PDA

Ver Versão Completa : Snorkel para LR



wagnerlopes
01/02/2005, 14:15
Para os Landeiros do Forum:

Estou na duvida entre colocar o snorkel padrao do Land Rover, aquele de tubo de metal, mais tradicional, ou o modelo tipo Safari de polietileno, mais moderno. O preço está saindo quase igual, será que depende só do gosto estetico ou tem mais alguma coisa que interfere???

isaianet
01/02/2005, 15:56
Se pretendes fazer trilhas com mato fechado e árvores em geral te recomendo usar um snorquel de metal ou entao o Safari (bem mais caro).
Não se esqueça que a land é grande e alta, então se torna facil bater o snorquel em galhos e etc.
Se for um snorquel desses de fibra nacionais com certeza vai quebrar e vai ter posto $$$ fora..

Abraços

Edu MB
05/08/2007, 19:58
Pessoal , tô reativando o tópico pois pretendo fabricar um snorkel prá minha viatura e surgiram algumas dúvidas , a entrada de ar do snorkel vai direto até a entrada do filtro ,ou tem algum sistema que impede a entrada de água , também tô com dúvidas quanto a ponta , na entrada de ar do snorkel se precisa de algum filtro ou tela ... peguei um esquema na internet , mas não da pra ver direito ... desde já agradeço , abraço a todos !!

Carlão Rover
05/08/2007, 22:01
Olá zemarra...parabéns pela reforma na viatura...essa é a melhor parte, além de dirigi-la...no bocal de admissão de ar do snorkel existe um sistema separador de água...segue o site em inglês para vc...
http://www.safarisnorkel.com/docs/product.htm
abraços
Carlão

Thiago Rodeghel
05/08/2007, 22:10
No Garra 4x4 tem a réplica perfeita da tomada de ar Safari. Por ele que se faz a separação da água.
E tem várias medidas para o tubo.

Comprei um filtro da 110 para colocar no meu CJ. Aí comprei a tomada de ar com eles. Fui numa sucata comprei um pedaço de eletroduto Tigre(pouco mais de 1,5m) por 5 reais. Agora só falta comprar as mangueiras.

[s]

Edu MB
06/08/2007, 18:47
Valeu rapaziada :dance:, já tá tudo anotado ... abraço !:concordo::concordo::concordo:

Hugo4x4
06/08/2007, 18:56
Pessoal , tô reativando o tópico pois pretendo fabricar um snorkel prá minha viatura e surgiram algumas dúvidas , a entrada de ar do snorkel vai direto até a entrada do filtro ,ou tem algum sistema que impede a entrada de água , também tô com dúvidas quanto a ponta , na entrada de ar do snorkel se precisa de algum filtro ou tela ... peguei um esquema na internet , mas não da pra ver direito ... desde já agradeço , abraço a todos !!

Zemarrara,

Não sei qual sistema você irá fabricar mais a saída do snorkel se liga direto á entrada de ar do filtro, no desenho mostrado vejo um problema na parte inferior do snorkel ao não terminar em forma de tubo como o original Safári para engatar a mangueira com abraçadeira que conduz o ar para o filtro de ar, então tem um ponto perigoso para a entrada de água que é a vedação de borracha entre o snorkel e os pára-lamas. Um Safári tem um separador de água na parte curva do bico superior. Para andar em lugares com muito pó (rally, deserto com vento) seria bom colocar um segundo filtro na entrada do snorkel.

Edu MB
06/08/2007, 20:05
Hugo , pretendo fazer algo parecido com o modelo das fotos, já que na viatura , tem um esquema na gradinha lateral (internamente) próprio para conectar a mangueira até a boca do filtro . Externamente vou ter que fabricar , deve ser justamente a peça que você tá falando ... peguei as referências na internet ..

No meu caso , por ser motor 200tdi , a entrada fica no lado do motorista.

Valeu e abraço

Hugo4x4
06/08/2007, 21:51
Hugo , pretendo fazer algo parecido com o modelo das fotos, já que na viatura , tem um esquema na gradinha lateral (internamente) próprio para conectar a mangueira até a boca do filtro . Externamente vou ter que fabricar , deve ser justamente a peça que você tá falando ... peguei as referências na internet ..

