PDA

Ver Versão Completa : volante do motor



thiago pupo fonseca
18/01/2010, 20:42
ola pessoal , meu mecanico me disse que se eu levasse o volante para um torneiro e tirasse 1.5 k de , o motor giraria mais leve e o carro teria mais força , alguem ja viu ou ouviu falar sobre isso? abraços

pflouis
18/01/2010, 23:38
1,5 kg é muito... só se voce tiver taxa comando forte carburação cano etc.... o negocio pro mato em um motor quase original é tirar de 600g a 800g. Tire material ao redor da cremalheira e ao redor do circulo onde é preso o volante, e depois não esqueça de mandar balancear o volante. E é como o cara falou, vai girar mais solto, vão melhorar as respostas do acelerador, aceleração rapida, coisa linda heheheh eu particularmente acho demais carros com volante levr e foi uma da melhores modificações que fiz na minha gaiola na parte de motor!!

Abraço

thiago pupo fonseca
19/01/2010, 09:23
valeu pela resposta , uma alternativa nao muito cara , abraços

pflouis
19/01/2010, 12:01
Ahammm, eh barato e funciona legal e aliando a outras modificações no motor deixam ele demais =). Se fizer depois posta comentarios sobre o resultado. Flwwww

cRiPpLe_rOoStEr
19/01/2010, 15:55
eu ainda não ponho a mão no fogo para um volante mais leve num veículo de trilha, a não ser que tenha algum mecanismo para compensar o torque em rotações menores... aí fica bom, dá até para esticar um pouco mais sem maiores preocupações...

Eduardo Fernando
19/01/2010, 18:03
vai entender
tem outro topico aqui mesmo no forum que tem uma discusao em acrescentar pesso no volante.......
isso que torna o site mais interessante ainda

E F Lima
20/01/2010, 22:31
vai entender
tem outro topico aqui mesmo no forum que tem uma discusao em acrescentar pesso no volante.......
isso que torna o site mais interessante ainda



Fernando, estive questionando a possibilidade de aumentar a massa do volante, e realmente é isso que faz o forum interessante, no meu caso sei que fazendo isso vou perder respostas rápidas na aceleraçao mas perderei menos rotaçao em baixas velocidades e em subidas fortes, no caso do Thiago, tirando massa vai acontecer o inverso, aceleraçao com respostas rápidas e perderá giros mais fácil, este fica melhor em arrancada e valocidade...

Todos os casos tem que ser analizados com cuidado...

Vou colocar o motor no dinamometro e fazer o teste com o volante original e com o que estou aumentando a massa, assim que tiver a resposta em numeros vou postar aqui...

thiago pupo fonseca
21/01/2010, 07:56
e isso ai galera vamos postar as experiencias e vamos ver a que conclusao chegamos , abraços

leobnaval
22/01/2010, 23:35
Vou colocar o motor no dinamometro e fazer o teste com o volante original e com o que estou aumentando a massa, assim que tiver a resposta em numeros vou postar aqui...

Agora sim teremos a confirmação do que ocorre, eu vou apostar no ORIGINAL

Mas já adianto que pra trilha o bom mesmo é o volante original, se quiser velocidade e acelerações rápidas alivia um pouquinho mas acho que tem outras peças que tem relação custo-benefício muito melhor que aliviar o volante.
E outra coisa que eu já falei pneu grande causa a mesma coisa que volante pesado e pior ainda por que alonga a relação, pois quanto maior o pneu maior a massa cinética em movimento e portanto mais dificil para-lá (assim como volante pesado).

Um comparativo:
2 gaiolas iguais uma com volante aliviado e a outra com o volante original:
Na saída (arrancada) a com volante mais leve terá uma pequena vantagem, porém depois que a original embalar caso tenha uma subida a frente a original leva vantagem pois ela mantem o torque por mais tempo na subida. (mas quanto ao que estão aliviando cerca de 800grs, nem da tanta diferença além do mais tem que saber a onde aliviar e como aliviar além de balancear.

Abraços, Leo