PDA

Ver Versão Completa : Jipeiros gaúchos investem na proposta da freqüência universal 146.520



Murillus
16/01/2010, 02:11
Jipeiros gaúchos investem na proposta da freqüência universal 146.520



Aos poucos, grupos de jipeiros radioamadores gaúchos estão difundindo e colocando em prática a proposta de adoção da freqüência de VHF 146.520Mhz como universal a todos os “off roaders”, que foi lançada há algum tempo, através de Notícias de Jipeiros, pelo geólogo Joaquim Amorim das Virgens Neto, o “Joca”, natalense que ensina na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e vive viajando pelo Nordeste a bordo de seu Land Rover Defender 110.


Quem testemunha esta adesão é quem mais vem estimulando no Rio Grande do Sul, o executivo e desportista Luis Klauck, líder do grupo Lameiros do Sul, de Novo Hamburgo, em diálogo que iniciou sobre o tema, esta semana, com a redação do jornal.


JORNAL, SLOGAN, ADESIVO


Em mensagem enviada ao jornalista Roberto Guedes, criador e editor deste periódico virtual, Luis pediu que Notícias de Jipeiros incluísse a 146.520 entre as frequências empregadas por “off roaders” que divulga diariamente, apresentando-a logo como “Universal para ‘off roaders’”.


Acatando de pronto a sugestão, o jornalista indagou sobre como está a assimilação da freqüência universal pelos jipeiros gaúchos, e Luiz discorreu ainda mais à vontade, lembrando que a adoção da 146.520 para todos os “off roaders” “me cativou quando vi a matéria no Notícias de Jipeiros”.


Informou então que tem enviado recomendações relacionadas à freqüência universal aos diversos jipeiros que une através de grupos de diálogo através da internet, para afirmar que está se dedicando a ela como a uma campanha.


“Comecei uma campanha, enviando ‘e-mails’ com esta sugestão para mais de cem jipeiros, e a reação foi muito positiva”, narra, sugerindo uma ofensiva abrangente, que inclua um “slogan” e adesivos para jipes.


“COMPRANDO” A IDÉIA


“O pessoal está comprando a idéia e pretendo mandar fazer adesivos para mim e incentivar para que muitos outros ajudem nessa ‘net’”, exulta Luis, propondo que todos os clubes e grupos de jipeiros espalhados pelo país adotem a idéia.


Na opinião dele, cada clube deve ter uma freqüência própria, para uso em seus eventos e para fazer fluir melhor as informações de interesse de seus associados quando estes se encontrarem em comboios integrados por outras associações. Paralelamente, porém, todos devem passar a usar a freqüência universal, para estabelecer contatos tanto entre si como em relação a colegas de outras áreas com que se encontrem nas ondas do rádio.


EXAME DA ANATEL


Adicionalmente, Luis propõe que essas entidades também promovam campanhas com o objetivo de induzir os jipeiros que utilizam equipamentos VHF e nunca procuraram se legalizar como radio amadores a fazê-lo, a exemplo do que tem feito o Natal Jeep Clube, na capital do Rio Grande do Norte.


“É indispensável que todo mundo preste prova junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que por sinal não é nada complicada”, recomenda.


“Este é um motivo pelo qual precisamos unir forças para a idéia vingar de vez”, salienta, apensando às suas palavras uma mensagem que exemplifica a adesão dos jipeiros gaúchos à freqüência universal.


Trata-se de missiva em que outro jipeiro gaúcho, o Éverson Lopes, também conhecido como “Chuck”, informa sobre a criação de um “slogan” para a campanha.


“Sou ‘off roader’

Rádio amador

E estou na

146.520”


Luis considerou o “slogan” tão bom que cogita de imprimi-lo em adesivo a ser exibido permanentemente em 4x4. Se depender dele, a mensagem passará a ser afixada em todos os veículos 4x4 dotados de rádio VHF do Rio Grande do Sul.