No meu caso , por ser motor 200tdi , a entrada fica no lado do motorista.

Valeu e abraço

Zemarrara,

Tem que tirar a gradinha lateral (da uma olhada ao desenho do Safari em anexo) e a peça de ferro a construir composta por uma curva e um flange soldado no meio da mesma, na ponta externa da curva engata a "chaminé" do snorkel e na interna a mangueira que comunica ao filtro de ar, , desse jeito depois de testada a estanqueidade estará tranqüilo quando precisar utilizar o sistema.

Hugo4x4
06/08/2007, 21:59
Zemarrara,

No desenho do Safari quando termina a mangueira dentro do motor poderá observar um "Y", depois de instalar o snorkel tem que vedar a perna que tem a tampinha neste "Y" e também a a válvula de dreno do corpo do filtro de ar.

Carlão Rover
06/08/2007, 23:53
Ola!
Segue fotos do esquema do snorkel da Land Rover!agora vc não erra!!!
Abraços
Carlão

Carlão Rover
07/08/2007, 00:18
Não deu para mandar tudo..se quizer me passa seu email que te mando o manual do snorkel completo...
Abraços

Alexandre Zocrato
07/08/2007, 00:23
Vocês não tiveram problema para passar o tubo na lateral não? A caixa de ar quente e o ventilador deixam um espaço mínimo para passar.

O lambão do mecânico que instalou inicialmente cortou um pedaço da entrada do snorquel e passou a mangueira (que fica estrangulada ao passar ali). Resultado: não ficou bem fixado, eu passei em um rio e quase perdi o motor por causa do calço hidráulico.

Depois de refazer o motor, montei o snorkel de forma diferente. Ao invés de passar pela lateral, passei pela entrada de ar sobre o paralamas. Mandei dobrar um tubo desde a chaminé, entrando por aquela gradinha de plástico sobre o paralamas e saindo na lateral interna do motor. Dali uma mangueira até o filtro de ar. Silicone e mais nenhuma entrada. Tampando-se a entrada do snorkel o motor apaga.

Depois postarei fotos.

Hugo4x4
07/08/2007, 06:12
Carlão,

O esquema que você mandou tem o mesmo defeito comentado no desenho de Zemarrara, aproveitam à caixa da grelha e utilizam uma junta de borracha entre a peça do snorkel e o paralamas que não é segura, o Safari é considerado um dos melhores pelo motivo de eliminar esta junta e ligar a mangueira direto no tubo saliente que ele tem.

Alexandre,

Sem dúvida o melhor esquema de montar o snorkel por ser mais seguro é saindo por cima do paralamas, pode atravessar rios sem preocupações.

Carlão Rover
07/08/2007, 09:45
É verdade...só não esqueça de fazer o teste tampando o snorkel antes de entrar na água para ver se não há vazamentos...abraços...

Fernando da Terra
07/08/2007, 15:08
Caandreu, me manda o manual completo também, por favor: manda pra impressao@impressao.ind.br. Obrigado.
Alexandre, também estou esperando você postar as fotos, utilizando a entrada por sobre o paralama, para ver como é que se faz.
Grande abraço a vocês!

Fernando

Edu MB
08/08/2007, 18:46
Carlão , valeu pelos anexos... show de bola :concordo:

Hugo , então o melhor seria fazer do jeito que o Alexandre falou e levar direto do snorkel até a entrada do filtro :pensativo: ..

Eu ia fazer aproveitando a peça que já existe , conforme a foto , mas se for direto acho que vai ser até mais fácil...

Alexandre Zocrato
09/08/2007, 00:23
Pessoal,
Ainda não tive tempo de tirar as fotos. Assim que o fizer, posto para vocês, ok?
[]

RTDI4
10/01/2008, 19:00
pessoal, é possivel colocar um snorkel no lado direito de um defender com motor 200TDI?

Thiago Rodeghel
20/01/2008, 09:51
Estou usando no meu CJ5 filtro de ar da Land 110... e o snorkel com a tomada de ar tipo SAFARI...
Virada para frente nunca deu problema...

Só tenho essa foto, mas está montado do lado direito do jipe.

[s]