PDA

Ver Versão Completa : Preparação de jipe versátil: bom de duna, trilha com erosão, cidade/estrada



sandro-natal
15/01/2010, 18:09
Preciso de opiniões!
Pelo que observei até o momento (corrijam-me se estiver enganado):
Para passeios em areia e dunas e uso do jipe na cidade e na estrada, o pneu com dimensões originais, do tipo AT seria ideal, não sendo necessários calços de suspensão ou de carroceria no veículo.
Para enfrentar trilhas com erosões e lama (sem exageros que exijam a preparação de um monstro), deve-se ter um pneu MUD e com dimensões maiores que as originais. Mas nesse caso, deve-se instalar calços na suspensão e/ou na carroceria, trocar o link para corrigir o caster, mudar a fixação das ponteiras de direção, subir proporcionalmente a fixação da barra panhard e molas e instalar amortecedores maiores (dica cortesia de Stavale...).
Em ambos os casos, um kit de redução e bloqueio poderiam ser instalados para melhorar o desempenho em trechos em que se necessite maior torque da viatura.
E aí, como fazer para não ter que possuir dois jipes, cada um preparado para uma finalidade? Como preparar a viatura para andar bem em todos os casos?
Logicamente, as mudanças feitas na viatura para enfrentar trilhas erodidas são significativas, e seria impraticável fazê-las e desfazê-las de acordo com o uso do jipe.
Portanto, assumo que a solução seja ter o jipe preparado para o pior tipo de trilha. Mas nesse caso, o desempenho em dunas ficaria comprometido? Pneu MUD é ruim de duna? O maior peso do pneu prejudicaria o desempenho nas subidas das dunas mais íngremes?
Ou uma solução intermediária seria o caso? Suponho que ter dois conjuntos de pneus, sendo o dos pneus MUD com rodas de ferro seria uma solução fácil. Mas teria a questão dos amortecedores e suspensão que ficariam inadequadas ao pneu original AT.
E aí? Não sei como resolver esse problema.
Se a solução dos dois jogos de pneus for escolhida, e o cara quiser ter o mesmo jogo de rodas para os dois conjuntos de pneus, o tira-e-bota de pneus nas rodas pode danificar os pneus?
Com dois jogos de pneus, os pneus MUD durariam tanto que sua troca se daria ou devido a algum dano na trilha ou por ter atingido a data de validade do mesmo.
Abraço!
Sandro

Alexandre X
15/01/2010, 18:36
No forum suzukiclub4x4.com.ar procure pelo Jimny do Guilermo (suzuguy). Na minha opiniao ele consegui chegar nesse meio termo com um jimny com pneus 235, suspensao de 2,5" e X Crawler 2.65

MATOSWR
15/01/2010, 22:03
Sandro, só não acho legal o tira-e-bota de pneus nas rodas! vai dar trabalho, gasto se não for vc que for montar.. é mais facil ter outro jogo já montado. Nenhuma viatura vai ficar boa pra tudo. No caso do Jimny eu acho que uma mexida leve pode ser o ideal. aumentar muito os pneus vai aumentar o consumo de combustivel. se vc usa o carro no dia a dia seria um problema, inclusive para viagens longas. bem isso é o que eu acho.

mauricioalan32
16/01/2010, 09:54
Minha opiniao, ja tive Samurai e hj tenho um Vitara... Eu colocaria calços de suspensão, kit de reduçao 2.65 do X, as proteções inferiores (são o mais importante de tudo), já bloqueio no seu caso acabaria por atrapalhar um pok, como vc usa a viatura mais no dia a dia, a nao ser q fosse um bloqueio dianteiro.... e usaria um unico jogo de rodas montadas com pneus MUD 30". O pneu MUD não é tao agressivo assim, sendo q eu uso no dia a dia os MUD, faço passeios onde passamos por areia, dunas e tal... e vai muiiiito bem com pneu MUD nas dunas. Eu por exemplo, tenho dois jogos de rodas, sendo um deles montados nos pneus MUD 30" p uso diario e um jogo com pneus recapados super agressivos 31" para trilhas mais pesadas. E posso te garantir q vc nao vai se arrepender de usar o MUD, q p mim, nada mais é q um pneu de camionete e q tem um desempenho muito bom no fora de estrada. Qndo eu comprei meus pneus eu estava na duvida s colocava 235 ou s colocava 30, ai acabei p colocar 30 pelo fato de ser mais estreito, e nas rodas originais ficaram bons. Abrass

