Conectar

Ver Versão Completa : A viatura bateu motor…

Felipe Martins
13/01/2010, 17:03
É companheiros sukis, não teve jeito a viatura bateu o motor…

Somente dois meses após a compra do meu vitara 1.6 16v 5D 97/98 auto ele não resistiu...peguei o carro muiiiiito judiado..quase não saiu da oficina desde então..troquei óleos, retentores, radiador, velas, cabos especias..etc...enfim estava preparando o carro para mim, mesmo assim o motor foi para o espaço, derreteu pistão, empenou bielas um verdadeiro estrago, até agora estou tonto com tudo isso.. o fluido de radiador estava novo 50% agua 50% paraflu, óleo trocado e no nível, minha esposa chegando em casa o guerreiro descansou...isso após uma viagem q fiz de 1500km na qual ele nao poderia parar..ele aguentou e só veio quebrar perto de casa..

Resumindo o mecânico disse que não vale a pena fazer esse motor...indicou a comprar um outro e colocar no lugar, e já até consegui um por 5 mil 2002 tb 1.6 16v.

Aí vcs devem estar pensando esse cara vai desanimar desse carro...depois de um preju desse..aí q vcs estão enganados, oq eu ví esse carro fazer na minha mão durante esse curto período vale a pena colocar um coração novo nele..passei por atoleiros onde TR4 estavam atoladas, andei em areia pesada que nem gente grande, subi lugares aonde só tava subindo troller e isso tudo com ele todo original..

Fica aqui meu desabafo, para quem já passou por isso sabe do que estou falando..qualquer dica é bem vinda...

Abraços com a viatura no estaleiro fazendo transplante...

MRaizer
13/01/2010, 17:19
Bem, que falar?
No máximo poderia sugerir a troca por um AP, mas já que conseguiu o motor original... Melhor né?
Abraços

Felipe Martins
13/01/2010, 17:51
MRaizer, pois é tb pensei nessa possibilidade..mas como o meu é auto dá um trabalhão danado, e além do mais vai dar um UP de 97 para 2002.

abçs

MBrau
13/01/2010, 23:40
Felipe,

Não vai na onda de um mecânico só!!! Alguns têm medo ou falta de competência para mexer em Suzuki achando que é coisa de outro mundo! Existe um tabu de que as peças suzuki são caríssimas. Não é bem assim pois os componentes como bronzinas, anéis, pistões, retentores, juntas rolamentos e etc, são até bem competitivos! Têm carro nacional que é mais caro!
A parte muito cara é a eletrônica como sensores, centrais e etc.

Fala com um bom meca pois, dependendo do que estragou pode sair barato e vai ficar com motor para muito tempo ainda! Peça a relação das peças e faça os orçamentos (Suzucar, Alternativa, etc). Evite peças chinesas!

Quanto a troca/adaptação por outro tipo de motor vêm sempre junto com várias alterações ajustes e "enjambrações" que na maioria das vezes desequilibra o conjunto! Via de regra sai bem caro pra acertar tudo!
Se o carro é mais pra trilha, tudo bem!

abraço

Jalisson
14/01/2010, 00:20
Esse é um verdadeiro Suzukeiro!

É isso aew Felipe, bota um coração novo na viatura. Ela vai lhe dar muito mais alegria do que ja lhe deu!

E quanto ao conselho: Eu também sou mais por colocar um conjunto original. Tenta verificar em mais oficinas de Suzuki.

Forte abraço!:concordo:

Marco-Maga
14/01/2010, 00:37
É companheiros sukis, não teve jeito a viatura bateu o motor…

Somente dois meses após a compra do meu vitara 1.6 16v 5D 97/98 auto ele não resistiu...peguei o carro muiiiiito judiado..quase não saiu da oficina desde então..troquei óleos, retentores, radiador, velas, cabos especias..etc...enfim estava preparando o carro para mim, mesmo assim o motor foi para o espaço, derreteu pistão, empenou bielas um verdadeiro estrago, até agora estou tonto com tudo isso.. o fluido de radiador estava novo 50% agua 50% paraflu, óleo trocado e no nível, minha esposa chegando em casa o guerreiro descansou...isso após uma viagem q fiz de 1500km na qual ele nao poderia parar..ele aguentou e só veio quebrar perto de casa..

