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Ver Versão Completa : Comparação de navegadores: Garmin x IGo



Hamilton.pb
14/01/2010, 14:04
Há algum tempo utilizo navegadores Garmin. A maioria das vezes que os utilizei, contudo, foram em rotas relativamente pequenas, de pouco mais que 500 km. E, muitas vezes, eu escolhia a rota que ia utilizar (no Mapsource) e apenas seguia o roteiro gravado no Nuvi. Há pouco tempo (uns 6 meses), comprei um navegador com o programa IGo, que cheguei a testar algumas vezes, mas apenas em cidade.

Nesse começo de ano fiz uma viagem mais longa (uns 4000 km) e resolvi comparar os programas de navegação. Meu roteiro foi Belo Horizonte-Foz do Iguaçu-Nordeste da Argentina-Florianópolis-Belo Horizonte. No trecho argentino, usei apenas o Garmin com os mapas do projeto Mapear. Em todos os outros usei o IGo e, simultaneamente, o Garmin com os mapas do Tracksource. (Em algumas viagens curtas havia utilizado o Navigator 2010. Achei os mapas do Tracksource mais confiáveis.)

Antes de iniciar o roteiro, tentei escolher alternativas semelhantes para ambos os programas: rota mais curta, sem retornos em U, sem fora de estrada etc etc. (Mudei essas alternativas na Argentina.)

O primeiro trecho da viagem (BH-Foz do Iguaçu) foi coberto em dois dias: no primeiro percorri perto de 1000 km, no dia seguinte atingi o destino. Não tinha escolhido um lugar para pernoitar. Iria dormir quando já tivesse rodado bastante e estivesse cansado.

Esse foi o primeiro ponto favorável para o IGo. A tela mais completa indicava quanto tempo já havia rodado, quantos km faltavam até o destino e o tempo aproximado para atingir o mesmo. Antes, nunca tinha dado muito valor a essas informações. Mas, numa viagem grande e pouco planejada, elas se mostraram muito úteis. (O tempo até o destino sempre foi calculado de maneira muito "otimista" no IGo. Sua média deve coincidir com a velocidade máxima em cada trecho. Talvez haja um jeito de corrigir isso, como existe no Mapsource. Mas, como ele indica quantos km estão faltando, você pode fazer uma estimativa mais correta. Já a expectativa de tempo até o destino do Garmin sempre se mostrou mais realista. Mas eu já tinha ajustado isso no Mapsource.)

No que diz respeito à navegação, pude notar que as mapas do Tracksource são muito mais precisos. Mesmo em rodovias movimentadas o IGo "se perdia". Por outro lado, notei muitas divergências entre os mapas do Tracksource e o "basemap" da Garmin. Parece que o programa da Garmin tenta calcular as rotas usando o basemap e se estas estiverem muito diferentes daquelas mostradas nos mapas do Tracksource (e que correspondiam ao trajeto efetivamente utilizado), o Garmin fica o tempo inteiro recalculando a rota. Em vários momentos, recebi a mensagem de que era impossível calcular a rota até o destino!

Não sei se esse comportamento foi devido à calibração dos mapas do Tracksource - no sentido de que os trajetos do basemap não foram "arrastados" de modo a coincidir com as corretas coordenadas da rodovia. (O que eu disse é uma especulação minha: o basemap é um mapa tosco, composto de pedaços de retas. Acho que esses pedaços de retas podem ser calibrados de modo a serem praticamente identificados com as coordenadas corretas.)

O primeiro trecho da viagem (até o oeste de SP) eu conheço relativamente bem. Assim, descontado esse comportamento errôneo do Garmin, ainda era possível verificar se as soluções apresentadas pelos dois programas eram o trajeto mais curto. Invariavelmente o IGo apresentava a melhor alternativa. Mesmo recalculando várias vezes (e, assim, tendo reduzido o comprimento do trajeto) o Garmin chegou a propor (em SP!) um trajeto 200 km mais longo! Isso aconteceu não só nesse trecho da viagem, mas várias vezes, especialmente no trajeto Argentina-Florianópolis. O programa da Garmin se mostrou completamente incapaz de encontrar a melhor alternativa. (Suponho que o programa da Garmin sempre dê preferência pelos trechos apresentados no basemap. Como a última atualização dele é de 2007, é de se esperar muitos erros...)