Fonte: "Roberto Guedes" robertoguedes@digi.com.br

RHL
30/10/2010, 18:25
taí uma ótima idéia!

Kim
30/10/2010, 18:46
Assim que estiver em operação, usarei a freqüência!

Ótima idéia!

henrique wamser
31/10/2010, 11:51
olá
esta frequencia, realmente fica dentro do epectro na faixa de vhf, destinada à modalidade
"simplex" (sem repetidora).
seria muito gostoso , viajando por aí,ou mesmo no dia a dia, com o radio sintonizado nesta frequencia, ouvir amigos passando, havendo a possibilidade de bater papo ou trocar figurinhas com amigos que tem o mesmo gosto por jipe e por rádio.
um bom começo, seria todos nós editarmos a assinatura no fórum, citando: QAP 146520.
abraço
henrique

Guilherme A. Araújo
15/11/2010, 19:21
Também sou a favor da campanha de uma frequencia universal...
Principalmente em viagens, em nossas cidades teremos sempre o canal do jipe clube ou outro, mas em viagem adotar uma freq universal é uma boa!!
Além do mais, poderiamos colocar algumas ideias de adesivos para fazermos, estou procurando um modelo há bastante tempo, mas napo acho nenhum legal, algo que indicasse as frequencias que usa, ex. daqui que usamos 145.550, colocar ela e alguma inscriçao: em viagem 146.520...


PU9TAZ

Murillus
26/11/2010, 11:23
ok...

tb sou a favor de uma FREQUENCIA UNIVERSAL... mas...

a frequencia 146.520 é o ‘Canal intertnacional de Chamada’ e não é o canal internacional de socorro...

o VHF marítimo, o canal 16 é ‘canal interncional de Chamada’, e não ‘de Socorro’...

146.520 é a ‘National Simplex Calling Frequency’ – ou, ao pé da letra, ‘Frequência nacional de chamada simplex’...

vamos trabalhar a ideia...

73...

pu7mmu

pmarc
27/11/2010, 01:10
Só pra ressaltar que a frequencia é DE CHAMADA.

Não é pra ficar conversando.

Chamou? Respondeu? Combina outra frequencia e vai pra lá.

JEFFCATUNDA
27/11/2010, 01:32
Realmente uma boa iniciativa... Uma frequência nacional...
Como já citou o colega, tudo bem que os grupos formem suas rodadas nas diversas frequêmcias, mas em cruzeiro, em terras desconhecidas, seria muito bom contar com uma frequência nacional...

Gabriel_Bertinatto
27/03/2011, 21:08
esse sistema é para entrar em ação quando?
ps:sou a favor

rogeriomasih
30/03/2011, 21:01
Aqui no CE se usa a 144.400

rboos
19/11/2011, 12:34
Proposta de canal universal de chamada para
off-road: FRS/GMRS 16 UHF 462.5750 MHz

Olá a todos,

Sobre a proposta de um canal universal de chamada para off-road, a idéia é excelente, todos sabem que "comunicação é tudo", nada como poder chamar um jipe que passa noutro local, ou mesmo pedir uma ajuda, ter companhia no rádio, etc; abaixo vão algumas "pinceladas", é apenas um resumo:

VHF em frequencia de radioamador (Py, 144-148MHz)
Já a frequencia sugerida não é a ideal: para transmitir entre 144Mhz e 148Mhz (onde a 146520 se encontra) exige autorização (licença de radioamador) e seu uso sem licença é crime federal. Se elegêssemos esta frequência, estaríamos obrigando todos interessados a fazerem licença de radioamador, ou estaríamos excluindo aqueles que não a tem, ou ainda estaríamos induzindo pessoas a usarem a frequencia de forma criminosa.