Resumindo o mecânico disse que não vale a pena fazer esse motor...indicou a comprar um outro e colocar no lugar, e já até consegui um por 5 mil 2002 tb 1.6 16v.

Aí vcs devem estar pensando esse cara vai desanimar desse carro...depois de um preju desse..aí q vcs estão enganados, oq eu ví esse carro fazer na minha mão durante esse curto período vale a pena colocar um coração novo nele..passei por atoleiros onde TR4 estavam atoladas, andei em areia pesada que nem gente grande, subi lugares aonde só tava subindo troller e isso tudo com ele todo original..

Fica aqui meu desabafo, para quem já passou por isso sabe do que estou falando..qualquer dica é bem vinda...

Abraços com a viatura no estaleiro fazendo transplante...

Felipe,

Vc disse que comprou este carro a 2 (Dois) meses, por acaso não tem garantia de motor e cambio, como gostam de dizer as lojas?

Mesmo que vc tenha comprado de particular ele (Vendedor) juridicamente tb é responsavel por essa garantia.

Vc ja verificou isso?

Bem vc dizer que passou aonde Tr4 não passou isso não é novidade huahuahua..... :palmas: :dance:

Caso nenhuma das alternativas acima seja aceita, é isso ai, só resta colocar um coração novo, ou mesmo verificar as peças para troca do que estragou como disse o colega acima.

Precisando de ajuda é só pedir. :concordo:

Boa sorte!!!

Abs.

JEFFCATUNDA
14/01/2010, 02:58
Felipe,

Vc disse que comprou este carro a 2 (Dois) meses, por acaso não tem garantia de motor e cambio, como gostam de dizer as lojas?

Mesmo que vc tenha comprado de particular ele (Vendedor) juridicamente tb é responsavel por essa garantia.

Vc ja verificou isso?

Bem vc dizer que passou aonde Tr4 não passou isso não é novidade huahuahua..... :palmas: :dance:

Caso nenhuma das alternativas acima seja aceita, é isso ai, só resta colocar um coração novo, ou mesmo verificar as peças para troca do que estragou como disse o colega acima.

Precisando de ajuda é só pedir. :concordo:

Boa sorte!!!

Abs.
Marco.

você tocou em um assunto muito interessante, eu também pensava assim...Mas ai me explicaram que quando um particular vende um automovel, ele não está sujeito ao codigo de direitos do consumidor, pois não é atividade dele o comercio... logicamente que existem outras relações de direito que podem ser aplicadas nesses casos, mas não o codigo de defesa do consumidor... Não sou expert nisso mas foi o que me falaram....

Vicio oculto, por exemplo, acho que pode ser aplicado...

Com a palavra os nossos advogados de plantão!

EduPuga
14/01/2010, 07:34
Fiz o motor do Side a algum tempo e não tive problemas em encontrar as peças e o preço foi compativel com o de carros nacionais, peguei tudo na alternativa.

Felipe Martins
14/01/2010, 10:00
Felipe,

Não vai na onda de um mecânico só!!! Alguns têm medo ou falta de competência para mexer em Suzuki achando que é coisa de outro mundo! Existe um tabu de que as peças suzuki são caríssimas. Não é bem assim pois os componentes como bronzinas, anéis, pistões, retentores, juntas rolamentos e etc, são até bem competitivos! Têm carro nacional que é mais caro!
A parte muito cara é a eletrônica como sensores, centrais e etc.

Fala com um bom meca pois, dependendo do que estragou pode sair barato e vai ficar com motor para muito tempo ainda! Peça a relação das peças e faça os orçamentos (Suzucar, Alternativa, etc). Evite peças chinesas!