Uma outra vantagem do IGo diz respeito a apresentação da tela. Em trechos sem opções, o programa apresentava uma visão panorâmica do trajeto (a parte superior do mapa apontando para o Norte). Esse recurso era automaticamente ativado também quando as coordenadas do lugar onde eu me encontrava eram bastante diferentes daquelas previstas nos mapas. Ou seja, quando o IGo ficava "perdido", depois de me colocar fora da estrada, ele corrigia isso mostrando uma visão bem do alto. Assim, mesmo "perdido", ele ainda era capaz de me fornecer informações relevantes.

Em ambos os programas não optei por evitar pedágios. Contudo, notei que se houvesse um trajeto alternativo evitando o pedágio e não percorrendo um trecho consideravelmente maior, o IGo oferecia essa alternativa. (Para quem viaja no Paraná, essa é uma informação relevante.)

Na volta para Belo Horizonte, resolvi evitar a cidade de São Paulo e passar por Jarinu. Também já fiz esse trajeto várias vezes: em certo momento, tanto os mapas do Tracksource como os do IGo sugeriam um trajeto que é contra-mão. (Há mais de um ano e meio sei que esse trecho foi colocado como contra-mão...) O retorno pode ser feito mais ou menos 1 km à frente. O Garmin recalculou o trajeto e me propôs uma alternativa 40 km mais distante! Ele não cogitou simplesmente retornar ao trajeto anterior...O IGo recalculou usando essa alternativa.

Como conclusão, gostaria de ter os mapas do Tracksource no IGo. O IGo se mostrou incomparavelmente superior. É verdade que o IGo tem mapas de lugares inusitados (parece que foram feitos com base no Google maps), mas os erros de coordenadas às vezes são muito grandes. Muitos acham que o programa de Garmin demora muito para recalcular uma trajetória. Não achei que isso tenha me atrapalhado. O que me atrapalhou foram as más alternativas que ele escolheu!

Hamilton

Glaicon
14/01/2010, 14:20
Hamilton, muito úteis as suas informações e comparações.
Adquiri recentemente o Garmin Nüvi, devidamente atualizado para o Brasil.
Para um perfeito "entrosamento" utilizei-o até em trechos urbanos de minha rotina diária.
Pude perceber erros significativos, a ponto de não reconhecer um bairro inteiro de São José/SC, cidade colada com Florianópolis.
Em uma viagem de Florianópolis à Lages/SC, ele funcionou bem, coincidindo perfeitamente com cruzamentos e acessos a outros municípios, errando, porém, na numeração e posição do endereço sugerido.
Apesar de extremamente útil, acho fundamental ainda dar uma olhada num mapa impresso e sobre ele organizar a viagem, utilizando o navegador para precisão das informações necessárias, mas evitando erros primários de percursos mais longos ou contra-mãos!
Parabéns pelo relato e um abraço.:concordo:

marc7767
19/01/2010, 23:02
Valeu, Hamilton. Estou encomendando um para mim e tuas informações foram fundamentais.

Abraços,

Marcelo

Rbastos
21/01/2010, 01:38
Há algum tempo utilizo navegadores Garmin. A maioria das vezes que os utilizei, contudo, foram em rotas relativamente pequenas, de pouco mais que 500 km. E, muitas vezes, eu escolhia a rota que ia utilizar (no Mapsource) e apenas seguia o roteiro gravado no Nuvi. Há pouco tempo (uns 6 meses), comprei um navegador com o programa IGo, que cheguei a testar algumas vezes, mas apenas em cidade.

Nesse começo de ano fiz uma viagem mais longa (uns 4000 km) e resolvi comparar os programas de navegação. Meu roteiro foi Belo Horizonte-Foz do Iguaçu-Nordeste da Argentina-Florianópolis-Belo Horizonte. No trecho argentino, usei apenas o Garmin com os mapas do projeto Mapear. Em todos os outros usei o IGo e, simultaneamente, o Garmin com os mapas do Tracksource. (Em algumas viagens curtas havia utilizado o Navigator 2010. Achei os mapas do Tracksource mais confiáveis.)

Antes de iniciar o roteiro, tentei escolher alternativas semelhantes para ambos os programas: rota mais curta, sem retornos em U, sem fora de estrada etc etc. (Mudei essas alternativas na Argentina.)

O primeiro trecho da viagem (BH-Foz do Iguaçu) foi coberto em dois dias: no primeiro percorri perto de 1000 km, no dia seguinte atingi o destino. Não tinha escolhido um lugar para pernoitar. Iria dormir quando já tivesse rodado bastante e estivesse cansado.

