Ver Versão Completa : Pastilhas de freio ZJ.
cschenkel
20/01/2010, 11:07
Bom dia Pessoal.
Primeiramente, peço desculpas se estou abrindo um novo tópico para um assunto que já existe. Mas como não encontrei nada nas pesquisas, aí vai...
Tenho uma ZJ ano 97, que tem me dado dor de cabeça com as pastilhas de freio.
Estou tendo que substituí-las a cada 4 meses (Aproximadamente 5.500 Km).
Nas tres primeiras trocas que fiz, mandei recondicionar as pastilhas, e pensei que por isso, não estava durando muito (material vagabundo no recondicionamento). Porém, da última vez, comprei pastilhas da marca "willtec" (não sei se prestam), e pra minha surpresa, duraram ainda menos que as recondicionadas.
Isso é normal?
Existe alguma outra marca de pastilhas que voces indiquem?
Isso pode ser sinal de problemas em outros componentes do freio?
Desde já, agradeço.
Abraço,
Cassiano
eu sempre faço meus freios na master freios em porto alegre é na rua portugal perto da assis brasil
fala com o vitor
é honesto e não mete a faca
grande abraço
cschenkel
21/01/2010, 11:13
Olá keko!
Valeu pela dica. Vou tentar falar com este cara.
O Problema, é que alé do desgaste das pastilhas, ontem fui examinar melhor os freios da viatura, e vi que tem um vazamento de fluido na roda dianteira direita. E com isso, estou completamente sem freios e por isso vou levar em um meca lá perto de casa mesmo. Foi bem indicado.
Sobre o desgaste das pastilhas, o meca me disse que pode ser porque os discos estão finos, e por isso aquecem rapidamente e não resfriam, e isto estaria fazendo com que as pastilhas gastassem mais rápido. Isso faz algum sentido?
De qualquer forma, sei que tenho que trocar os discos, e portanto já comprei discos e pastilhas novas. Amanhã o meca vai verificar o motivo do vazamento, e já vai trocar discos e pastilhas. Depois posto aqui como foi.
Abraço,
Cassiano
Cláudio Brasília
21/01/2010, 14:05
Tem uma marca, denominada CYL, que fabrica umas pastilhas para freio a disco de Jeep Grand Cherokee, como tenho um 1998, acabei colocando estas pastilhas, código 1-SYL1123 dianteira (R$ 82,69 o jogo), e código 1-SYL1124 traseiro (R$ 74,36 o jogo), que tem bom preço e são fáceis de encontrar aqui na região, ao passo do que Fras-le não acha mesmo e Varga (agora chama TRW), não sei se tem para este carro. Como é o primeiro jogo que coloco neste Jeep, o qual comprei usado recentemente, não tenho histórico e penso que a pastilha CYL me pareceu mais macia e, por tanto deverá acabar mais cedo; não sei ainda quanto mais cedo, mas no ponto de vista pessoal prefiro as mais macias que agridem menos o disco, ocasionando uma maior vida útil destes. Ao trocar as pastilhas, aproveite e faça a sangria completa do sistema, recolocando ou sustituindo completamente o fluido de freio para algum do tipo DOT-4 ou maior, que tem um ponto de fusão mais elevado. Todo fluido de freio, por suas características físicas é higroscópico, que tem a tendência a adquirir umidade, o que ocasiona um ponto de fusão mais abaixo do que o recomendado por normas de engenharia e segurança veicular; o que torna recomendável trocar tudo anualmente. Quanto ao vazamento de fluído, pode ser que tenha que substituir algum conduíte ou fazer reparo em alguma pinça, para ficar tudo beleza. Grande abraço a todos e saudações.
Claudio, acho que se deve usar dot-3 mesmo. Esta escrito no manual e na tampa do reservatorio. Da uma conferida ai!
cschenkel
22/01/2010, 13:19
Olá Pessoal!
Obrigado pelas dicas. Acabei de falar com o meca.........
Sobre os discos: Os discos estavam realmente muito finos. Segundo o meca, estavam prestes a quebrar. Infelizmente o mecanico que fez a última troca de pastilhas, não me falou sobre este pequeno detalhe.
Sobre as pastilhas: O Meca me disse que as pastilhas gastaram rápido, porque os discos estavam muito finos, e por isso trbalhavam muito quentes, o que acelerou o desgaste das pastilhas.
Sobre o vazamento: Como os discos estavam muito finos, o pistão que fica dentro da pinça e empurra as pastilhas contra os discos, acabou saindo do ser curso normal, rompeu o reparo e causou o vazamento.
O que fazer: Troca dos discos, pastilhas, troca do reparo das pinças, substituição do fluido de freio e sangramento do sistema.
Obrigado a todos pela ajuda!
Abraço,
Cassiano
Cláudio Brasília
22/01/2010, 15:11
Pode estar escrito lá que é para usar o DOT-3, mas o DOT-4 e DOT-5 são melhores, pois suportam pontos de fervura mais elevados; o que ocasiona o ponto de fervura é o aquecimento gerado pelo atrito dos discos ao encontro das pastilhas e/ou lonas, que é transferido para todo o sistema, ocasionando a fervura do fluído dentro do conduíte e/ou pistões/cilindros, uns mais cedo e outros mais tarde, dependendo do seu tipo e especificação, com a fervura aparecem bolhas de gás neste meio e a perda de eficiência é inevitável. Continuar a usar o DOT-3 não prejudica em nada, mas se puder e quiser melhorar a performance é aconselhável fazer, pois quando estiver descendo uma longa serra bastante carregado e acionando os freios com frequência, ao usar DOT-3, que se estiver ainda agravado pelo alto índice de umidade em seu meio; vai saber logo logo do que estou a falar. Grande abraço a todos e saudações.
Fabiano Klug
16/06/2012, 11:25
Alguem sabe quantos mm teria uma pastilha nova pra ZJ?
Pergunto porque como chegou a pinça de freio da senhorita aqui de casa veio com as pastilhas, e só queria tirar a duvida de como estaria o desgaste das mesma, atualmente estão com 10 mm de material para desgastar ainda, as novas vem com quanto?
Troquei semana passada as pastilhas da minha GC Limited 98 por um jogo novo da marca Willtec. As peças que retirei do meu carro estavam com +/- 4 a 5 mm de espessura de material e as novas tem mais que o dobro. Também percebi que o material das pastilhas desta marca é bem macio, acredito que por isso o desgaste delas seja maior, isso acaba justificando o preço que é a metade do que cobram num jogo de outra marca.
Abs.
Wellington.
Fabiano Klug
21/06/2012, 10:24
Pergunta igonorante, não me dei o trabalhdo de observar isso na ZJ que esta comigo, mas ela tem disco nas 4 rodas certo?
Troquei semana passada as pastilhas da minha GC Limited 98 por um jogo novo da marca Willtec. As peças que retirei do meu carro estavam com +/- 4 a 5 mm de espessura de material e as novas tem mais que o dobro. Também percebi que o material das pastilhas desta marca é bem macio, acredito que por isso o desgaste delas seja maior, isso acaba justificando o preço que é a metade do que cobram num jogo de outra marca.
Abs.
Wellington.
Coloquei dessa marca na minha ZJ, ta com 10.000km e 1 mês atrás constatei que ainda ta meia vida
A minha que é 98 tem discos nas quatro rodas.
Abs.
Wellington.