Conectar

Ver Versão Completa : Vida util motores

brunoam
18/01/2010, 00:32
Acabei de comprar uma hilux 2.5 std e ate agora estou muito satisfeito.Vcs saberiam dizer a vida util deste motor?um cara da toyota de minha cidade disse que tem uma com 550 mil km,sera que isso procedente ,afinal esse motor d-4d 2.5 é HSD ou LSD?E o 3.0 é difernte?

Anthoniusnikos
18/01/2010, 11:56
Pode durar sim, com boa manutenção, uso maneiro e sorte. Porém, se andar chutadão, dificilmente passará dos 400.000.
Procure este tópico: Hsd maxion 2.5 euro i falece aos 389.000km/rodados (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59751)
Nas mesmas condições, os NGD 3.0E também terão a mesma durabilidade.
Abs
Anthon

DiEgOsEiChIrLz
18/01/2010, 15:15
nao dura isso nao, isso ae é km pra perkins q20b/4236,mwm 226/229, om 314/352

flwzzz

Edintruder
19/01/2010, 11:16
O motor Toyota, se for usado sem exageros de rpm, e nunca for turbinado, passa dos 500.000, porém comprar uma picape assim com motor lacrado é pedir pra fazer o motor, pois está no fim da vida. Foge disso e procura um motor já retificado. Eu prefiro comprar uma picape com motor refeito do que ir no papo do vendedor dizendo que dura 1.000.000 de km 500k não é nada!
L200 é a mesma coisa, depois dos 150.000km, dá preferência pra uma com motor retificado!

Daniel.Shimomoto
19/01/2010, 13:21
O motor Toyota, se for usado sem exageros de rpm, e nunca for turbinado, passa dos 500.000, porém comprar uma picape assim com motor lacrado é pedir pra fazer o motor, pois está no fim da vida. Foge disso e procura um motor já retificado. Eu prefiro comprar uma picape com motor refeito do que ir no papo do vendedor dizendo que dura 1.000.000 de km 500k não é nada!
L200 é a mesma coisa, depois dos 150.000km, dá preferência pra uma com motor retificado!

Discordo totalmente Edintruder e explico.

Comprar um veiculo com motor retificado dificilmente vc sabe se o motor foi EFETIVAMENTE retificado ou foi apenas "calçado" para se poder vender. Até porque se ele foi calçado, ele durará os 3 meses da garantia e logo em seguida abrirá o bico.

Ou pior: Se foi retificado mas utilizando peças de segunda linha, como bronzinas, pistoes, etc.

Um cara que trabalha comigo comprou um onibus, chassis de 1113 e motor retificado e turbinado. O motor parecia um relogio, nada batia, não assoprava pela tampa do óleo, etc. etc. etc. Comprou e rodou uns 4 ou 5 meses com o onibus até estourar o virabrequim, que já estava em 0,75...E não adianta falar que foi desleixo com manutenção porque isso era uma coisa que ele levava em dia.

Eu, honestamente, preferiria comprar mais barato um veiculo de motor STD mas fraco e descontando o devido valor da retifica do que uma caixa lacrada que a gente nao sabe o que tem dentro...e ficando sem confiança no carro.

Abs!!!

sergiopincelli
19/01/2010, 15:41
Gente, pelo que entendi no tópico do Bruno êle comprou uma PKP zero Km e está perguntando qual a durabilidade de seu motor, que é turbinado de fábrica e não vem intercoolado. O questionamento é que uma pessoa de sua cidade disse que lá tem uma rodando com 550 milkm. A pergunda dele é se esse motor aguentaria tanto.

cRiPpLe_rOoStEr
19/01/2010, 15:45
500mil km para um motor toyota seria o mínimo exigível... mas eu não duvido que apesar de ser hsd possa chegar a 1 milhão de quilômetros (pode até estar baixando bastante óleo, mas chega)...

Elmer_Jeep
19/01/2010, 16:10
Essas D4D 2.5 não sairam um dia desses ? Já deu tempo pra rodar 550mil ?

[]'s

cRiPpLe_rOoStEr
19/01/2010, 16:21
Essas D4D 2.5 não sairam um dia desses ? Já deu tempo pra rodar 550mil ?

acho que foi em 2005 que chegaram no brasil essas hilux...

