Conectar

Ver Versão Completa : Ox-Free no Jeep

Guizão
03/02/2005, 01:55
Alguém usa o ox-free?
http://www.oxfree.com.br
Será q funciona? pelo menos o princípio é coerente...
valeu...

Guilherme

Alessandro Henrique
03/02/2005, 08:51
Guizão,
O sistema funciona e não é novidade.
Os navios já empregam este tipo de equipamento à muitos anos.
Outra técnica é a do metal de sacrifício, só que de tempos em tempos deve ser substituído.

Sds.

leopoldo
03/02/2005, 09:09
só não funciona em carroceria de fibra :lol:

Lucianom38a1
03/02/2005, 09:15
alessandro,

Como eu posso fazer um sistema deste tipo usando a técnica do metal de sacrifício?
Me lembro de ouvir, que é necessário colocar um outro metal (zinco se eu não me engano) em contato direto com a lata do carro.
Este iria se decompondo ao invés de oxidar a lata do carro?

[]'s

Alessandro Henrique
03/02/2005, 10:25
alessandro,

Como eu posso fazer um sistema deste tipo usando a técnica do metal de sacrifício?
Me lembro de ouvir, que é necessário colocar um outro metal (zinco se eu não me engano) em contato direto com a lata do carro.
Este iria se decompondo ao invés de oxidar a lata do carro?

[]'s

Este é o princípio. Basicamente o que ocorre é a transferência do processo de oxidação. No processo de oxidação, o ferro vai perdendo seus elétrons disponíveis. O metal de sacrifício possui a finalidade de repor estes elétrons perdidos.
A eficiência do sistema depende da escolha dos metais adequados, devido ao fato dos mesmos possuírem eletronegatividade diferentes.
No caso do ferro (elemento base constituinte do aço) o zinco deve bastar.

Sds.

DanielCardoso
08/02/2005, 21:37
Nos carros já temos um anodo de sacrifício...

O cano de descarga...

Já pintaram um cano de descarga pra ver o que acontece? Ele não enferruja, mas a lataria do carro...
Ou então aqueles tunning de inox (todo ele)? hehehe

Recorri à famosa proteção catódica.

Usa-se o zinco devido à sua forte tendência a se oxidar (o que menos se oxida é o ouro). Ele também forma uma película apassivadora (assim como o alumínio), que tem como função a "auto-proteção".
Maiores informações disponíveis no livro Corrosões, de Vicente Gentil.

Agora o que eu fiz pra proteger da ferrugem?!

Fiz uns pesos de zinco e prendi pelas extremidades do carro (4 cantos), embaixo dos bancos e no cano de descarga. Pra quem deixa parado na praia é a melhor coisa.

O único ruim é que de vez em quando tem que trocar.

Até existe um cálculo para se saber o quanto de zinco e de quantos em quantos m² se colocar. Fui no olho mesmo.

Aí vão alguns exemplos de proteção catódica por anodo de sacrifício:

- Barcos;
- Submarinos;
- Pontes (especialmente a linda Hercílio Luz aqui de Floripa);
- Jeeps (heheheheh)

Ahhh, a ponte Hercílio Luz tá caindo devido à falta de mauntenção (troca do zinco) nos olhais de fixação dela. A proteção por anodo de sacrifício realmente funciona!

Esperando ter ajudado..

Lucianom38a1
09/02/2005, 09:57
Valeu, Daniel

Vou "distribuir" zinco pelo Carro...

Mas desconfio que o CJ-5 já venha de fábrica com metal de sacrifício...que é usualmente a chapa do piso do lado do passageiro. É só olhar feio que ela enferruja...

[]'s zincados

ronairy
09/02/2005, 17:20
Alguem comprou o livro de Vicente Gentil ou sabe a formula para calacular a quantidade de zinco ? Como saber a hora de trocar ?

[]´s curiosos

Cotrim
09/02/2005, 17:49
Daniel,

Como você fez os pesos de zinco e como fixou no veículo?

Tem fotos?

[]'s

Marcos ET
10/02/2005, 09:49
só não funciona em carroceria de fibra :lol:

ouvi falar que no jeep de um amigo também nao funciona mais.... afinal de contas, Massa Plástica tbem nao oxida :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

flaviovs
10/02/2005, 12:39
Agora o que eu fiz pra proteger da ferrugem?!

Fiz uns pesos de zinco e prendi pelas extremidades do carro (4 cantos)(...)

Caramba, Daniel, explica como funciona direitinho este negócio de "boi de piranha" pra ferrugem... :-) Quer dizer então que você bota lá o metal liberador de elétrons e ele vai suprindo as "necessidades" do meio? Ou então ele transfere os elétrons para o metal, recompondo-o? Quer dizer que se colocarmos estes metais em localizações e quantidades estratégicamente escolhidas na viatura, podemos teoricamente acabar ou, pelo menos, diminiur a corrosão???

Achei muito interessante esta técnica. Está desde já intimado a explicar direitinho como funciona! :-)

DanielCardoso
11/02/2005, 01:27
Daniel,

Como você fez os pesos de zinco e como fixou no veículo?

Tem fotos?

[]'s

fiz parecido com as fotos neste link:
http://www.nautibras.com.br/suporte/texto-002.htm

na descarga fiz em forma de anel e na carroceria como barras...

