Ver Versão Completa : Ranger
Algumas duvidas:
- como regular os farois da ranger? TEm um parafuso ali no farol que nao tem como chegar nele, nem chave que pegue...qual a manha?
- aquela forração do capuz do motor, tem algo a fazer pra deixar ela boa de novo, vai pegando água e com o tempo solta...como a minha ta agora.
- nas caçambas com protetor, é necessário retirar ele e fazer limpeza/lubrificação da lataria abaixo ou não precisa fazer nada?
- Como retirar o mcaco do suporte? Tentei e ele nao sai nem a pau...risos
- pode ser usado oleo de motor sintetico, 10w40? Encontrei pelo mesmo preço do TopTurbo num posto BR. Alguma marca de filtros recomendada?
- Com o topturbo, qual a km que pode ser rodado? O frentista disse 12mil km, procede? No rotulo diz: em aplicação rodoviaria até 45 mil km.
Valeu.:concordo:
Luizinho
19/01/2010, 09:19
- nunca tive dificuldade para regular os faróis, tem duas hastes que fazem a regulagem que se não me engano com chave canhão 6mm dá conta,
- compre outro,
- tira o protetor, limpa tudo bem lavado, polimento e enceramento da caçamba, borracha colada no protetor nos pontos de contato, não coloque nenhum tipo de óleo entre o protetor e a caçamba,
- encolhe o macaco que ele sai,
- não vejo necessidade de óleo sintético, uso Ipiranga 10w40 a mais de 70.000km sem problemas, trocando junto com o filtro a cada 10.000km (o uso da Pick-up tem sido tranqüilo).
Valeu Luiz. Ainda nao consegui regular os farois...nao tem como colocar chave nesse ponto...
Troquei oleo e filtros. A ranger tá com um comportamento (antes e depois da troca) que mantida aceleração constante, parce que tem ar, fica dando umas falhadinhas e se vc mete o pé vai embora. Pode ser ar no sistema ou é outro problema?
Grato.
Leva num eletricista e manda ele regular os faróis (também acho um porre).
A forração do capô dá para prender com rebite pop e arruela lisa nas barras de reforços (CUIDADO PARA NÃO FURAR O CAPÔ). Não deixa de usar porque vai fazer barulho (ainda mais se for o motor HSD)
Na caçamba também recomendo as orientações do Luizinho.
O macaco tem que girar (não lembro se é horário ou anti-horário) aquela roldana azul. Ele grimpa por falta de uso (ainda bem).
O óleo estou usando o Rimula a R$ 160,00 o balde de 20 litros. Troco a cada 5.000 km e de 10 em 10 o filtro.
Não fica espichando a vida útil do óleo para não encurtar a vida do motor.
Abraços.
Edintruder
19/01/2010, 18:13
eu regulo os farois com um alicate. É bem simples.
Pessoal,
Aproveitando o tópico...
Meus farois originais (2001) estão cansados e com lampadas amarelas que quase não se vê nada.
Um amigo que não soube indicar onde, disse que viu uma materia no Auto Esporte sobre recuperação de farois cansados, como se fosse um tipo de polimento interno e externo, alguem já ouviu falar alguma coisa do genero? sabe dizer onde faz?
Lampada já lí muita coisa no forum, mas ta muito dividido e gostaria de saber na opção sem farois auxiliares e de preferencia sem reles, qual a melhor lampada para se colocar, sem correr o risco de derreter o plastico do farol?
Obrigado!
dudugarra
19/01/2010, 18:41
fiz na minha ranger 98 esse sabado os farois ainda são os originais
1º comecei lixando com uma lixa 1000 e molhando com agua
2° a mesma lixa só que dessa vez com massa de polir numero 2 (ela é meio arenosa )
3º poli manualmente com cera comum granprix melhorou uns 80% axo que só naum foi 100% pq naum trenho politirs mas melhorou bem !!!!!!
Walter L. L. Casitta
19/01/2010, 19:19
O Problema é elétrico. Troquei faróis lampâdas e só consegui resolver o problema acrescentando novos reles e chicote direto bateria.
TylerNTL
19/01/2010, 22:04
Algumas duvidas:
- aquela forração do capuz do motor, tem algo a fazer pra deixar ela boa de novo, vai pegando água e com o tempo solta...como a minha ta agora.
A da minha ficou meio folote, até tentei substituir por um feltro betumado mas o fato é que tirei ela fora já a uns 2 anos e nunca me fez falta. Não percebi diferença na barulheria nem nunca me queimei no capuz.
GAUDERIO
19/01/2010, 23:56
A minha ranger é 98 xlt e tb esta com farois originais e realmente não ilumina nada, vou polir eles pois estão um pouco amarelados e pretendo trocar as lâmpadas tb, quais as melhores sem instalação de relé?
Edintruder
20/01/2010, 00:12
A minha coloquei um relé na luz alta pois deu algum problema em algum ponto do sistema que não consegui encontrar, porém tenho uma perna livre pra ligar os faróis baixos também. Ainda não fiz, porém não ajudará muito pois o refletor interno não está 100%. A parte de baixo está bem opaca, e isso não sei como recuperar. O espelhamento no plástico é uma pintura especial, então só trocando o farol inteiro. Quem sabe, se ficar mais algum tempo com a minha Ranger, colocarei os faróis da 2005 nela e usarei os piscas para o acabamento inferior. basta recortá-los e pintá-los na cor da carroceria que evito a troca da mini-frente de fibra.
Como assim Edin? explica direito este plano, vamos compartilhar, pq para mim eh mais facil conseguir 2 farois da 05/08 do que da 98/04.
Descreva melhor seu objetivo por favor.
Pq além da frente de fibra, tem tb a grade e o capô.
Flávio
Edintruder
20/01/2010, 13:27
Pra trocar a frente toda tem que trocar grade, capô, pára-choques, mini frente e finalmente os faróis...
Eu pretendo quem sabe colocar somente os faróis da 2005. Porém, é mais fácil ($$$) recortar os piscas na medida correta e pintá-los para preencher a parte de baixo dos faróis, uma vez que são diferentes. A largura deles é a mesma, então a grade eu deixarei a minha mesmo.
Por quanto consegues cada farol da 2005/09?
Naum sei ainda, mas eu tenho um amigo que tá querendo desmanchar uma 2008, roubaram a dele e ele achou, mas já sem muitas partes, como: bancos, rodas, motor, CT, diferencial e ainda por cima bateram a lateral inteira e pra ajudar é claro que ele não tinha seguro, só rastreador...
Edintruder
20/01/2010, 16:31
Nesse caso dele realmente é melhor ele tentar calcular pra ver se vender em peças é mais em conta do que remontá-la 4x2...
Tentar montar vender a Ranger 4x2 ainda pode ser uma saída pra ele.
De qualquer forma, pra ti é uma excelente fonte de peças da 2008.
Coloquei cool blue da osran, daquela barata claro...ficou melhor, luz mais clara...mas tá com 12,5V e o alternador jog 13,8V....
Nesse caso dele realmente é melhor ele tentar calcular pra ver se vender em peças é mais em conta do que remontá-la 4x2...
Tentar montar vender a Ranger 4x2 ainda pode ser uma saída pra ele.
De qualquer forma, pra ti é uma excelente fonte de peças da 2008.
O pior é que a dele era 4x4 XLT completinha, naum fazia nem 1 mês que ele tinha comprado o som my connect da nova e instalado na dele e eu comprei o MP3 que era da dele...
É fróid, esses filhos da pu.. nem vou falar mais nada que já fico nervoso.
Tentaram me levar minha Ranger 3 vezes comigo no volante, ai não...
Enquanto eu achar que dá pra dar perdido nestes filhos da ... eu vou fujir...
Bom, acabei indo longe demais, mas se ele decidir desmanchar para baixar o chassi no detram ai divulgo aqui pro pessoal, ele ainda tem 39 parcelas de mil e seiscentos e alguma coisa financiado ainda pra pagar...
Alguem tem o som original com cd para fazer rolo? A minha ta sem nada..
felippetti
20/01/2010, 19:09
Alguem tem o som original com cd para fazer rolo? A minha ta sem nada..
