Ver Versão Completa : Nissan Frontier: Volante Bimassa ou Rígido ?
marcio_bispo
28/01/2012, 15:20
Tenho um Xterra 2005 do qual troquei a poucos meses o volante original por um rígido MWM. E senti bem este ponto da saída ficar mais suave e com a impressao de mais torque em baixa. Aquela tendência de morrer quando se saía com a viatura diminuiu muitíssimo.
Walter conheço a fórmula, não de hoje. Vou contar aqui uma histórinha pra tentar ser mais claro na minha idéia que estou defendendo aqui no fórum, de que o volante rígido não faz perder o absurdo de potência, que o amigo Walter está afirmando:
"Quanto mais pesado um volante motor maior será a inércia para "puxar" um carro, um bom exemplo disso é o motor de opala que foi usado em algumas caminhonetes. Era exatamente o mesmo motor, mas, ao colocar o motor de opala na caminhonete ficava HORRÍVEL para sair, mas porque? Justamente porque os motores não eram tão idênticos assim, o motor da caminhonete era o mesmo do opala porém com um volante motor muito mais pesado, e isso se refletia em saidas com carro parado, já que a caminhonete é muito mais pesada que o opala. Com o carro parado o motor tem que ter força para sair, e ao começar a tracionar ele perde giro, o volante "dosa" o quanto de giro o motor vai perder de acordo com a inércia gerada por ele, então, quanto mais pesado o volante, maior a inércia terá o motor ao girar e mais "forte" para sair, pois a força inercial é tão grande enquanto o volante gira que puxa o carro com uma certa facilidade.
Um volante motor mais pesado também faz o carro ser mais suave ao se soltar o pé do acelerador, justamente pela inércia provocada por ele, fazendo o mesmo demorar mais a perder força. Uma forma de deixar o carro mais esperto é aliviando o peso do volante, diminuindo a inércia provocada por ele, claro que tem que ser estudado como fazer, não é só tirar peso que está pronto, você tem que ver se seu volante não está no limite de alivio, ou o quanto você vai aliviar e se será necessário balancear todo o conjunto ou somente o volante."
Walter, volte lá na wikipedia e pesquise sobre o limite de alívio de volantes. Não é pq o bimassa é 10kg mais leve que ele é melhor ou mais esperto, vc tem que ver o conjunto do motor e o bendito limite de alívio. Acredito fielmente que o volante rígido está dentro desse limite, assim como tudo que estiver no intervalo de 19 a 29kg.
Se eu fosse levar a fórmula ao pé da letra, teoricamente um volante com 10kg, deixaria o carro uma bala de potência.
Francisco Maciel
29/01/2012, 14:37
Francisco Maciel bom dia!
Onde vc encontrou estes 19 Kg do volante bimassa? Se o que eu tenho em casa, o que tirei da minha XTerra pesa 16,2 Kg, e o conjunto de Platô e disco pesa 8,774 kg.
Vcs estão levando em conta o peso do conjunto paltô e disco nos calculos que estão fazndo?
Att. Lima.
Meu volante monomassa pesa 19kg, somente o volante. Daí tem que ver o peso de todo o conjunto.
Até agora tem tido bom desempenho. E já faz uns 30 dias que coloquei o mesmo volante monomassa na minha S10 de trabalho. Tá boa pra caramba.
Olá amigo,
A informação que temos até agora é:
Rígido MWM 29kg
Bimassa MWM 19kg
Gaspar rígido 18kg
Mas com sua contribuição estamos atualizando.
Por acaso tem o peso exato do rígido?
Abs
Trotta boa tarde!
Vou conseguir para nos ajudar a ter a informação com precisão, assim que possivel posto aqui.
Att. Lima.
Trotta.79
29/01/2012, 19:44
Ok, pessoal.
O que temos até agora é:
Bimassa: 16,2 kg
Rígido MWM: 29 kg
Rígido Gaspar: 18 Kg (do Sul)
Rígido Platinado: 19 Kg (de Manaus)
Abs
Karlan77
02/02/2012, 20:27
Diante de algumas duvidas que surgiram, opiniões contraditórias entre bi e monomassa, eu ja havia decidido optar pelo bi massa mantendo o esquema original. Mas resolvi seguir ate Gaspar/S.C e falei pessoalmente com o Sr. Kazu (um japa gente finissima) que abriu o livro sobre o volante mono que ele fabrica. Acreditei no projeto dele e vou relatar o ocorrido.
Arranque suave, sem um minimo de vibração, NÃO VIBRA nada!!! Engate de marchas ficou igual. O peso do pedal permanece o mesmo. A unica diferença é que a velocidade final perde 10 km p/hr. A mha picape não passava de 165 km, agora sua máxima é de 155 km. Melhorou muito em baixa!!Ficou uma tocada mais suave, Pra quem for fazer trilha é uma beleza! Pra mim ficou ótimo, pois atende exatamente o que eu queria.
Plato e disco permanece o mesmo. Disco c/ molas e plato usado no bi massa.
Troquei td,( novo) pois acho q agora terei uma embreagem pra no minimo 150 mil km.
Então é isso, estou satisfeito com a escolha e agora é tocar em frente.
Diante de algumas duvidas que surgiram, opiniões contraditórias entre bi e monomassa, eu ja havia decidido optar pelo bi massa mantendo o esquema original. Mas resolvi seguir ate Gaspar/S.C e falei pessoalmente com o Sr. Kazu (um japa gente finissima) que abriu o livro sobre o volante mono que ele fabrica. Acreditei no projeto dele e vou relatar o ocorrido.
Arranque suave, sem um minimo de vibração, NÃO VIBRA nada!!! Engate de marchas ficou igual. O peso do pedal permanece o mesmo. A unica diferença é que a velocidade final perde 10 km p/hr. A mha picape não passava de 165 km, agora sua máxima é de 155 km. Melhorou muito em baixa!!Ficou uma tocada mais suave, Pra quem for fazer trilha é uma beleza! Pra mim ficou ótimo, pois atende exatamente o que eu queria.
Plato e disco permanece o mesmo. Disco c/ molas e plato usado no bi massa.
Troquei td,( novo) pois acho q agora terei uma embreagem pra no minimo 150 mil km.
Então é isso, estou satisfeito com a escolha e agora é tocar em frente.
Karlan, muito interessante seu comentario, se colocou o de Gaspar que pesa 18kgs e perdeu 10 km/h mas melhorou bem o torque em baixa, como ficou a retomada o motor esta pedindo reducão com mais frequência?
E quem colocou o rigido da MWM com 29kgs não notou nada? a perda de velocidade deve ter sido maior não? e o torque deve ter melhorado bem.
Pablo RR
03/02/2012, 12:03
Estou com o rigido MWM a 42.000km. Não há vibrações também. Há um ruido maior em marcha lenta. que pode ser retirado aumentando a marcha lenta, não alterei, o que é um peido pra quem tá cag***. o mwm não é nada silencioso mesmo. Em marcha não notei nenhuma diferença. O carro sobe rampas inclinadas apenas no controle de embreagem, o que não fazia antes. Não sei se meu carro perdeu velocidade, mas minha Frontier com pneus 31" passa de 160km/h no GPS.
Karlan77
03/02/2012, 13:05
Karlan, muito interessante seu comentario, se colocou o de Gaspar que pesa 18kgs e perdeu 10 km/h mas melhorou bem o torque em baixa, como ficou a retomada o motor esta pedindo reducão com mais frequência?
E quem colocou o rigido da MWM com 29kgs não notou nada? a perda de velocidade deve ter sido maior não? e o torque deve ter melhorado bem.
Não notei perda de retomada. A saída dela ficou mais rápida, isso eu senti muito.
GuilhermeThunder
25/07/2012, 15:44
Estou com uma vibração no chassi quando andando a 80-100 por hora. Achei que era o rolamento do cardan mas gastei dinheiro a toa.....
Surgiu a suspeita de ser volante, mas não sei o padrão de vibração que o volante gera. Na arrancada não treme, e embreagem não
trepida. Alguma dica?
Karlan77
25/07/2012, 16:29
Vibração no chassi pode ser cardã desbalanceado, desmonte todo o conjunto, verifique cruzetas, rolamento rei e leve em um alinhador que seja especializado em cardã. é 99% de ser isso. Alguma mandada mais forte, ou ate mesmo algo que tenha entortado o cardã faz essa vibração. Ah, e o balanceamento de rodas? ta td certo???
DieselPower
25/07/2012, 21:15
Estou com uma vibração no chassi quando andando a 80-100 por hora. Achei que era o rolamento do cardan mas gastei dinheiro a toa.....
Surgiu a suspeita de ser volante, mas não sei o padrão de vibração que o volante gera. Na arrancada não treme, e embreagem não
trepida. Alguma dica?
Volante com folga excessiva não costuma apresentar este comportamento.
Geralmente ele faz um ruído de ferro batendo quando desliga o motor.
JOEL_DARLAN
25/07/2012, 23:03
Acabo de trocar o kit de embragem e o volante bi massa pelo rígido, peguei hj a pkp no mecânico e achei grande diferença no torque em baixa rotação, bem mais forte..., praticamente não ouve diferença em barulho ou trepidação, só estou sentido as marchar entrarem um pouco mais justas. A embreagem ficou um pouco baixa, o mecânico disse que não tem problemas.. será que devo me preocupar??
Trotta.79
26/07/2012, 07:26
Acabo de trocar o kit de embragem e o volante bi massa pelo rígido, peguei hj a pkp no mecânico e achei grande diferença no torque em baixa rotação, bem mais forte..., praticamente não ouve diferença em barulho ou trepidação, só estou sentido as marchar entrarem um pouco mais justas. A embreagem ficou um pouco baixa, o mecânico disse que não tem problemas.. será que devo me preocupar??
É difícil sair todo o ar do circuito hidráulico da embreagem de uma vezada só. Volte no seu mecânico no dia seguinte e peça para fazer outra sangria, costuma melhorar. Se precisar faça uma terceira no outro dia. Abs.
É difícil sair todo o ar do circuito hidráulico da embreagem de uma vezada só. Volte no seu mecânico no dia seguinte e peça para fazer outra sangria, costuma melhorar. Se precisar faça uma terceira no outro dia. Abs.
Amigos com relação ao Volante Bi-Massa x Rígido, por experiencia Própria: Minha Blazer 2.8 Apresentou Problema de perda de Potencia e Barulho tipo ferro nas arrancadas, De cara percebi que era problema de embreagem. Desmontado foi constato problema, em todo conjunto: Plator, disco, Atuador e Pior, Volante Bi-massa com excesso de Folga.
Optei pelo Volante Rígido Basicamente por acreditar que a Trepidação seria Suave Suportável, e Também pelo Preço , durabilidade Visto que o Bi-massa apresenta problema recorrente .
Meu Mecânico que Trabalhou Muitos anos na GM não achou boa a Ideia dizendo ter visto muitos clientes retornando por não suportarem a Vibração, Mesmo assim fui de rígido, Resultado: Realmente existe trepidação e um Chiado na Caixa de mudança em Marcha Lenta, quando se coloca o pé some. Também Notei da 2 para 3 marcha, esses dias deixei o tampão traseiro mau fechado ao sair foi uma Loucura de trepidar.
Há sim, todas as peças colocadas foram Luck disco com mola....
felipewg
28/08/2012, 15:44
Pessoal,
estive ontem na Orbid (fornecedora MWM com filial em minha cidade - http://www.orbid.com.br (http://www.orbid.com.br/)) para comprar os filtros de combustível e de motor para minha Frontier (R$ 45,00 cada um, sem o sensor no filtro de combustível - vou usar o mesmo) e em conversa com o vendedor ele me informou q a MWM teria lançado, há cerca de mês e meio, um volante bi-massa de marcaprópria.
Aproveitei e pedi um orçamento: o preço deste novo volante bi-massa, na filial daqui, fica na faixa de R$ 1.600,00. Se for aproveitar pra trocar tudo (volante, plato, disco e atuador) fica na faixa de 2.700,00 (as peças).
Lembro que na época q deu problema aqui, trocamos pelo rígido (em função do custo), pois apenas pelo volante bi-massa eu havia achado por quase R$ 4.000,00 (em outras fornecedoras - a Orbid só tinha o rígido na época).
Fiz a troca na minha pelo rígido e procedi conforme as dicas aqui do fórum, ou seja, troquei volante, platô e disco, mais os parafusos que tinham de ser adequados ao mono-massa.
Em ponto morto, com embreagem solta, faz um ruído mais alto, mas no mais, tá rodando tranquila.
Alguém já ouviu falar deste laçamento da MWM??
Abs!!!
Felipe
rickalfa
07/09/2012, 19:45
Amigos do fórum farei um breve comentário da experiência que obtive e em seguida umas perguntas em relação ao bimassa, blz?
Possuo uma s10 mwm 10/11 cujo bimassa começou a fazer uns estalos. Como já tinha conhecimento do problema através dos parceiros aqui do fórum eu fiz a troca por um volante sólido da própria mwm, assim como disco e platô (sachs), atuador (skf se não me engano) e os parafusos próprios para o volante sólido. O que o colega falou aqui embaixo sobre um ruído ao soltar a embreagem com o carro em ponto morto eu também constatei isso, mas, eu também já tinha lido aqui no fórum que segundo a mwm isso é normal.
Agora eu estou sentindo o carro mais áspero e ao mesmo tempo mais esperto isso é verdade?
Outra coisa que constatei é que o carro com o volante sólido não gosta muito de utilizar marchas altas em velocidade mais baixa (método carga), isso é normal?
O volante sólido da Frontier é exatamente igual ao da s10 ou difere algo?
Os discos e platô de embreagem quando novos costumam fazer um cheiro de queimado após uma esticada de marcha (moderada)?
Desde já ficou agradecido demais aos colegas do site.
Se cometi algum erro na minha postagem por favor me corrijam.
Pessoal,
estive ontem na Orbid (fornecedora MWM com filial em minha cidade - http://www.orbid.com.br (http://www.orbid.com.br/)) para comprar os filtros de combustível e de motor para minha Frontier (R$ 45,00 cada um, sem o sensor no filtro de combustível - vou usar o mesmo) e em conversa com o vendedor ele me informou q a MWM teria lançado, há cerca de mês e meio, um volante bi-massa de marcaprópria.
Aproveitei e pedi um orçamento: o preço deste novo volante bi-massa, na filial daqui, fica na faixa de R$ 1.600,00. Se for aproveitar pra trocar tudo (volante, plato, disco e atuador) fica na faixa de 2.700,00 (as peças).
Lembro que na época q deu problema aqui, trocamos pelo rígido (em função do custo), pois apenas pelo volante bi-massa eu havia achado por quase R$ 4.000,00 (em outras fornecedoras - a Orbid só tinha o rígido na época).
Fiz a troca na minha pelo rígido e procedi conforme as dicas aqui do fórum, ou seja, troquei volante, platô e disco, mais os parafusos que tinham de ser adequados ao mono-massa.
Em ponto morto, com embreagem solta, faz um ruído mais alto, mas no mais, tá rodando tranquila.
Alguém já ouviu falar deste laçamento da MWM??
Abs!!!
Felipe
rubemnet
08/09/2012, 00:41
Aqui eu concordo 100% com vc.
Só coloco uma peça alternativa no meu carro, se a mesma tiver um excelente processo de fabricação, do contrário eu fico com a original.
Original ou genuína? Esclareço que original é aquilo que não é recondicionado. É adquirido sem uso diretamente da fábrica. Já genuíno é aquilo que se compra com a marca da montadora (não necessariamente a fabricante). A embalagem vem a marca da montadora, mas quem fabrica é outra empresa.
Ilustrando: Compramos um volante bimassa na concessionária da Nissan. Vem na embalagem Nissan. É uma peça genuína, mas não foi a Nissan quem produziu. Como já dito, foi terceirizada. Quem fabrica? A Luk. Ela fabrica tanto para a Nissan quanto para a MWM. No caso da MWM, ao comprarmos um volante da autorizada, recebemos uma peça genuína MWM, numa caixa da MWM, mas quem fabricou para ela foi a Luk.
Se a peça produzida em Manaus foi fundida pela empresa, é uma peça original. Se remanufaturada é recondicionada ou modificada pela empresa Platinado (que é o que me parece). E muitos torneiros conseguem reproduzir uma peça do inventor. Isso não significa que não é original. É sim, foi fabricada e não remanufaturada (usada e depois de desgastada, recuperada).
Assim é o conceito no ramo industrial e comercial, sem contar o jurídico.
Espero ter ajudado aos colegas com dificuldade na matéria...
Ah! outra coisa: peça paralela e peça original. Tudo o que não é genuíno (comprado na concessionária com a marca da montadora) é paralelo. Não significa que não é original, cujo conceito já citamos acima.
Agora não se confunde a paralela de 1ª linha (peças Luk, Sarchs são as fabricantes das montadoras) com paralelas de 2ª linha das que não são detentoras das patentes, fazem cópias com material mais barato e pouca qualidade. É como comprar sapatos de Nova Serrana/MG, hhehehe)
Aliás, ontem procurei um mec novo para avaliar minha embreagem e eu disse que era tudo Luk e MWM (volante). Então ele me disse que tem que avaliar se é mesmo Luk pois está havendo falsificação no mercado (?) Estranhei essa informação! Não senti firmeza não... Vou procurar por outro.
rubemnet
08/09/2012, 01:06
Senhores, depois que troquei meu volante para rígido MWM em março2012, troquei atuador também. Pouco tempo depois começou apresentar problemas no encaixe da 5ª, quando acima dos 90KM depois de colocar na "banguela". está arranhando para entrar. Só entra com repique.
Li o link VOLANTE BI MASSA (http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/forum/9-reparador-para-reparador/40385-volante-bi-massa) postado aqui, e um meca disse que no Bimassa a regulagem da embreagem é normal e no Monomassa tem que alongar a haste da embreagem. Seria esse meu problema? A embreagem troque luk em Fev2012.
Algumém já teve esse problema ou tem alguma dica? Será bem-vinda!
Francisco Maciel
08/09/2012, 01:56
Senhores, depois que troquei meu volante para rígido MWM em março2012, troquei atuador também. Pouco tempo depois começou apresentar problemas no encaixe da 5ª, quando acima dos 90KM depois de colocar na "banguela". está arranhando para entrar. Só entra com repique.
