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Ver Versão Completa : Ranger 3.0 esquentando - AJUDEM



Gustavo_Natal
12/01/2010, 18:28
Boa tarde amigos

tenho uma ford ranger 3.0 CD 4x4 2007 que esta esquentando. Levei par aum mecânico e o mesmo verificou que a minha polia ventosa estava sem funcionar. Fez a substituiç!ao só da polia e mesmo assim o carro continua tendo aquecimento. Substituiu o sensor de temperatura e nada feito o problema continua. Nos teste ele verificou com um barômetro que o sistema está com muita pressão e que o reservatório de água fica borbulhando como se estivesse entrando ar no sistema. Disse que ia verificar a bomba d'água mas que tinha certeza que não era a causa do problema. Ele me disse ter certeza de ser a junta do cabeçote. Alguém já teve esse mesmo problema? Alguém tem alguma sugestão?

SAPO-BOMBA
12/01/2010, 19:21
Ele me disse ter certeza de ser a junta do cabeçote.


Troca de mecânico que vc resolve o problema.

Pq senão ele vai trocar junta de cabeçote, aí se não resolver, vai mandar trocar o cabeçote, e se ainda não resolver vai falar pra vc comprar outro motor...

A polia viscosa das Ranger eu tenho a impressão que giram mais soltas que as polias de outras pickups, e quando chega uma certa temperatura ela "trava" mesmo e faz bastante barulho. É bem capaz de vc ter comprado uma nova à toa... assim como o sensor.

SAPO-BOMBA
12/01/2010, 19:23
Pode ser válvula termostática travada tb, e como a água do bloco não circula, a pressão aumenta e ocasionalmente pode gerar "borbulhas" como vc citou.

Casa da transmissão4x4
12/01/2010, 19:36
Pode ser válvula termostática travada tb, e como a água do bloco não circula, a pressão aumenta e ocasionalmente pode gerar "borbulhas" como vc citou.

Realmente vc pode tirar a valvula, e depois dar uma volta forcando para ver se esquenta.
Esse seu mecanico fez o teste com o copo d'agua?
E como está a fumaça? O motor está baixando agua com frequencia?

Marcelo-HPE
12/01/2010, 19:47
Se o seu carro não tomou nenhum esquente forte , não tem por que ser a junta , a não ser que o ponteiro colou no vermelho , dá uma olhada no óleo e veja se não está contaminado com água , se não ,pode ser a válvula termostática mesmo .
Tb tem o caso da bomba d água que o rotor racha e fica com folga no eixo , deixando a bomba com baixa eficiência . mas o seu carro tá muito novo pra isso .
Se eu fosse vc , eu levaria esse carro numa autorizada MWM international, que é o fabricante desse motor .
abs

Pequeno jr
12/01/2010, 21:04
Vou contar uma coisa para vocês. Tem horas que tenho medo de ter problema na minha viatura em outros estados e cair na mão de mecânicos como esse. Putz!

As vezes é melhor pagar um pouco mais caro e ir direto num representante international para ter uma palavra do especialista.

Nava
12/01/2010, 22:03
Qdo eu tinha a sportage, tava aquecendo na pista. na cidade e trilha nada. Dai descobri que dava pressão na tampa e a ventoinha não acoplava e era nova.

Resultado, mandei varetar o radiador. Ele tava encrustado e dai nao circulava água, nao aquecia o radiador e a ventoinh anao ligava....e o carro aquecia, com, sem valvula...mas só na pista....

Marvila
12/01/2010, 23:51
Pelo que acompanho o aquecimento desse motor PS, via de regra, é a bomba d'água ou entao a tampa do reservatório de expansão. Segundo seu relato não foi verificada a tampa...

Se a água estiver "sumindo" do reservatório e não for a tampa do reservatório de expansão e, também, não estiver com a junta do cabeçote queimada verifique os "vinténs" (sêlos do motor). Aí tem de ser na base do teste de presurização do sistema.

Gustavo_Natal
13/01/2010, 10:20
Pessoal realmente quanto ao mecânico ele é de grande confiança e é um dos melhores na região (quem tem mais experiência com motores a diesel) Ex chefe da revenda ford de Natal. Ele é quem resolve as broncas das revendas ford e mitsubish referente a motores a diesel quando os caras não conseguem resolver.


Quanto a polia viscosa da minha ranger estava realmente comprometida em virtude da sua rotação. Antes de trocar essa peça colocamos outra de outra ranger 3.0 e era completamente diferente o comportamento da peça do meu carro para a peça da outra ranger bem como o comportamento da temperatura do meu carro com as duas peças. Era visível a polia com problema.


