PDA

Ver Versão Completa : Niveiro de 1º viagem... o que devo fazer



LEEP
02/02/2005, 02:35
oi gente
eu estou prestes a tirar do papel a ideia de comprar um NIVA, e ja conheço alguma coisinha sobre ele,, aprendi aqui hehehe :wink:
más tem varios detalhes que me deixaram curioso... se eu comprar um niva com aqueles pneus finos.. eu posso colocar uma roda mais larga sem que force muito o diferencial ?
e essa mudança deve pesar no consumo né...
qual pneu voces me indicam ?
qual sistema de rodas voces me indicam :?:
valew

Eduardo Velo
02/02/2005, 08:59
Leo , com pneus mais largos pega por dentro no paralamas .
Uma solução é usar rodas de F1000 que deixa os pneus mais pra fora , se for muito largo pega mesmo assim .
As homocinéticas do Niva são projetadas pra suportar até 6,50 na boa , acima disso vai forçar e aí vai de quem ta conduzindo .

[]s...

LEEP
02/02/2005, 22:01
Leo , com pneus mais largos pega por dentro no paralamas .
Uma solução é usar rodas de F1000 que deixa os pneus mais pra fora , se for muito largo pega mesmo assim .
As homocinéticas do Niva são projetadas pra suportar até 6,50 na boa , acima disso vai forçar e aí vai de quem ta conduzindo .

[]s...

amigo, me desculpe a minha falta de informação.. o que seria 6,50 ?

e as rodas de F1000 completas né.. com pneus originais de F1000 :shock: , caramba, deve ficar show.
eu não vou usar ele para trilhas, apenas idas e vindas ao sitio

abraços

Eduardo Velo
02/02/2005, 22:38
6,50 é a banda , significa 6,5" , ou 6,5 x 25,4 mm = 165 mm de banda . Aro é 16 " , então diam. do pneu fica 6,50 + 6,50 + 16 = 29 "
Indepenedente de trilha ou não , uma arrancada numa subida já é o suficiente pra causar estrago .

Ira
03/02/2005, 14:30
Coloque rodas de ferro do Suzuki Vitara, aro 15. Fica um tesão e não precisa mudar nada, é tirar uma e por outra. comprei as minhas, usadas, na SUZUCAR ( www.suzucar.com.br ) Quanto aos pneus, uso Pirelli Scorpion 215 e tive de rebater pouca coisa o paralama. O Scorpion 205 não pega nada na lata. Mas se vc for encarar lama pesada, nada melhor que o velho e bom pneu frontiera nas rodas originais aro 16.

[]

Ira
:mrgreen: :idea:

LEEP
03/02/2005, 15:33
valew,

eu vi esta foto aqui, e fiquei curioso... será que se eu colocar um pneu maior, terei de fazer isso com os paralamas :?:
mesmo se não precisar eu gostaria de saber como é feito esta modificação..e quem fáz
essas são as rodas do suzuki né, quanto custa mais ou menos um jogo destas rodas usadas :?:
obrigado

http://www.mercadolivre.com.br/org-img/original/MLB/012005/25431459_8190.jpg
http://www.mercadolivre.com.br/org-img/original/MLB/012005/25431459_4952.jpg
http://www.mercadolivre.com.br/org-img/original/MLB/012005/24944075_5486.jpg

Ira
04/02/2005, 10:16
Sim, são essas as rodas do Vitara. Pintadas de prata fica mais legal (eu acho). As minhas paguei R$ 320,00 + frete na Suzucar (as quatro), depois tive que mandar pintar. Se vc colocar um pneu maior, certamente vai raspar no paralama e vc terá de fazer essa pequena cirurgia que é mostrada nas fotos (nas fotos achei q esteticamente não ficou muito legal, já vi coisa melhor) . Vc pode tbém recortar o paralama e colocar um "alargador de paralamas", que é vendido por R$ 60,00 pela www.zezo4x4.com.br fica jóia! Se as rodas ficarem pra fora do paralama os guardas vão te encher o saco, por isso é bom colocar o alargador.
Vc já visitou o www.nivasite.com.br ?

