PDA

Ver Versão Completa : Comprar ou nao Um Samurai???

Paulo Victorino
19/01/2010, 09:57
Bom dia a todos, estou pensando em comprar um samurai 97. Faço uma pergunta a todos, quais sao os pontos fracos e positivos do carro, como é a manutenção, seguro, e desempenho???
Possuo hoje uma defender 90, sera, que ha muita diferença entre os carros?? Uso meu carro o dia dia, e para viagens e trilhas.

Desde ja agradeço a colaboração de todos.

sandro-natal
19/01/2010, 10:43
A Defender possui boa capacidade de bagagem, o que é bom para expedições. Já no Samurai praticamente não cabe bagagem. Sobre desempenho em trilhas, manutenção e outros aspectos, outros colegas poderão falar com mais propriedade.

mauricioalan32
19/01/2010, 10:46
Samurai é Jeep p trilha mesmo (um dos melhores) e Defender é mais Jeep p expedições e passeios... Samurai é bom, tive um e hj eu vejo como eu era feliz e nao sabia... abrass

andre veiga
19/01/2010, 10:56
Caaara vc vai se sentir dirigindo uma cx de fósforos... São duas viaturas totalmente diferentes.
Uso meu samurai exclusivamente para trilhas, e das que conheço não o troco numa defender por nada.

O samurai é minúsculo se comparado à defender, mas proporcionalmente o acho maior que ela, em espaço interno para motorista e carona.
Tem um motorzinho valente apesar de ser 1.3, e consumo coerente para um jipe 1.3, noo tenho noção de seguro.

Se está pensando em viagem longa, não acho a melhor opção, no dia a dia, pode ser mas a trilha é que é o habitat dele. Provavelmente a defender é um carro multi uso melhor que o samurai especialmente se viaja longe com familia, mas se precisa de um carrinho valente, agil, esperto e que só faz bonito em trilha...

Quanto à manutenção acho que depende do uso, mas se pegar um que esteja em ordem e cuidar, só vai gastar o normal. Tem montes de peças de outras linhas que sãp PnP, outras precisam de pequenas ou médias adaptações.

Pesquise na área dos suzukis que encontrará MUITA coisa sobre ele.

JEFFCATUNDA
19/01/2010, 11:40
O samurai ralmente é muito ruim para o dia a dia... entre-eixos muito curto o que o faz pular demais...espaço interno minimo e banco trazeiro terrivel...

fora de estrada é outra coisa......

Ricardo Passoni
19/01/2010, 13:20
Vou falar do meu que é feixe de mola ( ate 95), o que vc esta vendo é 97 ja e molas helicoidais , bem pouca mais confortavel, se é que isto é possivel em um samurai rs! , acabamento de jipe, nada de conforto , nada de DH , mas tem a/c , seguro não fazem , so contra terceiros ! O motor do 97 é um pouco mais potente deve ter uns 80 cv se não me engano !! Em termos de preparação para trilhas o feixe de mola ate 95 é o melhor! A caixa de transferencia do 97 e por corrente , mas como jipe seja ele feixe ou molas é um bom carro mas , bem pequeno por dentro !
Mas não torcaria o meu por nada rs!
Abraços e qquer coisa pergunte !

marcelmarini
19/01/2010, 13:31
Paulo,

Utilizo o meu Samurai 98 diariamente, tenho calços na suspensão que melhoram um pouco, mas não tem conforto de carro normal.
Fiz 2 trilhas com ele, pode acreditar, é valente.
Há propósito, se interessar, estou vendendo o meu:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=68090

Um abraço

Marcel

Marvin_CPS
19/01/2010, 13:35
Concordo com o Andre, comparado com a Defender, vc vai se sentir numa caixa de fosforos....

No meu ponto de vista, é uma das melhores viaturas de trilha: leve, agil e com motor suficiente para empurrá-lo em qq obstáculo (logico que ha limitações como em qq outra viatura).
Na cidade, não deixa a desejar, tenho um 93 com pneus frontiera e vou com ele pra tudo qto eh lugar... Pula?! Bastante, ainda mais se acabou de arquear aas molas... Mas não é bixo de 7 cabeças não... Com o tempo vc acostuma e aprender a lidar com o bixinho!!!
O espaço interno é suficiente para vc e um co-piloto, e somente... Até vai um zequinha, mas não aconselho muito não! Contando isso na trilha e em viagens curtas... Para longas viagens, melhor não usar o samuca não....

Peças, em sampa vc tem bastante MO dispoivel e vendas conhecidas como a Suzucar e Alternativa4x4.. Acha praticamente de tudo nesses dois lugares, desde original até paralelo... É caro?! Bom, pra quem tem um defender, vai sair bem mais barato!!! Pode ter certeza!