Quanto a troca/adaptação por outro tipo de motor vêm sempre junto com várias alterações ajustes e "enjambrações" que na maioria das vezes desequilibra o conjunto! Via de regra sai bem caro pra acertar tudo!
Se o carro é mais pra trilha, tudo bem!

abraço

porém na regiâo que moro Macaé -RJ não existem mais mecânicos que mechem em sukis, aí eu toh embarcando na onda dele porém é um bom mecânico conceituado em 4x4.

em relação a troca de motor não seria uma adaptação propriamente dita, seria outro 1.6 16v de um grand vitara 2002, ele me falou que é igualzinho só muda a parte de injeção e outras pequenas coisas.

muito obrigado pela força

MATOSWR
14/01/2010, 10:06
Ae Felipe. concordo com o pessoal. essa coisa de que 'não vale a pena fazer esse motor' é meio estranho. Acho que vc deve fazer o orçamento de quando fica fazer seu motor e quanto fica o novo. aí voce decide se vale a pena ou não. ou seja se reformar seu motor todo ficar por 3mil? e outro vale 5mil vc vai ver o q é mais jogo. também tem q ficar atento a esse novo motor, se vão te dar nota, e se tem garantia. Ser 2002 não quer dizer muita coisa..ele pode ter rodado facil mais de 150mil Km lembre que para o mecanico sempre é mais facil trocar o motor!
mas de qualquer forma vale investir no carro.
boa sorte!

Felipe Martins
14/01/2010, 10:06
marco-maga/JEFFCATUNDA

realmente vcs tem razão..peguei o carro de um atravessador amigo meu dono de agência, aí q tá o problema como peguei o carro num preço bem abaixo da tabela e não estou afim de uma briga judicial, entrei em acordo com ele dele pagar metade do preju, ou seja 2.500 não é o correto mas já ajuda bastante.

abraços

Felipe Martins
14/01/2010, 10:11
EdyPuga,

Meu amigo quanto saiu pra fazer o motor do side? fez completo?

MATOSWR,

Pois é meu amigo o carro ainda tá padado, só que o problema que nao tenho nem idéia de quanto ficaria fazer um motor desses...pelo que o mecanico me falou pra fazer tudo com tudo original e mais M.O chegaria nuns 7.000 achei absurdo porém nao tenho outro parâmetro

abraços

Lothar
14/01/2010, 10:14
[QUOTE=Felipe Martins;1070391]porém na regiâo que moro Macaé -RJ não existem mais mecânicos que mechem em sukis, aí eu toh embarcando na onda dele porém é um bom mecânico conceituado em 4x4.

Felipe, aqui no RIo, Campo Grande, existe o Zezuki, o cara é fera e uma pessoa 200%.

O link é: http://www.zezuki.com/.

Liga para ele e se informa, ele tem boa vontade para te orientar numa boa.

[]

MATOSWR
14/01/2010, 10:24
Felipe. eu quando fiz motor do meu carro (que não era suzuki) e que tinha um mecanico de confiança trabalha assim:
1- ele me dava a lista de todos as peças que precisavam ser trocadas e as referidas marcas de qualidade (sabó - bosch -metal-leve etc)
2 - me dava o valor da mão-de-obra dele...
3 - me dava o valor da retifica do motor.

aí eu fazia o orçamento das peças onde eu queria, na internet, rede autorizada, brigava por desconto (as autorizadas as vezes tem peças baratas e com bons descontos a vista)
eu acho q para o trabalho ser confiavel vc tem q ter esse valor, não apenas um número chutado (7mil).

Felipe Martins
14/01/2010, 10:30
Lothar,

Vou ligar pra ele agora, mas acho meio complicado rebocar esse carro para campo grande, mas se valer a pena..

MATOSWR,

Realmente o normal é isso aí, mas como ele tem um contato que traz peças da argentina num preço bom achei que ão encontraria por menos..

Valeu mesmo

Marco-Maga
14/01/2010, 13:11
Lothar,

Vou ligar pra ele agora, mas acho meio complicado rebocar esse carro para campo grande, mas se valer a pena..

MATOSWR,

Realmente o normal é isso aí, mas como ele tem um contato que traz peças da argentina num preço bom achei que ão encontraria por menos..

Valeu mesmo

Felipe,

Tem aqui em SP o melhor mecanico de Suzuki daqui, que é o Daniel.