Alguem comprou o livro de Vicente Gentil ou sabe a formula para calacular a quantidade de zinco ? Como saber a hora de trocar ?

[]´s curiosos

A fórmula é meio complexa, pois leva em conta o meio corrosivo, tipo de metal, forma do metal, area quadrada, etc etc etc...
Fui espalhando mesmo no carro hehehehe

A hora de trocar é quando chegar na metade do tamanho original

Caramba, Daniel, explica como funciona direitinho este negócio de "boi de piranha" pra ferrugem... Quer dizer então que você bota lá o metal liberador de elétrons e ele vai suprindo as "necessidades" do meio? Ou então ele transfere os elétrons para o metal, recompondo-o?

Mais ou menos isso...

De acordo com a demanda de elétrons ele (o zinco) vai cedendo seus eletrons com a função de proteger o metal escolhido.
Um exemplo:

Na antena parabólica, temos a antena de alumínio e fixamos ela com parafusos de ferro. Geralmente é feito assim, a antena em volta e os parafusos no seu miolo.
Com o passar do tempo, os parafusos ficam enferrujados, as vezes tão enferrujados que nem se consegue retirá-los depois com a chave de boca...
(neste caso não considerar o fato de o alumínio se auto proteger...)

Isto também nos mostra que os parafusos ficaram em pequena quantidade para fornecer elétrons em vista do tanto de alumínio a ser protegido, aí que entra o cálculo do tanto de anodo de sacrífico em vista do metal a ser protegido.

Neste caso o anodo de sacifício foi o ferro (parafuso).

Agora para eu proteger isto (os parafusos), eu poderia por um peso de zinco neles, aí o zinco se sacrificaria para proteger o aluminio e o ferro....

Quanto a ele transferir eletrons para o metal, ocorre, porém não o recompõe..
Teoricamente eu poderia ter uma barra de ferro enferrujada e pendurar o anodo de sacrifício que a barra ficaria novinha sem ferrugem.
Porém sabemos que não ocorre isto...

Ele não recompõe o metal, apenas "não deixa enferrujar", ou seja, ele não deixa o metal se "decompor".

Quer dizer que se colocarmos estes metais em localizações e quantidades estratégicamente escolhidas na viatura, podemos teoricamente acabar ou, pelo menos, diminiur a corrosão???

Sim, tanto que é usado em submarinos, pontes, barcos e pelo jeito agora jeeps! hehehe

Ahhhh
Um grande detalhe....

Já pensaram no que é o efeito de galvanização?

é pegar um metal a ser protegido e revestir com um metal menos nobre (o zinco!), ou seja, estou protegendo um metal sacrificando outro. É como se fosse um anodo de sacrifício em toda a extensão do metal a ser protegido...

Temos outros tipos de proteção catódica, como a fosforilação (primer ou como é conhecido o fundo para pinturas), outras como o ox-free, etc...

Mais um detalhezinho...
Onde coloquei os anodos eu raspei a lataria, pois a tinta serve como um isolante para a passagem dos elétrons. Deixei só na lata mesmo e parafusei...

A engenharia civil estuda muito isto, devido à proteção de armações metálicas. Ou vocês acham que as pontes como a linda Hercílio Luz e as estações petrolíferas da petrobrás teriam como ficar de pé sem as técnicas de proteção.

Para quem quiser se aprofundar no assunto, sugiro recorrer ao google com as palavras anodo de sacrifico, proteção catódica, corrosão...

Estou aberto a maiores dúvidas, sugestões, chingações, etc...
Adianto que não posso responder tudo, visto que sou apenas um mero acadêmico de engenharia civil que teve uma matéria em um semestre que abordava isso. Como gostei do tema corri atrás (visitei marinas, lojas de motor de barcos, até um submarino...) e desenvolvi a minha solução caseira.

Abraços a todos que amam lama!

Cotrim
11/02/2005, 10:05
Daniel,

Onde você fez os pesos? eu sou um leigo nessa área e não tenho a menor idéia de onde posso arranjar esse material.

[]'s

ronairy
11/02/2005, 10:12
Aquelas telas de zinco não servem ? Essas que são vendidas em casa de material para construção.

Lucianom38a1
11/02/2005, 12:03
Daniel,

Estou pensando em colocar umas barras de zinco espalhadas pelo Jeep, mas tenho algumas dúvidas:

1- O Zinco pode ficar escondido, ou necessariamente tem que ficar numa área bastante susceptível à oxidação?
2- Se o Zinco ficar isolado por pintura, graxa ou óleo, perde o efeito de eletrólise?
3- Considerando a massa de ferro do Jeep, quanto de zinco é necessário? 0,5Kg, 1Kg....?

[]'s

DanielCardoso
14/02/2005, 19:08
Daniel,

Estou pensando em colocar umas barras de zinco espalhadas pelo Jeep, mas tenho algumas dúvidas:

1- O Zinco pode ficar escondido, ou necessariamente tem que ficar numa área bastante susceptível à oxidação?
2- Se o Zinco ficar isolado por pintura, graxa ou óleo, perde o efeito de eletrólise?
3- Considerando a massa de ferro do Jeep, quanto de zinco é necessário? 0,5Kg, 1Kg....?

