Ver Versão Completa : Ingeção eletronica em mtor de opala
Murisoca
13/01/2010, 20:42
Fala ae genti:concordo:.
Algem sabe ouja viu motor de opala 4cc a gasolina com injeção eletronica:?:.
anderson_wzorek
13/01/2010, 20:53
Opa blz?
existe sim a possibilidade de injetar o motor do opala,inclusive esse kit de injeção é cormercializado aqui no forum 4x4,
tem um colega aqui de curitiba que vai injetar o motor do jeep dele,vai ficar muito bom.
Da uma pesquisa pelo forum que vc encontra esse kit,ou no proprio google,que vai direcionar vc para o forum de volta hehe,mas daqui a pouco ja aparece o rubens por aqui,ele pode te falar com segurança sobre injetar esse motor
abraços
Anderson
Não sou o Rubens, mas segue o link:
Injeção Eletrônica Programável - Pandoo - injete seu jeep! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47633)
Boa leitura.
[ ]'s. 8-)
Juarez Jr
13/01/2010, 22:01
É murissoca estou na mesma duvida que você, tenho um Opala 151 e estou pensando seriamente colocar injeção nele. Já pesquisei e alguns dizem que melhora o consumo e potencia em torno de 20%, mas alguns já dizem que irá ficar na mesma coisa, mas todos concordam no seguinte que melhora muito o motor em relação a trabalhar mais liso, e não ter mais problema de afogar quando inclina muito.
O que já me recomendaram foi o seguinte:
-Motor Opala 151 colocar 1 bico para cada cilindro
-TBI alguns usam do Marea 2.0 ou 2.4 , ou TBI do Gol GTI (bolinha)
-Bomba de gasolina Gol GTI
-Os bicos tem que ser trabalhados
-Sobre o modulo recomendaram da Pandoo ou Fueltech, mas Pandoo é mais barata e mais completa
Sobre o kit, já vendem completo tanto no Rubens que frequenta este site ou seu parceiro que estou entrando em contato o Fabio Sampa da Hotchevy
Estou na duvida sobre sistema de ignição, já que vou "remediar a injeção" também quero ter uma ignição a prova d'agua e estou pensando no DIS da Motorspice, mas gostaria de saber se os dois sistemas funcionam em harmonia.
Rodrigo Baratti
14/01/2010, 08:25
É murissoca estou na mesma duvida que você, tenho um Opala 151 e estou pensando seriamente colocar injeção nele. Já pesquisei e alguns dizem que melhora o consumo e potencia em torno de 20%, mas alguns já dizem que irá ficar na mesma coisa, mas todos concordam no seguinte que melhora muito o motor em relação a trabalhar mais liso, e não ter mais problema de afogar quando inclina muito.
O que já me recomendaram foi o seguinte:
-Motor Opala 151 colocar 1 bico para cada cilindro
-TBI alguns usam do Marea 2.0 ou 2.4 , ou TBI do Gol GTI (bolinha)
-Bomba de gasolina Gol GTI
-Os bicos tem que ser trabalhados
-Sobre o modulo recomendaram da Pandoo ou Fueltech, mas Pandoo é mais barata e mais completa
Sobre o kit, já vendem completo tanto no Rubens que frequenta este site ou seu parceiro que estou entrando em contato o Fabio Sampa da Hotchevy
Estou na duvida sobre sistema de ignição, já que vou "remediar a injeção" também quero ter uma ignição a prova d'agua e estou pensando no DIS da Motorspice, mas gostaria de saber se os dois sistemas funcionam em harmonia.
Meu primo é a 30 anos chefe de oficina de concessionarias Chevrolet e nesse Natal conversei com ele sobre o assunto, minha duvida era entre 2 opções:
1 - veneno médio aspirado (cabeçote, comando, alcool, carburador, DIS,...)
2 - esquece tudo o resto, mantem original e injeta
Na opnião dele a opção 2 é a melhor, talvez fique um pouco mais caro, não muito, mas só tem vantagens o desempenho vai ser similar, não engasga, não tem tantas regulagens, mantem a vida util do motor, pode-se optar por programavel (economica, trilha, alcool, gasolina,....), enfim......me decidi, vou injetar o meu.
O que falta decidir é qual a injeção usar, qtos bicos,.....
Logo chego nessa fase da reforma e me informo de todas as opções e detalhes.
[]
Murisoca
14/01/2010, 09:54
Valeuu
Esclareceram minhas duvidas:dance:.
Meu primo é a 30 anos chefe de oficina de concessionarias Chevrolet e nesse Natal conversei com ele sobre o assunto, minha duvida era entre 2 opções:
1 - veneno médio aspirado (cabeçote, comando, alcool, carburador, DIS,...)
2 - esquece tudo o resto, mantem original e injeta
Na opnião dele a opção 2 é a melhor, talvez fique um pouco mais caro, não muito, mas só tem vantagens o desempenho vai ser similar, não engasga, não tem tantas regulagens, mantem a vida util do motor, pode-se optar por programavel (economica, trilha, alcool, gasolina,....), enfim......me decidi, vou injetar o meu.
O que falta decidir é qual a injeção usar, qtos bicos,.....
Logo chego nessa fase da reforma e me informo de todas as opções e detalhes.
[]
Baratti, tudo bem?
Você injetou seu Jeep? Estou pensando em fazer isso, mas gostaria de conversar com alguém que já tenha feito para comprar um Kit ideal.
[]'s
Carlos
Rodrigo Baratti
06/02/2010, 20:50
Baratti, tudo bem?
Você injetou seu Jeep? Estou pensando em fazer isso, mas gostaria de conversar com alguém que já tenha feito para comprar um Kit ideal.
[]'s
Carlos
Cherem,
Ainda não.
Depois que terminar o chassi e os eixos vou partir para a reforma do motor e pretendo injetar sim.
Converse com o Rubens aqui do fórum, tem o link de um tópico dele algumas mensagens antes.
