PDA

Ver Versão Completa : Reles!!!! Em que Usar????

rctorrezam
12/01/2010, 21:28
PessoALL!!

Estou pretendendo dar uma atenção à parte elétrica do meu CJ5.

Gostaria de saber em que é necessário rele, pois só achei 3 no meu CJ. Seta (lógico), Limpador de parabrisas (sei lá?!?!?!), outro sei lá do que.

Como podem ver, estou tentando descobrir de onde para onde vem os fios e para que sõa os reles e quais estão faltando.

Onde precisa? Seta (OK), farol alto?, farol de milha? ????

Flaibam
12/01/2010, 22:46
PessoALL!!

Estou pretendendo dar uma atenção à parte elétrica do meu CJ5.

Gostaria de saber em que é necessário rele, pois só achei 3 no meu CJ. Seta (lógico), Limpador de parabrisas (sei lá?!?!?!), outro sei lá do que.

Como podem ver, estou tentando descobrir de onde para onde vem os fios e para que sõa os reles e quais estão faltando.

Onde precisa? Seta (OK), farol alto?, farol de milha? ????

O relè do farol é ligado no alternador....já o das milhas, são separados. Se o seu farol for especial, o relè também é especial e o cabeamento tem que ser anti-chamas.

Rafaminc
13/01/2010, 08:06
Você vai precisar relês somente onde as chaves não suportam a amperagem do equipamento. Por exemplo, colocar lâmpadas de 100W, guincho elétrico, bomba de gasolina elétrica, buzinas, etc...

Para saber qual a carga que sua chave suporta faça o cálculo.

Ex.
Dois faróis de milha com 100 Watts cada + 5 W em cada sinaleira = 220 W.

Pela fórmula Potência = Voltagem x Amperagem você terá:

220 = 12 x A
A = 220/12
A = 18.3 Ampéres

Como normalmente as chaves comerciais para painel trabalham entre 10A e 15A (procura a indicação na carcaça dela), se você ligar o circuito acima direto vai fritar a chave, portanto tem que colocar um relê maior para suportar toda a corrente. Use sempre relês um pouco maiores para dar uma folga.
Os demais relês como pisca, temporizador do limpador são desenvolvidos somente para aquela aplicação.
Outro detalhe importante é sobre a bitola do fio a ser usado na instalação. Para isso tem tabelas AWG onde vc pode dimensionar um fio adequado para a carga consumida.

Ex:
+- 15A - Fio 1,5mm
+- 21A - Fio 2,5mm
+- 28A - Fio 4mm
+- 36A - Fio 6mm
+- 50A - Fio 10mm
...

Abçs

rctorrezam
13/01/2010, 22:57
Então, na prática, posso usar relê para qualquer coisa e devo utilizar para as coisas que demandam grande potência (ou amperagem).

É isso?

Dodger
13/01/2010, 23:15
Então, na prática, posso usar relê para qualquer coisa e devo utilizar para as coisas que demandam grande potência (ou amperagem).

É isso?

Sim!

Reformei um carro antigo aqui que só tinha os reles de pisca, mais nada.
coloquei rele em tudo que puxa mais energia, farol, milha, ventoinha eletrica e outras coisas que num tô lembrando agora.
Tbém num tinha fusivel pra quase nada na caixa original, coloquei fusivel pra tudo agora.

rctorrezam
14/01/2010, 20:36
Beleza!!!

Mais uma: 1 relê para cada coisa ou pode ser usado para mais de uma.

Acredito que dependa da potencia do que for ligado e do relê. É isso?

Dodger
14/01/2010, 21:15
um rele pra cada coisa

Rafaminc
15/01/2010, 08:18
Beleza!!!

Mais uma: 1 relê para cada coisa ou pode ser usado para mais de uma.

Acredito que dependa da potencia do que for ligado e do relê. É isso?

Rctorrezam, só um lembrete, se vc faz trilha e gosta de jogar o jeep num banhado, utilize o mínimo possível de relês, pois se molhar e entrar sujeira, vai pro pau.

coloma
16/01/2010, 00:20
um rele pra cada coisa
tenhos farol de milha e esta super fraco as luzes acredito que se eu colocar um desse resolveria o problema

Pablo.pinto2007
19/01/2010, 00:03
tenhos farol de milha e esta super fraco as luzes acredito que se eu colocar um desse resolveria o problema

Olá, recentemente reformei a instalação elétrica do meu CJ, onde diz respeito iluminação, então por zelo, elaborei uma caixa de fusíveis e fiz toda a instalação em casa mesmo. Utilizei, 5 relés: 1 para farol baixo, 1 para farol alto, 1 para farol auxiliar (farol de milha), (utilizando lâmpadas de 90/100W) e 100W para auxiliar, 1 relé para pisca e 1 relé para o eletroventilador, resolvido. Mas fusíveis coloquei acho que demais da conta... mas está tudo ok!
Qualquer coisa dá uma visitada lá no tópico: Caixa de fusíveis que lá está islustrando tudo como fiz!

Abraços e espero ter ajudado em alguma coisa!

Zé Renato
19/01/2010, 10:27
Jipe/jeep, de trilhas ou submarinos :mrgreen:, use o minimo possivel de relés e os mantenha bem protegidos da àgua, caso contrario vai ser muita dôr de cabeça.:parede: :oops: