PDA

Ver Versão Completa : Novato!!



treml
20/01/2010, 09:30
Fala pessoas!!!
Estou querendo entrar pro grupo dos Nivas
Mas tenho umas duvidas, se puderem me ajudar.
Ai vai.

Achei um niva para vender por 9500,00 mas está sem a caixa de redução, na verdade eu acho que ele está 4x2 pelo que eu vi eles manobrando na russo. queria saber se sai muito caro uma caixa de redução para o niva, e se tiver mesmo 4x2 se é muito difícil (ou caro) colocar ele na forma original 4x4 integral!!

De motor ele está com o original 1.6 gasolina. interior bonito, pneus carecas, lata inteira.

Porque se for muito problema eu vou procurar algum outro niva, que saia mais em conta!!

Abraços

junior7l
20/01/2010, 10:10
Caso vc copmpre um Niva seja bem vindo ao mundo Russo off road, comprei meu Niva a alguns meses atrás e comprei um Niva feio, isso mesmo feio e judiado por 9.000 latinhas, porém tinha sua estrutura e motor, cx (todas as caixas), e tração, reduzida e bloqueio funcionando com engates macios (sei lá se existe engates macios no Niva, mas encaixava e desencaixava com facilidade), porém cheguei a conclusão que um jipe vc constrói, o meu é usado exclusivamente para trilhas e me atrevo a acompanhar jipões q custam quase 10x mais q o Niva, porém tenha em mente q vc vai comprar o carro e vai gastar nele mensalmente uma boa quantia, qdo vc achar q está tudo do jeito q vc quer, alguma coisa vai pedir manutenção! e tem tanto niva vendendo por aí com todas as cxs, a preço acessível, a não ser q este q vc está olhando esteja incrivelmente inteiro, com uma condição de pagamento maravilhosa, q a cor te agrade, q a parte elétrica funcione toda (até os limpadores de farol), que já venha com ignição eletrônica, suspensão elevada, motor não fume e ele não apresente nenhum vazamento, caso ele preencha estes requisitos existe a possibilidade de ser uma boa compra, caso contrário sugiro q pesquise mais um pouco e não deixe a empolgação te influenciar!
mas se o uso do Niva for para andar na cidade em asfalto, e nunca precisar do 4x4 boa sorte na compra!

treml
20/01/2010, 10:48
Valeu Junior.

Na verdade o uso seria meio que misto, no dia a dia e em trilhas leves, eu até encontrei outro niva por 12800,00, com as caixas funcionando, mas ainda não dei uma olhada detalhada nele, vou ver se hoje mesmo eu dou uma olhada mais detalhada.

Guto Niva Florianópolis
20/01/2010, 11:25
aí camarada seja bem vindo, cara sou aqui de Floripa e comprei meu Niva aqui por R$9.000,00 sem nada para fazer, motor original, ano 1992 vermelho. Não sou nenhum expert em Nivas mais um conselho que te dou e que funcionou comigo é o seguinte?: Tenha calma, pelo que vi vc ja tem a grana que ja é meio caminho andado, agora procure devagar sem pressa...

qq coisa pergunte mais

abração

Guto

Edintruder
20/01/2010, 11:25
Foge de Niva 4x2!!!

Girti
20/01/2010, 12:33
Fala pessoas!!!
Estou querendo entrar pro grupo dos Nivas
Mas tenho umas duvidas, se puderem me ajudar.
Ai vai.

Achei um niva para vender por 9500,00 mas está sem a caixa de redução, na verdade eu acho que ele está 4x2 pelo que eu vi eles manobrando na russo. queria saber se sai muito caro uma caixa de redução para o niva, e se tiver mesmo 4x2 se é muito difícil (ou caro) colocar ele na forma original 4x4 integral!!

De motor ele está com o original 1.6 gasolina. interior bonito, pneus carecas, lata inteira.

Porque se for muito problema eu vou procurar algum outro niva, que saia mais em conta!!

