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Ver Versão Completa : Bancos traseiros!



Leonardo L.
14/01/2010, 20:36
Senhores,

Antes de mais nada: estou criando um novo tópico para falar de um tema batido porque tenho uma idéia um pouco incomum e gostaria de debater alguns pontos.

Estou trocando os bancos do CJ, e gostaria de aproveitar ao máximo o espaço traseiro. Então me veio a idéia, que por um acaso mais um colega sugeriu em outro tópico (ou seja, não deve ser tão absurda assim :twisted:), que é colocar os bancos em cima das caixas de roda, virados de lado.

A idéia era colocar 2 bancos de 1 ou 2 passageiros, virados para dentro da caçamba. Além de aproveitar um espaço "morto", facilitaria bastante na hora de levar carga em vez de passageiros, porque os bancos não precisariam ser rebatidos. Claro, todos passageiros contariam com cintos de 3 ou 4 pontas, para mantê-los firmes ao banco.

Pergunto: alguém sabe a legalidade deste tipo de solução? Baixei várias resoluções do CONTRAN, procurei em diversas partes do CBT, e não encontrei nada específico, só relacionado a crianças menores de 10 anos.

Por enquanto, acho que é isso!

Abraços,
Leonardo

Rodrigo Baratti
14/01/2010, 21:08
Leonardo,

Não é absurdo não e deve ser legal, as Land Defender 90 saem de fabrica com bancos laterais sob as caixas de rodas.
Aliás nos classificados tinha um cara vendendo um jogo.
Os assentos são rebativeis e com isso se tem espaço para carga.
Mas é desconfortavel pacas :parede: fiz um viagem de 500km uma vez e cheguei quebrado.

O problema será onde vc prender o Santo Antonio.:pensativo:

[]

Leonardo L.
15/01/2010, 01:34
Rodrigo,

Obrigado pela resposta! :concordo:

Eu desconhecia o fato de existir um carro moderno, como a Defender, com bancos laterais. É basicamente este tipo de configuração que eu tinha pensado!

Você diz que foi desconfortável viajar num banco destes? O fato de ser em cima da caixa de roda ajuda ele a sacolejar um pouco mais, mas dá pra tentar amenizar com um banco ou calços mais macios. De qualquer forma, estes bancos da Defender parecem bem rústicos, e nem possuem encosto de cabeça... :pensativo:

Vou dar uma estudada melhor na idéia, mas o que eu já tinha pensado era desenhar uma gaiola sob medida no jipe, seguindo da frente (quase encostada no painel) até atrás (quase encostada na tampa traseira), acompanhando a linha do topo da capota como base, o mais externamente possível.

A partir daí, os reforços centrais (que normalmente são parte do Santo Antônio) ficariam logo atrás bancos da frente - não o suficiente para atrapalhar os bancos traseiros, apenas para permitir a fixação dos cintos dianteiros. Também teriam os reforços superiores, para proteger os ocupantes e dar resistência estrutural.

Por fim, para fixar os cintos de trás, na própria gaiola teria uma estrutura com dois tubos de 1" e 1/2 ou 1" atravessando a parte de atrás do banco, na altura do encosto de cabeça. Na verdade, essa parte eu ainda não parei pra fazer cálculos nem pensar muito sobre - talvez dois tubos quadrados ficassem melhor, mas ainda tenho que botar a prancheta pra funcionar. :twisted:

Além de tudo isso, ainda tem o "chassis interno", que seria parte integrante da gaiola - mas fica complicado explicar os detalhes, e ainda não consegui tempo pra desenhar tudo. Resumindo, a idéia é bem parecida com o que tem no jipe do Leopoldo, mas eu ainda vou tentar explicar melhor conforme for fazendo... :concordo:

De qualquer forma, obrigado mais uma vez pela informação!

Abraços,
Leonardo

Jacimar
15/01/2010, 07:24
Senhores,

. . .

A idéia era colocar 2 bancos de 1 ou 2 passageiros, virados para dentro da caçamba. Além de aproveitar um espaço "morto", facilitaria bastante na hora de levar carga em vez de passageiros, porque os bancos não precisariam ser rebatidos. Claro, todos passageiros contariam com cintos de 3 ou 4 pontas, para mantê-los firmes ao banco.

. . .