Ontem antes de abrir o cabeçote ele decidiu fazer mais alguns testes no carro. Foi detectado um entupimento na conexão de um mangote de retorno que na realidade estava fechando o retorno da água. O carro ficava na temperatura normal com 5 10 minutos de funcionamento e depois da limpeza geral dessa peça (removeu e fez a limpeza) o carro esta funcionando normalmente. Ontem o carro ficou 25m ligado direto para a temperatura chegar ao normal de funcionamento. Quando estava ontem na oficina ele estava realmente tirando a peça pra fazer a limpeza e consegui visualizar o entupimento/obstrução desse retorno.


Não lembro de cabeça o nome da peça mas hoje quando passar por lá vou saber e informo pra vocês.


Hoje digo mais notícias pra vocês em virtude do carro ser testado hoje, ou seja, vamos rodar com força nela pra testar.

Nava
13/01/2010, 14:22
Olhem eu suei bastante qdo começou a aquecer meu motor e realemnte a coisa é meio na tentativa e erro. Minha dica seria:

- primeiro de tudo o radiador - lavar tudo
- valvula T
- ventoinha.

Raposo
13/01/2010, 15:37
Pelo que acompanho o aquecimento desse motor PS, via de regra, é a bomba d'água ou entao a tampa do reservatório de expansão. Segundo seu relato não foi verificada a tampa...


Salvo melhor juízo, acredito que o 3.0 é o NGD e não o Power Stroke. É isto?
Abraços.

SAPO-BOMBA
13/01/2010, 15:51
No caso do veículo estar mais fraco e esquentando, pode haver relação tb com os bicos injetores alterados, injetando combustível em excesso ( mijando )...

Gonca
15/01/2010, 00:54
Na opinião, primeiro de tudo, retirar o radiador, mandar fazer uma limpesa interna e externa, colocar novamente no lugar com agua e ver se resolve.

Essa camionete é eletrôncia. É bom verificar o chip.

A valvula termostática é outro problema. Pode trancar a passagem da água e esquentar o sistema.

Bomba dágua só pode dar vasamento.

é isso.
abraço

csjahel
19/11/2011, 09:50
Já fiz de tudo:

-Tirou o radiador limpou conferiu varetou
- troquei bomba d'agua e de oleo
- troquei valvula T
- troquei embreagem viscosa que estava estragada

todo o sistema de refrigeração foi conferido e esta perfeito...

Fiquei com medo de ser cabeçote, o mecanico desmontou tudo, aparentemente a junta estava boa, levei o cabeçote numa retifica esta perfeito graças a Deus...

è só colocar 170~180 por uns minutos que o ponteiro cola no vermelho e a agua ferve...

Vou trocar a junta agora fechar e motor e testar, o computador não acusa nada (eletronic), o jeito agora é vender... rsrs

BRAVOECONOVEMBER
19/11/2011, 11:17
Mesmo corrento o risco de ser tachado de xarope, lá vai... Tchê loco... 180 por uns minutos é? Olha, te recomendo mesmo vender a camionete. E sugiro um BMW 328, uma Mercedes classe S, até mesmo um Audi A4 já resolvia o teu caso, um colega meu viaja tranquilo a 150 km/h de cruzeiro em um BMWzinho 118... Amigo, não adianta. Por melhor que seja a camionete, é uma camionete. Lógico, importar uma F-150 raptor também é uma excelente pedida! E nunca esquecendo que 180 km/h em um carro com centro de gravidade alto desse jeito não há engenharia nem motorista bom que resolva, certo? Por favor, lembre-se nessas ocasiões que além das perdas que você pode sofrer caso qualquer coisinha aconteça, pode ser que você pegue algum carro com uma família dentro pela frente.

Walter L. L. Casitta
19/11/2011, 13:17
Já fiz de tudo:

-Tirou o radiador limpou conferiu varetou
- troquei bomba d'agua e de oleo
- troquei valvula T
- troquei embreagem viscosa que estava estragada

todo o sistema de refrigeração foi conferido e esta perfeito...

Fiquei com medo de ser cabeçote, o mecanico desmontou tudo, aparentemente a junta estava boa, levei o cabeçote numa retifica esta perfeito graças a Deus...

è só colocar 170~180 por uns minutos que o ponteiro cola no vermelho e a agua ferve...

Vou trocar a junta agora fechar e motor e testar, o computador não acusa nada (eletronic), o jeito agora é vender... rsrs

Troca o radiador...

