PDA

Ver Versão Completa : Pneus maiores que os originais forçam o diferencial??



rodbalves
19/01/2010, 17:41
Amigos boa tarde. Estou com uma dúvida tremenda! Troquei minha Pajero GLX 3.0 V6 a qual estava com 4 pneus 31x10,5x15 com menos de 500km rodados por uma Pajero GLS 2.8 T.D. com pneus 255x75x15. A dúvida é a seguinte: O negociante que ficou com a minha Pajero notou (e eu tbm!) um estalo grande quando se engatava a 5° marcha em uma velocidade baixa, o que ele afirmou ser uma folga no diferencial. Ele me também afirmou que essa folga foi devido ao uso dos pneus 31x10,5, que segundo ele não são apropriados para o carro e acaba forçando o diferencial gerando com o passar do tempo esta folga. Fiquei meio sem entender, mas acreditei nele, e acabei não trocando os pneus, pois no negócio eu iria pegar meus pneus zerados 31x10,5 e passar para a Pajero GLS, mas acabei ficando com os 255x75 que também estão novos (7.000km rodados). Afinal, isso existe mesmo? Achei os pneus 255x75 muito pequenos pra ela, mesmo sabendo que são os originais. Fiz o certo? Fiz burrada? Muito obrigado pela atenção de todos! Um abraço.

ROAD TECH
19/01/2010, 19:06
Amigos boa tarde. Estou com uma dúvida tremenda! Troquei minha Pajero GLX 3.0 V6 a qual estava com 4 pneus 31x10,5x15 com menos de 500km rodados por uma Pajero GLS 2.8 T.D. com pneus 255x75x15. A dúvida é a seguinte: O negociante que ficou com a minha Pajero notou (e eu tbm!) um estalo grande quando se engatava a 5° marcha em uma velocidade baixa, o que ele afirmou ser uma folga no diferencial. Ele me também afirmou que essa folga foi devido ao uso dos pneus 31x10,5, que segundo ele não são apropriados para o carro e acaba forçando o diferencial gerando com o passar do tempo esta folga. Fiquei meio sem entender, mas acreditei nele, e acabei não trocando os pneus, pois no negócio eu iria pegar meus pneus zerados 31x10,5 e passar para a Pajero GLS, mas acabei ficando com os 255x75 que também estão novos (7.000km rodados). Afinal, isso existe mesmo? Achei os pneus 255x75 muito pequenos pra ela, mesmo sabendo que são os originais. Fiz o certo? Fiz burrada? Muito obrigado pela atenção de todos! Um abraço.

Olá Amigo,

Pneus de medidas muito maiores do que as medidas originais acarretam um série de problemas, não só de desempenho dinâmico do veículo, mas também fadiga em diversos componentes dos sistema de transmissão, suspensão, freios, só para citar alguns.

Confira discussão sobre pneus maiores:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16183

A alegação do negociante com relação aos pneus 31" x 10,5" x 15" não tem fundamentação técnica, pois esses pneus tem diâmetro muito próximo ao do 255/75 -15 , que corresponde a 30 pol.

Eu possuo uma Pajero GLS - B 95 em cuja etiqueda de especificações de pneus, na coluna da porta do motorista, recomenda duas medidas de pneus (265/70 -15 e 31 x 10,5 x 15). Acredito que no seu caso não deve ser diferente.

Você poderá tirar suas dúvidas quanto a diâmetros de pneus no site:

http://www.4lo.com/4LoCalc.htm

No último quadro, no pé da pagina, há uma planilha de cálculo que converte as medidas métricas em polegadas. Vc verá que um pneu 255/75 - 15 corresponde a 30 pol de diâmetro.

Bem, é isso ai.

Sds,

Octávio

lealrenato
19/01/2010, 23:27
Olá Amigo,

Pneus de medidas muito maiores do que as medidas originais acarretam um série de problemas, não só de desempenho dinâmico do veículo, mas também fadiga em diversos componentes dos sistema de transmissão, suspensão, freios, só para citar alguns.

Confira discussão sobre pneus maiores:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16183

A alegação do negociante com relação aos pneus 31" x 10,5" x 15" não tem fundamentação técnica, pois esses pneus tem diâmetro muito próximo ao do 255/75 -15 , que corresponde a 30 pol.