Espero ter ajudado

Paulo Victorino
19/01/2010, 14:57
Bom pessoal, acho que ja consegui ter uma ideia, sobre o carro.
Estou com outras duvidas, consumo e IPVA?
Pois uns dos motivos da venda do defender é o IPVA, que é um absurdo, e obviamente a manutenção.
Obrigado a todos, com estas duvidas esclarecidas, vou ver se entro pra turma dos suzukis agora, dai é só marcar pra fazer o batismo do carro.

Obrigado a todos.

ESMJ
19/01/2010, 15:21
Caro amigo,

Caso se interesse possuo um Suzuki Jimny ano 2001 1.3 16v completo, rodas, muito bem conservado.
Segue o link do anúncio com as fotos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=68345
IPVA 2010 pago!
Abs

Paulo Victorino
19/01/2010, 15:44
Boa tarde,
Tem algumas pessoas oferecendo seus carros, no tópico. Acho que tudo bem, mas tem que levar em consideração, que a defender esta entrando na troca do saumari que estou querendo comprar, por isso das duvidas colocadas no tópico.

Obrigado a todos.

Pablo Toledo
19/01/2010, 18:56
Caro Paulo;
Sem conhecer detalhes da sua viatura, te digo que se a sua idéia é dar ao Samurai a mesma aplicação que atualmente dá à Defender, então fique com a Defender. Se você quer melhorar a performance em trilhas e encarar algumas um pouco mais complicadas sem penalizar o desempenho em grandes deslocamentos, então invista na sua Defender (suspensão, pneus, beadlock, bloqueios etc).
Eu somente partiria pra um Samurai caso você queira realmente encarar trilhas pesadas sem dó nem piedade. Mas para isto, esteja ciente que terá que investir na preparação do carro caso pegue um todo original (além de pneus, bloqueio, redução de t-case, SPOA, jumelos revolver, freios, beadlock etc).

[ ]s

Mamute Samurai93 JCER
19/01/2010, 20:11
ola amigão
Consumo é o minimo possível, o meu e injecão e não bebe nada muito bom, IPVA desse ano ficou 225,00 total so que e ano 93, achei barato?

Ricardo Passoni
19/01/2010, 20:51
Olha a diferença rs! aqui em SP o meu tbem 93 paguei R$ 470,00 aprox, que beleza rs !
Abraços

Paulo Victorino
20/01/2010, 09:30
è pessoal, a troca da defender por um samurai, é por que nao estou aguentando pagar a manutenção da defender, nem o ipva, que este ano veio R$ 1400,00. E que no caso o interessado na land, tem um samuka 97 , e esta me pagando o preço que quero na land, dai sobra um troco, pra quitar minhas dividas. heheheh
Obrigado a todos.

ESMJ
20/01/2010, 09:53
So para contribuir sobre o valor do IPVA,

Um amigo tem um Suzuki Samurai ano 1997/1997

O valor do IPVA 2010 PARCELA ÚNICA COM DESCONTO no valor de R$ 181,36

Em Fortaleza - Ceará

marcelmarini
20/01/2010, 17:44
So para contribuir sobre o valor do IPVA,

Um amigo tem um Suzuki Samurai ano 1997/1997

O valor do IPVA 2010 PARCELA ÚNICA COM DESCONTO no valor de R$ 181,36

Em Fortaleza - Ceará

Não é possível, o meu 97/98 ficou em R$725,00.
Porque será esta diferença?

Paulo Victorino
20/01/2010, 18:52
Eita, mas como é caro.
Vou verificar com o cara do samuka, quanto é o dele, e depois coloco o valor aqui.

JEFFCATUNDA
20/01/2010, 20:59
è pessoal, a troca da defender por um samurai, é por que nao estou aguentando pagar a manutenção da defender, nem o ipva, que este ano veio R$ 1400,00. E que no caso o interessado na land, tem um samuka 97 , e esta me pagando o preço que quero na land, dai sobra um troco, pra quitar minhas dividas. heheheh
Obrigado a todos.
O negócio parece ser bom, mas a troca não vai ser só de viatura, vai ser de estilo....

Quanto aos custos de manutenção você pode estar certo que serão mmmuuuuuuiittoo menores mesmo.

ESMJ
21/01/2010, 00:29
Não é possível, o meu 97/98 ficou em R$725,00.
Porque será esta diferença?

Caro amigo marcelmarini,

Em SP o valor cobrado do IPVA é de 4%, enquanto em Fortaleza é cobrado 2,5%. Essa é a grande diferença, aqui é mais barato....hehehe
Abs

JEFFCATUNDA
21/01/2010, 00:50
Caro amigo marcelmarini,

Em SP o valor cobrado do IPVA é de 4%, enquanto em Fortaleza é cobrado 2,5%. Essa é a grande diferença, aqui é mais barato....hehehe
Abs
Mas isso só até os 15 anos do bixim... dai para frente é de gratis......

Evandro Coev
21/01/2010, 11:32
Em São Paulo para ficar livre do IPVA o carro precisa ter 20 anos. Isso não vale pro País Todo?
Voltando ao tópico, acabei de comprar um Samurai. O carro tá judiado de trilha. Era de um cara do litoral de São Paulo. Com AP 1.8 álcool, câmbio de chevette e pneus geninho, suspensão original. O bicinho é valente pra danar! Excelente jipe, com excelente custo/benefício. Não fiz viagens longas ainda, mas a caixa de redução ronca um pouco, o que incomoda! Resumo, o Smurai é tudo de bom!

Ricardo Passoni
21/01/2010, 11:52
Eduardo seu Samuca deve ter kit de redução por isso ronca um pouco mais , mas podem ser rolamentos ! . Qto a judiado vc vai aos poucos deixando ele com vc quer! digo isso pq o meu tbem tava com umas coisas a serem resolvidas e arrumei!
abraços

JEFFCATUNDA
21/01/2010, 18:20
em são paulo para ficar livre do ipva o carro precisa ter 20 anos. Isso não vale pro país todo?
Voltando ao tópico, acabei de comprar um samurai. O carro tá judiado de trilha. Era de um cara do litoral de são paulo. Com ap 1.8 álcool, câmbio de chevette e pneus geninho, suspensão original. O bicinho é valente pra danar! Excelente jipe, com excelente custo/benefício. Não fiz viagens longas ainda, mas a caixa de redução ronca um pouco, o que incomoda! Resumo, o smurai é tudo de bom!

ceará: 15 anos!

Evandro Coev
21/01/2010, 19:00
Valeu, é isso aí. Vou verificar essa possiibilidade de haver um kit de redução.

Rangel4x4
22/01/2010, 09:13
Suzukeiiros,
Sei ki o tópico é de Samurai, mas estou querendo comprar um Vitara(por causa do espaço).
O ki vcs me dizem dele(prós e contras).
Meu irmão comprou um Samurai e tá gostando muito.
Valew...

Ricardo Passoni
22/01/2010, 09:15
Rangel da uma busca no forum que existem topicos especificos como que vc quer!
Abraços e boa sorte

Evandro Coev
22/01/2010, 14:17
Vitara : um carro que vai bem na trilha.
Samurai : um jipe que vai bem na cidade.
Agora, você decide!

Ricardo Passoni
24/01/2010, 10:38
Ou melhor :
Samurai vai muito bem nas trilhas e te leva na cidade pulando rs!
Vitara :vai para as trilhas e anda com certo conforto na cidade rs!
Ambos tem AC tem conforto para o dia a dia no transito mas o Vitara ainda tem DH
ABraços

Hotclassic
29/01/2010, 18:13
eeeeeeeeeeee..
o meu é 97 e só pago seguro obrigatório.... kkk ipva 0.

No Goias carro com mais de 10 anos é isento, ou seja, emplaquei o meu lá.

Quanto ao consumo +- 9km/l de gasolina, sua defender deve fazer isso só que no diesel..

Conforto??? só se for original e ainda sim é muito pouco confortável.
Quanto mais preparação o carro tem, menos confortável ele é.

Pra trilha é ótimo, pra viajar +-, se por redução ( x ) prepare-se pra ter velocidade de cruzeiro de 80 a 90km/h, e picos de +-110.
Bagageiro, só se for samurai metal top, que aí tu poe aqueles bagageiros em cima e poe as malas/tralhas lá, porque dentro mal cabe as pessoas.

Ricardo Passoni
29/01/2010, 18:38
Ah e se prepare para apreciar bem a paisagem do lado direito da estrada rs hahaha! e ainda ver muitos mas muitos caminhoes passarem rs! mas tem uma vantagem multa por excesso de velocidade so acima de 40km h e 60 km h rs! .
Abraços

rija
31/01/2010, 00:28
Bom dia a todos, estou pensando em comprar um samurai 97. Faço uma pergunta a todos, quais sao os pontos fracos e positivos do carro, como é a manutenção, seguro, e desempenho???
Possuo hoje uma defender 90, sera, que ha muita diferença entre os carros?? Uso meu carro o dia dia, e para viagens e trilhas.

