PDA

Ver Versão Completa : Reformando motor do vitara



arlei_vitara
13/01/2010, 20:03
All,

O motor do Azeitona tá se indo...........aos poquitos e devagar. As batidas na "parte de baixo" já estão ficando bem nitidas ao ligar o motor, enfim, embora rode pouco com o jipe, vou começar a me preparar$$$ para abrir e reformar o motor.

A pergunta que lanço antes de qualquer outra é a seguinte: para quem tem feito retifica / reforma de motor do Vitara ultimamente, onde tem comprado as peças (kit de juntas, aneis, bronzinas etc etc) e quais os resultados ??

Minha preocupação maior é com a QUALIDADE das peças que se encontra por aí nas casas tradicionais de peças de reposição Suzuki e que todos conhecemos.........tem muita peça paralela, xing-ling de qualidade questionavel por aí, e conheço gente que fez motor e tá penando em função da qualidade de retentores, juntas etc etc .......

Existem marcas de peças de motor para Suzuki que sejam reconhecidamente de qualidade, ou ainda existem originais a custo "decente" para venda no BR ??

[ ]s,

MBrau
13/01/2010, 23:25
Grande Arlei,
Eu já te disse que o mal do teu Suzuki é "falta de laço". As peças nunca são levadas aos limites e não se ajustam direito. KKKKK

Tchê, agora falando um pouco mais sério,
Antes de botar o Vitara pra vender abri o motor pra dar uma olhada. Está com 170.000Km e tudo na medida STD, apenas com os anéis gastos e uma bronzina de biela arranhada. Troquei as bronzinas de biela, aneis, correias e retentores em geral, além de uma limpeza pesada. O motor ficou muito bom! Pressão de óleo e etc, tudo em dia. Continua tudo STD!!!
Temos as opções de peças vendidas no Brasil (Suzucar, Alternativa e etc).
Sugiro conversar, por e-mail mesmo, com pessoas como o Edvaldo da Suzucar sobre a procedência das peças e quais as tuas expectativas.
Também é muito importante trabalhar com um meca de confiança, que trabalhe com uma boa retífica, caso seja necessário esta operação. E deves acompanhar com detalhes tudo que é feito. Não esquecer das bombas d´água e de óleo, que se estiverem sob suspeita é melhor trocar.

Sugestão:
Vamos fazer uma expedição lá para os faróis e dar um laço no azeitona pra "descarbonizar". Hehehehehe

Certamente outros foristas vão dar suas valiosas opiniões.

abração

arlei_vitara
14/01/2010, 20:10
Então Mauricio,

Tá até pena de pensar em abrir o motor do Azeitona, o jipinho já tá com 180mKM rodados, mas não queima absolutamente nada de óleo e o motor tá 100% sequinho, sem um vazamento.
Mas já tá começando a bater principalmente frio, não sei se é bronzina de biela ou algum pino de pistão.........anéis pelo jeito tá 100%, o motor não fumaceia nada......mas de todo modo vou precisar abrir e fazer pelo menos uma geralzinha na parte de baixo, talvez nem precise retifica.

Agora tua opinião........vale a pena abrir o motor e consertar apenas o que tá ruim, algo do tipo que vc fez, ou vale mais naquelas de "jaque" ou seja já que abriu FAZ TUDO retifica, pistões, comando etc etc ???? Meu objetivo como sabes não é vender o jipe, portanto quero confiabilidade acima de qualquer coisa.

Do pessoal que trabalha com 4x4 na região, tem algum que vc. indicaria para tocar esta empreitada ??

Abraços,

mauricioalan32
14/01/2010, 20:55
Arlei... Vc nao conhece o Kiko de Canela? Ele é nota 10 em Suzuki, tem td qnto é manha deles... tenta entrar em contato c ele, s quiser t dou o telefone dele p vc trocar uma ideia c ele. Abrass

Maicon
15/01/2010, 00:26
Arlei..

Posso lhe garantir que o serviço do Kiko, aqui de Canela, faz um trabalho muito bom e muito valorizado por todos os 'suzukeiros' da região.. o cara manja tudo sobre suzuki.. é um apaixonado pela marca..

Sem contar que ele mesmo consegue as peças de alta qualidade em um bom valor..

Eu mesmo ja fiz algumas adaptações com ele.. Ex.: Calço de 2'' na carroceria..Peça de tecnil que vai na alavanca de marcha da 4x4..

O cara é fera.. Se precisar o telefone dele, também consigo para você!

Grande abraço!

arlei_vitara
15/01/2010, 19:19
Opa !

Fica meio "fora de mão" para mim fazer o motor em Canela...mas não é nada impossivel, e pelas recomendações acho que pode ser uma boa opção !
Se preferirem, me mandem o contato dele em PVT !

Abraços,

mauricioalan32
16/01/2010, 15:46
Arlei... o fone da oficina dele é (54) 3282 9696. Liga p ele e diz p foi o Mauricio de Nova Petropolis q lhe indicou e tenho certeza q ele ira atender vc com muita dedicaçao... o meu Vitara esta la p fazer uma revisao e colocar o bloqueio traseiro... abrasss

arlei_vitara
18/01/2010, 21:30
Tá anotado aqui !

Valeu a dica !

Dadolimas
18/01/2010, 23:22
arlei, gastei uns 2mil no motor completo do vitara, recomendo, deixa original e fica muito bom!

gilbertoperu
19/01/2010, 01:52
Sou novo no 4X4, gostaria de incrementar no suzuki, sou Caraguatatuba, litoral norte paulista.
Troquei algumas peças do meu suzuki achei que ficou bom porém falta algumas coisas.
Acho que ele esta batendo muito mesmo em buracos pequenos em ruas normais, detalhe ja troquei os amortecedores e o mecâncio deu uma conferida na suspensão. Oque pode ser? è normal isto?
Quero levantar 2" meu suzuki o que me recomendam.
Valeu, obrigado e espero encontrar voces breve.

Rogê
19/01/2010, 11:46
All,

O motor do Azeitona tá se indo...........aos poquitos e devagar. As batidas na "parte de baixo" já estão ficando bem nitidas ao ligar o motor, enfim, embora rode pouco com o jipe, vou começar a me preparar$$$ para abrir e reformar o motor.

A pergunta que lanço antes de qualquer outra é a seguinte: para quem tem feito retifica / reforma de motor do Vitara ultimamente, onde tem comprado as peças (kit de juntas, aneis, bronzinas etc etc) e quais os resultados ??

Minha preocupação maior é com a QUALIDADE das peças que se encontra por aí nas casas tradicionais de peças de reposição Suzuki e que todos conhecemos.........tem muita peça paralela, xing-ling de qualidade questionavel por aí, e conheço gente que fez motor e tá penando em função da qualidade de retentores, juntas etc etc .......

Existem marcas de peças de motor para Suzuki que sejam reconhecidamente de qualidade, ou ainda existem originais a custo "decente" para venda no BR ??

[ ]s,
colega..qtos km tem seu motor?

arlei_vitara
19/01/2010, 19:37
Rogê,

Tá com 183.500km originais, absolutamente std, sem nunca ter aberto nada no motor deste jipe. Conheço o histórico e a procedência do jipe desde zero km.

[ ]s,

arlei_vitara
19/01/2010, 19:42
Sou novo no 4X4, gostaria de incrementar no suzuki, sou Caraguatatuba, litoral norte paulista.
Troquei algumas peças do meu suzuki achei que ficou bom porém falta algumas coisas.
Acho que ele esta batendo muito mesmo em buracos pequenos em ruas normais, detalhe ja troquei os amortecedores e o mecâncio deu uma conferida na suspensão. Oque pode ser? è normal isto?
Quero levantar 2" meu suzuki o que me recomendam.
Valeu, obrigado e espero encontrar voces breve.


Amigo,

Antes de mais nada seja muito bem vindo ao nosso fórum, com certeza vc. vais aprender bastante aqui sobre teu jipe.

Agora, algumas dicas.............dá uma pesquisa aqui mesmo no fórum, as tuas dúvidas já foram exaustivamente discutidas e tem MUITA informação e soluções do pessoal............