Li o link VOLANTE BI MASSA (http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/forum/9-reparador-para-reparador/40385-volante-bi-massa) postado aqui, e um meca disse que no Bimassa a regulagem da embreagem é normal e no Monomassa tem que alongar a haste da embreagem. Seria esse meu problema? A embreagem troque luk em Fev2012.
Se sua embreagen for hidráulica essa afirmação é totalmente equivocada.
rubemnet
09/09/2012, 09:10
Se sua embreagen for hidráulica essa afirmação é totalmente equivocada.
Pois é Francisco. Frontier 2003 é hidráulica!
Pablo RR
10/09/2012, 10:18
Nao costuma deixar minha Frontier na banguela, mas nunca tive problemas para passar marchas nela. Já estou a 51.000km com volante rígido. Nunca arranhou, nunca escapou, e nunca tive dificuldades de colocar qualquer marcha.
NA instalação do volante rígido (MWM), troquei kit de embreagem (plato e disco luk) e atuador (sachs). Não foi feito qualquer alteração no carro. A unica coisa que mudou mesmo, foi o barulho da partida, cheguei até a trocar o bendix, mas continuou, então voltei o original.
Trotta.79
10/09/2012, 18:26
A sangria da embreagem da Xterra/Frontier é foda, muitos mecânicos não a fazem completamente. Quando troquei pela última vez fiz a sangria 3 vezes, duas no mesmo dia e uma no segundo dua, onde ela ficou perfeita. Não sei pq o ar não sai com facilidade.
A regulagem de Haste não tem nada a ver com volante rígido ou bi. Mas se vc regulá-la e ficar boa, manda ver.
rubemnet
10/09/2012, 23:15
A sangria da embreagem da Xterra/Frontier é foda, muitos mecânicos não a fazem completamente. Quando troquei pela última vez fiz a sangria 3 vezes, duas no mesmo dia e uma no segundo dua, onde ela ficou perfeita. Não sei pq o ar não sai com facilidade.
A regulagem de Haste não tem nada a ver com volante rígido ou bi. Mas se vc regulá-la e ficar boa, manda ver.
É Trotta, o Francisco também disse.
Quanto à sangria, eu fiz a sangria pessoalmente. Foi 1L de oleo na brincadeira... Compensa brincar mais? Hoje não deu para mexer na haste. Minha maçaneta da tampa traseira pirou. As pequenas pecinhas que encaixam no plástico da tampa (como se fossem porcas), nas quais os parafusos se encaixam, não firmam mais. Foi uma tarde só para abrir aquela coisa. Fazem só para quebrar e descartar. Mas se ferraram comigo.
Não consegui tirar a tampa de plástico para fora para manusear, então, foi encaixada mesmo, como muito cuidado para os parafusos não caírem dentro da tampa.
Tinha a São Araldite na cx de ferramentas. Fiz o patuá e coloquei nos orifícios dos dois parafusos. Em seguida coloquei as duas pecinhas. Amanhã vou ver o estrago. Se tudo der certo como planejei, os parafusos ficarão bem apertados.
Se alguém for fazer isso, cuidado com a peça da direita. Ela é vasada. Se não tomar cuidado, vai acontecer o que aconteceu comigo. Mesmo tendo colocado papel higiênico por dentro para a cola não entrar no orifício, ela entrou.
Então tive de com muito jeito, ir limpando antes dela se secar.
Se tudo der certo, amanhã falo o que deu.
Esqueço das fotos. Mas não tem como eu com a mão na graxa pegar numa máquina de 2mil pratas, né.. heheheheh
Abraço a todos!
Alemao94
02/10/2012, 14:41
Olá, pessoal.
Este post esta meio atrasado mas vou fazer msm assim!
Tenho des de zero uma Frontier 2004 2.8 TDi mecanica e esta com 280.000 km esbanjando saude!!
Embreagem nunca foi trocada e esta boa ainda!( Só saber andar com pickup diesel, que n é = carro)
Bom indo ao assunto...
Ja deu problema no volante Bi-massa duas vezes e agora nao faz um mes que foi trocado.
Volante Bi-massa foi colocado no carro por um motivo! Ele custa 2x mais caro dura muuuuuito menos.
ATENÇÃO: SE VOCÊ NÃO COLOCAR O BIMASSA, VAI RACHAR O VIRABREQUIM NO MEIO.
Este motor requer este tipo de voltante porque ele ajuda a equilibrar o conjunto do motor e caixa!
Você pode dar a sorte de rodar 100 mil km com o volante rigido e nao acontecer nadinha.
E pode tambem sair do mecanico rodar 1000 km e rachar o virabrequim! AI SIM VC VAI ECONOMIZAR SEUS MIL E POCOS REAIS COM CERTEZA!!!
Nada é por acaso, se foi colocado essa peça COM CERTEZA TEM UM MOTIVO.
Pergunte para qualquer BOM MECANICO ele vai lhe responder exatamente oq eu disse aqui!
Boa sorte a todos e cuidem de suas Forntier, que tem poucos carros que chegam aos pes delas!!
Abraço.
Trotta.79
02/10/2012, 16:25
Olá, pessoal.
Tenho des de zero uma Frontier 2004 2.8 TDi mecanica e esta com 280.000 km esbanjando saude!!
Embreagem nunca foi trocada e esta boa ainda!( Só saber andar com pickup diesel, que n é = carro)
Bom indo ao assunto...
Ja deu problema no volante Bi-massa duas vezes e agora nao faz um mes que foi trocado.
Volante Bi-massa foi colocado no carro por um motivo! Ele custa 2x mais caro dura muuuuuito menos.
Este motor requer este tipo de voltante porque ele ajuda a equilibrar o conjunto do motor e caixa!
Você pode dar a sorte de rodar 100 mil km com o volante rigido e nao acontecer nadinha.
E pode tambem sair do mecanico rodar 1000 km e rachar o virabrequim! AI SIM VC VAI ECONOMIZAR SEUS MIL E POCOS REAIS COM CERTEZA!!!
Pergunte para qualquer BOM MECANICO ele vai lhe responder exatamente oq eu disse aqui!
Boa sorte a todos e cuidem de suas Forntier, que tem poucos carros que chegam aos pes delas!!
Abraço.
Olá amigo,
Acho que não é nem o caso de perguntar a um bom mecânico. É o caso de perguntar ao próprio fabricante do motor que projetou e desenvolveu com milhares de horas de testes. A MWM. A resposta dela foi um volante rígido! Portanto, se a própria MWM, que respeito muito, me diz: Pode usar o volante rígido, eu uso! Me perdoe todos os bons mecânicos, mas até hoje não vi nenhum relato de prejuízo ao motor ou à caixa (como a css adora falar).
Abs
rubemnet
02/10/2012, 16:37
Olá, pessoal.
Bom indo ao assunto...
Abraço.
Coloquei o rígido da MWM. Tem problema não. Se der pau a MWM também leva pau porque tenho os documentos dela fazendo a propaganda da peça...
Alemao94
02/10/2012, 22:21
Olá amigo,
Acho que não é nem o caso de perguntar a um bom mecânico. É o caso de perguntar ao próprio fabricante do motor que projetou e desenvolveu com milhares de horas de testes. A MWM. A resposta dela foi um volante rígido! Portanto, se a própria MWM, que respeito muito, me diz: Pode usar o volante rígido, eu uso! Me perdoe todos os bons mecânicos, mas até hoje não vi nenhum relato de prejuízo ao motor ou à caixa (como a css adora falar).
Abs
Ok amigo, se voce mesmo disse que eles passam por milhares de testes (o que eh verdade), me explique, PORQUE eles colocariam um volante que estraga facil, custa carissimo, para os clientes reclamarem do produto( O veiculo todo em si)??
Se a peça trouxesse apenas menos ruido para o conjunto??? O motor diesel sempre vai vibrar e fazer muito barulho msm!
Desculpe minha ignorancia, mas me explique por favor!
Ja falei com outros donos de frontier, que colocaram o rigido e raxou o virabrequim. Outros trocaram 1 semana depois de colocar o rigido.
MAAASss vou perguntar para um colega meu que trabalha na MWM, com certeza ele vai me informar exatamente oq é o certo!
Se eu estiver enganado.. te informo aki msm!
Abraço
Trotta.79
02/10/2012, 22:54
Olá amigo,
Abs
Ok amigo, se voce mesmo disse que eles passam por milhares de testes (o que eh verdade), me explique, PORQUE eles colocariam um volante que estraga facil, custa carissimo, para os clientes reclamarem do produto( O veiculo todo em si)??
Se a peça trouxesse apenas menos ruido para o conjunto??? O motor diesel sempre vai vibrar e fazer muito barulho msm!
Desculpe minha ignorancia, mas me explique por favor!
Ja falei com outros donos de frontier, que colocaram o rigido e raxou o virabrequim. Outros trocaram 1 semana depois de colocar o rigido.
MAAASss vou perguntar para um colega meu que trabalha na MWM, com certeza ele vai me informar exatamente oq é o certo!
Se eu estiver enganado.. te informo aki msm!
Abraço
Ok amigo, lhe informo com prazer.
O mesmo motor MWM Sprint 2.8 que equipa a Xterra e Frontier também equipa o Troller. O Troller, com o mesmo motor e caixa praticamente iguais não possui volante bi-massa e sim o rígido de fábrica. Como um pouquinho de vibração (mas um pouquinho mesmo, quase imperceptível) não era um problema para a viatura, os engenheiros adotaram o volante rígido.
A Xterra e a Frontier eram carros muito caros e o perfil do comprador que a Nissan queria atingir exigia o máximo de conforto possível, então os engenheiros da NISSAN e MWM acharam melhor adotar o volante bi-massa ao invés de adotar o rígido que equipava o Troller.
Como o volante bi-massa era muito caro, a MWM lançou um volante rígido para a Xterra/Frontier que atende da mesma forma a durabilidade do motor e caixa.
Acho que está bem explicado.
Abs.
Alemao94
02/10/2012, 23:16
Realmente, faz sentido.
Mas ainda vou lhe passar o que o meu amigo da MWM me disser sobre estes volantes!
Abraço.
marcio_bispo
04/10/2012, 06:53
Realmente, faz sentido.
Mas ainda vou lhe passar o que o meu amigo da MWM me disser sobre estes volantes!
Abraço.
Acho que o pessoal andou instalando por aí foi volante paralelo ou soldado, com balanceamento deficiente. Ai vai quebrar mesmo.
Meu meca atual veio com esta, quando falei que estava com o rígido, veio com esta história.
Daí perguntei se ele já tinha visto virabrequim quebrado de frontier quebrado por volante rígido, pessoalmente, o ele disse que não. Depois lhe perguntei se tinha conhecimento de problemas cronicos nos trollers 2.8 por terem um volante rígido e motor MWM, ele disse que desconhecia. E olha quer ele trabalha com o pessoal do jipe clube de Brasília.
Olá amigos,
estou com minha Wahine (frontier 2006 4x4 turbo diesel com 90.000km) no cavalete pela segunda vez este ano por conta do atuador da embreagem.
A primeira vez, foi feito o serviço numa oficina sem muita especialização em caminhonetes nem em diesel, troquei somente o atuador por um original de 380,00. O mecanico me informou na época com 80.000km que eu ainda tinha embreagem suficiente e não precisaria trocá-la. Ela nunca tinha apresentado barulho de bater lata nem estava patinando. Fiquei satisfeito apesar de ter achado carissima a mao de obra de 500,00 reais para sacar o cambio.
A uns 3.000 km atrás comecei a notar uma vibração estranha ao retomar com força após uma lombada, ou numa saída mais brusca, e até mesmo numa retomada mais crítica. Fiquei com medo de ser algo no cardan, ou no diferencial entao passei a pilotar mais maneiro pro barulho não aparecer mas ja devia ser a embreagem patinando. Como estou sempre no litoral, nao sei se é a umidade ou a maresia que deixa minhas baterias fracas, o que sei é que por conta de uma bateria fraca comecei a perceber o tal barulho de bater lata ao dar a partida. Este barulho foi aumentando até que uma hora o pedal da embreagem baixou de vez e eu ja nao conseguia mais trocar as marchas.
Parei então no mecanico. Desta vez um mecanico especializado em preparação de pickups para rally muito experiente. Ao baixar o cambio pensando ser somente o atuador eis que o problema maior foi no Volante do motor. Segundo ele o mal uso da embreagem, descanso do pé sobre o pedal e trafego em baixa velocidade em marchas altas, combinado com a falta de sangria e troca semestral do fluido de embreagem foi o causador do estrago. Como peguei o carro com 70.000km, nao sei como pilotava o antigo dono então acredito que possa bem ter sido este o problema. Ainda segundo o mecanico, uma oscilação maior que o comum do sistema bimassa gasta a embreagem mais rapidamente e o aumento da pressão acaba estourando o atuador justamente para não estourar o virabrequim ou as engrenagens do cambio.
Ao procurar as peças me deparei com a dúvida da abertura deste tópico. Bimassa ou Rígido?
A diferença de preços não é o que mais me incomoda, e sim a duvida em saber qual sistema vai durar mais tempo sem dar problemas. Pois 90.000 km para uma peça de 1500 reais é muito pouco no caso do bimassa, mesmo sabendo que é a melhor opção dentro de sua vida útil, sendo que uma rigida de 1000 reais pode durar cerca de 300.000 km ou mais, só que não sabemos se este aumento de vibração vai ficar estourando meu atuador a cada 10.000 km e diminuindo a durabilidade da embreagem, além disso fica a dúvida em saber se o sistema não vai ficar fragilizado podendo comprometer motor, cambio, cardan, diferencial...
Pelo que pude ver, parece que o projeto do sr. Luis de Manaus é o mais garantido! Pois diz ser bem mais duravel que o bimassa e bem mais suave que o rígido mwm. A seu favor tem a luk que esta produzindo plato e disco especificos para ele (sera que é verdade?) e os 3 anos de garantia que ele oferece. Mas como acreditar se estou a tantos kms de distancia, e nao temos muitas pessoas utilizando. Soube que ele vendeu 250 destes para S10 e 76 para Frontier, mas o número me parece baixo. Como poderia a Luk produzir discos e platos especificos para um numero tao baixo de pedidos? Me disseram também que ele ganhou um premio de inovação com o volante da Frontier 2012. A duvida só aumenta. Mas acho que se ele me oferecer uma boa forma de pagamento e uma garantia real que o produto vai chegar aqui e vai ser facilmente instalado pelo meu mecanico e que nao vai me dar problema, e que se der problema ele vai me pagar a mao de obra. Aí eu compro dele!
Vamos ver na segunda-feira o que eu decido! postarei aos amigos do forum!
Abraços
Tiago
marcio_bispo
07/10/2012, 12:01
Tiago, vc já andou em uma fronteir ou Xterra com o volante rígido original da MWM?
Olá amigos,
estou com minha Wahine (frontier 2006 4x4 turbo diesel com 90.000km) no cavalete pela segunda vez este ano por conta do atuador da embreagem.
A primeira vez, foi feito o serviço numa oficina sem muita especialização em caminhonetes nem em diesel, troquei somente o atuador por um original de 380,00. O mecanico me informou na época com 80.000km que eu ainda tinha embreagem suficiente e não precisaria trocá-la. Ela nunca tinha apresentado barulho de bater lata nem estava patinando. Fiquei satisfeito apesar de ter achado carissima a mao de obra de 500,00 reais para sacar o cambio.
A uns 3.000 km atrás comecei a notar uma vibração estranha ao retomar com força após uma lombada, ou numa saída mais brusca, e até mesmo numa retomada mais crítica. Fiquei com medo de ser algo no cardan, ou no diferencial entao passei a pilotar mais maneiro pro barulho não aparecer mas ja devia ser a embreagem patinando. Como estou sempre no litoral, nao sei se é a umidade ou a maresia que deixa minhas baterias fracas, o que sei é que por conta de uma bateria fraca comecei a perceber o tal barulho de bater lata ao dar a partida. Este barulho foi aumentando até que uma hora o pedal da embreagem baixou de vez e eu ja nao conseguia mais trocar as marchas.
Parei então no mecanico. Desta vez um mecanico especializado em preparação de pickups para rally muito experiente. Ao baixar o cambio pensando ser somente o atuador eis que o problema maior foi no Volante do motor. Segundo ele o mal uso da embreagem, descanso do pé sobre o pedal e trafego em baixa velocidade em marchas altas, combinado com a falta de sangria e troca semestral do fluido de embreagem foi o causador do estrago. Como peguei o carro com 70.000km, nao sei como pilotava o antigo dono então acredito que possa bem ter sido este o problema. Ainda segundo o mecanico, uma oscilação maior que o comum do sistema bimassa gasta a embreagem mais rapidamente e o aumento da pressão acaba estourando o atuador justamente para não estourar o virabrequim ou as engrenagens do cambio.
Ao procurar as peças me deparei com a dúvida da abertura deste tópico. Bimassa ou Rígido?
A diferença de preços não é o que mais me incomoda, e sim a duvida em saber qual sistema vai durar mais tempo sem dar problemas. Pois 90.000 km para uma peça de 1500 reais é muito pouco no caso do bimassa, mesmo sabendo que é a melhor opção dentro de sua vida útil, sendo que uma rigida de 1000 reais pode durar cerca de 300.000 km ou mais, só que não sabemos se este aumento de vibração vai ficar estourando meu atuador a cada 10.000 km e diminuindo a durabilidade da embreagem, além disso fica a dúvida em saber se o sistema não vai ficar fragilizado podendo comprometer motor, cambio, cardan, diferencial...
Pelo que pude ver, parece que o projeto do sr. Luis de Manaus é o mais garantido! Pois diz ser bem mais duravel que o bimassa e bem mais suave que o rígido mwm. A seu favor tem a luk que esta produzindo plato e disco especificos para ele (sera que é verdade?) e os 3 anos de garantia que ele oferece. Mas como acreditar se estou a tantos kms de distancia, e nao temos muitas pessoas utilizando. Soube que ele vendeu 250 destes para S10 e 76 para Frontier, mas o número me parece baixo. Como poderia a Luk produzir discos e platos especificos para um numero tao baixo de pedidos? Me disseram também que ele ganhou um premio de inovação com o volante da Frontier 2012. A duvida só aumenta. Mas acho que se ele me oferecer uma boa forma de pagamento e uma garantia real que o produto vai chegar aqui e vai ser facilmente instalado pelo meu mecanico e que nao vai me dar problema, e que se der problema ele vai me pagar a mao de obra. Aí eu compro dele!