MaGao
16/01/2010, 13:18
Minha opiniao, ja tive Samurai e hj tenho um Vitara... Eu colocaria calços de suspensão, kit de reduçao 2.65 do X, as proteções inferiores (são o mais importante de tudo), já bloqueio no seu caso acabaria por atrapalhar um pok, como vc usa a viatura mais no dia a dia, a nao ser q fosse um bloqueio dianteiro.... e usaria um unico jogo de rodas montadas com pneus MUD 30". O pneu MUD não é tao agressivo assim, sendo q eu uso no dia a dia os MUD, faço passeios onde passamos por areia, dunas e tal... e vai muiiiito bem com pneu MUD nas dunas. Eu por exemplo, tenho dois jogos de rodas, sendo um deles montados nos pneus MUD 30" p uso diario e um jogo com pneus recapados super agressivos 31" para trilhas mais pesadas. E posso te garantir q vc nao vai se arrepender de usar o MUD, q p mim, nada mais é q um pneu de camionete e q tem um desempenho muito bom no fora de estrada. Qndo eu comprei meus pneus eu estava na duvida s colocava 235 ou s colocava 30, ai acabei p colocar 30 pelo fato de ser mais estreito, e nas rodas originais ficaram bons. Abrass


30" no jimny tem q mecher muito..

bom é 235/75/15 MUD + X 2.65 + Bloqueio traseiro..
e seja feliz! precisa fazer mais nada pra o que se tem por aqui... eu e meu irmão que somos mais vamos dizer aventureiros.. ele tem samurai com 31" SPOA + 4.16 etc etcetc.. ate agora 80% de onde passamos eu passo ehhe os outros 10 é falta de bloqueio.. outros 10 é altura do carro.. mais nada d+ é pq tenho pena do meu carro... ai não aperto o pé com tudo hehe se não ia.. prefiro ser puxado :mrgreen:
lembrando pra o qeu temos por aqui.. uma trilha ou outra que so vai no dele pq o meu nem chega ekkeke

Abraços,

JEFFCATUNDA
16/01/2010, 21:51
No dia em que conseguirem fazer uma torcida mista tipo corintias/palmeiras... todo terreno, me avisem.

O mais racional é ter dois jogos de pneus completos, basta isso. Todas as outras coisas vão transformar a viatura do colega em um mosnter, o que ele já disse que não quer...

sandro-natal
18/01/2010, 16:09
Pessoal,

Para quem colocou pneus 30", 31", 235 no Jimny ou no Samurai: foi tomado o cuidado de não provocar sobrecarga nos equipamentos mecânicos da transmissão, suspensão, motor, chassi?
Peças começaram a quebrar com freqüência?
Ou o carro aguentou o tranco sem problema nenhum?
Questiono isso porque os pneus originais são 205 70 15, e os pneus citados acima são muito maiores e mais pesados, logo provocam torque resistente bem maior do que o projetado originalmente para o carro, o que pode provocar estresse prematuro das peças.

Digamos que eu opte por dois jogos de rodas + pneus, tendo o cuidado de alguma maneira evitar forçar a mecânica da viatura além de sua capacidade nominal:

a> Um jogo com as rodas originais de liga leve do Jimny e pneus 205 70 15 AT para:
* circular nas cidades e estradas;
* enfrentar trilhas leves;
* dar cacete fuderoso nas dunas, subindo até as mais altas, íngremes e de areia muito fofa, igual a galera do Ceará faz.

b> Um jogo com rodas de ferro e pneus MUD 235 ou 225 75 15, calços na suspensão e na carroceria para:
* enfrentar trilhas médias e com erosões, lama, pedras e mato.

Além da troca dos jogos de rodas, a suspensão deverá ser trabalhada para que o jogo escolhido fique bem instalado, e isso exigirá a substituição de amortecedores, talvez molas, e de ajustes na cambagem, caster, etc. Concordam?

Isso significa que além de dois jogos de rodas e pneus, também se deverá ter dois jogos de amortecedores e outras peças.

