PDA

Ver Versão Completa : Niva com vibração no câmbio e fraco pra andar



Zé Henrique
17/01/2010, 09:52
Bom dia pessoal, sou o mais novo camaradas niveiro da turma e preciso de uma ajuda dos camaradas mais experientes.

É o seguinte:


Comprei um Niva 91 relativamente barato. Pague R$5000,00 e ainda veio com GNV.
Segundo informações do antigo proprietário o veículo ficou parado a pelo menos 3 meses.
Andando com ele, percebi os seguintes problemas:

CÂMBIO: O bloqueio do diferencial não engata por nada desse mundo, outra coisa é que após o engate das marchas, na arrancada o câmbio trepida muito, parece que vai desmontar. Depois que se desenvolve uma certa velocidade parece que diminui bem essa trepidação.
Outro negócio que achei estranho, é que se eu quiser empurrar o carro desengatado fica muito pesado, isso é normal no niva ou representa algum problema de transmissão também?

MOTOR: O motor fuma um pouco, mas aparentemente não raja apesar de apresentar um barulho estranho no comando de válvulas em baixa rotação, porém não tem força para nada. É muito difícil chegar a 60km/hora nesse niva. Talvez isso seja algum problema de regulagem no ponto da ignição ou carburação, Mas por acaso, considerando que o transmissão está pesada para empurrar, esta fraqueza no motor tem haver com isso?

Pessoal, espero que possam me ajudar!!!! Um grande abraço a todos!!!!!

micross
17/01/2010, 10:15
Zé, bem vindo a turma dos niveiros.

A vibração pode ser o suporte da caixa de transferência, ele é preso na lata do assoalho do niva e costuma trincar e quebrar, deixando a caixa solta. Dá uma olhada embaixo do carro, isso é facil de identificar.

Sobre empurar o carro, o niva é um pouco pesado mesmo, devido ao fato de ser 4x4 integral, mas aconselho a dar uma olhada nos rolamentos de roda, nos cubos de roda, veja se a pinça de freio não está agarrando, etc.

Esse barulho no comando deve ser a corrente de comando, verifique se o tensor está ok e regule a tensão da corrente.

O niva original é meio fraquinho mesmo, mas passa dos 60km/h tranquilo, peça para seu mecânico medir a compressão nos cilindros para ver se não está na hora de abrir o motor.

NIVA4X4
17/01/2010, 10:18
CAMARADA ZÉ , É PREOCUPANTE A REDUZIDA NAO ESTAR PASSANDO , É UM CASO CRONICO , SOBRE AS TREPIDAÇOES E VIBRAÇOES EM PREIMEIRA MARCHA E SEGUNDA ,MARCHAS ESTAS QUE FAZEM MASI FORÇAS POIS É ARRANCADA DA VIATURA ,ELAS PODEM APRESENTAR AS SEGUINTES CAUSAS :

1º - Mau alinhamento entre Cx de Transferências e Cx de Velocidades.
2º - Bolacha Elástica Danificada ou já com pouca torção.
3º - Junto Homocinética entre a Cx de Trsnf. e a Bolacha danificada ou com má lubrificação.
4º - Pernos e/ou apoios das Cxs danificados.
5º - Transmissões empenadas (esta será mais difícil mas pode acontecer).
6º - Má lubrificação das cruzetas das transmissões.
o MAIS PROVAVEL SEJA O BOLACHAO DA JUNTA ELÁSTICA , E UMA FOLGA EXCESSIVA NA CX DE TRANSFERENCIA ; ESTA PEÇA SO ENCONTREI NA ÉPOCA QUE A MINHA DEU PROBLEMAS NA SARANCAR , SOBRE O VEICULO ESTAR COM PUCA FORÇA PODE SER VARIÁVEIS PROBLEMAS , MAIS TEMQ UE FAZER UM TESTE DE ARRANCADA NELE ,COLOQUE O CARRO NUM LUGAR DE ESPAÇO E EM LINHA RETA ,SEGURE O FREIO DE MAO E PASSE UMA MARCHA E VA AELERANDO SUAVEMENTE PARA VER SE ELE MORRE OU TENTA SAIR , ELE VAI DAR GIROS EM FALÇO NAS RODAS AI NAO É A EMBREAGEM QUE POSSA ESTAR DEGOLANDO , EMBREAGEM TAMBEM COMPREI NA SARANCAR .O RESTO É VERIFICAR VELAS ,CABO DE VELAS ,BOBINA , BOMBA DAGUA (VERIFICA SE ELE NAO ESTA ESQUENTANDO ,O NIVA SEM BOMBA DA AGUA FICA FRACO E PODE ATE FUNDIR O MOTOR,VERIFICA FUROS NO RADIADOR ETC..... ESPERO TER AJUDADO .
OBS: SARANCAR NAO ETAOU FAZENDO PROPAGANDA SO ESTOU INDICANDO UMA OPÇÃO DE COMPRA DE PEÇAS E NO QUAL SEMPRE FUI BEM TRATADO PELA SENHORA MARLI

Girti
17/01/2010, 13:24
Bom dia pessoal, sou o mais novo camaradas niveiro da turma e preciso de uma ajuda dos camaradas mais experientes.

É o seguinte:

Comprei um Niva 91 relativamente barato. Pague R$5000,00 e ainda veio com GNV.
Segundo informações do antigo proprietário o veículo ficou parado a pelo menos 3 meses.
Andando com ele, percebi os seguintes problemas:

CÂMBIO: O bloqueio do diferencial não engata por nada desse mundo, outra coisa é que após o engate das marchas, na arrancada o câmbio trepida muito, parece que vai desmontar. Depois que se desenvolve uma certa velocidade parece que diminui bem essa trepidação.
Outro negócio que achei estranho, é que se eu quiser empurrar o carro desengatado fica muito pesado, isso é normal no niva ou representa algum problema de transmissão também?

MOTOR: O motor fuma um pouco, mas aparentemente não raja apesar de apresentar um barulho estranho no comando de válvulas em baixa rotação, porém não tem força para nada. É muito difícil chegar a 60km/hora nesse niva. Talvez isso seja algum problema de regulagem no ponto da ignição ou carburação, Mas por acaso, considerando que o transmissão está pesada para empurrar, esta fraqueza no motor tem haver com isso?

Pessoal, espero que possam me ajudar!!!! Um grande abraço a todos!!!!!

Seja bem vindo ao clube dos niveiros!

Considerando que este carro ficou parado por algum tempo, e que você não o conhece ainda, vai aqui minha sugestão: leve-o ao um bom mecânico, de preferência um que conheça bem os Nivas, para uma revisão geral. De posse da lista de problemas a serem solucionados (e eles existirão, pode acreditar!), você poderá decidir quais são prioritários e devem ser resolvidos imediatamente, e quais irão sendo resolvidos ao poucos, conforme a sua disponibilidade financeira.
Não conheço mecânicos especializados em Jundiaí, posso recomendar duas oficinas que conhecem bem o Niva:

Em Atibaia: Motorfort (Adriano e Michel) - fone (0XX11) 4413.1375

Em São Paulo: Wilson - fone (0XX11) 5531,7796

Boa sorte, curta o seu russinho!

Zé Henrique
17/01/2010, 16:32
Zé, bem vindo a turma dos niveiros.

A vibração pode ser o suporte da caixa de transferência, ele é preso na lata do assoalho do niva e costuma trincar e quebrar, deixando a caixa solta. Dá uma olhada embaixo do carro, isso é facil de identificar.

Sobre empurar o carro, o niva é um pouco pesado mesmo, devido ao fato de ser 4x4 integral, mas aconselho a dar uma olhada nos rolamentos de roda, nos cubos de roda, veja se a pinça de freio não está agarrando, etc.

Esse barulho no comando deve ser a corrente de comando, verifique se o tensor está ok e regule a tensão da corrente.

O niva original é meio fraquinho mesmo, mas passa dos 60km/h tranquilo, peça para seu mecânico medir a compressão nos cilindros para ver se não está na hora de abrir o motor.


Micross,

Em primeiro, muito obrigado pela dica,

Conversando com quem entende, já fico mais tranquilo. Vou verificar os suportes da caixa de transferência.

Quanto ao motor, o cabeçote foi feito rescentemente e de repente não foi muito bem ajustado o esticador da corrente, porem, este esticador não pode ser muito tensionado, não ´´e?

Um abraço

SERGIO MOLLO
17/01/2010, 17:02
Micross,

Em primeiro, muito obrigado pela dica,

Conversando com quem entende, já fico mais tranquilo. Vou verificar os suportes da caixa de transferência.

Quanto ao motor, o cabeçote foi feito rescentemente e de repente não foi muito bem ajustado o esticador da corrente, porem, este esticador não pode ser muito tensionado, não ´´e?

Um abraço

Ze Henrique; e' so soltar o tencionador, que ele tenciona a corrente sozinho, e depois e' so apertar, que a tencao ficara' correta, desde que esteja tudo OK.