Vc pode dar uma ligada para ele, para ter uma noção do que fazer..

E ou quem sabe não manda o carro pra cá, ai com certeza vc será mais feliz ainda com seu jipinho...

Daniel (11) 50925423

Se precisar de algo é só falar... :concordo:

Boa sorte.

Abs.

EduPuga
14/01/2010, 14:08
Felipe,

Faz quase dois anos que fiz o serviço, o meu não chegou a travar, apenas batia e baixar muito óleo, gastei nele +/- R$ 2.500 entre peças, retifica e mecânico, no cabeçote não fiz nada, pois já havia dado um geral nele.
Cota as peças na alternativa4x4 e serviços como o wellington falou.

boa sorte

Ricardo Passoni
14/01/2010, 14:10
Dá uma pesquisada no mercado livre que tinha uma pessoa vendendo partes de suzuki novas para quem precisa - se retificar o motor e tudo Okm
abraços

Alfredo Stavale
14/01/2010, 15:35
po se quiser 4mil eu te vendo o do meu jimny 2002:mrgreen: mais baratp:concordo:

brincadeira, não vale a pena pagar 5mil num motor velho como o 2002. isso porque o motor como disseram, pode estar com mais de 100mil km fácil fácil.

5mil tu compra tudo novo e deixar seu motor velho zero bala... e ai pode rodar milhares de km com certeza que não vai estragar.

não tenho certeza mas acho que o cambio auto do vitara é o mesmo do opala. derrepente vale a pena adaptar outro motor como o AP.
bem, vai contando ai o que resolver da empreitada!

boa sorte!

Alexandre Banana
14/01/2010, 17:05
Irmãozim .... a verdade é que a pessoa que lhe vendeu, seja ela pessoa física ou jurídica, tem que arcar com esse prejuízo ou lhe devolver o dinheiro gasto com o carro.

Felipe Martins
14/01/2010, 19:19
Ainda segue a saga...

não decidi ainda oq vou fazer mas mantenho vcs informados..

o mec. disse que esse motor 2002 tá com 58.000 rodados, mas ainda nao engoli a historia que não dá para fazer meu motor que não compensa..

Liguei para o Zezuki, porém ele está de ferias e só volto no final do mes..

estou checando outras possibilidades vamos ver oq consigo

Abraços continuando suzuqueiro até o fim..

Tormy
14/01/2010, 20:51
Felipe,

Sinto muito pelo ocorrido.

Nem darei opiniões tecnicas por desconhecimento mesmo.

Entretanto, juridicamente falando, se o cara topou esse acordo de 50%, acho que vale a pena, principalmente considerando que pagou um valor bem abaixo no carro. A briga além de demandar muito tempo e MUITA dor de cabeça, poderá no final das contas não te dar nada financeiramente, o que seria pior. Se este acordo foi feito, dentro do quadro da bosteka que passou, foi a melhor solução por enquanto.

Afinal, comprar um carro mais antigo é como investir na bolsa: pode ou não ser um bom negócio... é um risco.

Vale mais fazer as coisas com gosto e ter a sua viatura dos sonhos na garagem te enchendo de orgulho. 8-)

Boa sorte aí na jornada.

[ ]'s,

Tormy.

marco-maga/JEFFCATUNDA

realmente vcs tem razão..peguei o carro de um atravessador amigo meu dono de agência, aí q tá o problema como peguei o carro num preço bem abaixo da tabela e não estou afim de uma briga judicial, entrei em acordo com ele dele pagar metade do preju, ou seja 2.500 não é o correto mas já ajuda bastante.

abraços

BTMEC
15/01/2010, 12:36
Ainda segue a saga...

não decidi ainda oq vou fazer mas mantenho vcs informados..

o mec. disse que esse motor 2002 tá com 58.000 rodados, mas ainda nao engoli a historia que não dá para fazer meu motor que não compensa..

Liguei para o Zezuki, porém ele está de ferias e só volto no final do mes..

estou checando outras possibilidades vamos ver oq consigo

Abraços continuando suzuqueiro até o fim..

Somente a título de informação, fiz o motor do meu Vitara 16V 97 em novembro do ano passado e entre tudo gastei R$ 3500,00... aki em Natal-RN.