Esse foi o primeiro ponto favorável para o IGo. A tela mais completa indicava quanto tempo já havia rodado, quantos km faltavam até o destino e o tempo aproximado para atingir o mesmo. Antes, nunca tinha dado muito valor a essas informações. Mas, numa viagem grande e pouco planejada, elas se mostraram muito úteis. (O tempo até o destino sempre foi calculado de maneira muito "otimista" no IGo. Sua média deve coincidir com a velocidade máxima em cada trecho. Talvez haja um jeito de corrigir isso, como existe no Mapsource. Mas, como ele indica quantos km estão faltando, você pode fazer uma estimativa mais correta. Já a expectativa de tempo até o destino do Garmin sempre se mostrou mais realista. Mas eu já tinha ajustado isso no Mapsource.)

No que diz respeito à navegação, pude notar que as mapas do Tracksource são muito mais precisos. Mesmo em rodovias movimentadas o IGo "se perdia". Por outro lado, notei muitas divergências entre os mapas do Tracksource e o "basemap" da Garmin. Parece que o programa da Garmin tenta calcular as rotas usando o basemap e se estas estiverem muito diferentes daquelas mostradas nos mapas do Tracksource (e que correspondiam ao trajeto efetivamente utilizado), o Garmin fica o tempo inteiro recalculando a rota. Em vários momentos, recebi a mensagem de que era impossível calcular a rota até o destino!

Não sei se esse comportamento foi devido à calibração dos mapas do Tracksource - no sentido de que os trajetos do basemap não foram "arrastados" de modo a coincidir com as corretas coordenadas da rodovia. (O que eu disse é uma especulação minha: o basemap é um mapa tosco, composto de pedaços de retas. Acho que esses pedaços de retas podem ser calibrados de modo a serem praticamente identificados com as coordenadas corretas.)

O primeiro trecho da viagem (até o oeste de SP) eu conheço relativamente bem. Assim, descontado esse comportamento errôneo do Garmin, ainda era possível verificar se as soluções apresentadas pelos dois programas eram o trajeto mais curto. Invariavelmente o IGo apresentava a melhor alternativa. Mesmo recalculando várias vezes (e, assim, tendo reduzido o comprimento do trajeto) o Garmin chegou a propor (em SP!) um trajeto 200 km mais longo! Isso aconteceu não só nesse trecho da viagem, mas várias vezes, especialmente no trajeto Argentina-Florianópolis. O programa da Garmin se mostrou completamente incapaz de encontrar a melhor alternativa. (Suponho que o programa da Garmin sempre dê preferência pelos trechos apresentados no basemap. Como a última atualização dele é de 2007, é de se esperar muitos erros...)

Uma outra vantagem do IGo diz respeito a apresentação da tela. Em trechos sem opções, o programa apresentava uma visão panorâmica do trajeto (a parte superior do mapa apontando para o Norte). Esse recurso era automaticamente ativado também quando as coordenadas do lugar onde eu me encontrava eram bastante diferentes daquelas previstas nos mapas. Ou seja, quando o IGo ficava "perdido", depois de me colocar fora da estrada, ele corrigia isso mostrando uma visão bem do alto. Assim, mesmo "perdido", ele ainda era capaz de me fornecer informações relevantes.

Em ambos os programas não optei por evitar pedágios. Contudo, notei que se houvesse um trajeto alternativo evitando o pedágio e não percorrendo um trecho consideravelmente maior, o IGo oferecia essa alternativa. (Para quem viaja no Paraná, essa é uma informação relevante.)

Na volta para Belo Horizonte, resolvi evitar a cidade de São Paulo e passar por Jarinu. Também já fiz esse trajeto várias vezes: em certo momento, tanto os mapas do Tracksource como os do IGo sugeriam um trajeto que é contra-mão. (Há mais de um ano e meio sei que esse trecho foi colocado como contra-mão...) O retorno pode ser feito mais ou menos 1 km à frente. O Garmin recalculou o trajeto e me propôs uma alternativa 40 km mais distante! Ele não cogitou simplesmente retornar ao trajeto anterior...O IGo recalculou usando essa alternativa.