E para não se perder muito tempo com a adaptação, deverá se ter macetes para agilizar o serviço, caso contrário se vai gastar mais tempo mexendo na viatura do que curtindo a trilha.

Estou correto?

Lado bom da história: pelo menos quando se for trocar os jogos de rodas e amortecedores, será possível fazer uma limpeza decente embaixo do carro, além de se identificar qualquer problema com grande facilidade...

Por favor, comentem!

Abraços!

Sandro

mauricioalan32
18/01/2010, 17:17
MUD 30" e deu... é um pneu 60 offroad e 40 onroad... s fosse um alterrain q é 50/50 ai sim 2 jogos de pneus... mas ja q vc falou q nao quer fazer trilha pesada, vai de 30" nas rodas originais q fica bom, é mais estreito e mais alto que o 235! abrass

Alfredo Stavale
18/01/2010, 18:52
Colocar o 235/75/15 ou o 30" é quase a mesma coisa. coisa de 0,5cm de raio,5mm de largura... ou seja, nada. só que um é medida metrica e outro medida americana, mas não é nada tão diferente.

3 anos de pneu 30". rindo a toa:concordo:

meu jimny veio abençoado porque não quebra.

Fabil
19/01/2010, 08:33
está esquecendo de um detalhe importante entre pneus 235 e pneus 30" Alvaro.. a LARGURA.. o pneu 30 é mais largo que um 235/75-15... isso faz uma diferenca absurda na hora de sair raspando na cx de ar..

Sandro, usar dois jogos de pneus é FURADA, eu já tenti fazer isso e nao tive saco p/ trocar o jogo de rodas mais do que 2 vezes... ocupa um tremendo espaço na garagem, etc..etc..

compra um jogo de MUD e use-o até acabar..

sobre o Lift, num Jimny p/ caber pneus 30' alem das modificacoes na suspensao , links dianteiro ( se interessar eu fabrico sob medida p; o Lift), barras panhard , eu outras series de detalhes e ajustes, na mecanica a unica coisa que será obrigatoria de vc instalar será o kit de reducao na Tcase.. de resto pode deixar tudo original que vai tranquilo... no meu samurai rodo com pneus 31" a mais de anos e nunca tive problemas.

T+

Mandruva
19/01/2010, 08:33
No forum suzukiclub4x4.com.ar procure pelo Jimny do Guilermo (suzuguy). Na minha opiniao ele consegui chegar nesse meio termo com um jimny com pneus 235, suspensao de 2,5" e X Crawler 2.65

O X mostra o jeep do argentino pra nos ai!!!!!!!!!

Alfredo Stavale
19/01/2010, 09:27
no final do ano passo, uma land de um amigo numa subida moderada, queboru o diferencial de uma land rover com pneu 235/85/16. pneu pequeno se comparado o tamanho do dif. da land. se fizer subidas em obstaculos tirando o pé da embreagem igual carro de arrancada vai quebrar mesmo. só precisa de um pouco de cautela. o fabiano tá ai de 31" ha anos eu uso 30" desde que comprei meu jimny e não tive problemas.

sandro-natal
19/01/2010, 10:21
Stavale, Fabiano, mauricioalan32, vocês sobem dunas desafiadoras com esses pneus, e brincam com desenvoltura entre uma duna e outra?

MaGao
19/01/2010, 13:00
Stavale, Fabiano, mauricioalan32, vocês sobem dunas desafiadoras com esses pneus, e brincam com desenvoltura entre uma duna e outra?


So contar um exemplo

meu irmão tem 31" + SPOA + x 4.16

eu tenho 215/75/15 + x 2.65


tem duna que ele tem q me puxar de baixo a cima ehhehe que eu não subo.. e ele sobre tranquilooooo redução é perfeita!


quanto a o jimny.. se por pneus 30" e não por x2.65 vai queimar embreagem e não vai subir..

alvaro amigo dagente tinha 235/75/15 e não subia nem fodendo a duna.. e eu tava la em cima esperando

http://www.youtube.com/watch?v=6vuqQA7H2W4

veja o video.. assista ate o fim..

essa duna é alta pra kcta.. observe o tamanho dos carros la em baixo.. hehe

detalhe.. alvaro de jimny 235/75/15 sem X

Abraços,

sandro-natal
23/02/2010, 12:15
Magão e colegas,
Vocês têm conhecimento de algum kit de redução que funcione como a redução de fábrica dos carros, ou seja, que a gente possa engatá-la e tirá-la quando quisermos?
Abraços,
Sandro

Fabil
23/02/2010, 12:18
tem... instale dual-Tcase que seu problema se resolve.. :mrgreen:

T+

sandro-natal
23/02/2010, 12:34
É caro? É difícil de instalar?