Desde ja agradeço a colaboração de todos.

Paulo, comparar a Land com o Samuka é o mesmo que comparar Banana com Laranja :mrgreen:. Os 2 carros são totalmente diferentes. Espaço, motorização, comportamento na trilha, na cidade, etc. Você precisa decidir o porque e pelo que eu vi é por causa dos altos custos com a Land. No Samuka com certeza será bem menor. Primeiro pelo IPVA, segundo pelo seguro (porque não têm pra ele, mas também não é visado. Um rastreador já está bom), peças PNP de outros carros, adaptação fácil, etc.

Se ele vale a pena? Sou suspeito. Tive 2 e vendi por um motivo que vai meio que de encontro ao seu = performance na estrada. O último tinha pneus 31" e caixa de redução. 90 Kms nele era só com o vento a favor. Aja saco na estrada mas na trilha não tinha para ninguém. Hoje tenho uma XJ que agora dá para andar ao lado das Campers, CJ 6cc, Lands, etc :)

Sugestão: já pensou num sidekick?

[]ão e boa compra.

Paulo Victorino
02/02/2010, 12:25
Muito obrigado pela opinião.
Pelo que vi mesmo aqui no site, nao vou mais comprar um samurai, acho que vou partir para um vitara.
Na manutenção do carro seria ideal, mas a proporção dos carros é inviavel, fui fazer um teste drive no samurai, e não deu certo achei muito pequeno mesmo, isso porque to acostumado com a land.
Obrigado a todos pelas opiniões postadas.
Quem sabe nao nos encontramos nas trilhas por ai!!

rija
03/02/2010, 19:14
Viatura 4x2 você diz? Sai deste corpo que não te pertence ...
Eu fiz isto e não demorou 6 meses para eu pegar outra viatura 4x4 de novo.
Sugestão: uma Cherokee Sport. Têm a Diesel a partir da 2000 ou a gasolina com kit gás por exemplo. Estou com uma e a manutenção é simples e não tão cara como uma land. Isto a partir de 25 mil latinhas. E posso dizer que é 20x mais confortável que uma Land (e se for a 90, bem maior também). Abraços

Paulo Victorino
04/02/2010, 11:47
Não não, 4x2 nunca mais, tive uma dokota, meu deus do ceu oque era aquilo, andava bem mais em subida , era um terror. Estou a pesquisa de outro 4x4 sim, mais comfortavel, mas por ter tido uma dakota, não quero mais um importado americano, tive experiencias ruins...
Estou pensando em comprar um jipinho mesmo, tipo vitara, GV, traker, Pajeto TR4...
Mas valeu pela dica.
Abraços

Joao Baeta
04/02/2010, 17:50
:arrow:Bem Paulo...
IPVA do Azul é 216 pratas aqui no Rio.... Ano 93!
Eu já comecei a guiar bem.... há 13 anos... Num Samurai Canvas azul metalico ano 93 semi-0km que era da fazenda... Eu adorava aquele Samurai.... E um tempo em maio de 03 o meu irmao bate com ele.... Com < 20 mkm originais! (Tinha batido logo 1 semana de comprar o Azul que era grafite original)
Entao há 13 anos eu dirijo um Samurai.... Ou seja... Suzuki nunca me deixou na mao...
Azul é de trilha... Dia dia em natal de 2004...Ganhei um Jimny Wide 00.01 completo.... Era show!
Na verdade são 2 samurai's.... Antigo e o "novo" que é o Jimny... Usei 3 anos com muita felicidade até que eu bati... Dando PT em 2007... Queria matar a seguradora qnd soube que o Jimny ia embora.... :evil: Menos 1 mes de pé... Eu estava indo na loja de carro de um amigo... E bati de frente um................... Grand Vitara 2.0 TD 01.01 único dono ... Peguei esse carro num fds para "testar"... E até hoje estou com o GVTD e Samurai Azul..... Ambos da Suzuki! :dance: :concordo:

Evandro Coev
04/02/2010, 18:45
Não não, 4x2 nunca mais, tive uma dokota, meu deus do ceu oque era aquilo, andava bem mais em subida , era um terror. Estou a pesquisa de outro 4x4 sim, mais comfortavel, mas por ter tido uma dakota, não quero mais um importado americano, tive experiencias ruins...
Estou pensando em comprar um jipinho mesmo, tipo vitara, GV, traker, Pajeto TR4...
Mas valeu pela dica.
Abraços

Paulo, a TR4 é uma opção, mas só passeios mais leve. Tenho uma e vai muito bem, na estrada é um carro, mas trilha pesada judia muito, além da manutenção ser carinha. Sugestão, fique com a Tr4 e um Samurai. casal perfeito.