Como conclusão, gostaria de ter os mapas do Tracksource no IGo. O IGo se mostrou incomparavelmente superior. É verdade que o IGo tem mapas de lugares inusitados (parece que foram feitos com base no Google maps), mas os erros de coordenadas às vezes são muito grandes. Muitos acham que o programa de Garmin demora muito para recalcular uma trajetória. Não achei que isso tenha me atrapalhado. O que me atrapalhou foram as más alternativas que ele escolheu!

Hamilton Hamilton qual a versão CityNavigator você usou?? Não conheço o IGO, mas confio bastante no Garmin ainda mais com os mapas do Tracksource, temos aqui em casa 01 Nuvi 250W e 01 Nuvi 765T acho o 250W muito lento, tanto na recepção quanto nos calculos de rotas. Uso o CityNav 2010.20 e Tracksource 6.09 sendo que o tracksource não tem a rua da minha casa mapeada!!:pensativo:

Hamilton.pb
21/01/2010, 12:47
Olá, Rodrigo!

Como disse, não usei o CityNavigator 2010. Isso por um motivo muito simples: em uma viagem anterior -- passando naquele trecho em Jarinu, uma opção para evitar a cidade de São Paulo -- o City Navigator ficou completamente perdido. Por esse motivo, usei a versão mais recente (a de dezembro 2009) do Tracksource.

Os mapas do Tracksource são bastante precisos. Eles cobrem uma área muito menor do que os do City Navigator. E, para completar, eles não tem numeração nas ruas de cidades (com poucas exceções). Mas as coordenadas do Tracksource coincidem com as coordenadas da região onde você está. Num lugar completamente desconhecido, isso é fundamental. E isso os mapas do IGo não conseguem fazer.

Acho que boa parte dos problemas que eu tive com o Garmin foi devido a esse desajuste do Basemap com os mapas do Tracksource. Acho que isso fez o Garmin perder o trajeto várias vezes. Como disse, creio que isso é um problema apenas de ajuste e que talvez esteja corrigida nos próximos mapas do Tracksource.

Mas o problema de encontrar a rota mais curta não foi devido a esse problema. Isso ficou claro: os caminhos estavam roteados no tracksource, mas o software da Garmin não os utilizava! Assim o Nuvi sugeria rotas muuuiiiito mais longas.

Um abraço, Hamilton

Marcelo-HPE
25/01/2010, 18:01
Olá Hamilton, excelentes observações
Possuo um gps orbiter com o IGO 8.3 ultima atualização de julho de 2009 . o que eu percebo é que em algumas rodovias , principalmente as estaduais , O Igo se perde, isto é, a imagem com o trajeto da rodovia some da tela e a setinha (carro) fica no meio do nada , aparecendo as vezes a setinha fora da rota longe do trajeto , as vezes fica um longo tempo assim . até a setinha encontrar a rota novamente .
Não é perda de sinal de satélite pois já verifiquei e os satélites estão enviando sinal para o aparelho , porem como havia dito o mapa some e a seta fica perdida no meio do nada . o que me faz perder a confiança no IGO .
Gostaria de saber se vc tb já passou por essa situação . e o que estaria causando esse problema no IGO. ?
Engraçado que quando faço a simulação da navegação em casa o mapa não some deixando a seta no meio do nada .
Desde de já agradeço .
abs.

Hamilton.pb
26/01/2010, 16:41
Marcelo, na viagem que fiz passei por isso várias vezes. Não se trata de problema do software, mas sim com os mapas. Como disse, os mapas do IGo não são muito precisos. Se você estiver seguindo uma rota (traçada pelo IGo) e se você tiver habilitado a "visão panorâmica", o navegador vai mostrar uma visão "do alto" até que ele consiga encontrar coordenadas que coincidem com aquelas definidas nos mapas. (Isso aconteceu na viagem a maior parte do tempo!)
Nas simulações, o IGo utiliza as coordenadas dos mapas que estão gravadas no software. Assim, nunca ocorrem problemas. Quando você está na rodovia é que acontecem as diferenças entre as coordenadas da rota que você trafega e aquelas previstas nos mapas.
Como disse, queria ter o IGo com os mapas do Tracksource...
Um abraço, Hamilton

Marcelo-HPE
28/01/2010, 01:01
Olá Hamilton , obrigado pelos esclarecimentos meu amigo , agora vc acha que se desabilitar a " visão panorâmica" esse problema tende a minimizar ?? . será que os outros soft´s como o destinator 8 e o miomap tb sofrem desse mesmo problema de sumiço momentâneo dos mapas como no IGO ??
Estou pensando em adquirir um novo aparelho com esses navegadores , ou tentar instala-los no meu orbiter NV 35 H . mas se estes navegadores apresentarem o mesmo problema do Igo , aí seria jogar dinheiro fora .
Desculpe de importunar e obrigado pela atenção .
Abração .