VHF em frequencia de móvel marítimo (156-163Mhz)
Sobre o canal 16 marítimo, a 156800, só pode ser usada em âmbito móvel marítimo (teoricamente) - é um canal internacional de chamada, para embarcação<->estação costeira<->hts em botes<->iate clube<->pilotos<->deck<->cockpit e etc, ou seja, não há uma grande restrição ao uso, *desde que seja envolvendo embarcações ou seu uso*. O canal 16 só pode ser usado para chamada, depois muda-se para outro apropriado. Manobras usam um grupo de canais, portos outros, botes outros, clubes outros canais, etc.

FRS/GMRS (TalkAbaout, UHF, 462 MHZ)
Assim, para estar dentro da lei, deveríamos (teoricamente, uma das opções lógicas) usar a faixa de FRS/GMRS, que são estes rádios "family radio system", tipo TalkAbout, os pares vendidos nas lojas e que não exigem licença. Poderia ser combinado que o canal de chamada é o "x", eles vão de 1 a 22 canais. Os canais acima de 14 geralmente transmitem com maior potência (permitido até 50W, mas nos EUA precisa licença para usar canal de 14-22), e maior alcance. Mas nem todas marcas alcançam canais acima do 14. Assim, se escolhemos o canal de chamada "FRS 16", estamos excluindo aqueles que têm rádio com canais de 1-14, somente. Se escolhemos um canal abaixo do 14, impedimos chamadas em alta potência. Chato isto, não é?

FRS/GMRS 16 como canal de chamada universal
Como a maioria destes radinhos têm vindo com todos canais, eu sugeriria usar o canal FRS/GMRS 16 como canal de chamada universal off-roads num raio até 10km, pelos seguintes motivos:

- é permitido por lei, pode ser usado por qualquer pessoa, sem registro ou licença no Brasil.
- o canal 16 permite chamada em alta-potência
- usa a frequencia 462.5750 MHz, assim quem tem um rádio(amador) UHF pode acessar também.

Desvantagem: curto alcance.

Curiosidades: Nos EUA, o canal FRS/GMRS 1 é "canal de chamada nacional" (1-5W) e o canal GMRS 20 é "canal de emergência nacional" (1-50W).

Por que o Canal FRS/GMRS 16, então?

- por que pode usar até 50W (diferente do canal 1, que só pode usar 5W),
- é liberado para chamadas normais (diferente do canal 20, que é só para emergências)
- o canal é lembrado como canal de chamada universal, como o marítimo, mas lembre que aqui é "16 FRS/GMRS" que estamos falando...

Alternativas:
-Para um raio de até 10km: FRS/GMRS no canal 16 ou 462.5750 MHz
-Para um raio de até 60km: VHF 146.520 MHz se você possui licença de radioamador

Sei que fica uma lacuna (realmente existe): o que fazemos para ter um alcance de 0-100km, sem ir contra a lei? Como fazemos para chamar outros 4x4, perto ou longe? E se for uma urgência? Dicas:

- Ter nextel, e ter cobertura na área, e ainda os números telefônicos dos outros 4x4; pode-se usá-lo como rádio, chamando um usuário ou um grupo;
- Usar telefonia celular convencional (ou mensagens de texto - estas conseguem ultrapassar limites de sinal das torres, muitas vezes, e podem salvar uma vida..)

Eu estou afastado de radiocomunicações há anos, e pode ter mudado muito, mas acredito que não exista muitas outras opções legais, alguém tem mais idéias (sinal de fumaça, tambores, hehehe...)?

A partir da decisão de qual seria o canal, e a faixa (VHF, UHF, etc), o próximo passo seria "fazer um pacto": todo 4x4, que possuir um equipamento de rádio, deixa obrigatoriamente o rádio no canal "x", independente de estar fazendo trilho ou acaminho, no asfalto: assim, um outro usuário do forum que o vê, pode chamar... se alguém precisa de ajuda, pode chamar via rádio, etc...