Eu tenho o original da minha aqui parado... CD Player original da XLT 2001... frente destacavel, CODE e tudo mais...
Mas nao tenho ideia de preco...
felippetti
20/01/2010, 19:19
Eu tenho o original da minha aqui parado... CD Player original da XLT 2001... frente destacavel, CODE e tudo mais...
Mas nao tenho ideia de preco...
Fotinhos...
Tambem tenho uma t-case de Ranger parada aqui... Ninguem quer?
eduardo1968
21/01/2010, 12:03
A da minha ficou meio folote, até tentei substituir por um feltro betumado mas o fato é que tirei ela fora já a uns 2 anos e nunca me fez falta. Não percebi diferença na barulheria nem nunca me queimei no capuz.
A forração da minha está desfiando e os pedaços, estou encontrando no filtro de ar. Então gostaria de saber se mais alguém já tirou essa forração do capô ou colocou outra e que tipo de material usou e qto gastou.:?:
Abs
Eduardo
Tirei a forração do capo da minha e farei uma pesquisa pra ver se acho num preço justo. É significativo o aumento do ruido do motor na cabine, uns 20% a mais com certeza.
Se nao for viavel, farei o seguinte:
- recortar os pedaços que estão saindo, descolando e afins. A minha tem 3 regioes ruins, as pontas e o miolo perto do ar cond.
- pegarei um pedaço daquelas mantas anti-calor de forro de construção metalizado recortanto igual ao original. Cola tudo e mantenho o forro anti-ruido num sanduiche e a parte externa que tem contato com agua fica em plastico metalizado.
Deve ficar bom...
Outra ideia que tive sao aquelas espumas acusticas, mas teria de fazer um esquema para impedir que a agua entre nela, alguma forração etc...em casa de tapeceiro deve ter algo assim...vou pesquisar.
Ah, tem aquelas espumas, tipo usadas em isolamento de acampamento, uns 12mm de espssura....usar ela mais um pedaço de metalizado para rebater o calor deve ficar bom! O q acham?
Tirei a forração do capo da minha e farei uma pesquisa pra ver se acho num preço justo. É significativo o aumento do ruido do motor na cabine, uns 20% a mais com certeza.
Se nao for viavel, farei o seguinte:
- recortar os pedaços que estão saindo, descolando e afins. A minha tem 3 regioes ruins, as pontas e o miolo perto do ar cond.
- pegarei um pedaço daquelas mantas anti-calor de forro de construção metalizado recortanto igual ao original. Cola tudo e mantenho o forro anti-ruido num sanduiche e a parte externa que tem contato com agua fica em plastico metalizado.
Deve ficar bom...
Outra ideia que tive sao aquelas espumas acusticas, mas teria de fazer um esquema para impedir que a agua entre nela, alguma forração etc...em casa de tapeceiro deve ter algo assim...vou pesquisar.
Ah, tem aquelas espumas, tipo usadas em isolamento de acampamento, uns 12mm de espssura....usar ela mais um pedaço de metalizado para rebater o calor deve ficar bom! O q acham?
Será que não tem no mercado a forração nova? Já tentou num capoteiro ver se ele tem alguma solução? Tipo feltro com napa?
Abraços.
Sim, nova tem, mas acho q nao sai menos de 100 latas...a ideia é ter um material mas barato com o mesmo efeito.
Fui rever o meu e não dá pra usar...ele estufou como um todo...novo tem 4mm, o meu a parte fina deve ter uns 40 mmm...risos
Duvida: o ar ond da minha funciona mas não é aquele frio intenso...nem no max ar. É assim mesmo?
Duvida: o ar ond da minha funciona mas não é aquele frio intenso...nem no max ar. É assim mesmo?
O ar da minha fazia a mesma coisa... até que começou a travar a correia.
Resultado: Perdi o compressor.
Abs
Pequeno jr
21/01/2010, 23:54
eu regulo os farois com um alicate. É bem simples.
X2 !!!
Basta ter paciência que consegue.
felippetti
21/01/2010, 23:59
O ar condicionado da Ranger gela e gela MUITO! Se não tá gelando direito, é hora de fazer manutenção...
Boa sorte!
