PDA

Ver Versão Completa : Shiming da direção



rogerio
13/08/2003, 17:27
Tenho um Samurai 97 e a direção trepida em certas ocasioes como frenagem , pista irregular , etc ....... solucionar o problema ??

billj
14/08/2003, 07:28
Tenho um Samurai 97 e a direção trepida em certas ocasioes como frenagem , pista irregular , etc ....... solucionar o problema ??

Em órdem de probabilidade:

- balanceamento dos pneus
- folga nos rolamentos de roda ou de munhão
- folga nos terminais de direção
- defeito no disco ou na pinça de freio

OBS: Um amortecedor de direção NÃO VAI CORRIGIR o problema, apenas cobrí-lo.........

Abraços,

Dalger
08/12/2003, 22:43
Bill,

O meu samuka é 93 e as rodas trepidam quando atinge a velocidade de 60km/h. Apenas nesta velocidade. Imagino que seja folga nos terminais de direção, pois a mesma tambem esta com folga.

Vc sabe me dizer qual o terminal de direção pode ser utilizado no samuka???

billj
09/12/2003, 11:45
Bill,

O meu samuka é 93 e as rodas trepidam quando atinge a velocidade de 60km/h. Apenas nesta velocidade. Imagino que seja folga nos terminais de direção, pois a mesma tambem esta com folga.

Vc sabe me dizer qual o terminal de direção pode ser utilizado no samuka???

90% de chance que seja balanceamento de pneus.........

Dos termianis não sei se existe um nacional. Nunca precisei trocar meus e agora uso tudo da D-20.......

Eduardo Velo
09/12/2003, 15:50
Bill,

O meu samuka é 93 e as rodas trepidam quando atinge a velocidade de 60km/h. Apenas nesta velocidade. Imagino que seja folga nos terminais de direção, pois a mesma tambem esta com folga.

Vc sabe me dizer qual o terminal de direção pode ser utilizado no samuka???

Dalger e Bill , isso aconteceu com um colega nosso , fez balanceamento , tiramos folga de cx de direção , mexemos nos calços de chimmi jogando calço pra cima e pra baixo e nada , descobrimos que o problema era no disco de freio , ele empenou pq usava duas pastilhas de dureza diferentes , é mole .
Pode não ser esse seu problema , mas fica registrado como experiência OK ...

[]s ...

Dalger
09/12/2003, 20:45
As rodas estão balanceadas.
Acontece que utilizo rodas de F1000 com o centro invertido, para aumentar o offset da roda. Quando o torneiro montou, o alinhamento não ficou perfeito, mas eu levei para balancear e o cara falou que não tinha problema.
Vou montar as rodas originais para rodar um pouco, assim vejo se são as rodas.

billj
10/12/2003, 09:15
As rodas estão balanceadas.
Acontece que utilizo rodas de F1000 com o centro invertido, para aumentar o offset da roda. Quando o torneiro montou, o alinhamento não ficou perfeito, mas eu levei para balancear e o cara falou que não tinha problema.
Vou montar as rodas originais para rodar um pouco, assim vejo se são as rodas.


As rodas estão balanceados ou "o cara falou que não tinha problema." em ter o miolo montado torto dentro do aro?!?!? :shock: :roll:

O seu problema É o balanceamento das rodas, agora tanho certeza........

Dalger
16/12/2003, 17:21
Vou colocar as rodas originias e testar.

Eduardo Teixeira
03/05/2004, 16:23
Dalger,

E ai resolveu o problema ???

Não relatou o resultado da troca....

[]'s

Samurai_MOA
04/05/2004, 12:15
O meu Samuca também tava apresentando uma tremida na direção acima dos 60 km/h, era intermitente, e não prgressivo (q um balanceamento resolveria), no meu caso as buchas do jumelo estavam com folga, que o alinhador (Gerardo Bastos) não detectou. Troquei as buchas (mandei fazer) e solucionou o problema.

Rafael_Reis
04/05/2004, 12:29
La vao meus 2 cents... :wink:

Eu nao sairia mexendo em tudo, seja sistematico, comecando por rodas e pneus. A partir dai vai checando tudo q pode ter folga, ja aproveita e revisa o sistema.

Esses dias o Monstrinho do Felipe tava com meia volta de folga na direcao... Tudo resolvido em 20min e alguns parafusos apertados.


:lol:

Abracao,

Eduardo Teixeira
04/05/2004, 13:40
Rafael,

O que vc chama de sistema de direção (partes, peças).

Rodas, balanceamento, buchas, barra de direção, cruzeta de direção, o que mais existe a ser checado.

Mais uma duvida ??? Como checar folga nos rolamentos ???

[]'s aprendendo com os amigos resolver problemas, caso um dia apareçam.......

