PDA

Ver Versão Completa : Adaptaçao do 4.9 em CJ´s e Afins



elcio
01/02/2005, 15:36
Pessoal:

recebi , nesta semana, alguns e-mails perguntado como se adapta esse "motorzinho" no cj e willys em geral.
entao pra nao responder um por um, eu vou postar aqui pra quem tiver interessado em adaptar esse motor, caixa, etc., baseado nas MINHAS experiencias.

bom, pelo que estou percebendo cada vez mais pessoas estao adquirindo esse motor para colocar na escrivaninha (copyright by Dennis).
o cordao do 4.9 cada vez aumenta mais...
entao vai:

esqueçam os suportes originais do motor anterior, seja qual for.
tem que fazer novamente e bem reforçado.
o reforço do chassi e dos pontos de conexao com os jumelos eh recomendavel, pelo menos esse ultimo.
desnecessario dizer que precisa dos chicotes e do modulo, senao, nao funciona o motor, a nao ser que queiram colocar carburador - se for pra fazer isso continua com o bf :evil: se comprou a banana nao precisa comer a casca.

eu optei por colocar a capa seca do maverick V8 ( plug´n´play), porem, nesse caso, o volante do motor vai atrapalhar a montagem, e pra resolver isso eu torneei o volante, pra diminuir sua circunferencia, e assim coloquei a cremalheira tambem do maverick V8.
(vc pode usar o volante do V8, cuja a furaçao eh identica ao original, mas como ele possui um contra-peso, para manter a marcha lenta, nao sei quais seriam os efeitos desse contra-peso sobre o virabrequim)

colar, embreagem, plato, motor de arranque - tudo do V8. nesse caso eu mandei colocar mais molas no plato pra dar mais pressao, mas isso vai a gosto do fregues, eh como tempero de peixe.
ATENÇAO:
o volante original nao possui furaçao identica às do plato, entao um torneiro de mao cheia se tornara necessario, para fazer essa furaçao bem ao centro do volante e nao fazer cagada senao adeus volante :!:

o motor de arranque vai encostar no bloco e nao vai encaixar.
para isso tire a tampa do carter e desgaste-a - nao muito - ate o arranque encaixar.
cuidado pra nao gastar muito, senao vaza oleo.
palavroes e cerveja tambem ajudam (copyright by Bill)
ele precisa estar bem alinhado e preso senao adeus cremalheira e bendix, vale lembrar que o arranque precisa estar em boas condiçoes (induzido, automatico, escovas, buchas, e claro, a cremalheira) pois o motor nao eh fraco nao.

bom, com a capa-seca do V8 a disposiçao vc pode colocar 10000000 de caixas, basta usar a imaginaçao e uma boa flange :? .
eu escolhi a da C10 por motivos obvios:
resistencia, facil manutençao, durabilidade e eh plug´n´play, nao precisa de flanges nem nada disso.
a minha caixa eh com a tampa/garfo do willys, pra evitar aquela tampa lateral incomoda da C-10. mas essa adaptaçao eh outra historia, alem do mais eh protegida por direitos autorais :D
atentem para o piloto que vao usar, por causa do plato, tem que ser o do maveco, nem preciso dizer que se tiver que emendar o piloto com o da sua caixa original vai ter que ser MUITO BEM feito.

o radiador eu mandei fazer de cobre mesmo (nao precisa dessa frescura de radiador de aluminio e coisa e tal), porem selado, com colmeias do caminhao mercedez e com o reservatorio original de 14 libras da F1000.

feixe de molas a gosto, originais ou toyota sao recomendaveis.

criou-se uma polemica se esse motor cabe ou nao cabe no cofre.
cabe sim, apertado mas cabe, tive espaço suficiente pra colocar tudo o que precisava, inclusive a bomba eletrica da direçao hidraulica.
alem dos cornetoes maritimos :twisted:
se vc tem rural ou F75/85 entao eh moleza.
cj3 - forget about it. eu juro que tentei mas nao vi espaço pra ele nesses cj´s.

o carda traseiro vai ficar com uns 20 e poucos cms ja o dianteiro vai virar p#ca de jumento. :shock:
eu usei cardans de rural, nao esqueçam de balancea-los, principalmente o dianteiro.

pessoal, esse motor nao tem preguiça, entao caprichem nos freios.
se for a lona nem pense em sair de casa, pois apenas o peso do motor vai te dar um sufoco na hora de parar, mas se vc adaptar os freios a lona da F4000 esqueça o que eu disse. :wink:

relaçao de diferencial e sal a gosto :wink:
se vc usar uma 8x43 mal vai precisar de reduzida!
bom, eh isso, mais detalhes no meu album.


me corrijam eventuais erros e se eu esqueci de alguma coisa, me avisem.

espero ter ajudado e cuidado com o pe.

[]´s injetados

e nao se esqueçam:
quem gosta de motorzinho eh aeromodelista.

KINHO
01/02/2005, 16:50
Elcio,

vamos as duvidas: Reparei que o capô do seu jipe tem uma saliencia, é estetica ou foi preciso para acomodar o motor? Quantas pol tem o calço de carroceria que vc está usando?

elcio
01/02/2005, 16:59
oi Kinho:
essa saliencia eh o scoop de ar (de uma mitsubishi de rallye) que vou conectar direto na entrada de ar do filtro, para maior aproveitamento do fluxo de ar no coletor e assim melhorar a queima.
estou pensando inclusive em fazer um pre-filtro logo abaixo dessa entrada.
o calço tem 10 centimetros.


[]´s

fugger
02/02/2005, 10:42
Elcio

Vc tem idéia de a quanto anda um motor deste aqui em CWB?