Hamilton.pb
28/01/2010, 20:08
Marcelo, todos os conjuntos de mapas do Brasil, com qualquer software, são deficientes. O melhor é o do Tracksource -- sem dúvida! -- mas ele é deficiente em dois pontos: nas cidades falta numeração nas ruas; e tem relativamente poucas cidades navegáveis.
Os problemas que você encontra, repito, são problemas nos mapas e não nos programas de navegação. A minha viagem me ensinou que, por enquanto, para fazer um roteiro grande, você vai precisar de 2 navegadores: um rodando o Garmin (para você ter os mapas do Tracksource) e outro com o IGo ou TomTom. (Tenho quase nenhuma experiência no TomTom, mas eu gostei do que vi -- em termos de programa -- e os relatos dos usuários são bons. Mas não tenha dúvidas: os mapas dele também devem ser deficientes.)
Se você já tem o Garmin instalado, procure instalar o IGo ou TomTom (ou ambos!). Como disse, não acho que ter todos instalados no mesmo aparelho seja uma solução: você vai ter que comparar o que eles estão informando.
Se você tiver tempo de planejar sua viagem, então o Tracksource resolve tudo: basta programar tudo antes no Mapsource... (Repito: os problemas de roteamento no Garmin aconteceram (creio eu) por ajustes errados no Basemap. Esses devem ser corrigidos num futuro próximo no Tracksource. O problema do Garmin, no meu entender, é um problema de software. E esse só vai ser solucionado quando o programa for totalmente alterado.)
Quanto ao recurso "visão panorâmica" do IGo, acho que foi ele que salvou o IGo quase todo o tempo: quando "fora do mapa", ele passava para essa vista do alto...
Uma última observação: se o GPS for para uso nas cidades, você só vai achar qual é o melhor (no seu dia-a-dia) testando eles. Os mapas de uns são melhores em pontos diferentes dos mapas dos outros. Por relatos, diria que o TomTom é o melhor. Mas estou apenas repassando algo que ouvi, mas não experimentei.
[]s, Hamilton

Lothar
28/01/2010, 20:51
Marcelo, todos os conjuntos de mapas do B..a ...or (no seu dia-a-dia) testando eles. Os mapas de uns são melhores em pontos diferentes dos mapas dos outros. Por relatos, diria que o TomTom é o melhor. Mas estou apenas repassando algo que ouvi, mas não experimentei.
[]s, Hamilton

Eu tenho o tomtom já há dois anos e viajei, cidades, para SP e MG. Pode ser que não tenha sido o melhor roteiro, não sei. Mas posso dizer que ele resolveu . Em SP, que, para quem é de fora,é complicado para andar, cruzei diversas vezes a cidade sem problemas sem ter me deixado em qualquer furada que me lembre.

Eu comprei recentemente um 76 csx, para viagens mais, digamos, rústicas, onde o tracklog é uma ferramenta indispensável e aproveitando as experiências dos colegas que já fizeram o mesmo percurso, o que não se pode fazer com o tomtom.

[]

feitosac
31/01/2010, 22:15
Amigos, estou querendo comprar meu primeiro GPS, para usar em uma expedição ao Ushuaia e Chile neste ano, depois quero usar mo interior do Brasil, Pantanal, Jalapão, Bahia, estou totalmente perdido, qual seria o modelo mais indicado ???? que recursos ele deve ter ????
Abraços.

Rbastos
31/01/2010, 22:55
Amigos, estou querendo comprar meu primeiro GPS, para usar em uma expedição ao Ushuaia e Chile neste ano, depois quero usar mo interior do Brasil, Pantanal, Jalapão, Bahia, estou totalmente perdido, qual seria o modelo mais indicado ???? que recursos ele deve ter ????
Abraços.

Feitosa eu compraria um Garmin, de preferência com o minímo de recursos, como mp3 player, vizualizador de fotos e etc... Na minha opnião GPS tem que ser GPS e pronto!!!! Sem frescuras adicionais!!!

abrs

Hamilton.pb
01/02/2010, 16:39
O GPS vai depender do uso que você dará para ele.

Precisa ser à prova d'água? Você quer fazer tudo "direitinho" ou aceita usar programa pirata?