Último comentário
É muito tentador pegar um rádio 144-148MHz, ou mesmo aqueles abertos de 136-174MHz, escolher um canal/frequencia "livre" (raramente são totalmente livres) e sair usando. É contra a lei, infelizmente, e pode estar interrompendo tráfego vital, assim parece que todo radioamador quer parecer "dono" do espectro, mas a verdade é que pode realmente causar acidentes, impedir ações de serviços de segurança, causar harmônicas em equipamentos vitais ou tráfego de dados de computador, telecomando, etc... Não sei se ainda usam, mas eu vi muitas vezes uma van do antigo Dentel rodando pelas ruas, estradas, triangulando transmissões ilegais, e se pegam, é crime federal... só não sei se a van é 4x4, hehehe....

Abraços,
Rodrigo Boos - pu3rod



Veja abaixo as mensagens que motivaram este comentário, tem boas informações ali também:


Depois de participar de uma trilha onde teve um longo percurso deslocamento (rápido) e com um grande número de viaturas, percebi a importância do rádio... Alguns tinham ICOM e outros o velho TALKABOUT... Uma confusão só... Daí surgiram mil e umas dúvidas... e pelo que entendi depois de muito ler... de forma didática... funciona assim...

A denominada "freqüência" é como uma linha telefônica em que você está falando, ou seja um canal de comunicação... sendo o espaçamento de canais é a diferença entre a freqüência de dois canais e essa diferença é geralmente de 12.5 kHz ou 25 kHz...

Já o alcance de um rádio está diretamente ligado a sua potência, a geografia do local de uso e ao uso ou não de repetidoras... e não a freqüência... Você vê na saída de potência RF... ela é a chamada "potência" do rádio, que determina (entre outros fatores externos) o alcance do rádio... é medida em Watts e, para facilitar os cálculos, a cada Watt equivale a aproximadamente um KM de alcance...

UHF, ou “Ultra High Frequency” - Frequência ultra alta compreendendo a faixa de 300 Mhz a 3 Ghz (1M a 10CM), sendo a banda mais popular os 70CM (430-440 MHZ)... É uma freqüência capacidade de reflexão e penetração em obstáculos feitos pelo homem como aço e concreto dos prédios, pontes e etc, logo, o UHF é mais indicado para rádios que serão usados em meio a obstáculos...

VHF, ou “Very High Frequency” - Freqüência muito alta compreendendo a faixa de 30 a 300 Mhz (10M a 1M), sendo a banda mais popular os 2M (144-148 MHZ)... É uma faixa melhor para longas distâncias em áreas abertas e zonas não urbanizadas...

Bem dito isso, vamos em frente...

Talkabout - É um UHF, mas na verdade é uma banda FRS (Family Radio Service)/GMRS (General Mobile Radio Service)... Canais variam na freqüência de 460.000 a 470.000 MHz, veja abaixo:

01 462.5625 MHz GMRS/FRS
02 462.5875 MHz GMRS/FRS
03 462.6125 MHz GMRS/FRS
04 462.6375 MHz GMRS/FRS
05 462.6625 MHz GMRS/FRS
06 462.6875 MHz GMRS/FRS
07 462.7125 MHz GMRS/FRS
08 467.5625 MHz FRS
09 467.5875 MHz FRS
10 467.6125 MHz FRS
11 467.6375 MHz FRS
12 467.6625 MHz FRS
13 467.6875 MHz FRS
14 467.7125 MHz FRS
15 462.5500 MHz GMRS
16 462.5750 MHz GMRS
17 462.6000 MHz GMRS
18 462.6250 MHz GMRS
19 462.6500 MHz GMRS
20 462.6750 MHz GMRS
21 462.7000 MHz GMRS
22 462.7250 MHz GMRS

* Custo muito baixo;
* Alcance baixo pois depende do terreno (aberto),;
* Confiabilidade baixa;
* Qualidade de áudio muito baixa;
* Não precisa de licensa de operação.