[]

Ira :idea:

LEEP
04/02/2005, 14:18
eu ja visitei umas 4x apenas o nivasite :oops:
vou dar uma olhadinha :oops:

Eliezer
27/02/2007, 21:59
AI MOÇADA EU COLOQUEI RECENTEMENTE PNEUS NOVO PIRELLI RODO RURAL 6.50/16 NAUM MUDOU NADA O CARRO FICOU UM POUCO MAIS ALTO MAS PEGOU UM POKO NOS PARALAMAS DIANTEIROS COISA QUE RESOLVI DANDO UMA REBATIDA NO PARALAMA E AGORA VOU COLOCAR O KIT DE LEVANTAMENTO DO APOIO 4X4 VAI LEVANTAR EM 3 CM VAIA FICAR JOI VOU TROCAR OS AMORTERCEDORES COLOCANDO OS DA H-100 NA FRENRTE E DA RANGER ATRAS, ABS MOÇADA ESPERO QUE A DICA TENHA SERVENTIA, VALEW:arrow: :arrow: :arrow: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted: :twisted: :cool: :cool:

Dieselboy
27/02/2007, 22:39
"... Uma solução é usar rodas de F-1000 que deixa os pneus mais pra fora ..."
Eu estou utilizando esse modelo da F-1000 que é aro 16 e a roda ficou mais para fora :palmas:

O único sacrilégio nesta foto são os pneus :oops: quando $obrar um $$$tempinho$$$ troco eles :mrgreen:

... http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Naniko_4x4.jpg

Dieselboy
28/02/2007, 11:20
Ahh, tem um "detalhe" que esqueci de mencionar, quem quiser utilizar a roda da F-1000 no Niva, terá que desbastar alguns milímetros o furo central da roda, pois caso contrário não irá encaixar de jeito nenhum.

Aqui na minha cidade fizeram o serviço em 30 minutos e me cobraram pelo mesmo R$ 20,00 :concordo:

Giuliano Barbosa
21/11/2007, 16:24
Afinal, estess pneus Frontiera 6.50 mencionados no tópico batem na lataria com frequência ou não? O vendedor de uma loja falou que só batem eventualmente quando há uma flexão muito grande na traseira... como meu Niva já tem o cilindro de GNV fico preocupado de como seria isso na prática...estou realmente em dúvida em qual pneu optar.
Como tenho 2 jogos de rodas e um deles está montado com pneus p/ asfalto, a idéia seria ter outro jogo com pneus bem eficientes no off road sem que seja necessário alterar a altura original do Niva.
Confesso que ainda não achei uma opção que me agrade 100%. Tem uns modelos legais mas que não se "resolvem" mesmo em trechos de baixo atrito.
Uma exceção que encontrei foi o Dunlop MT1 195 16, que não tem no Brasil pra vender, um uso misto para terrenos "mud" original, tem até aquelas letrinhas brancas na borda, show de bola mesmo.
Minha irmã vai este findi ao Chuí e tentar encontrar lá; o Jossano disse que comprou um jogo de Dunlop MT2 no Uruguai pagando R$280 cada...
Até segunda tenho o retorno, mas como acho difícil de ela desenrolar isso, tenho que ter uma segunda opção :putz:... o Maggion já me disseram que não resolve também, o Blackstar Guyane é muito caro e por aí vai...