[]'s

1- No meu ficou escondido (por baixo da carroceria)

2- por pintura perde o efeito, pois ela não deixa os "elétrons passarem"

3- eu coloquei 5 pesos de 300g e umas anilhas na descarga de uns 100g. Caso se coloque menos, terá que trocar em menos tempo, já que ela se oxidará mais rápido. Eu acho mais interessante colocar vários pequenos em mais locais do que um maior em um único lugar.

Ahhh, relembrando que a troca deve ser feita de quando metade do colocado estiver corroído.

Quanto à pergunta acima de onde comprei o zinco, foi nesses locais onde se faz zincagem e galvanização. Conversei com o cara e levei o material bruto. Também pode ser comprada em casas de motores de barco (peça por anodo ou metal de sacrifício)

Desculpa pela demora

[ ]'s protegidos da corrosão

Instigador
22/02/2005, 12:15
se aluem se interessar contatar comigo via e-mail yoncoelho@yahoo.com.br

FrommarS
02/03/2005, 14:27
Cotei os anodos de zinco

medida padrão:

placas de 600x100x20mm +/ 9kg

preço do kilo: +/- r$ 7,00

Microfer: 61661273 Marcos (Ipiranga)
Resimap: 66183088 Romoaldo (Póx. Lgo Concordia)

Eles vendem pedaços menores.
Caso tenhamos muitos interessados podemos comprar ea placa e dividir nós mesmos.

Hasta luego

ronairy
02/03/2005, 14:35
Marcio,

Tô dentro ! hehehehe
Quero dividir sua placa :wink:

FrommarS
02/03/2005, 15:10
Resta saber qto utilizaremos???

Acho que o Escória tb quer fazer este esquema.

vamos vendo

ah ... para de fugir do Pinherinho...... COXA!

Hasta luego

Cotrim
03/03/2005, 15:24
Eu topo

FrommarS
03/03/2005, 16:22
MAS E AÍ....

3 KG PRA CADA É O SUFICIENTE.... EU ACHO QUE É MUITO....

SE FOR EU LIGO E COMPRO... NÃO TENHO COMO IR BUSCAR ... ELES ENTREGARÃO NA FIRMA DAQUI UMAS DUAS SEMANAS....

BELEZ?

HASTA :mrgreen:

ronairy
03/03/2005, 16:26
3kg é muito pra cada um, vamos esperar aparecer mais gente.
1 kg deve ser o ideal, ou seja, temos que arrumar mais 6 neguinhos. Bom, vou falar com o Tocaia, Sergio e Reginaldo pra ver se rola, daí já são 6.

Mais algum candidato ?

Cotrim
03/03/2005, 17:32
eu coloquei 5 pesos de 300g e

Marcio,

O cara colocou 1,5 Kg

[]'s

FrommarS
03/03/2005, 18:08
beleza faltam 3...

então ou a gente fica com um pouco em casa de reserva ... mas como estamos em sampa acho que deve durar alguns anos.....

vejamos.......

Walnei Boteon
16/03/2005, 23:11
Márcio,

Tô nessa também.

[]'s desoxidados...

FrommarS
17/03/2005, 02:08
Vou ver qdo será a próxima entrega de material desses fornecedores e peço para que nos tragam. Vai sobrar, se alguem mais quiser pronuncie-se

inté

Instigador
02/05/2005, 22:31
Olha não sei se voces repararam que todo barco, submarino, navio, plataforma de petroleo ..etc tem algo em comun..todos estão envoltos em agua salgada....
E mesmo nos navios os anodos de sacrificio só são colocados abaixo da linha dàgua os anodos não funcionam , pelo menos não como deveriam sem agua salgada ao redor......
Sou suspeito a falar pois tenho parentes que tem um estaleiro e eu sou o representatnte do Ox-Free aparelho antiferrugem eletrônico, que não é de sacrificio..ele com a alimentação da bateria cria um excesso de eletrôns na carroceria e impede que o ferro reaja com o oxigênio......

Bem por favor visitem a pagina em portugues do Ox-Free : www.oxfree.org e no item o que é ferrugem vcs verão que anodo de sacrificio não funciona (100%) sem a agua salgada ao redor.....

se quiserem comprar algo que realmente vá proteger o carro de vcs me conatctem pelo e-mail yoncoelho@yahoo.com.br ou tel 71- 9119-5802 a partir das 13:00 todos os dias

Cícero Franco
03/05/2005, 08:49
Ainda tá de pé a compra do zinco?

[]s

Instigador
03/05/2005, 12:00
R$ 150 com envio grátis para todo Brasil.
www.oxfree.org

FrommarS
03/05/2005, 12:56
Galera

Comprei o anodo de zinco ..... sou exagerado comprei 18 kg... sairam um pouco mais caro que o previsto ... 11,20/kg... Como é metal o preço ocila demais

Para facilitar vou divir em barras de 2 kg....

Vou fazer isto esta semana ... Quinta feira levo no Ibira....

Galera...quem quiser é só dá um toque... até agora tá sobrando uns 10kg:

Jav-Tatu-LONTRAAA!!! - Marcio
Branca de Neve - Walnei
Super Escória - Fábio
Gardenal - Francisco Ronayri

e aí Cicero ... como faço para lhe enviar os 2kg???

hasta luego!

NeRo
03/05/2005, 19:22
Java-Tatu-LONTRAAA!!! - Marcio
Branca de Neve - Walnei
Super Escória - Fábio
Boi - NeRo

Acho que não custa expeguimentar.