NGDaniel
19/11/2011, 14:59
Mesmo corrento o risco de ser tachado de xarope, lá vai... Tchê loco... 180 por uns minutos é? Olha, te recomendo mesmo vender a camionete. E sugiro um BMW 328, uma Mercedes classe S, até mesmo um Audi A4 já resolvia o teu caso, um colega meu viaja tranquilo a 150 km/h de cruzeiro em um BMWzinho 118... Amigo, não adianta. Por melhor que seja a camionete, é uma camionete. Lógico, importar uma F-150 raptor também é uma excelente pedida! E nunca esquecendo que 180 km/h em um carro com centro de gravidade alto desse jeito não há engenharia nem motorista bom que resolva, certo? Por favor, lembre-se nessas ocasiões que além das perdas que você pode sofrer caso qualquer coisinha aconteça, pode ser que você pegue algum carro com uma família dentro pela frente.


x2, em tudo..

Só um detalhe, mesmo assim, a viatura dele tem um problema.. esse motor NÃO ESQUENTA!

dudu83
19/11/2011, 16:30
a minha tava assim era so andar acima de 160 por um tempo que o ponteiro subia uns dois pauzinhos mas se diminuisse a temperatura voltava ao normal .. um belo dia fundiu o primeirto cilindro era um bico mijando....

Imperador!
19/11/2011, 17:37
Já fiz de tudo:

-Tirou o radiador limpou conferiu varetou
- troquei bomba d'agua e de oleo
- troquei valvula T
- troquei embreagem viscosa que estava estragada

todo o sistema de refrigeração foi conferido e esta perfeito...

Fiquei com medo de ser cabeçote, o mecanico desmontou tudo, aparentemente a junta estava boa, levei o cabeçote numa retifica esta perfeito graças a Deus...

è só colocar 170~180 por uns minutos que o ponteiro cola no vermelho e a agua ferve...

Vou trocar a junta agora fechar e motor e testar, o computador não acusa nada (eletronic), o jeito agora é vender... rsrs
Não foi testada a válvula termostática?
Se tá tudo novinho assim, ela pode estar travada...
Outra coisa, sempre existe a possibilidade de a peça estar com defeito de fábrica ou não montada corretamente, o que pode causar o problema.

Alguma coisa tem de errado, pois esse motor NÃO ESQUENTA! (NGDaniel)

dudu83
19/11/2011, 20:07
esse motor tem um sistema de defesa muito bom quando o ponteiro chega no vermelho o sistema desliga o motor, eu tbm aposto na valvula termostatica...

Carlos A. C. Azevedo
19/11/2011, 22:28
Essa tua ranger tava conversando com alguma L200 só pode :mrgreen:

A circulação de agua não tá parada em canto nenhum? Essa troca da VT ai foi a original da INT/MWM?? seria o caso tu tirar ela fora e fazer o teste da panela...

NGDaniel
19/11/2011, 22:35
Tira a valvula termostatica e testa sem ela.. se nao esquentar é ela que esta travada...

Daniel.Shimomoto
19/11/2011, 23:16
X2 para o NGDaniel e Dudu83.

Dudu, quantos mil rodados tava sua Ranger com problema no bico injetor?

(PS - Esse negocio de "envaretar radiador" sei lá...acho que só funciona para trator....)

Imperador!
19/11/2011, 23:22
(PS - Esse negocio de "envaretar radiador" sei lá...acho que só funciona para trator....)

Pra L200 tb...

Walter L. L. Casitta
19/11/2011, 23:37
Varetar radiador de alumínio e nada é a mesma coisa...

Daniel.Shimomoto
20/11/2011, 00:18
Varetar radiador de alumínio e nada é a mesma coisa...

Não quis usar este termo, mas foi isso que eu quis dizer.

csjahel
22/11/2011, 18:31
Rsrs, falei 170~190 por hora só em um "teste" em uma reta, quanto a valvula ja testamos sem, vo esperar montar o carro, da uma testada pra ver com a junta nova...

Carlos A. C. Azevedo
22/11/2011, 19:23
Rsrs, falei 170~190 por hora só em um "teste" em uma reta, quanto a valvula ja testamos sem, vo esperar montar o carro, da uma testada pra ver com a junta nova...

Ela ta esquentando, andando normal, SEM A VT:shock:?? tem alguma coisa entupida nessa tubulação ai...

csjahel
23/11/2011, 23:17
Acredito que o problema não é no sistema de refrigeração, ela não está deichando de esfriar e sim realmente esquentando demais por algum motivo vo da uima revisada nos bicos, pois tem pouco tempo que mecheram pode ser alguma coisa, quando ele retirou o cabeçote tinha um poico de agua em baixo...