[]
BoaTrilha
07/02/2010, 00:39
já houvi um pessoal falando sobre intercambiar o sistema de injeção do gol 1.6 efi,
inclusive usar sonda, modulo, tbi, tudo do gol.... só aumentar a vazão do bico
aliás, se me lembro bem.... a uns anos atrás tinha alguns membros aqui no forum alegando que tinham feito isso....
alguem se lembra, ou tem noticias?
já houvi um pessoal falando sobre intercambiar o sistema de injeção do gol 1.6 efi,
inclusive usar sonda, modulo, tbi, tudo do gol.... só aumentar a vazão do bico
aliás, se me lembro bem.... a uns anos atrás tinha alguns membros aqui no forum alegando que tinham feito isso....
alguem se lembra, ou tem noticias?
Opaaa CHEGUEI
ehehehe
bom essa parte de EFI e injeção monoponto fica beia boca, masss
quem quiser pode tentar a merda é que o modulo não supre a vazão necessária precisa eprogramar não adianta só abrir bicos ;-)
Oque usar no GM 151
- Bicos - Vectra 2.2
- TBI - do gti bola seria lindo mas é ruim de achar, pode colocar marea/tempra etc (vazão suficiente já)
- Lambda - quaquer uma do mercado
- Coletor tem de adaptar não tem jeito
- Distribuidor tme de substituir pelo sistema HAL ( pode pegar de um motor AP MI e troca ro miolo, mesa, etc) legal é fazer no CNC e depois colcoar o sensor HAL do AP mesmo
- Bomba de combustivel, GTI ou da SPA turbo
- Central de injeção pode ser fueltech, pandoo, entre outras (a RACE antes que perguntem ainda tá de molho mais um pokinho ;-))
Sobre venenos, num sei eu já curto IE + VENENO ahuahahua em tmepo tenho um OHC injetado e supercharger
Módulos de Injeção originais até mesmo do santana MI e re-mapeadas não suprem todas as configurações necessárias do 2.5, não adianta vc acerta mas fica o mesmo que carburaod em consumo, só uma programável pode suprir o que precisa e vai ser menos custoso no final vc regular
em tempo preparem o boslo, um KIT completo prontinho que fornecemos com pandoo hj em dia custa em torno de 2.950 com tudo
Porém dentro de alguns meses terei um kit completo que é "plug n play" sem ter de regular nem nada por volta de 1500 reais, uma TBI com 4 bicos, uma Race Economica já mapeada e tudo o necessário
se quiserem aguardar... é uma opção talvez a mais barata do mercado (considerando ZERO)
suprirá motores:
BF-161, OHC, GM-151, AP antigo, VW Ar
kit especifico para cada um com central travada no mapa já certinho e fica flex
abraços
megadeth
08/02/2010, 10:36
Porém dentro de alguns meses terei um kit completo que é "plug n play" sem ter de regular nem nada por volta de 1500 reais, uma TBI com 4 bicos, uma Race Economica já mapeada e tudo o necessário
Não é o Chapolim Colorado, mas esse cara é o nosso herói!!! KKKK
Ae Rubão, tô na fila pra esse kit ae hein?
[]s
Caio
Juarez Jr
08/02/2010, 14:16
Rubens,
Estou interessado em injetar meu motor de Opala 151, já pesquisei e estudei muito.
-Como será este seu novo kit mais em conta? O que vc tirou dele para um kit mais barato?
-Faz em quantidade de parcelas maiores?
-O que vem no kit?
-Dá para ter quantos mapas na memoria?
Abraço,
Calllmaaa respirem, não quero prometer nada ainda pois estamos em testes
- é um kit completo
- não precisará de notebook
- vai atender todos os motores que citei (terá de ser especificado o motor na hora da compra)
tudo novo, garantia, bunitinho na caixa bem feitinho, chicote e tudo
aguardem please, não posso dar mais detalhes, apenas será com valor que mencionei (brigando para isso) e será bemmmmm simples que até em casa vc coloca o bixo jogando seu carburador pela janela!!!
:twisted:
:pipoca:
ISSO MUITO ME INTERESSA!!!! Vou fcar no aguardo...
- vai atender todos os motores que citei (terá de ser especificado o motor na hora da compra)
tudo novo, garantia, bunitinho na caixa bem feitinho, chicote e tudo
aguardem please, não posso dar mais detalhes, apenas será com valor que mencionei (brigando para isso) e será bemmmmm simples que até em casa vc coloca o bixo jogando seu carburador pela janela!!!
:twisted:
:pipoca:
Rubens,
Não deixe de avisar quando fizerem um kit de IE para o GM 4.1! Estou no aguardo.
Abraços,
;-)
estamos trabalhando para pdoer suprir toda a demanada que vai gerar, por isso demora um pouco, como podem ver no topico do engesa do gnecchi mesmo tivemos varioosss contratempos, mas esse é o rpeço que se paga por fazer algo do ZERO e ser de qualidade!!
vamo que vamo que agente chega lá, peço um pouco de calma ainda que vamos suprir as necessidades!
Juarez Jr
09/02/2010, 14:27
Rubens, esse modulo que está trabalhando é de qual marca? Tem como ser Pandoo ou Fueltech?
Rubens, esse modulo que está trabalhando é de qual marca? Tem como ser Pandoo ou Fueltech?
o Módulo é da RACE
nào será nem ft nem pandoo pois não suprirão as necessidades basicas do kit como está sendo feito.
o kit economico claro, o kit mais forte dá pra ser com a race, pandoo ou fueltech, como quiser, lembrando que só a pandoo por exemplo custa 1300 reais
e nosso kit economico com TUDO (tbi, bomba etc) por 1500 logo... depende do que vc quer, lembrando que o modulo será apenas para aquele motor que foi feito (do sistema economico)
pro opala 6 nàos erá o kit economico
Olá Rubens,
Agora me surgiu uma dúvida, sobre esse kit econômico...
Esse módulo da Race já vem acertado e o susuário não poderá fazer alterações, ou ele é semelhante a Pandoo e FT....
Pois no meu caso, onde o motor tem comando, cabeçote trabalhado, escape 4x2, logo logo DIS, vou conseguir acertar com a RACE ou terá que ser outro módulo???
Forte abraço!
Eldersonsc
10/02/2010, 12:09
Opa, tenho intersse tbm! Se alguém tiver esse kit pra vender me avise.