Eduardo Merege
03/05/2005, 19:34
Java-Tatu-LONTRAAA!!! - Marcio
Branca de Neve - Walnei
Super Escória - Fábio
Boi - NeRo
Titanic - Eduardo :wink:

Cotrim
03/05/2005, 22:07
Marciano,

Por favor, corte em pedaços de 500 g para que possamos espalhar mais pela viatura.

[]'s

FrommarS
04/05/2005, 12:14
Por favor, corte em pedaços de 500 g para que possamos espalhar mais pela viatura.

Escória... sem sacanagem... não rola....

Vc viu a barra vou cortar com serra de arco hj em casa... acho nelhor assim pq cada um pode cortar do tamanho que necessitar...

Eu pretendo cortar meus 2kg em seis pedaços... e espalhar...

Amanhão no Ibira eu levo sua parte...

Acho que não custa expeguimentar

Custa sim... r$ 20,00 + 1lt$ quente do Cabral.... :twisted:

Titanic - Eduardo

No seu caso.... hospedagem em americana no find da D.Onça??? :twisted:

[]'s achando que zinco tá para os jipeiros como o cigarro tá para os detentos...

iNsAnE
07/05/2005, 17:56
Eu ouvi falar com Magnésio mas era pra uso em navios. Aula de quimica tambem serve pra essas coisas eu ateh tava pensando em fazer algum projeto com issp pra meio automotivo mas agora eu vi que jah existe. Magnesio oxida mais facil que o zinco protegendo mais ainda mas dura menos.

[]'s valeu :D

diniz
07/05/2005, 19:09
Pessoal

uma duvida, eu ja comprei o Ox Free, instalei em uma camionete a uns 2 meses, não tinha a menor ideia desse lance do zinco...

será que posso colocar mais esse zinco? vai atrapalahar o funcionamento do Oxfree?

abraços

Marcelo R. A. da Cunha
07/05/2005, 20:00
Alguem no Forum ja usa ou conhece alguem que tenha o OXfree a muito tempo em seu veiculo???? Gostaria de saber o resultado??

AnBeLuZuK
11/10/2005, 00:06
E ai alguém ja usou este OX free ?

du
12/10/2005, 19:59
Instigador,

Quanto de bateria o OxxFree consome. Muitos aqui, usam o Jeep eventualmente, muitos inclusive usam chave geral para conseguir dar a partida na próxima vez.

Abraços Du.

Beto Lacerda
13/10/2005, 18:19
Instigador, pq o metal de sacrificio não funcionaria fora do mar ??? não entendo pq não ...
[]'s

Instigador
13/10/2005, 21:39
O oxfree comsóme 80 milamper o equivalente a um relógio digital.
O fenômeno da corrosão, para efeito de nossos estudos terá a seguinte conceituação:

acessem www.oxfree.org
"Corrosão é a destruição ou deterioração de um material, devido sua combinação com elementos do meio em que se encontra."(1)

Em termos energéticos a corrosão corresponde ao inverso processo metalúrgico, pois nesse processo o metal é extraído do minério que o contém, o qual existe livremente na natureza.

Na forma de minério o metal está em seu estado de mais baixa energia em relação ao meio. Portanto, para a extração do metal é necessário o fornecimento de altas quantidades de energia que ficam armazenadas no mesmo, quando na forma metálica.

Nessa condição o metal está num estado de instabilidade em relação ao meio e tende a retornar ao seu estado de equilíbrio (semelhante ao minério do qual foi extraído), liberando energia num processo espontâneo. O caminho normalmente usado para esta transformação é através de combinações químicas com elementos do meio, formando substâncias de menor energia, e portanto mais estáveis.

Esse caminho de retorno ao estado de menor energia é conhecido por corrosão. Esse processo é espontâneo, uma vez que tudo na natureza procura estar em equilíbrio com o meio.

O processo de corrosão de uma peça metálica pode ser resumido como sendo a passagem do átomo metálico, eletricamente neutro, para seu estado iônico, carregado positivamente, através da perda de um ou mais elétrons ao se combinar com componentes do meio.
Dessa forma, se uma barra de ferro é imersa em água, alguns átomos se ionizam, passando para a água como ferro iônico e a barra metálica assume uma característica negativa, devido aos elétrons deixados pelos átomos que se ionizaramNum processo ideal, como os elétrons liberados na barra metálica não são consumidos, ficam retidos nela. Imediatamente após o instante da imersão são liberados íons de ferro para a água, até que se estabeleça o equilíbrio entre as cargas positivas incorporadas à água e as cargas negativas retidas na barra. A partir daí, para cada átomo de ferro que se ioniza e passa para a água, um íon de ferro da água retorna para a barra, estabelecendo um equilíbrio dinâmico que, em termos práticos, resulta na paralisação do processo corrosivo, como ilustra a seguinte equação química reversível:

Para que o processo corrosivo possa ter continuidade é necessário que o excesso de elétrons deixado no metal por seus íons seja consumido no processo, deslocando o equilíbrio no sentido da produção de ferro iônico e, em conseqüência, da dissolução da barra metálica. Então é necessário que ocorra em outra parte do sistema eletroquímico, uma reação onde uma substância iônica passe para a forma neutra, consumindo os elétrons gerados pelos átomos de ferro.

MANFREDI
14/10/2005, 12:20
E ai galera, vocês compraram o Zinco, dividiram em placas de 2 kg, e cada um dividiu essas placas a seu critério e espalhou pela viatura.