Abraços

Olá!

Como escreveu o Edintruder, fuja deste Niva, a eliminação da caixa de redução e da tração em um dos eixos indica desleixo ou economia barata. Você vai ter dificuldades e gastar um bom dinheiro para deixar o Niva com a tração integral novamente. Melhor procurar um Niva inteiro e original!

Um abraço à simpática São Bento do Sul, cidade pela qual já passei várias vezes, sendo a última delas em Setembro/09. Aliás, aproveito para fazer uma pergunta: o Restaurante Scheune fechou? Em Setembro, ele estava fechado, mas não pude descobrir se era apenas uma reforma ou se era algo definitivo.

micross
20/01/2010, 13:27
Cuidado, o barato pode sair caro....

Acredito que se vc procurar melhor pode achar um Niva melhor, com tudo funcionando.

baseggiov
20/01/2010, 17:50
Se é pra comprar NIVA 4x2, compra um UNO!:twisted::twisted::twisted::twisted:
É muito mais negócio...
NIVA é 4x4, se ele tirou a tração, imagina o resto...:discordo::discordo::discordo:

treml
21/01/2010, 10:14
Achei um aqui na região por 12800,00 93 bordo.
Parece bom de lata mas a forração interna ta bem judiada, e pelo que eu vi ta entrando agua pela tampa traseira. mas ta bonito. tudo funcionando, motor parece estar funcionando bem.

Mas o que eu devo olhar ou ouvir sentir no motor e nas caixas para ter mais certeza de que ele está okay?

Como tambem na susp o que olhar nela?

Agradeço a todos pela ajuda!

Soldier
21/01/2010, 14:53
Achei um aqui na região por 12800,00 93 bordo.
Parece bom de lata mas a forração interna ta bem judiada, e pelo que eu vi ta entrando agua pela tampa traseira. mas ta bonito. tudo funcionando, motor parece estar funcionando bem.

Mas o que eu devo olhar ou ouvir sentir no motor e nas caixas para ter mais certeza de que ele está okay?

Como tambem na susp o que olhar nela?

Agradeço a todos pela ajuda!

Amigo, só aconselho que não tenha preguiça de pesquisar e procure andar em vários Nivas antes de definir por um... e não tenha pressa. No link abaixo têm várias dicas de como avaliar um Niva.

http://soldieradventures.blogspot.com/2009/07/como-avaliar-um-niva.html

Boa sorte!:concordo:

mauricio_silva
21/01/2010, 22:49
Achei um aqui na região por 12800,00 93 bordo.
Parece bom de lata mas a forração interna ta bem judiada, e pelo que eu vi ta entrando agua pela tampa traseira. mas ta bonito. tudo funcionando, motor parece estar funcionando bem.

Mas o que eu devo olhar ou ouvir sentir no motor e nas caixas para ter mais certeza de que ele está okay?

Como tambem na susp o que olhar nela?

Agradeço a todos pela ajuda!