Eu possuo uma Pajero GLS - B 95 em cuja etiqueda de especificações de pneus, na coluna da porta do motorista, recomenda duas medidas de pneus (265/70 -15 e 31 x 10,5 x 15). Acredito que no seu caso não deve ser diferente.

Você poderá tirar suas dúvidas quanto a diâmetros de pneus no site:

http://www.4lo.com/4LoCalc.htm

No último quadro, no pé da pagina, há uma planilha de cálculo que converte as medidas métricas em polegadas. Vc verá que um pneu 255/75 - 15 corresponde a 30 pol de diâmetro.

Bem, é isso ai.

Sds,

Octávio

grande otavio

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas: pelo exemplo do que é ser forista

sempre ajudando, e muito bem

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:oc tavio

rodbalves
20/01/2010, 17:02
Muito obrigado amigo! Eu realmente poderia ficar com meus 31 novinhos, uma pena não ter trocado. Menos mau que os 255 também estão novos. Um abraço!

tonturinha
06/06/2010, 18:05
aqui no forum o pessoal tem usado 33" sem problemass.. mas o cuidado nas trilhas dizem q tem q ser maior evitando patinar dar trancos. agora a longo prazo nao sei os efeitos..
mass os 31" dao pouca diferença dos 30" e eu creio q nao estragam nada.a minha ta cm 30" mas na proxima troca ou vou pra 33" dependendo do preço ou pra 31" mas no 30 eu nao fico hehehe
abraçooos

lealrenato
06/06/2010, 20:05
vc pode usar ate pneu 34 ou 35 "

mas que vai abreviar a vida util de todos os componentes da suspensao, rolamentos, diferencial e caixa, vai e bastante !!!

o octavio fez uma excelente explanação a respeito do assunto:palmas::palmas::palmas:

Paulo_CW
07/06/2010, 07:30
O pneu original da Pajero é o 265/70/16
Alteração nas medidas de pneus influência muito nas peças diretamentes ligadas a suspensão bem como altera muito o consumo tbm... e isso também depende muito do mod. de pneu a ser utilizado.
Na minha Pajero uso pneus bem maiores q os originais e 100% off, mas isso pq faço uso somente em trilhas... até hj não tive problemas com a suspensão, mas minha viatura não serve como comparação já q seu uso é mais radical...
Quando a folga de diferencial, isso não é culpa de pneus com maior dimensional, pode ser q este diferencial já foi aberto e montado fora de expecificações... tbm pode ser culpa dos rolamentos desgastados, folga nos encostos... pq e esses sim sofrem maior desgaste por uso de pneus maiores, dae se o dono não faz manutenção com certeza vai acarretando maiores problemas com o passar do tempo.

musictowers
01/07/2010, 14:44
Pessoal,

Acabo de entrar no mundo 4x4. Eu tinha um Suzuki Grand Vitara e troquei por um Pajero iO.

No vitara, eu tinha pneus HT-760 da Maxxis (P235/71R16). Estou querendo colocá-los na pajerinho. Vou ter problemas?

fedao2004
01/07/2010, 21:21
também to dentro de uma noturna em glórinha
Maurícioalan32 (vitara agora de guincho)
fedao2004 (pajero)

com certeza dependendo do dia tem mais jipeiros aqui de Nova Petrópolis para ir.

KONDZ jeep tires
02/07/2010, 09:59
Ola Pessoal,

Só um pitaco de conhecimento com relação a pneus.

Os pneus 31x10,5R15, 255/75R15 e 265/70R15 possuem mesma medida.

A diferença é que as medidas em polegadas são medidas americanas e medidas em milimetros referem-se a medida europeia.

Discordo um pouco dessas calculadoras pois a medida real dos pneus variam de marca para marca. Tenho essas informações porque no nosso processo de recapagem após a raspagem dos pneus fazemos a medição da base do pneu para saber qual banda será aplicada. Nesse processo temos uma variação de medida muito grande!!!

Diria que ele gostou dos pneus 31" do carro e te assustou para não trocar eles.

Abraços,

Boas trilhas!

Marcos