Isso entre Fevereiro e Abril/2005.

Pois bem, já se passaram 6 meses e teoricamente já tem resultado aparente nos anodos de sacrifício e na lataria das viaturas.

Coloquem aqui as observações sobre os resultados e vamos analisar se vale a pena o Zinco ou o nosso amigo Instigador nos dá um bom desconto na compra do seu produto, pois acho que todos tem reais interesses em proteger nossos jipinhos.

Aguardando respostas.

Grande abraço a todos

Instigador
14/10/2005, 13:36
Aguardo :)

Instigador
14/10/2005, 18:43
Anodo de sacrifício:
Por que sacrificá-los?

Anodos de sacrifício.

Como funcionam

A imersão em água salgada de dois metais diferentes cria uma pequena corrente elétrica. Essa corrente provoca uma galvanização por meio de uma eletrólise. O resultado dessa eletrolise é deterioração do metal de maior condutividade elétrica, tecnicamente chamado de anodo.

A corrente elétrica flui do negativo para o positivo, num sistema em que o negativo é o metal de menor condutividade, chamado tecnicamente de catodo.

O anodo de sacrifício foi desenvolvido para ser corroído (dissolvido) no lugar das partes do motor imersas na água salgada , como a rabeta, o leme ou os eixos. O zinco ou liga de zinco com alumínio (conhecido como alumínio podre) são os melhores anodos para água salgada. Já em água doce, a eletrólise é bem menor e a liga de magnésio é o anodo mais recomendado.

O anodo deve ser aparafusado ao corpo do motor na parte submersa, onde está aterrado o negativo da bateria, assim melhorando o fluxo da corrente elétrica e fazendo com que ele trabalhe a seu favor. Nada adianta colocar um anodo fora da água, pois ele não terá função nenhuma.
A utilização de muitos anodos pode provocar um efeito contrário ao esperado. Muitos metais farão com que a massa do anodo fique mais “dura” do que o corpo do motor, e assim a corrosão se daria no sentido inverso, preservando o anodo e castigando os materiais mais nobres.

Quando e por que devem ser trocados?

A vida útil do anodo vai depender do tempo de exposição à água salgada. A velocidade de corrosão é mais rápida quando o anodo é novo, pois no processo de corrosão será criado um terceiro metal mais duro que a rabeta, leme ou eixo. Esse processo é conhecido como galvanização.

Quando a corrosão atinge cerca de 50% do tamanho do anodo, sua velocidade vai diminuindo e chega até a parar. E aí começa o processo inverso. O recomendado é trocar o anodo quando a corrosão atingir no máximo 60% do metal.

Dicas e cuidados a serem tomados
• O anodo deve estar sempre aterrado ao motor, placa de neutro que poderá estar conectado ao negativo da bateria. (ver exceções);
• Ele não deve ser pintado em hipótese nenhuma. Caso isto ocorra, a oxidação se dará em todo o conjunto metálico exposto à água salgada;
• Os motores de popa dotados de trim elétrico podem ser retirados da água pela sua inclinação, mas é bom lembrar que se a ponta da rabeta estiver em contato com a água salgada, a corrosão se dará na rabeta, pois o anodo estará fora da água;
• O anodo deve ser instalado em locais de pouca resistência à água: dentro da descarga da rabeta, na frente do hélice, no corpo da rabeta ou na base da cadeira dos motores de popa;
• O anodo deve ser inspecionado a cada seis meses e ser trocado uma vez ao ano. Trocar somente um anodo irá diminuir a proteção do motor, pois os demais anodos estarão cobertos pelo metal galvanizado e assim isolandos;
• Passar uma escova de aço no anodo é recomendável, pois ela elimina a camada galvanizada;
• Da próxima vez que pedir uma revisão, não deixe de verificar se os anodos foram limpos ou substituídos.

Exceções: Nem sempre o que é válido para um pequeno motor de popa, serve também para um motor de centro rabeta. Depois da entrada da eletrônica nos motores, o aterramento ficou crítico, pois qualquer passagem de corrente elétrica que não fosse proveniente da bateria, poderia interferir no funcionamento do Módulo Eletrônico do motor.

Este tipo de motor tem sua instalação conhecida como “motor flutuado”, ou seja, o aterramento não é feito diretamente no bloco, e sim em um negativo saindo direto do alternador, motor de arranque ou do próprio módulo. No sistema elétrico desses motores existe um chicote para o aterramento separado para a rabeta, espelho de popa e bloco do motor, isso para que os anodos fixos a este grupo trabalhem somente na eletrólise gerada por ele mesmo.

Segundo os fabricantes dos motores eletrônicos, o maior erro é o uso de uma bateria para o barco (acessórios) e para o motor ao mesmo tempo, quando o recomendado é usar uma bateria para o barco (acessórios) e outra para o motor, sendo a bateria do barco isolada tanto no positivo (a carga só flui no sentido do alternador bateria) quanto no negativo (a carga só retorna no sentido bateria — alternador). A conseqüência desse erro é uma corrosão de dentro para fora danificando primeiramente os metais mais nobres, como o aço inoxidável, este ficando fosco e áspero, podendo até soldar-se com os outros tipos de metais, como a bucha do hélice. Este tipo de dano só é percebido quando a corrosão aflora na pintura, dando a princípio a impressão de que é um defeito de pintura.