Zé Henrique
17/01/2010, 17:55
CAMARADA ZÉ , É PREOCUPANTE A REDUZIDA NAO ESTAR PASSANDO , É UM CASO CRONICO , SOBRE AS TREPIDAÇOES E VIBRAÇOES EM PREIMEIRA MARCHA E SEGUNDA ,MARCHAS ESTAS QUE FAZEM MASI FORÇAS POIS É ARRANCADA DA VIATURA ,ELAS PODEM APRESENTAR AS SEGUINTES CAUSAS :

1º - Mau alinhamento entre Cx de Transferências e Cx de Velocidades.
2º - Bolacha Elástica Danificada ou já com pouca torção.
3º - Junto Homocinética entre a Cx de Trsnf. e a Bolacha danificada ou com má lubrificação.
4º - Pernos e/ou apoios das Cxs danificados.
5º - Transmissões empenadas (esta será mais difícil mas pode acontecer).
6º - Má lubrificação das cruzetas das transmissões.
o MAIS PROVAVEL SEJA O BOLACHAO DA JUNTA ELÁSTICA , E UMA FOLGA EXCESSIVA NA CX DE TRANSFERENCIA ; ESTA PEÇA SO ENCONTREI NA ÉPOCA QUE A MINHA DEU PROBLEMAS NA SARANCAR , SOBRE O VEICULO ESTAR COM PUCA FORÇA PODE SER VARIÁVEIS PROBLEMAS , MAIS TEMQ UE FAZER UM TESTE DE ARRANCADA NELE ,COLOQUE O CARRO NUM LUGAR DE ESPAÇO E EM LINHA RETA ,SEGURE O FREIO DE MAO E PASSE UMA MARCHA E VA AELERANDO SUAVEMENTE PARA VER SE ELE MORRE OU TENTA SAIR , ELE VAI DAR GIROS EM FALÇO NAS RODAS AI NAO É A EMBREAGEM QUE POSSA ESTAR DEGOLANDO , EMBREAGEM TAMBEM COMPREI NA SARANCAR .O RESTO É VERIFICAR VELAS ,CABO DE VELAS ,BOBINA , BOMBA DAGUA (VERIFICA SE ELE NAO ESTA ESQUENTANDO ,O NIVA SEM BOMBA DA AGUA FICA FRACO E PODE ATE FUNDIR O MOTOR,VERIFICA FUROS NO RADIADOR ETC..... ESPERO TER AJUDADO .
OBS: SARANCAR NAO ETAOU FAZENDO PROPAGANDA SO ESTOU INDICANDO UMA OPÇÃO DE COMPRA DE PEÇAS E NO QUAL SEMPRE FUI BEM TRATADO PELA SENHORA MARLI

Junior, obrigado pelas dicas!

Estou achando que é este problema da união elástica do niva que todo mundo fala. ´Por acaso você sabe se é possível eu mesmo troca-la?? Por baixo o carro está bem enferrujado e seco, aparentemente é isso.

Sabe como faço para identificar com mais precisão qual é o problema?

Quanto ao motor, a bomba d`agua está boa pois funcionei ele por um bom tempo e não esquetou...ficou certinho nos 90º. Acho que o problema deve ser folga de anel que está perdendo um pouco a compressão, mas este não tenho dificuldade de solucionar. O que mais me preocupa é o negócio da transmissão....

Um abraço

mauricio_silva
17/01/2010, 17:55
Bom dia pessoal, sou o mais novo camaradas niveiro da turma e preciso de uma ajuda dos camaradas mais experientes.

É o seguinte:


Comprei um Niva 91 relativamente barato. Pague R$5000,00 e ainda veio com GNV.
Segundo informações do antigo proprietário o veículo ficou parado a pelo menos 3 meses.
Andando com ele, percebi os seguintes problemas:

CÂMBIO: O bloqueio do diferencial não engata por nada desse mundo, outra coisa é que após o engate das marchas, na arrancada o câmbio trepida muito, parece que vai desmontar. Depois que se desenvolve uma certa velocidade parece que diminui bem essa trepidação.
Outro negócio que achei estranho, é que se eu quiser empurrar o carro desengatado fica muito pesado, isso é normal no niva ou representa algum problema de transmissão também?

MOTOR: O motor fuma um pouco, mas aparentemente não raja apesar de apresentar um barulho estranho no comando de válvulas em baixa rotação, porém não tem força para nada. É muito difícil chegar a 60km/hora nesse niva. Talvez isso seja algum problema de regulagem no ponto da ignição ou carburação, Mas por acaso, considerando que o transmissão está pesada para empurrar, esta fraqueza no motor tem haver com isso?

Pessoal, espero que possam me ajudar!!!! Um grande abraço a todos!!!!!

Antes de mais nada, boa sorte com sua escolha e paciência também, porque praticamente qualquer carro usado (no caso do Niva, a maioria foi importada no início da década de 1990, tendo cerca de 20 anos de uso).
A trepidação do câmbio pode ter uma gama enorme de motivos básicos. Vale conferir o alinhamento dos eixos cardãs e o estado do acoplamento elástico (um hexágono de borracha; alguns chamam de "rosquinha").
O a dificuldade de engate do bloqueio pode ter uma razão bastante simples: a posição do sensor de engate (que acende a luz do painel). Se ele estiver muito "atarrachado" (é rosqueado na caixa de transferência), ele pode impedir o engate do bloqueio.
Motor fumando também pode ter muitos motivos. Um deles, o (mal) hábito de alguns usuários de ir "completando" o óleo em vez de trocá-lo. Se o nível estiver mais alto que o normal, o excesso será queimando na câmara de combustão.
De qualquer forma, a melhor ação é levar o carro a um mecânico confiável (o Gil já sugeriu alguns) e dar uma "geral" no carro.
Prepare o seu bolso, pois economia na compra pode levar a gastos na manutenção.:concordo:
[]s.

Maurício (Tche)

shuther4x4
17/01/2010, 17:59
Zé Henrique, primeiramente boas vindas;
Espero que a viatura traga alegrias a ti.

Sobre os problemas apresentados, é dificil dizer alguma coisa do motor somente pelo seu relato. Leve num bom profissional para avaliar a instalação do gás, parte elétrica e compressão dos cilindros ao menos.

Ah, vê se prepara a viatura para dia 31, que tem jeeppasseio em Itu.
Se precisar de algo em Sorocaba, dá um grito lá na http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41552
Aqui tem um meca que alguns falam bem: Marcão da Maclada. Eu nunca levei lá, mas te passo quem levou.
Abraços.

Girti
17/01/2010, 18:50
Ze Henrique; e' so soltar o tencionador, que ele tenciona a corrente sozinho, e depois e' so apertar, que a tencao ficara' correta, desde que esteja tudo OK.

Não é tão simples assim, há um procedimento, afrouxa-se o parafuso do esticador, depois faz-se o motor girar (SEM ligá-lo!!!), para que a corrente se estique. Depois, aperta-se novamente o parafuso de regulagem.

O motor não deve trabalhar com folga na corrente, o risco de problemas maiores é grande!

Repito: é bem melhor gastar agora com uma revisão preventiva junto a um bom mecânico, do que tentar economizar fazendo por conta própria algo que não conhecemos bem, gastando depois muito mais para consertar um estrago que pode ser evitado!

BACALHAU
17/01/2010, 22:29
Zé Henrique, seja bem-vindo. :concordo:
Perguntinha besta, mas, que já deixou muito NIVeiro "pagando mico":
Já verificou se a reduzida não está acionada? :pensativo:

Girti
17/01/2010, 22:55
Zé Henrique, seja bem-vindo. :concordo:
Perguntinha besta, mas, que já deixou muito NIVeiro "pagando mico":
Já verificou se a reduzida não está acionada? :pensativo:


Hehehe... pensei nesta possiblidade, mas não tive "coragem" de perguntar...

BACALHAU
17/01/2010, 23:09
Ô Gil, esse fato já aconteceu com alguns NIVeiros mais experientes, então, não seria absurdo de acontecer com um novato.
Quem já não andou, por exemplo, com o freio de estacionamento acionado?

Girti
17/01/2010, 23:17
Ô Gil, esse fato já aconteceu com alguns NIVeiros mais experientes, então, não seria absurdo de acontecer com um novato.
Quem já não andou, por exemplo, com o freio de estacionamento acionado?

De fato, não seria absurdo! Mas, o nosso amigo Zé Henrique reclama de fraqueza no desempenho do carro, e a ação da reduzida é exatamente o oposto...

BACALHAU
17/01/2010, 23:42
Gil, o que acontece quando você empurra um NIVA com o CÂMBIO desengrenado (ponto morto) mas com a REDUZIDA acionada?
Outro aspecto é que o nosso amigo pode ter dito "sem força" no sentido de baixa velocidade.
De qualquer forma, pela internet e com as informações disponíveis é um exercício de advinhação. Podem ser tantas coisas. :pensativo:

Girti
18/01/2010, 00:13
(...)De qualquer forma, pela internet e com as informações disponíveis é um exercício de advinhação. Podem ser tantas coisas. :pensativo:

É exatamente por este motivo que eu acho que não faz sentido ficar "chutando" sugestões, o melhor que ele tem a fazer, no presente caso, é uma revisão no Niva, atitude esta altamente recomendável em qualquer carro usado recém-adquirido.

Gustavo Niva
18/01/2010, 13:32
Comprei um Niva 91 relativamente barato. Pague R$5000,00 e ainda veio com GNV.Camarada, bem vindo... mas relativamente barato nada... pagou foi barato pra @$@#$ mesmo!! :mrgreen:


CÂMBIO: O bloqueio do diferencial não engata por nada desse mundo, outra coisa é que após o engate das marchas, na arrancada o câmbio trepida muito, parece que vai desmontar.Olha... tua pergunta já entrega por onde começar a ajeitar... começa pelo que tu tem certeza que tá errado... 1a coisa resolve esse problema de não engatar o bloqueio... acho que no processo tu vai descobrir outros problemas hehhe :parede:

[]s,
Gustavo.


.