Até mais.

Felipe Martins
15/01/2010, 13:23
Somente a título de informação, fiz o motor do meu Vitara 16V 97 em novembro do ano passado e entre tudo gastei R$ 3500,00... aki em Natal-RN.

Até mais.
Eu imaginei por volta disso mesmo, mas estou tentando "chorar" um pouco com o mesc. pra ver se ele faz mais barato o motor do 2002.

Mas oq vc trocou exatamente no seu motor, vc sabe? já ajudaria bastante na minha negociação com ele

obrigado e abraços

BTMEC
15/01/2010, 16:55
Olha Felipe,

troquei jogo de pistao, BB ,BC, retifica de cabeçote, sede de válvula, retentor de válvula, virabrequim. O bloco foi encamisado pois não dava mais retifica.

E o de praxe, troca de oleo, filtro, vela...

Mas, só a MO 800,00 :-(

Até mais...

MATOSWR
15/01/2010, 21:55
No mercado livre tem uns kit´s para retifica (juntas, pistons, retentores) dá uma olhada no preço e ve a qualidade, pode compensar.
boa sorte

Gugu7
15/01/2010, 23:27
E a questão de trocar o motor tem ainda que ir no Detran com nota fiscal de usado, não é isso??
Na minha opinião mesmo gastando um pouco a mais é melhor reparar o seu pq aí vc sabe que ele tá novo de novo.

Alexandre X
16/01/2010, 10:44
MRaizer, pois é tb pensei nessa possibilidade..mas como o meu é auto dá um trabalhão danado, e além do mais vai dar um UP de 97 para 2002.

abçs

Felipe ja pensou em colocar um 2.0 da Tracker? Nas minhas andanças atras de um 2.5 V6 por X Mobile, achei um completo de Tracker por 4.5k, o V6 completo com cambio paguei 10k

Felipe Martins
17/01/2010, 13:12
Felipe ja pensou em colocar um 2.0 da Tracker? Nas minhas andanças atras de um 2.5 V6 por X Mobile, achei um completo de Tracker por 4.5k, o V6 completo com cambio paguei 10k
Pensei sim, mas me parece que seria aumento de potência aí fica dificil legalizar... e tb nao sei quanto a adaptação no cambio auto, mas ví q o que estou comprando está caro, vc falou um da tracker completo por 4.5k o meu to pagando 5k sem a parte de injeção

Abçs

MATOSWR
18/01/2010, 01:26
Felipe, ta caro sim. ta certo que nao é facil achar um motor destes, ai quando o cara tem que ganhar nele, mas por 5k era para ta completo, com injeção, coletores e sensores...tudo ai vale. mas se for ficar com ele mesmo negocia o preço, por também não é tao facil vender esse motor.

boa sorte na busca

MRaizer
18/01/2010, 10:23
Veja se o Ramiro da "Mau Caminho 4x4" (Ilha do Governador) ou o Chapéu (Niterói) pegam para fazer.
Embora eu também ache estranho esse negócio de "não dá para fazer retífica", não coloque a "repotencialização" com motor VW para escanteio ainda, fale antes com o Bacelar (São Paulo) à respeito. Vai que é "economicamente viável"? Até pq já existe capa-seca que combina o motor AP com a caixa de Opala... Deve servir!
Por fim: Ok, o motor do Grand Vitara é parecido, mas será que não vai ser uma lenha de instalar??

Abraços e boa sorte!!

Márcio Magalhães
18/01/2010, 11:24
Wellington,

Se o Zezuki tá de férias e você está com pressa, procure o André Faro da Sannauto. Sabe tudo de Suzuki também. A oficina dele é ali em Botafogo.

Certamente ele vai te dar um orçamento honesto.

[]´s,

Valdão
18/01/2010, 17:30
Também estou nesta situação. Meu 1.6 8v deu calço hidraulico. Mandei abrir hoje pra ver a paulada... Com relação a qualidade das peças Alternatica ou Suzucar???????