Meu palpite: nada de GPS de marca famosa (=Garmin, TomTom). Eles são melhores construídos, é verdade. Mas, por menos da metade do preço, você compra aparelhos muito bons. Dê uma olhada no BAK (e, se você aceitar programa pirata), procure um com o GarminXT INSTALADO. O Bak é bem construido e muito rápido. Uma opção são os aparelhos que se vendem na DealExtreme. Em qualquer dos dois você pode instalar diversos navegadores (que não precisam ser piratas). Nos da Garmin, a não ser que você saiba muito bem o que está fazendo, vai penar para conseguir instalar algo diferente...
Um abraço, Hamilton

KleinTerracan
04/02/2010, 09:32
Amigo,
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. "sic"
O navegador te leva ao shoping e o GPS à cachoeira.
Sim, os dois são GPS´s, mas para andar na cidade (as principais), claro que é melhor uma navegador, podendo ser bak, midi, orange, ou qualquer um destes comprados no PY, que custam aqui na vizinhança em torno de U$140,00, a maioria com o IGO, que penso ter hoje um dos melhores mapas para o Brasil. Alguns vem com o mapa da Argentina.
Voltei ha pouco do Jalapão, BA, ES, RJ, etc, na rodovia, esqueça o navegador. Somente dentro das cidades com mapas aferidos é que ele de dará o norte (penso que são em torno de 300 - há mapas de mais de 1000, mas somente 300 aferidas).
Para viagens em geral, o melhor é um Garmin. Um pouco mais caro, mas vc baixa os mapas gratuitamente na net.
Tenho um 60CSX (PY=U$390,00), já rodei pelo NE (Lençõis, etc ), em julho travessia do Pantanal e agora Jalapão. Excelente. Se não tiver algum trajeto vc mesmo faz no Google e transfere no aparelho. Da Argentina há excelentes mapas do projecto mapear, para baixar na web.
Lembre-se do objetivo: ou ir ao shoping ou à cachoeira.

Abraços

Hamilton.pb
04/02/2010, 16:42
Sim, gps é gps e navegador é navegador. Mas os mapas são os mesmos. Todos os mapas que você consegue por num gps, você também põe num navegador. Sim, gps é gps. Tem gente que precisa saber a área de um terreno. Isso você não consegue fazer num navegador. Mas, quem daqui dá esse uso para o Gps? Você não vai para a cachoeira para medir áreas. Eu vou para a cachoeira com o meu navegador. Faço as trilhas e as guardo no meu navegador. E assim por diante...
Um abraço, Hamilton

rubensx
23/04/2010, 11:43
só pra adicionar mais uma opção aao pessoal.. nào ques eja barata...

Mas possuo um PocketPC da DELL, o AXIM X51 (descontinuado) mas poderia ser um IPaQ ou outro.

Comprei no eBay um GPS CFCARD (já que o dell possui CF + SD) e instalei o GARMIN MOBILE XT 5 e o iGO 9. e usando o mapa no garmin City Navgator Brazil 2010.03 e o iGO a versão do fim de 2009.

só pra vcs visualizarem melhor:
http://bidmotionusa.com/store/images/dell-axim-x51-416.jpg
esse é o DELL

comprei um Crandle pro parabrisas que fica +/- assim:
http://www.mobilevehiclemounts.com/graphics/pda_unidock_250-semtek.jpg

O Cartãozinho de GPS é esse:
http://www.mobiletopsoft.com/images/news/globasat_c_flash_gps_1.jpg

que fica assim no bixo:
http://www.pbase.com/gpspassion/image/44126206/original.jpg

Sobre as funções o chipset do GPS é o SiRF STAR III e é bem preciso mesmo sem usar antena externa, me agrada muito a precisão mesmo andando ou virando o corpo com ele é muito legal...

O Software da Garmin é bem completo, para cidades, on e off-road, grava o tracking e tudo mais...

o iGO me disseram que tme opção offroad mas até agora não achei (falta de tempo mesmo).