Abraços
Tiago
eraldo batata
07/10/2012, 16:26
oi.eu falou de fortaleza galera e tenhou uma frontier attach e quando comprei tinha 70.000km e rodei ate 120.000km com o volante e o kit de embreagem original,começou a ficar trister e com uma dor de cabeça com um barulho muito ruin no carro nao andava parecia um carro a gas natural era ruin,levei pra oficina de um amigo meu q e autorizada da mwm aqui em fortaleza e ele disse q era o volante ai procurei o volante dela original e nao encontrei,liquei pra ele e ele disse q so estava colocando o rigido em todas frontier ,ai comprei o volante e os parafusso e o kit de embreagem tudo MWM e ele trocou pra mi mas nao gostei por que ela ficou vibrando e e com o pedalo da embreagem trepidano e eu fiquei errado marchas e agora ela ta como se tivesse o cadãn rocano o barulho chato o q posso fazer pra resolver isso com essa peças ja comprada e no lugar...obrigado ....
Tiago, vc já andou em uma fronteir ou Xterra com o volante rígido original da MWM?
Marcio, ainda não andei numa frontier com volante rigido, ouvi alguns relatos de quem esta usando, alguns relatam uma vibração ruim outros relatam nao perceberem mudança alguma. O lance é que ao rodar com o veículo com o bimassa estourado outras coisas acabam estragando além do desgaste prematuro da embreagem e do atuador, como é o caso do desgaste da bucha do rolamento do cardan e o desgaste dos conxins do cambio. O efeito dominó não para aí e pode acontecer o desalinhamente e até o empenamento do eixo cardan. Com isso a vibração fica muito forte. Pode ser este o problema do Eraldo Batata.
Eraldo, sugiro a vc que procure algum especialista em cardan para um possivel alinhamento ou se for o caso um desempenamento do eixo cardan.
Outra sugestão que o meu meca me deu foi a de adaptar um cardan sem este rolamento e sem a bucha. Nunca mais eu teria problema com isso. Nao fiz pois o rolamento com a bucha custa de 70 a 250 reais no mercado e essa adaptação ficaria em torno de 1000 reais.
eraldo batata
08/10/2012, 00:40
tiagom,cara eu achou q meu problema nao é com cadan nao cara,pq fiz a serviço nele esse dias tambem coloquei as cruzeta da D-10 com graxeiro e a mesma coisa da frontier,pq era original ainda, e o rolamento de centro q quazer q nao achou mas achei...e tambem tivi um problema de foga nos cavalete de piça de freio quazer nao achou pino mas achei e mandei embucha os cavaletes,e outra cara as peças dela tudo e dificil,e quando acha e da marca GM...cara nao sei o q fazer mas ja gastei 4mil reais e nada...valeu galera.....
Trotta.79
08/10/2012, 08:40
Volante do Motor
Parece que há uma confusão sobre esse assunto.
A MWM recomenda dois volantes para seus motores, o bi-massa que pesa aprox. 17 kg e o rígido que pesa aprox. 27kg.
Essa diferença de peso tem um motivo. A empresa que projetou o motor não iria criá-la atoa.
Acredito que o que fode o motor, como o Márcio Bispo citou, é o uso de volantes diferentes destes. Por exemplo, os da marca MK (rígido)que pesam 17 kg, os bi-massas soldados que passam a ser rígidos com 17 kg e todos os outros que fujam dessa regra da MWM, 17 kg bi-massa e 27 kg rígido.
É bom verificar esses detalhes.
sergiopincelli
09/10/2012, 15:18
Estou sentindo que vou ter que trocar meu volante em breve e estou inclinado a comprar com o Sr Kazu , de BrusqueSC, Gostaria que o nosso colega Karlan, se possível, postasse mais informações sobre o mesmo, já que êle colocou em sua PKP.
Francisco Maciel
09/10/2012, 16:00
Caro Tiago, sou amigo e cliente do centro automotivo platinado, de propriedade do sr. Luis.
Posso garantir que em termos de off-road, picapes e jipes ele é o melhor aqui da nossa região. Dono de uma genialidade incrível.
O produto dele realmente é bom e confiável e pode acreditar que a Luk fornece pra ele. Os volantes são fundidos em uma empresa de São Paulo e usinados em Manaus e como disse, os kits de embreagem são todos Luk.
Quanto ao prêmio de Inovação, também é verdade. Ele ganhou na categoria prata. Veja o facebook do centro automotivo platinado e a matéria de que saiu no site da FIEAM:
https://www.facebook.com/centroautomotivo.platinado?fref=ts
Sistema FIEAM » Fieam » PQA 2012 revela vencedores (http://www.fieam.org.br/site/fieam/pqa-2012-revela-vencedores/)
Não vou ficar fazendo apologia para um e desmerecendo outros, apenas afirmo com convicção que o produto é bom e tem garantia, independente de onde vc esteja.
Um grande abraço.
Olá amigos,
Abraços
Tiago
rubemnet
09/10/2012, 20:00
Caro Tiago, sou amigo e cliente do centro automotivo platinado, de propriedade do sr. Luis.
Posso garantir que em termos de off-road, picapes e jipes ele é o melhor aqui da nossa região. Dono de uma genialidade incrível.
O produto dele realmente é bom e confiável e pode acreditar que a Luk fornece pra ele. Os volantes são fundidos em uma empresa de São Paulo e usinados em Manaus e como disse, os kits de embreagem são todos Luk.
Quanto ao prêmio de Inovação, também é verdade. Ele ganhou na categoria prata. Veja o facebook do centro automotivo platinado e a matéria de que saiu no site da FIEAM:
https://www.facebook.com/centroautomotivo.platinado?fref=ts
Sistema FIEAM » Fieam » PQA 2012 revela vencedores (http://www.fieam.org.br/site/fieam/pqa-2012-revela-vencedores/)
Não vou ficar fazendo apologia para um e desmerecendo outros, apenas afirmo com convicção que o produto é bom e tem garantia, independente de onde vc esteja.
Um grande abraço.
Valeu Francisco. venho acompanhando suas informações e essas me deixa com mais segurança numa transação dessa monta. Por enquanto não preciso, pois coloquei MWM rígido no início do ano. Mas as informações estão sendo armazenadas para futuras consultas.
Um abraço
eraldo batata
09/10/2012, 20:14
galera queria uma soluçao pra isso tudo queria resolver e deixa maquina funcionano muito bem sem nenhum problema,,,galera da uma luz pra isso..quero resolver isso...valeu...
eraldo batata
09/10/2012, 20:28
boa noite caro amigo rubemnet,como ficou sua frontier depois de colocar o rigido?valeu obrigado por sua responta..
Francisco Maciel
09/10/2012, 23:08
Abração Rubemnet.
Valeu Francisco. venho acompanhando suas informações e essas me deixa com mais segurança numa transação dessa monta. Por enquanto não preciso, pois coloquei MWM rígido no início do ano. Mas as informações estão sendo armazenadas para futuras consultas.
Um abraço
rubemnet
10/10/2012, 12:52
boa noite caro amigo rubemnet,como ficou sua frontier depois de colocar o rigido?valeu obrigado por sua responta..
Caro Eraldo, bom dia. O único problema que vi em relação ao bimassa é que ao soltar a embreagem no bimassa, o carro arranca suavemente. Já com o rígido, tenho que soltar a embreagem bem devagar, senão a pkp dá um coice.. heheheh, jumenta! Ela arranca de uma vez! O barulho não vi nada de diferente. Quando ouvi constatei que se tratava das cruzetas do cardã. troquei e pronto! Agora, estou com problemas na embreagem no engate das marchas. Só que troquei retentor, volante do motor, disco, platô e por último, o atuador (coloquei o TRW varga) mas depois deste último apresentou problemas no engate da 5ª depois que coloco em ponto morto... estou investigando ainda!
O barulho que escuto como outros também, quando a máquina está parada e no ponto morto, só melhora quando aperto a embreagem. Então creio que o problema é no atuador ou coisa assim e não no volante... Vamos ver...
Att.
Rubem
eraldo batata
10/10/2012, 20:05
boa meu amigo rubemne,cara nao é problema em nad e so q a embreagem nao ta freano o motor direito ai ficar ruin de engatar marcha,cara sou mecanico de carros pequeno na fiat em fortaleza entrei em contato com amigo meu e ele disse q o defeito e pq o o volante e mas fino e mas pesado cara,vou para ela segunda na oficina pra procura uma soluçao,cara eu gastei ja foi 3mil e nada e foi tudo MWM mesmos a embreagem toda e nao to satifeiro....mas vou ver o q façou valeu;;;
rubemnet
11/10/2012, 20:46
boa meu amigo rubemne,cara nao é problema em nad e so q a embreagem nao ta freano o motor direito ai ficar ruin de engatar marcha,cara sou mecanico de carros pequeno na fiat em fortaleza entrei em contato com amigo meu e ele disse q o defeito e pq o o volante e mas fino e mas pesado cara,vou para ela segunda na oficina pra procura uma soluçao,cara eu gastei ja foi 3mil e nada e foi tudo MWM mesmos a embreagem toda e nao to satifeiro....mas vou ver o q façou valeu;;;
Caramba Eraldo! Vou ficar aguardando o seu resultado. Não quero ficar nessa peregrinação também. Boa sorte e nos mantenha informado.
Atte.
Rubem
Francisco Maciel
12/10/2012, 02:27
Pessoal, estive agora a noite com o Platinado, e ele me disse que essa semana alguém aqui do fórum que ele não guardou o nome, entrou em contato com ele querendo fazer a compra com cartão de crédito online.
Ele me pediu pra divulgar aqui, que por enquanto ele não tem sistema para compras online, que estará criando dentro do site dele uma especie de loja online. Mas pra quem quiser comprar os volantes com cartão de crédito online é pra entrar em contato com ele (92 - 8137-9714), ou com a Kaizer/Nekarth (http://www.nekarth.com.br (http://www.nekarth.com.br/)) que o pagamento poderá ser feito online pela Kaizer, que uma empresa parceira da empresa dele.
O kit completo (volante + platô + disco de embreagem + retentor do volante + 8 parafusos do volante + atuador) = R$2.300,00 + frete de acordo com a região.
Qualquer dúvida, favor entrar em contato com ele. Inclusive vou pedir pra que ele se cadastre aqui no fórum e ele mesmo responda as dúvidas e divulgue seus produtos, afinal de contas nada melhor que o criador, pra falar de sua criatura. Tudo bem que ele é meio avesso a internet.
Abraços a todos e desejo bons negócios pra quem for fazer.
schypula
12/10/2012, 07:47
A minha aconteceu a mesma coisa, ficou ruim o engate da terceira e a constatação e que o problema e no sincronizado
Caro Eraldo, bom dia. O único problema que vi em relação ao bimassa é que ao soltar a embreagem no bimassa, o carro arranca suavemente. Já com o rígido, tenho que soltar a embreagem bem devagar, senão a pkp dá um coice.. heheheh, jumenta! Ela arranca de uma vez! O barulho não vi nada de diferente. Quando ouvi constatei que se tratava das cruzetas do cardã. troquei e pronto! Agora, estou com problemas na embreagem no engate das marchas. Só que troquei retentor, volante do motor, disco, platô e por último, o atuador (coloquei o TRW varga) mas depois deste último apresentou problemas no engate da 5ª depois que coloco em ponto morto... estou investigando ainda!
O barulho que escuto como outros também, quando a máquina está parada e no ponto morto, só melhora quando aperto a embreagem. Então creio que o problema é no atuador ou coisa assim e não no volante... Vamos ver...
Att.
Rubem
rubemnet
12/10/2012, 14:42
Pessoal, estive agora a noite com o Platinado, e ele me disse que essa semana alguém aqui do fórum que ele não guardou o nome, entrou em contato com ele querendo fazer a compra com cartão de crédito online.
Ele me pediu pra divulgar aqui, que por enquanto ele não tem sistema para compras online, que estará criando dentro do site dele uma especie de loja online. Mas pra quem quiser comprar os volantes com cartão de crédito online é pra entrar em contato com ele (92 - 8137-9714), ou com a Kaizer/Nekarth (http://www.nekarth.com.br (http://www.nekarth.com.br/)) que o pagamento poderá ser feito online pela Kaizer, que uma empresa parceira da empresa dele.
O kit completo (volante + platô + disco de embreagem + retentor do volante + 8 parafusos do volante + atuador) = R$2.300,00 + frete de acordo com a região.
Qualquer dúvida, favor entrar em contato com ele. Inclusive vou pedir pra que ele se cadastre aqui no fórum e ele mesmo responda as dúvidas e divulgue seus produtos, afinal de contas nada melhor que o criador, pra falar de sua criatura. Tudo bem que ele é meio avesso a internet.
Abraços a todos e desejo bons negócios pra quem for fazer.
Muito bom Francisco. Obrigado pelas informações!
eraldo batata
17/10/2012, 21:50
oi galera falei hoje com o Luis(plantinado) o cara e muito gente fina,ele tirou as minhas duvidas e vou compra o volante dele proxima semana,ja vou devolver o rigido com o kit de embreagem todo....ele me deu a certeza q ficar 100% original o funcionamento..e ele disse quando troca poder senta o pau nao quebra nao é 3 anos de garantia...valeu galera soluçao tem pra tudo galera só nao tem pra morte....valeu...
joseleiteneto
18/10/2012, 01:28
Bem, vou relatar minha experiência com a frontier mwm que tinhamos na empresa:
Deu problema no famigerado bimassa, trocamos e colocamos volante mwm rígido e o kit de embreagem (com molas). O carro realmente sofreu algumas alterações, foram elas:
- Embreagem um pouco diferente (pouca coisa)
- Impressão de que o diferencial ficou mais Curto!!! Claro que é só impressão, mas o carro perdeu um pouco de velocidade final, pouca coisa. Mas, por outro lado, resolveu um aspecto que eu odiava na frontier, a saída era muito ruim, creio que pela primeira marcha muito longa, ficou bem melhor com o rígido.
- Torque maior, parece uma MULA!!! Na tabatinga braba (lama) era um trator D8.
- A parte do trator d8 também cabe ao barulho rsrs... Sem exagerar agora, o barulho ficou mais alto, mas nada que pertube.
- Maior vibração no cambio e no carro inteiro, nada que prejudique.
- As marchas ficaram um pouco ruins de entrar, mas é jeito... Com o bimassa bastava pisar na embreagem e socar a marcha que ela entrava lisinha, agora, com o rígido, é carro para motoristas, tem que passar a marcha direito, tentar usar o tempo correto, sem reduções absurdas... Se fizer direito, não terá problemas. Se você trocar a marcha rápido demais ela realmente arranhará. Mas querem o que? Isso é uma pickup, UTILITÁRIO, para CARGA, LAMA, TRABALHO, não é um veículo de passeio.
Pessoalmente adorei o rígido, a questão do torque facilitou muito a minha vida puxando um famigerado reboque carregado com 2 mil KG, e olha que ainda socávamos 700 KG na caçamba.
Se você não se preocupa com as diferenças que citei, principamente barulho, troca de marchas e velocidade final, o rígido lhe fará feliz... Caso você seja entusiasta e use o carro para passeios, com usos de automóvel, não recomendo o rígido MWM.
Espero que tenha sido claro na minha experiência com o bimassa.
* PS: Saudades da Caipora (nome da frontier).
rubemnet
18/10/2012, 21:20
- As marchas ficaram um pouco ruins de entrar, mas é jeito... Com o bimassa bastava pisar na embreagem e socar a marcha que ela entrava lisinha, agora, com o rígido, é carro para motoristas, tem que passar a marcha direito, tentar usar o tempo correto, sem reduções absurdas... Se fizer direito, não terá problemas. Se você trocar a marcha rápido demais ela realmente arranhará. Mas querem o que? Isso é uma pickup, UTILITÁRIO, para CARGA, LAMA, TRABALHO, não é um veículo de passeio.
Olá José, Saudações frontianas!
Creio que meu problema é exatamente esse então. Tenho percebido que na banguela, mesmo a 120Km/h estou conseguindo encaixar a 5ª, mas não posso empurrar, tenho apenas que encostar no engate e esperar ele puxar... Então engata bacana sem arranhar. realmente uma mudança e tanto. Mas quando sobrar capim vou baixar a caixa e fazer uma revisão dos anéis.
Uma abraço a todos
sergiopincelli
26/10/2012, 11:52
A simples substituição do volante bimassa por rígido não altera o engate das marchas e sim a regulagem de altura do pedal, que vai liberar mais ou menos o disco de embreagem. Ontem comprei com o platinado o kit completo de embreagem para a minha frontier, pois o meu está variando a altura do pedal de um momento para o outro. O volante está indo pro saco e a qualquer hora fico na mão. Já troquei o cilindro mestre e agora com a troca do kit vou ficar muito tempo sem problema.Por sorte minha, tinha comprado o carro a menos de tres meses e a agência vai assumir todas as despesas.
rubemnet
26/10/2012, 21:42
A simples substituição do volante bimassa por rígido não altera o engate das marchas e sim a regulagem de altura do pedal, que vai liberar mais ou menos o disco de embreagem. Ontem comprei com o platinado o kit completo de embreagem para a minha frontier, pois o meu está variando a altura do pedal de um momento para o outro. O volante está indo pro saco e a qualquer hora fico na mão. Já troquei o cilindro mestre e agora com a troca do kit vou ficar muito tempo sem problema.Por sorte minha, tinha comprado o carro a menos de tres meses e a agência vai assumir todas as despesas.
Sérgio, já li a respeito e já tentei fazer esse ajuste no pedal, mas não resolveu meu problema, então eu voltei para a posição original. A altura do pedal ficou muito alta... dá uma diferença muito grande também em relação ao pedal do freio (que sei que a regulagem é conforme o uso das pastilhas). Mas da regulagem da embreagem vi diferença alguma.
