Ver Versão Completa : TR4 e Inspeção Veicular
fernandotf
21/01/2010, 09:09
Caros colegas TR4
O meu irmão tem uma TR4 2004 e foi reprovado na inspeção veicular de São Paulo (excesso de CO2). Após a reprovação, ele fez:
1) Troca das Velas;
2) Limpeza dos bicos injetores;
3) Troca de óleo + filtro de óleo + filtro de ar;
4) Troca do sistema de escape (exceto o catalizador, que aparentemente está em bom estado);
5) Troca da bomba de gasolina;
Mesmo assim, o carro continua reprovado. O mecânico suspeita que seja o sensor "Sonda Lambda", que fica localizado na saída do coletor e tem como função indicar o nível de O2 nos gases de escape (hehehe, li no wikipedia :-D ).
Enfim, este sensor custa 1800 latinhas :parede: E o pior: ele tem receio de trocar este maldito sensor e não ser ele...
Alguém já teve alguma problema similar? Existe algum sonda lambda genérico? Tem como recondicionar? Existe alguma outra possibilidade de ser outra coisa? O quê? O Catalizador, como dito, aparentemente está em bom estado...
Um útimo detalhe, o carro tem apenas 30 mil Km (é 2004), e ficou parado por muito tempo antes de ser comprado. Assim, suspeito que possa existir algum componente oxidado ou ressecado... talvez o dito cujo (sonda lambda).
Agradeço antecipadamente qualquer contribuição...
FabioTr4
21/01/2010, 18:02
Olá Fernandotf,
A minha é 2004 AT e passei na boa. O surpreendente foi quando comparei meus resultados com um Kazinho 1.0 0km... impressionante as diferenças... tudo próximo ou em Zero. Gerou até conversa da permanência deste nosso motor por muitos anos tendo em vista suas emissões e rigidez progressiva do controle.
Quanto ao seu irmão sugiro tb consideram a qualidade da gasolina. Quem tem motor diesel sua frio na inspeção e busca diesel aditivado e talz... Considere a hipótese e encha o tanque de podium :x e ande um pouco e em altas rotações. Mas siga conselhos de seu mecânico. Há problemas em seu carro.
Aqui meu reultado. Seria legal outros postarem tb:
marcha lenta: CO2 0,36% (limite 1%)
marcha lenta Diluição: 13,52% (limite 6%)
marcha lenta HC: 288 ppm (limite 700)
2.500 RPM: CO2 0,52% (limite 1%)
2.500 RPM: Diluição: 13,92% (limite 6%)
2.500 RPM: HC: 75 ppm (limite 700)
Alguém explica?
fernandotf
21/01/2010, 20:28
FabioTr4, obrigado pela resposta...
A minha ex-tr4 2004 também foi aprovado na inspeção veicular, não tenho os valores, mas foi bem abaixo dos limites...
Ele disse que já usa gasolina aditivada de boa qualidade... acredito que seja algum problema em algum sensor (provávelmente o sonda lambda), e este passa informação errada para o módulo central, ocasionando numa má mistura ou algo parecido...
Fernandotf, 1.800 pelo sensor não dá né?
Eu tenho visto preços de peças neste endereço www.rockauto.com
A TR4 usa o motor do Lancer MITSUBISHI LANCER 2005 ES 2.0L 1999cc - ENG. 4G94 - SOHC
Eu ví lá de 40 a 118 us$ e normalmente eles enviam pra cá. Por mais imposto que cobrem não vai chegar nem a 20% de 1.800.
Abraço
ale_ralves
22/01/2010, 23:43
Caros colegas TR4
O meu irmão tem uma TR4 2004 e foi reprovado na inspeção veicular de São Paulo (excesso de CO2). Após a reprovação, ele fez:
1) Troca das Velas;
2) Limpeza dos bicos injetores;
3) Troca de óleo + filtro de óleo + filtro de ar;
4) Troca do sistema de escape (exceto o catalizador, que aparentemente está em bom estado);
5) Troca da bomba de gasolina;
Mesmo assim, o carro continua reprovado. O mecânico suspeita que seja o sensor "Sonda Lambda", que fica localizado na saída do coletor e tem como função indicar o nível de O2 nos gases de escape (hehehe, li no wikipedia :-D ).
Enfim, este sensor custa 1800 latinhas :parede: E o pior: ele tem receio de trocar este maldito sensor e não ser ele...