Então o meu ta indo pro vinagre mesmo.
Refiz a forração do capo do motor. Usei duas camadas de forro com betume de um lado. Juntei duas partes com cola e recortei no formato, mas não achei os rebites em tamanho maior para fixar direito. Custo: 23 reais.
As bordas vou procurar aquela borracha de acabamento tipo U e colocar ao redor.
Depois postarei fotos.
Se durar uns 3 anos ja ta loco de bom...
Então o meu ta indo pro vinagre mesmo.
O botão do Termostato está todo virado para o lado azul (esquerdo)?
Edintruder
22/01/2010, 14:42
Quando usava a minha Ranger só no RS, o AC sempre gelava muitíssimo bem, porém quando fui pro MS descobri que estava com pouca pressão de gás no AC pois parecia não funcionar o ar frio.
Sim, ta tudo no frio, mas gela pouco. Tipo, fica uma temp agradavel, mas não gela. O q notei é que o compressor liga e desliga, parece automatico, fica um pouco ligado, dai desliga, liga de novo...é isso mesmo?
Sim, ta tudo no frio, mas gela pouco. Tipo, fica uma temp agradavel, mas não gela. O q notei é que o compressor liga e desliga, parece automatico, fica um pouco ligado, dai desliga, liga de novo...é isso mesmo?
Fala, Nava. Tudo bem por aqui ou já tá com saudades da Sportage?:mrgreen:
Teu caso é clássico de pouco gás no sistema. A minha estava assim.
O cara tirou o restante do gás, deu vácuo, encheu e beleza:concordo:
Vá numa oficina sem preocupação. R$ 80,00 a carga com o R134 (sem CFC).
Um abraço e não se esqueça da gente.
Edintruder
23/01/2010, 00:14
Com certeza é falta de gás.
Se for só falta tá bom...mas sempre tem aquele buraco por onde ele vazou né...
Se for só falta tá bom...mas sempre tem aquele buraco por onde ele vazou né...
X2...O gás não desaparece do nada. O Meca em ar cond vai ter de fazer "contraste" no sistema para detectar possíveis vazamentos.
Abraços.
Fiz uma trilha sabadao com a danada. E não é que o tratorzinho é bom mesmo!
E olhem que eu coloquei um armadillo 235 usado ainda....kkk...casa de ferreiro....
Achei o carro bem firme, sempre á mão. Como chove direto, a trilha ja velha conhecida nossa estava com erosões sinistras. A ranger passou em tudo, torcendo, tracionando e subindo parede...
E a patroa tb gostou! Yeahhh
Como eu era o puxa fila, não tinha ninguem lá rpa filmar as atravessadas...mas vou postar os que fizeram.
Depois que eu colocar um Armadillo 26575R16 com 32", dai sim o bixo vai pegar!
Valeu
http://www.youtube.com/watch?v=YQA8fjgAEus
Como fazer a regulagem do esguicho de água do lavador do parabrisas?
O meu tá com um bom leque mas muito baixo, a palheta inicia a seco...nao achei como regular, então amigos: help!
A minha limpo com um pano úmido, que sai invariavelmente preto!
- nas caçambas com protetor, é necessário retirar ele e fazer limpeza/lubrificação da lataria abaixo ou não precisa fazer nada?
A minha nunca tirei. Embaixo deve estar um lixo!
- Como retirar o macaco do suporte? Tentei e ele nao sai nem a pau...risos
:-D É na rosca!!!Afrouxe que ele sai (ao menos na minha...)
- pode ser usado oleo de motor sintetico, 10w40? Encontrei pelo mesmo preço do TopTurbo num posto BR.
Pode. Veja as especificações do manual. Provavelmente supera o indicado lá.
- Alguma marca de filtros recomendada?
Os meus são da marca MARBA. MARBArato que tiver.
Espero que ajude!
Abs
Como regular os esguichos do lavador do parabrisas?
felippetti
08/02/2010, 12:40
Como regular os esguichos do lavador do parabrisas?
Usa uma agulha. Espeta ela no furinho do esguicho e move pros lados pra regular...
Mas ele é um retangulo e nao se move. É tipo um bico leque, certo?