Olá Rubens,
Agora me surgiu uma dúvida, sobre esse kit econômico...
Esse módulo da Race já vem acertado e o susuário não poderá fazer alterações, ou ele é semelhante a Pandoo e FT....
Pois no meu caso, onde o motor tem comando, cabeçote trabalhado, escape 4x2, logo logo DIS, vou conseguir acertar com a RACE ou terá que ser outro módulo???
Forte abraço!
então até comando dá pra suprir, o DIS tb sem problemas (resolver nas poucas configs que vc terá) mas só.
turbo e pimentas mais nervosas só o modulo mais avançado e consequentemente terá de fazer alteração em coletor, fazer um MPFI e etc
lembrando...
o modulo é ECONOMICO que no caso ≠ turbo, comando etc...
eheheh
ECONOMICO é para quem não quer mais dor de cabeça com carburador e economizar uma graninha de combustivel, o que comando, coletor 4x2, turbo, nitrogênio não tem nada a ver claro...
Por isso todo mundo que quiser alterar um motor tem de ter coerência (não que vc não tenha KitiU) mas seria algo como...
OU vc tem economia
OU vc tem potência
os dois ao mesmo tempo é impossivel, apesar de melhorar um pouco pra cada lado com a injeção, mas não há milagre!!
O Kit ainda não tem data para lançamento mas está em testes e será uma injeção TRAVADA específica para CADA MOTOR, sem a possibilidade de profundas alterações, algo como uma injeção original com mais alguns parâmetros, com a vantagem de ter sido regulada e feita originalmente para o motor em questão e testado em dinamometro de bancada e alguns carros, logo teremos algo próximo do perfeito para esses motores... PROXIMO
Não conseguirei prever quando e nem vou fazer lista de vendas nem nada, por favor aguardem... ;-)
prometo que vai ser bem interessante
Ok, então o kit econômico não tem esse nome somente por ser mais barato... hehehe
Mas então é mais ou menos o que eu estava imaginando...
Sendo assim, pro meu caso teria que ser o outro kit, com uma Pandoo ou Fueltech...
Realmente eu não estava pensando em economia de combustível, estava pensando em economia na aquisição do kit... heheheh
Mas o que muda de um kit normal para o kit econômico que da tanta diferença de preço??? Pois você disse que o kit econômico será proximo de plug-and-play, não é mais trabalhoso para vocês???
Forte abraço!!
Mas então é mais ou menos o que eu estava imaginando...
Sendo assim, pro meu caso teria que ser o outro kit, com uma Pandoo ou Fueltech...
Realmente eu não estava pensando em economia de combustível, estava pensando em economia na aquisição do kit... heheheh
Mas o que muda de um kit normal para o kit econômico que da tanta diferença de preço??? Pois você disse que o kit econômico será proximo de plug-and-play, não é mais trabalhoso para vocês???
Forte abraço!!
Ou vc usa a RACE mesmo no lugar da fueltech e pandoo que aliás a RACE será a prova dágua que nem a pandoo nem a ft são...
o que muda é que
a RACE mesmo é uma programável completa e faz injeção e ignição inclusive sistema de distribuição eletronica (conhecido como DD ou DIS) porém ela claro é mais cara pois vai mais saídas, processador mais potente e etc.
O Kit ECONO-RACE vem todo o necessário pelo valor equivalente ao preço só do Módulo da RACE "FULL"
Ou seja, o ECONO só te permite usar o kit no motor que vc está e só poderia retirar e colocar em outro motor igual, já a RACE "FULL" vc tira e coloca desde de um motor de moto até um W12 seja lá como quiser, adicionalmente a full tem 4 mapas, te permite uma série de configurações etc... (supercharger, nitro, turbo, o que vc quiser). Futuramente com oc ambio automatico eletronico tb... (um dos prototipos vc pode ver no topico do engesa jordania rodando)
Já o modulo economico é apenas pra vc tirar seu carburador e colocar uma injeção e será uma TBI, virando uma EFI mais evoluida, apenas isso (diferente das monoponto normais, vcs verão na hroa certa)
Ainda na Full vc poderá ter até 4 bancadas de bicos, fazer sequencial, etc etc
um produto é pra um perfil de consumidor (que não necessita TANNNNTA coisa assim) e outro rpa um perfil mais de performance e extremista!
bom... já dei dica demais, agora AGUARDA assim que tiver fotos imagens, videos vou mostrar rpa galera, só não sei prazo disso porque sempre o tempo age bastante contra nós então prefiro não dar prazos
apenas uma sugestão para quem quer injetar esses motores:
são poucos os mecanicos acostumados com esse tipo de serviço. se tem algum próximo, use-o, mas lembre-se de que na trilha, vc tem que conhecer o que está acontecendo. nesse caso, leia tudo que puder sobre o assunto, estude, pergunte, leia os manuais das diversas injeções disponíveis. faça as contas para saber se o que vc está comprando atende o seu motor.
parece fácil, mas não é. Os manuais são uma porcaria e não dão todas as informações necessárias......se vc não conhecer do assunto e não tiver ninguem que conheça, vai ser uma merda colocar tudo para funcionar direito.
abs
apenas uma sugestão para quem quer injetar esses motores:
são poucos os mecanicos acostumados com esse tipo de serviço. se tem algum próximo, use-o, mas lembre-se de que na trilha, vc tem que conhecer o que está acontecendo. nesse caso, leia tudo que puder sobre o assunto, estude, pergunte, leia os manuais das diversas injeções disponíveis. faça as contas para saber se o que vc está comprando atende o seu motor.
parece fácil, mas não é. Os manuais são uma porcaria e não dão todas as informações necessárias......se vc não conhecer do assunto e não tiver ninguem que conheça, vai ser uma merda colocar tudo para funcionar direito.
abs
Exatamente, precisa ser bem feito (e bem acessorado), por isso aqueles kits mais complexos, pandoo e etc precisam de um trabalho mais profundo e se o kit economico vier a luz do dia será algo plug n play sem a possibilidade de mexer tanto pra tentar diminuir isso tudo...