Sobre o Mobile XT:
http://farm3.static.flickr.com/2223/2089326065_ff1041e7a4.jpg

http://i.ytimg.com/vi/2p7G2bpdC-8/0.jpg

http://farm3.static.flickr.com/2098/2089319691_c0fe24fb7c.jpg

enfim sem fotos do igo ainda, mas me parece boa solução pra ser util em todas as possibildiades

Jyoti
16/05/2010, 16:51
Galera,
esse papo de GPS x navegador é velho.
Tudo depende da sua aplicação, uso.
Tenho um Garmin 276C, com dois cartões de memória, onde num coloco BR (TRC) e noutro, AR (mapear), qdo. viajo para lá.
Tenho amigos q possuem Garmin-Nuvi, com o TRC e City Navegator.
A conclusão q chegamos sobre os mapas, foram:
-para estrada, viagem, offroad, etc, ... TRC-BR.
-nas cidades, para navegar, endereços, etc, ... CityNavegator ( ele já deu várias "piradas" em trechos de estrada, onde o TRC-BR indicava o caminho correto!)
Qto ao iGO e outros aparelhos, não conheço, nunca usei, mas parece que coincide com isso aí.
Abraço a todos os "GPS" e "navegadores" deste meu Brasil, varonil ! eheheh

Marcelo-HPE
23/06/2010, 17:44
Amigos !! estou de olho num garmin nuvi 205 W , será que é boa escolha . ??
ele vem com TRC e City navigator .
A proposito quantas cidades Mapeadas e quantas roteáveis tem esse City Navigator ?
Grato.

Jyoti
23/06/2010, 19:43
Amigos !! estou de olho num garmin nuvi 205 W , será que é boa escolha . ??
ele vem com TRC e City navigator .
A proposito quantas cidades Mapeadas e quantas roteáveis tem esse City Navigator ?
Grato.

Marcelo,
o 205W é o modelo "básico do básico".
Se vc não for exigente,..."serve" !
Entre no site da Garmin e compare os modelos. Tenho um nuvi 1350T, que possui muitas funções que nem tem por aki (BR), mas, como viajo muito pra fora, este é "o" modelo ! Super útil e completo. Tudo depende daquilo q vc quer e do $$$.
Abraço,

Marcelo-HPE
24/06/2010, 09:37
Olá Jyoti !!
Não sou muito exigente !! só gostaria de adquirir um Garmin que pudesse baixar os Mapas do TRC para ter algumas trilhas para pontors turísticos , como as do Jalapão por ex. e que tb tivesse aquela função de gravar a trilha que se esta percorrendo .
e Tambem para ter o Ciy Navigator para rodar na cidade .
Gostaria de um GPS básico mas com essas características
Grato .

gustavoaramina
26/10/2010, 15:58
Olá, tenho um GPS garmin nuvi 1300.
como comprei fora do brasil ele veio somente com o mapa americano.
baixei o mapa do projeto tracksource mais nao gostei, axei com poucos detalhes em relacao ao mapa do igo que usava anteriormente.
Gostaria de saber se eu comprar o mapa no proprio site da garmin, vai ser melhor do que o mapa do projeto tracksource.
Obrigado

Anneto
15/12/2010, 17:03
Olá, tenho um GPS garmin nuvi 1300.
como comprei fora do brasil ele veio somente com o mapa americano.
baixei o mapa do projeto tracksource mais nao gostei, axei com poucos detalhes em relacao ao mapa do igo que usava anteriormente.
Gostaria de saber se eu comprar o mapa no proprio site da garmin, vai ser melhor do que o mapa do projeto tracksource.
Obrigado
Olá.
Comprei recentemente no exterior um Garmin Nuvi e instalei o mapa do Brasil do Tracksource. O amigo tambem comprou um junto com o cartão SD do mapa do Brasil.
Usei pouco e não ví diferença do dele. Também gostaria de saber se são os mesmos mapas.

antoniocanabarro
26/04/2011, 13:55
Uso um gps xingling foston com navegadores IGO Destinator Garmin xt os mapas da naviteq para igo versão 2011 estão muito bons, O igo é superior em navegabilidade,visual,simulação de rotas etc.. se os mapas continuarem melhorando Sempre IGO, ah e para offroad uso o nonigpsplot é perfeito.

leozettel
17/08/2011, 15:57
Depois de um ano usando um GPS XingLing com iGo8, tive coragem de comprar um Garmin Nuvi 1350, pois sempre ouvi dizer que eram os melhores. Infelizmente não compartilho dessa opinião e ainda estou na dúvida sobre qual será meu oficial.

As principais vantagens do Garmin são físicas. O aparelho é muito melhor construído, a tela responde ao toque com mais precisão, a bateria aguenta dois dias de uso e a localização dos satélites é quase imediata.