Abraço
Boa Noite meus amigos! necessito de duas ajudas, a viatura tá com o volante de motor rígido MWM trocado tem uns 2 meses e vem apresentando os seguintes sintomas: ao sair em uma ladeira em primeira marcha faz-se um barulho metálico de alguma coisa arranhando, em segunda marcha tb faz o barulho mas em menor intensidade e conforme as trocas vai sumindo o barulho, agora o outro sintoma ocorre qdo em movimento na quarta marcha e dá uma pisada mais forte no acelerador o carro dá uma patinada na embreagem e em quinta marcha o mesmo sintoma, o q os amigos foristas acham??? é normal??? desde já agradeço a força.
sergiopincelli
29/10/2012, 11:53
Herick, quanto ao barulho metálico não sei o que poderia ser, mas embreagem patinando não é normal. Verifica se a regulagem não está enforcando o pedal, pois já que foi trocada seria a única razão para patinar e se continuar usando assim em pouco tempo o disco vai pro saco.
Caros amigos;
Tenho uma frontier 2010 2.5 6T/M que deu problema no volante. Minha dúvida agora é trocar por outro original bimassa ou colocar um rígido MWM. Queria saber tb se esse rígido cabe na minha camionete, porque pelo que vi no fórum me parece que ele é pras frontiers mais antigas. Se alguém poder me ajudar ficarei muito grato e prometo postar aki a experiência com a troca.
abraços
sergiopincelli
14/11/2012, 12:22
Lefer, o motor da sua pkp é NISSAN, portanto o volante MWM não serve, então sua única opção é colocar o original.
sergiopincelli
14/11/2012, 14:40
Acabei da sair da oficina e a pkp ficou ótima com o volante monomassa do PLATINADO- MANAUS. Ao contrário de muitos que reclamaram da vibração, a minha com 800 rpm ficou mais suave sem quase nenhuma vibração. Recomendo o kit do platinado e felizmente acabou meu sofrimento.
Francisco Maciel
15/11/2012, 00:10
Caros amigos;
Tenho uma frontier 2010 2.5 6T/M que deu problema no volante. Minha dúvida agora é trocar por outro original bimassa ou colocar um rígido MWM. Queria saber tb se esse rígido cabe na minha camionete, porque pelo que vi no fórum me parece que ele é pras frontiers mais antigas. Se alguém poder me ajudar ficarei muito grato e prometo postar aki a experiência com a troca.
abraços
Lefer, o Platinado já possui o volante pra sua nova Frontier, com motor 2.5.
Liga pra ele e bate um papo: (92) 8137-9714.
Francisco Maciel
15/11/2012, 00:18
Acabei da sair da oficina e a pkp ficou ótima com o volante monomassa do PLATINADO- MANAUS. Ao contrário de muitos que reclamaram da vibração, a minha com 800 rpm ficou mais suave sem quase nenhuma vibração. Recomendo o kit do platinado e felizmente acabou meu sofrimento.
Sergio, fico feliz com seu depoimento, pois assim como vc tbm uso volante e embreagem by Platinado. E como eu era o único que falava positivamente sobre o produto, gerava certa dúvida quanto a credibilidade do produto e da empresa. Ainda mais quando muitos ainda acreditam que empresas não cometem falhas de desenvolvimento. E que pessoas com conhecimento e empreendorismo são capazes de pegar estas falhas e transformarem em melhorias, para nossos veiculos, que são nossas paixoes.
Valeu pela atenção pesssoal;
Vou dar uma ligada pro Planitado. Pelo que vi por aki ele é o cara. O que me deixa meio frustrado é ter que pagar R$ 2.600 a cada 70mil Km trocando o volante.
vlw
Caros amigos;
abraços
Alguém pode me falar sobre essa frontier ??? se é boa, manutenção, força e etc ????
Francisco Maciel
15/11/2012, 13:24
Valeu pela atenção pesssoal;
Vou dar uma ligada pro Planitado. Pelo que vi por aki ele é o cara. O que me deixa meio frustrado é ter que pagar R$ 2.600 a cada 70mil Km trocando o volante.
vlw
Lefer, depois que vc troca o bimassa pelo monomassa essa troca a cada 70mil para dr ocorrer. Daí pra frente so troca a embreagem qndo precisar.
eraldo batata
17/11/2012, 16:22
galera to doido pra compra esse kit do platinado,mas nao sei como sao as formas de pagamento e ele nao diz a forma de envio,tudo tem q ser bem direitinho ...queria inclui o envio e o valor da peças e soma tudo e saber se ele passar o cartao e divider esse trem.. valeu galera...
galera to doido pra compra esse kit do platinado,mas nao sei como sao as formas de pagamento e ele nao diz a forma de envio,tudo tem q ser bem direitinho ...queria inclui o envio e o valor da peças e soma tudo e saber se ele passar o cartao e divider esse trem.. valeu galera...
Faz contato com ele e tire suas dúvidas diretamente:
Centro Automotivo PLATINADO
Av. Compensa, 415A - Compensa - 69.036-115 - Manaus - Amazonas
Fones: (92) 3625-6193 / 3625-4240
Gerência Comercial - Cel: 8137-9714
atendimento@platinado.net
eraldo batata
17/11/2012, 20:40
Faz contato com ele e tire suas dúvidas diretamente:
Centro Automotivo PLATINADO
Av. Compensa, 415A - Compensa - 69.036-115 - Manaus - Amazonas
Fones: (92) 3625-6193 / 3625-4240
Gerência Comercial - Cel: 8137-9714
atendimento@platinado.net
cara queria saber se vc ja comprou alguma coisa dele?
sergiopincelli
19/11/2012, 12:12
Eraldo, comprei meu kit com o Luiz Carlos (platinado) e não tive nenhum problema, funciona perfeitamente. Quanto ao pagamento somente à vista, pois não tem cadastro com cartão. Achei o Luiz muito correto me ligando várias vezes, ora para saber se tinha chegado a mercadoria e depois para saber se eu tinha ficado satisfeito.
Francisco Maciel
19/11/2012, 19:59
Eraldo, comprei meu kit com o Luiz Carlos (platinado) e não tive nenhum problema, funciona perfeitamente. Quanto ao pagamento somente à vista, pois não tem cadastro com cartão. Achei o Luiz muito correto me ligando várias vezes, ora para saber se tinha chegado a mercadoria e depois para saber se eu tinha ficado satisfeito.
Sérgio, vc tem facebook? O Luis quer adiciona-lo.
sergiopincelli
19/11/2012, 22:25
Face -Sergio Roberto Pincelli.
eraldo batata
21/11/2012, 15:23
cara peder pra ele me add tbm francisco.
l,eu ja ate tentei add. ele mas ele nao add..mas vai ai meu face;Eraldo Queiroz valeu cara por ta me ajudano,e outra ja falei com o luiz 3 vezes e umas da vezes ele falou ate com o dono da oficina (leo) dono da controller em fortaleza..
eraldo batata
21/11/2012, 15:34
valeu sergio.beleza cara é pq eu ja gastei 4 mil nesse carro e nada cara nao queria tira mas dinheiro assim de uma vez do bolsou...entende.ei cara quantou foi teu frente,pq queria saber quarto + ou - eu vou pagar...cara to com outro volante rigido e ele ta fazer uma merda no meu carro ja estorou o rolamento de centro do cadan troquei sabado agora e pelo vistou ja foi tbm o atuado de embreagem q ele ta piado quando pisa no pedal..e cara e porai vai...valeu nao vejo a hora de resolver isso....
eraldo batata
22/11/2012, 00:57
fala meu amigo francisco.fiquei sabendo q vc é uma figura cara pelo platinado...falei com ele hoje me tratou muito bem hoje ligou pra mi e falou muito bem de vc...
Francisco Maciel
22/11/2012, 01:25
fala meu amigo francisco.fiquei sabendo q vc é uma figura cara pelo platinado...falei com ele hoje me tratou muito bem hoje ligou pra mi e falou muito bem de vc...
Eraldo, conheço o Platinado desde 2007, que foi justamente a época que comecei a praticar o off road aqui na minha cidade. Aqui em Manaus ele é uma referência. Atualmente ele tá terminando uns upgrades no meu Bronco, que tem mecânica da Frontier (motor, câmbio e redução). Nesse meu carro eu já uso um dos primeiros volantes pra Frontier que o Luis fabricou, por tanto posso falar que sou um dos primeiros cliente dele. rsrsrs.
A gente sempre troca ideias de projetos, adaptações e ele me presta umas consultorias e eu tbm dou umas consultorias pra ele.
Se um dia tiver chance de conhece-lo pessoalmente, pode ter certeza que vale a oportunidade.
Francisco Maciel
22/11/2012, 01:28
Eraldo, vc ta de oculos escuro na foto do seu face?
eraldo batata
22/11/2012, 23:02
Eraldo, vc ta de oculos escuro na foto do seu face?
sim sou eu mesmos meu amigo.....poder add ai ......
Francisco Maciel
22/11/2012, 23:50
sim sou eu mesmos meu amigo.....poder add ai ......
Já ta adicionado!
eraldo batata
23/11/2012, 21:32
Boa noite galera nao vejo a hora de colocar esse volante de fabricaçao platinado e cia.. nesse meu carro pra ele ficar pefeirto sem nenhum problema pq utimamente vei me dano do de cabeça grande,,mas eu resolvo e verso isso tudooo..uma coisa e certa tem jeito pra tudo so nao tem pra morte.....vou ver se eu quebro esse volante q o platinado me deu 5 anos de garantia,kkkkkkkkkkkkk e se eu quebra ele vem pessoalmente e monta no meu carro....
Francisco Maciel
23/11/2012, 23:54
Boa noite galera nao vejo a hora de colocar esse volante de fabricaçao platinado e cia.. nesse meu carro pra ele ficar pefeirto sem nenhum problema pq utimamente vei me dano do de cabeça grande,,mas eu resolvo e verso isso tudooo..uma coisa e certa tem jeito pra tudo so nao tem pra morte.....vou ver se eu quebro esse volante q o platinado me deu 5 anos de garantia,kkkkkkkkkkkkk e se eu quebra ele vem pessoalmente e monta no meu carro....
Eraldo, eu me considero um cliente chato muito exigente, qndo fui colocar o meu volante, o Platinado me falou a mesma coisa se vc quebrar o volante eu devolvo seu dinheiro e monto seu carro pessoalmente. To desde 2007 tentando quebrar esse volante e não consigo... Olha que eu judio do carro!!!
eraldo batata
24/11/2012, 20:16
Eraldo, eu me considero um cliente chato muito exigente, qndo fui colocar o meu volante, o Platinado me falou a mesma coisa se vc quebrar o volante eu devolvo seu dinheiro e monto seu carro pessoalmente. To desde 2007 tentando quebrar esse volante e não consigo... Olha que eu judio do carro!!!
e cara tbm sou muito exigente,quando algo começar me encomoda eu nao sucesso enquanto nao ajeita.....quero ver se ele vai dura mesmos na minha mao pq meu pai disse q sou testruido de carro.kkkkkkkkvaleu cara abraço....
eraldo batata
26/11/2012, 22:10
garela hoje eu levei o meu caro pra oficina pra tira a caixa de marcha,pra troca o volante rigido pelo volante do meu amigo luis.espero q venha longo pra mi nao ficar sem carro nesse final de ano.....valeu...
eraldo batata
01/12/2012, 09:14
bom dia galera,galera deu certo comprei as peças do meu amigo luis,nao vejo a hora de chegar.pra colocar e o carro ficar pefeito sem nenhum derfeito.o carro ficar empecavel..deu tudo certo ta vindo de aereo tudo foi 2.450.00 paguei em 3 vezes no cartao tudo.cara muito gente fina me tratou muito bem.tom sem carro uma semana mas nessa agora q vem eu ja vou ta no carro 100%...valeu Luis pela sua ajuda q deus te abençoe hoje sempre.....
Francisco Maciel
12/12/2012, 09:47
bom dia galera,galera deu certo comprei as peças do meu amigo luis,nao vejo a hora de chegar.pra colocar e o carro ficar pefeito sem nenhum derfeito.o carro ficar empecavel..deu tudo certo ta vindo de aereo tudo foi 2.450.00 paguei em 3 vezes no cartao tudo.cara muito gente fina me tratou muito bem.tom sem carro uma semana mas nessa agora q vem eu ja vou ta no carro 100%...valeu Luis pela sua ajuda q deus te abençoe hoje sempre.....
Eraldo, deu certo a colocação do volante?
Abraços.
eraldo batata
16/12/2012, 09:46
Eraldo, deu certo a colocação do volante?
Abraços.
Bom dia galera e meu amigo Francisco,deu certo sim cara o carro ficou muito bom cara o produto presta mesmos,só tem um defeito o carro ficar com mas força e se vc se empogar pra andar ela quebra cruzerta ,cardam etc..pq o cara ficar com muita força coloquei 180 nela ontem assim q sair da ofinameu xapa ela ganhar muito toque...passei 3 semans sem carro mas valeu apena,so deu uns problemas aqui na hora da montagem mas nao foi culpa do Luiz ,foi so falta de interese dos mecanico aqui na ofina mas eu resolvi e deu tudo certo. valeu cara bom natal e bom ano novo....
sergiopincelli
26/12/2012, 15:20
Gostaria de alertar aos amigos foristas quanto a qualidade de óleo de freio/embreagem. Há dois meses troquei a embreagem completa da frontier por volante rigido do platinado, (volante,platô,disco,atuadorSKF e cilindro mestre)a PKP saiu da oficina exelente,pedal macio, cambio maravilhoso, etc. Passado alguns dias o pedal começou a vibrar e em momentos baixar e depois extrangular. Fiz varias sangrias e regulagens ora melhorava e depois piorava e já estava ficando desanimado. Analizando o sistema não havia razão lógica para explicar essa variação de altura do pedal e em determinados momentos, no transito, era necessário bombear o pedal para conseguir engatar a marcha. Resolvi dar a última cartada antes de trocar o cilindro mestre, que não é original. Comprei o fluido vargaDOT4 fiz a troca e pronto BINGO, acabou a dor de cabeça.
Francisco Maciel
26/12/2012, 16:00
Gostaria de alertar aos amigos foristas quanto a qualidade de óleo de freio/embreagem. Há dois meses troquei a embreagem completa da frontier por volante rigido do platinado, (volante,platô,disco,atuadorSKF e cilindro mestre)a PKP saiu da oficina exelente,pedal macio, cambio maravilhoso, etc. Passado alguns dias o pedal começou a vibrar e em momentos baixar e depois extrangular. Fiz varias sangrias e regulagens ora melhorava e depois piorava e já estava ficando desanimado. Analizando o sistema não havia razão lógica para explicar essa variação de altura do pedal e em determinados momentos, no transito, era necessário bombear o pedal para conseguir engatar a marcha. Resolvi dar a última cartada antes de trocar o cilindro mestre, que não é original. Comprei o fluido vargaDOT4 fiz a troca e pronto BINGO, acabou a dor de cabeça.
Caro Sergio, qual óleo usava anteriormente?
sergiopincelli
27/12/2012, 12:44
Não sei qual o óleo que foi colocado na oficina que fez a troca da embreagem, mas segui conselho de um amigo que tem oficina e só usa o VARGA, pois teve problemas com fluidos de outras marcas.
jeanform
04/01/2013, 20:53
Olá rapaziada.... Tenho uma dúvida e gostaria da ajuda dos amigos.. Levei Minha Xterra 2004 para troca do Kit de embreagem, o mecânico falou que obrigatoriamente tem que trocar também o volante bi massa por outro bi massa... perguntei a ele se tinha alguma defeito no volante atual, ele falou que não, mas , se eu trocar o kit o volante vai desgastar mais rapidamente todo o conjunto da embreagem ou vice-versa. Tenho que trocar realmente o volante bi massa mesmo não constatando defeito? Procede a informação do mecânico? Abraços a todos e feliz 2013....
Trotta.79
04/01/2013, 21:30
Olá rapaziada.... Tenho uma dúvida e gostaria da ajuda dos amigos.. Levei Minha Xterra 2004 para troca do Kit de embreagem, o mecânico falou que obrigatoriamente tem que trocar também o volante bi massa por outro bi massa... perguntei a ele se tinha alguma defeito no volante atual, ele falou que não, mas , se eu trocar o kit o volante vai desgastar mais rapidamente todo o conjunto da embreagem ou vice-versa. Tenho que trocar realmente o volante bi massa mesmo não constatando defeito? Procede a informação do mecânico? Abraços a todos e feliz 2013....
Olá amigo, não procede. O volante do motor, assim como a embreagem podem durar 30 mil km ou 160 mil km, depende de como o veículo é usado e como é manejado.
O volante bi-massa pode ter até 2 dentes para cada lado de folga. Se abrir e já estiver com essa folga toda é bom trocar o volante e retentor do motor.
Recomendo o volante rígido para que vc nunca mais lembre de volante.
Abs
jeanform
04/01/2013, 21:39
Olá Trotta.79, obrigado pela informação. Tem uma folgazinha, mas pelo que percebi é muito pouca, acho que é normal, não chega nem a um dente, na próxima troca coloco um rígido sim. Abraços...
marcelohmuller
10/01/2013, 12:57
Comprei numa loja chamada Orbid, encontrei o telefone na pagina da MWM, eles são representantes da mwm, a embreagem e original(luk) da frontier, q é a mesma da s10, o volante e o atuador da s10 são diferentes...
Lembrando ao amigo q quando for trocar o volante, não esquecer de comprar os parafusos originais para volante rigido.
Nesta lojo q comprei as peças, se vc comprar em nome de empresa o desconto é maior, eles tem filtros de comb. original mwm a R$ 47,00...
Telefone da Orbid Porto Alegre 51-21315100/33444443
Qualquer duvida prende o grito...
Pessoal,
alguem sabe indicar uma meânica boa para manutenção da Xterra. Estava levando na JC Lui, mas haja dinheiro! Qualquer coisa lá eles trocam tudo e é um balaio de dinheiro. Mão de obra deles é muito cara! Diego, onde tu levou para trocar o Volante!