Elmer_Jeep
19/01/2010, 16:39
humm, eu achei que as primeiras D4D eram apenas 3.0.

brunoam
19/01/2010, 16:45
Fiz esse questionamento pq como a 2.5 trabalha em 2500-3000 rpm( dificil passar de 120km/h) duraria mais o motor,diferente da 3.0 que tem rotacao mais alta(motor mais elastico que dar 160km/h facil e 3500rpm + ou -)?

Daniel.Shimomoto
19/01/2010, 17:19
humm, eu achei que as primeiras D4D eram apenas 3.0.

Elmer;

Tem muita empresa de eletricidade aqui no estado de São Paulo que usa Hilux cabine simples e que vem com esse motor.

Devem ser poucas, mas ja deve ter picapes semelhantes com essa quilometragem.

Abs!!!

shuther4x4
19/01/2010, 17:59
O problema é que a gente ouve falar muito.
Eu sempre fui apaixonado por carros e era a mesma coisa.
Eu sinceramente nunca vi e não conheço diretamente alguém que disse ter chego a 1 milhão de km com qualquer motor e provado. Geralmente é um amigo que conhece um cara, etc.... Ou um que vendeu com 350 mil e já está na mão do outro que diz estar com 700 mil.
Cara, os motores na minha mão (gasolina e álcool) sempre duraram menos que nas dos outros (pelo menos do que falam que duram). E olha que eu sou sistemático com troca de óleo, sistema de arrefecimento, etc...
Vamos ver agora que estou com um diesel como vai ser.
Estou empolgado para chegar nessa km, mas haja combustível heim!!!!

Abraços.

Antonio Quirino Filho
09/02/2010, 00:29
Amigos foristas o que posso dizer quanto a toyota é que tenho uma hilux 99 2.8 com 256.000km e motor e tudo mais, redondinho. Tenho tambem uma bandeirante 92 adquirida em 99 da empr. de telefonia da PB, DEUS sabe com quanto rodado. Mas ja rodei com ela 410.000km e o motor está como novo apenas fiz a bomba 20.000km atras pois esta ainda era orig.( motor mercedes 364). Toyota é fod### mesmo!!:-D:-D:-D

SAPO-BOMBA
09/02/2010, 01:34
Esse motor 2.5 das Hilux STD não vão durar isso tudo que os vendedores estão dizendo, no máximo 400 mil e com muita sorte e manutenção rigorosa. O resto é papo furado.

Kilometragem alta nesses motores modernos é uma palavra que causa calafrios em muita gente, diziam que motor NGD duraria uma eternidade, mas as correntes estouram com metade da kilometragem que a International diz que dura.

O mesmo vale pro DID da Mitsubishi, o D4-D das Hilux, 2.5 das Frontier e afins... até pq a maioria que eu vejo só anda chutado nesses carros.

Pequeno jr
09/02/2010, 07:53
Pessoal so esquece uma coisa. Motores HSD (esses motores atuais) não vão chegar nunca mais aos 500.000. Esqueçam isso e não acreditem em papo de vendedor.

Motores Low rider antigos, de baixo giro, como os MWM, os Toyotas e etc é que chegavam e passavam desta quilometragem sem problema algum.

lcdalzoc
09/02/2010, 08:41
Pra durar tanto assim, o veículo deve ser dirigido por somente 1 pessoa, com manutenção rigorosa, e regime de uso brando. Nada de pequenos deslocamentos que nem chega a atingir a temperatura de trabalho e tampouco rotação elevada.
A título de comparação, aqui na empresa tem um Mercedes 912, que pilota todo mundo, onde o motor vai pro saco a cada 150.000km. E tem um vizinho com um 1516, particular, que já passou de 1 milhão de km faz tempo...

pzaidan
09/02/2010, 11:25
Acabei de comprar uma hilux 2.5 std e ate agora estou muito satisfeito.Vcs saberiam dizer a vida util deste motor?um cara da toyota de minha cidade disse que tem uma com 550 mil km,sera que isso procedente ,afinal esse motor d-4d 2.5 é HSD ou LSD?E o 3.0 é difernte?

Como já disseram aqui: Tem muito "ouvi dizer", "um amigo do amigo", "li numa revista", "acho que não chega" etc etc.
Acho viável, mas nunca vi.
A única coisa que posso dizer é que na minha mão um 147 que comprei 0Km chegou aos 140.000Km sem abrir o bico. Segredo? Está tudo no manual e chama-se Manutenção Preventiva.
Minha Ranjola está com 30K e espero chegar aos 300K sem sacrifícios.

Abs

Daniel.Shimomoto
09/02/2010, 16:36
Pessoal so esquece uma coisa. Motores HSD (esses motores atuais) não vão chegar nunca mais aos 500.000. Esqueçam isso e não acreditem em papo de vendedor.

Motores Low rider antigos, de baixo giro, como os MWM, os Toyotas e etc é que chegavam e passavam desta quilometragem sem problema algum.

Ainda mais vc, né pequeno, dirigindo com o pé no porão:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Abs!!!

Daniel.Shimomoto
09/02/2010, 16:50
Esse motor 2.5 das Hilux STD não vão durar isso tudo que os vendedores estão dizendo, no máximo 400 mil e com muita sorte e manutenção rigorosa. O resto é papo furado.

Kilometragem alta nesses motores modernos é uma palavra que causa calafrios em muita gente, diziam que motor NGD duraria uma eternidade, mas as correntes estouram com metade da kilometragem que a International diz que dura.

O mesmo vale pro DID da Mitsubishi, o D4-D das Hilux, 2.5 das Frontier e afins... até pq a maioria que eu vejo só anda chutado nesses carros.

Sapo Bomba;

As correntes do NGD eu tenho que concordar...é um caso SERIO!!!! A da Ranger do Jera teve que ser trocada antes dos 140 mil km (ele mesmo postou aqui). Por outro lado, semanas atrás vi uma Ranger NGD com 330 mil km no odometro. Cabeçote desmontado e trincado (superaquecimento e desleixo - só colocava água clorada no radiador). Saldo: Solda do cabeçote, troca de bicos injetores (detonados, pois a trinca foi junto aos bicos - existe uma especie de "camara de água" em torno deles) mas a corrente permaneceu a mesma. E é o mesmo mecanico que dá manuntenção na picape desde que foi comprada zero.

Na duvida mandarei abrir e verificar do meu NGD quando ela tiver uns 100/120 mil km.

Abs!!!!

Como já disseram aqui: Tem muito "ouvi dizer", "um amigo do amigo", "li numa revista", "acho que não chega" etc etc.
Acho viável, mas nunca vi.
A única coisa que posso dizer é que na minha mão um 147 que comprei 0Km chegou aos 140.000Km sem abrir o bico. Segredo? Está tudo no manual e chama-se Manutenção Preventiva.
Minha Ranjola está com 30K e espero chegar aos 300K sem sacrifícios.

Abs

Também era assim igual a você. Só conhecia de ouvir falar. Mas ai consegui ver alguns casos "documentados" assim digamos e eu mesmo rodei 350 mil km com um Gol CHT a álcool 92, (fundiu na minha mão) então...eu não duvido de nada.

Abs!!!!

Pequeno jr
09/02/2010, 17:37
Ainda mais vc, né pequeno, dirigindo com o pé no porão:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Abs!!!

Pois é .. tão ruim o maxion ... qdo tiver um tempinho vou editar alguns vídeos das últimas viagens só para terem idéia do rítimo que vou e volto. Da mesma forma que agora, era com o motor antes de ser feito.

O negócio é manutenção preventiva e corretiva bem feita. O resto é balela.

bittcorp
09/02/2010, 20:30
Amigos foristas o que posso dizer quanto a toyota é que tenho uma hilux 99 2.8 com 256.000km e motor e tudo mais, redondinho. Tenho tambem uma bandeirante 92 adquirida em 99 da empr. de telefonia da PB, DEUS sabe com quanto rodado. Mas ja rodei com ela 410.000km e o motor está como novo apenas fiz a bomba 20.000km atras pois esta ainda era orig.( motor mercedes 364). Toyota é fod### mesmo!!:-D:-D:-D

Antônio,

O crédito do motor da sua Band deve ser dado à Mercedes...:lol:
Os motores 314 e 364 rodam mais de 1 milhão de km fácil:dance:
Acho que minha Band tá com 270 mil rodados... ou seriam 370 mil ???:pensativo:

Não conheço pessoalmente nenhuma Band com mais de 1 milhão de km rodados, mas na oficina que levo minha Band tem vários caminhões MB 608 que já passaram disso.

Walter L. L. Casitta
09/02/2010, 23:25
Antônio,

O crédito do motor da sua Band deve ser dado à Mercedes...:lol:
Os motores 314 e 364 rodam mais de 1 milhão de km fácil:dance:
Acho que minha Band tá com 270 mil rodados... ou seriam 370 mil ???:pensativo:

Não conheço pessoalmente nenhuma Band com mais de 1 milhão de km rodados, mas na oficina que levo minha Band tem vários caminhões MB 608 que já passaram disso.

Eu já tive caminhão 608. Duas retíficas com 360.000Km. Já vi Band com mais de 500Km que segundo o dono o motor era original. Pode ser que numa band ele rode muito, mas no caminhão não acredito.

Daniel.Shimomoto
10/02/2010, 00:29
Eu já tive caminhão 608. Duas retíficas com 360.000Km. Já vi Band com mais de 500Km que segundo o dono o motor era original. Pode ser que numa band ele rode muito, mas no caminhão não acredito.

X2!!!!

Pra falar a verdade, de todos os motores veiculares da década de 80/90 os mais "fraquinhos" de resistencia se vc for ver são os MBB. O proprio OM 352 só fez a fama que fez por ser facilmente turbinável (troca-se apenas o comando de válvulas e põe turbina). Tivemos um MBB L-1214 1990 (OM366), aspirado, que rodou apenas 250 mil km antes de começar a assoprar pela tampa do óleo. E não é falar que é relaxo de manutenção...

Abs!!!

Edintruder
10/02/2010, 09:46
X2!!!!

Pra falar a verdade, de todos os motores veiculares da década de 80/90 os mais "fraquinhos" de resistencia se vc for ver são os MBB. O proprio OM 352 só fez a fama que fez por ser facilmente turbinável (troca-se apenas o comando de válvulas e põe turbina). Tivemos um MBB L-1214 1990 (OM366), aspirado, que rodou apenas 250 mil km antes de começar a assoprar pela tampa do óleo. E não é falar que é relaxo de manutenção...

Abs!!!

X3! Motor que roda 1.000.000 km, só Cummins (com manutenção rigorosa), Volvo (os primeiros turbinados não duravam 500.000) e Scania.
Motor Mercedez com 1.000.000 eu pessoalmente não conheço nenhum.

Aliás o 608 é o caminhão cujo o motor menos dura...
Depois dele, só a série Volvo VM com motor MWM que não vai muito além dos 250.000km...

pzaidan
10/02/2010, 14:18
Sapo Bomba;

As correntes do NGD eu tenho que concordar...é um caso SERIO!!!! A da Ranger do Jera teve que ser trocada antes dos 140 mil km (ele mesmo postou aqui). Por outro lado, semanas atrás vi uma Ranger NGD com 330 mil km no odometro. Cabeçote desmontado e trincado (superaquecimento e desleixo - só colocava água clorada no radiador). Saldo: Solda do cabeçote, troca de bicos injetores (detonados, pois a trinca foi junto aos bicos - existe uma especie de "camara de água" em torno deles) mas a corrente permaneceu a mesma. E é o mesmo mecanico que dá manuntenção na picape desde que foi comprada zero.

Na duvida mandarei abrir e verificar do meu NGD quando ela tiver uns 100/120 mil km.

Abs!!!!

Cara, essa aí da água clorada tinha depósitos de cloro quando você abriu? (crosta)

obrigado

bittcorp
10/02/2010, 15:34
X3! Motor que roda 1.000.000 km, só Cummins (com manutenção rigorosa), Volvo (os primeiros turbinados não duravam 500.000) e Scania.

Depois dele, só a série Volvo VM com motor MWM que não vai muito além dos 250.000km...

Tem um tiozinho que leva o MB 608 dele na mesma oficina que eu. Ele tem o caminhão desde 90 e segundo ele, o 608 já rodou mais de 1 milhão de km. Conversamos bastante por usarmos o mesmo motor.

Minha Band 87 fez uma revisão em Julho de 2008, quando a comprei, e desde então só preciso trocar óleo e filtro. é verdade que ele vaza e baixa um pouco de óleo. isso é normal num 314, mas não afeta a sua durabilidade. Até brincamos que ele não vaza óleo, demarca território.:twisted:

O que não pode, e deve acontecer com os caminhões 608 é subir o giro. Ando no asfalto com minha Band entre 2.000 e 2.500 rpm, o que dá na minha Band com pneus 33" uma velocidade entre 90 e 110 km/h. Mais que isso na Band é roleta russa. Uma única vez andei a 120 km/h, na Regis com o asfalto tapete, mas o motor esquenta e começa a fumaçar (queima incompleta do Diesel).

[ ]´s

GRACIELA SOUSA FERNANDES
10/02/2010, 20:48

Daniel, Edin,

Com manutenção em dia, quanto vocês acham que rodo sem problemas com o motor Cummins da F250?:pensativo:

Abraços,

Graciela

Daniel.Shimomoto
10/02/2010, 20:48
Cara, essa aí da água clorada tinha depósitos de cloro quando você abriu? (crosta)

obrigado

Não foi a minha Ranger que deu problema...Foi a de uma firma que faz troncos para cocheiras que tem aqui na cidade e que faz manutenção na mesma oficina que eu.

Água clorada (serviço de águas) é um veneno para o sistema de arrefecimento. Não forma depositos de cloro mas forma ferrugem (cloro+ferro=ferrugem), corrosão galvanica (caso serissimo no caso de motores MWM serie 229), enfim não é muito salutar para qualquer motor.

O IDEAL: Manter no sistema de arrefecimento a mesma solução indicada pela fabrica. No caso da Ford, a empresa utiliza-se da solução Wurth pronta para uso de colocação azul esverdeada.

Se o seu carro já tiver contaminado, o ideal é fazer a troca de mangueiras e lavar tudo. Falo o que já fiz em dois carros que possui: Arranquei as mangueiras, desci a água velha e bomba tipo WAP na entrada da mangueira de agua no radiador. Só parei de jogar água quando começou a sair água limpa na parte de baixo. O mesmo eu fiz no motor. Tirei o reservatorio e lavei com sabao em pó e pedras (pedra mesmo). Depois, montei tudo troquei mangueiras, valvula termostática e recoloquei com solução já diluida de boa marca (na época, usei Texaco Havoline XLC - recomendo).

Abs!!!

Anthoniusnikos
12/02/2010, 19:16
Não seria melhor obtermos o tempo de vida de um motor pelas horas de funcionamento que pela quilometragem rodada ?
Acompanhei um motor Cummins de um gerador que não rodou sequer 1 cm de chão e teve que ser refeito depois de 5 anos de funcionamento 18 h/dia. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Por aquí, tem ônibus de turismo que fica horas parado com o motor funcionando. Geralmente os motucas desses ônibus não gostam de desligar o motor durante, quase uma hora, nos embarques e desembarques de passageiros, daí que aparentemente vão durar 500.000 Km ao invés do 1.000.000 Km, se os motucas desligassem o motor ao parar.

Abs
Anthon

Viking
12/02/2010, 21:15
Durabilidade de motor depende basicamente de manutenção preventiva e do tipo de utilização a q o veículo é submetido... veículo de uso rodoviário com boa manutenção e condução adequada obviamente vai durar muito mais q o de um veículo utilizado em cidade e cujo condutor anda frequentemente em regime de giro elevado, mesmo com boa manutenção. E obviamente, não existe milagre quanto ao projeto... motores de baixo giro tendem a durar mais quando conduzidos adequadamente... eu a princípio não duvido de nada, já vi cummins de dodge ram fundido com 40.000 km enquanto muito motorzinho ordinário mas bem conduzido ultrapassa 300.000 km. Pra falar a verdade, dentro do mínimo aceitável, acho q o fator condução supera até mesmo o fator manutenção preventiva quando a questão é durabilidade.

Daniel.Shimomoto
13/02/2010, 02:14
Daniel, Edin,

Com manutenção em dia, quanto vocês acham que rodo sem problemas com o motor Cummins da F250?:pensativo:

Abraços,

Graciela

Graciela;

Cummins são motores duráveis. Duráveis mesmo. Em caminhões já vi Cummins 8.3L em Titan Tractor com mais de 550 mil km em uso rodoviário intenso (tenho um amigo que comprou um Titan da Julio Simoes - 550 mil km e o motor aparentemente está ok!. Eu pessoalmente nao tenho muito conhecimento em F-250 mas eu acredito que:

1-) Voce leva a manutenção em dia (óleo, filtros etc.)
2-) Voce usa mais em uso rodoviário
3-) O Cummins é Low speed (rotação de corte=3000rpms) e você tem jeito de esmerilhar carro.

Entao tua F-250 deve aguntar pelo menos uns 500 mil km. No minimo. Teve o caso do Pequeno Jr que o Maxion 2.5 da Ranger dele, que ele acelera mesmo, durou 389 mil!!!!

O que pode te encher paciencia é o sistema de alimentacao (bicos injetores (Bosch, mais baratos se comparado com os Siemens da Ranger), etc. No mais....

Abs!!!!

GRACIELA SOUSA FERNANDES
14/02/2010, 18:22
Graciela;

Cummins são motores duráveis. Duráveis mesmo. Em caminhões já vi Cummins 8.3L em Titan Tractor com mais de 550 mil km em uso rodoviário intenso (tenho um amigo que comprou um Titan da Julio Simoes - 550 mil km e o motor aparentemente está ok!. Eu pessoalmente nao tenho muito conhecimento em F-250 mas eu acredito que:

1-) Voce leva a manutenção em dia (óleo, filtros etc.)
2-) Voce usa mais em uso rodoviário
3-) O Cummins é Low speed (rotação de corte=3000rpms) e você tem jeito de esmerilhar carro.

Entao tua F-250 deve aguntar pelo menos uns 500 mil km. No minimo. Teve o caso do Pequeno Jr que o Maxion 2.5 da Ranger dele, que ele acelera mesmo, durou 389 mil!!!!

O que pode te encher paciencia é o sistema de alimentacao (bicos injetores (Bosch, mais baratos se comparado com os Siemens da Ranger), etc. No mais....

Abs!!!!

Daniel,

Pelo menos 500 mil está de bom tamanho:grin:.

Em relação ao modo de guiar, procuro não deixar o giro ir para cima demais.

Até nas ultrapassagens em rodovias muito transitadas de mão dupla (como a BR101 por exemplo), não há necessidade de forçar o motor. Ele tem bastante folga apesar do peso do veículo.

Valeu Daniel,

Abraços

Graciela

Walter L. L. Casitta
14/02/2010, 19:12
O pessoal por aqui gosta de dizer que o Cummins F250 chega aos 1.000.000Km. Será?

Daniel.Shimomoto
15/02/2010, 00:13
O pessoal por aqui gosta de dizer que o Cummins F250 chega aos 1.000.000Km. Será?

Walter;

O dono de uma Transportadora me afirmou que disse ter Titan Tractor com 700 mil km. Não posso comprovar mas já escutei muito isso e não foi aqui no forum somente.

Na F-250 eu acredito numa boa durabilidade sim, até porque a maioria só anda vazia...Tem uma Ranger 3.0 aqui na cidade com 330 mil km e continua andando por ai, (mal tratada ao extremo) com o mesmo motor. O Cummins por ser LSD, pela logica deve chegar a no minimo 500 mil, se bem cuidado então...deve ser.

A vida denominada "B50" (50% dos motores precisão de retifica) do Cummins ISB (5.9L - a versão 6 cilindros do 3.9L) é de 563 mil km.

Abs!!!!

SAPO-BOMBA
15/02/2010, 00:20
Acredito que a F-250 Cummins passe dos 500 mil rodados sem maiores problemas, justamente pelos fatores já citados anteriormente pelo Daniel...

LUCÃO PANTANEIRO
15/02/2010, 01:44
Pois é .. tão ruim o maxion ... qdo tiver um tempinho vou editar alguns vídeos das últimas viagens só para terem idéia do rítimo que vou e volto. Da mesma forma que agora, era com o motor antes de ser feito.

O negócio é manutenção preventiva e corretiva bem feita. O resto é balela.
É ISSO AÍ Pequeno jr. EU MESMO SOU UM POCO CRITERIOSO COM MANUTENÇÃO. TROCO OLEO E FILTRO COM 4MIL KM. USO TOP TURBO. TROCO CORREIA DENTADA COM 30 NO MÁXIMO 40 MIL. PORÉM DEVIDO A UMAS CORRERIAS DEIXEI DE COLOCAR ADTIVO NO RADIADOR APÓS TROCAR EU MESMO UMA MANGUEIRA DO RADIADOR. RESULTADO:A ÁGUA CLORADA TRAVOU A VALVULA TERMOSTÁTICA IMPEDIDO A CIRCULAÇÃO DA ÁGUA E CONSEQUENTE FALSA LEITURA DE TEMPERATURA QUE NÃO PASSOU DE 1/4 DO DIAL. SÓ BERCEBI A CACA QUANDO CHEGUEI EM CASA E HOUVI BARULHO DE AGUA VERVENDO NO MOTOR. RESULTADO, AGORA ESTOU COM O MOTOR VAZANDO COMPESSÃO PRO RADIADOR.

Daniel.Shimomoto
16/02/2010, 02:51
É ISSO AÍ Pequeno jr. EU MESMO SOU UM POCO CRITERIOSO COM MANUTENÇÃO. TROCO OLEO E FILTRO COM 4MIL KM. USO TOP TURBO. TROCO CORREIA DENTADA COM 30 NO MÁXIMO 40 MIL. PORÉM DEVIDO A UMAS CORRERIAS DEIXEI DE COLOCAR ADTIVO NO RADIADOR APÓS TROCAR EU MESMO UMA MANGUEIRA DO RADIADOR. RESULTADO:A ÁGUA CLORADA TRAVOU A VALVULA TERMOSTÁTICA IMPEDIDO A CIRCULAÇÃO DA ÁGUA E CONSEQUENTE FALSA LEITURA DE TEMPERATURA QUE NÃO PASSOU DE 1/4 DO DIAL. SÓ BERCEBI A CACA QUANDO CHEGUEI EM CASA E HOUVI BARULHO DE AGUA VERVENDO NO MOTOR. RESULTADO, AGORA ESTOU COM O MOTOR VAZANDO COMPESSÃO PRO RADIADOR.

Cabeçote empenado. Assopra pras camaras de água e infla as mangueiras.

Abs!!!

Pequeno jr
16/02/2010, 10:31
Lucão ... andei durante muito tempo sem aditivo algum e nunca tive problema.

Depois que fiz o motor é que voltei a usar, pois estava todo o sistema zerado. Seu carro já não estava com algum problema não? Ou será que alguma mangueira não ficou dobrada?

shuther4x4
18/02/2010, 01:46
Não seria melhor obtermos o tempo de vida de um motor pelas horas de funcionamento que pela quilometragem rodada ?
Acompanhei um motor Cummins de um gerador que não rodou sequer 1 cm de chão e teve que ser refeito depois de 5 anos de funcionamento 18 h/dia. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Por aquí, tem ônibus de turismo que fica horas parado com o motor funcionando. Geralmente os motucas desses ônibus não gostam de desligar o motor durante, quase uma hora, nos embarques e desembarques de passageiros, daí que aparentemente vão durar 500.000 Km ao invés do 1.000.000 Km, se os motucas desligassem o motor ao parar.

Abs
Anthon

Só que as viaturas não vem com marcador de horas, como em algumas máquinas agrícolas, etc... por isso acabamos contando a km mesmo.

Sobre os ônibus, ligados em baixa rotação eles mantém a temperatura de funcionamento e não ocorre o desgaste na partida e nem rodam com o motor frio. Estão gastando mais diesel, mas provavelmente o motor durará mais que um que fica dando partida a todo momento (é uns dos momentos mais criticos de lubrificação) e ainda sai com a temperatura abaixo do normal.
Abraços.

marcomencia
18/02/2010, 10:09
Só que as viaturas não vem com marcador de horas, como em algumas máquinas agrícolas, etc... por isso acabamos contando a km mesmo.

Sobre os ônibus, ligados em baixa rotação eles mantém a temperatura de funcionamento e não ocorre o desgaste na partida e nem rodam com o motor frio. Estão gastando mais diesel, mas provavelmente o motor durará mais que um que fica dando partida a todo momento (é uns dos momentos mais criticos de lubrificação) e ainda sai com a temperatura abaixo do normal.
Abraços.

Tbém não costumo desligar o motor da Ranger qdo a parada é rápida.

Com relação a troca de óleo ví acima o colega q relata trocar óleo e filtro a cada 4.000 km.
A orientação do manual é de 5k pra uso severo. Entenda-se uso severo rodar com ela distancia menor q 7 km por dia(não alcança a temp normal de uso e já desliga), e 10k pra uso normal.

Acho q não tem necessidade de trocar o óleo precocemente. Só cuidar pra não passar da hora e já era....

SAPO-BOMBA
18/02/2010, 11:42
Eu só coloco óleos da Castrol ( Tection ou CRB Turbomax ) por conta do preço do galão ser muito mais interessante e tb pela durabilidade. Em uso normal, troco com 10.000km e uso severo com 7.500km. Filtros coloco apenas os Mitsubishi Replacemente originais, exceto o de ar.

Sobre o desligamento do motor, espero entre 30s a 1 minuto, dependendo do quanto eu rodei ou forcei o motor em trecho urbano, rodovia ou trilha...