Abraços,
Leonardo


Bom dia prezado ! no CJ58 da minha exposa foi feito um estofamento em cima das caixas de roda, são bancos mas sem encosto e sem cinto, apenas para uso rural, ficou razoavelmente confortável porque ela não tem santo antonio, certa vez trouxemos para a cidade uma família que estava indo para o hospital, viajamos 6 pessoas e por sorte a polícia não nos parou, volto a frisar : foi uma emergência ! do jeito que você pretende fazer vai ficar interessante, mas lembrei de uma coisa, no documento do Jeep diz que é um veículo para 5 passageiros e como o dela, o seu vai poder transportar 6, como fica ? boa sorte e um abraço !

Rodrigo Baratti
15/01/2010, 12:02
Leonardo,

Vc tem razão, o desconforto é principalmente pelo banco da defender ser bem rustico, o pescoço acaba doendo tb porque é dificil acostumar a andar sem olhar pra frente.

Se vc colocar um banco mais confortavel provavelmente ele será maior tb.
Na defender qdo senta um de frente pro outro tem que trançar as pernas, pois não cabe joelho com joelho, o jeep sendo mais estreito e os bancos maiores deve ficar bem apertado colocar 4 pessoas atras.

Andei vendo os bancos traseiras de uma Picasso e Scenic, na realidade são 3 bancos individuais, precisa medir, mas acho que cabem 2 bancos na largura atras do jeep, a grande vatagem é que eles rebatem 2 vezes como o Troler e Samurai.

[]

Denis Takashi
15/01/2010, 13:10
Leonardo,

Vc tem razão, o desconforto é principalmente pelo banco da defender ser bem rustico, o pescoço acaba doendo tb porque é dificil acostumar a andar sem olhar pra frente.

Se vc colocar um banco mais confortavel provavelmente ele será maior tb.
Na defender qdo senta um de frente pro outro tem que trançar as pernas, pois não cabe joelho com joelho, o jeep sendo mais estreito e os bancos maiores deve ficar bem apertado colocar 4 pessoas atras.

Andei vendo os bancos traseiras de uma Picasso e Scenic, na realidade são 3 bancos individuais, precisa medir, mas acho que cabem 2 bancos na largura atras do jeep, a grande vatagem é que eles rebatem 2 vezes como o Troler e Samurai.

[]

Pô Rodrigo vc não é referencia, né ??

O cara tem quase 2 m de altura e reclama de conforto ? :mrgreen:

()´s

DANIEL BALES
15/01/2010, 13:15
Leonardo,

Para ajudar um pouco mais na sua decisão, quando meu pai reformou a jipe dele a mais de 20 anos atrás, ele desenvolveu os bancos traseiros do jipe de tal forma que fossem usado tanto no assoalho quanto nas caixas de roda bastava soltar dois manípulos que era possível realizar a troca dos bancos, de posição em poucis minutos.
Quando andavámos com o jipe na cidade os bancos ficavam no assoalho com cinto de segurança abdominal, quando fazíamos trilha ou era necessário carregar alguma carga os boncos eram relocados para cima das caixas de roda, porém nesta situação tinham alguns problemas:
1) Para ficar mais confortável era preciso remover a capota pois senão tinha que andar curvado para não ficar raspando a cabeça na capota, por isso era melhor quando se retirava a capota
2) Qualquer freiada brusca vc metia a cabeça no santo antônio
3) Não tinha cinto de segurança prendendo

Por isso se vc pretende partir para esta opção de ter os bancos sobre a caixa de rodas pense nestes problemas, veja se altura da capota está adequada para qeu um adulto de 1,80m fique confortável sem ter que ficar curvado ou raspando a cabeça na capota, preveja a forração dos santo antônio com espuma ou similar, e estude um cinto de segurança adequado, neste caso sugiro o de quatro pontas pois o de três pontas não funciona lateralmente e o abdominal sem comentários

Conforme o Rodrigo informou hoje se tem opções de bancos pequenos destas minivans como Picasso, Scenic, zafira e etc.. pense em fazer um sistema que vc possa utilizar os bancos tanto no assoalho quanto na caixa de rodas com um sistema de engate rápido.

Boa Sorte !!!!!!!!!