Quanto a andar sem a valvula o carro demora um pouco de esquentar e não atinge a temperatura normal, mas pisando fundo esquentou mesmoo...

Walter L. L. Casitta
23/11/2011, 23:19
Minha Ranger tava desse jeito. Troquei o radiador e resolveu...

csjahel
23/11/2011, 23:29
Poise foi oq eu falei, mandei dar uma revisada no radiador segundo a mecanica esta tudo OK, e ele foi trocado a 1 ano mais ou menos...

Imperador!
24/11/2011, 08:42
Acredito que o problema não é no sistema de refrigeração, ela não está deichando de esfriar e sim realmente esquentando demais por algum motivo vo da uima revisada nos bicos, pois tem pouco tempo que mecheram pode ser alguma coisa, quando ele retirou o cabeçote tinha um poico de agua em baixo...

Quanto a andar sem a valvula o carro demora um pouco de esquentar e não atinge a temperatura normal, mas pisando fundo esquentou mesmoo...
A água tá baixando?

csjahel
24/11/2011, 13:01
abaixando não está, só quando ferve mesmo que abaixa... ja testamos a tampa do reservatorio tambem...

Carlos A. C. Azevedo
24/11/2011, 19:47
Essa agua que tu falou que tinha quando tiraram o cabeçote tava em qual parte?

dsamaz
24/11/2011, 20:02
Pode ser ar no sistema de água...

Quando completa a água, está sendo adotado o procedimento de retirar o ar dos cabeçotes e do radiador?

Daniel

Francescolli
24/11/2011, 21:01
troque a tampa do reservatorio q para o problema .. sou mecanico diesel e de veiculos leves, peguei mto carro a gasolina com o mesmo problema a maldita tampa q naum segurava pressão !! e outra essa historia de envaretar radiador desculpa é historia pra boi durmi, ou seja o cara só toma seu dinheiro fazendo isso !! e concerteza vc vai se encomodar depois !! por isso ponha um novo se for o casa e outra !! sangrou bem o motor ?? mando o mecanico pega uma magueira e dexa uns 15 minuto la largando água !! q vai tira todo o ar !! dexa la e manda ele faze outra coisa !! bom se vc ja trocou tudo naum pode nada alem disso !! e confira bem se naum tein mangueiras trancadas !!

boa sorte !! troque a tampa pra fazer um teste !!

Daniel.Shimomoto
24/11/2011, 22:16
Pode ser ar no sistema de água...

Quando completa a água, está sendo adotado o procedimento de retirar o ar dos cabeçotes e do radiador?

Daniel

Boa!

Quando tive que revisar (por furo o local de sangria do sistema - vide topico que eu criei ano passado) o sistenma de arrefecimento, a ANTA do mecnaico que completou a água, eu sei lá que coisa que ele fez que só colocou 7,5L de água, sem se preocupar em sangrar. E eu tinha comprado 12L de Havoline XLC diluido

Depois precisei ficar completando o sistema quase que por um mês pois todos os dias a água do reservatorio abaixava....E por "coincidência" só parou de abaixar a água quando acabou o o ultimo frasco de Havoline...

csjahel
24/11/2011, 22:44
A tampa está guentando pressão sim, eu vi fazendo o teste, e quando colocou agua novamente agente retirou o ar do sistema bastante pela mangueirinha proxima ao bujãozinho plastico...

Francescolli
24/11/2011, 22:47
mas naum é ali q se sangra descentemente um motor !! o motor deve se sangrado na saida de agua do cabeçote !! no motores a gasolina no sensor de temperatura !! exprementa sangra ali !!

Imperador!
24/11/2011, 22:51
mas naum é ali q se sangra descentemente um motor !! o motor deve se sangrado na saida de agua do cabeçote !! no motores a gasolina no sensor de temperatura !! exprementa sangra ali !!

O procedimento correto mesmo pra sangrar esse motor é num parafuso sextavado da vávula termostática.
Mas pode se fazer simplesmente retirando a mangueira de retorno para o reservatório (menos efetivo).

NGDaniel
25/11/2011, 07:21
A tampa está guentando pressão sim, eu vi fazendo o teste, e quando colocou agua novamente agente retirou o ar do sistema bastante pela mangueirinha proxima ao bujãozinho plastico...