MATOSWR
18/01/2010, 23:06
O Marcio, valeu, mas quem ta querendo fazer o motor é o Felipe...o meu graças a DEUS ta ok..rs e espero q fique assim por muitos quilometros..rs
agora tava mesmo querendo umas dicas de oficinas confiaveis no RIO. onde fica esse em botafogo? qual mais vc me indica...não conheco ninguem bom de suzuki.
abraços

MATOSWR
18/01/2010, 23:11
Também estou nesta situação. Meu 1.6 8v deu calço hidraulico. Mandei abrir hoje pra ver a paulada... Com relação a qualidade das peças Alternatica ou Suzucar???????

Po é por medo do calço hidraulico que vou colocar um snorkel no meu Jimny

MRaizer
18/01/2010, 23:43
Éeee, com o prefeito vai-e-vem e essas chuvas, o snorkel tá ganhando status de nescessidade on-hole (porque no Rio não tem road, conforme um camarada daqui do fórum)

Valdão
19/01/2010, 09:13
Não economiza não, coloca snorkel logo.... Já passei dentro de rio que o carro boiou e não deu nada, agora passei em uma poça meio funda e fud.....

Márcio Magalhães
20/01/2010, 00:32
Wllington, confundi tudo. Nome, história, carro... mas tudo bem.

Quanto a dica de mecânico, é o seguinte. Se for algo específico de Suzuki ou partes mais "delicadas" é o Zezuki mesmo. O André Faro da Sannauto também é bom e foi honesto comigo e com quem me indicou. Segundo consta foi ele quem ficou com o maquinário da ex-Raion.

[]´s,

Fábio Henrique
22/01/2010, 13:52
Olha Felipe,

troquei jogo de pistao, BB ,BC, retifica de cabeçote, sede de válvula, retentor de válvula, virabrequim. O bloco foi encamisado pois não dava mais retifica.

E o de praxe, troca de oleo, filtro, vela...

Mas, só a MO 800,00 :-(

Até mais...
BTMEC, onde vc fez o motor de sua viatura?

Fábio Henrique
Vitara 1.6 / 16v 97 Manual.

BTMEC
22/01/2010, 15:12
Fábio,

fiz com Junior, ele tem uma oficina em Parnamirim.

Anota o tel. 36435085, cel. 88266887.

Pode falar que foi Thiago do vitara branco que indicou.

Pode ir lá, ele tem bastante conhecimento em Suzuki.

Até mais...

MATOSWR
23/01/2010, 19:45
Wllington, confundi tudo. Nome, história, carro... mas tudo bem.

Quanto a dica de mecânico, é o seguinte. Se for algo específico de Suzuki ou partes mais "delicadas" é o Zezuki mesmo. O André Faro da Sannauto também é bom e foi honesto comigo e com quem me indicou. Segundo consta foi ele quem ficou com o maquinário da ex-Raion.

[]´s,

O Márcio, vc pode passar o contato deles???? desde ja agradeço

Márcio Magalhães
26/01/2010, 14:34
Olá,

O Zezuki é 3156-7093 / 9809-3768.

O do André Faro sumiu o cartão dele. Assim que eu achar posto aqui.

[]´s,

Fábio Henrique
01/02/2010, 12:34
Valeu!

Muito obrigado BTMEC.

Felipe Martins
09/02/2010, 11:55
Pessoal,

Acabo de retirar a viatura do estaleiro, coloquei o motor do Gran 2002 mesmo, estou gostando bastante do funionamento do carro porém percebi algumas mudanças para pior.

- A caixa automática não reduz aparentemente o quick down não está funccionando mais, fato estranho visto que nao mechemos na caixa.
- O carro no Gás está trocando as marchas acima dos 3.500 RPM porém na gasolina está ok.
- OD off não está ligando fica permanentemente on.

fora isso estou bem feliz em ter a viatura rodando novamente..

obrigado e abraços a todos aqueles que ajudaram e aceito dicas para os defeitos citados acima..

Felipe

EduPuga
09/02/2010, 16:03
Mais uma opção de motorização para nossos veinhos, como os pontos piores estão relacionados com o cambio automatico, acredito que no manual a instalação seja mais simples.