Jacimar
15/01/2010, 13:25
. . .
Por isso se vc pretende partir para esta opção de ter os bancos sobre a caixa de rodas pense nestes problemas, veja se altura da capota está adequada para qeu um adulto de 1,80m fique confortável sem ter que ficar curvado ou raspando a cabeça na capota, preveja a forração dos santo antônio com espuma ou similar, e estude um cinto de segurança adequado, neste caso sugiro o de quatro pontas pois o de três pontas não funciona lateralmente e o abdominal sem comentários
. . .
Boa Sorte !!!!!!!!!

Olá ! no caso do CJ58 da minha exposa tem esse problema como falei antes, é sem encosto e sem cinto, o passageiro tem que ficar um pouco inclinado para a frente e com cuidado ao passar pelos buracos, para não bater a cabeça nas ferragens da capota ( gaúcha ), só uma pessoa com menos de 1,70m fica mais ou menos confortável . . . :pipoca:

Murisoca
15/01/2010, 16:33
Eaii
O eu ja andei em um jeep assim e não é nada cofortavel...:discordo:
ja andei na land rover 90 (mesmo esquema bancos virados para dentro) e tam bem ñ é muito bom parese que balança mais:(...

mas vc tem que ver quem vai andar nesses bancos se for amigos manda senta na lata mas se for os filhos ai complica:(...
È so a minha opinião:concordo:.

Zé Renato
15/01/2010, 17:06
Essa configuração de bancos é realmente a pior possível em termos de conforto, não é so pelo "pula-pula" mas pelo movimento para frente e para traz do carro que nessa posição é lateral, não tem coluna que aguente,mesmo em pequenos deslocamentos é horrível. Mas em termos extratergicos é bom, como foi dito pode-se tramportar volumes grandes entre os bancos com acesso por traz.Principalmente nos jipes que possuem capota de fibra.:pipoca:

benderrr
15/01/2010, 18:00
eai galera blz
minha duvida é um pouci diferente. gostaria de saber se alguem ja colocou o banco traseiro um pouc para frente afim de deixar um peqeno ou melhor um minusculo porta mala atras dos bancos e como fez aqla tampao q cobre, eu qeria deixar tipo o do wrangler rsrsrsr
abracos

Curupira
15/01/2010, 18:07
eai galera blz
minha duvida é um pouci diferente. gostaria de saber se alguem ja colocou o banco traseiro um pouc para frente afim de deixar um peqeno ou melhor um minusculo porta mala atras dos bancos e como fez aqla tampao q cobre, eu qeria deixar tipo o do wrangler rsrsrsr
abracos


olá pessoal,

Apesar de eu ter carroceria de fibra e sem a tampa traseira,que se diga de passagem que quem tem suporte de estepe e galão atras jamais usa aquela portinha,eu coloquei trilhos universais no meu banco traseiro para qdo eu baixasse a capota a ferragem não ficasse nas costas de quem fosse no banquinho,era só puxar o banco para a frente e abaixar a capota,acho que no seu caso deve servir tambem para isso.
Abraços.

benderrr
15/01/2010, 19:07
fala curupira
vc poderia me fala onde foi q vc mandau fazer estes trilhos aqi em pira?
vc tem um bom capoteiro (qeria trocar os transparente da janelas) e um bom tapeceiro (para trocar o tecido do banco dianteiro por courvim) para me indicar
abracos

Rodrigo Baratti
16/01/2010, 16:42
Pô Rodrigo vc não é referencia, né ??

O cara tem quase 2 m de altura e reclama de conforto ? :mrgreen:

()´s

:parede::parede::parede::mrgreen::mrgreen:

Curupira
17/01/2010, 18:07
fala curupira
vc poderia me fala onde foi q vc mandau fazer estes trilhos aqi em pira?
vc tem um bom capoteiro (qeria trocar os transparente da janelas) e um bom tapeceiro (para trocar o tecido do banco dianteiro por courvim) para me indicar
abracos

Fala Benderrr,

Então é o seguinte o banco eu comprei da gama,e os trilhos são aqueles universal que vc acha a venda na internet (mercado livre tem muito),Cara
tapeceiro eu não conheço nenhum,mas vou dar uma checada na minha capota antiga que está em casa se as janelas dela estão boas,se estiverem vc pega as minhas que eu com certeza não vou mais usar....
Abraço...