Mas somente motores originais sem transformação alguma
é soda :-(
Com certeza tem que ser bem assessorado....mas de perto....sem querer desanimar ninguem...para fazer sozinho tem que ter muuuuita paciência e um bom conhecimento, além de ferramentas adequadas como um manometro de pressão de combustível (pelo menos), conhecimento de elétrica e de regulagem do carro...
só lembrando que um carro carburado vc acerta o ponto e o combustível em baixa e em alta, o miolo acontece meio que sozinho...na injeção, tem que programar tudo.
abs
Com certeza tem que ser bem assessorado....mas de perto....sem querer desanimar ninguem...para fazer sozinho tem que ter muuuuita paciência e um bom conhecimento, além de ferramentas adequadas como um manometro de pressão de combustível (pelo menos), conhecimento de elétrica e de regulagem do carro...
só lembrando que um carro carburado vc acerta o ponto e o combustível em baixa e em alta, o miolo acontece meio que sozinho...na injeção, tem que programar tudo.
abs
Boa tarde prezado ! a Holley também fabrica esses kit's de injeção para motores, existem os sofisticados, em que são necessários profundos conhecimentos de mecânica e injeção, mas fabrica também modelos mais simples, monoponto, em que ele é pré ajustado para o motor com o qual vai trabalhar . . . cuja função é substituir o carburador, saiu a bastante tempo na revista Oficina Mecânica uma reportagem sobre um senhor que trouxe um kit desses e custou cerca de US$500,00, e injetou um Landau 82, lembro que a caixa de controle tinha alguns knobs ( botões ) para algumas correções simples, tipo marcha lenta, big block/small block, e a instalação foi bastante simples, qualquer um que saiba desmontar um carburador consegue fazer, acredito que a proposta em questão é a mesma, um produto nacional, de qualidade a custo acessível, quando for lançado . . . estou interessado em aposentar meus 228 e 3E, um abraço !
Boa tarde prezado ! a Holley também fabrica esses kit's de injeção para motores, existem os sofisticados, em que são necessários profundos conhecimentos de mecânica e injeção, mas fabrica também modelos mais simples, monoponto, em que ele é pré ajustado para o motor com o qual vai trabalhar . . . cuja função é substituir o carburador, saiu a bastante tempo na revista Oficina Mecânica uma reportagem sobre um senhor que trouxe um kit desses e custou cerca de US$500,00, e injetou um Landau 82, lembro que a caixa de controle tinha alguns knobs ( botões ) para algumas correções simples, tipo marcha lenta, big block/small block, e a instalação foi bastante simples, qualquer um que saiba desmontar um carburador consegue fazer, acredito que a proposta em questão é a mesma, um produto nacional, de qualidade a custo acessível, quando for lançado . . . estou interessado em aposentar meus 228 e 3E, um abraço !
Issoo mesmo é esse o produto ;-)
porém o que o leo está é um produto mais avançado e mais compelxo é uma pandoo programável com coletor multiponto só que o motor tem taxa, comando e litragem diferente ai que complica... fora o calculo de bicos e etc
Julio Rebello
08/03/2010, 00:04
Issoo mesmo é esse o produto ;-)
porém o que o leo está é um produto mais avançado e mais compelxo é uma pandoo programável com coletor multiponto só que o motor tem taxa, comando e litragem diferente ai que complica... fora o calculo de bicos e etc
Pelo pouco que (não) entendo temos: o volume do motor, número de cilindros, taxa de compressão, temperatura, ponto de ignição(variável por mapeamento e se possível com sensor de detonação) e tempo de injeção.
Isso será visto no kit econômico ou somente no Race?:pensativo:
o Módulo é da RACE
nào será nem ft nem pandoo pois não suprirão as necessidades basicas do kit como está sendo feito.
o kit economico claro, o kit mais forte dá pra ser com a race, pandoo ou fueltech, como quiser, lembrando que só a pandoo por exemplo custa 1300 reais
e nosso kit economico com TUDO (tbi, bomba etc) por 1500 logo... depende do que vc quer, lembrando que o modulo será apenas para aquele motor que foi feito (do sistema economico)
pro opala 6 nàos erá o kit economico
Era o que eu estava procurando, uma solução simples, acessivel, moderna, e com qualidade. Ja pode fazer o pedido?!!!
Rubens, como funcionará a parte do distribuidor? Vai existir a possibilidade de arancar ele e usar um DE (MotorSpice) ? No caso da economica.
Como ta o projeto, falta muito? ja ta uns 80%? Fala ai como ra indo? :lol:
Abraço,
Danilo Arruda.
prometo que é a última vez que eu falo isso....
não existe no brasil uma solução simples, acessível, moderna e com qualidade! é possível? é, mas tem que ter gente que entenda do riscado, ou alguem com bastante disposição e paciência...não é uma coisa de instalar e sair rodando.
ps: estou retirando a injeção eletrônica e já comprei uma weber 40 para o motor do jpx.
abs
é ainda não há prazo, data nem posição de como será o kit e se vier a luz do dia... infelizmente
por alguns problemas pessoais meus estou me distanciando da área e não estou mais a frente desse tipo de projeto
E sem esse projeto o que o Leo disse é verdade mesmo, não é tão simples fazer isso!
abraços
é ainda não há prazo, data nem posição de como será o kit e se vier a luz do dia... infelizmente
por alguns problemas pessoais meus estou me distanciando da área e não estou mais a frente desse tipo de projeto
E sem esse projeto o que o Leo disse é verdade mesmo, não é tão simples fazer isso!
abraços
Poxa não desiste não! Voce está deixando o projeto mas isso significa que vai parar de vez ou tem alguem pra continua-lo?
Poxa não desiste não! Voce está deixando o projeto mas isso significa que vai parar de vez ou tem alguem pra continua-lo?
que está parado e provavelmente arquivado
Robertux
17/03/2010, 12:15
Rubens,
Eu não entendo nada de ingeção e nem muito de mecânica, minha pergunta é de leigo, apenas tive uma idéia que vc já deve ter pensado e provavelmente descartado, mas vamos lá:
Eu tive um Uno 1995 1.5 IE, ele tinha uma ingeção monoponto que, se não me engano, ingetava na tubagem como se fosse o carburador, Com certeza era mais gastona e de desempenho inferior que as mutipontos, mas superior ao carburador. Não seria viável pensar em algo assim para os motores mais antigos tipo BF, GM 151 e o OHC?