LFC
22/11/2007, 18:47
Afinal, estess pneus Frontiera 6.50 mencionados no tópico batem na lataria com frequência ou não? O vendedor de uma loja falou que só batem eventualmente quando há uma flexão muito grande na traseira... como meu Niva já tem o cilindro de GNV fico preocupado de como seria isso na prática...estou realmente em dúvida em qual pneu optar.
Como tenho 2 jogos de rodas e um deles está montado com pneus p/ asfalto, a idéia seria ter outro jogo com pneus bem eficientes no off road sem que seja necessário alterar a altura original do Niva.
Confesso que ainda não achei uma opção que me agrade 100%. Tem uns modelos legais mas que não se "resolvem" mesmo em trechos de baixo atrito.
Uma exceção que encontrei foi o Dunlop MT1 195 16, que não tem no Brasil pra vender, um uso misto para terrenos "mud" original, tem até aquelas letrinhas brancas na borda, show de bola mesmo.
Minha irmã vai este findi ao Chuí e tentar encontrar lá; o Jossano disse que comprou um jogo de Dunlop MT2 no Uruguai pagando R$280 cada...
Até segunda tenho o retorno, mas como acho difícil de ela desenrolar isso, tenho que ter uma segunda opção :putz:... o Maggion já me disseram que não resolve também, o Blackstar Guyane é muito caro e por aí vai...
O problema dessas medidas em polegadas é que variam muito de fabricante a fabricante. P. ex., os Maggion 6.95/16 deveriam ser maiores do que o Rodo Rural Pirelli, mas são bem menores. O Fate 0 Super Agarre 6.50/16, que tenho em meu Niva, são enormes e mesmo com calços de 2 pol tive que rebater os pára-lamas e pegam também na parte interna dos pára-lamas traseiros ao passar por uma erosão grande.
Eficientes no off-road (razoavelmente) e sem alterar a suspensão, fora o BStar, são os Pirelli Garraflex. Mas são péssimos em asfalto e acabam logo.
Uma opção de pneu misto, com levantamento de suspensão, é o 215/80 R 16 Firestone ATX 23º.
Abs,
LF

Giuliano Barbosa
28/11/2007, 14:59
LFC,

Depois de muita pesquisa cheguei a essa mesma conclusão sua.
Acabei optando por um modelo Genius 1001 do Geninho após verificar que o desenho é idêntico a um dos recap Blackstar que vi no site do Maneco Pneus, cujas notas foram ótimas na maioria das situações de uso, resolvendo o problema no off-road e podendo também ser utilizado dia-a-dia. (sempre rola aquela preguiça de voltar com o jogo original, ou não dá tempo de fazer isso no domingo e na correria da semana, daí não tem problema se rodar no asfalto quando preciso)
E não precisar alterar a altura no Niva.
Outra opção seria o modelo "cross" mas achei que este seria perigoso em eventuais deslocamentos em asfalto, principalmente com chuva.
Este modelo Firestone ATX é muito interessante também.
Valeu!

Luiz Fernando Piccoli
28/11/2007, 23:37
Pessoal, no meu niva optei por usar (depois de uma porrada de pneus que não deram certo, quase enchi a garagem de tanto pneu véio :parede:) rodas de ferro do vitara pintura nova, com pneus genius 1001:palmas::palmas: com cravos na lateral externa (dos dois lados pega por dentro do paralama) as medidas são 205 70 15 e ficaram show:concordo::concordo:, o carro não perde potência, não pega no paralama com o carro 1¨mais alto e fica com um puta visual animal:twisted: além de não perder pra nenhum pneu nas trilhas (recomendo sem querer ganhar comissão hehehe:D) valeu, espero ter ajudado.

Girti
29/11/2007, 09:25
Pessoal, no meu niva optei por usar (depois de uma porrada de pneus que não deram certo, quase enchi a garagem de tanto pneu véio :parede:) rodas de ferro do vitara pintura nova, com pneus genius 1001:palmas::palmas: com cravos na lateral externa (dos dois lados pega por dentro do paralama) as medidas são 205 70 15 e ficaram show:concordo::concordo:, o carro não perde potência, não pega no paralama com o carro 1¨mais alto e fica com um puta visual animal:twisted: além de não perder pra nenhum pneu nas trilhas (recomendo sem querer ganhar comissão hehehe:D) valeu, espero ter ajudado.