BACALHAU
18/01/2010, 14:00
Concordo com você, Gil. :concordo:
A menos que você conheça e confie no antigo dono e saiba todo o histórico dos serviço realizados, o mais acertado, visando principalmente a segurança, o indicado é procurar uma oficina para uma revisão.
Os itens mais importantes SMHO seriam freios (revisão das pinças; troca das pastilhas; limpeza e lubrificação do sistema de freios traseiros (tambor); troca das lonas; verificação do estado dos discos e tambores de freio quanto a desgastes, empenos, ovalização; verificar a existência de vazamentos, inspecionar o funcionamento do hidrovácuo, cilindro mestre e cilindros de rodas; verificar o estado do cabo do freio de estacionamento) suspensão e direção. Além dos itens básicos como substituir os óleos do motor, caixas e diferenciais (o fluído do freio DEVE ser substituído na revisão do freio), correias, velas, cabos de velas, (platinado e condensador DEVEM ser substituídos por uma ignição eletrônica :dance:), filtros (ar, óleo e combustível). Por falar em combustível, verificar a existência de possíveis vazamentos e substituir as mangueiras de combustível (eu uso aquelas destinadas a carros com IE (são um pouco mais caras, mas muuuuuuito mais resistentes. CUIDADO com certas mangueiras que vendem por aí. São baratinhas, mas vão ressecando e além de apresentarem vazamentos em pouco tempo, vão soltando partículas de borracha que provocam entupimentos no carburador), drenar, lavar e reabastecer o sistema de arrefecimento do motor com ÁGUA DESTILADA e um BOM aditivo.
Isto seria o básico do básico. Se ainda sobrar alguma grana :parede:, verificar o estado das homocinéticas, rolamentos de rodas, cardãs, acoplamento do câmbio, calços, alternador, bateria, limpadores de pára-brisas...

Esqueci alguma coisa? :?: :pensativo: :-D

Como você bem disse, sábio GIL, essas recomendações valem para QUALQUER caro usado.

Mas, ...
Verificar se a alavanca da reduzida está "ligada" não custa nada. :concordo:

cesar_am
18/01/2010, 14:46
[QUOTE=BACALHAU;1072919] CUIDADO com certas mangueiras que vendem por aí. São baratinhas, mas vão ressecando e além de apresentarem vazamentos em pouco tempo, vão soltando partículas de borracha que provocam entupimentos no carburador), .....
.
Isto seria o básico do básico. Se ainda sobrar alguma grana :parede:, verificar o estado das homocinéticas, rolamentos de rodas, cardãs, acoplamento do câmbio, calços, alternador, bateria, limpadores de pára-brisas...



Tenho usado as mangueiras de silicone, creio tb ser uma boa opção...

Bacalhau, os rolamentos de roda , tb incluiria na revisão básica....já ocorreu acidentes...e graves...como a quebra da ponta de eixo...:putz:

Sucesso, com teu Niva, Zé ...:concordo:

Zé Henrique
18/01/2010, 22:30
Antes de mais nada, boa sorte com sua escolha e paciência também, porque praticamente qualquer carro usado (no caso do Niva, a maioria foi importada no início da década de 1990, tendo cerca de 20 anos de uso).
A trepidação do câmbio pode ter uma gama enorme de motivos básicos. Vale conferir o alinhamento dos eixos cardãs e o estado do acoplamento elástico (um hexágono de borracha; alguns chamam de "rosquinha").
O a dificuldade de engate do bloqueio pode ter uma razão bastante simples: a posição do sensor de engate (que acende a luz do painel). Se ele estiver muito "atarrachado" (é rosqueado na caixa de transferência), ele pode impedir o engate do bloqueio.
Motor fumando também pode ter muitos motivos. Um deles, o (mal) hábito de alguns usuários de ir "completando" o óleo em vez de trocá-lo. Se o nível estiver mais alto que o normal, o excesso será queimando na câmara de combustão.

De qualquer forma, a melhor ação é levar o carro a um mecânico confiável (o Gil já sugeriu alguns) e dar uma "geral" no carro.
Prepare o seu bolso, pois economia na compra pode levar a gastos na manutenção.:concordo:
[]s.

Maurício (Tche)




Maurício,

Obrigado pela dica com o carro, eu não tinha pensado no sensor de bloqueio....realmente é estranho pois com o carro em funcionamento ele fica piscado, de certo que pode estar muito apertado....vou acertar isso... Qto a vibração, fim de semana vou dar uma olhada no nível da caixa de transferência. Dizem que ela desalinha com frequencia... EU consegui o manual de reparo do niva e explica como arrumar...

Obrigado pela dica....

Um abraço

Zé Henrique
18/01/2010, 22:33
Concordo com você, Gil. :concordo:
A menos que você conheça e confie no antigo dono e saiba todo o histórico dos serviço realizados, o mais acertado, visando principalmente a segurança, o indicado é procurar uma oficina para uma revisão.
Os itens mais importantes SMHO seriam freios (revisão das pinças; troca das pastilhas; limpeza e lubrificação do sistema de freios traseiros (tambor); troca das lonas; verificação do estado dos discos e tambores de freio quanto a desgastes, empenos, ovalização; verificar a existência de vazamentos, inspecionar o funcionamento do hidrovácuo, cilindro mestre e cilindros de rodas; verificar o estado do cabo do freio de estacionamento) suspensão e direção. Além dos itens básicos como substituir os óleos do motor, caixas e diferenciais (o fluído do freio DEVE ser substituído na revisão do freio), correias, velas, cabos de velas, (platinado e condensador DEVEM ser substituídos por uma ignição eletrônica :dance:), filtros (ar, óleo e combustível). Por falar em combustível, verificar a existência de possíveis vazamentos e substituir as mangueiras de combustível (eu uso aquelas destinadas a carros com IE (são um pouco mais caras, mas muuuuuuito mais resistentes. CUIDADO com certas mangueiras que vendem por aí. São baratinhas, mas vão ressecando e além de apresentarem vazamentos em pouco tempo, vão soltando partículas de borracha que provocam entupimentos no carburador), drenar, lavar e reabastecer o sistema de arrefecimento do motor com ÁGUA DESTILADA e um BOM aditivo.
Isto seria o básico do básico. Se ainda sobrar alguma grana :parede:, verificar o estado das homocinéticas, rolamentos de rodas, cardãs, acoplamento do câmbio, calços, alternador, bateria, limpadores de pára-brisas...

Esqueci alguma coisa? :?: :pensativo: :-D

Como você bem disse, sábio GIL, essas recomendações valem para QUALQUER caro usado.

Mas, ...
Verificar se a alavanca da reduzida está "ligada" não custa nada. :concordo:



Bacalhau,

Desse jeito vc me assusta!!rsrsrsrs... O nivinha tá meio baleado mas acho que dá pra ajeitar...

Valeu pela dica

Um abraço

Zé Henrique
18/01/2010, 22:35
Valeu pela dica, farei isso no fim de semana

Um abraço...

Zé Henrique
18/01/2010, 22:37
ITu é esquemão pra mim,,....tô em Jundiaí!!!! como faz pra participar do passeio?? um abraço

Zé Henrique
18/01/2010, 22:40
Realmente vc tem razão...... essa parte de comando de válvulas é meio complicado.... eu tenho o manual de reparo do niva...se não entende-lo bem, levarei ao mecânico mesmo!!!! De qq forma obrigado pela dica!!! mal vejo a hora de estar andando com vcs!!! vai ser muito bom!!!!

Um abraço

Girti
18/01/2010, 22:55
Bacalhau,

Desse jeito vc me assusta!!rsrsrsrs... O nivinha tá meio baleado mas acho que dá pra ajeitar...

Valeu pela dica

Um abraço

Zé Henrique, sinceramente: não quero desanimá-lo, mas um Niva comprado por R$5.000 TEM que ter problemas, se estivesse bom, o preço bem mais alto! Só para lhe dar uma idéia, um Niva em bom estado custa a partir de uns R$12.000. Por R$10.000, você consegue um meio baleadinho, para consertar aos poucos. Se o carro foi vendido por este valor irrisório (ainda por cima equipado com GNV, o que valoriza o carro em, no mínimo, uns R$1.500!), das duas uma: ou tinha problemas mecânicos ou de documentação, ou o seu antigo dono não tinha absolutamente nenhuma noção do valor do Niva!
Portanto, eu recomendo, já que você o comprou por uma pechincha, seja generoso agora e leve-o a um bom mecânico, para um revisão geral, onde serão apontados os problemas que ele tem. Depois, você poderá decidir o que fazer. Mas, a não ser que você seja um ótimo mecânico, tentar descobrir e resolver de forma caseira os problemas do carro só lhe trará aporrinhação e, eventualmente quebras inesperadas no meio de uma viagem ou trilha.

shuther4x4
19/01/2010, 00:21
ITu é esquemão pra mim,,....tô em Jundiaí!!!! como faz pra participar do passeio?? um abraço

Quando for comentar sobre algo que não está logo acima, ou seja, você não esteja escrevendo sobre a última mensagem postada, clique em "citar" na mensagem que vai responder ou perguntar que ela aparece igual essa que citei sua.
Fica mais fácil identificarmos os comentários.

Sobre Itu, vai ser o 2º encontro. Do ano passado fui e foi muito bom.
A inscrição foi na hora, só precisou entregar os alimentos (doação).
Foi em uma praça, só que lotou tudo (muitas viaturas). Depois partimos para a trilha (veja algumas coisas em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41552&page=138)
Desse ano acho que não vai ter erro, pois vai ser no autódromo a concentração.
Vou sem falta.
Mais informações: www.crisp4x4.com.br (http://www.crisp4x4.com.br/)

Abraços.

Jossano
19/01/2010, 10:38
Camarada

Benvindo a familia.... com direito a dores e alegrias.

Te aconselho abaixar o manual do mecanico do niva e tn o manual do proprietario.

Se nao estou errado tem no site dos nivas gerais.