Em embarcações de médio e grande porte que contêm aparelhos com 110 volts (AC) e usam inversores, é preciso verificar se a instalação do inversor não está ligada ao negativo da bateria do motor.

As tomadas de cais (AC) devem estar sempre devidamente aterradas, pois caso contrário quem irá fazer a função de fio-terra será o barco, que está na água. Se isso acontecer, a rabeta e ou leme serão corroídos pela eletrólise em poucas horas.

Em barcos à vela, a corrosão se dá nas partes instaladas fora d’água, pela falta de aterramento do mastro, guarda mancebo, gaiuta ou válvula da descarga. Todos devem estar conectados a uma placa comum, e esta conectada a um anodo. Lembro também que nesta mesma placa comum deverá estar conectado o cabo do pára-raio.

Desculpe jogar agua fria na experiência de vcs, mais caso alguem ache que eu estou jogando braza para minha sardinha por ser o representante do oxfree (www.oxfree.org) pergunto? o anodo de alguem já diminuiu de tamanho???? não diminuiu , pois sem a agua salgada não há eletrolise....o xofree é feit para duara 10 anos, tem garantia de 2 e tenho indice de reclamação ZERO........a reaslidae é o seguinte o carro de vcs esta sem proteção alguma...a anodo de sacrificio no carro é uma lenda urbana.....

Beto Lacerda
17/10/2005, 20:22
mas e na ponte de floripa ???
[]'s

ronairy
18/10/2005, 09:41
Beto,

É usado liga de magnésio.
O anodo de sacrificio resolve o problema tb no caso de agua doce, só que em aguá salgada a decomposição é mais acelerada. Se não for dessa forma, vou dar um chute na bunda dos meus colegas estudantes de eng. civil. Eles usam isso até na construção de prédios.

[]´s (sem sacrificio pq o funileiro já se sacrificou) :twisted:

Instigador
18/10/2005, 14:34
O principal em relação a anodo de sacrificio é que tem de haver água, e o fato do anodo se decompor mais rápido na agua salgada é devido a sua maior eficiência ( ele esta enferrujando para não enferrujar a estrutura que ele esta protegendo). Anodo que não se decompõem é anodo que não esta funcionando.

No caso de contrução civil existen anodos que tem baterias ou ligados na corrente eletrica e que duram de 5 A 10 anos para serem substituidos.

Vou voltar a reafirmar , anodo de zinco sem água salgada não funciona!
ele pode até atuar a laguns poucos centimetros de onde esta fixado na carroceria, mais nada além disso....

Trechos de uma monográfia sob anodo de sacrficio:
conteudo completo :

http://www.monografias.com/trabajos3/corrosion/corrosion.shtml

Tipos de anodos

Considerando que el flujo de corriente se origina en la diferencia de potencial existente entre el metal a proteger y el ánodo, éste último deberá ocupar una posición más elevada en la tabla de potencias (serie electroquímica o serie galvánica).

Los ánodos galvánicos que con mayor frecuencia se utilizan en la protección catódica son: Magnesio, Zinc, Aluminio.

Magnesio: Los ánodos de Magnesio tienen un alto potencial con respecto al hierro y están libres de pasivación. Están diseñados para obtener el máximo rendimiento posible, en su función de protección catódica. Los ánodos de Magnesio son apropiados para oleoductos, pozos, tanques de almacenamiento de agua, incluso para cualquier estructura que requiera protección catódica temporal. Se utilizan en estructuras metálicas enterradas en suelo de baja resistividad hasta 3000 ohmio-cm.
( A baixa resitividade e por que o solo é úmido " agua" para que haja a tranferência de eletrôns, pela diferênça de potenciais do metla a ser protegido e do magnesio)

Zinc: Para estructura metálica inmersas en agua de mar o en suelo con resistividad eléctrica de hasta 1000 ohm-cm. (veja o zinco só serve qundo imerso em agua salgada)

Aluminio: Para estructuras inmersas en agua de mar.

Solução para o problema de vcs : www.oxfree.org
compras : yoncoelho@yahoo.com.br

ronairy
18/10/2005, 15:28
ele pode até atuar a laguns poucos centimetros de onde esta fixado na carroceria, mais nada além disso....

Isso vc tem razão ! Depende de uma serie de calculos para saber a quantidade, disposição, material....

Vide
http://www.scielo.org.pe/pdf/iigeo/v7n13/a06v7n13.pdf

[]´s

tavio_g
24/02/2006, 10:42
cof!!! cof!!! cof!!!!!
quanta poeira!!!
aos que "zincaram" o jeep...
deu algum resultado????

Instigador, este seu produto, dentro de um jeep, deve ser intalado onde?
ele é suficiente para a área do carro?

[]s

gvogetta
12/03/2006, 21:33
E aí pessoal?

Como ficou o teste dos anodos de zinco nas viaturas? Funcionou? Fiquei curioso para saber o resultado, e até agora nada...

Lembro, nas minhas aulas de química, que o professor falava desse processo e, sempre era numa cuba com solução salina. Acho que nosso companheiro Instigador tem razão...