Um BF com ignição eletrônica e uma ingeção monoponto deve ficar muito superior em termos de consumo, queima, desempenho, etc, não ficaria?
roberto, infelizmente não posso mais opnar sobre isso, sai da área e não me pronuncio mais sobre isso...
Fica a dica, basicamente funcionaria, mas o bico nào supriprá a demanda e o modulo teria de ser programável
abraços e boa sorte
Robertux
17/03/2010, 16:03
Com certeza o bico do Uno seria pequeno, eu citei o Uno apenas como exemplo da injeção monoponto, mas devem ter existido motores maiores com injeção monoponto que pudessem ser usadas nesses motores.
De qq forma obrigado pela informação.
Abraço
Com certeza o bico do Uno seria pequeno, eu citei o Uno apenas como exemplo da ingeção monoponto, mas devem ter existido motores maiores com ingeção monoponto que pudessem ser usadas nesses motores.
De qq forma obrigado pela informação.
Abraço
Boa tarde prezado ! realmente é uma pena o arquivamento do projeto, estava esperançoso que fosse em frente . . . amigo Roberto, se você tiver interesse e paciência, no site da Holley tem alguns manuais e catálogos dos kits de injeção fabricados por ela, inclusive com com dicas de como aumentar a vazão de um bico aumentando a pressão e por aí vai . . . estava pensando em comprar um kit desses, mas o preço lá é de cerca de US$2.000,00 ( MPFI ) e parece que os mais simples ( single point ) US$700,00 mas com frete e imposto . . . :shock: baixei um manual deles que mostra como ajustar o kit, com um notebook e windows, vale a pena dar uma olhada e sentir a versatilidade do kit ( e complexidade também ) . . . um abraço !
Alguma novidade sobre "algum kit" plug & Play para injetar motos opala 4 cc ????
[]´s
Muito obrigado pelo contato sr Valmor.
Os componentes do Kit de injeção eletrônica são:
Gerenciador programável HIS, coletor admissão trabalhado, com suporte para os bicos, TBI com sensor de borboleta (novos).
Chicote para ligação do sensor de borboleta,bomba elétrica e gerenciador.
Bomba elétrica externa de 3 bar, filtro lavável.
Todas mangueiras, conexões, abraçadeiras e cintas plásticas para prender fios e mangueiras.
Suporte para bomba elétrica e filtro de combustível.
Dosador de combustível, filtro de Ar.
4 bicos injetores .
Valor do Kit R$2.499,00 á vista.
Entrega em 4 dias após confirmação da compra.
Enviamos para todo pais.
Forma de pagamento: 50% sinal deposito bancário,
Todos itens tem no mercado nacional para substituição.
Gerenciador tem garantia de um ano pelo fabricante e a bomba também.
Por favor passe o cep para poder calcular o Frete.
A disposição para maiores esclarecimentos.
Pergunta idiota: quem vai acertar?
Pergunta idiota: quem vai acertar?
Você oras, afinal é especialista no assunto!!! :mrgreen:
Agora, "falando" sério... Esses kit já não vem programados?? Se não, é quase como comprar um pc sem OS... :pensativo:
[]´s já injetados
fala fugger, arranquei tudo e coloquei o bom e velho weber.
vem nada...por mais que falem que é fácil e que já vem pronto, não é fácil...(para fazer funcionar direito, meia boca é mole de colocar para andar).
sugestão para quem quer injetar motores com esses módulos programáveis: antes de qualquer coisa, ande em um carro onde já foi feita a adaptação...para ver se te agrada.
abs
cara. esquece, isso eh lenda. eu tenho montado no meu carro. não gasta 1500 reais. ficou bom. anda bem...mas tem que ter alguém que saiba programar a injeção.
a proposito, ate o fim do ano vou vender o meu kit inteiro. incluindo sonda lambda e tudo mais. estou voltando pro diesel. mas eu aviso por aqui
abs
rodrigoevaldo
06/11/2017, 10:16
Nossa retomaram o tópico depois de alguns anos... rsrsrs
Bom como nosso colega Leogc, se quer meia boca para andar... Tem aqueles módulos programáveis de pobre, o tal de HIS é o mais baratinho que tem no Mercadolivre. Monoponto e parametriza conforme a rotação do motor ou posição da borboleta, só isso. Nada de lambda, roda no vibrabequim, etc. Requer ignição eletrônica.
É um bem meia boca, só para eliminar o carburador e os problemas comuns de um carburador (sujeira, gasolina de má qualidade vira uma parafina, etc).
Para o motor de Opala, coloca uma TBI do monza, qualquer bico de alta vazão (da S10 ou do próprio monza), ajusta com referencia a posição da borboleta e pronto. Quase plug and play.
Esse módulo é muito utilizado para adaptar em Fusca, Gurgel no qual o dono não quer investir tanto e ter um veículo funcional, sem que ficar abrir toda hora o capô para colocar uma gasolina nova no carburador ou limpâ-lo.
Vi adaptações que nem TBI usaram... No coletor de admissão, faz um furo e adapta o bico de injeção, adapta um sensor de posição da TBI (potenciometro) na borboleta do velho carburador e pau na máquina. No caso de emergência só conectar o tubo de gasolina vindo da bomba mecanica novamente no carburador.
então. a minha eh com tbi de monza, bico de monza álcool, tem uma bomba elétrica. roda fónica, sonda lambda banda larga. o carro anda muito e so morre se eu desligar na chave. fica meses desligado e eh so bater na chave. mas isso não eh coisa de 1500 reais. eu gastei mais de 4000 para deixar o meu do jeito que ficou, mas meia boca tem um monte.
Buenas PessoALL
Tenho meu jeep injetado a quase 3 anos, e lhes digo uma coisa, se tem grana para investir ( não é gastar, é investimento) meta bala que vale cada centavo...
Comecei com a tbi monoponto do kadet e hoje tenho 4 bicos no semi-sequencial...
Quem manda na injeção é o modulo e sua programação, o resto pode ser até gambiarra, desde que funcione... Mas esquece que você vai acertar andando na rua e você mesmo regulando, é OBRIGATÓRIO fazer o acerto em DINAMÔMETRO pra fica 100%.