Viu como ? A água afinal está baixando ?

csjahel
25/11/2011, 14:00
Em condições normais a agua não abaixa, só abaixa quando ferve mesmo. Tem uma oficina especializada nisso aqui radiadores, viscosa, etc... ele testou a tampa em um mecanismo que da pressão nela e tem um manometro e esta muito boa...

douglas jmed
24/09/2012, 12:53
[QUOTE=Gustavo_Natal;1069231]Boa tarde amigos

tenho uma ford ranger 3.0 CD 4x4 2007 que esta esquentando. Levei par aum mecânico e o mesmo verificou que a minha polia ventosa estava sem funcionar. Fez a substituiç!ao só da polia e mesmo assim o carro continua tendo aquecimento. Substituiu o sensor de temperatura e nada feito o problema continua. Nos teste ele verificou com um barômetro que o sistema está com muita pressão e que o reservatório de água fica borbulhando como se estivesse entrando ar no sistema. Disse que ia verificar a bomba d'água mas que tinha certeza que não era a causa do problema. Ele me disse ter certeza de ser a junta do cabeçote. Alguém já teve esse mesmo problema? Alguém tem alguma sugestão?[/QUO

Ola gustavo gostaria de saber se vc ja solucionou o problema, pois tenho uma ranger 2008 3.0 diese e esta esquentando quando eu exijo do motor. eu verifiquei a ventuinha e ela nao esta fazendo o barulho de quando eu comprei aquele barulho de turbina bem forte e fiaz o teste que o mecanico me passou de segurar a ventuinha com a mao e girar ao contrario com motor ligado se ela girar com fassilidade é porque esta comprometida o que posso fazer
obrigado

Imperador!
24/09/2012, 13:37
[QUOTE=Gustavo_Natal;1069231]Boa tarde amigos

tenho uma ford ranger 3.0 CD 4x4 2007 que esta esquentando. Levei par aum mecânico e o mesmo verificou que a minha polia ventosa estava sem funcionar. Fez a substituiç!ao só da polia e mesmo assim o carro continua tendo aquecimento. Substituiu o sensor de temperatura e nada feito o problema continua. Nos teste ele verificou com um barômetro que o sistema está com muita pressão e que o reservatório de água fica borbulhando como se estivesse entrando ar no sistema. Disse que ia verificar a bomba d'água mas que tinha certeza que não era a causa do problema. Ele me disse ter certeza de ser a junta do cabeçote. Alguém já teve esse mesmo problema? Alguém tem alguma sugestão?[/QUO

Ola gustavo gostaria de saber se vc ja solucionou o problema, pois tenho uma ranger 2008 3.0 diese e esta esquentando quando eu exijo do motor. eu verifiquei a ventuinha e ela nao esta fazendo o barulho de quando eu comprei aquele barulho de turbina bem forte e fiaz o teste que o mecanico me passou de segurar a ventuinha com a mao e girar ao contrario com motor ligado se ela girar com fassilidade é porque esta comprometida o que posso fazer
obrigado

Forma bolhas no reservatório? Testou a válvula termostática? Mas pelo teu relato, é provavelmente o acoplamento viscoso...

douglas jmed
25/09/2012, 12:14
[QUOTE=douglas jmed;1780833]

Forma bolhas no reservatório? Testou a válvula termostática? Mas pelo teu relato, é provavelmente o acoplamento viscoso...

Sim faz algumas bolhas quando eu abro o capo quando ela esquenta

Imperador!
25/09/2012, 22:34
Se forma bolhas, tá escapando compressão pro sistema de arrefecimento. Pode ser a junta do cabeçote ou o próprio cabeçote. Já tive esse problema.

douglas jmed
25/09/2012, 23:09
Se forma bolhas, tá escapando compressão pro sistema de arrefecimento. Pode ser a junta do cabeçote ou o próprio cabeçote. Já tive esse problema.

amigo e no caso da polia entaõ nao tem nada aver pois ela não esta como antes.
e o carro é 2008 com 90 mil sera que é cabessote ou junta mesmo
vc gastou muito

Oliveirajeff
12/10/2012, 13:40
Boa tarde amigos

tenho uma ford ranger 3.0 CD 4x4 2007 que esta esquentando. Levei par aum mecânico e o mesmo verificou que a minha polia ventosa estava sem funcionar. Fez a substituiç!ao só da polia e mesmo assim o carro continua tendo aquecimento. Substituiu o sensor de temperatura e nada feito o problema continua. Nos teste ele verificou com um barômetro que o sistema está com muita pressão e que o reservatório de água fica borbulhando como se estivesse entrando ar no sistema. Disse que ia verificar a bomba d'água mas que tinha certeza que não era a causa do problema. Ele me disse ter certeza de ser a junta do cabeçote. Alguém já teve esse mesmo problema? Alguém tem alguma sugestão?