Alguém já teve alguma problema similar? Existe algum sonda lambda genérico? Tem como recondicionar? Existe alguma outra possibilidade de ser outra coisa? O quê? O Catalizador, como dito, aparentemente está em bom estado...
Um útimo detalhe, o carro tem apenas 30 mil Km (é 2004), e ficou parado por muito tempo antes de ser comprado. Assim, suspeito que possa existir algum componente oxidado ou ressecado... talvez o dito cujo (sonda lambda).
Agradeço antecipadamente qualquer contribuição...
Fernando, vejamos se consigo te ajudar.
Me parecer ser perfeitamente possível utilizar uma sonda lambda universal em substituição a original da TR.
No site da Bosch existe o catálogo de Sondas. Não consta pra TR4, mas consta pra IO, certeza são iguais. O código BOSCH da Sonda Lambda Universal aplicável a IO é: 0 258 986 602 . Esse mesmo código é aplicável a uma infinidade de veículos, dentre eles: Fox, Pólo, Astra Flex,... dentre vários outros.
Dê uma olhada no catálogo. Converse com algum especialista em Injeção Eletrônica e depois corra atrás dessa Sonda. Vai achar fácil e certamente não custará 10% desse valor.
Consideraria trocar o catalizador tb. No mercado livre se acha uns baratos.
Espero ter ajudado.
[ ]'s
Alessandro.
ale_ralves
22/01/2010, 23:53
Fiz uma pesquisa rápida aqui e encontrei a sonda em questão a venda:
http://www.autopecasclube.com.br/Injecao-Eletronica/Sonda-Lambda/Bosch/sonda-lambda-bosch-universal-4-fios-0-258-986-602___18130-SIT.html
R$ 175.
fernandotf
23/01/2010, 09:06
Pessoal, muito obrigado pelas respostas... obrigado mesmo! :concordo:
Na terça estou pegando o carro do meu irmão e levando em um mecânico de confiança perto da minha casa... ele tem condições de verificar os sensores.
Depois eu conto o final da história...
fernandotf
03/02/2010, 20:24
Pessoal, apenas para "fechar" o assunto para quem tiver o mesmo problema no futuro...
Era o Sonda Lambda mesmo! O Mecânico tentou limpar, mas o mesmo deu problema após 20 minutos... falei sobre a Sonda Lamda da Bosh, mas ele falou que é de má qualidade, e dá muito problema (alguém pode confirmar?).
A solução para não comprar uma nova na Mit (R$ 1800 latinhas) foi adqurir uma usada. Ele disse que foi de uma Pajero Esporte, e teve que apenas aproveitar o conector da TR4, que é diferente... mas funcionou perfeitamente.
Enfim, o carro foi aprovado nesta maldita inspeção veicular de são paulo, e passou com índices muito bons! :dance:
ale_ralves
09/03/2010, 20:34
Pessoal, apenas para "fechar" o assunto para quem tiver o mesmo problema no futuro...
Era o Sonda Lambda mesmo! O Mecânico tentou limpar, mas o mesmo deu problema após 20 minutos... falei sobre a Sonda Lamda da Bosh, mas ele falou que é de má qualidade, e dá muito problema (alguém pode confirmar?).
A solução para não comprar uma nova na Mit (R$ 1800 latinhas) foi adqurir uma usada. Ele disse que foi de uma Pajero Esporte, e teve que apenas aproveitar o conector da TR4, que é diferente... mas funcionou perfeitamente.
Enfim, o carro foi aprovado nesta maldita inspeção veicular de são paulo, e passou com índices muito bons! :dance:
Acredito que essa informação sobre a Sonda Bosch do meca não proceda.
Andei pesquisando, e realmente existem Sondas Lambda universais de qualidade duvidosa. O preço dessas chega a ser metade do da Bosch.
Na verdade qualquer sonda universal de 4 fios que se colocar na TR vai funcionar bem no começo já que os valores das medidas que vão ser informadas ao Módulo da Injeção são os mesmos da sonda original. O caso é que essas marcas mais baratas não levam em consideração que existem sondas que se localizam logo na saída do motor e outras antes da entrada do catalizador, logo trabalham sob temperaturas diferentes. Já a Bosch considera isso e tem 4 tipos diferentes de Sondas Universais de 4 fios, devendo o usuário utilzar a indicada no catálogo.
[ ]'s
Alessandro.
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