol:

Isso mesmo Bizarrinho! A minha eu abasteço sempre antes de chegar a 1/4. Nunca mais ela deu entrada de ar.
Abco.

Walter L. L. Casitta
22/01/2010, 10:10
O ponteiro do medidor de temperatura da Ranger fica sempre na mesmo posição. Se em alta velocidade ele subir e baixar com a redução da velocidade, a causa é o radiador incrustado. Já aconteceu na minha Ranger...

Bizzarro
22/01/2010, 10:19
Oq acontece no pescador pra dar esta entrade de ar? Fico meio confuso.....pois depois, se sangrar, ela volta a funcionar.....depois da pau novamente.
Alguem sabe o preço do pescador em média?

Walter L. L. Casitta
22/01/2010, 10:36
Oq acontece no pescador pra dar esta entrade de ar? Fico meio confuso.....pois depois, se sangrar, ela volta a funcionar.....depois da pau novamente.
Alguem sabe o preço do pescador em média?

Na verdade esse motor não precisa sangrar basta completar o tanque e bater na chave. Acontece que a recomendação do fabricante é bem clara. Entrada de ar desgasta a bomba injetora.

O pescador, diferente da maioria das peças da Ranger não foi nacionalizado, é importado do USA por isso custa caro: R$190,00. Pode ser caro mais ajuda a protejer a Bomba Injetora.

Se vai fazer gambiarra faça uma que preste. Se tiver que baixar o tanque mais de uma vez é preferível pagar os R$190,00 e se der problema outra vez, certamente será na mão do próximo dono...

IGORFROTA
22/01/2010, 12:33
O ponteiro do medidor de temperatura da Ranger fica sempre na mesmo posição. Se em alta velocidade ele subir e baixar com a redução da velocidade, a causa é o radiador incrustado. Já aconteceu na minha Ranger...

Walter,

E como resolveu o encrostamento ?
Já ocorreu isso comigo, andando muito tempo acima dos 120 ou em areia muito frouxa por longos periodos e também na subida de uma grande seraa muito igreme que temos aqui.

O padrao dela é sempre o meio, mas nessas situações ela vai a 3/4, e baixa quando alivio o pé.

Bizzarro
22/01/2010, 13:11
Não precisa sangrar??? Mas qdo acontece isso eu coloco combustivel e afrouxo uns 2 bicos, as porcas q prendem os caninhos. Da ultima vez q aconteceu eu nem abasteci, apenas sangrei (afrouxei as porcas e bati arranque), depois fui no posto e abasteci.
Se não sangrasse não ia pegar.
Ou estou errado?

Walter L. L. Casitta
22/01/2010, 13:38
Walter,

E como resolveu o encrostamento ?
Já ocorreu isso comigo, andando muito tempo acima dos 120 ou em areia muito frouxa por longos periodos e também na subida de uma grande seraa muito igreme que temos aqui.

O padrao dela é sempre o meio, mas nessas situações ela vai a 3/4, e baixa quando alivio o pé.

Acontecia sempre em viagens com a temperatura externa acima de 25º. Eu troquei o radiiador...

Walter L. L. Casitta
22/01/2010, 13:40
Não precisa sangrar??? Mas qdo acontece isso eu coloco combustivel e afrouxo uns 2 bicos, as porcas q prendem os caninhos. Da ultima vez q aconteceu eu nem abasteci, apenas sangrei (afrouxei as porcas e bati arranque), depois fui no posto e abasteci.
Se não sangrasse não ia pegar.
Ou estou errado?

Pega sim, não precisa sangrar. Isso está escrito no manual de manutenção do motor. A menos que você tenha algum problema na BI ou bicos...

Bizzarro
22/01/2010, 14:21
Vou averiguar estes problemas.
Obrigado pela ajuda povo!!!
Nem fala em problema com BI!!!!!! .....só de falar me deixa nervoso!!!!

Essa necessidade de sangrar qdo chegou a 1/4 de tanque não se deve ao problema com o pescador?

IGORFROTA
22/01/2010, 15:23
Acontecia sempre em viagens com a temperatura externa acima de 25º. Eu troquei o radiiador...


kkkk........25 graus......aqui no interior do ceara, nas estradas com asfaltão e muito agreste...da 40 na sombra......

Quanto pagou no radiado ?

Não há forma de limpa-lo ?

Walter L. L. Casitta
22/01/2010, 15:53
kkkk........25 graus......aqui no interior do ceara, nas estradas com asfaltão e muito agreste...da 40 na sombra......

Quanto pagou no radiado ?