Uma dúvida para nosso companheiro Instigador:

No caso de uma viatura que já possui alguns pequenos pontos de ferrugem na lataria, o OxFree em sua ação fará com que os focos de ferrugem se destaquem, fazendo aparecer bolhas sob a pintura? Há alguma contra indicação do OxFree para estes casos ou isso é apenas especulação? Caso o OxFree realmente faça a corrosão pré-existente abrir bolhas na pintura, o que seria recomendado fazer nestes casos?

Grande abraço,

FrommarS
21/03/2006, 11:28
Eu também estou curioso.

Tem um amigo meu de Itacaré, que anda muito com a Band na praia, ela estava bem enferrujada ele colocou em abril e sentiu resultado tanto que em Dezembro tive que levar mais para ele. :mrgreen:

Não regenerou o metal, onde estava enferrujado a ferrugem quase estancou (observe que ele usa a Band no turismo diário para Maraú e as praias visinhas, condição extrema de oxidação) e ele não teve novos focos de ferrugem.

Eu ainda não instalei as minhas...

Mas acho que para nás da cidade isto funcione bem, para quem está na praia será menos eficiente dada as condições mas se alguém dispor do $$ necessário certamente estes aparelhos devem ser mais eficazes...

Ah SÓ PARA DEIXAR REGISTRADO ...

QUEM QUIZER É SÓ PEDIR ... ULTIMAS UNIDADES DA BARRA DE ZINCO ...

Vamos lá .. nada de ferrugem no jipe... anodo de zinco é a solução .. não há nada igual no mercado...

Hasta Luego ! ! ! :mrgreen:

p.s.: é brincadeira... não tenho mais

NeRo
21/03/2006, 13:06
Eu pedi lááááá atrás... caloteiro. :mrgreen:

haundrich
08/10/2006, 08:15
daeh pessoal

E o pessoal que usou o oxfree, cadê os resultados?
e a turma do zinco, funciona mesmo?

haundrich
08/10/2006, 08:42
ah, preciso entender o seguinte:

Em um automóvel existem vários tipos de corrosão? tipo, corrosão por causa do oxigênio contido no ar, corrosão por causa do óxigênio contido na água, corrosão por correntes galvânicas por causa dos diferentes tipos de metais em mesma estrutura, corrosão por causa do sal...???

O zinco funciona somente contra o sal, ou somente para jeeps-submarinos?

Os pontos de ferrugem de um carro, é por que reagem com o oxigênio do ar e ou do oxigênio da água contida na umidade do ar? ou os dois?

As medidas adotadas (zinco, escape zincado, oxfree..) atuam somente contra o oxigênio contido no ar?

A corrosão somente acontece com a presença de umidade?

[ ]'s - ferrugem... ninguém merece isso em seu carro

Como que o zinco, cano de escape ou o oxfree e semelhantes irão atuar contra os pontos focais de sujeira e umidade na carroceira, se é necessário um meio aquoso entre o anodo e catodo para fechar o circuito dos íons e fazer o sacrifício?

e no caso do zinco, por que as montadoras não usam isso nos carros? E como as montadoras fazem para garantir trocentos anos de garantia, principalmente na europa, onde se usa sal para evitar formação de gelo nas Autobahns..

Sobral - ENGESA
23/04/2009, 18:08
Gostei do tópico! Quero dizer que eu não estou vendendo nada, ahahaha, só quero retomar as discussões sobre o tema, e nada como uma boa polêmica pra ver se isso acontece, então lá vai:

A resposta é: Oxidação x Umidade.

É a oxidação que provoca a corrosão. E o processo (químico) de oxidação depende basicamente de oxigênio livre e de uma estrutura disponível para ser corroída, concordam?!

Por exemplo: Como no fundo do mar o oxigênio não está tão livre como na superfície da terra (na atmosfera em contato com o ar carregado de oxigênio livre), estruturas metálicas COMPLETAMENTE submersas na água salgada (solo, concreto, etc) demoram muito mais a oxidar do que estruturas metálicas expostas na superfície da orla marítima, ou beira de praia, por exemplo.

E como na "beira da praia", na maior parte do tempo, a atmosfera está mais carregada de umidade que no interior do País, estruturas metálicas costumam não durar tanto na praia, e durar bem mais no interior do País.

Estruturas metálicas serão oxidadas em qualquer ambiente, esse é o processo "natural", só que essa reação química será mais agressiva em ambientes com maior presença de umidade e sais.

Fazendo uma analogia simples com duas cidades onde morei e conheço bem, é possível dizer que na orla marítima de Salvador/BA (na parte que é voltada pro Oceano Atlântico) o efeito da corrosão em estruturas metálicas ou de concreto armado, veículos, etc, é extremamente mais agressivo que em outros locais do interior do país, como é o caso de São Carlos/SP.

E qual é a diferença entre essas duas cidades? Primeiro que a umidade relativa do ar é muito maior em Salvador/BA que em São Carlos/SP, então o meio atmosférico (ar com umidade+oxigênio+etc) é mais propício para a condução dos elétrons e consequentemente para as reações de oxidação, em regiões com maior umidade. Em segundo lugar, São Carlos está a mais de 500 km do mar, e em Salvador a presença do "spray marinho" da sua orla (que é a umidade atmosférica que chega diretamente do Oceano) é carregada de sais, que ajuda no processo corrosivo, por tornarem o meio (atmosfera) menos resistente para a circulação dos elétrons.

- Mas e os carros de São Carlos não enferrujam???

- É lógico que sim... mas o processo é muito mais lento do que ocorre em Salvador.