Um lembrete: embora a medida estampada nos pneus seja 205/70 R15, os mesmos, devido à recapagem, têm medidas maiores do que estas. Daí o fato de o carro do Luiz ficar mais alto. Os pneus 205/70 R15, originalmente, têm quase a mesma altura dos pneus originais russos 175/80 R16, são apenas um pouco mais largos. Daí a razão de serem a opção ideal para quem quer manter o Niva o mais original possível, usando rodas de 15".

Caso queiram saber como ficam os pneus 205/70 R15 no Niva, é só olhar na foto de meu carro, logo acima (a foto de baixo não vale, é de uma miniatura! hehehe...).

[ ]s

Girti
29/11/2007, 09:33
Um lembrete: embora a medida estampada nos pneus seja 205/70 R15, os mesmos, devido à recapagem, têm medidas maiores do que estas. Daí o fato de o carro do Luiz ficar mais alto. Os pneus 205/70 R15, originalmente, têm quase a mesma altura dos pneus originais russos 175/80 R16, são apenas um pouco mais largos. Daí a razão de serem a opção ideal para quem quer manter o Niva o mais original possível, usando rodas de 15".

Caso queiram saber como ficam os pneus 205/70 R15 no Niva, é só olhar na foto de meu carro, logo acima (a foto de baixo não vale, é de uma miniatura! hehehe...).

[ ]s

Como tal da foto acima é muito pequena, estou anexando uma foto maior, onde dá para ver o carro e as rodas de diversos ângulos.

LFC
29/11/2007, 19:40
LFC,

Depois de muita pesquisa cheguei a essa mesma conclusão sua.
Acabei optando por um modelo Genius 1001 do Geninho após verificar que o desenho é idêntico a um dos recap Blackstar que vi no site do Maneco Pneus, cujas notas foram ótimas na maioria das situações de uso, resolvendo o problema no off-road e podendo também ser utilizado dia-a-dia. (sempre rola aquela preguiça de voltar com o jogo original, ou não dá tempo de fazer isso no domingo e na correria da semana, daí não tem problema se rodar no asfalto quando preciso)
E não precisar alterar a altura no Niva.
Outra opção seria o modelo "cross" mas achei que este seria perigoso em eventuais deslocamentos em asfalto, principalmente com chuva.
Este modelo Firestone ATX é muito interessante também.
Valeu!
O desenho é muito bom mesmo. Sugiro que, antes de comprar, vc pergunte, por escrito, ao Geninho, qual o diâmetro do pneu. No Niva levantado com o kit da Apoio, p.ex., cabem pneus de uns 74 cm eu creio, sem maiores problemas. Pergunte também por escrito se os pneus pegam balanceamento, qual a garantia e possibilidades de troca. Veja bem, vc está longe e os pneus do Geninho são recapados. Nem sempre as carcaças são boas. Já ouvi mais de um relato de gente que não ficou satisfeita com o produto e teve algum trabalho por causa disso.
Saudações,
LFC

Luiz Fernando Piccoli
05/12/2007, 23:11
Algumas fotos do meu niva com pneus genius 1001 e rodas do vitara.:palmas:

Giuliano Barbosa
07/12/2007, 14:27
Luiz show de bola seu Niva.
LFC, já recebi os pneus e não me ocorreu de fazer estas solicitações por escrito.
É claro que existe sempre um risco na compra de um pneu remanufaturado, por isso procurei tanto (e não encontrei) um pneu que coubesse no Niva e no meu bolso mantendo a originalidade.
Visualmente os pneus me pareceu excelentes, inclusive a qualidade da carcaça, agora tenho testá-los para ver como se comportam na prática.
Com relação ao tamanho acho que não haverá problemas pois os pneus recapados "crescem" apenas uns 2cm em relação ao "original" Goodyear G32, que é o pneu que uso diariamente no meu Niva.