Abraços
Marcelo Müller
jeanform
10/01/2013, 16:03
Bom pessoal, problema resolvido. Coloquei o volante rígido na minha Xterra 2004 com o Kit de embreagem original MWM "LUK" e o atuador SKF. RESULTADO: PERFEITO...... Tá nova de novo.... Quase não percebe a diferença, pois ficou bem melhor..... Ops. Tem algum tópico no fórum que fale sobre lanternas? Não consigo encontrar a lanterna da luz de placa da Nissan Xterra 2004..Agradeço quem souber... Abraços..
achoefel
22/01/2013, 08:35
Bom dia. Comprei uma xterra 2005 faz menos de uma semana. Quando dou a partida ela dá um barulho, tipo um estalo, e quando desligo ela, tbem. Ontem começou um barulhão que não sei se é do motor ou deste volante bi massa, que só aparece em marcha lenta, quando acelero ele some. E hoje pela manhã, incrivelmente sumiu o tal barulho. Uma coisa que senti quando este barulho ocorre é que quando piso na embreagem, parece que tem uma certa trepidação no pedal. o óleo daquele copinho da embreagem está no nivel normal. Ela não dá nenhum tranco quando arranco ou estou andando.
Minha duvida é se é realmente o tal volante bi massa. É possivel ele estando com problema, as vezes sumir o barulho?
marcio_bispo
26/01/2013, 16:17
Tive problemas com meu volante bi-massa e tive uns sintomas estranhos tipo vibrações que surgiam e sumiam, tem toda a cara de ser o volante, se o mesmo o bimassa.
Bom dia. Comprei uma xterra 2005 faz menos de uma semana. Quando dou a partida ela dá um barulho, tipo um estalo, e quando desligo ela, tbem. Ontem começou um barulhão que não sei se é do motor ou deste volante bi massa, que só aparece em marcha lenta, quando acelero ele some. E hoje pela manhã, incrivelmente sumiu o tal barulho. Uma coisa que senti quando este barulho ocorre é que quando piso na embreagem, parece que tem uma certa trepidação no pedal. o óleo daquele copinho da embreagem está no nivel normal. Ela não dá nenhum tranco quando arranco ou estou andando.
Minha duvida é se é realmente o tal volante bi massa. É possivel ele estando com problema, as vezes sumir o barulho?
JorgeAragao1
31/01/2013, 02:50
Boa Noite Colega Achoefel,
Quando comprei a minha frontier tinha um barulho que sumia ao pisar na embreagem, fui em 4 oficinas e todas disseram ser o volante que seria bi-massa e estaria avariado, vou relatar para vc os sintomas da minha: barulho de alguma coisa chacoalhando dentro do motor, some se eu acelerar um pouco e o RPM ficar em 800 giros, some se eu pisar na embreagem... no meu caso não tinha barulho estranho nem ao ligar nem ao desligar... tb todas as machas entravam perfeitamente sem problemas, amigo se vc está com o mesmo comportamento, te digo relaxa! é provável que o seu carro já tenha um volante rigido e o barulho é o disco de embreagem que fica um pouco solto quando o volante é rígido causando esse barulho a mais, o meu caso, depois de ir na Controller, Sertoes Off Road, e Fg diesel, oficinas aqui em Fortaleza que afirmavam ser o volante bi-massa, o único que me dizia que não era volante era o Negão (mecânico analfabeto que tem uma oficina no José Walter) bairro de periferia, no meu caso escolhi uma autorizada MWM, e mandei trocar o volante... platô... disco e atuador... surpresa ao desmontar, o volante já era rígido o plato... disco e atuador muito novos tinha data de fabricação bem recente! mas como o plato e disco era da marca Sachs, o mecânico disse que nos trollers (frabricados até 2005)com o mesmo motor que as nossas viaturas o kit da marca Sachs... geralmente apresentavam o mesmo barulho, decidi trocar o kit por um original MWM... motamos resultado: o barulho apenas diminuiu, e depois de uns 3k km ficou igual... então aumentei o RPM para 850 giros mas as vezes com o ar ligado apresenta o mesmo barulho...
MAS se a sua viatura ao desligar faz um barulho de lata batendo em lata e dá trabalho para pegar pela manhã... e faz um barulho forte de lata, as marchas não entram direito em algum momento... manda examinar... se precisar de peças procure uma distribuidora de peças MWM na sua cidade (tem pelo menos uma em cada capital) comprando com CNPJ, voce consegue um desconto legal e vai botar peças originais mas baratas que as paralelas!...
segue link com meu relato da experiencia com as embreagens:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/42249-nissan-frontier-4x4-motor-2-8-a-317.html
abraços
achoefel
31/01/2013, 08:20
Obrigado pela explicação JorgeAragao1, mas mandei abrir tudo, e realmente era o tal bimassa. Troquei tudo, e agora está uma beleza. Acabei pondo o volante bimassa mesmo. Com ando pouco, uns 1500 kms por mes, creio que por muito tempo não terei mais problema. Consegui o bimassa por R$ 1385,00 . O servito total, trocando tudo e mais mão de obra me saiu por R$ 3300,00.
marcelohmuller
01/02/2013, 06:51
Obrigado pela explicação JorgeAragao1, mas mandei abrir tudo, e realmente era o tal bimassa. Troquei tudo, e agora está uma beleza. Acabei pondo o volante bimassa mesmo. Com ando pouco, uns 1500 kms por mes, creio que por muito tempo não terei mais problema. Consegui o bimassa por R$ 1385,00 . O servito total, trocando tudo e mais mão de obra me saiu por R$ 3300,00.
Beleza Achoefel;
Pagou barato pela troca do volante. Trocou disco, prensa e atuador tambem?
Onde tu levou a viatura para fazer o serviço? Onde comprou o volante?
Forte abraço!
achoefel
01/02/2013, 09:34
Beleza marcelo, levei no meu mecanico de longa data, que tbem trabalha com veículos off road. Mecanica galpão, aqui em São Leopoldo. Tel 92782013 - André. Comprei o volante na pickup car, na sertório. Lá era 1550 parcelado em 3 vezes. Na orbid, na assis brasil custava 1385, avista. Troquei disco, plato, atuador, e retentor. R$ 800,00 de mão de obra. Dois dias na oficina. as outras peças comprei aqui em sao leo na passini auto peças. Tbem e 3 vezes.
Pablo RR
01/02/2013, 18:22
Passei apenas para passar informação pros colegas.
Nissan Frontier 2.8 mwm tdi eletronic 4x4
Coloquei volante rigido mwm + kit de embreagem luk + atuador sacks aos 80.000 km.
Hoje meu carro completou 140.000km e ateh agora tudo em perfeito funcionamento.
eraldo batata
01/02/2013, 21:06
boa noite galera,tenhou uma frontier 2006 e rodei ate 120.000km pra quebra e comprei o rigido nao deu certo comprei tudo original,mas o volante era rigido mas so tive dor de cabeça,começou a quebra o rolamento de centro do cardan e depois estorou o atuador por muita vibraçao do volante,mandei tira compre o do meu amigo PLATINADO em manaus ,um volante q ele produiz muito bom esse volante ficar perfeita ficar original semk nenhum barulhou e outra tem 4 anos de garantia e poder tacar os pés.e agora to com a mwm e a empresar JS peças na justiças pra devolve meu dinheiro......
eraldo batata
01/02/2013, 23:11
galera o kit q ele vender é muito bom o carro ficar original mas ficar com mas força e outra não tem barulhou e não tem perda de embreagem vibrando.outra nunca compre nada nessa empresar JS peças ela tem em todo brasil,é so dor de cabeçar a garantia dele é por foto com o fabricante e outra tem 30 dias pra fazer sua garantia ai vc fica com carro 30 dias parado...mas hoje meu carro ta muito bom mesmos....
LEONARDORAZO
05/02/2013, 18:17
Amigos, com relação ao kit do volante do Platinado, gostaria de saber se o consumo das viaturas aumentou por causa deste aumento de torque...
Obrigado
sergiopincelli
06/02/2013, 12:37
Leonardo, o consumo não altera.
eraldo batata
24/04/2013, 13:20
boa tarde galera queria saber se tem diferença das peças da S10 pra frontier ou nao??????
DieselPower
24/04/2013, 21:52
boa tarde galera queria saber se tem diferença das peças da S10 pra frontier ou nao??????
Sim, os volantes ão diferentes.
Francisco Maciel
25/04/2013, 15:34
Geometria e peso diferentes.
eraldo batata
26/04/2013, 13:49
boa tarde mas valeu pela resposta dieselpower e francisco maciel,mas queria saber se o volante rigido da S10 e o mesmos pra frontier pq eu comprei aqui e o meu carro ficou uma merda quebrou rolamento de centro,fazia uma barulhera e por fiz estorou o atuador,e por fim a mwm nao quiz midar a garantia e outra fez a garantia pela net e fotos,ai to na justiça com isso tudo....valeu aquardo pela resposta.....
Francisco Maciel
26/04/2013, 15:16
Eraldo, tanto a S10 quanto a Frontier possuem volante rígido diferentes. As diferenças são no tamanho, no peso e na leitura do ponto do motor.
Se formos analisar só o tamanho (o formato) as folgas podem ocasionar a quebra. Já o peso nem tanto.
Na S10 o ponto do motor do motor é do tipo roda fônica, já na Frontier é um orificio que fica abaixo da engrenagem do volante.
Espero ter ajudado.
BLUE BUS
04/06/2013, 10:55
Boa tarde pessoal,
Chegou a minha vez de ter problema com o volante do motor depois de 110.000 km e nunca tive nenhum problema neste tempo!!!! O volante da minha XTERRA não esta tão ruin mas ja vou trocar logo pois em agosto farei uma grande viagem de férias e não quero ter problemas com isto. Bom vamos a novela:
Comprei tudo original Kit de embreagem LUK com atuador SKF, cilindro mestre de embragem e volante rigido no total de 2.560,00 dilmas
Liguei para o mecânico para maracar a troca e informei que tinha comprado o volante rigido e o mesmo me informou que os 3 últimos que ele trocou com o volante rigido os clientes não gostaram do resultado e 1 deles teve mais problemas por causa do rigido.
Ai estou com um medo do KCT de botar o rigido e dar merda, e depois ter que gastar mais dinheiro comprando o BI-MASSA, já que o rigido será usado e não sera possivel trocar o mesmo.
Já li todos os tópicos sobre o assunto e as opiniões são muito divergentes o que dificulta a tomada de decisão...uns dizem que ficou ótimo com o rigido, outros dizem que ficou uma M..outros dizem que ocasionou outras quebras por causa do rigido...agora já não sei mais o que pensar.
O que fazer????
Trotta.79
04/06/2013, 12:26
Vá pelo bom senso. As opiniões são divergentes realmente, mas em proporções bem diferentes. 90% achou melhor o volante rígido e 10% preferiu o bi-massa. Siga seu caminho...
BLUE BUS
04/06/2013, 14:29
Liguei para loja que comprei as peças e falei sobre minha dúvida e gostei muito da resposta do gerente:
Gerente da loja : Olha vendo aproxímadamente 30 volantes do motor mês e nunca ninguém ligou reclamando do resultado e segundo o gerente, o barulho aumenta um pouco mais e só percepitível em marcha lenta e assim mesmo se for muito detalhista. Falei com ele o receio de colocar a peça e não ficar bom e o mesmo me falou, se não ficar bom trás que troco para você pelo BI-MASSA, é só pagar a diferença...aí eu falei mas a peça vai estar usada ele respondeu, não tem problema eu troco para você.
Fiquei bem mais tranquilo com esta resposta....bom vamu que vamu e vou colocar o rigido mesmo!!!!
Trotta o seu volante é o original ou já colocou o rigido??
O meu mecânico quer cobrar 850,00 dilmas para trocar...achei caro...alguém tem uma recomendação melhor...tem que ser no rio de janeiro???
Abraço
Trotta.79
04/06/2013, 16:56
O meu é rígido e achei melhor que o Bi-massa. Tem mais torque em baixa.
Normalmente a mão de obra varia de 400 e 600 reais. Seu meca tá meio carinho.
Valeu.
BLUE BUS
05/06/2013, 09:07
O meu é rígido e achei melhor que o Bi-massa. Tem mais torque em baixa.
Normalmente a mão de obra varia de 400 e 600 reais. Seu meca tá meio carinho.
Valeu.
Valeu Trotta,
Tá caro mesmo a mão de obra....ele é de total confiança e super honesto, mas realmente não é muito barato.
Valeu
Liguei para loja que comprei as peças e falei sobre minha dúvida e gostei muito da resposta do gerente:
Gerente da loja : Olha vendo aproxímadamente 30 volantes do motor mês e nunca ninguém ligou reclamando do resultado e segundo o gerente, o barulho aumenta um pouco mais e só percepitível em marcha lenta e assim mesmo se for muito detalhista. Falei com ele o receio de colocar a peça e não ficar bom e o mesmo me falou, se não ficar bom trás que troco para você pelo BI-MASSA, é só pagar a diferença...aí eu falei mas a peça vai estar usada ele respondeu, não tem problema eu troco para você.
Fiquei bem mais tranquilo com esta resposta....bom vamu que vamu e vou colocar o rigido mesmo!!!!
Trotta o seu volante é o original ou já colocou o rigido??
O meu mecânico quer cobrar 850,00 dilmas para trocar...achei caro...alguém tem uma recomendação melhor...tem que ser no rio de janeiro???
Abraço
Também sou do RJ capital se quiser te passo o telefone da Oficina que fez o meu volante, mas te aviso logo com certeza a preferência do mecânico é pelo Bimassa, não se esqueça de um detalhe se fores colocar mesmo o rígido tem que guardar os parafusos de fixação, pois são de tamanhos diferentes, senão me engano o do bimassa é mais comprido e do rígido é menor, um não serve no outro, fica a dica, me manda uma MP que te passo o telefone, ok!
BLUE BUS
07/06/2013, 10:11
Também sou do RJ capital se quiser te passo o telefone da Oficina que fez o meu volante, mas te aviso logo com certeza a preferência do mecânico é pelo Bimassa, não se esqueça de um detalhe se fores colocar mesmo o rígido tem que guardar os parafusos de fixação, pois são de tamanhos diferentes, senão me engano o do bimassa é mais comprido e do rígido é menor, um não serve no outro, fica a dica, me manda uma MP que te passo o telefone, ok!
Valeu Erick pela força....o rigido já vem com os parafusos próprios!!! Em relação a preferência do meca foi ótimo rsrsrsrsrs.
Vou colocar com o meu meca mesmo...obrigado.
Só por curiosidade quanto ele te cobrou???
Abraço
Valeu Erick pela força....o rigido já vem com os parafusos próprios!!! Em relação a preferência do meca foi ótimo rsrsrsrsrs.
Vou colocar com o meu meca mesmo...obrigado.
Só por curiosidade quanto ele te cobrou???
Abraço
Ôpa! Meu mecânico cobrou de M.O. 1.200 Dilmas e ainda de quebra trocou Tb a cruzeta que tava estourada!
Ricardo Piovan
17/06/2013, 15:55
Dúvida: O volante rígido é compatível com a embreagem original que vem no bimassa ? Ou tem que comprar aí o kit de embreagem para o volante rígido ?
Abraços
Dúvida: O volante rígido é compatível com a embreagem original que vem no bimassa ? Ou tem que comprar aí o kit de embreagem para o volante rígido ?
Abraços
O kit de embreagem é específico para cada tipo de volante do motor, ok!
MaurícioBsb
17/06/2013, 21:22
fiz um orçamento uma vez e o vendedor me disse que não tem diferença, e bom ver isso aí, pode ser alguém querendo ganhar em cima!
Trotta.79
18/06/2013, 07:33
O kit de embreagem é específico para cada tipo de volante do motor, ok!
Caro amigo, acho que não é isso. O kit embreagem é o mesmo para qualquer tipo de volante, seja rígido ou bi-massa.
BLUE BUS
18/06/2013, 09:17
Pessoal,
Estou trocanto o volante do motor como dito anteriormente, e foi constatado que o rolamento do primário também esta ruim. Pergunta :
Alguém sabe onde arrumar para ponta entrega ou a especificação da peça???? A ccs me pediu de 5 a 7 dias.
Acho que já li sobre este rolamento aqui no forum mas não estou encontrando o post...se alguém souber...
Obriagdo
ferinquefho
18/06/2013, 09:48
Olá amigos...Troquei a embreagem faz 1 mês da minha XT. Ela estava com 198mkms e era original ainda! Troquei o kit completo de embreagem e o volante foi retificado aqui em Curitiba. Paguei R$ 100,00...ficou novo, sem ruídos e sem trepidações! Eles fazem tudo que precisa para que o volante fique 100%. Se precisarem eu corro atrás do contato de quem fez pra vocês.
Abraço
BLUE BUS
18/06/2013, 11:43
Pessoal,
Estou trocanto o volante do motor como dito anteriormente, e foi constatado que o rolamento do primário também esta ruim. Pergunta :
Alguém sabe onde arrumar para ponta entrega ou a especificação da peça???? A ccs me pediu de 5 a 7 dias.
Acho que já li sobre este rolamento aqui no forum mas não estou encontrando o post...se alguém souber...
Obriagdo
Alguém sabe se o rolamento do primário é igual ao da S10????
Olá amigos...Troquei a embreagem faz 1 mês da minha XT. Ela estava com 198mkms e era original ainda! Troquei o kit completo de embreagem e o volante foi retificado aqui em Curitiba. Paguei R$ 100,00...ficou novo, sem ruídos e sem trepidações! Eles fazem tudo que precisa para que o volante fique 100%. Se precisarem eu corro atrás do contato de quem fez pra vocês.
Abraço
Tubo beleza !
pode passar o contato da oficina, valeu
Alguém sabe se o rolamento do primário é igual ao da S10????
É rolamento mesmo? Não é retentor do primário? Agora até eu fiquei na dúvida, conta aí...
BLUE BUS
19/06/2013, 09:37
É rolamento mesmo? Não é retentor do primário? Agora até eu fiquei na dúvida, conta aí...
O que estou trocando é o rolamento do primário ou mais conhecido como eixo piloto!!! Este rolamento que estou falando é igual ao da s10 ou blazer 2.8, meu mecânico tirou ele e levou na casa de rolamentos medirão e as medidas batem exatamente com os da s-10.
Vou pegar o carro hoje, vamos ver como ficou !!!
O que estou trocando é o rolamento do primário ou mais conhecido como eixo piloto!!! Este rolamento que estou falando é igual ao da s10 ou blazer 2.8, meu mecânico tirou ele e levou na casa de rolamentos medirão e as medidas batem exatamente com os da s-10.
Entendi meu amigo! Perguntei sobre o retentor do primário, pois foi exatamente o que eu troquei quando fiz a troca do volante do motor e kit de embreagem, sugiro que veja os retentores e se possível troque-os, pois depois de tudo montado e se por um acaso vier a vazar algum óleo, vais ter que baixar tudo de novo, só pra trocar os retentores, ok!