Caro kitiu, voce usa bicos, flauta, tbi, bomba de qual carro? Você usa motor de opala 4 com turbo? Agradeço
Ola Jeep8,
Sim, em meu jeep tenho um motor opala 4 cilindros turbo e injetado...
O coletor de admissão é fabricado artesanal, junto com as flautas dos bicos que comprei usado já... mas existem inúmeras opções de comprar novo por ai...
Os bicos são siemens deka de 60lbs
A TBI é do astra/zafira 1.8 se não me engano a borboleta tem 56mm de diâmetro.
A bomba de combustível uso a do GTI de 7bar de pressão, junto com o dosador do tempra turbo que é esférico 1/1
Kit turbo completo da SPA Turbo, inclusive a turbina .42/.48
Pela cilindrada do motor e diâmetro da válvula de alivio ser pequena, a pressão mínima que consegui deixar foi 0,5kg e com essa pressão o motor rendeu na roda 142cv... o motor esta acertado para essa pressão, mas já tenho guardada em casa e assim que colocar a junta de cabeçote de aço, vou de novo pro dino aumentar a pressão...
Desde a instalação da injeção quanto ao turbo, todo o investimento vale cada centavo...
Fabio Jose da Silva
13/11/2017, 00:57
Pra quem quer algo simples, barato e que funcione mesmo na água, tenho o meu exemplo. Peguei todinha a injeção de um TEMPRA monoponto (muito semelhante às dos AP's um bico) e instalei no coletor do opala carbura duplo. Funciona. To feliz.
Fabio Jose da Silva
13/11/2017, 00:59
Paguei 300 pila em tudo.
Caro Kitiu, qual modulo você usa? e Fabio você usa tudo do tempra 2.0 inj. single gasolina? e bomba do gol gti ou do tempra? modulo do tempra certo?
agradeco
Fabio Jose da Silva
14/11/2017, 00:07
Caro Kitiu, qual modulo você usa? e Fabio você usa tudo do tempra 2.0 inj. single gasolina? e bomba do gol gti ou do tempra? modulo do tempra certo?
agradeco
Tudo do tempra monoponto. Bomba usei a da linha GM, aquela externa, que saía no Kadett S10 Monza.
M-Beltrame
14/11/2017, 10:55
Coloca na ponta do lápis.
É melhor adaptar um motor 2.4 de s10, ou algum outro injetado original...
O da S10 tem 140cv uns 25 kgmf de torque, muito mais forte do que um motor de opala 4cil injetado, mesmo se o gm151 estiver preparado.
Antes que joguem pedra, tenho um gm 151, aberto pra 2.8 com cabeçote preparado, coletor 4x1, injetado multi ponto etc.
Abraços,
matrakaum
15/11/2017, 09:14
Fábio vc usou até o modulo do Tempra?
Eu tenho os dois kits completos - monza Efi e Tempra Efi; acho até que tenho uma do tempra 4 bicos mas não vem ao caso.
O meu problema está sendo exatamente o valor do módulo de injeção. 1600 o FuelTech 300
Já mandei fazer a base da TbI do monza (a flange), já tenho roda fônica, lambda, sensor de temperatura tudo...só falta este modulo e lógico..regular depois. Aliás, qto custa a regulagem em dinamometro?
agradeco
Dae Jeep8, uso a Hardware RF4 turbo...
Uma ótima injeção com um bom custo/benefício pois ela lê roda fônica, faz ignição com centelha perdida (semi-sequencial) integrado no módulo, ou seja não precisa de spark pro e na injeção, ela é semi-sequencial que proporciona uma certa economia de combustível.
isso a um custo em torno de 2.150, central mais display...
Pra voce ter uma idéia, tenho um gol turbo com ft400, ela não faz injeção semi-sequencial, e para usar centelha perdia precisa de spark pro, um custo adicional de uns 400 reais, sem falar que a própria ft400 ta em media uns 3.900...
OBS: valores dos sites oficias e produtos novos, obviamente se consegue usado bem mais em conta
Claro que a Hardware é um pouco limitada na programação, sem falar que é mais chatinha de regular, mas cumpre o principal e muito bem...
Agora é possível usar uma central de injeção original como o Fabio fez, funciona, sim mas não acredito que funciona 100%, pois mesmo dois motores iguais mecanicamente, vão ter um ajuste fino distinto...
Existe uma grande diferença entre funcionar de qualquer maneira e funcionar com eficiência...
Coloca na ponta do lápis.
É melhor adaptar um motor 2.4 de s10, ou algum outro injetado original...
O da S10 tem 140cv uns 25 kgmf de torque, muito mais forte do que um motor de opala 4cil injetado, mesmo se o gm151 estiver preparado.
Antes que joguem pedra, tenho um gm 151, aberto pra 2.8 com cabeçote preparado, coletor 4x1, injetado multi ponto etc.
Abraços,
Dae Murilo,
Concordo contigo quanto ao uso de um motor original com boa potência e torque regulado pela fábrica, mas hoje em dia ao menos aqui no RS, colocar um motor desses no jeep legalmente é impossível devido a diferença de potência e cilindrada para o original...
Se for para ter o jeep frio ai tudo bem, mas um motor desses não cadastra ao menos por aqui...
No meu caso, o meu motor de opala 4 cilindros esta cadastrado no meu jeep, sendo assim pra mim valeu muito a pena o investimento na injeção...
Caro MBeltremae como é sua injeção? de que carro usa bicos, flautas, tbi, bomba, eo que foi feito no motor 4 cil opala?
agradeco
M-Beltrame
16/11/2017, 10:53
Dae Murilo,
Concordo contigo quanto ao uso de um motor original com boa potência e torque regulado pela fábrica, mas hoje em dia ao menos aqui no RS, colocar um motor desses no jeep legalmente é impossível devido a diferença de potência e cilindrada para o original...
Se for para ter o jeep frio ai tudo bem, mas um motor desses não cadastra ao menos por aqui...
No meu caso, o meu motor de opala 4 cilindros esta cadastrado no meu jeep, sendo assim pra mim valeu muito a pena o investimento na injeção...
