PDA

Ver Versão Completa : Menor dirigindo legalmente...



Ragnarok
01/02/2005, 20:54
Gostaria de perguntar a algum de vocês se existe algum jeito de um menor de idade dirigir legalmente... Tenho 16 (17 dia 11 de fevereiro)

Meu pai quer que eu dirija, mas de uma maneira legal, ou seja, se eu arranjar um jeito ele disse que irá faze-lo (qualquer jeito).

Eu preciso arranjar um jeito de me locomover com um carro pois eu já cuido de algumas coisas para ele.

leovalle
01/02/2005, 21:02
Tem sim:

1) carrinho de mão (daqueles de pedreiro)

2) Carro de Boi

3) Carroça

4) Autorama

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

[]'s

LEEP
02/02/2005, 02:48
aiuehIAHEIhaeiuHAEIhaeiuhAIUEHiuah

Léo valeria é f**** :twisted: :twisted:

Eduardo Velo
02/02/2005, 08:52
Gostaria de perguntar a algum de vocês se existe algum jeito de um menor de idade dirigir legalmente... Tenho 16 (17 dia 11 de fevereiro).

Sem chance ... , não tem jeito não ...
Se te pegarem só tira a CNH com 21 anos ...
Aqui na região quem é menor procura rotas que a polícia não da batida , se tiver algum caminho alternativo , por dentro de fazendas por ex. , ninguém vai te pedir doca .

[]s...

Martin Melcop
02/02/2005, 09:36
Legalmente, só com R$ 50,00!!!!

Ed
02/02/2005, 10:02
legalmente só em 2006!!!

os R$50,00 ajudam se vc não estiver fazendo graça!!!

ou ande com os docs do carro atrasados, cheio de multar e todo irregular, pq se os guardas pararem vc, eles teram tantos motivos pra te altuar q não vão nem lembrar da sua habilitação!!!

vc já viu algum chevete ou brasilia q os caras transformam em pick-up parados no comando?? :wink:

Alessandro Henrique
02/02/2005, 10:24
Não sei...
Há muito tempo atrás (uns 17 anos) eu me perguntava a mesma coisa, será que é possível?
Bem, correndo atrás de informações, alguém me disse que haveria a possibilidade desde que se realizasse todos os testes e houvesse uma autorização expedida por um juíz! Não sei realmente se isto procedia, mas acabei por ir dirigindo assim mesmo, com todo o cuidado e por rotas alternativas (meus pais viajavam e eu tinha que me virar). Nunca tive problemas. Mas saliento, você deve estar apto para tal, dirigir com responsabilidade e estar ciente das punições que você e seu responsável estarão sujeitos. Não quero desta forma incentivá-lo.
Há alguns anos também se discutiu a possibilidade de expendir licença à partir dos 16 anos, como ocorre nos EUA, mas não foi aprovada.

Sds.

Wallace
02/02/2005, 12:43
O problema é que pela lei brasileira não existe como punir menores de 18 anos se eles fizerem besteira na direção.

leovalle
02/02/2005, 12:53
O problema é que pela lei brasileira não existe como punir menores de 18 anos se eles fizerem besteira na direção.


O problema Wallace é que acaba sobrando para os pais. Aqui em BH essa conversa de que o filho menor roubou o carro não cola mais.

[]'s

NeRo
02/02/2005, 12:57
Acredito que possa dirigir legalmente, desde que o menor seja emancipado. Seu pai deverá procurar um advogado e se informar.

Ronaldo B.
02/02/2005, 13:27
Me lembro que quando eu tinha 16 anos era louco prá completar 18 e poder tirar habilitação e dirigir..... hoje "alguns " anos já se passaram e quando lembro disso morro de rir porque não tenho mais paciência prá dirigir no trânsito de São Paulo !!

[]´s

Martin Melcop
02/02/2005, 14:47
Me lembro que quando eu tinha 16 anos era louco prá completar 18 e poder tirar habilitação e dirigir..... hoje "alguns " anos já se passaram e quando lembro disso morro de rir porque não tenho mais paciência prá dirigir no trânsito de São Paulo !!

[]´s

Tb era assim, seco para dirigir, foi só dirigir por 2 anos no trânsito de 18 horas no Rio que perdi totalmente a vontade, hj sou feliz pq venho para o trabalho de metro :D

carro só fim de semana e mesmo assim dependendo do lugar coloco a patroa para dirigir

Ragnarok
02/02/2005, 14:59
Eu andei pesquisando mais (Estou lendo o código civil, o código de Transito Brasileiro e o código da criança e adolescente)
e o problema é: Artigo 140 Inciso I (Requisito para a habilitação: Ser penalmente Imputável).

É claro, eu poderia fazer como outros da minha idade, pagando o "cafézinho" pro guarda, mas eu gostaria de sair despreocupado e fazer tudo conforme a lei

Martin Melcop
02/02/2005, 15:25
Não tem opção espera mais um ano mesmo.

leovalle
02/02/2005, 17:21
Não tem opção espera mais um ano mesmo.