- Ok, tudo bem... rs. Então quer dizer que as coisas enferrujam mesmo sem estarem na água???

- Lógico!!! Principalmente quando não estão completamente imersas em alguma coisa, (água doce ou salgada, concreto, plástico, etc), ou seja, quando estão isoladas costumam enferrujar mais devagar.

- Então o princípio de funcionamento do anodo de sacrifício vale para carros, jipes, pontes, etc?

- Teoricamente SIM. Mas precisam ser bem dimensionados para inclusive não provocar o efeito contrário desejado. Uma quantidade de anodos além da necessária pode induzir a corrosão da chapa do seu veículo, sim! Além disso existem diferentes ligas metálicas de anodos, tais como de magnésio e zinco... É recomendável usar a que é mais fácil de ser corroída, embora a manutenção seja mais frequente.

BEM... Já se passaram 3 anos desde que a experiência começou entre vcs... Talvez esteja na hora da turma relatar os resultados obtidos, na prática, hehehehe.

torpedo
20/03/2010, 17:07
Sobre OX_FREE:

"Cumpre o que promete?

Não

Nos testes realizados em laboratório, a chapa conectada ao Ox-free não mostrou redução no processo de corrosão."

Fonte: Quatro Rodas - http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/cumpre/conteudo_184819.shtml

Caiogaucho
27/03/2010, 18:35
E aí pessoal? Como ficou os Jeep's com "material de sacrifício"? Funcionou? No caso de Land Rover que a carroceria é de alumíniio, como faço pra proteger o resto? Coloco o zn no chassi?

Falcão D20
05/05/2010, 09:00
Bom dia. Sou novo aqui e me interessei pelo ox free para usar na minha picape, que se nao tomar cuidado é muito sucetivel de verrugem na lataria.
Em todo lugar que pesquiso, sempre vem alguem com o link da 4 rodas, ou aparece um tal Yancoelho para responder e defender, mas em nenhum local tem a opinião e informação de quem realmente comprou e usou o aparelho ox free.
Eu pergunto: Alguem ja comprou o ox free e usou por mais de 6 meses? Qual foi o resultado? Vale a pena pagar os R$ 180,00 + Frete para compra-lo?
Abraços a todos.

yoncampinho
27/11/2011, 17:38
Ox-Free funciona sim , procure no google com a pergunta "Ox-free funciona"veja se tem algum dos 25.000 usuários falando mal, agora por que a Ex-conceituada revista quatro rodas condenou o Ox-Free?
Ai estão as respostas definitivas:
A revista Quatro Rodas, agiu n o mínimo de forma infantil traindo sua própria credibilidade no teste do mais que aprovado Ox-Free, pois o mínimo que se esperaria de uma revista num assunto que e de interesse de absolutamente qualquer pessoa que possua uma automóvel que é a corrosão automotiva.
Por que a revista traiu seus leitores:

1- A revista Quatro Rodas afirma que precisaria rodar milhares de km em 02 carros , para testar a eficácia do Ox-Free.

Mentira: O Ox-Free precisa de 20 a 30 dias para começar a agir a depender do tamanho do automóvel, os 02 carros precisariam ficar parados no estacionamento de um dos milhares hotéis a beira mar do Brasil, ou seja, a forma de não haver qualquer trapaça o no teste é que os carros ficassem parados no mesmo lugar, pois ai qualquer variável que influenciasse no teste seria mínima.

2- Por que uma revista como a Quatro Rodas que tem a disponibilidade de arranjar uma infinidade de marcas de carro para teste, usaria 02 placas de 30 cm quadrados, para testar , um dos assuntos que mais aflige os proprietários de carros como a Ferrugem e fez um teste rapidíssimo de 36 horas , numa aparelho que vem no manual explicitamente dizendo que o aparelho começa a proteger de 2º a 30 dias depois de instalado????

Respostas: Que empresas tem seus ganhos prejudicados caso os carros não enferrujem: Empresas de solda, acetileno, lixa , tinta automotiva, chapa de aço, etc...
Será que um teste de resultado favorável do Ox-free, não incomodariam anunciantes poderosos e empresas milionárias em seus segmentos.....??

3 – Por que quando se coloca a pergunta no Google “Ox-Free funciona” a única opinião contra é a da Revista Quatro Rodas, mesmo anos depois da reportagem, e o Ox-Free já estando instalado em mais de 25.000 carros em todo Brasil, e simplesmente não há usuários insatisfeitos, protestando contra o aparelho, ao contrario só se acham elogios.....e na pior da hipóteses pessoas que tem duvida sobre a eficácia do aparelho..mais simplesmente não há comentários de pessoas físicas que compraram o Ox-Free falando mal....

A pergunta que não quer calar, é possível fazer teste imparciais quando se esta vinculado a receita monetária de anunciante que podem ser prejudicados quando um teste e favorável a um outro concorrente???

danielfelisbino
19/01/2013, 09:05
Pessoal sou novo no forum, gostaria de saber dos integrantes que colocaram zinco nas viaturas se houve alguma reação? melhora não melhora? resolve o problema da oxidação?

Obrigado e desculpe desenterrar o topico, mas 7 anos ja deu pra perceber se funciona a coisa ou não né.

ABraços

danielfelisbino
29/01/2013, 12:55
10 dias depois e ninguem respondeu sobre o resultado? parece ate conspiração ersrsrs