Thunderbirden
04/02/2010, 23:42
http://www.flickr.com/photos/47221602@N02/4330873721/Companheiros, estou quase comprando um Samurai. Tirei umas fotos do bichinho por baixo e vejam o que vocês acham? Dá para tirar uma conclusão do estado do mesmo? Onde mais devo fotografar e olhar para atestar um bom estado da viatura? Abs. Oooppss. seguem as fotos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//501/4331609176_d1a0e7e790_m.jpg
Alguém pode me dizer aí um jeito fácil de incluir as imagens?http://www.flickr.com/photos/47221602@N02/4330873721/http://www.flickr.com/photos/47221602@N02/4330873475/http://www.flickr.com/photos/47221602@N02/4331609176/http://www.flickr.com/photos/47221602@N02/4330872841/http://www.flickr.com/photos/47221602@N02/4330872481/http://www.flickr.com/photos/47221602@N02/4331608148/http://www.flickr.com/photos/47221602@N02/4331607776/http://www.flickr.com/photos/47221602@N02/4330871501/

Thunderbirden
05/02/2010, 00:43
Segue um link para visualização das fotos. Obrigado.
http://www.flickr.com/photos/thunderbirden/

MaGao
05/02/2010, 10:28
pelas fotos por baixo ta ate conservado.. tira foto geral.. motor etc..

Abraços,

zycki
12/02/2010, 10:34
Olá Rija!

Nunca tive um 4x4. meu irmão tem um Sidecki 4P preparada que é muito legal, e parece encarar muito bem a maioria das trilhas. Eu fazia trilha de moto nos meus 18 anos, e agora com 43 anos queria voltar a sentir o gostinho do barro.
Quase comprei um GV 4P lindão, já todo preparado (o que é dificil de ver num GV) mas acabei perdendo o negócio. Depois disso, concluí que é muito difícil ter uma unica viatura para uso na trilha e como carro do dia-a-dia. Então achei que a melhor opção seria o samurai exclusivo para trilha + um carro de passeio normal para o meu uso diario.
Porém gosto muito das XJs preparadas (lift+parachoques+pneus+guincho), mas comentam que o custo de manutenção e consumo torna isso um brinquedo muito caro, mas como seria um carro para os dois tipos de uso, talvez este custo seja compensado.

Resumindo: como tu já teve boas experiências com os samukas e tem um cheroka agora, gostaria da tua opinião. Tu utiliza a XJ no dia-a-dia e na trilha tbm? faz trilhas com frequência? Na tua opinião, quem se comporta melhor na trilha média, o samuka ou a XJ? A tua é preparada? Ouvi maus comentários sobre as diesel (motor dakota) problemas de aquecimento.

Note que será meu primeiro 4x4.

Abraço,
Marcos

Paulo, comparar a Land com o Samuka é o mesmo que comparar Banana com Laranja :mrgreen:. Os 2 carros são totalmente diferentes. Espaço, motorização, comportamento na trilha, na cidade, etc. Você precisa decidir o porque e pelo que eu vi é por causa dos altos custos com a Land. No Samuka com certeza será bem menor. Primeiro pelo IPVA, segundo pelo seguro (porque não têm pra ele, mas também não é visado. Um rastreador já está bom), peças PNP de outros carros, adaptação fácil, etc.

Se ele vale a pena? Sou suspeito. Tive 2 e vendi por um motivo que vai meio que de encontro ao seu = performance na estrada. O último tinha pneus 31" e caixa de redução. 90 Kms nele era só com o vento a favor. Aja saco na estrada mas na trilha não tinha para ninguém. Hoje tenho uma XJ que agora dá para andar ao lado das Campers, CJ 6cc, Lands, etc :)

Sugestão: já pensou num sidekick?

[]ão e boa compra.

Ricardo Luis
12/02/2010, 14:27
Segue um link para visualização das fotos. Obrigado.
http://www.flickr.com/photos/thunderbirden/

Se for pra fazer trilha eu não compraria helicoidal !! :discordo: E Se for para passeio não compraria Samurae :stop:

Ricardo Passoni
13/02/2010, 11:17
Se vc quizer tenho um amigo uqe vai vender a Cherokee Sport dele essa ta zerada!! , qquer coisa te passo o contato e vc negocia com ele!
Abraços ,mas um samuca é um samuca!

xibiu!!!
21/12/2022, 08:43
Suzuki Samurai: historia, modelos, motores e curiosidades (https://www.noticiasautomotivas.com.br/suzuki-samurai/)

580003