Enquanto isso vai treinando com os que falei lá em cima :lol: :lol: :lol:

[]'s

Sergio Rocha
02/02/2005, 22:21
Se muda pros Estados Unidos, lá pode. :lol: :lol: :lol:

Todos nós esperamos.Vc vai ter q esperar tb. :roll:

tonturinha
02/02/2005, 22:29
nao é cafézinho.. é lanchinho e cervejas!!
hehehe
pq eles cobram caro hoje em dia.. eh de 20 pra cima.
jah foi a época que 5, 10 reais eles pegavam.
soh nao pode ser pego em blitz, que dai tem nem chance de se salvar, pq é tanto guarda, que dai eles ficam com medo do superior ver.

elcio
04/02/2005, 16:49
Se mude pra Brasilia. o que tem de filhinho de deputado e senador menor de idade rachando por la nao eh mole. e nao da em nada.
faça amizade com esse povo e cola na deles.
ou senta e espera.
voce pode dirigir em alguma propriedade privada, longe de ruas e vias publicas. se lembram da historia no Nelsinho Piquet que com apenas 15 anos ja era piloto mas nao podia dirigir na rua pois era menor?Acho que com o filho do Galvao Bueno foi a mesma situaçao.
mas se der alguma merda seu pai (ou mae) pagam o pato.
quando eu tiha 15 dirigia a F75 do meu tio no sitio,(dai que veio a doença 4x4 :wink: ) mas quando tinha que cruzar a porteira passava a direçao pra ele.


[]´s

leovalle
04/02/2005, 18:33
mas quando tinha que cruzar a porteira passava a direçao pra ele.

Putz Elcio, devia faltar mulher por lá pra vc ter que cruzar com uma porteira :shock:

Num tinha umas cabrita lá não? :lol:

[]'s

elcio
05/02/2005, 09:52
ahahahahahhahaha
tinha que ser o Leo Valle mesmo!!


[]`s

Henanh
11/02/2005, 21:47
opa, esse ano acho q vou tirar a carteira da CBA, pra correr de indoor, pq apartir de 16 anos jah pode, será q eu com uma carteira dessa naum podia da uma enrrolada nos guardas menos experientes?

abraço

proença
13/02/2005, 00:44
caro Henanh

fiquei evitando bastante pra entrar neste tópico, mas n consegui
que amargura ver alguém tão jovem querendo fazer coisa errada (e ilegal)
já temos exemplos negativos demais neste país pra precisar ficar lembrando
se contasse pra vc qtos casos com desfechos nada agradáveis já tive que atender e envolvendo jovens impetuosos (como vc está me parecendo)
o mais estranho é que, na quase totalidade das ocorrências, depois do susto e da visão trágica de feridos e mortos, aquela impetuosidade dá lugar a medo, frouxidão, vontade de fugir, omissão, arrependimento, traumas diversos e em impunidade (vide o estatuto da criança e adolescente)
é fácil então perceber que aquela ousadia e coragem iniciais viram adjetivos bem diferentes, de pouca valia e nada edificantes pra quem quer ser um cidadão
não estou te dando conselhos pq não tenho essa pretensão e nem faz parte do meu papel
mas se vc quer ser jipeiro, pense antes em qualidades como camaradagem, paciência, respeito às pessoas e a natureza e evite essa vontade de ser sacana
eu nunca vi alguém numa trilha se dar bem agindo assim...

[ ]´s querendo um lugar legal pra continuar andando de jipe!!!

Henanh
13/02/2005, 21:42
Ah, com certeza amigo! até porque não dirijo em vias públicas, 1º sei q é ilegal, 2º Meu pai naum deixa.... 3º acho q naum teria coragem de andar fugindo de guardas, sei lah...
perguntei a respeito da carteira pq achei q podia servir como uma (cart. de habilitação), jah q eu seria aprovado pela CBA, mas pensando melhor agora, acho q naum pq daria certo, até pq pra tirar a carteira da CBA eu naum ia fazer nenhum teste como o psicotécnico e outras coisas...

Quanto a vontade de ser sacana q vc falou, acho q me expressei mal ao dizer "enrrolada" ate pq eu queria com a carteira da CBA passar legalmente nas blitz... mas como naum seria possivel...usaria-a apenas para correr de indoor!

pode ficar tranquilo q se depender de min vc terá um lugar legal pra continuar andando de jipe :D ... pq esses principios q vc falou concordo q são fundamentais para se tornar um verdadeiro jipeiro!

Obrigado, naum posso dizer q mudou meu pensamento até pq meu interesse naum eh esse, mas me fez pensar novamente e chegar a conclusão que dá pra esperar dois anos, q eh melhor do q me arriscar e arriscar os outros neste ato de irresponsabilidade...

abraços...

proença
14/02/2005, 11:35
:D

parabéns pela sua postura!!!

[ ]´s

Henanh
14/02/2005, 15:16
Ainda bem que consegui consertar o mal entendido...

eu sou boa pessoa... :D :D


[]´s

Edintruder
19/02/2005, 14:41
Meu,
Fica frio que um ano passa rápido! Eu fiz algumas merdas com 15, roubava carro, andava em estradas, dirigia para todo lado, o meu irmão era pior, é mais velho e me deu muitos maus exemplos, em 94 quando tinha 15 anos o meu pai comprou um Tempra 16 Válvulas zerinho me implorando na garagem, e o carro andava muito, fechava os 240 Km/h do painel, 200 Km/h era ligeirinho, eheheeh, ainda bem que nunca deu merda comigo, pois quando tirei a minha habilitação em 97 com dez dias que havia comprado o meu primeiro carro, um Monza Classic 87 completinho, um cara bêbado me atropelou a cavalo, e o pior é que eu estava parado!!!, porém os tempos eram outros e principalmente a legislação, pois antes de 97 as multas eram baratas e no máximo que ocorria era pagar algumas cestas básicas para a comunidade, porém hoje dá muito problema. Espera mais um pouquinho que agora falta pouco. Ah, se estiveres andando na clandestinidade e tiver barreira de fiscalização, bassa normalmente e cumprimenta o guarda quando estiver chegando perto, muito suei frio fazendo isso! ahahah.

xibiu!!!
07/11/2021, 15:40
CNH aos 16 anos volta a ser pauta no Congresso Nacional (https://www.noticiasautomotivas.com.br/cnh-aos-16-anos-volta-a-ser-pauta-no-congresso-nacional/)

577583