PDA

Ver Versão Completa : F75 com cambio no volante.



Trilha4x4
02/02/2005, 10:14
Pessoar...

Eu to de olho numa F75 que tem cambio 4 marchas no volante.... de todos os 4x4 que tive esse vai ser (Se Deus quiser e o diabo deixar!!) o primeiro com o cambio no volante....

Como tá p/ encontrar peças p/ esse cambio, ele aguenta bem, ou compensa botar outro no chão.

Lembro que a Rural que eu tive era com o cambio no volante, mas antes de eu comprar o ex-dono colocou no chão.

cristiano
02/02/2005, 11:50
Meu sogro tem uma F75 com cambio no volante, ele gosta... mas eu prefiro no chão... ele falou que tem que embuxar alguma peças que estão desgastadas por causa do atrito... e olha que ele é o único dono dela... ano 1976...

erikmomo
02/02/2005, 12:56
Realmente o sistema é mais sensível. Depende do uso. Se quiser fazer trilha, coloca embaixo, se bem que tem gente com câmbio em cima fazendo trilha "sem problemas". De qualquer forma, GUARDE AS PEÇAS se for mudar. Ou vai vender bem fácil, ou vai poder retornar à configuração original quando quiser.

cristiano
02/02/2005, 13:03
Concordo com o Erik, se tirar guarde as peças...

CrisMaleta
27/03/2008, 17:22
Pessoal... em relação ao cambio na coluna de direção!!!!
to correndo o forum a um tempinho e não vi ningm dizer q tem cambio em cima.....
isso é coisa rara ou é 1/2 boca mesmo?????
será q a manutenção é muito cara ou nem existe??????

[]'s

umberto xxxrrr
27/03/2008, 18:31
Pessoal... em relação ao cambio na coluna de direção!!!!
to correndo o forum a um tempinho e não vi ningm dizer q tem cambio em cima.....
isso é coisa rara ou é 1/2 boca mesmo?????
será q a manutenção é muito cara ou nem existe??????

[]'s

A F-75 daqui de casa (ficou conosco 20 anos) era original com cãmbio encima. 100% e nunca deu defeito (só a travinha da ré na alavanca que quebrou depois de uns 15 anos e aí não precisava mais apertar o botão pra engatar a ré) .

Loiro
27/03/2008, 18:48
Pessoal... em relação ao cambio na coluna de direção!!!!
to correndo o forum a um tempinho e não vi ningm dizer q tem cambio em cima.....
isso é coisa rara ou é 1/2 boca mesmo?????
será q a manutenção é muito cara ou nem existe??????

[]'s

Acho que o pessoal, primeiro nao esta acustumado com o cambio em cima e segundo, aproveita a troca dos comandos de 4x4 e reduzida (esses sim que conforme relatos dao problemas) e ja trocam o do cambio pro chao.
[]´s

CrisMaleta
27/03/2008, 20:16
no meu caso... estou com a idéia de montar a F75 p/ uso no dia-a-dia......
tipo....
80% cidade/estrada e eventualmente uma trilha leve... um passeio.... uma lama na cara só p/ tirar onda......
seria interessante buscar a montagem do cambio na coluna????
será q existe p/ vender ainda??????

duvida q surgio agora!!!!
no caso do cambio na coluna.... o 4X4 e reduzida ficam em baixo????
pq vi um pessoal comentando q na rural é embaixo do painel... ou algo assim.....

[]'s ta dificil entender as coisas......
haahahahahhahaahahah
ahahahahah

umberto xxxrrr
27/03/2008, 21:53
duvida q surgio agora!!!!
no caso do cambio na coluna.... o 4X4 e reduzida ficam em baixo????
pq vi um pessoal comentando q na rural é embaixo do painel... ou algo assim.....

[]'s ta dificil entender as coisas......
haahahahahhahaahahah
ahahahahah

Sim , a rural (f-75 no caso aqui) originalmente com câmbio encima tem (nas 4x4 claro) a alavanca em "S" debaixo do painel para a tração e redução.

Ronaldo Petri
28/03/2008, 07:56
Tenho um tio que tinha uma F75 com câmbio em cima, nunca vi dar problema e nunca o vi reclamar, pelo contrário, ele até achava muito cômodo trocar de marcha próximo ao volante. Ele não fazia trilha, mas a "F" era de uso 100% rural e seu único carro.

Mauro_F75
28/03/2008, 08:15
A Fiona tem câmbio no volante, 4 marchas. Só é um pouco complicado reduzir pra segunda, mas no mais tá uma beleza.
Tô com ela a 4 meses e nada a reclamar.
Com certeza, câmbio no volante é mais confortável.
Abraços:razz:

CrisMaleta
28/03/2008, 08:38
Mauro......
vc já comprou assim ou "criou" todo o sistema novamente??????

[]'s :concordo: sabe q to gostando dessa idéia......
hahahahahhahahhha

WELLCJ5
31/03/2008, 13:01
Tenho um tio que mora no interior de SP e possue uma F-75 ano 74 desde "0" KM.
Nunca teve problema com o sistema de trambulador. Ele sempre fez manutenção e manteve o sistema original em perfeito funcionamento, sem contar que com o sistema na coluna ganha-se mais espaço no banco dianteiro.

Abs.

