PDA

Ver Versão Completa : Respiro do tanque



Eduardo Velo
02/02/2005, 09:22
Engeseiros e aglomerados , estive discutindo sobre respiro do tanque de combustível em outro tópico e achei que seria interessante a discussão por aqui .
Qdo tirei o tanque do Engesa pra limpeza reparei que tinha uma saída pra atmosfera , próximo a boca de abastecimento . Sai uma mangueira do tanque e vai até próx a essa saída , então é o respiro do tanque .
Depois que abastecia sempre via um pouco de Diesel lambuzando o tanque e o parachoque e a tampa estava bem vedada . Agora coloquei uma mangueira fazendo um Sifão com a pta pra atmosfera acima da boca de abastecimento , enchi o tanque até o talo e rodei com ele inclinando pra ver o que acontece . O diesel fica no sifão e vai acabar só sendo expulso qdo a pressão no tanque for forte o suficiente pra empurrar pra fora .

Não sei se seria viável colocar pra dentro do carro pra evitar que entre água caso pegue um rio e o carro pare , mas é bom ter ciência que tem esse respiro .

[]s...

demarchi
02/02/2005, 16:25
Pra colocar pra dentro do carro, deve ficar um cheiro infernal! (acho)
Não seria viável colocar uma mangueirinha pra cima, como os tais snorkels do diferencial???? Ou eu tô falando bobagem? :o
Sem falar que se é respiro, quanto mais se usa o combustível, menor fica a pressão dentro do tanque. Então esse respiro vai "chupar" (ops) água de montão, enquanto estiver submerso! Lama também!
[]s com dúvidas...
DeMarchi.

guilhermeabreu
02/02/2005, 20:02
EDU VELO

Qdo vc tirou o tanque pra lavar , o tanque era original do carro? o seu carro é original a diesel? Faço estas perguntas ,pq qdo tirei o meu tanque pra trocar com um inox, ele também tinha uma mangueira que saía de cima do tanque e ía pra perto do bocal de abastecimento, e era náo, é acoplado a um canote que sai da lateral do cano de abastecimento bem próximo do bocal de abastecimento , funcionando como um retorno.
Outra pergunta, no seu cano de abastecimento próximo do bocal de abastecimento tem este canote saindo alí? de +- 1 cm de diametro?

Eduardo Velo
02/02/2005, 21:18
Guilherme , meu Engesa é Diesel original de fábrica .
O tanque é original INOX .
Tem uma saída com diam. maior que é o retorno do tq e outra com diam. menor que é respiro , são 2 "canotes" .

guilhermeabreu
03/02/2005, 12:08
EDU VELO

No meu original , não tinha, e no que mandei fazer de inox ,não tem. Só tem as saídas que vão 1-Pro motor onde é o pescador , 2- Retorno do motor , 3- Bóia com marcador , 4- Retorno pro cano de abastecimento . Então está faltando ainda esta 5° saída para a atmosfera. CORRETO?

Eduardo Velo
03/02/2005, 16:40
A saída pra atmosfera não é no tanque , é na boca de abastecimento prox. onde conecta a mangueira que vem do tanque , é uma saída menor . Do tq está correto .

[]s...

guilhermeabreu
04/02/2005, 13:05
GRANDE EDU VELO

Entendi por inteiro agora ,grato

UM ABRAÇO

Eduardo Velo
04/02/2005, 15:30
Ontem no Ibira notei que muitos Engesas não tem aquela chapa protegendo a parte traseira por bx do paralamas . As lanternas recebem o barro das rodas e em 3 que vi não tinha nada no tal caninho de respiro pra atmosfera a não ser barro .
Numa estrada de muita poeira enqto o motor está funcionando a pressão no tq é ctte , mas qdo pára pode absorver poeira para o tanque por esse respiro por queda de temperatura , tinha muita terra no tq do meu engesa , provavelmete aspirado por aí . coloquei uma mangueira fazendo um Sifão pra evitar isso .
No radiador qdo lavei a 1º vez tbm tirei muita terra , coloquei uma garrafa plastica de 1/2 l como reservatório do lado do radiador e a mangueira que sai do radiador pra dentro dela até a metade , com um furo na tampa pra expansão de ar . Sempre troco essa garrafa de tanta terra que acumula no fundo , mas o radiador nunca mais teve esse tipo de problema .

[]s...

guilhermeabreu
06/02/2005, 22:20
EDU VELO

Boa idéia esta da garrafa ao lado do radiador ,e fácil de fazer.