Putz...
Até onde sei aqui em SP não tem problemas, alem da alteração do nº de motor, vem nas observações "Características alteradas: Potência.". Ou algo assim hahaha, mas dá.
Inclusive a galera já aproveita e altera tudo, "pneu, suspensão, iluminação, características visuais..."
Tudo isso apos taxas e burocracia, claro.
Abraços,
M-Beltrame
16/11/2017, 11:01
Caro MBeltremae como é sua injeção? de que carro usa bicos, flautas, tbi, bomba, eo que foi feito no motor 4 cil opala?
agradeco
Opa, blza?
Injeção: Hardware rf 4
Picos: 4 de astra flex
Coletor de admissão ja com flauta da antiga X4
TBI: Salvo engano de trempra, com 56mm (a msm do kit da X4)
Bomba: Também veio com o kit, salvo engano é de 12 lbs
De resto, o motor foi aberto pra 2.8 (aquela famigerada receita), cabeçote preparado e coletor de escape 4x1.
Roda na gasolina.
Abraços,
Opa, blza?
Injeção: Hardware rf 4
Picos: 4 de astra flex
Coletor de admissão ja com flauta da antiga X4
TBI: Salvo engano de trempra, com 56mm (a msm do kit da X4)
Bomba: Também veio com o kit, salvo engano é de 12 lbs
De resto, o motor foi aberto pra 2.8 (aquela famigerada receita), cabeçote preparado e coletor de escape 4x1.
Roda na gasolina.
Abraços,
Dae Murilo, você fez o acerto no dino ou andando por ai... sabe quantos cvs esta rendendo seu motor, no motor ou nas rodas?
O meu antes, monoponto e também a gasolina tava com 87 cv nas rodas ( com um acerto "econômico" ), se não me engano o mesmo declarado pela gm como potência do motor, mas segundo o cara do dino a potência das rodas deve-se somar uns 15% para saber a potência do motor, sendo assim ele tinha ficado com uns 100cvs...
Motor original parte de baixo e cabeçote, somente com comando 278 e 4x1... tava bom...
M-Beltrame
17/11/2017, 11:44
Falaa,
Com o acerto preliminar na rua, deu 104 cv no dino (roda) depois bateu 119 cv. A decepção foi o torque que ficou em 21 e uns quebrados.
Pico de torque em 3.200rpm e de potencia em 5.000rpm, vou procurar a foto do dino, se achar eu posto.
Coloquei o corte de giro em 5200 rpm, em barro liso é 2º reduzida e motor no corte :twisted:
Abraços
Aristides Jr
17/11/2017, 16:41
Pela simplicidade e o investimento reduzido, o "projeto" do Fábio parece substituir bem o carburador! Venho acompanhando o assunto a algum tempo pois acredito que injetando meu GoDevil fico com um sistema de ignição melhor, Quero é eliminar o distribuidor (ainda não é um projeto) injeção com roda fônica, se for flex melhor ainda! mas tem que ser algo duradouro e funcional!
flex automático (igual carro original) entendo que ainda não é possível. a injeção funciona. melhor que o carburador (desde que o acerto seja bom). até o final do ano devo vender todo o meu kit de injeção. se alguem tiver interesse é só falar.
Aristides Jr
21/11/2017, 17:01
Olá Leogc! Também acho que o nível de adaptação ainda não atingiu o ponto de flex, Estou satisfeito com minha adaptação de dupla carburação, o problema é a parte de ignição, com platinado e avanço centrífugo (com molas e contra pesos), não tem chance de funcionar redondinho, sempre tem uma rotação que o ponto não está legal! Roda fônica elimina o distribuidor e o sistema de injeção como um todo tem capacidade de funcionar melhor. No início também fui contra a injeção achava mais confiável o carburador, agora a situação é outra, por isso mudei meu conceito.
com certeza. o meu carro parou umas 2x pq a polia bateu na suspensao e amassou a roda fonica. desamassamos e funcionou de novo. eh impressionante a precisão.
M-Beltrame
22/11/2017, 10:42
Se o modulo for programável, os bicos e bomba de combustível do for pra carro flex. Não é muito difícil mudar de combustível. Só precisa fazer dois mapas de injeção e alterar quando necessário.
Pretendo passar o meu pro álcool e ver no que dá.
Obs: Isso para usar um combustível de cada vez...
Abraços
mas não vai ser flex igual os originais. apesar que vi um filme ontem que nos EUA já existe um módulo que converte qq carro para flex.
Aristides Jr
23/11/2017, 10:43
Então daí volto a falar da maneira que o Fábio José da Silva montou seu projeto, e lanço a dúvida para pensarmos:-
E se tomarmos de um carro doador totalmente flex, toda a injeção, e adaptarmos em nossos motores, será que funcionaria de forma satisfatória e confiável?
Então daí volto a falar da maneira que o Fábio José da Silva montou seu projeto, e lanço a dúvida para pensarmos:-
E se tomarmos de um carro doador totalmente flex, toda a injeção, e adaptarmos em nossos motores, será que funcionaria de forma satisfatória e confiável?
Ola Aristides,
Uma injeção programável, ao menos a maioria tem 5 memórias para 5 mapas de ignição/injeção distintos bem como demais acertos... bem, com isso é possível você programar 5 mapas onde por exemplo, um pode ser a gasolina e outro a etanol, um mapa econômico e outro mais nervoso...
Obviamente a injeção não vai identificar o combustível usado e se configurar sozinha, você terá de trocar de mapa... e de preferencia ter somente um combustível no tanque ao menos 80% do volume...
Lembrando um acerto de injeção programável deve ser feito em dinamômetro e de preferência usando o MAP (vácuo) como referencia...
Para quem tem muita vontade e entende da lógica de programação e funcionamento de uma injeção, é possível sim fazer o motor funcionar e o veículo andar sem problemas, mas o ajuste fino mesmo para você ter um resultado satisfatório e extrair 100% de seu investimento, somente no dinamômetro...
Tendo em vista diferenças significativas de concepção entre motores, por exemplo cilindrada, taxa de compressão, e etc, acredito que se possa fazer um motor funcionar e andar com uma injeção completa de um motor original doador, mas duvido que fique bom a ponto de se comparar com uma programável que será regulada exclusivamente para seu motor, respeitando suas características.