Com eles em maos , uma boa lida vai te ajudar muito

abracao

Jossano

thgteixeira
19/01/2010, 19:12
O Bacalhau tinha produzido uma ótima versão do manual do propriotário (:mrgreen:) e disponibilizado para download. Acho que está no tópico da restauração do Niva dele, eu recomendo! Baixei, e estou usando.

BACALHAU
19/01/2010, 23:07
O Bacalhau tinha produzido uma ótima versão do manual do propriotário (:mrgreen:) e disponibilizado para download. Acho que está no tópico da restauração do Niva dele, eu recomendo! Baixei, e estou usando.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35815&highlight=manual

Zé Henrique
20/01/2010, 23:06
Quando for comentar sobre algo que não está logo acima, ou seja, você não esteja escrevendo sobre a última mensagem postada, clique em "citar" na mensagem que vai responder ou perguntar que ela aparece igual essa que citei sua.
Fica mais fácil identificarmos os comentários.

Sobre Itu, vai ser o 2º encontro. Do ano passado fui e foi muito bom.
A inscrição foi na hora, só precisou entregar os alimentos (doação).
Foi em uma praça, só que lotou tudo (muitas viaturas). Depois partimos para a trilha (veja algumas coisas em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41552&page=138)
Desse ano acho que não vai ter erro, pois vai ser no autódromo a concentração.
Vou sem falta.
Mais informações: www.crisp4x4.com.br (http://www.crisp4x4.com.br/)

Abraços.


Obrigado pela dica...

Entao, se a viatura ficar pronta até o dia 31 vou pra lá...
o único problema é que ela ainda não tá 100,,,,não tá confiável..

Um abraço...

Alexandre Banana
21/01/2010, 23:54
Zé Henrique, sinceramente: não quero desanimá-lo, mas um Niva comprado por R$5.000 TEM que ter problemas, se estivesse bom, o preço bem mais alto! Só para lhe dar uma idéia, um Niva em bom estado custa a partir de uns R$12.000. Por R$10.000, você consegue um meio baleadinho, para consertar aos poucos. Se o carro foi vendido por este valor irrisório (ainda por cima equipado com GNV, o que valoriza o carro em, no mínimo, uns R$1.500!), das duas uma: ou tinha problemas mecânicos ou de documentação, ou o seu antigo dono não tinha absolutamente nenhuma noção do valor do Niva!
Portanto, eu recomendo, já que você o comprou por uma pechincha, seja generoso agora e leve-o a um bom mecânico, para um revisão geral, onde serão apontados os problemas que ele tem. Depois, você poderá decidir o que fazer. Mas, a não ser que você seja um ótimo mecânico, tentar descobrir e resolver de forma caseira os problemas do carro só lhe trará aporrinhação e, eventualmente quebras inesperadas no meio de uma viagem ou trilha.


Essa questão de valor vai muito de região pra região ... porque aqui no Ceará vc compra niva com motor AP suspensão toda feita tudo bom.. sem nada pra fazer .. no maximo alguma besteira de acabamento por 10mil. Preço de niva original aqui é 5mil

BACALHAU
22/01/2010, 19:11
Essa questão de valor vai muito de região pra região ... porque aqui no Ceará vc compra niva com motor AP suspensão toda feita tudo bom.. sem nada pra fazer .. no maximo alguma besteira de acabamento por 10mil. Preço de niva original aqui é 5mil

Alexandre, TODOS os NIVAs que eu vi à venda em Fortaleza estavam com a lataria (principalmente assoalho, caixas de ar, longarinas, ... ou seja as partes inferiores) detonada pela maresia. Aparentemente bonitos, mas só aparentemente. Muita "maquiagem".
O pessoal aí tem a mania de meter os jipes e até carros de passeio nas praias e mesmo depois de uma boa lavagem o estrago está feito. Mesmo quem é mais civilizado e não vai à praia (estou me referindo andar na areia, na beira d'água, na parte que deveria ser reservada para os banhistas) mas pára a sua viatura na praia do Futuro para comer um caranguejo, detona a lataria. Haja visto que naquela praia tem a segunda maior concentração de sal (maresia) do mundo. Só perde para o Mar Morto.
O "Pangaré" é um exemplo. E não é exceção.

Guto Niva Florianópolis
25/01/2010, 09:48
Olá camaradas!!!

não sei se vou conseguir explicar a situação mais vamos lá.

Estou andando relativamente pouco com meu Niva, eu estava meio apertado de grana e a um tempo não o levava para uma revisão, agendei uma revisão no meu mecanico de Niva aqui de Floripa o Mario da Importcar mais aconteceu o seguinte: a um tempo sinto vários barulhos embaixo do carro, mais ontem subindo o morro la de casa com a reduzida engatada e em segunda marcha como sempre ele fez um barulho mais forte, como se tivessem dando socos embaixo do carro e as alavancas de reduzida e bloqueio tremendo muito, hoje ao descer o morro com reduzida e primeira marcha engatada sem pisar no freio tava rolando vários estralos.

Eis a minha dúvida, até o mecanico são uns 20 Km, será que chamo um guincho, to com receio de quebrar algo sério na caixa.

Obs: não tenho muito a manha de mecanica.

Valeu e boa semana a todos.

baseggiov
25/01/2010, 11:01
Olá camaradas!!!

não sei se vou conseguir explicar a situação mais vamos lá.

Estou andando relativamente pouco com meu Niva, eu estava meio apertado de grana e a um tempo não o levava para uma revisão, agendei uma revisão no meu mecanico de Niva aqui de Floripa o Mario da Importcar mais aconteceu o seguinte: a um tempo sinto vários barulhos embaixo do carro, mais ontem subindo o morro la de casa com a reduzida engatada e em segunda marcha como sempre ele fez um barulho mais forte, como se tivessem dando socos embaixo do carro e as alavancas de reduzida e bloqueio tremendo muito, hoje ao descer o morro com reduzida e primeira marcha engatada sem pisar no freio tava rolando vários estralos.

Eis a minha dúvida, até o mecanico são uns 20 Km, será que chamo um guincho, to com receio de quebrar algo sério na caixa.

Obs: não tenho muito a manha de mecanica.

Valeu e boa semana a todos.

Conselho do Almir: "Fica tranquilo meu querido! Dá nada não, engata a reduzida, bloqueia o diferencial e toca o pau!"

Falando sério agora: Acho melhor levar guinchado, ou pedir pra algum amigo rebocar.
Pode ser que seja apenas problema no acoplamento, mas pode ser que seja algo mais sério.

Dá uma olhada por baixo, vê se não tem nada solto, se o acoplamento está ok.

Abraço e boa sorte.

Guto Niva Florianópolis
25/01/2010, 11:21
Conselho do Almir: "Fica tranquilo meu querido! Dá nada não, engata a reduzida, bloqueia o diferencial e toca o pau!"

Falando sério agora: Acho melhor levar guinchado, ou pedir pra algum amigo rebocar.
Pode ser que seja apenas problema no acoplamento, mas pode ser que seja algo mais sério.

Dá uma olhada por baixo, vê se não tem nada solto, se o acoplamento está ok.

Abraço e boa sorte.


Olhó ta rolando PB aí em MS? hehehe

Outra coisa que esqueci tbm a uns 30Km/h solto a marcha que continua tremendo as alavancas de cambio!!!

O reboque vai ser uma acho eu!!! Valeu Bro. abraço

Adriano-RS
25/01/2010, 11:35
Guto, pela sua descrição eu lembrei da vez que o meu diferencial dianteiro estava solto, da uma olhada se ele nao caiu encima do quadro da supensão.
se o barulho for ciclico, podem ser as homocineticas, vc conhece o estalo das homo?
um abraço.

Guto Niva Florianópolis
25/01/2010, 11:49
Guto, pela sua descrição eu lembrei da vez que o meu diferencial dianteiro estava solto, da uma olhada se ele nao caiu encima do quadro da supensão.
se o barulho for ciclico, podem ser as homocineticas, vc conhece o estalo das homo?
um abraço.


Então ja estava pensando nas Homocineticas sim e o estalo é semelhante, mais vou reboca-lo hoje fim de tarde, ja que tenho outro carro não é trabalho pra mim, não vou arriscar não, talvez tente um guincho dependendo do valor...

Valeu pela força.

mauricio_silva
25/01/2010, 13:08
Olá camaradas!!!

não sei se vou conseguir explicar a situação mais vamos lá.

Estou andando relativamente pouco com meu Niva, eu estava meio apertado de grana e a um tempo não o levava para uma revisão, agendei uma revisão no meu mecanico de Niva aqui de Floripa o Mario da Importcar mais aconteceu o seguinte: a um tempo sinto vários barulhos embaixo do carro, mais ontem subindo o morro la de casa com a reduzida engatada e em segunda marcha como sempre ele fez um barulho mais forte, como se tivessem dando socos embaixo do carro e as alavancas de reduzida e bloqueio tremendo muito, hoje ao descer o morro com reduzida e primeira marcha engatada sem pisar no freio tava rolando vários estralos.

Eis a minha dúvida, até o mecanico são uns 20 Km, será que chamo um guincho, to com receio de quebrar algo sério na caixa.

Obs: não tenho muito a manha de mecanica.

Valeu e boa semana a todos.

Humm...:pensativo::pensativo::pensativo:
Pela sua descrição, não creio que seja a fixação do diferencial dianteiro ou da caixa de câmbio. Normalmente, um problema de fixação não dá muitos avisos antes de acontecer. Ou seja, você não tem o problema e de repente tem o problema.
Creio que seja problema no acoplamento elástico (a "rosquinha" de borracha) da transmissão.
De qualquer forma, não vale a pena arriscar. Vá de guincho para o mecânico.
[]s.

Maurício (Tche).

baseggiov
25/01/2010, 15:21
Olhó ta rolando PB aí em MS? hehehe



Ouço pela internet, sou gaúcho de Passo Fundo e curto muito o PB.