PX - É chamado de Rádio do Cidadão - serviço de radiocomunicações de uso compartilhado para comunicados entre estações fixas ou móveis, realizados por pessoas físicas, utilizando o espectro de freqüências compreendido entre 26,96 MHz e 27,61 MHz... O PX é regido pela Norma 01A/80, aprovada pela Portaria n° 218-MC, de 23 de setembro de 1980, disponível no endereço www.anatel.gov.br (http://www.anatel.gov.br/)...

* Poucos recursos;
* Alcance aceitavel
* Qualidade de áudio é tao ruim quanto o talkabout;
* Muita gente usa de forma errada e tumultua a conversa;
* Facil para pedir socorro;
* Bom para a estrada;
* A licensa de operação a baixo custo e sem prova.

PY - É chamado de Serviço de Radioamadoré é o serviço de telecomunicações de interesse restrito, destinado ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas, levadas a efeito por amadores, devidamente autorizados, interessados na radiotécnica unicamente a título pessoal e que não visem qualquer objetivo pecuniário ou comercial... o PY é regido pela Norma 31/94, aprovada pela Portaria n° 1278-MC, de 28 de dezembro1994, publicada no Diário Oficial da União de 30.12.94, também disponível no endereço www.anatel.gov.br (http://www.anatel.gov.br/)... Para executar este serviço se faz necessário que o interessado seja titular do Certificado de Operador de Estação de Radioamador - COER...

* Tem ótimo áudio
* Tem excelente alcance
* Extremamente confiável
* Caro;
* Muitas frequências disponíveis
* Tem licença um pouquinho de nada mais cara que a do PX;
* Tirar esta licensa dá algum trabalho pois tem prova.





Charles,
Obrigado pelas colocações!!!
tenho uma pergunta !!! Eu tenho barco e, tenho que ter VHF ( obrigatório pois é um dos equipamentos de segurança do braco, principalmente na categoria aguas abertas navegação costeira). Não tive que ter licença para ter meu rádio.. Acredito que isso seja devido ao fato de ser algo caracterizado como emergência.

Além de emergências, sou obrigado a reportar saída, chegada e atender chamados de socorro. No meu caso, fico em QAP no canal 68, que é o canal da marina que deixo o barco, p'rém converso com outras embarcações, se nece''sario, em outros canais ( 72, 74, etc..)

Neste sentido, no caso dos Jeepeiros como nós, não existiria a possibilidade de se estudar o uso do PY em frequencia pré-determinada para emergências e comunicações entre Jeeps.

Te pergunto isso porque acho o PY muito útil. Tenho PX e fui na ANATEL há mais de 8 meses e até agora meu indicativo de chamada não saiu. Ou seja, esperar 2 anos para regularizar algo que para os Jeepeiros as vezes é vital é complicado.

Imagina então para conseguir tirar a licença de PY, que é mais indicado devido a qualidade e distância, tenhoq ue esperar meu registro sair, marcar a prova que demora mais 1 ano e esperar o resultado da prova etc...

Outra coisa, a faixa do UHF ela é restrita também ou é aberta e nào precisa de licença, pois daí pode ser uma soluçào, falar nas faixas mais altas, porém todo radio UHF é VHF (dual band).

Abraços,

Daniel

rboos
21/11/2011, 00:53
Complementando, um dia depois...

Nem sabem... fui comentar com meu irmão sobre este assunto, e ele me contou que um amigo nosso em comum, foi pego numa destas triangulações, há alguns anos atrás, e ano passado foi impedido de viajar pra fora do país, num passeio que o nosso clube faria ao Uruguai... por estar estar envolvido em crime federal... vejam como não precisa ir muito longe pra saber que a coisa é séria...

Então se confirma este meu temor de que não dá pra inventar muito quando se trata de telecomunicações aqui no brasil... fica a dica!

Se alguém tem alguma atualização sobre as leis ou outra sugestão de contato via rádio pros 4x4, posta aí, por favor... como disse eu estou meio desatualizado...

Abraços!
Rodrigo.