Wart
31/03/2008, 14:47
A minha também é 4 marchas em cima. Gosto do sistema, tem uma certa elegância que combina com a Rural. Uma vez escapou um dos comandos na caixa (são 2) e fiquei sem acionamento da ré. Fora isso, é só respeitar mais o tempo na hora de mudar as marchas (especialmente redução p/ segunda), pois são mais peças no caminho para trabalhar. Manter o conjunto de comando bem lubrificado ajuda.
Para trilha, acho que acionamento em baixo seria mais prático e de engate um pouco mais rápido, o que pode fazer diferença na hora do aperto.
[]s

CrisMaleta
01/04/2008, 21:09
muito bom... muito bom.....
(por isso q eu adoro esse forum!!!)
hahahahahahahaha
ahahahah

pergunta um tanto kanto ingenua.....

qndo eu digo "cambio em cima"... "cambio na coluna".....
isso qr dizer o q????
q tipo de "conjunto" existe nesse conceito.....????
ex:... isso qr dizer, apenas, q a alavanca é na coluna.... isso????
tipo... posso uar qlqr cambio.... qlqr t-case....

(confundi muito???)
hahahahahah
ahahahah


[]'s :?:

CrisMaleta
08/04/2008, 08:11
Silvio!!!
tudo trankilo????

sem quere abusar.......

já q vc tem o sistema todo......

tira essa dúvida??????

[\quote]

pergunta um tanto kanto ingenua.....

qndo eu digo "cambio em cima"... "cambio na coluna".....
isso qr dizer o q????
q tipo de "conjunto" existe nesse conceito.....????
ex:... isso qr dizer, apenas, q a alavanca é na coluna.... isso????
tipo... posso uar qlqr cambio.... qlqr t-case....

(confundi muito???)
hahahahahah
ahahahah

[\quote]

Edgar Fabre
08/04/2008, 08:48
Olá Cris,

Apenas confirmando alguns depoimentos, como o do Wart, tenho uma F75 1975, com motor Falcon 3.6., com câmbio original de 4 marchas "em cima" (na coluna).

Realizei a adaptação do motor em 1995, quando muitos disseram para eu passar a alavanca para o assoalho. Mantive a mesma na posição original, até hoje fazemos trilha com ela e nunca me deixou na mão.

É óbvio que uma boa manutenção, especialmente a preventiva, é obrigatória.

Outro detalhe é um certo charme que essa configuração proporciona, além do espaço para mais uma pessoa, se vc estiver com o banco original.

ABS
Edgar Fabre

monteverde
08/04/2008, 21:44
Silvio!!!
tudo trankilo????

sem quere abusar.......

já q vc tem o sistema todo......

tira essa dúvida??????

[\quote]

pergunta um tanto kanto ingenua.....

qndo eu digo "cambio em cima"... "cambio na coluna".....
isso qr dizer o q????
q tipo de "conjunto" existe nesse conceito.....????
ex:... isso qr dizer, apenas, q a alavanca é na coluna.... isso????
tipo... posso uar qlqr cambio.... qlqr t-case....

(confundi muito???)
hahahahahah
ahahahah

[\quote]

caro Cris,
veja bem, o conjunto que eu menciono é preso na coluna de direçao, todavia independente desta, e é contituido de um conjunto de barras, punho, alavanda, presilha, capa, elementos plasticos e garfos que se interligam com a caixa de marcha, permitindo assim que o motorista possa passar as marchas sem ter que abaixar as maos como se a alavanca estivesse situada no assoalho da carroceria. No caso da ré, na alavanca/ punho existe um botao que vc aperta e engrena. Outra peculiaridade do cambio em cima é que vc permite mais pessoas sentadas na cabine sem incomodá-las com o "passar" marchas.......menciono isso justo como uma peculiaridade. Espero ter esclarecido
silvio

CrisMaleta
09/04/2008, 21:49
opa!!!!
entendi sim silvio!!!!

mas agora to pensando......
esse conjunto de alavancas (q seja...) funcionam de forma independente do cambio..... (pelo q vc escreveu ali.....)
p/ ser sincero, é a 1ª vez q vejo algm dizer q tem 4 marchas na coluna..... no meu entender só existiam carros com 3 marchas na coluna.... opala... dodge... rural.... enfim......

ai vem a pergunta....
como ficam as posições da alavanca se eu tenho um cambio de 5 marchas????
ou isso é impossível???
só existem 3 e 4 marchas????

[]'s a todos!!!!! :parede:

umberto xxxrrr
09/04/2008, 22:08
Cris, a F-75 daqui era 4 marchas (fora ré , lógico) também. Inclusive a maioria (mais novas)das que já vi eram assim.

Quanto a questão do ACIONAMENTO é que é na "coluna" , e visto que o restante é "normal" (a caixa, a redução...) acredito que possa até adaptar o acionamento para outras caixas , mas dar-te-á mais trabalho. A posição no câmbio original de 4 marchas tem a primeira "no alto e à frente" , a segunda "no alto e atrás" (tal qual a primeira de um opala 3 marchas), a terceira "embaixo e à frente" (idem segunda do 3m) e a quarta "embaixo e atrás" (idem terceira do 3m).Não existindo (à princípio) uma "terceira linha" para engate de uma quinta marcha. (até há, mas para acionamento da ré, mediante trava).

Entenda o sistema da coluna apenas como um "prolongamento" da alavanca que poderia estar lá junto à caixa e que como tal para cumprir função diferente (acionar mais marchas) carecerá de adaptações.

Quanto à manutenção e funcionalidade , acredito que os amigos já disseram o que havia a ser dito, e a sua opção entre usar ou não (num carro que eventualmente a tenha ou em que vc viesse a instalar) depende exclusivamente da sua simpatia(ou não) pelo sistema e ainda do desejo de transportar (com mais espaço) ou não um passageiro central.

CrisMaleta
10/04/2008, 20:44
:palmas::palmas: boaaaa!!!! entendi....
muito bom....

agora só me resta comprar o chassi e começar a montar a F.....
será q vai demorar p/ eu comprar o cambio?????
hahahahahahahahaha
hahahahahah
com certeza vai ser na coluna de direção......

e continuemos com as dúvidas.....
ahahahahahahahahah
ahahahahah

[]'s