Mas fiquei um pouco frustrado com a falta de recursos do programa, pois além de precisar digitar o estado, a cidade e então o nome da rua toda vez que desejo inserir um endereço, o Garmin tb não tem o recurso de "otimizar" no caso de uma rota com vários pontos de passagem.

Na trilha o Garmin tem a grande vantagem de gravar os tracklogs com mais precisão e traz mais facilidade para editá-las em um computador. Mas ao contrário do iGo, não permite salvar os tracklogs de forma independente e visualizar somente os desejados. Somente tudo que foi gravado.

No caso de viagens, o iGo tem opções de telas mais completas, mas na cidade o Garmin tem opção de usar os mapas Tracksource, que são bem mais completos.

Em resumo, estou pensando em tentar instalar o software iGo no aparelho Garmin. Alguém já entou?

Abraços,

fermibach
26/11/2011, 15:38
leo,
vc comprou um GPS para a linha automotiva, ON ROAD, basicão. Nem faz sentido ele fazer tudo o que vc deseja.
pegue um garmin da linha ON THE TRAIL. pra comecar, vc podera navegar por cima de imagens do google earth, soh aih vc ja vai jogar no lixo o teu IGO hehehhe

sim, os garmin mais avancados gravam trilhas independentemente. vc consegue visualiza-las no proprio GPS, inclusive pode pedir para mostrar varias ao mesmo tempo cada uma com uma cor.
eh sabido por todos q o garmin nao tem a interface mais amigavel do mundo, mas eh o preço q se paga, embora isso esteja mudando nos aparelhos novos...
e nao, nao tem como instalar o navegador IGO em gps garmin, o sistema operacional eh diferente.

leozettel
27/11/2011, 12:33
Pois é fermibach,

Pesquisando sobre o assunto, jé vi que comprei um "basicão". Mas alguns meses de uso já estou me adaptando às suas funcionalidades e nem penso mais no iGo. Principalmente por causa do mapa tracksource, que é muito superior.

Meu principal interesse é poder gravar as trilhas que faço ou inserir alguma trilha para poder fazê-la. Logicamente, se eu puder usar o mesmo aparelho na cidade, melhor. Estou pensando em encarar um Montana 650, mas por causa do custo, terei que pensar bem. Será que existe um da série Nuvi capaz de gravar trilhas, programar rotas, marcar waypoints e interface com PC?

Obrigado,

fermibach
27/11/2011, 12:58
leo,
com certeza o montana eh, digamos, o top de linha atualmente da garmin no segmento OFF ROAD e até mesmo ON ROAD, pois ele possui as duas "interfaces", é um aparelho misto.
de uma pesquisada no site da garmin, nas features dos aprelhos os que aceitam importacao de GPX, sim tem alguns da serie nuvi que aceitam importacao.
vale a pena dar uma olhada nos modelos oregon tambem, eles menores e mais leves do que o montana. eu por exemplo, que ando bastante no meio do mato a pé, tenho um oregon (ate pq na epoca ainda nao existia o montana). acho ele muito melhor para esse fim...
mas cuidado, tem um lote de montana 650 dando problema serio de hardware (trava e nao liga mais, nem por decreto), a garmin chegou ate a suspender a venda desse modelo. sugiro que contenha a ansiedade e espere um pouco para ver no que vai dar.

fredbh
28/11/2011, 18:16
Como conclusão, gostaria de ter os mapas do Tracksource no IGo.

Sempre tive essa duvida... os mapas Tracksource so serve no navegador Garmin ? Tem algum motivo especial? Não teria como "transformar" os mapas para que o navegador iGO possa entender ?

fermibach
28/11/2011, 23:35
como eu ja disse, o sistema operacional do IGO eh diferente do GARMIN. portanto, impossivel TRACKSOURCE no IGO.

rica_cj5_6cc
26/12/2012, 11:15
bom dia e Feliz Natal a todos...

acabei de ganhar da minha esposa um Garmin Nuvi 1350, eu vi nele a função Fora de Estrada, mas não consegui entendê-la, como funciona? pelo que li aqui no fórum ele não da opção para salvarmos trilhas ou até mesmo importar trilhas. Estou na dúvida agora, pois eu queria um GPS para trilha, agora não sei qual a melhor opção, trocar esse ou então pegar um da série etrex, tipo o 10 ou o 20 somente para trilhas, pois gostei da navegação (cidades e estradas) do Nuvi

abraços