Não tem "almoço de graça" neste mundo (citação do Artur "Porcão" Gaspar). Um carro usado sempre apresentará algum desgaste, defeito ou imperfeição. E quanto mais antigo for, maiores os problemas (em regra geral; exceções são raras).:parede:
É muito importante que o Niva tenha a transmissão íntegra (caixas de câmbio e de transferência, reduzida, diferencial central, eixos cardãs e diferenciais de eixo funcionando), além do sistema de suspensão e freios. Um motor de Niva não costuma ser muito caro, assim, na minha opinião, melhor escolher um modelo que tenha a lataria em bom estado e a transmissão em boas condições, mesmo que o motor não esteja lá estas coisas (a manutenção de um motor de Niva não é complicada; mas algumas peças são um pouco difíceis de serem achadas).
Para testar a suspensão, o melhor jeito é fazer "o passeio do alce" (ou o "passeio do bêbado"): com o carro seguindo em linha reta (num local apropriado, obviamente) movimente o volante para a esquerda e para direita repetidamente fazendo um "zigue-zague". Se a suspensão estiver em ordem, o Niva deve fazer a manobra sem problemas (a não ser a inclinação da carroceria, o que é normal). Carro "puxando" para um dos lados, vibração no volante, dificuldade para esterçar podem indicar problemas de suspensão.
Testar a reduzida é fácil. A redução de marchas deve ser engatada com o carro parado e pisando na embreagem. Com o carro reduzido, você poderá andar normalmente, mas as marchas ficarão mais curtas, exigindo mais trocas. Se for este o comportamento apresentado, a redução está em ordem.
O bloqueio de diferencial central também não é complicado de testar. Leve o Niva até um lugar que tenha uma guia (meio-fio) um pouco mais alto (mas que possa ser "escalado" pelo Niva, algo como uns 20cm, 30cm no máximo). Encoste o Niva no meio-fio de tal forma que as rodas da frente fique apoiadas (encostadas) na guia (como se fosse para subir na calçada). Em marcha lenta, sem o bloqueio do diferencial), tente subir na calçada. É provável que as rodas traseiras "derrapem" (girando em falso) e as rodas dianteiras fiquem paradas. Com o bloqueio acionado, o Niva deve "escalar" o obstáculo sem maiores problemas e sem fazer as rodas derraparem.
Acho que estes testes podem ajudar você a identificar eventuais problemas que o Niva possa ter. Mas, para ter certeza mesmo, o melhor é ter um bom mecânico como acompanhante nestes testes.
[]s.

Maurício (Tche)

Alexandre Banana
21/01/2010, 23:11
Achei um aqui na região por 12800,00 93 bordo.
Parece bom de lata mas a forração interna ta bem judiada, e pelo que eu vi ta entrando agua pela tampa traseira. mas ta bonito. tudo funcionando, motor parece estar funcionando bem.

Mas o que eu devo olhar ou ouvir sentir no motor e nas caixas para ter mais certeza de que ele está okay?

Como tambem na susp o que olhar nela?

Agradeço a todos pela ajuda!
Dicas:

Teste se as marchas estão escapando.
Para fazer isso coloque a tração no neutro. Engate a primeira, tire o pé da embreagem e pise no acelerador. Pode subir o giro. Deixe o giro baixar e pise rapidamente. Repita o mesmo procedimento com todas as marchas. Se alguma escapar é sinal que tem problemas na caixa.

Verifique a parte de baixo do carro.
Olhe por baixo do carro todo o assoalho. Dê uma atenção especial para as longarinas. Outro ponto frágil no Niva é no local onde fica fixado os tensores da suspensão traseira, veja como estão eles.

Verifique folga nas rodas.
Balance as rodas para verificar folgas, se tiver na frente provavelmente a suspensão está com as buchas e pivôs detonados.

Vibração em excesso.
Ande no Niva e passe dos 80km e veja se ele vibra mais do que o normal ( quanto mais você andar em Nivas vai ver o que é normal e o que não é).


No mais ... Boa sorte na aquisição.

Soldier
22/01/2010, 21:51
(...)
Vibração em excesso.
Ande no Niva e passe dos 80km e veja se ele vibra mais do que o normal ( quanto mais você andar em Nivas vai ver o que é normal e o que não é).
(...)


Difícil é definir o que é vibração "normal" e o que não é... sei que essa questão é polêmica, mas "vibrar" não é normal nem em CJ por que seria em Niva... se o seu Niva vibra e seu mecânico disser que isso é normal... troque de mecânico.:roll:... isso normalmente é desculpa de preguiçoso pra não procurar o problema...

Meu Niva, totalmente original, chegava a 120 ou mais (no descidão :lol:) e não vibrava... só começava a "roncar" quando chegava no limite do motor... mas com pneus apropriados, suspensão perfeita, cambio alinhado, buchas e coxins no lugar e sem rachaduras, bolachão inteiro e bem ajustado... entre outras coisas.

Abçs!!:concordo: