PDA

Ver Versão Completa : Tração Integral e/ou Permanente



Annibal
17/01/2010, 19:41
Olá pessoal,


Pesquisando informações sobre tração 4x4 na net, deparei-me com um conceito sobre a diferença entre tração 4x4 integral e tração 4x4 permanente. Infelizmente não salvei o texto, mas, em síntese, o articulista afirma o seguinte:

- tração integral refere-se ao terreno em que ela é aplicada, ou seja, ela pode ser acionada em qualquer espécie de piso (integralidade de tipos de piso); tanto pisos com muita aderência como em pisos com pouca aderência. É o tipo de tração obtida nos veículos 4x4 com diferencial central.

- Tração permanente refere-se ao período de tempo de utilização. São as empregadas naqueles veículos com tração integral e que não podem ser desligadas (full time). O veículo está sempre com o sistema 4x4 em funcionamento. Existem veículos que possuem tração integral sem que esta esteja permanentemente ligada (part time). Elas podem ser ligadas ou desligadas de acordo com a vontade do condutor. É, por exemplo, o caso das Pajeros. Portanto, a viatura pode ter tração integral sem que, necessariamente, tenha tração permanente.

Bom!? Como sou novo no mundo 4x4, gostaria que alguém comenta-se estes conceitos.

Saudações 4x4.

Annibal.

TylerNTL
17/01/2010, 22:02
Eu interpreto os termos tração integral e tração permanente como sinônimos, utilizados para denominar o sistema de tração em viaturas com diferencial central sem a opção de 4x2.

rogerc
19/01/2010, 15:49
Na verdade me parece que há 3 tipos de tração:

1 - Full time com diferencial central (Discovery, Defender, Niva)
2 - Part time sem diferencial central (esta podendo ser usada somente em pisos com pouco atrito)
3 - Part time com diferencial central. Esta te permite utilizar 4x4 ou não em qualquer tipo de terreno.

cRiPpLe_rOoStEr
19/01/2010, 16:31
Na verdade me parece que há 3 tipos de tração:

1 - Full time com diferencial central (Discovery, Defender, Niva)
2 - Part time sem diferencial central (esta podendo ser usada somente em pisos com pouco atrito)
3 - Part time com diferencial central. Esta te permite utilizar 4x4 ou não em qualquer tipo de terreno.

x2
mas esse part-time com diferencial central ainda não é tão comum, até agora eu só me lembro de ter visto em modelos mitsubishi...

SJKCaio
20/01/2010, 09:52
A full-time do Subaru não tem diferencial central igual ao Defender/Niva com opção de bloqueio (part-time).

Neste caso o cambio faz esta função (reduzida/diferencial/cambio).

shuther4x4
21/01/2010, 21:17
x2
mas esse part-time com diferencial central ainda não é tão comum, até agora eu só me lembro de ter visto em modelos mitsubishi...

Cherokee sport não seria assim?
abraços.

Annibal
27/01/2010, 21:30
Em que pese a contribuição dos companheiros que postaram suas opiniões, pelo que vejo não há uma definição categórica do ponto de vista técnico sobre o que, sem sombra de dúvida, seja a tração permanente ou a tração integral ou se integral e permanente é a mesma coisa. Alguém mais pode contribuir? Confesso que continuo em dúvida.

Kim
27/01/2010, 22:33
Minha singela contribuição:

4WD: Ou Four Wheel Drive, significa que o veículo tem tração nas quatro rodas. Esta configuração equipa todos os veículos 4x4, utilitários ou SUVs. Em alguns modelos se pode engatar a tração 4x4 a partir da roda livre e alavanca, ou através de comando elétrico no painel. A maioria tem tração permanente na traseira e opcional na dianteira, exceção para o Honda CVR que traciona normalmente na dianteira e aciona o eixo traseiro quando necessita de mais tração.

4X4 HI: Engatar a Tração 4x4 HI (High = Alta), significa colocar acionar a tração nas quatro rodas para trânsito em alta velocidade. Com esta configuração é possível rodar em velocidades normais em estradas de terra e com baixo atrito. Veículos equipados com diferencial central podem trafegar em 4x4HI em qualquer tipo de terreno.

4x4 L: Engatar a Tração 4x4 L (Low = Baixa/Reduzida), significa acionar o sistema de redução da caixa de transferência para condução em baixas velocidades. Esta configuração é necessária para transpor a maioria dos obstáculos encontrados em situações fora de estrada.

Active Trac: Sistema de tração 4x4 desenvolvido pela Mitsubishi, e que equipa os modelos Pajero. O equipamento permite o acionamento de 4x2 para 4x4 em velocidades de até 80 Km/h. Possui diferencial central que possibilita o deslocamento em qualquer tipo de terreno, seja liso ou com aderência plena (asfalto). Pode ainda ter o diferencial central bloqueado, para melhor distribuição de torque entre os dois diferenciais.

Blocante de Diferencial: componente mecânico opcional que pode ser instalado no diferencial traseiro, o que é mais comum, no dianteiro, ou em ambos. A função é anular o efeito do diferencial, possibilitando que a transmissão envie torque igual para as duas rodas, o que facilita a abordagem de obstáculos mais radicais. Deve ser usado somente nessas situações, e sempre desligado quando se voltar a transitar normalmente em piso com atrito.

Caixa de Transferência: Situa-se ao lado da caixa de marchas e possibilita a transmissão de torque para o eixo dianteiro e traseiro além de proporcionar a redução da marchas.

Command Trac: É outro sistema de tração 4x4 que a Chrysler desenvolveu para sua linha Jeep. Este modelo é o part-time 4WD, que significa que seu proprietário só deve utilizá-lo para tração 4x4, quando estiver trafegando em terrenos difíceis e que ofereçam deslizamento em curvas. A caixa também permite o acionamento para 4x4 em pleno deslocamento.

Control Trac: Tipo de tração integral 4x4 utilizado nos modelos da Ford, como o Explorer. É composto de circuitos eletrônicos que detectam deslizamento nos diferenciais, e equilibra o torque para a melhor situação de tração. É equipado com marchas reduzidas, quando tem seu diferencial central bloqueado. Pode ser utilizado em 4x2.

Diferencial Central: Componente que fica instalado na caixa de transferência e compensa, nas curvas, as diferenças de percurso do eixo dianteiro e traseiro. Pode ser bloqueado para travessia de obstáculos em trechos fora de estrada. Equipa todos os utilitários e SUVs com tração integral, como a linha Land Rover e Mitsubishi Pajero respectivamente.

Diferencial: componente mecânico presente em todos os veículos, fica instalado no eixo de tração e tem a função de compensar as distâncias percorridas entre as rodas em uma curva. Os veículos 4x4 possuem dois diferenciais, um no eixo traseiro e outro no dianteiro.

Full-time 4WD - Tração 4x4 integral: Recurso disponível em veículos equipados com diferencial central, que permite a utilização da tração 4x4 até em rodovias. Modelos como o Mitsubishi Pajero e os Jeeps Cherokee possuem este recurso e podem ainda rodar em 4x2, já os Land Rovers e o Niva por exemplo, transitam com tração nas quatro rodas permanentemente.

Insta Trac: é o nome do sistema usado pela Chevrolet em alguns modelos fabricados no Estados Unidos. Equipa pick-ups como as Blazers, e é um sistema Part Time 4x4, o que significa que não deve ser utilizado em asfalto ou outro piso de aderência plena. Permite a mudança de 4x2 para 4x4 em pleno movimento, e conta com marchas reduzidas.

Part-Time 4WD: A caixa de câmbio não possui diferencial central, e para estes veículos a tração 4x4 deve ser usada somente em situações fora de estrada, evitando o asfalto e estradas de terra muito boas, em altas velocidades. Alguns veículos com este sistema são os Toyota Bandeirante, Nissan Pathfinder, Jeep CJ, JPX, Suzuki Samurai, pick-up Frontier Nissan, pick-up L-200 Mitsubishi, Troller.

Positraction: Ou Tração Positiva, é um diferencial que desvia, ou bloqueia, parte do torque da roda que está girando em falso para a outra que tenha alguma tração. Normalmente o índice de bloqueio é de 70%. Algumas pick-ups da Chevrolet como as D-20 e as primeiras S10, vinham equipadas com este sistema. Já a Ford equipa toda a sua linha de pick-ups 4x2 como a F-250 e as Ranger. A Toyota Hilux e o JPX Montez também contam com este recurso.

Quadra Trac: Equipa a linha Cherokee e é um sistema de tração integral 4x4. Seu sistema de acoplamento viscoso controla o torque para cada um dos diferenciais, e permite o tráfego em marchas reduzidas.

Real Time: Nome do sistema de tração 4x4 da Honda, que equipa os modelos CR-V. O equipamento detecta automaticamente a necessidade de tração total e engata a tração traseira para auxiliar o eixo dianteiro a movimentar o veículo.

Select Traction: Sistema simples de bloqueio, utilizado nos utilitários 4x2 da Gurgel. Baseia-se na utilização dos freios de estacionamento traseiros, que são normalmente acionados por um cabo de aço. O sistema é composto de três alavancas, a principal que freia as duas rodas simultaneamente, e mais duas pequenas, que freiam uma roda de cada vez. Se uma roda fica girando no ar, ou patinando, o condutor puxa o freio desta roda, fazendo ás vezes de um blocante, e o diferencial envia todo o torque para a roda que está em condições de tração.

Shifting On The Fly: Recurso que equipa grande parte dos SUV atuais, possibilita que se engate a tração 4x4 em velocidades que chegam em alguns modelos, a 130 Km/h. Não confundir com o engate da reduzida (low range), que deve se feita sempre com o veículo parado.

Trac-Lock: Tipo de diferencial que distribui automaticamente o torque entre as rodas traseiras, de modo a garantir a melhor condição de aderência em superfícies de baixo atrito, como lama, areia, etc. Sistema utilizado pela Troller e pela Chrysler nos veículos Jeep.

Texto na íntegra: http://www.tecnica4x4.com.br/gloss4x4.htm

Mais sobre o assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2526
http://autoentusiastas.blogspot.com/2009/06/principais-tipos-de-4x4.html

Nos próximos textos, não deixem de observar as animações, ensinam muito sobre o funcionamento de diferenciais, bloqueios e trações.
http://auto.howstuffworks.com/four-wheel-drive.htm
http://auto.howstuffworks.com/differential.htm

Mais um para se divertirem:
http://www.familia4x4.com.br/dicas_e_lugares/sistemas_de_tracao.htm

Crianças, boa leitura!

Abraços.

Kim.

Annibal
09/02/2010, 19:55
Olá Kim,

Agradeço tua contribuição, excelentes informações em todos os endereços. Muito bom!

Saudações 4x4.

Kim
09/02/2010, 21:17
Opa Annibal!!!

Muito obrigado!

Abraços.

Kim.

Flávio Cadore
09/02/2010, 23:42
A full-time do Subaru não tem diferencial central igual ao Defender/Niva com opção de bloqueio (part-time).

Neste caso o cambio faz esta função (reduzida/diferencial/cambio).

A full-time do Subaru Impreza tem diferencial central de acoplamento viscoso para o câmbio mecânico e para o câmbio automático o serviço é feito eletronicamente.
Se alguém souber de um câmbio destes e "baratinho", me interessa para colocar na minha gaiola.
É possível achar o 4x2 por 500,00...no Mercado Livre.

rogerc
25/03/2010, 15:03
x2
mas esse part-time com diferencial central ainda não é tão comum, até agora eu só me lembro de ter visto em modelos mitsubishi...

As Cherokees também tem.. Vi uma nestes dias...

gabriel theodoro de souza
03/10/2010, 14:12
muito obrigado pela aula magna

wesleyamartins
05/10/2016, 11:48
Comprei uma Grand Cherokee 2011, e ela tem o modo de condução AUTO.
O cara da concessionária me falou que ela ligava o 4x4 automaticamente, quando necessário, e que
em condições normais, em piso aderente, tracionaria somente a traseira.
Alguém sabe me dizer se a informação que ele me passou esta correta?

Rafaell Soares
12/06/2017, 14:50
Boa tarde, gostaria de saber se existe a possibilidade se anular a tracao dianteira de um subaru forester com tracao permanente e assim ficar usando 4x2!?


QUOTE=Annibal;1072459]Olá pessoal,


Pesquisando informações sobre tração 4x4 na net, deparei-me com um conceito sobre a diferença entre tração 4x4 integral e tração 4x4 permanente. Infelizmente não salvei o texto, mas, em síntese, o articulista afirma o seguinte:

- tração integral refere-se ao terreno em que ela é aplicada, ou seja, ela pode ser acionada em qualquer espécie de piso (integralidade de tipos de piso); tanto pisos com muita aderência como em pisos com pouca aderência. É o tipo de tração obtida nos veículos 4x4 com diferencial central.

- Tração permanente refere-se ao período de tempo de utilização. São as empregadas naqueles veículos com tração integral e que não podem ser desligadas (full time). O veículo está sempre com o sistema 4x4 em funcionamento. Existem veículos que possuem tração integral sem que esta esteja permanentemente ligada (part time). Elas podem ser ligadas ou desligadas de acordo com a vontade do condutor. É, por exemplo, o caso das Pajeros. Portanto, a viatura pode ter tração integral sem que, necessariamente, tenha tração permanente.

Bom!? Como sou novo no mundo 4x4, gostaria que alguém comenta-se estes conceitos.

Saudações 4x4.

Annibal.[/QUOTE]