Ah, e quando postar um assunto diferente do tópico, abre um tópico novo, asim não se foge no tema do topico que está aberto e vc. tbém tem mais chances de ver tuas dúvidas respondidas :concordo: :concordo:

fguerreiro
05/12/2010, 19:43
Arlei, boa noite.
Li o tópico todo e fiquei curioso: vc abriu o motor? Como estava?
Abraço

arlei_vitara
05/12/2010, 21:45
Tche,

AINDA não abri, ando meio enrolado e precisando do jipe, sem poder "encostar" ele por um tempo na oficina. Também to pesquisando, trocando ideias, e como o motorzinho continua rendendo bem, sem queimar nada de óleo, apenas a tradicional batida ao ligar o motor frio, to protelando isso.
Devo abrir o motor neste verão........preciso me programar com o esquema de parar o jipe e tals, mas preciso fazer isso !
Abraços

mauricioalan32
06/12/2010, 07:44
Arlei... nao seria esse o caso de regular as valvulas? o meu tbm faz isso a cada 5.000km, ai regulo as valvulas e para...
Abraços

arlei_vitara
06/12/2010, 09:57
Pois é Mauricio..............também pensei isso inicialmente mas já descartei a hipotese, a batida é bem "seca" e caracteristica de folga em bronzinas.
Preciso arrumar um tempo para subir a Canela e trocar uma ideia com o Kiko para arrumar isso.

Abraços

Newton Guerra
06/12/2010, 10:14
Arlei, o meu também está assim há uns 3 anos...Começou com 120.000 km, está com 160.000 km. O mecânico acha que é trinca no bloco, meio comum nos 8V 97.

Estou esperando piorar mas não piora, fazer o quê? :mrgreen:. O desempenho está muito bom, não consome nada de óleo. Acho que só vou abrir quando ficar muito feia a coisa. Bobeou entra um 2.0 do GV depois.

Abraços

arlei_vitara
06/12/2010, 11:15
Então Newton..............

Sem ver o carro mas apenas trocando ideias sobre os "sintomas" o Edvaldo da Suzucar tbem me alertou sobre esta possibilidade de trinca no bloco..........confesso que cada vez que leio ou penso nisso desanimo do pobre Azeitona...

Newton Guerra
06/12/2010, 12:24
Então Newton..............

Sem ver o carro mas apenas trocando ideias sobre os "sintomas" o Edvaldo da Suzucar tbem me alertou sobre esta possibilidade de trinca no bloco..........confesso que cada vez que leio ou penso nisso desanimo do pobre Azeitona...

Relaxa... Na hora que tiver que fazer, ou vamos atrás de um bloco bom ou trocamos o motor por um de Tracker. Eu sou à favor de manter o original, mas no caso de adaptar o 2.0 é só colocar uma flange nova para unir o conversor de torque do Vitara ao volante do 2.0. Vende nos EUA, dica do grande X. Deve ficar muito bom pra dirigir.

Abraço

fguerreiro
07/12/2010, 17:25
Arlei, desculpe a pergunta, mas estou poupando um $ para comprar meu 1.o 4x4 no próximo ano, e o que mais tenho gostado depois de ler muito é o vitara do modelo do seu, mas como moro bem no interior de SP numa cidade bem pequena estou com receio de não encontrar alguém que saiba fazer manutenção, daí as perguntas, para formar base crítica para a futura compra... rs

Muito obrigado e vou continuar acompanhando sua experiência.

Abraço

alsafe
07/12/2010, 19:59
Hoje fui trocar a coifa da homocinética do vitara 97 3p, achei que era tarefa simples e não levei em uma oficina especializada em Suzuki aki do RJ, resultado... os caras retiraram o braço inteiro e não conseguiram remover a ponta para colocar a coifa... alguém sabe qual é o macete??? a trava é interna??? É dando po@#$%da mesmo???

lsouzaneo
21/12/2010, 17:59
Arlei,

Tive que substituir pistões, anéis e retentores de meu vitara 95 8V. Comprei as peças com o pessoal da bondstock, cobriram todos os preços que encontrei com outros fornecedores como alternativa e e-pecas. Se tiver interesse pode entrar em contato com o pessoal: http://www.bondstock.com.br/contact_us.php

Boa sorte cara,

Luciano.

Ledzee
29/12/2010, 01:00
Arlei,
Li hoje num outro fórum que uma tracker com apenas 13.000km começou a fazer barulho de "bater pino" também.
Parece que está relacionado com a qualidade ruim do nosso combustível.
Isso me desanimou de mexer no motor da minha GV 2.0 2001 Gasolina, pq parece que o barulho sempre vai voltar.
Alguém aqui já fez uma retífica e pode dar depoimento de como o carro ficou?