__________________________________________________ __________________________________________________ ____________
Boa Tarde Pessoal estou com o mesmo problema do Gustavo_Natal
Já foi feita a análise no cabeçote não há trincos, a junta já foi trocada, bicos também trocados, ela não chegou a esquentar muito acendeu a luz e a temperatura passou só um pouco do normal, já parei desliguei e fui levando-a sempre em baixa temperatura na autorizada, e agora o Mecanico, me disse que a Viatura pode estar com o bloco empenado, alguém já ouviu falar nisso, empenar cabeçote tudo bem, mas o bloco alguém pode me ajudar!?

Abraço!!!

NGDaniel
12/10/2012, 15:24
__________________________________________________ __________________________________________________ ____________
Boa Tarde Pessoal estou com o mesmo problema do Gustavo_Natal
Já foi feita a análise no cabeçote não há trincos, a junta já foi trocada, bicos também trocados, ela não chegou a esquentar muito acendeu a luz e a temperatura passou só um pouco do normal, já parei desliguei e fui levando-a sempre em baixa temperatura na autorizada, e agora o Mecanico, me disse que a Viatura pode estar com o bloco empenado, alguém já ouviu falar nisso, empenar cabeçote tudo bem, mas o bloco alguém pode me ajudar!?

Abraço!!!


O que deve ser verificado em casos de aquecimento:
Primeirissimo lugar: BOMBA D´AGUA
2. Ventuinha
3. Radiador entupido
4. Cabeçote..


Bloco empenado é meca que não sabe o que ta dando problema e quer que vc troque tudo.. é aquela solução do tipo matar o sujeito para curar a doença do doente..

A não ser que vc seja MUITO "sortudo"..

MARCELO MANCILHA
12/10/2012, 17:33
boa tarde amigos

tenho uma ford ranger 3.0 cd 4x4 2007 que esta esquentando. Levei par aum mecânico e o mesmo verificou que a minha polia ventosa estava sem funcionar. Fez a substituiç!ao só da polia e mesmo assim o carro continua tendo aquecimento. Substituiu o sensor de temperatura e nada feito o problema continua. Nos teste ele verificou com um barômetro que o sistema está com muita pressão e que o reservatório de água fica borbulhando como se estivesse entrando ar no sistema. Disse que ia verificar a bomba d'água mas que tinha certeza que não era a causa do problema. Ele me disse ter certeza de ser a junta do cabeçote. Alguém já teve esse mesmo problema? Alguém tem alguma sugestão?

gustavo

vc consegui resolver o problema de sua ranger, estou com a minha com o mesmo defeito já não sei o que fazer

Artilheiro
12/10/2012, 21:03
Galera esquentadinha .. kk vamos lá.. não manjo muito mas por passar por isso aprendi um pouco..
A tinha uma 2.8 que começou esquentar por um simples niple entupido ( aquele da magueira que vem do radiador pra bomba d água )... dai pra frente só dor de cabeça.. mais de semanas e nada... andava a semana inteira em sao paulo ( ar ligado ).. e não esquentava... ai era só vir pra praia.. que na volta na serra ( quando o bicho pega mesmo ) que a fdp da temperatura ia pra casa do barbalho..
Então vejam por partes.. pra chegar em cabeçote, bloco .. etc.. tem mto chão na frente..
1 - O mais barato - válvula termostática - lógico que os mecs já devem ter olhado
2 - Bomba d água - tb devem ter olhado
3 - Hélice do radiador - funciona através de acoplamento viscoso ( gel que quando chega em determinada temperatura se expande e faz o acoplamento ) .. quando ele está funcionando a Ranger faz o barulho de uma scania ... mas mesmo as vezes fazendo o barulho ele não está funcionando como deveria.. é fácil testar.. deixem ela ligada com o ar ligado.. em alguns minutos vai acionar a helice.. coloquem e mão na frente do radiador ( na colmeia mesmo pelo lado dos farois - onde o vento da helice bate )... deve estar gelado.. no minimo bem fria.. - a minha acionava a helice mas mesmo assim nao resfriava .. ficava muito quente... e ali deve estar frio... ( pode colocar a mão sem medo - tem que estar frio/gelado ) ...