Não há forma de limpa-lo ?

Pois é e quando viajava a noite ou com chuva o aquecimento não ocorria. Agora já passei por 42º em Mato Grosso com o pé em baixo e o ponteiro parece congelado sempre na mesma posição.

O que estraga o radiador é uma reação química pelo uso incorreto do liquido de arrefecimento. No caso eu adicionei o aditivo Paraflu sem remover o original completamente. Se fosse simplesmente sujeira talvez fosse possível limpar mas não foi o caso.

Paguei em torno de R$800,00, mas não estou bem certo. Tem um post por aí com os detalhes...

Allan Nielsen
22/01/2010, 17:24
Pois é e quando viajava a noite ou com chuva o aquecimento não ocorria. Agora já passei por 42º em Mato Grosso com o pé em baixo e o ponteiro parece congelado sempre na mesma posição.

O que estraga o radiador é uma reação química pelo uso incorreto do liquido de arrefecimento. No caso eu adicionei o aditivo Paraflu sem remover o original completamente. Se fosse simplesmente sujeira talvez fosse possível limpar mas não foi o caso.

Paguei em torno de R$800,00, mas não estou bem certo. Tem um post por aí com os detalhes...

Comigo aconteceu a mesma coisa e eu não misturei aditivos. Acho que este radiador é de má qualidade (pelo menos no ano 2001). Paguei 652 na autorizada Ford no visa como oficina.

abs

Miguels
24/01/2010, 15:03
Falou tudo, Edin. Literalmente o radiador tem que secar para o ponteiro subir. Aconteceu comigo numa viagem, olhei pro ponteiro e para meu espanto a agulha estava quase no final... Um par de células na parte inferior do radiador tinham bichado e lá foi-se embora a água, deve ter ficado menos de três litros mas não danificou nada. Mandei vedar com solda essas células e já vai para dois anos com o mesmo radiador, sem problemas.

X2! Pra aquecer esse motor tem que literalmente secar o radiador.
O tanque realmente é o pescador. Dá algum trabalho fazer esse serviço, na verdade o pior é soltar as mangueiras pois tem umas travinhas chatas de abrir. Pra abrir o tanque eu usei uma fita e um pedaço de madeira pra abraçar a tampa e conseguir tirar o aperto.

LeoLeone
24/01/2010, 18:26
Não precisa sangrar??? Mas qdo acontece isso eu coloco combustivel e afrouxo uns 2 bicos, as porcas q prendem os caninhos. Da ultima vez q aconteceu eu nem abasteci, apenas sangrei (afrouxei as porcas e bati arranque), depois fui no posto e abasteci.
Se não sangrasse não ia pegar.
Ou estou errado?
Caro Bizzarro
O manual da tua Ranger diz que se entrar ar no sistema, basta sanar o problema ( no caso colocar combustivel) e bater na chave.
O que pode estar acontecendo (não estou afirmando) é que o pescador simplesmente esmigalha, como ele é um prolongador do tubo, feito de borracha (ou sei la o que, na minha não consegui identificar), esse tubo diminui de comprimento deixando assim de pescar de 1/4 para baixo.
No meu caso, além disso, um pedaço dessa peça entrou pelo tubo, obstruindo a passagem de diesel. Como o fluxo de combustivel estava prejudicado, o motor pedia mais combustivel, fomando assim pressão negativa no filtro de diesel, quando eu desligava o motor ou as vezes deixava em marcha lenta após uma esticada o ar entrava pelo bico injetor
e só pegava após sangriar os bicos.
Se ainda tiveres duvidas do sistema de pescador existem topicos antigos que relatam bem (com fotos). procure na busca com a palavra "pescador".
Muito Boa Sorte
Leo
Ranger xl 2000 CD 4x4:D

Bizzarro
25/01/2010, 10:46
Obrigado pessoal!!!
Todas a minhas duvidas foram sanadas!!

Bizzarro
18/02/2010, 12:08
Vou continuar aqui mesmo.......
Voltando da praia ontem a ranger apagou, começou a embrulhar e parou..com mais de meio tanque.
Qdo bato aranque ele pega e fica bem na lenta........atpe apagar.
Botei diesel num galão e liguei direto no filtro, ela funciona de boa. O problema é do tanque até o filtro.
Vou baixar o tanque pra ver se o problema é no pescador, se ele entupiu.
Quado puxo la no filtro com a boca(eca) vem diesel. Assopra lá e da barulho no tanque, isso me deixa intrigado, se estivesse entupido não sairia ar no tanque.
Tem alguma outra coisa q possa ter ocasionado o corte de diesel?