Thunderbirden
26/02/2010, 00:18
Amigos, preciso de ajuda. Tenho lido bastante mas encontro muitas recomendações distintas em muitos fóruns. Acabei de adquiri o meu Samukão. O meu uso dele será de 90-95% na cidade e alguns passeios em fazendas, trilhas levíssimas pelo menos uma vez por mês.

Seguem algumas perguntas:
1) O que pode ser feito para:
- levantar o Samukão?
- deixar um pouco mais macio? Sei que nunca será um Landau, mas pelo menos um pouquinho mais macio?
2) Alguma outra recomendação?

Obrigado.

Vejam o Samukão no link a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=CU2d5fQTCxc

Alexandre X
26/02/2010, 01:07
O X mostra o jeep do argentino pra nos ai!!!!!!!!!

Achei:

http://www.youtube.com/watch?v=LVmdt2Q71Us

nanito
26/02/2010, 10:30
Aqui no litoral gaúcho temos uma reserva chamada Tuia, lá temos uma das maiores regiões de dunas da américa latina, muitos banhados e muito barro.

Pelo pessoal que já vi andando por lá, os pneus ideais seriam mud 33", mas como estamos falando de suzuki, o mud 31", que tenho no meu vitara, vai bem em todos os terrenos dessa trilha.

Abraços!

MaGao
26/02/2010, 10:42
Magão e colegas,
Vocês têm conhecimento de algum kit de redução que funcione como a redução de fábrica dos carros, ou seja, que a gente possa engatá-la e tirá-la quando quisermos?
Abraços,
Sandro


Kit do X, vc instala e não vai quere mais andar sem X.. hehehe

va por mim.. ando em samurai que não tem redução.. parece que o carro ta sofrendo.. com o X é so alegria..

so é vc não querer passar de 110km/h hehe

ABraços,

MaGao
26/02/2010, 10:43
Achei:

http://www.youtube.com/watch?v=LVmdt2Q71Us


essa foi pequena hehee essa aqui é melhor.. e não se compara a algumas outras que nem com reza braba sobe.. so troleta de 3. reduzido ehhe


http://www.youtube.com/watch?v=6vuqQA7H2W4

Alfredo Stavale
26/02/2010, 12:13
Te aconselho um kit de suspensão de 3" com pneu 30" e Xcrawler 2.65 e um airlocker na traseira.

o meu anda bem a 90km/h. é a velocidade mais agradavel para dirigi-lo.

logo, não é um carro apto pra andar na estrada em velocidades altas.

Alexandre Banana
26/02/2010, 15:51
Magão eu acho que aí está faltando é piloto ... pq isso não é subida pra samurai não cara...

Dá uma olhada aqui nesses vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=mKprnAfOkKc

http://www.youtube.com/watch?v=i9QRGBtTWEQ

http://www.youtube.com/watch?v=GvHhTfaTXoA

MaGao
03/03/2010, 16:47
Magão eu acho que aí está faltando é piloto ... pq isso não é subida pra samurai não cara...

Dá uma olhada aqui nesses vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=mKprnAfOkKc

http://www.youtube.com/watch?v=i9QRGBtTWEQ

http://www.youtube.com/watch?v=GvHhTfaTXoA


piloto não.. força sim.. ali ta reduzido de segunda ai falta força.. ai mete uma primeira e vai faltando força... sem reduzida.. nao chega nem la em baixo.. preste atenção que la em baixo areia é MUITO FOFA..

pra se ter ideia.. ai não sobe hilux, s10.. l200.. ehhe é pq na imagem acho que não passou o grau de dificuldade que é..

tem lugar ali que andar de primeira reduzido e pneus com 16libras .. o samuquinha vai baixando rpm.. ate uns 2500 giros.. depois sobe denovo depois desce denovo.. é muito fofa.. a areia..

Abraços,