Ai vem o seguinte... mesmo eu vendo tudo isso continuava esquentando.. ( como já disse - podia andar uma semana em são paulo que não esquentava ... era só subir a serra pra ir pro saco )... Ai troquei o de mecanico.. esse outro ficou 5 dias testando tudo... fez uma ferramenta que colocava no lugar dos bicos ... que era pra testar o cabeçote ( não sei explicar bem como era )... ai me ligou e disse "vem buscar que está pronta .. ( depois de 5 dias )... ai o que era... kkk

4 - FORA DE PONTO - Ele disse que por ela ter aquecido várias vezes... ela saiu de ponto.. colocou e nunca mais deu pau... ficou zerada como sempre foi...

Não sei se é verdade.. mentira ... ou que raio era... sei que disse que foi isso e ficou zerada... então pra vc´s que estão tendo este tipo de problema.. acho que não custa olhar né..

Boa Sorte e Abração pra todos..

NGDaniel
13/10/2012, 07:13
Boa.. esqueci da VT..

Incluir, no meu post acima, após a Bomba d´agua a Valvula Termostática..

douglas jmed
09/01/2013, 12:18
Amigo tenho uma ranger 2008 diesel 3.0 o macanico falou que é cabeçote. as sua era os bicos que estava desrregulado.

douglas jmed
09/01/2013, 12:27
ME ajudem por favor tenho uma ranger 2008 diesel 3.0 power strok com 90 mil km, estou com problema de aquecimento.
agora mandei para um mecanico, ai ele falou que ja testou de tudo valvula, bomba dagua , ventuinha e nada ai ele passo para o cabeçote ate agora esta na retifica para fazer os teste para ver se ele esta trincado. ele falo pelo o que ele viu parece que esta trincado, mas só com teste para saber estou sem retorno ainda alguem pode me ajudar.
Obrigado.

papa
09/01/2013, 15:55
Cabeçote trincado vaza água para algum lugar, bem seguindo o que já foi dito:
Bomba.
Ventuinha com embreagem sem ação
Tubulações.
Válvula termostática.
Radiador sujo ou entupido.
Cabeçote ai vai molhar o óleo lubrificante ou vazar na tumba dos bico.
Deve verificar se o nivel da água abaixa em primeiro lugar.

Daniel.Shimomoto
09/01/2013, 19:13
Cabeçote trincado vaza água para algum lugar, bem seguindo o que já foi dito:
Bomba.
Ventuinha com embreagem sem ação
Tubulações.
Válvula termostática.
Radiador sujo ou entupido.
Cabeçote ai vai molhar o óleo lubrificante ou vazar na tumba dos bico.
Deve verificar se o nivel da água abaixa em primeiro lugar.

x2!!!!

Lembrando apenas de uma coisa: O Radiador da Ranger pega muito barro. Muito barro mesmo e ela acaba esquentando. Mesmo na minha região que é mais areia, o barro que forma é assutador e pode fechar mesmo o radiador.

A limpeza do entrecolméias (condesador + intercooler + radiador) é necessária mesmo.

Abraços

Oliveirajeff
16/01/2013, 16:09
Douglas a minha passou por tudo isso também, sei que fui enganado pela autorizada, que foi trocando de tudo, mas pelo menos o cabeçote meu estava inteiro, não trincou não fez nada, só que o mecanico da autorizada me disse que já havia sido trocada a junta do cabeçote, provavelmente por donos antigos, e provavelmente não apertaram o cabeçote direito, ao invés de angulo eles sempre apertam por peso(KGF) palavras da autorizada, em resumo quando comprei a minha viatura, ela era de segundo dono e comprei de um amigo que zelava muito por ela, na pista ela dava 100Km/h com o motor já em 2000 RPM, após o serviço feito ela está na pista a 115KM/H, com os mesmos 2000RPM. Em relação ao consumo antes era de 10Km/l, na pista hoje esta fazendo cerca de 13Km, lembrando na faixa dos 100 a 110, ranger cabine simples descarregada. Em resumo a brincadeira ficou em R$ 7000,00, só não troquei o cabeçote o resto troquei tudo!!!!

Abraço espero ter servido de ajuda!

NGDaniel
17/01/2013, 07:29
x2!!!!

Lembrando apenas de uma coisa: O Radiador da Ranger pega muito barro. Muito barro mesmo e ela acaba esquentando. Mesmo na minha região que é mais areia, o barro que forma é assutador e pode fechar mesmo o radiador.

A limpeza do entrecolméias (condesador + intercooler + radiador) é necessária mesmo.