ME AJUDEM se puder . Depois que montei meu CORAÇÃO VALENTE , sobraram duas chapas pintadas de preto , com um vinco discreto em diagonal +- no meio delas. Sendo que de um lado delas apresenta sujo de barro , que naturalmente deve ficar para fora do carro. Elas são de +- 20cm x20cm , sendo uma um pouco maior que a outra , e nesta maior tem um dente de 2cm x 4cm.
INCRÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍVEL de como NÃO CONSEGUI DESCOBRI ONDE ELAS FICAM . Acho que estou ficando BURRO não é possível . Tem horas que eu não acredito de como eu não consigo VER no carro onde elas estavam.

INCRÍÍÍÍÍÍÍÍÍIÍÍÍÍVEL.

UM ABRAÇO

OBS:Lembrei destas chapas qdo vc citou as chapas que ficam atras do paralama trazeiro para evitar de entrar barro naquela caixa que fica aberta ,que no meu veio aberta tb , e vou fechar. Senão como dizem vcs aí , O CUPIM DE FERRO ADORA ESTAS SITUAÇÕES , BARRO ACUMULADO MAIS UMIDADE = BURACO NA LATA

Eduardo Velo
06/02/2005, 23:06
Guilherme , ao lado do radiador vão 2 chapas pretas 1 de cada lado , será que não são dali ??
Não sei pq , mas tem muitos Engesas sem essa tampa na base do paralama .

guilhermeabreu
07/02/2005, 01:43
GRANDE EDU VELO

Realmente , acho que é dali , agora estou entendendo pq eu não achei. Qdo eu tirei esta chapa , foi para fazer a adaptação do motor MWM, aí tive que chegar o radiador pra frente e colocando outro suporte, aí mandei o carro pra funilaria, pintura, montagem, neste caso não coube mais no local que existia, qdo era o motor de opala , e não lembrava mais de tanto tempo que passou.
Ela existia para funcionar como difusor de ar , para o ar que entrasse pela grade dianteira fosse direcionado para o radiador.

Muito grato pela dica. Assim como devemos colocar aquela chapa em volta do radiador envolvendo a hélice do motor para a hélice só puxar o ar que vem do radiador , o meu não tem.

ESTREEI O CORAÇÃO VALENTE NESTE CARNAVAL.
FICOU O BICHO. PONTO ALTO: MOTOR É FERA . O FREIO VENTILADO DA BAND É 10 , EM CONJUNTO COM O FREIO A DISCO TRAZEIRO QUE USEI O ORIGINAL DO ENGESA DIANTEIRO . ANDEI 100Km EM AREAL E DUNAS E NÃO ESQUENTOU COM O RADIADOR ORIGINAL DELE (ENGESA COM MOTOR OPALA)

FELIZ CARNAVAL

penapsd
22/03/2010, 10:19
também escrevi pro grupo da camper...

Estava dando um tapa no tanque de combustivel e limpando a relação do dif. que até entao nao havia feito.. enfim...

Na hora de montar tudo, a grande cabeça do rapaz aqui nao se lembrava de como estava ligadas as mangueiras do(s) respiro(s) no tanque.

Fiz o desenho que segue em anexo, e as únicas coisas que fiz certo foi ter colocado as mangueiras nos respectivos bicos do bocal de abastecimento (ponto A e B do desenho) e na saída de combustivel para o motor. o resto é duvida.

Vamos lá, o que é o resto:

Na tampa da boia de combustivel, há um bico onde imaginei que fosse o retorno de comb. do motor para o tanque. Isso está correto?

Na parte superior do tanque, no mesmo nível da tampa da boia, há uma mangueira que estava tampada. Como havia ligado as mangueiras do bocal do abastecimento me sobraram duas pontas.. uma que deve ficar livre e a outra que deve ser ligada no.......... .......
Enfim, como nao sabia liguei nessa mangueira que estava tampada.

enfim... joguei combustivel lá pra dentro do tanque e vamos ligar....
resultado: QUEM DISSE QUE A MERDA PEGA???

alguns sintomas:
Algumas vezes ela pegava e alguns segundos depois, qndo a injeçao baixava a rotaçao, ela morria. Coisa rápida uns 3 ou 4 segundos.. portanto imagino que estava chegando combustivel no motor...

O filtro de comb. e ar são novos, nao rodei nem 500 km com eles...

Acham que fui claro?? podem me dar uma ajuda?

obrigado senhores.

Abs
Denis - V6