Outra coisa, qdo uso o galão direto no filtro o combustivel simplesmente some!!! Tem algum retorno q larga ele no tanque novamente?

Antes do filtro tem uma peça q eu acredito seja um bomba correto? É uma peça redonda q fica ao lado do motor abaixo e antes do filtro. Ligeui o diesel direto nela e o carro funfou, isso com o galão de diesel elevado, qdo baixei o galão o carro apagou. Não seria correto continuar puxando?

LeoLeone
18/02/2010, 14:54
Vou continuar aqui mesmo.......
Voltando da praia ontem a ranger apagou, começou a embrulhar e parou..com mais de meio tanque.
Qdo bato aranque ele pega e fica bem na lenta........atpe apagar.
Botei diesel num galão e liguei direto no filtro, ela funciona de boa. O problema é do tanque até o filtro.
Vou baixar o tanque pra ver se o problema é no pescador, se ele entupiu.
Quado puxo la no filtro com a boca(eca) vem diesel. Assopra lá e da barulho no tanque, isso me deixa intrigado, se estivesse entupido não sairia ar no tanque.
Tem alguma outra coisa q possa ter ocasionado o corte de diesel?

Outra coisa, qdo uso o galão direto no filtro o combustivel simplesmente some!!! Tem algum retorno q larga ele no tanque novamente?


Antes do filtro tem uma peça q eu acredito seja um bomba correto? É uma peça redonda q fica ao lado do motor abaixo e antes do filtro. Ligeui o diesel direto nela e o carro funfou, isso com o galão de diesel elevado, qdo baixei o galão o carro apagou. Não seria correto continuar puxando?

Olá bizarro
Tb passei por isso, colocava diesel em uma vasilha e ele sumia rapidamente, pois é, ele retorna para o tanque após a BI.
Essa peça é a bomba auxiliar (intermediária), se vc sopra para o tanque e o ar vai facilmente, essa bomba deve estar com defeito , pois ela tem valvula que não permite o retorno. É bom vc verificar.
Boa sorte
Abç
Leo
Ranger xl 2000 CD 4x4:grin:

fverna
18/02/2010, 15:44
Olá bizarro
Tb passei por isso, colocava diesel em uma vasilha e ele sumia rapidamente, pois é, ele retorna para o tanque após a BI.
Essa peça é a bomba auxiliar (intermediária), se vc sopra para o tanque e o ar vai facilmente, essa bomba deve estar com defeito , pois ela tem valvula que não permite o retorno. É bom vc verificar.
Boa sorte
Abç
Leo
Ranger xl 2000 CD 4x4:grin:

Quando tive um problema parecido com este era a minha bomba de combustivel, mas reparei que saia um pingo de diesel nela e o meca da época disse que quando a bomba vai pro espaço e começa a vazar, é como se fosse um alerta.

Veja se vaza na sua.

Nava
29/03/2010, 21:57
Acho q tenho um problema no tanque/pescador pq chega a 1/4 e eu estaciono ela nao peg amais. Tem de sangrar bico/filtro, dai pega ate parar de novo...

O q devo fazer?

Edintruder
30/03/2010, 00:29
Acho q tenho um problema no tanque/pescador pq chega a 1/4 e eu estaciono ela nao peg amais. Tem de sangrar bico/filtro, dai pega ate parar de novo...

O q devo fazer?


Tira o tanque e arruma o pescador... Tem algumas soluções muito bem boladas pelo fórum. Eu colocaria uma mangueira simples até o fundo do tanque e pronto. Nunca mais incomoda!

FernandoCBS
30/03/2010, 01:27
Ja tive esse prblema com a Ranger e resolvi dessa forma tambe, ja tem mais de 2 meses e ta tudo certinho...

PS: Aproveitei que tinha tirado o tanque e dei uma geral nas mangueiras, troquei as duas do tanque e eliminei aqueles benitos engates rapido que tinha na tampa, abraçadeira comum e pronto...

Abraços...
Fernando...

marciomeurer
08/09/2011, 12:10
Tira o tanque e arruma o pescador... Tem algumas soluções muito bem boladas pelo fórum. Eu colocaria uma mangueira simples até o fundo do tanque e pronto. Nunca mais incomoda!

edin comprei a minha mês passado e fiz o mesmo uma mangueira ate o fundo com uma telinha o meu mecânico falo que o pescador original é uma facada quase 200 pau e que da problema mto rápido... é de confiança confiei nele. (há mais ainda ando com a chave 17 no porta luvas =D)