Tenho um amigo querendo vender um motor destes e não tem idéia de preço. Ele ligou pra uma oficina que troca motores de caminhonetes pra diesel e passaram o preço de Lt$2.000 :shock: . Será?

Um abraço

Alessandro Henrique
02/02/2005, 11:13
elcio,

Andei conversando com algumas pessoas (2) por aqui que já utilizaram este motor, e me disseram que é muito fraco :!: Não acreditei muito no relato deles, então gostaria de sua opinião sobre esta "usina". Estou pretendendo colocar o 4.1 da silverado, se você puder relatar brevemente sua impressão agradeço, pois ainda posso mudar de idéia.

Sds.

fernandão
02/02/2005, 12:34
Elcio

Gostaria de saber se Vc usou o Motor de aranque original do motor ou o do V-8
e tambem gostaria de saber qual a media de consumo do 4.9 pois me falaram
que ele é muito beberão

samukanvas
02/02/2005, 12:44
Caraio Bicho,

Precisa mesmo duas pinças de freio na tua mácchina? A quantos km/h se vai andar? :lol: :lol: :lol:

elcio
02/02/2005, 12:48
Elcio

Vc tem idéia de a quanto anda um motor deste aqui em CWB?

Tenho um amigo querendo vender um motor destes e não tem idéia de preço. Ele ligou pra uma oficina que troca motores de caminhonetes pra diesel e passaram o preço de Lt$2.000 :shock: . Será?

Um abraço


grande Fugger.

cara, na verdade esse motor nao tem preço estipulado de mercado, na verdade nenhum motor tem, mas gira em torno de 1.500 a 2.000 dependendo do estado.
ja vi neguinho vendendo por 500,00.
na BR caminhoes apenas no bloco, sem pistoes nem nada pediram 1.000,00 !!!!
o meu eu troquei por um processador pentium antigo 8)

reza o bom senso: custo beneficio. esmola demais o santo desconfia.


[]´ s injetados

elcio
02/02/2005, 13:05
elcio,

Andei conversando com algumas pessoas (2) por aqui que já utilizaram este motor, e me disseram que é muito fraco :!: Não acreditei muito no relato deles, então gostaria de sua opinião sobre esta "usina". Estou pretendendo colocar o 4.1 da silverado, se você puder relatar brevemente sua impressão agradeço, pois ainda posso mudar de idéia.

Sds.

Alessandro:

se um motor de quase 40kgfm for fraco, entao taca logo um caterpillar :wink:
mas todos aqui sabemos que apenas o motor nao eh fator determinante para avaliar a "força" de um motor. e a caixa de cambio? relaçoes? transmissao em geral?
imagina um ap com apenas 15~18 kgfm!!
esse eh o terceiro motor que eu ja tive em jeeps (antes eram Bf e V8 ), e de todos que vi inclusive de amigos, ele so perde pro V8, mas nao fica longe nao. ( ta certo que nao vi todos os motores possiveis)
mas minha opinao, claro, eh suspeita. mas pelo menos eu estou relatando o que presenciei.
alem do mais ele foi projetado pra empurrar um carro (F1000) que vazia tem +- 2 toneladas mais os 1500 kilos de carga que ela suporta.
acho que por ai da pra ter uma ideia.

[]´s

elcio
02/02/2005, 13:07
Caraio Bicho,

Precisa mesmo duas pinças de freio na tua mácchina? A quantos km/h se vai andar? :lol: :lol: :lol:


ehehehe, nao custa garantir.
nao vou andar muito rapido nao. no maximo no 14. :lol:

[]´s

Alessandro Henrique
02/02/2005, 14:01
Alessandro:

se um motor de quase 40kgfm for fraco, entao taca logo um caterpillar :wink:
mas todos aqui sabemos que apenas o motor nao eh fator determinante para avaliar a "força" de um motor. e a caixa de cambio? relaçoes? transmissao em geral?
imagina um ap com apenas 15~18 kgfm!!
esse eh o terceiro motor que eu ja tive em jeeps (antes eram Bf e V8 ), e de todos que vi inclusive de amigos, ele so perde pro V8, mas nao fica longe nao. ( ta certo que nao vi todos os motores possiveis)
mas minha opinao, claro, eh suspeita. mas pelo menos eu estou relatando o que presenciei.
alem do mais ele foi projetado pra empurrar um carro (F1000) que vazia tem +- 2 toneladas mais os 1500 kilos de carga que ela suporta.
acho que por ai da pra ter uma ideia.


Obrigado Élcio, também acho que o motor não fica devendo em nada!

Sds.

elcio
02/02/2005, 16:46
pessoal:


mais algumas consideraçoes.
tem gente me perguntando o porque de calços de carroceria tao altos.
vou logo adiantando:
nao eh pra deixar o jeep alto nao.
como o motor eh muito grande, tanto no comprimento como na altura devido ao coletor, se deixar com os calços do tamanho original, acaba subindo muito alem de atrapalhar muito na manutençao dele como troca de velas entre outras coisas.
mas eu poderia abaixar mais o suporte do motor.
ate poderia, mas a parte debaixo dele tbem eh muito grande e o perigo de bater em algo como pedras e galhos eh consideravel.
entao resolvi fazer um suporte mais alto e aumentar a altura da carroceria proporcionalmente.
mas pelamordedeus, isso nao eh o kit aumentator tabajara.
pra isso existe spoa.


[]´s

Polvora
31/08/2006, 17:54
Elcio,

Que radiador você está usando ?

[]

Mazaropi-RJ
21/11/2008, 11:11
Oi Elcio... Já se passou um tempinho desde que vc adaptou esse motor... Vc teria algum comentário a acrescentar ? Está satisfeito com a adaptação ? Com qual cambio ele está agora ?
Pena q não mais aparecem as fts da reforma.
Abçs.