BLUE BUS
19/06/2013, 13:32
Entendi meu amigo! Perguntei sobre o retentor do primário, pois foi exatamente o que eu troquei quando fiz a troca do volante do motor e kit de embreagem, sugiro que veja os retentores e se possível troque-os, pois depois de tudo montado e se por um acaso vier a vazar algum óleo, vais ter que baixar tudo de novo, só pra trocar os retentores, ok!
Estou trocando o retentor da caixa também...este comprei em autorizada MWM....40,00 pratas. O resto esta tudo bem coxin e o resto dos retentores!!!
Abraço
Herick, como vc é um cara presente lá no VQQ...vai rolar algum passeio??
Estou trocando o retentor da caixa também...este comprei em autorizada MWM....40,00 pratas. O resto esta tudo bem coxin e o resto dos retentores!!!
Abraço
Herick, como vc é um cara presente lá no VQQ...vai rolar algum passeio??
Ôpa! Sim terá um passeio/trilha Paraty-Cunha na data de 06/07 e será um grande prazer tê-lo em nosso grupo, mas antes nos encontramos para acertar os preparativos que será no dia 26/06 às 20:00hs no PDP (Parque dos Patins-Lagoa), dá uma olhada no link do Passeio http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/95142-i-encontro-v-q-q-vai-quem-quer-de-inverno-dos-toyoteiros-do-rio-de-janeiro-195.html
BLUE BUS
19/06/2013, 14:46
Ôpa! Sim terá um passeio/trilha Paraty-Cunha na data de 06/07 e será um grande prazer tê-lo em nosso grupo, mas antes nos encontramos para acertar os preparativos que será no dia 26/06 às 20:00hs no PDP (Parque dos Patins-Lagoa), dá uma olhada no link do Passeio http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/95142-i-encontro-v-q-q-vai-quem-quer-de-inverno-dos-toyoteiros-do-rio-de-janeiro-195.html
Que pena este final de semana vou estar em Itatiaia...mas outras oportunidades virão!!!
Abraço e valeu a informação
Marco Amorim
19/06/2013, 20:24
Olá. Hoje tive uma triste notícia, o volante simplesmente quebrou. E os preços não são nada legais. A Neguinha também tá com 170.000km e o danado era original. Tinha ouvido um barulhinho, tipo um metal rapando em ponto morto, como se as marchas não entrassem totalmente em em ponto morto, mas não dei moral. O danado quebrou na porta do condomínio, quando tinha uma fila danada. Putz. Que sufoco. O total do investimento deve ficar perto das 3 Dilmas. Amanhã posto os valores para comparação.
Olá. Hoje tive uma triste notícia, o volante simplesmente quebrou. E os preços não são nada legais. A Neguinha também tá com 170.000km e o danado era original. Tinha ouvido um barulhinho, tipo um metal rapando em ponto morto, como se as marchas não entrassem totalmente em em ponto morto, mas não dei moral. O danado quebrou na porta do condomínio, quando tinha uma fila danada. Putz. Que sufoco. O total do investimento deve ficar perto das 3 Dilmas. Amanhã posto os valores para comparação.
Amigo que azar, mas poderia ter sido pior em viagem, estrada deserta, etc, pensando bem o teu volante durou pra kct, a maioria não chega nem nos 100.000km, não se esqueça do que supracitei, coloque original MWM, não importa se for bimassa ou monomassa, troque os retentores e o kit completo de embreagem, não fique chateado, agora com certeza depois de tudo resolvido, vais rodar mais 170.000km sem dor de cabeça! Boa sorte!
BLUE BUS
20/06/2013, 10:28
Bom dia pessoal, voltando para dar as primeiras impressões com o volante rigido!!!
1º Não reparei quase diferença nenhuma de vibração :euforico:
2º Gostei do Torque que o carro ganhou...estou com 1/4 de volta na BI e tá empurrando bonito :cool:
3º não sei se é impressão, mas parece que o Turbo Lag diminuiu :screwy:
Dica:
Se alguém precisar trocar o rolamento do primário pode comprar o S-10 ou Blazer 2.8...é o mesmo, segue especificação do comprado por mim:
Atenção este é para os motores mecânicos MWM 4.07 TCA
Marca - SCHAEFFLER / INA
Código - F212285.2
Catalogo caso tenha duvida:
http://www.eaton.com.br/ecm/groups/public/@pub/@eatonbr/documents/content/pct_377006.pdf
Bom estou muito satisfeito com o resultado, e os fantasmas que me assombravam em relação ao volante rigído, se foram :banido:.
BLUE BUS
20/06/2013, 15:24
Bom dia pessoal, voltando para dar as primeiras impressões com o volante rigido!!!
2º Gostei do Torque que o carro ganhou...estou com 1/4 de volta na BI e tá empurrando bonito :cool:
Dica:
Se alguém precisar trocar o rolamento do primário pode comprar o S-10 ou Blazer 2.8...é o mesmo, segue especificação do comprado por mim:
Marca - SCHAEFFLER / INA
Código - F212285.2
http://www.eaton.com.br/ecm/groups/public/@pub/@eatonbr/documents/content/pct_377006.pdf
Bom estou muito satisfeito com o resultado, e os fantasmas que me assombravam em relação ao volante rigído, se foram :banido:.
Tinha quase esquecido...estes dados da peça poderia ser colocado na cartinlha de manutenção da X....não sei quem é o responsável pela atualização.
Abraço
Trotta.79
20/06/2013, 16:53
Tinha quase esquecido...estes dados da peça poderia ser colocado na cartinlha de manutenção da X....não sei quem é o responsável pela atualização.
Abraço
Amigo, o eixo piloto é meio "frouxo" mesmo, quem nunca viu acha que o rolamento está estragado. Espero que não tenha sido seu caso. Mas de qualquer forma não é uma peça tão cara assim. Trocou o retentor do motor?
Ricardo Piovan
20/06/2013, 18:43
Hoje comprei o kit embreagem (disco e platô) MWM (R$760,00), retentor do motor + anel de borracha que vai atrás do retentor (R$55,00) e o atuador da embreagem da marca SKF (R$360,00) + retentor do pinhão traseiro (R$8,00) + retentor da caixa de tração - saída do cardã (R$25,00).
M.O. R$600,00
O volante, apesar de estar com 130.000 km estava muito novo. Todos os padrões de folga obedecendo os valores recomendados pela LUK, foi passado o relógio e está zerado e a pressão das molas OK. Acabei nem trocando ...... levei para 3 mecânicos para análise e todos me disseram que não valeria a pena trocar.
Amanhã pego ela.
Abraços
Hoje comprei o kit embreagem (disco e platô) MWM (R$760,00), retentor do motor + anel de borracha que vai atrás do retentor (R$55,00) e o atuador da embreagem da marca SKF (R$360,00) + retentor do pinhão traseiro (R$8,00) + retentor da caixa de tração - saída do cardã (R$25,00).
M.O. R$600,00
O volante, apesar de estar com 130.000 km estava muito novo. Todos os padrões de folga obedecendo os valores recomendados pela LUK, foi passado o relógio e está zerado e a pressão das molas OK. Acabei nem trocando ...... levei para 3 mecânicos para análise e todos me disseram que não valeria a pena trocar.
Amanhã pego ela.
Abraços
pode ser que o antigo proprietário tenha trocado o volante do motor, se a vtr for sua desde zero desconsidere o que disse, boa sorte!
Dica:
Marca - SCHAEFFLER / INA
Código - F212285.2
Que bom meu amigo que resolveu o seu problema e também desmistificou o Volante de Motor Monomassa, valeu pela contribuição! um forte abraço.
BLUE BUS
21/06/2013, 08:41
Amigo, o eixo piloto é meio "frouxo" mesmo, quem nunca viu acha que o rolamento está estragado. Espero que não tenha sido seu caso. Mas de qualquer forma não é uma peça tão cara assim. Trocou o retentor do motor?
Fala trotta blz????
Troquei o retentor também....40,00 original na MWM.
Em relação ao rolamento creio que ele deva saber o que esta fazendo, pois de XTERRA só a minha na oficina mas Frontier ele conhece bem, pois já trocou vários volantes do motor
Abraço
BLUE BUS
21/06/2013, 08:48
Que bom meu amigo que resolveu o seu problema e também desmistificou o Volante de Motor Monomassa, valeu pela contribuição! um forte abraço.
Valeu Erick....este final de semana vou rodar uns 300 kms e poderei ter uma melhor impressão....quem dirije o carro no dia a dia é a minha esposa e ela esta adorando o resultado. A embreagem ficou como zero...esta uma delicia todas as marchas entrando sem nenhum esforço...esta uma manteiga.
DieselPower
21/06/2013, 22:52
Aí Blue Bus,
Ta me copiando legal, hein?
Mesma viatura, mesmo pneu, mesmo amortecedor...
Hahaha, brincadeiras a parte, estou muito feliz com este "conjunto"!
Grade abraço!
BLUE BUS
24/06/2013, 09:05
Aí Blue Bus,
Ta me copiando legal, hein?
Mesma viatura, mesmo pneu, mesmo amortecedor...
Hahaha, brincadeiras a parte, estou muito feliz com este "conjunto"!
Grade abraço!
A viatura não é a mesma não...a minha é 04/05 :mrgreen::mrgreen::safari-rig: ahahahahaha.
Realmente esta configuração ficou muito boa!!!
Abraço
Francisco Maciel
27/07/2013, 10:45
Alguém mais daqui comprou volante by Platinado?
marcelohmuller
05/08/2013, 14:01
Diego,
ondeé teu mecânico que trocou o volante para ti!
Bom informo aos amigos q meu problema era realmente o volante, aproveitei e troquei o conjunto completo de embreagem...
Coloquei o volante rigido original mwm com um pouco de receio, pois falei com uns mecanicos e alguns deles não concordavam, pois iria ficar com vibração, afirmo aos amigos q podem colocar com tranquilidade, pois não mudou nada, o carro ficou igual a antes, voltei a me apaixonar pelo meu carro.
Vai ai os valores pagos por peças originais...
Volante rigido mwm R$ 877,00
Disco embreagem mwm (luk) R$ 187,00
Plato embreagem mwm R$ R$ 215,00
Atuador embreagem(colar) R$ 333,00
M.O. R$ 230,00 (180,00 + 50,00 de agrado para o mecanico aprontar o carro na sexta)
A embalagem era da MWM mas é fabricado pela LUK (perguntei para o vendedor e ele disse q era a luk q fabricava para a mwm e internetional) não sei se é verdade mas todos os itens estavam em embalagem lacrada mwm...
Hoje estava na praia (Tramandai-RS) subi em algumas dunas entrei em algumas partes alagadas, andei forte mesmo, puchei uma c10 num atoleiro e posso dizer q o carro ficou realmente bom, sem vibrações, a unica diferença q senti foi na hora de desligar o carro q ela da uma leve balançada q antes não dava, nada q incomode...
BLUE BUS
05/08/2013, 14:57
As únicas coisas que percebi foram a balançada na hora de desligar e o barulho na marcha lenta que também muda.....mas nada que me incomode
Alguém mais daqui comprou volante by Platinado?
Até agora, não vi ninguém reclamar do volante do motor do Platinado, não se esqueça de um detalhe o Volante Monomassa deixa com os sintomas que o amigo forista Blue Bus relatou e ponto final! Seja Feliz!
Ricardo Piovan
05/08/2013, 16:36
Onde comprou o volante Blue Bus ? Quanto ??
Abs
BLUE BUS
06/08/2013, 10:04
Onde comprou o volante Blue Bus ? Quanto ??
Abs
Ricardo, segue o Link:
Coutinho Imports - Auto peças e acessórios pa Pickups - Nacionais e Importados - Toyota - Mitsubishi - Dodge - Land Rover - Nissan - Peugeot - Ford - Volante Motor - Pivo - Bomba - Cabeçote - Kit - Rolamento - Alternador - Autopeças - Auto - Pecas - (http://www.coutinhoimports.com.br/)
No RJ foi o melhor preço que encontrei!!!
Ricardo Piovan
06/08/2013, 10:34
Valeu pessoal, vou ligar nos 2 citados.
Abraços
Francisco Maciel
06/08/2013, 10:50
Valeu pessoal, vou ligar nos 2 citados.
Abraços
Cota com o Platinado Centro Automotivo PLATINADO - Manaus - AM (http://www.platinado.net)
Acredito que vale a pena.
Caro Blues Blue, poderia me indicar o mecânico que efetuou o reparo de sua Xterra?Qual o fornecedor do kit de embreagem?
A concessionaria me cobrou R$9.000 para efetuar o serviço.
Agradeço desde já qualquer ajuda.
Renato Veiga
Caro Blues Blue, poderia me indicar o mecânico que efetuou o reparo de sua Xterra?Qual o fornecedor do kit de embreagem?
Renato Veiga
Tem essa loja aqui no Rio, pode ser pela Internet, por telefone ou pegar na Loja o site é .:: RJ Imports ::. (http://www.rjimports.com.br)
BLUE BUS
20/09/2013, 16:03
Renato Veiga
ummmmmmmmm 9.000 reais:shock::banido:
Liga na coutinho import...foi o melhor preço que consegui.
Kit de embreagem LUK.....original com atuador SKF
O meca fica em São Cristovão... Eletro 58 falar com Saulo...é o dono, fala que o Leo da Xterra te indicou. A eletro é uma loja Honesta mas não é barateira não...mas o serviço fica sempre bom e não tem enrolação.
Tel - 2580-7676 ou 7812-8585
Liga na coutinho import...foi o melhor preço que consegui.
Kit de embreagem LUK.....original com atuador SKF
O meca fica em São Cristovão... Eletro 58 falar com Saulo...é o dono, fala que o Leo da Xterra te indicou. A eletro é uma loja Honesta mas não é barateira não...mas o serviço fica sempre bom e não tem enrolação.
Tel - 2580-7676 ou 7812-8585
Vlw Leo, era a luz que precisava depois do susto da concessionária.
Só uma curiosidade:Troca algum rolamento tbm?
Grato mais uma vez.
BLUE BUS
24/09/2013, 14:38
Eu tive que trocar o retentor do primario...50,00 original MWM. Quando ele baixar a caixa, pede para dar uma geral, lembrando se o óleo da caixa estiver velho, já troca também!!
Senhores, por um acaso esse kit volante rígido (Monomassa - Part Number 940701450096) fornecido pela MWM é o mesmo importado (Monomassa) da Marca LUK - Alemã? É que o vendedor afirmou que a MWM não fabrica tal peça e sim, fornece o mesmo (LUK) com a marca MWM.Neste caso, a cremalheira vêm à parte do kit????Não me convenceu essa do vendedor...
att,
Grato desde já por qualquer ajuda,
obrigado a todos pela colaboração!
Renato Veiga
rubemnet
24/09/2013, 21:24
Senhores, por um acaso esse kit volante rígido (Monomassa - Part Number 940701450096) fornecido pela MWM é o mesmo importado (Monomassa) da Marca LUK - Alemã? É que o vendedor afirmou que a MWM não fabrica tal peça e sim, fornece o mesmo (LUK) com a marca MWM.Neste caso, a cremalheira vêm à parte do kit????Não me convenceu essa do vendedor... att, Grato desde já por qualquer ajuda, obrigado a todos pela colaboração! Renato Veiga Renato amigo, infelizmente é isso mesmo. A tecnologia é da LUK. Ela projetou e confecciona para a NISSAN e para MWM. Se navegar nas páginas anteriores isso já foi amplamente discutido nesse tópico do fórum. Um abraço.
wildeoclecio
27/11/2013, 22:03
As molas do disco tem outra finalidade completamente diferente das molas do bimassa e um não substitui o outro. Se eles tiverem o mesmo peso então não vai ter perda nenhuma no desempenho e nem no consumo. Só vai vibrar um pouco mais.
Estou trocando o volante bimassa pelo rigido, tambem preciso trocar o kit de embreagem?
wildeoclecio
27/11/2013, 22:30
Tô com o Dalmolim agora!
Êta história pra ter rodeio!
Quem ler o tópico já vai conseguir se decidir pelo volante que quiser...
Imperador, aonde consigo esse disco rigido original aqui em fortaleza, qual o preço?
rubemnet
28/11/2013, 00:14
Imperador, aonde consigo esse disco rigido original aqui em fortaleza, qual o preço?
A quem interessar, contactei a Platinado esta semana:
"Boa tarde rubem
O valor do volante com plator e disco de embreagem frontier mwm é de R$1.850,00
o frete pela transportadora km cargo esta custando R$390,00
e o praso de entrega e de 07 a10 dias ulteis.
fico no aguardo............
Dácio Neves
Setor de Vendas/Compras
Centro Automotivo Platinado Auto Peças e Serviços Ltda Me
CNPJ: 00.401.531/0001-96
Fones: 092 3625-4240 / 3625-6193 / 3877-0816
Site: www.platinado.net (http://www.platinado.net)
Email por Setores:
Setor de compras e vendas : platinado.manaus@hotmail.com / vendas@platinado.net
Setor Financeiro e Gerência: Contato: Dyana / Luiz. pelo email:centroautomotivoplatinado@hotmail.com "
Sempre muito bem falado pelos amigos foristas! O preço dele é muito bom! O que mata é o frete!
rubemnet
28/11/2013, 09:36
Sempre muito bem falado pelos amigos foristas! O preço dele é muito bom! O que mata é o frete!Concordo com voce nao, Herick, "data venia". A platinda sai nesse preco com transporte e kit da embreagem. Comprando um bimassa que corresponderia ao Platinado, sai por 2.500,00 mais o kit embreagem. Qual fica mais caro mesmo?Abraco.
rubemnet
28/11/2013, 09:38
Mais, nao, fora o kit embreagem... melhor dizendo.
Mais, nao, fora o kit embreagem... melhor dizendo.Entendi meu amigo! O preço do VM + Kit de embreagem tá muito bom! É isso mesmo, pela distância o que sai caro é o Frete! Um forte abraço.
rubemnet
28/11/2013, 10:53
Entendi meu amigo! O preço do VM + Kit de embreagem tá muito bom! É isso mesmo, pela distância o que sai caro é o Frete! Um forte abraço.