Abração

Guto Niva Florianópolis
25/01/2010, 16:48
Ouço pela internet, sou gaúcho de Passo Fundo e curto muito o PB.

Abração


Irado tbm dou umas risadas com os malucos heheheh

Girti
25/01/2010, 18:54
Olá camaradas!!!

não sei se vou conseguir explicar a situação mais vamos lá.

Estou andando relativamente pouco com meu Niva, eu estava meio apertado de grana e a um tempo não o levava para uma revisão, agendei uma revisão no meu mecanico de Niva aqui de Floripa o Mario da Importcar mais aconteceu o seguinte: a um tempo sinto vários barulhos embaixo do carro, mais ontem subindo o morro la de casa com a reduzida engatada e em segunda marcha como sempre ele fez um barulho mais forte, como se tivessem dando socos embaixo do carro e as alavancas de reduzida e bloqueio tremendo muito, hoje ao descer o morro com reduzida e primeira marcha engatada sem pisar no freio tava rolando vários estralos.

Eis a minha dúvida, até o mecanico são uns 20 Km, será que chamo um guincho, to com receio de quebrar algo sério na caixa.

Obs: não tenho muito a manha de mecanica.

Valeu e boa semana a todos.

Fala, Guto, tudo bem por aí (fora o problema do Niva, é claro! :mrgreen:)? Falei com a Gerta, da Pousada Sítio dos Tucanos, e ela me contou que o calor por aí está de arrasar!

Sugestão: ligue para o Mário (Importcar) e explique o problema para ele, acredito que ele poderá lhe dizer se você pode arriscar a viagem (que não é longa, se a oficina dele ainda fica na Costeira) até a oficina dele!

[ ]s

Ricardo Passoni
25/01/2010, 18:58
Pergunta se vc anda mais rapido o barulho para??? isso sem ligar reduzida e bloqueio, pq se for é aquele parafuso que prende o diferencial dianteiro que foi pro espaço , digo isso por experiencia propria!
abraços

Guto Niva Florianópolis
26/01/2010, 09:27
Fala, Guto, tudo bem por aí (fora o problema do Niva, é claro! :mrgreen:)? Falei com a Gerta, da Pousada Sítio dos Tucanos, e ela me contou que o calor por aí está de arrasar!

Sugestão: ligue para o Mário (Importcar) e explique o problema para ele, acredito que ele poderá lhe dizer se você pode arriscar a viagem (que não é longa, se a oficina dele ainda fica na Costeira) até a oficina dele!

[ ]s


Dá-lhe Gil,

tudo certo aqui, calor intenso mesmo e chuvas no fim da tarde, Mister Werner é que voltou para SP ontem, estava lá na casa do meu pai, que fica ali nos Açores, falamos sobre toda essa história com o Niva hehe...

Então, falei com o Mario ontem, expliquei tudo detalhado e ele falou que não tem problema que posso levar la que ta tranquilo, qq coisa ligo e ele me pega no caminho, fechei com ele de deixar o Niva la amanhã, dei uma pequena volta com ele ontem e não me pareceu nada de mais, mais pra quem não entende muito os estralos dão uma preocupada...

Ah!!! a oficina ainda está na Costeira sim mais em outro lugar, é quase em frente do outro lado da rua...

abraços e obrigado.

Guto Niva Florianópolis
26/01/2010, 09:56
Pergunta se vc anda mais rapido o barulho para??? isso sem ligar reduzida e bloqueio, pq se for é aquele parafuso que prende o diferencial dianteiro que foi pro espaço , digo isso por experiencia propria!
abraços


Olá Ricardo, quando estou sem reduzida o barulho para sim, e tbm para de tremer a marcha, mais amanhã ja resolvo essa pendenga vo da uma olhada hoje embaixo do carro pra ver se falta algo.

abração e obrigado pela a atenção

Alexandre Banana
26/01/2010, 10:08
Alexandre, TODOS os NIVAs que eu vi à venda em Fortaleza estavam com a lataria (principalmente assoalho, caixas de ar, longarinas, ... ou seja as partes inferiores) detonada pela maresia. Aparentemente bonitos, mas só aparentemente. Muita "maquiagem".
O pessoal aí tem a mania de meter os jipes e até carros de passeio nas praias e mesmo depois de uma boa lavagem o estrago está feito. Mesmo quem é mais civilizado e não vai à praia (estou me referindo andar na areia, na beira d'água, na parte que deveria ser reservada para os banhistas) mas pára a sua viatura na praia do Futuro para comer um caranguejo, detona a lataria. Haja visto que naquela praia tem a segunda maior concentração de sal (maresia) do mundo. Só perde para o Mar Morto.
O "Pangaré" é um exemplo. E não é exceção.

Descordo de você quando diz que quem anda com o carro na praia não é civilizado... concordo que existem áreas reservadas aos banhistas ... mas o litoral cearense é muito extenso ... e não é pq colocamos nossos veículos na areia da praia, fora da área de banhistas, que não somos civilizados ... Somos até mais do que muitas pessoas que se dizem ser.


E aqui no Ceará fica complicado você ter um 4x4 e não expor ele a maresia, pois aqui não chove .. então as brincadeiras aqui ou são praia ou são dunas ...

mauricio_silva
26/01/2010, 10:47
Descordo de você quando diz que quem anda com o carro na praia não é civilizado... concordo que existem áreas reservadas aos banhistas ... mas o litoral cearense é muito extenso ... e não é pq colocamos nossos veículos na areia da praia, fora da área de banhistas, que não somos civilizados ... Somos até mais do que muitas pessoas que se dizem ser.


E aqui no Ceará fica complicado você ter um 4x4 e não expor ele a maresia, pois aqui não chove .. então as brincadeiras aqui ou são praia ou são dunas ...

Quem tem um 4x4 tem uma responsabilidade com a natureza. Infelizmente, nem todos os proprietários/condutores reconhecem isso e usam seus veículos em qualquer lugar sem se preocupar comos estragos que estão sendo feitos.
Claro que ao colocar um jipe numa trilha ou numa praia, sempre se provocará algum dano ao meio ambiente. Minimizar estes danos é obrigação de um jipeiro consciente.
Lembrar que, para algumas pessoas, ter um veículo 4x4 é ser ecologicamente irresponsável. Para muitos, ser jipeiro é ser um predador da natureza.
Se a nossa fama não é das melhores, não vamos praticar atos que justifiquem esta conotação negativa dos 4x4 e de seus proprietários. Vale para o Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e todos os demais estados do Brasil. Ah, e fora do Brasil também, né?:-D
[]s.

Maurício (Tche)

Girti
26/01/2010, 13:13
Quem tem um 4x4 tem uma responsabilidade com a natureza. Infelizmente, nem todos os proprietários/condutores reconhecem isso e usam seus veículos em qualquer lugar sem se preocupar comos estragos que estão sendo feitos.
Claro que ao colocar um jipe numa trilha ou numa praia, sempre se provocará algum dano ao meio ambiente. Minimizar estes danos é obrigação de um jipeiro consciente.
Lembrar que, para algumas pessoas, ter um veículo 4x4 é ser ecologicamente irresponsável. Para muitos, ser jipeiro é ser um predador da natureza.
Se a nossa fama não é das melhores, não vamos praticar atos que justifiquem esta conotação negativa dos 4x4 e de seus proprietários. Vale para o Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e todos os demais estados do Brasil. Ah, e fora do Brasil também, né?:-D
[]s.

Maurício (Tche)


:concordo: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

x 2!!!

Guto Niva Florianópolis
27/01/2010, 10:03
Olá Camaradas!!!!

Apenas para informação, deu tudo certo e meu Niva ja está na oficina, fui andando com ele mesmo, no caminho até parou de fazer barulhos heheh. O Mário mecanico falou que hoje a tarde ja estará pronto, são só apertos mesmo, farei tbm os freios e uma geral no motor que segundo o próprio Gil ta fazendo barulho demais hehe...

amanhã começo a função atrás de latoeiros aqui em Floripa para fazer a lata do coitado, se alguém souber de algum!!!

abração e obrigado a todos.

Girti
27/01/2010, 12:02
(...)e uma geral no motor que segundo o próprio Gil ta fazendo barulho demais hehe...

abração e obrigado a todos.

Hehehe... de fato, naquela noite em que nos encontramos na estrada (incrível coincidência!), o seu motor mais parecia uma britadeira! :mrgreen:

Boa sorte na sua procura por uma latoeiro (ou funileiro, para nós, paulistas)!

[ ]s

BACALHAU
27/01/2010, 15:25
Descordo de você quando diz que quem anda com o carro na praia não é civilizado... concordo que existem áreas reservadas aos banhistas ... mas o litoral cearense é muito extenso ... e não é pq colocamos nossos veículos na areia da praia, fora da área de banhistas, que não somos civilizados ... Somos até mais do que muitas pessoas que se dizem ser.


E aqui no Ceará fica complicado você ter um 4x4 e não expor ele a maresia, pois aqui não chove .. então as brincadeiras aqui ou são praia ou são dunas ...

Quem anda de carro nas praias não é civilizado, não tem educação, infringe a lei e agride o meio ambiente, além de colocar em risco a segurança das pessoas. Mas, pelo que se vê nas praias cearenses e do nordeste de modo geral, mostra que estes são valores sem importância para muitos. Valores estes, sobrepujados pela arrogância e prepotência tão comuns por aqui.

IRRESPONSABILIDADE:
http://tvverdesmares.com.br/bomdiaceara/atropelamento-em-praias/
http://tvverdesmares.com.br/cetv2aedicao/agressao-de-guardas-municipais/
http://tvverdesmares.com.br/cetv2aedicao/motoristas-flagrados-dirigindo-nas-praias/
http://tvverdesmares.com.br/cetv2aedicao/perigo-na-praia-do-cumbuco/
http://portal.detran.ce.gov.br/search?b_start:int=0&SearchableText=praia
http://portal.detran.ce.gov.br/noticias/os-riscos-de-veiculos-na-praia/?searchterm=legisla%C3%A7%C3%A3o%20praia
http://portal.detran.ce.gov.br/noticias/o-perigo-que-vem-das-dunas/?searchterm=legisla%C3%A7%C3%A3o%20praia
http://portal.detran.ce.gov.br/noticias/22-veiculos-sao-apreendidos-mas-infracao-continua/?searchterm=legisla%C3%A7%C3%A3o%20praia
http://portal.detran.ce.gov.br/noticias/motoristas-ignoram-fiscalizacao-a-beira-mar/?searchterm=legisla%C3%A7%C3%A3o%20praia

Agora, responda-me, caro Alexandre:
Você acha justo você e a sua família, não poderem curtir sossegadamente uma praia por ter que ficar atento para que seu filho ou qualquer outra pessoa não venham ser atropelados por um veículo?
Seu filho não poder fazer um castelo de areia tranquilamente, pois pode ser atropelado a qualquer momento?

A solução, a meu ver, seria a mesma para quem gosta de disputar um "racha". Áreas delimitadas para esse fim, seja um "pega", seja um passeio na areia.
A segurança das pessoas e o meio-ambiente agradecem. :concordo:

Edintruder
27/01/2010, 16:28
Nesse ponto que o Baca levantou sobre transitar na praia, bem, eu moro numa praia que tem 224km de extensão, nessa época os banhistas se espalham num trecho de 20km, gerando inclusive congestionamentos na praia (se passa uma tsunami são 300.000 mortos), porém a prefeitura nessa época delimita a área para carros no trecho mais movimentado. Porém no resto da praia, tem que tomar cuidado sim, pois como é praia, fiscalização quase inexistente, se torna quase terra sem lei, então tem muita criança conduzindo veículos no meio do trânsito, pessoas correndo com carros e motos ou falando despreocupadamente ao celular...

Infelizmente isso é assim no Brasil todo. O correto seria uma via pavimentada, mas nem todo lugar tem esse tipo de infraestrutura na orla marítima.

Uma coisa por aqui melhorou, proibiram trânsito de veículos em dunas, a polícia ambiental tem trabalhado muito por aqui nos últimos anos. O pessoal reclama, mas o meio ambiente precisa ser preservado mesmo.

Eu quando vou à praia com o meu filho, fico sempre de olho pra ele ficar entre o carro e o mar, pois do outro lado do carro, sabe-se lá o que pode passar...

Em relação à civilidade, é importante não generalizar, pois cada um sabe de si. Eu, quando a praia está vazia, apronto mesmo! Mas se tem movimento, a coisa muda.

Guto Niva Florianópolis
27/01/2010, 17:19
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2788822.xml :odedo:

Alexandre Banana
27/01/2010, 19:59
O pior cego é aquele que não quer ver!


O colega talvez foi infeliz ao ler meu comentário e não ler a parte onde falei que " "... concordo que existem áreas reservadas aos banhistas ..." . Quando falei isso me referi que concordo plenamente que onde tem banhistas não é para ter circulação de carros, ficando assim seu filho e sua família livre de sofrer qualquer tipo de incidente provocado por um veículo automotor.

E digo mais. Talvez o colega nem sequer conheça o litoral cearense para está falando tamanha asneira. Pois nosso litoral é muito extenso e em sua maior parte é composto por praias desertas. O colega também não percebeu que a mídia está viciada e tendendo somente para um lado. Você citou aí várias reportagens sobre veículo circulando na praia, sinal que pesquisou. Mostre agora uma que reporte um acidente na faixa de praia envolvendo veiculo automotor e um banhista.

Fora isso tudo ... ainda tem o lado econômico da situação que vou postar logo abaixo um texto de um colega.


Quem anda de carro nas praias não é civilizado, não tem educação, infringe a lei e agride o meio ambiente, além de colocar em risco a segurança das pessoas. Mas, pelo que se vê nas praias cearenses e do nordeste de modo geral, mostra que estes são valores sem importância para muitos. Valores estes, sobrepujados pela arrogância e prepotência tão comuns por aqui.

IRRESPONSABILIDADE:
http://tvverdesmares.com.br/bomdiaceara/atropelamento-em-praias/
http://tvverdesmares.com.br/cetv2aedicao/agressao-de-guardas-municipais/
http://tvverdesmares.com.br/cetv2aedicao/motoristas-flagrados-dirigindo-nas-praias/
http://tvverdesmares.com.br/cetv2aedicao/perigo-na-praia-do-cumbuco/
http://portal.detran.ce.gov.br/search?b_start:int=0&SearchableText=praia
http://portal.detran.ce.gov.br/noticias/os-riscos-de-veiculos-na-praia/?searchterm=legisla%C3%A7%C3%A3o%20praia
http://portal.detran.ce.gov.br/noticias/o-perigo-que-vem-das-dunas/?searchterm=legisla%C3%A7%C3%A3o%20praia
http://portal.detran.ce.gov.br/noticias/22-veiculos-sao-apreendidos-mas-infracao-continua/?searchterm=legisla%C3%A7%C3%A3o%20praia
http://portal.detran.ce.gov.br/noticias/motoristas-ignoram-fiscalizacao-a-beira-mar/?searchterm=legisla%C3%A7%C3%A3o%20praia

Agora, responda-me, caro Alexandre:
Você acha justo você e a sua família, não poderem curtir sossegadamente uma praia por ter que ficar atento para que seu filho ou qualquer outra pessoa não venham ser atropelados por um veículo?
Seu filho não poder fazer um castelo de areia tranquilamente, pois pode ser atropelado a qualquer momento?

A solução, a meu ver, seria a mesma para quem gosta de disputar um "racha". Áreas delimitadas para esse fim, seja um "pega", seja um passeio na areia.
A segurança das pessoas e o meio-ambiente agradecem. :concordo:

Alexandre Banana
27/01/2010, 20:00
"UM CICLO VIRTUOSO CHAMADO 4X4


“AS PRAIAS E AS DUNAS NÃO PERTENCEM AOS PRATICANTES DE OFF-ROAD, NEM AOS BUGUEIROS, NEM AOS BANHISTAS... ELAS PERTENCEM A TODOS”

A celeuma em torno dos 4x4, bugueiros e banhistas já existe há vários anos, era uma bomba que a qualquer momento iria explodir. Prova disto, é que para ocorrer este BIG-BANG, bastou apenas um fato isolado, o famoso caso jipeiros x bugueiros de canoa quebrada. Como num passe de mágica, nós, os praticantes de off-road, passamos a ser vistos como verdadeiros “foras da lei” pela sociedade.


Basta ler os jornais e todos verão como somos injustamente taxados: “carrões sujos por trilhas enlameadas”, “xiitas das dunas”, “carrões que ameaçam dunas e gente”, “ziguezague ameaçador e mal-educado de carros numa área de extrema fragilidade ambiental”, etc. BASTA LER JORNAL E VERÃO COMO O JIPEIRO É TRATADO.

Creio que não devesse ser assim, pois assim como outras muitas atividades, o 4x4 sustenta famílias, fomenta o comércio e é um setor importante da economia brasileira que.

Se o off-road viesse a acabar, muitas famílias ficariam sem o pão de cada dia.

Sou admirador e praticante do off road desde que me entendo por gente, quando criança e adolescente, ia no carro com meus pais e, logo que me graduei e passei a trabalhar, juntei dinheiro para “dar entrada” no meu sonho de infância (comprar o meu primeiro carro 4x4 em suadas 36 prestações mensais que comprometem a minha limitada renda de advogado recém formado).

VOU EXEMPLIFICAR E TENTAR MOSTRAR RESUMIDAMENTE O QUE ESTÁ POR TRÁS DE UM SIMPLES DIA DE DOMINGO DE UM JIPEIRO, O QUE VOU DIZER AQUI, VOCÊS NUNCA LERÃO EM JORNAIS POPULISTAS E SUPERFICIAIS:

O simples fato eu pegar o meu troller no domingo de manhã e dirigir-me à praia com minha família, movimenta os mais diversos setores da economia, senão vejamos:

1. PONHO A FAMÍLIA DENTRO DO CARRO E SAIO DE CASA. O QUE SIGNIFICA ISSO?
• Gerei renda para a fábrica da troller em Horizonte/CE, empresa que paga impostos àquele município, ao Estado do Ceará e à União;
• Gerei emprego a muitos cidadãos de Horizonte (graças ao meu 4x4, os filhos desses operários têm comida na mesa e podem ter o que chamamos no Brasil de uma vida digna)
• Gerei emprego na concessionária de veículos, empresa que também paga tributos, movimenta a economia e emprega cidadãos Brasileiros.
• Paguei licenciamento, seguro obrigatório, IPVA, dentre outros tributos e taxas aplicáveis.

2. SAÍ DE CASA, AGORA VOU AO POSTO DE COMBUSTÍVEL ENCHER O TANQUE E SECAR OS PNEUS PARA PASSAR MAIS UM DOMINGO NA PRAIA. O QUE SIGNIFICA ISSO?
• Gerei emprego, renda e arrecadação, ou seja, é graças a mim que os frentistas e os demais funcionários do posto de gasolina têm o seu emprego, podendo assim sustentar sua família. É o combustível que sai da bomba e vai para o tanque do meu carro, que gera a arrecadação de impostos e sustenta milhares de famílias que dependem daquela atividade comercial.
• PARA QUEM NÃO SABE, NO POSTO MALUAGA TEM UM RAPAZ (CONHECIDO COMO ‘DIBANDA’) QUE GANHA O SUSTENTO DE SUA FAMÍLIA COM O DINHEIRO QUE RECEBE PARA CALIBRAR PNEUS DE CARROS 4X4. SE EU DOU UNS R$ 2,00 A ELE, MULTIPLICANDO ISSO POR UNS 100 CARROS, SIGNIFICA QUE ELE DEVA GANHAR APROXIMADAMENTE 200,00 REAIS POR FINAL DE SEMANA, O QUE DÁ 800 REAIS POR MÊS. SE ACABAR OS 4X4, ESSE RAPAZ FICARÁ “DESEMPREGADO” E PODERÁ ENTRAR PARA O MUNDO DO CRIME.

3. TANQUE CHEIO, PNEUS SECOS, PEGO O RUMO DA PRAIA, SEMPRE TOMANDO O CUIDADO DE NÃO PASSAR POR ÁREAS DE BARRACAS E BANHISTAS E SEMPRE FAZENDO OS DEVIDOS DESVIOS, VOU ATÉ A BARRACA DO SEU JOÃO PARA PASSAR O DIA POR LÁ, COMENDO UM PEIXINHO, UMA LAGOSTA, ETC. O QUE SIGNIFICA ISSO?
• O Seu João, na Praia do Batoque, possui uma barraca para quem gosta de mais tranqüilidade, locais mais afastados, é uma barraca de praia freqüentada exclusivamente por jipeiros e possuidores de veículos off road em geral. Seu João emprega umas 10 pessoas, entre garçons e cozinheiros. É um homem simples, que através da renda gerada pelos carros 4x4 CONSEGUE MANTER DOIS FILHOS ESTUDANDO EM COLÉGIO PARTICULAR DE FORTALEZA, ELE PRETENDE DAR AOS FILHOS A OPORTUNIDADE QUE NÃO TEVE. Se acabar o “4x4”, Seu João e seus funcionários também ficarão sem o seu sustento. Os filhos de “Seu João” terão que sair do colégio particular e não poderão mais sonhar com o futuro promissor que seu pai os proporcionava com o dinheiro ganho com a venda de comidas e bebidas a pilotos e familiares de donos de 4x4.
• Lembremos também, QUE AO PARAR NA PRAIA E DESCER DO CARRO, EU E TODOS QUE ESTÃO COMIGO, NOS TRANSFORMAMOS EM BANHISTAS e somos ameaçados por uma meia dúzia de irresponsáveis que (diferente de mim) teimam em passar em frente às barracas, sem contornar os locais destinados aos banhistas. ISSO É INADMISSÍVEL! No grupo de off road do qual participo, ninguém faz isso, se fizer será repreendido pelos demais.

4. FIM DE TARDE DO DOMINGO, PAGO A CONTA NO SEU JOÃO, PASSO A DIREÇÃO PARA A “PATROA” EM RESPEITO À LEI SECA, E VOLTO PARA CASA COM MEU CARRO TODO SUJO DE LAMA E AREIA, LÓGICO QUE ANTES PARO NO POSTO MALUAGA, ENCHO OS PNEUS E DOU UNS 2 REAIS AO “DIBANDA”. O que significa isso?
• Na segunda-feira, terei que mandar o carro pro lava-jato (graças ao meu domingo na praia, o carro está sujo e o funcionário do lava-jato tem emprego. Ele lava meu carro e assim pode sustentar a família).
• Sempre como é de costume, o carro 4x4 tem que ter revisões periódicas, isso gera renda para os mecânicos, donos de oficina, vendedores de peças, donos de lojas de peças, concessionárias, etc, etc, etc, etc, etc, etc......

Vou parar por aqui, para não ficar cansativo!

Mas é isso aí, viram? Não sou apenas um dono desses “carrões que ameaçam dunas e gente”.

Viu o tanto de gente que ganha o pão de cada dia com os veículos 4x4? E É PORQUE EU NEM FALEI 10% DO QUE ESTÁ POR TRÁS DESSA ATIVIDADE TÃO IMPORTANTE PARA A ECONOMIA CEARENSE E BRASILEIRA.

Viram o tanto de impostos que foram gerados e pagos, simplesmente porque em vez de passar o domingo assistindo o GUGU, eu resolvi ir à praia com minha família?

Será que os carros com tração são uma ameaça tão grande às dunas e ao povo?

No rapaziada 4x4, grupo do qual participo, como em todo grupo de jipeiros, vejo muitos exemplos de pessoas que, como eu, trabalham arduamente e se privam de muita coisa para sustentar o tão sonhado automóvel 4x4... são pessoas que geram renda e movimentam a economia..

Mesmo aos trancos e barrancos, vou trabalhar para manter vivo o sonho de ser jipeiro.

Importante lembrar a todos que, muito diferente do que prega a minoria da imprensa marrom e alguns radicais desinformados, os praticantes de 4x4 não são vadios, nem pessoas de vida fácil, eles lutaram, e lutam muito, para manter vivo o sonho do OFF ROAD (atividade que alimenta famílias e movimenta a economia).

COMO PROVADO ACIMA, OFF ROAD É UM CICLO VIRTUOSO. NÃO DEIXEMOS ELE ACABAR.

Sem mais,

Fillype Gurgel (Cidadão Cearense, Advogado militante, Jipeiro praticante e Contribuinte rigorosamente em dia com meus tributos municipais, estaduais e federais)"

Girti
27/01/2010, 20:17
Pessoal, será que não estamos saindo um pouco (só um pouquinho... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:) do tema deste tópico? Não seria o caso de abrir um novo tópico (ou aproveitar um já existente) sobre segurança nas praias?

BACALHAU
27/01/2010, 22:04
O pior cego é aquele que não quer ver!


O colega talvez foi infeliz ao ler meu comentário e não ler a parte onde falei que " "... concordo que existem áreas reservadas aos banhistas ..." . Quando falei isso me referi que concordo plenamente que onde tem banhistas não é para ter circulação de carros, ficando assim seu filho e sua família livre de sofrer qualquer tipo de incidente provocado por um veículo automotor.

E digo mais. Talvez o colega nem sequer conheça o litoral cearense para está falando tamanha asneira. Pois nosso litoral é muito extenso e em sua maior parte é composto por praias desertas. O colega também não percebeu que a mídia está viciada e tendendo somente para um lado. Você citou aí várias reportagens sobre veículo circulando na praia, sinal que pesquisou. Mostre agora uma que reporte um acidente na faixa de praia envolvendo veiculo automotor e um banhista.

Fora isso tudo ... ainda tem o lado econômico da situação que vou postar logo abaixo um texto de um colega.

O pior cego é aquele que não sabe ler. :mrgreen:

Em momento algum critiquei você ou qualquer outro Off-roader em particular. Eu reportei fatos concretos e reais que estão à vista de todos em TODO o litoral brasileiro e de modo mais intenso no litoral nordestino. Exemplifiquei com fatos que ocorrem no litoral do Ceará, pois, ao contrário do que você imagina, conheço bem de Taíba a Icapuí, desde 1998.
Nos seis anos em que morei em Fortaleza, era frequentador assíduo da Prainha, local que eu e vários outros amigos deixamos de frequentar devido aos abusos cometidos por "mautoristas" que faziam daquele lugar suas pistas "particulares".
Fatos semelhantes são relatados por inúmeras pessoas que estão deixando de "gerar renda" nas barracas que frequentavam para evitar aborrecimentos.
Nas reportagens da "imprensa tendenciosa" que usei como exemplo, não foram feitos nenhum comentário específico sobre este ou aquele veículo. Lá aparecem "buggueiros" em maior número, quadriciclos, cavalos (equínos) e até 4X2.
Esse assunto também foi abordado em uma reportagem televisiva neste domingo, a nível nacional. Além de também estar amplamente relatado no site do DETRAN-CE.
Se a imprensa está sendo tendenciosa é porque está do lado do mais fraco: pedrestres banhistas, vítimas da irresponsabilidade. A imprensa, é óbvio, não vai ficar ao lado de quem está à margem da lei. Pois como o "advogado militante", citado por você, deve (ou deveria) saber que, segundo o código de trânsito brasileiro, o motorista que é flagrado dirigindo qualquer veículo na faixa de praia é multado e tem que pagar 192 reais. A infração é grave e vale sete pontos na carteira.
Ainda a respeito desse honorável cidadão "gerador de trabalho e renda" , a salvação do Ceará, ele devesse ver o outro lado da moeda, como, entre outros, "... o perigo trazido pelos motoristas infratores tem afastado as pessoas. É o que conta o gerente da Barraca do Tadeu, Jonas Camurça que viu a clientela diminuir pelo menos 30% nos últimos cinco anos."
Por falar em geração de renda e empregos, pergunte aos turistas, estrangeiros ou nacionais, o que eles acham disso? Se tal situação influencia ou não o retorno deles às praias cearenses. Conheço dois, um português e um carioca que se disseram decepcionados com a "falta de educação".
Quanto aos acidentes, se você tivesse tido a curiosidade de abrir os links que eu enviei, veria não apena UM:

"Só nestas duas primeiras semanas do ano dois graves acidentes aconteceram no litoral cearense. O primeiro foi na Prainha, que deixou 5 pessoas feridas. O segundo aconteceu esta semana na praia do Paracuru e terminou de forma trágica, com a morte de uma menina de 5 anos. "

"Em dezembro, José Sampaio, 42, subia uma duna quando um quadriciclo surgiu na direção contrária e o atingiu na lateral. Ele ficou três, quatro dias em coma. Não sei como não morreu, conta José. No último sábado, um quadriciclo virou na Lagoa do Banana."

"Um deles conta que uma criança, no fim de semana passado, quase sofreu um grave acidente devido ao desrespeito do condutor de um quadriciclo. Ele vinha com tudo e quando viu a criança atravessando sua frente só teve tempo de virar o veículo. A roda dianteira bateu nas pernas do garoto."

"Jonas lembra o caso de um menino de 12 anos atropelado há cerca de um ano na praia. Ele teve fratura exposta."

"Com a experiência de quem caminha boa parte da praia a pé, o vendedor de picolés Adailton Paraguai da Silva, de 33 anos, lembrou que um bugueiro atropelou uma criança na Praia das Fontes, mas o risco existe em todos os fins-de-semana. "É perigoso demais. Os motoristas passam com tudo. Se a gente não sai do meio, eles passam por cima", denunciou. Conforme o doceiro, mesmo com os cavaletes que a Prefeitura põe na areia para delimitar a área exclusiva dos banhistas, a maioria dos motoristas não respeita."

" O aposentado Fred Veras, 57, reclamou que, além do risco de acidentes, os veículos na areia tiram a visão do mar de quem está nas barracas e ainda fazem barulho, com caixas de som ligadas em alto volume. "É muita falta de educação. Tem 90km de praia, e eles ficam logo na área dos banhistas", reclama. "

"Um bugueiro de 43 anos que preferiu não se identificar citou um acidente quando um barraqueiro atropelou um turista."

"Praia boa para o banho, pra corridinha à beira mar, para o futebol com os amigos. Tudo muito tranquilo se não fossem os quadriciclos, os buggys, os carros de passeio e as caminhonetes. Os motoristas não respeitam a faixa de praia reservada aos banhistas. E lá se vai o sossego com as crianças. (http://portal.detran.ce.gov.br/noticias/motoristas-ignoram-fiscalizacao-a-beira-mar/?searchterm=legisla%C3%A7%C3%A3o%20praia) Com tantos carros, adeus silêncio da praia. Bronzear na areia, nem pensar. Turistas que vieram de longe também estranham o livre trânsito de carros na areia.
Para os banhistas nem adianta procurar uma área mais livre. Em um ponto mais afastado das barracas, o tráfego de veículos é ainda maior."


Os casos são inúmeros.


Alexandre, se você respeita as áreas de maior concentração de banhistas, não sei e não quero saber. Também não estou me referindo a você, seu amigo citado por você ou a qualquer outro jipeiro, bugueiro, cavaleiro, off road, on road, 4X4, 4X2, ...
Refiro-me tão somente ao respeito mútuo e às leis. Ao meu direito, que termina onde começa o direito do outro.
Já passou da hora de refletirmos sobre que mundo estamos deixando para os nossos filhos.


Como o Gil bem escreveu, saímos um pouquinho :mrgreen: do tópico. Talvez o moderador ache conveniente remover estas mensagens para um novo tópico. Por mim, acho que o assunto se esgotou. Creio que este "solo" é muito árido para fazer brotar uma nova consciência.

mauricio_silva
27/01/2010, 23:32
Pessoal, será que não estamos saindo um pouco (só um pouquinho... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:) do tema deste tópico? Não seria o caso de abrir um novo tópico (ou aproveitar um já existente) sobre segurança nas praias?

Sem querer dar (ops!! :discordo:) (ainda) mais "pano para a manga", acho que os assuntos tratados "off-topic" neste tópico poderiam (e deveriam) continuar sendo discutidos. Uma sugestão é:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=65443&highlight=%C9tica

Creio que os pontos de vista apontados são interessantes para serem expostos e discutidos em alto nível, pois mais que seguir (ou não) as leis, um proprietário/condutor de veículos off road deve ter um comportamento ético.
Jugiro continuarmos por lá. Quem se interessar, continue.
[]s.

Maurício (Tche).

Girti
27/01/2010, 23:43
Sem querer dar (ops!! :discordo:) (ainda) mais "pano para a manga", acho que os assuntos tratados "off-topic" neste tópico poderiam (e deveriam) continuar sendo discutidos. Uma sugestão é:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=65443&highlight=%C9tica

Creio que os pontos de vista apontados são interessantes para serem expostos e discutidos em alto nível, pois mais que seguir (ou não) as leis, um proprietário/condutor de veículos off road deve ter um comportamento ético.
Jugiro continuarmos por lá. Quem se interessar, continue.
[]s.

Maurício (Tche).

Sem desmerecer a sugestão do nobre colega e amigo, o graaaaande Maurício "Che", há um tópico que está sendo bastante freqüentado, e que está mais diretamente ligado ao assunto "veículos rodando nas praias". Trata-se do tópico "Vindo ao ceará, não visite canoa quebrada", o endereço é http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=68230&highlight=canoa+quebrada. Talvez esta nova discussão deva ser feita no mencionado tópico.

mauricio_silva
28/01/2010, 00:17
Sem desmerecer a sugestão do nobre colega e amigo, o graaaaande Maurício "Che", há um tópico que está sendo bastante freqüentado, e que está mais diretamente ligado ao assunto "veículos rodando nas praias". Trata-se do tópico "Vindo ao ceará, não visite canoa quebrada", o endereço é http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=68230&highlight=canoa+quebrada. Talvez esta nova discussão deva ser feita no mencionado tópico.

Eu já postei uma mensagem relativa ao assunto em:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=65443&highlight=%C9tica

Acho que o assunto é um pouco mais abrangente do que "rodar ou não numa praia".
De qualquer forma, seja onde for, creio que a discussão é muito pertinente e deve prosseguir, em alto nível, claro.
[]s.

Maurício (Tche)

BACALHAU
28/01/2010, 01:35
Sem desmerecer a sugestão do nobre colega e amigo, o graaaaande Maurício "Che", há um tópico que está sendo bastante freqüentado, e que está mais diretamente ligado ao assunto "veículos rodando nas praias". Trata-se do tópico "Vindo ao ceará, não visite canoa quebrada", o endereço é http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=68230&highlight=canoa+quebrada. Talvez esta nova discussão deva ser feita no mencionado tópico.

:shock: Caraaa...mba :shock:

Não tinha notícias dessa zorra toda acontecendo.
Mais uma vez eu digo: Quanto mais conheço o ser humano, mais gosto dos meus animais.
Li esse tópico (sobre Canoa) todo e a coisa está ficando cada vez pior. Pior do que era há uns três anos. :parede:

jorgenilton
28/01/2010, 11:13
E aí Zé Henrique, tudo bem.

Sou de jundiaí e também comprei um niva a 6 meses e ainda estou conhecendo a vitura. O meu também está com GNV e esta fraco para andar eu acredito que seja bomba d'agua e cabos de vela e velas.
Se você quiser trocar uma ideia me envie um email - Jorgenilton01@hotmail.com


Abraço.:mrgreen::mrgreen:

Girti
28/01/2010, 13:13
Eu já postei uma mensagem relativa ao assunto em:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=65443&highlight=%C9tica

Acho que o assunto é um pouco mais abrangente do que "rodar ou não numa praia".
De qualquer forma, seja onde for, creio que a discussão é muito pertinente e deve prosseguir, em alto nível, claro.
[]s.

Maurício (Tche)

Graaaande Maurício, muuuuuuito bom o seu texto, parabéns!!! :concordo: :palmas: :palmas: :palmas:

Agora só falta você responder ao e-mail que eu lhe enviei na segunda-feira, dia 26... :mrgreen:

Girti
28/01/2010, 13:22
E aí Zé Henrique, tudo bem.

Sou de jundiaí e também comprei um niva a 6 meses e ainda estou conhecendo a vitura. O meu também está com GNV e esta fraco para andar eu acredito que seja bomba d'agua e cabos de vela e velas.
Se você quiser trocar uma ideia me envie um email - Jorgenilton01@hotmail.com


Abraço.:mrgreen::mrgreen:

Não creio que a bomba d'água possa ter alguma influência do fato de o carro estar fraco. O motor do Niva é fraco, e o GNV piora a situação. Mas há diversos fatores que podem reduzir ainda mais o seu já fraco desempenho, abaixo cito alguns:

- carburador desregulado;
- pneus muito grandes e/ou largos;
- combustível de má qualidade;
- ponto de ignição desregulado;
- motor "cansado" (necessitando de retífica);
- freios presos;
- velas e cabos de vela em mau estado (já mencionado por você)

Recomendo uma visita a um bom mecânico, se possível especializado em Lada. Posso recomendar dois, a Motor Fort, em Atibaia e o Wilson, em São Paulo.

Zé Henrique
30/01/2010, 21:15
Jorge,
Legal te conhecer!!!!!! Já te add no msn

Vamos marcar para trocar uma idéia sobre as viaturas e resolver o problemas........


Ainda não conheço ninguém aqui em Jundiaí que seja do movimento......


QQ coisa agente funda um clube aqui na região..

Um abraço,,,,fico no seu aguardo




E aí Zé Henrique, tudo bem.

Sou de jundiaí e também comprei um niva a 6 meses e ainda estou conhecendo a vitura. O meu também está com GNV e esta fraco para andar eu acredito que seja bomba d'agua e cabos de vela e velas.
Se você quiser trocar uma ideia me envie um email - Jorgenilton01@hotmail.com


Abraço.:mrgreen::mrgreen:

Zé Henrique
30/01/2010, 22:41
Tô mandando anexo os manuais de reparo do lada...


Se alguém se interessar é só baixar..


São muito bons esses, os melhores que arrumei até agora...

Aislan
13/05/2016, 20:25
Amigos troquei o acoplamento e na primeira trilha não muito forte ele ja trincou em três partes. O que será que aconteceu?