A diferença é significativa na questão de valores e investimento? sim... mas também será na questão de rendimento e funcionamento do motor.
Existe uma grande diferença entre funcionar de qualquer jeito e funcionar bem.
M-Beltrame
24/11/2017, 12:01
Não sei de nenhum caso de sucesso...
A não ser se pegarmos motores da mesma família, por ex um ap carburado e colocar a injeção dos mais novos.
Abraços,
cara, não tem sucesso. se transferir a injeção de um motor para o outro já dá diferença....imagina modelos diferentes. uma coisa que aprendi: para funcionar direito, tem que ser programável. esquece doação.
Aristides Jr
25/11/2017, 11:39
Olá pessoal! Eu quis simplificar demais, realmente a chance de funcionar bem deve ser menor do que eu imaginei! Se fosse simples de instalar de um carro para outro muitos carros teriam a mesma injeção, não é?
Fabio Jose da Silva
25/11/2017, 20:37
Olá pessoal! Eu quis simplificar demais, realmente a chance de funcionar bem deve ser menor do que eu imaginei! Se fosse simples de instalar de um carro para outro muitos carros teriam a mesma injeção, não é?
Boa parte deles tem, principalmente os primeiros. A mesma injeção era usado em motores diferentes, de montadoras diferentes. Estou muito contente com o meu, pra mim, tem me servido, e muito melhor que um carburador e um distribuidor pra parar na água.
Aristides Jr
27/11/2017, 19:15
Fábio, sua iniciativa e o resultado que conseguiu é muito encorajador! Desculpe Leogc! Mas não consigo esquecer a doação! Ainda penso seguir no caminho de realizar um projeto como foi o do Fábio, só que utilizando os componentes de um veículo mais novo e flex! Talvez o de um Astra/Zafira, Para isso adaptaria com uma frange 4 em 2 o TBI , instalaria todos os sensores do sistema original, até mesmo a central eletrônica! Acredito que o resultado será satisfatório! Funcionar tenho muita confiança de que funcionará! Se não funcionar bem, na pior seria o caso de continuar o investimento com uma programável com chicote e o desenvolvimento de mapas no dinamômetro. Acho que tudo o mais pode ser aproveitado!
não tem que pedir desculpas. é só um relato por experiência...boa sorte. se conseguir será ótimo.
Aristides Jr
28/11/2017, 09:55
Agora me passou pela cabeça a idéia de criarmos um tópico de Resultados em Dinamômetro, Com isso criar um incentivo e disponibilizar mais informações, claro que isso tem que incluir a maior quantidade de jeeps inclusive os originais, seria uma forma de compararmos os motores sem "achismo" Cada um ao seu tempo pode relatar os resultados e os custos, seria ao invés de um Dinoday um "DinoPost"
mas os motores são muito diferentes entre si. jamais conseguiríamos comparar. o meu já coloquei uma vez (na primeira regulagem da minha atual injeção) deu 21 kgf de torque....mas o problema não é o pico...é o comportamento em várias condições de uso, e aí que o bicho pega. ajuda bastante se o cara que regular conhecer um pouco de jipe. se for um cara ligado em pista (nos meus dois casos), o negócio fica mais complicado.
Aristides Jr
28/11/2017, 17:18
Eu sei que não há como fazer um comparação direta, nem aproveitar mapas ou regulagens! O lance é que é interessante saber os resultados obtidos em outros Jeeps, por exemplo na página anterior o Murilo Beltrame relatou alguns números, achei bacana! Quando tiver os meus eu posso verificar como ele está em relação a outros jeeps, originais ou não, Poderiamos montar um Ranking, daí tem como a gente se situar! Para se ter um ponto de partida aqui no meu bairro tinha um lugar que cobrava R$ 80 1/2 hora e R$ 120 hora de uso no dinamômetro. Não é um investimento tão alto! Mesmo que voce não faça nenhuma modificação vale como diagnóstico, O que acha?
não sei se vale tanto a pena assim....eu já fiz dois acertos, em dois lugares diferentes. no primeiro o cara tinha um dino dentro da própria oficina. fez algum acerto no dino, mas o principal foi feito na rua. no segundo foi todo feito na rua. acho que no fim o que importa é se o comportamento do carro te atende. no meu caso atendeu parcialmente, não fiquei 100% satisfeito apesar do carro ligar de primeira e andar bem forte. sinto muito cheiro de gasolina do escapamento. mas essa é só a minha opinião, se quer levar o carro pro dino para matar a curiosidade, pq não.
Ola Leonardo e Aristides,
O acerto de uma injeção em dinamômetro é primordial, mas o cara tem que estar disposto e fazer um acerto e não somente fazer funcionar...
O dino faz o motor funcionar com carga e estático, isso possibilita deixar a mistura do jeito tem que ser ou a gosto do proprietário... coisa que na rua duvido conseguir fazer.... por exemplo não tem como deixar o motor a 2 mil rpm com um determinado valor de tps ou map e fazer o ajuste de tempo de injeção baseado na sonda que se deseja...
Se mesmo com acerto em dino o motor não ficou legal é porque o "preparador" não fez bem seu trabalho...
No meu caso, o jeep saiu de cima do rolo com um acerto perfeito, eu só mexi no mapa para deixar ele mais econômico em baixas rotações e sem carga, ou seja quando se anda somente encostando o pé no acelerador... mas fis isso por questão de economia mesmo e não por funcionamento do motor.
apesar deles terem me dito que não precisava do dino eu concordo com vc Kitiu....se não ficou bom, foi preguiça ou incompetência.
abs
Aristides Jr
14/12/2017, 15:36
O dino está mais para um instrumento do que uma ferramenta, voce utiliza ele para medir, daí voce vai ajustando e medindo até que fique certo e do gosto!
concordo...resumindo: é melhor ter um acertador de injeção bom sem dino, do que qq um com dino. O cara que acertou meu carro, fez miséria com o carro parado....fiquei impressionado. mas não sei o quanto seria melhor no dino. mas agora isso é lenda. fica pro próximo dono.