Valeu grande Herick! rsrs
:)
Herick, estou pensando em arriscar e colocar na minha. Segundo o Decio, eles davam assistencia tecnica nas XTerra e Frontier da PMAM. Como apresentavam esse problema cronico, estava inviavel para o Estado a manutencao das viaturas. Entao eles desenvolveram esse kit assim composto, cuja observacao nao foi postado aqui. Alias, contam o milagre e o santo mas no contam como foi a cura, se eh que me entende. Vamos la:
1) O volante bimassa pesa aproximadamdnte 25kg (inclusive aqui nesse forum jah houve ateh disputa de peso bimassa x rigido) hehehe. Eles modificaram o volante reduzindo o peso quase pela metade;
2) a mola que antes era no interior do volante, passou a ser na embreagem, cujo disco e plator foram desenvolvidos por eles.
3) quem fizer a troca, fica obrigado a comprar o kit de embreagem na platinado. Sao exclusivos e nao fabricam em escala industrial. Eh tipo artesanal. Porem, disse ele, que tem gente la que aderiu ha mais de cinco anos de uso e nunca trocou a embreagem nesse periodo.
4) fazendo a troca, recomendo guardar o disco atual (no meu caso o rigido que nao quebra e tem 60000km rodado, para numa eventualidade (v.g. a Platinado fechar, falir, etc), nao ficar na mao. Mas pelo custo beneficio, compensa. So em fevereiro/marco de 2012 troquei 2x o bimassa, aff!
5) conclusao minha: compensa o risco do investimento.
Um abraco a todos.
sergiopincelli
29/11/2013, 15:53
Já rodei com o kit do platinado 30.000 sem problemas.
O nosso amigo Sérgio disse tudo! VM + Kit Embreagem do Platinado todos que colocaram falam bem, pelo menos até agora hehehehheh:curtir:
Francisco Maciel
29/11/2013, 18:05
Uso desde o primeiro protótipo, o volante e disco by platinado. Posso dizer que fui até um dos primeiros fora a PM que colocou o kit em um carro particular. Não me arrependo, tem ótima durabilidade e excelente qualidade. Um detalhe que o trabalho não é artesanal como se imagina. Ele possui um bom espaço físico para trabalho, dividido na seguinte forma: Loja física para venda peças, oficina e ferramentaria. Tudo no seu devido lugar.
O Centro Automotivo Platinado, existe a 18 anos. Desde 2007 sou cliente do Luis Platinado e pelo andar da carruagem, acho difícil ele falir. Fora peças, ele também sabe fabricar jeeps a partir do zero, como da penúltima edição da 4x4 e Cia.
441369
Abraços.
rubemnet
29/11/2013, 20:55
Valeu Francisco!
A propósito, não consegui identificar a matéria falando da Platinado na capa da revista!
Abço.
Francisco Maciel
29/11/2013, 22:32
Valeu Francisco!
A propósito, não consegui identificar a matéria falando da Platinado na capa da revista!
Abço.
Na capa não fala nada. So na seção jeep do leitor é que fala sobre ele, nos relatos sobre a construção do jeep.
Essa Revista 4x4&CIA é uma das pioneiras do ramo! Muito boa!:curtir:
rubemnet
30/11/2013, 22:45
Ah! Certo.
rubemnet
05/03/2014, 17:03
Já rodei com o kit do platinado 30.000 sem problemas.
Boa tarde Sérgio!
E o kit Platinado. Já passou dos 60.000? Posso comprar?
sergiopincelli
06/03/2014, 10:03
Já estou nos 40K, sem problemas.
rubemnet
06/03/2014, 19:09
Já estou nos 40K, sem problemas.
Embreagem também?
Outra coisa, sua atack tem aquele "bagageiro" de teto? Você sabe o nome daquilo e onde encontrar? Gostaria de colocar na minha pkp mas não consigo achar na net.
Agradeço.
THIAGO ALBUQUERQUE
16/07/2014, 20:35
Embreagem também?
Outra coisa, sua atack tem aquele "bagageiro" de teto? Você sabe o nome daquilo e onde encontrar? Gostaria de colocar na minha pkp mas não consigo achar na net.
Agradeço.
Boa noite,
amigos estou precisando do velho conhecido das Frontier's. VOLANTE + KIT DE EMBREAGEM. Entrei em Contato com o Dacio da Platinado e ele me passou o orçamento de R$ 3.300,00 para minha frontier sel 2009, acrescentando ainda o valor do frete que ficou a fazer cotação...fiquei espantado porque vi aqui no forum muitos comentarios a respeito inclusive com um preço médio de R$ 2.400,00. Alguém indica outra opção? O Francisco parece conhecer o Luiz, peço gentileza em ver isso pra mim, estou com a viatura parada, aguardando essas peças.
THIAGO ALBUQUERQUE
16/07/2014, 20:38
Uso desde o primeiro protótipo, o volante e disco by platinado. Posso dizer que fui até um dos primeiros fora a PM que colocou o kit em um carro particular. Não me arrependo, tem ótima durabilidade e excelente qualidade. Um detalhe que o trabalho não é artesanal como se imagina. Ele possui um bom espaço físico para trabalho, dividido na seguinte forma: Loja física para venda peças, oficina e ferramentaria. Tudo no seu devido lugar.
O Centro Automotivo Platinado, existe a 18 anos. Desde 2007 sou cliente do Luis Platinado e pelo andar da carruagem, acho difícil ele falir. Fora peças, ele também sabe fabricar jeeps a partir do zero, como da penúltima edição da 4x4 e Cia.
441369
Abraços.
Amigo Francisco,
estou precisando do Volante + Kit Embreagem da Frontier sel 2009, vi que você é muito proximo ao Platinado, peço gentileza cotar preço e vê se ainda pode ser feita a compra via cartão de credito daquele parceiro dele, como já vi voce comentando aqui. Desde já agradeço o empenho!
Abraço
Boa noite,
amigos estou precisando do velho conhecido das Frontier's. VOLANTE + KIT DE EMBREAGEM. Entrei em Contato com o Dacio da Platinado e ele me passou o orçamento de R$ 3.300,00 para minha frontier sel 2009, acrescentando ainda o valor do frete que ficou a fazer cotação...fiquei espantado porque vi aqui no forum muitos comentarios a respeito inclusive com um preço médio de R$ 2.400,00. Alguém indica outra opção? O Francisco parece conhecer o Luiz, peço gentileza em ver isso pra mim, estou com a viatura parada, aguardando essas peças.
Acredito que o valor menor do,VM seja da Frontier com motor MWM Sprint 2.8tdi, já a sua é o novo modelo!
marcelofb
18/07/2014, 10:26
Pessoal, minha VTR apresenta o sintoma de falta de força para arrancar na ladeira. Havia até criado um tópico específico, não tinha visto que este sintoma tinha sido abordado aqui, e entre as sugestões que apareceram havia a sugestão de trocar o VM por um rígido.
Depois de ler este tópico de cabo a rabo, fiquei convencido que realmente a troca vai resolver meu problema, entretanto fiquei com uma dúvida entre dois fabricantes de VM (o da Platinado e o da MWM). Meu entendimento foi que o da MWM seria melhor para o meu caso, que por ter mais massa (29kg) conseguiria ter mais torque em baixas rotações. O da Platinado, por ser de 19kg, ficaria bom também mas talvez com menos torque.
Gostaria da opinião dos amigos mais experientes...No meu caso, não estou muito preocupado com a velocidade final...nunca passei de 140km/h e uso a VTR em estrada de chão com ladeiras íngremes e as vezes com bastante barro.
Outra coisa, acham que além da troca do VM vale dar um ¼ ou ½ na BI e aumentar uma volta o wastegate?
Abraço.
sergiopincelli
18/07/2014, 13:53
Marcelo, sem sombra de dúvida vai de original MWM. O meu volante é do platinado e tenho vontade de trocar por um original justamente para melhorar o torque. Quanto a regulagem da BI e valvula só pode ajudar, mas sem exagero.
Pessoal, minha VTR apresenta o sintoma de falta de força para arrancar na ladeira. Havia até criado um tópico específico, não tinha visto que este sintoma tinha sido abordado aqui, e entre as sugestões que apareceram havia a sugestão de trocar o VM por um rígido.
Depois de ler este tópico de cabo a rabo, fiquei convencido que realmente a troca vai resolver meu problema, entretanto fiquei com uma dúvida entre dois fabricantes de VM (o da Platinado e o da MWM). Meu entendimento foi que o da MWM seria melhor para o meu caso, que por ter mais massa (29kg) conseguiria ter mais torque em baixas rotações. O da Platinado, por ser de 19kg, ficaria bom também mas talvez com menos torque.
Gostaria da opinião dos amigos mais experientes...No meu caso, não estou muito preocupado com a velocidade final...nunca passei de 140km/h e uso a VTR em estrada de chão com ladeiras íngremes e as vezes com bastante barro.
Outra coisa, acham que além da troca do VM vale dar um ¼ ou ½ na BI e aumentar uma volta o wastegate?
Abraço.
VM rígido da MWM o problema de saída em ladeiras melhora bastante, mas tem o porém do aumento da vibração tanto em ponto morto, quanto andando, perde-se em velocidade final, mas ganha-se em torque, dizem que nunca mais se troca o VM rígido, tive os dois VMs e hoje em dia colocaria o Kit VM rígido original da MWM, minha opinião ok!
marcelohmuller
21/07/2014, 07:01
Bah pessoal eu sempre tive um pensamento assim...
A NISSAN, conforme li bastante, utilizou a porcaria do volante bimassa unico e exclusivamente para reduzir a tripedidação dentro do carro. Minha opnião é a seguinte, não quer sentir o ronco do MWM 4.07 TCA Interculado assim como a vibração do poder do motor diesel! Compra uma SUV, qualquer porcaria dessas a gasolina que dizem que é Off Road!
O que tem de amigo meu que quando anda comigo reclama que o carro é barulhento, que vibra demais, etc...É senhores, a nosso espécie está em extinção!!!! Hahahahahah
marcelofb
21/07/2014, 11:07
Bah pessoal eu sempre tive um pensamento assim...
A NISSAN, conforme li bastante, utilizou a porcaria do volante bimassa unico e exclusivamente para reduzir a tripedidação dentro do carro. Minha opnião é a seguinte, não quer sentir o ronco do MWM 4.07 TCA Interculado assim como a vibração do poder do motor diesel! Compra uma SUV, qualquer porcaria dessas a gasolina que dizem que é Off Road!
O que tem de amigo meu que quando anda comigo reclama que o carro é barulhento, que vibra demais, etc...É senhores, a nosso espécie está em extinção!!!! Hahahahahah
É isso aí xará...quem está preocupado com barulho e vibração compra SUV. O que eu preciso é carro robusto e com torque alto. Abraços.
Carlos HC
31/07/2014, 09:15
Olá feras do 4x4br!!! Estou desesperado com minha viatura de trabalho! é uma frontier 2006 com 120k rodados
Acompanhe minha novela!
A poucos dias começou a vazar fluido, atuador ja era, aproveitei a troca do atuador e troquei o kit disco e plato (com molas), apos essa troca, 15 dias depois estourou o volante bimassa, paguei uma nova mão de obra e coloquei um monomassa original mwm e agora a caminhonete apresente o seguinte barulho que me irrita!
Em ponto morto, faz um téc téc téc téc bem alto principalmente quando está fria, se eu pisar na embreagem o barulho para completamente, quando ela esquenta, as vezes faz o barulho e as vezes não, e agora ao esticar primeira e segunda marcha da para escutar esse téc téc em uma velocidade mais rápida.
A oficina está tirando o corpo fora dizendo que é normal, que varias caminhonetes e caminhões fazem esse barulho e vem do cambio, alguem tem uma luz no fim do tunel!
Um abraço!!!
marcelohmuller
31/07/2014, 09:56
Olha, acredito que seja chupada de bala da mecânica! Essa mecânica é de confiança? Eu sentaria o pau na mecânica. Se levou o carro e não tinha o barulho e quando retirou apresenta, a mecânica fez alguma coisa errada. Se estão falando que vem da caixa, te certifica que é a tua caixa mesmo, tu sabes o numero de série dela! Aqui em Porto Alegre, tem uma oficina (bem famosa) que "rouba" as caixas dos 4x4, troca com outros carros, pega a tua e troca por uma igual so que mais rodada ou detonada. Neste meio 4x4 tem muita gente podre! A minha caixa eu tenho anotado o modelo e numero de séria assim como fiz varias marcas na caixa e no sistema de tração. Sempre quando volto da oficiona, na hora na frente do mecânico eu confiro os numeros de série e as marcas que fiz. Malandragem comigo não se cria!
Boa noite Carlos HC.
Da uma olhada nas cruzetas como estão, as vezes elas já estão desgastadas, e fazem este barulho que você fala, é só trocar que fica bem.
Att: Lima.
Olá feras do 4x4br!!! Estou desesperado com minha viatura de trabalho! é uma frontier 2006 com 120k rodados
Acompanhe minha novela!
A poucos dias começou a vazar fluido, atuador ja era, aproveitei a troca do atuador e troquei o kit disco e plato (com molas), apos essa troca, 15 dias depois estourou o volante bimassa, paguei uma nova mão de obra e coloquei um monomassa original mwm e agora a caminhonete apresente o seguinte barulho que me irrita!
Em ponto morto, faz um téc téc téc téc bem alto principalmente quando está fria, se eu pisar na embreagem o barulho para completamente, quando ela esquenta, as vezes faz o barulho e as vezes não, e agora ao esticar primeira e segunda marcha da para escutar esse téc téc em uma velocidade mais rápida.
A oficina está tirando o corpo fora dizendo que é normal, que varias caminhonetes e caminhões fazem esse barulho e vem do cambio, alguem tem uma luz no fim do tunel!
Um abraço!!!
O correto é a oficina descer de novo a caixa e verificar o que está ocorrendo, faça valer os seus direitos, ou senão chame um,advogado pra resolver a questão, boa sorte e um forte abraço.
THIAGO ALBUQUERQUE
05/08/2014, 14:00
Amigos...só para registrar, coloquei na minha viatura o kit de embreagem + volante do Platinado, o carro ficou excelente sem falar que a embreagem ficou muito leve...estou satisfeito, o pessoal do Centro Automotivo Platinado em especial o Dácio foi muito atencioso. Pedi o envio das peças via sedex, saiu um pouco salgado o frete mais foi muito rápido.
Albertofs
06/08/2014, 18:53
Boa noite pessoal, depois de tanto ler as mensagens aqui no forum sem ter um 4x4, enfim em uma nova modalidade de trabalho precisei vender meu corolla (excelente carro) e necessitei de um 4x4, procurei hilux tb, sw4 ate 2002, mas apareceu negocio numa xterra 04/05 preta e fechei... Sendo que ao acionar a embreagem (ela em marcha lenta) some o barulho tec tec na embreagem e qdo solta volta o barulho, levei em mecanicos e todos afirmaram ser o bimassa e apenas 01 (o que trocou o kit embreagem com o antigo dono) disse que não há problema nisso, somente o incomodo barulho, não havendo risco de ficar na estrada, isso procede?
E outro afirmou que o problema ocorre devido a bateria, que se caso for fraca chega a forçar o bimassa abrindo folgas nas molas (não fui muito na idéia dele...), devendo ter uma bateria de 90A acima...
E nesta pagina encontrei um colega usando o volante rigido do VW Delivery (http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/137067-primeira-marcha-longa-x-embreagem-na-xterra.html)
E encontrei o rigido aqui (mwm) por R$ 1.110,00
Sera que corro o risco de quebrar nas estradas? pois viajo constantemente.
Albertofs
11/08/2014, 22:23
Enfim troquei o volante bimassa pelo rigido da MWM, mas meu carro não alterou nada, pois o bimassa estava travado no lugar e vibrava igual ao rigido (o mecanico disse que travou porque quebrou) e dava pra rodar, mas do jeito que sou acabei trocando mesmo e sinto diferença apenas quando desligo a xterra (balança mais), mas hoje andei numa frontier 2006 com bimassa e achei bom demais, nem sinto o balanço da minha xterra, isso pq o meu estava travado...
Enfim troquei o volante bimassa pelo rigido da MWM, mas meu carro não alterou nada, pois o bimassa estava travado no lugar e vibrava igual ao rigido (o mecanico disse que travou porque quebrou) e dava pra rodar, mas do jeito que sou acabei trocando mesmo e sinto diferença apenas quando desligo a xterra (balança mais), mas hoje andei numa frontier 2006 com bimassa e achei bom demais, nem sinto o balanço da minha xterra, isso pq o meu estava travado...
Se você continuasse rodando com o VM bimassa quebrado o prejuízo seria bem maior, pelo menos agora não vai precisar se preocupar mais com o VM rígido, esse dura muito!
Considerando as experiências de alguns aqui neste tópico, resolvi comprar o kit de embreagem + volante do Platinado (após já ter colocado uns 4 kits de embreagem originais e de já ter travado o volante bi-massa no segundo kit), instalei essa semana, gostei do resultado embreagem ficou leve e o carro silencioso, aprovado. Agora vamos ver se aguenta meu pé pesado...
sergiopincelli
30/12/2014, 11:25
Aguenta com absoluta certeza.
MaNosOffRoad
02/04/2015, 10:30
Bom dia tchelotchelo, To com uma dúvida danana minha maquina é frontier 10/11 manual será que colocando esse monomassa vai servir e não vai ter que trocar outras peças ? Agradeço desde já os post ficaram bons.
Francisco Maciel
02/04/2015, 10:46
Bom dia tchelotchelo, To com uma dúvida danana minha maquina é frontier 10/11 manual será que colocando esse monomassa vai servir e não vai ter que trocar outras peças ? Agradeço desde já os post ficaram bons.
Bote o volante vendido pelo Platinado e seja feliz. Com o kit que ele vende você não precisa trocar e nem adaptar nada. É só tirar o velho e botar o novo.
Ano passado vendi meu Bronco com mecânica de Frontier, daí comprei um Troller e achei a embreagem pesada. Fui lá com o Platinado e ele colocou uma embreagem que ficou espetacular. O carro ficou outro!
MaNosOffRoad
09/06/2015, 14:29
Amigo tchelotchelo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/29241-tchelotchelo/) ,
Você sabe me dizer se um volante biomassa recondicionado presta ou não vale a pena um recondicionado ?