Leonardo L.
20/01/2010, 01:37
Nossa, abri o tópico e tomei um susto! Fui lendo, lendo, e não achava o final da página! :lol:

Agradeço os comentários de todos, com certeza estão ajudando a aprimorar a idéia e a solução como um todo. :concordo:

Bom, estive este final de semana com a carroceria nova e o jipe, e pude verificar algumas coisas melhor. Em grande parte, são poucas coisas que precisam ser resolvidas/decididas para a solução ser possível.

Em especial, estou pensando bancos traseiros individuais de Sprinter, que não são muito largos e permitem rebatimento individual. Além disso, eles são mais anatômicos e têm encosto de cabeça, o que permite manter os passageiros com um bom grau de conforto.

Alguns colegas comentaram da altura do banco, mas é interessante notar que estou falando de um caixote de fibra, onde as caixas de roda são 10cm mais baixas. Ou seja, os bancos não ficam tão altos e o problema da altura da capota - apesar de existir - parece ter solução sem medidas muito drásticas.

Aliás, na minha capota estilo "mascote", a parte de trás é mais baixa, aí realmente você encosta a cabeça. Mas na parte mais alta, fica até com uma leve folga. Como já estava pensando em trocar a capota por um modelo reto, o problema parece estar a um passo de uma solução. :concordo:

Outro ponto importante é que vou partir para uma gaiola sob medida, com um desenho próprio - aí dá pra deslocar um pouco os tubos, pra lá ou pra cá, conforme a necessidade. Realmente, não existe a menor possibilidade de usar um santo antônio padrão com gaiola, nesta configuração. :discordo:

Sobre os cintos, acredito que seja totalmente impensável usar cinto de 2 pontas. Até pensei em usar os de três pontas no começo, mas eles realmente só seguram o passageiro no banco se a desaceleração for para o lado onde ele cruza o ombro do passageiro. Entretanto, abomino os cintos de 4 pontas com as suas intermináveis regulagens manuais e sua total falta de praticidade - me perdoem os que gostam, mas às vezes você chega no destino e os caronas ainda nem conseguiram descobrir como regula o cinto! :lol:

Para resolver isto, vou montar um cinto de 4 pontas retrátil, que será basicamente a combinação de dois cintos de 3 pontas retráteis, de uma maneira que fique fácil de vestir e auto-ajustável. Não vai ficar muito convencional, mas a idéia é manter a praticidade. Outra vantagem é que, diferente dos cintos de 4 pontas convencionais, também vai ter uma tira abdominal. Já fiz alguns esboços em papel, mas ainda vou desenhar alguma coisa no inkscape e aí posto aqui.

Tem também a questão do acesso aos bancos traseiros, que não foi comentada ainda, mas que é importante porque a minha tampa é fechada. Mas essa dá pra resolver: um trilho longo, para ambos bancos dianteiros deslizarem o máximo possível - o do passageiro mesmo, pode até chegar a ficar por baixo do painel. Aliados à porta maior da nova carroceria, fica um belo espaço para entrar e sair! :dance:

Bom, essa é basicamente a figura "macro" da idéia. Sabendo que é legalmente e fisicamente possível, agora é ir atrás de alguns detalhes que faltam... e das peças. 8)

Abraços,
Leonardo

Rodrigo Galego
01/12/2024, 09:06
Bom dia amigos.
Alguém tem as dimensões ou um croqui dos bancos laterais do CJ5 para compartilhar ?
Obrigado

xibiu!!!
01/12/2024, 09:38
Bom dia amigos.
Alguém tem as dimensões ou um croqui dos bancos laterais do CJ5 para compartilhar ?
Obrigado


Bom dia meu caro Rodrigo Galego.

Veja a colaboração de outros colegas sobre o assunto.

https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/73283-modelo-dos-bancos-originais-do-jeep-willys-1.html#post2046016

https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/73283-modelo-dos-bancos-originais-do-jeep-willys-1.html#post2048847

Aristides Jr
03/12/2024, 15:32
Olá pessoal! Algum tempo atrás percebi que as ambulâncias do Samu possuem em sua parte traseira um banco na posição lateral que serve para o socorrista! Muitos relatam que passam mal quando andam nele! Alguma coisa parecida com "mareado" ou com "labirintite". Há dicas dos mais experientes aos novatos é:- andarem torcidos com a cabeça mais voltada para a frente possível!