Eduardo - Samurai 93/94

rwata
04/05/2004, 13:45
Bom, nao sou mecanico e nao sei como fazer mas no meu foram feitos balanceamento e troca dos rolamentos do munhao.
Agora está zerado!!! :P

Fabil
04/05/2004, 20:19
certa vez o meu samurai tb estava assim , depois de um longo trecho de estrada de terra molhada e alguns atoleiros, quando peguei o asfalto a direcao vibrava muito, mas muito mesmo proximo dos 60-70km/h.. já estava de noite , parei o carro, nao percebi nehuma folga nas rodas, barras, etc... fui rodando devagar até encontrar um posto com luz.. adivinha a surpersa??? devia ter uns 5kg de barro seco dentro do aro das rodas!!!! foi só dar uma ducha de agua nas rodas e pronto.. tudo 100%..heheh

Rafael_Reis
04/05/2004, 20:58
Rafael,

O que vc chama de sistema de direção (partes, peças).

Rodas, balanceamento, buchas, barra de direção, cruzeta de direção, o que mais existe a ser checado.

Mais uma duvida ??? Como checar folga nos rolamentos ???

[]'s aprendendo com os amigos resolver problemas, caso um dia apareçam.......

Eduardo - Samurai 93/94

Bom, to muito longe de ser mecanico, no maximo sou "aprendiz de mexânico", q q não é la grande coisa... :D

Não sei o nome de todas as peças do sistema de direção, mas com um pouquinho de paciência da para achar a folga, mesmo sem saber o nome das peças. Peça para alguem mover o volante de um lado para outro (o tamanho da folga, ou um movimento curto) enquanto vc olha o setor de direção ok?

Se tiver folga ali, ou o setor estiver mal fixado, vc já vai ver.
Siga pelas barras braços e buchas, uma a uma. O movimento não pode "se perder" em lugar algum. Siga assim ate as rodas. Levante a roda do chao e teste folga de rolamentos movendo o pneu no sentido paralelo ao eixo. Tem q ser com jeito e atencao, se tiver folga vc percebe.
O sentido inverso tambem deve ser checado. Com o volante preso mova as rodas. Se estiver tudo ok, é a vez da suspensao, mas ai acho melhor levar num mecânico especializado. Começando com calma ok? :wink:

Abraços,

Eduardo Teixeira
05/05/2004, 09:39
Não tenho folga na minha direção, mas farei esse teste para ver se acho algo, sei que quem procura acha, mas .....

Rafael,

Farei um "livro de dicas", juntar tudo num arquivo e disponibilizar em algum lugar, como Suzikioffroad.com.br, assim as pessoas poderão seguir algum critério para testar algumas coisas e com isso minimizar as perguntas repetitivas.

[]'s vendo que vou ter um trabalhinho...
Eduardo

xadventure
06/05/2004, 18:22
Alem de tudo isso de uma olhada na calibragem dos pneus, as vezes quando estao muito cheios causam este problema


Abraço

Rafael_Reis
06/05/2004, 20:37
So se forem recapados ou estiverem danificados.

Em um pneu em perfeito estado a pressao nao pode influenciar.

Abraços,

Rafael_Reis
06/05/2004, 20:39
Não tenho folga na minha direção, mas farei esse teste para ver se acho algo, sei que quem procura acha, mas .....

Rafael,

Farei um "livro de dicas", juntar tudo num arquivo e disponibilizar em algum lugar, como Suzikioffroad.com.br, assim as pessoas poderão seguir algum critério para testar algumas coisas e com isso minimizar as perguntas repetitivas.

[]'s vendo que vou ter um trabalhinho...
Eduardo

Manda pra mim ou pro X q agente coloca no Suzukioffroad e no meu site tambem. SO uma ressalva, tem q saber o q ta fazendo...
Colocar dica furada ou procedimento arriscado não dane?

Mas o caminho é por ai.

Boa Sorte

Eduardo Teixeira
07/05/2004, 08:26
Pode deixar usarei bom senso e lógico, as coisas que rolaram aqui e na suzukinet que pessoas relataram e poderei adicionar detalhes das coisas que fiz. As que li e acho absurdas não entrarão, mas mando para vcs e até fazem um check up para verificar se tem cabimento as caisas escritas.

[]'s procurando tempo para mexer no carro e relatar novas adaptações...
Eduardo

Samambaia
18/03/2006, 12:51
Meu Samurai 97 começou ater esse problema depois que coloquei calços de poliuretano, o problema foi se agravando e ficando perigoso, levei no mecânico e ele trocou os rolamentos do munhão, aparentemente o carro tinha ficado bom, pelo menos melhororu muito, mas voltou a acontecer com frequencia, principalmente quando o carro está carregado. Voltei a levar no mecânico e agora ele quer trocar a caixa de direção do meu carro, mas ela naum parece ter folga e ele diz que tem um pouco e a regulagem tá no limite. O que acham?

Rafael_Reis
18/03/2006, 14:02
Acho q seu problema é o caster. Quando ergue a suspensao o angulo do munhao fica zerado ou positivo (caido para frente) isso deixa a dirigibilidade muito ruim. Olhando o jipe de lado é como se os braços dos munhoes(onde prende a barra de direção) q deveriam ser assim --- fica assim \.
Tem duas maneiras de resolver isso, girar os munhoes ou fazer braços de suspensao novos.
Acho q esse é o UNICO problema do seu jipe... Ou vc acha q tudo isso q o mecanico trocou ia dar problema só por levantar o jipe?

Abração,

Beto
20/03/2006, 09:54
Amigo postei em outro topico do seu problema, apanhei com um problema igual. Dá uma olhada lá, espero que resolva.