Ricardo Piovan
09/06/2015, 15:51
Para com isso .......
Compre logo um volante rígido que fica TOP.
Uso na minha e recomendo.
Recondicionar volante do motor não vale a pena, coloque um original MWM e seja feliz!
Sergio c
10/06/2015, 09:03
Olha, acredito que seja chupada de bala da mecânica! Essa mecânica é de confiança? Eu sentaria o pau na mecânica. Se levou o carro e não tinha o barulho e quando retirou apresenta, a mecânica fez alguma coisa errada. Se estão falando que vem da caixa, te certifica que é a tua caixa mesmo, tu sabes o numero de série dela! Aqui em Porto Alegre, tem uma oficina (bem famosa) que "rouba" as caixas dos 4x4, troca com outros carros, pega a tua e troca por uma igual so que mais rodada ou detonada. Neste meio 4x4 tem muita gente podre! A minha caixa eu tenho anotado o modelo e numero de séria assim como fiz varias marcas na caixa e no sistema de tração. Sempre quando volto da oficiona, na hora na frente do mecânico eu confiro os numeros de série e as marcas que fiz. Malandragem comigo não se cria!
Isso é verdade Marcelo, tem que ficar de olho mesmo, se não tem número de série tem de se fazer uma marca que só o domo saiba onde está.
Um conhecido levou um cabeçote de VW/2.0 para uma retífica conceituada aqui de Caxias do Suil/RS, e sabendo das malandragens, fez umas marcas. Na hora de ir pegar o cabeçote, o cara da retífica disse que o cabeçote estava condenado e bla.bla.bla.bla. Meu conhecido disse não tem problema se não der retífica, mas eu só quero o meu cabeçote de volta...esse não é o meu...e ficaram naquela, é, não é.... Resumo da ópera, a retífica deu outro cabeçote igual, retificado, pois o dele já tinha sido vendido para outro cliente heheheh, mas ganhou dos caras na esperteza.
Hj em dia, tem de se desconfiar até da sombra....
Adrianosiq
07/04/2016, 18:12
O tópico já está velhinho mas me ajudou e vou compartilhar a minha experiencia.
O volante bi-massa da minha Xterra 2004 já estava com defeito pelo jeito a algum tempo. As vezes quando dava partida ficava um barulho de bate lata. Parecia um protesto contra a Dilma. Tinha que desligar o carro e tentar de novo quando isso acontecia. Até que finalmente no domingo de pascoa o negocio quebrou de vez e ficou um barulhão e trepidação no pedal da embreagem. Levei ao mecânico na segunda e foi constatado defeito no famigerado bi-massa. Substituímos todo o conjunto (P, D VM e atuador) por original MWM, com volante rigido.
Minhas impressões: Viajei uns 250KM no dia que o carro saiu da oficina, tudo bem na viagem. Embreagem molinha, Aumentou o barulho parado que some quando piso na embreagem, normal segundo mecânico e relatos que já li. Leve tremor na partida e ao desligar (1 segundo). Um pouco de trepidação quando entra na faixa de 2500 giros mais que isso para e menos também. Parece que ficou mais forte, e mais "áspero". No dia que o carro saiu da oficina eu estranhei, e fiquei cabrero com o barulho novo, mas já me acostumei, está ótimo para mim. Ainda é cedo para falar em durabilidade, etc. Vamos ver como vai ser daqui para frente.
Imperador!
07/04/2016, 19:24
Isso é verdade Marcelo, tem que ficar de olho mesmo, se não tem número de série tem de se fazer uma marca que só o domo saiba onde está.
Um conhecido levou um cabeçote de VW/2.0 para uma retífica conceituada aqui de Caxias do Suil/RS, e sabendo das malandragens, fez umas marcas. Na hora de ir pegar o cabeçote, o cara da retífica disse que o cabeçote estava condenado e bla.bla.bla.bla. Meu conhecido disse não tem problema se não der retífica, mas eu só quero o meu cabeçote de volta...esse não é o meu...e ficaram naquela, é, não é.... Resumo da ópera, a retífica deu outro cabeçote igual, retificado, pois o dele já tinha sido vendido para outro cliente heheheh, mas ganhou dos caras na esperteza.
Hj em dia, tem de se desconfiar até da sombra....
Nessa era de celulares, essa é uma excelente dica... fazer um vídeo e tirar fotos da peça pra garantir que está recebendo aquilo que entregou.
O volante bi-massa da minha Xterra 2004 já estava com defeito pelo jeito a algum tempo. As vezes quando dava partida ficava um barulho de bate lata. Parecia um protesto contra a Dilma. Tinha que desligar o carro e tentar de novo quando isso acontecia. Até que finalmente no domingo de pascoa o negocio quebrou de vez e ficou um barulhão e trepidação no pedal da embreagem. Levei ao mecânico na segunda e foi constatado defeito no famigerado bi-massa. Substituímos todo o conjunto (P, D VM e atuador) por original MWM, com volante rigido.
Minhas impressões: Viajei uns 250KM no dia que o carro saiu da oficina, tudo bem na viagem. Embreagem molinha, Aumentou o barulho parado que some quando piso na embreagem, normal segundo mecânico e relatos que já li. Leve tremor na partida e ao desligar (1 segundo). Um pouco de trepidação quando entra na faixa de 2500 giros mais que isso para e menos também. Parece que ficou mais forte, e mais "áspero". No dia que o carro saiu da oficina eu estranhei, e fiquei cabrero com o barulho novo, mas já me acostumei, está ótimo para mim. Ainda é cedo para falar em durabilidade, etc. Vamos ver como vai ser daqui para frente.
Se eu tivesse uma Frontier manteria o bimassa. A diferença na suavidade do motor é muito grande. Tem que rodar lisinho... A vantagem é que o rígido é 'pra sempre'
Antonio Sampaio
23/07/2016, 21:02
Troquei o volante do motor da minha Frontier 2005. Retirei o bimassa e coloquei o rígido.
Preço de ambos na Leon Heimer; Bimassa R$ 2.600,00, Rígido R$ 970,00 ambos MWM.
Inicialmente optei pelo rígido pelo preço e pelos comentário que li aqui, e posso garantir que não percebi absolutamente nenhuma diferença em relação ao conforte (mais ou menos vibração), assim como o desempenho que se manteve o mesmo.
Então acho que vale a pena.
Sergio c
23/07/2016, 23:05
Troquei o volante do motor da minha Frontier 2005. Retirei o bimassa e coloquei o rígido.
Preço de ambos na Leon Heimer; Bimassa R$ 2.600,00, Rígido R$ 970,00 ambos MWM.
Inicialmente optei pelo rígido pelo preço e pelos comentário que li aqui, e posso garantir que não percebi absolutamente nenhuma diferença em relação ao conforte (mais ou menos vibração), assim como o desempenho que se manteve o mesmo.
Então acho que vale a pena.
Boa citação Antonio, eu tb não vejo vantagem alguma no tal volante bi-massa, pois em marcha lenta ninguém quase sai do lugar, então, is do motor levantar o giro, a diferença entre os dois volantes de embreagem não fazem a menor diferença.
MaNosOffRoad
11/08/2016, 16:31
Amigo boa tarde sei que o PLATINADO é fera mais será que têm alguma solução pra minha frontier 10/11 2.5 4x2 o volante do motor (biomassa) já foi trocado uma vez e estou indo pra próxima troca, troquei junto o kit de embreagem e sensor de rotação, e agora como proceder qual marca seria melhor, alguém já passou por isso.
MaNosOffRoad
11/08/2016, 17:45
Amigo Lefer estou como o mesmo problema podemos trocar experiências meu cristianophp@gmail.com
mario bambino
19/08/2016, 08:49
bem vou dar minha opiniao se o original ja nao tem boa durabilidade o que dizer de um recondicionado
tenho uma frontier 2006 ontem cocolquei um volante mono massa original MWM a pik-up ficou zerada nao trepida embreagem super macia com arrancada numca mais quero saber do biomassa e quem tiver juizo faz a mesma coisa não so pelo valor mas pela qualidade
MaNosOffRoad
20/08/2016, 07:52
Mário mais no meu caso o motor é o 2.5 se fosse o MWM já tinha feito isso que vc está falando.
mario bambino
22/08/2016, 07:43
porque nao tem rigido pra 2.5
MaNosOffRoad
23/08/2016, 13:48
porque nao tem rigido pra 2.5
Pois é mario por isso que no meu caso que a maquina é 2011 e motor 2.5 têm que usar o bimassa mesmo, estou pensando em comprar da marca Luk o que vcs acham ? e embreagem da Exeddy, alguém já fez a troca e tem alguma sugestão lembrando que o motor é o 2.5.
Adrianosiq
15/11/2016, 17:38
Valeuapena
douglasgaravello
05/03/2017, 14:25
boa tarde companheiros, adquiri um frontier 2012 4x4 e nas trocas de marcha o pedal de embreagem quando acionado faz um estalo e quando aliviado por completo faz uma mais forte, parece que é atras do painel, alguem pode me ajudar? obrigado
O volante bimassa ou as palhetas do plator, mas tem que haver vibração entre as trocas de marchas mais demoradas, no instante que engata ou desengata. Coloca uma primeira num aclive não muito forte e "queima um pouco de embreagem".
Se chacoalhar é o volante, se uns estalos e um tranco rápido pode ser plator disco e atuador ( quando mexe tem que trocar o kit) e rezar para não ser o bimassa - esse dá defeito entre 60.000 à 130.000 km.
GLMedina
20/04/2017, 17:40
Acho que o volante do motor da minha Serrana 4x4 2004 foi para o bico! Ainda não desmontei mas acredito que ainda seja o original. Ela está com 285 k km. Pergunto, elas vem com bi-massa ou rígido de fábrica?
shuther4x4
10/05/2017, 20:14
glmedina, dificilmente é original seu volante devido a km.
Originalmente elas vem com o bimassa, sempre.
Se você for trocar, e o seu for bimassa, poderá escolher pelo rigido ou outro bimassa. A vantagem do rigido e não gastar mais com volante se precisar de nova troca de embreagem. Se for o rigido já, gasta só com a troca da embreagem.
luizbadtz
17/07/2017, 05:53
Olá galera, preciso de ajuda... Preciso trocar a embreagem e o volante bimassa da minha Frontier 12/13, o modelo da bimassa que está nele (foto 1) é o 12310 5X00A ref Luk 415 0568 10, mas não estou encontrando aqui... Quero saber se esse outro modelo (foto 2) 12310 EB30A ref Luk 415 0363 11, serve nele?!
549975
Eduardopiri
24/01/2018, 23:59
O volante bimassa ou as palhetas do plator, mas tem que haver vibração entre as trocas de marchas mais demoradas, no instante que engata ou desengata. Coloca uma primeira num aclive não muito forte e "queima um pouco de embreagem".
Se chacoalhar é o volante, se uns estalos e um tranco rápido pode ser plator disco e atuador ( quando mexe tem que trocar o kit) e rezar para não ser o bimassa - esse dá defeito entre 60.000 à 130.000 km.
Vejo muito falar mal do bi massa, acho q o modo de conduçao influencia muito, tenho uma frontier 2007 desci o cambio a primera vez com quase 170 mil km, troquei tudo, hoje a minha esta ja 238 mil km, vamos ver se dura igual o outro, uso o carro em roça coloca carga estrada ruim, minha cidade e de interior de goias, so quebra mola, so o custo do bi massa q e meio salgado aki
Gilberto Leal
12/10/2019, 08:02
Bom dia amigo tem como me passar o contato da retificadora.
Grato
Apesar do tópico já estar sem movimentação, seria bacana se os foristas que colocaram o Volante Rígido (tanto o MWM quanto o Platinado) pudessem atualizar suas impressões...
Comprei uma frontier SE Strike 2004/2005 do primeiro dono, com apenas 86.500 km. Carro de rodovia, sem nenhum sinal de ter rodado em estrada de chão (constatado até por dois mecânicos experientes). Infelizmente, com 89.000 km o atuador abriu o bico... O mecânico baixou a caixa, e constatou que a embreagem estava bastante gasta (aparentemente, o proprietário anterior tinha o costume de descansar o pé esquerdo na embreagem)... Perguntei sobre o volante, e o mecânico me disse que estava ok...
Trocado disco e platô, atuador e retentor... peguei o carro e estava beleza... porém com uns 500 km rodado fui dar uma partido e deu o tal do barulho de bateção de lata, e a embreagem parecendo que tinha areia... desliguei, e tornei a ligar... tudo normal... depois já rodei mais uns 1000 km (peguei até a estrada da praia de Castelhanos), e somente em uma passagem de obstáculo o barulho (e sensação de areia no pedal da embreagem) ocorreu novamente... Mas após desligar e religar parou...
O mecânico me falou que deve ser o Bimassa dando adeus... Ele recomendou a troca por outro bimassa, mas após ler todo este tópico, estou pensando em partir para o rígido, mesmo que aumente um pouco a vibração e ruído na marcha lenta... Se não tivesse acabado de trocar a o platô e disco da embreagem acho que seria interessante o do Platinado.
No site do Platinado o volante rígido mais disco e platô de embreagem está custando R$ 1.800,00 (sem contar o frete). Detalhe: garantia de 5 anos no volante! Se a garantia do primeiros volantes era de 3 anos e passou para 5 anos, é sinal de que o produto deve estar apresentando boa durabilidade...
Volante Motor Nissan Frontier / X-terra Mwm 2.8 | Centro Automotivo Platinado (https://www.lojaplatinado.com.br/volante-motor-nissan-frontier-xterra-mwm-28-81991025xJM)
Não sei qual é a garantia do rígido da MWM, mas não creio que seja superior a 1 ano...
enricof18
21/01/2020, 22:12
Apesar do tópico já estar sem movimentação, seria bacana se os foristas que colocaram o Volante Rígido (tanto o MWM quanto o Platinado) pudessem atualizar suas impressões...
Comprei uma frontier SE Strike 2004/2005 do primeiro dono, com apenas 86.500 km. Carro de rodovia, sem nenhum sinal de ter rodado em estrada de chão (constatado até por dois mecânicos experientes). Infelizmente, com 89.000 km o atuador abriu o bico... O mecânico baixou a caixa, e constatou que a embreagem estava bastante gasta (aparentemente, o proprietário anterior tinha o costume de descansar o pé esquerdo na embreagem)... Perguntei sobre o volante, e o mecânico me disse que estava ok...
Trocado disco e platô, atuador e retentor... peguei o carro e estava beleza... porém com uns 500 km rodado fui dar uma partido e deu o tal do barulho de bateção de lata, e a embreagem parecendo que tinha areia... desliguei, e tornei a ligar... tudo normal... depois já rodei mais uns 1000 km (peguei até a estrada da praia de Castelhanos), e somente em uma passagem de obstáculo o barulho (e sensação de areia no pedal da embreagem) ocorreu novamente... Mas após desligar e religar parou...
O mecânico me falou que deve ser o Bimassa dando adeus... Ele recomendou a troca por outro bimassa, mas após ler todo este tópico, estou pensando em partir para o rígido, mesmo que aumente um pouco a vibração e ruído na marcha lenta... Se não tivesse acabado de trocar a o platô e disco da embreagem acho que seria interessante o do Platinado.
No site do Platinado o volante rígido mais disco e platô de embreagem está custando R$ 1.800,00 (sem contar o frete). Detalhe: garantia de 5 anos no volante! Se a garantia do primeiros volantes era de 3 anos e passou para 5 anos, é sinal de que o produto deve estar apresentando boa durabilidade...
Volante Motor Nissan Frontier / X-terra Mwm 2.8 | Centro Automotivo Platinado (https://www.lojaplatinado.com.br/volante-motor-nissan-frontier-xterra-mwm-28-81991025xJM)
Não sei qual é a garantia do rígido da MWM, mas não creio que seja superior a 1 ano...
Eu iria de rígido...
Eu iria de rígido...
Enridof18 você usa o rígido? Por tudo que li, e opiniões que colhi, também acho que o rígido é a opção mais adequada... A princípio vou partir para o rígido MWM...
Além disso, comprei um camper pop up, e minha ideia é usar a picape para expedições pelo Brasil e América do Sul... Portanto, o rígido dará muito mais confiança por não haver risco de quebra repentina... Pensando aqui, até o torque maior em baixo rotação citado por alguns poderá ser útil na condução da picape com o camper...
enricof18
22/01/2020, 13:19
Enridof18 você usa o rígido? Por tudo que li, e opiniões que colhi, também acho que o rígido é a opção mais adequada... A princípio vou partir para o rígido MWM...
Além disso, comprei um camper pop up, e minha ideia é usar a picape para expedições pelo Brasil e América do Sul... Portanto, o rígido dará muito mais confiança por não haver risco de quebra repentina... Pensando aqui, até o torque maior em baixo rotação citado por alguns poderá ser útil na condução da picape com o camper...
Tenho oficina e nunca tive oportunidade em usar um volante rígido, mas sem dúvida nenhuma ele é absolutamente mais confiável. Com relação a vibração, se você perceber alguma coisa, será bem difícil.
Sergio c
22/01/2020, 19:04
Eu iria de rígido, sem dúvidas.
CristianoF05
31/08/2021, 20:05
Olá pessoal, venho compartilhar vivência com a minha Frontier TURBO DIESEL 2.8 2005 que já tem 230.000km, percebi que está fraca e na estrada preciso colocar a segunda e as vezes a primeira marcha para subir ladeiras. Agora estou tendo que trocar o volante bimassa (vou substituir pelo rígido) e o kit de embreagem quero colocar o MWM.
O que acham que eu poderia fazer para deixa-la ainda melhor? Obrigado manos!
Marco Aurelio C Souza
11/08/2022, 10:23
Pois é mario por isso que no meu caso que a maquina é 2011 e motor 2.5 têm que usar o bimassa mesmo, estou pensando em comprar da marca Luk o que vcs acham ? e embreagem da Exeddy, alguém já fez a troca e tem alguma sugestão lembrando que o motor é o 2.5.
Vou realizar essa troca hoje
Volante Bimassa LUK
Embreagem Exedy.
Primeira troca do volante, pois a folga passa de 3 dentes.
A embreagem genuína rodou até 225.000
A embreagem Elper, por incrível que pareça, patinou com 13.000 km. Achei um absurdo a diferença de durabilidade.
Frontier 2013/2014 4x4 238.000 KM