Abraços


Uma vez fiz a limpeza do meu radiador e fiquei assustado com a quantidade de barro que saiu.. não entendia como ela não esquentava tendo mais barro que água no sistema...

Em matéria de aquecimento, esse motor é sinistro, não aquece nem a bala..

cristiano
06/03/2013, 09:48
Minha contribuição...

Minha Ranger 2005/06 3.0 diesel estava esquentando bem devagar em longas subidas em viagem, mas era só tirar o que a temperatura voltava.

Como não baixava água, meu mecânico disse que poderia ser bomba d'água ou a embreagem viscosa da hélice. A hélice realmente não estava acoplando, via-se claramente quando se tentava segurar a hélice em marcha lenta, mas quando desmontamos a bomba d'água, uma das hélices de plástico (original) estava quebrada.

Tudo trocado e líquido de radiador novo! O carro é outro, agora ele fica entre 89-90 graus no caminho casa/trabalho, antes eu lembro que ficava entre 95-98 graus no mesmo trajeto, sem falar que em viagem já chegou a 105 graus, mas tirava o pé e voltava ao normal.

Não é exagero, mas agora eu ouço o barulho da hélice quando acelera... o que antes não acontecia.

Eu queria ter trocado a válvula termostática por preciosismo, deixar tudo novo, mas descobri que é vendida somente com a carcaça e custa uma bagatela de 350 reais. Meu mecânico disse que não havia necessidade de trocar, que o problema era a hélice e a bomba mesmo.

Um abraço a todos

heus22
08/01/2014, 16:16
Amigos tive o mesmo problema, a minha é uma XLT 2007 com 52000km, ela rodava beleza, dava altas esticadas com ela e nada de esquentamentos bobos, aí de repente começou, depois de uma arrancada no sinal ela ficou um pouco alterada, mas nada demais, reduzi e blz, mas em outros momentos ela ficou meio que sinalizando isso, caí na besteira de varetar o Radiador, de um carro com 52mil km, mas que passou um ano e meio parada, não mudou nada, o carro continuava esquentando, aí me contaram a historinha da válvula, sim a válvula tinha problema, mas era a ponta do iceberg, prezados levei em um mecânico especializado Diesel, cheguei lá, com o carro quente pra variar, e aí contei o caso todo, retiramos todo e qualquer ar existente no sistema de arrefecimento e demos uma volta, NADA, deixei o carro, pq não dava pra rodar, era muito arriscado, só que antes de eu ir embora, dei uma última olhada no motor, pegando fogo, vi um pequeno vazamento que borbulhava na frente do motor próximo a válvula termostática, mostrei ao rapaz e ele disse que o problema era no 'Espelho' termo vulgar para a bomba de óleo VAGABUNDA presente nos motores 3.0, essa bomba é toda de alumínio, com o tempo ela corrói e dá vazamento, e perca de pressão no sistema de arrefecimento, fazendo o carro esquentar, não tenho certeza, mas acho que o funcionamento da bomba d'água pode ser a semente de todo o mal, a International Motores lança aos seus consumidores uma bomba XULA, RALÉ, VAGABUNDA, acreditem, com suas palhetas de plástico, prezados, meu carro tem 50 mil km, o motor não tá nem sujo e tive que tirar ele do carro, desmontar o cárter e o baralho a 4, por conta de uma peça ou um conjunto de peças sem qualidade. Falo isso com total propriedade, pois tenho como provar, tenho um registro das duas bombas da original e da 'paralela' que tem MUITO, MAS MUITO MAIS QUALIDADE que a "Original". Créditos a companhia de peças PERFECT.

Fiquei bem frustrado com a International e a Ford por conta de um detalhe, essa duas podem F*der com a vida do sujeito, queimando o motor de seus consumidores e ficando mais e mais ricos por conta da nossa preferência por peças genuínas.

Finalizando

Arrumei uma bomba de óleo zerada de uma ranger batida carro com 15 mil km -> R$ 1200 COM MUITA SORTE!
Bomba d'água(216), Selante Black(33), 7 lts óleo 15w40(157), Junta superior(928) c/ desconto a vista de 15% ~> R$ 1165
Selo de uma parte do motor, 'Janela' + um tubo lá que mandei fazer de bronze R$ 50
Mais a mão de obra que dá é medo -> não sei, mas até agora só de peças deu tudo -> 2415 e uns quebrado.

Previnam seus colegas e camaradas
446194446195

Abraço!

pelissarif
19/02/2014, 21:42
Ressuscitando o tópico,

Estou com o mesmo problema na minha Ranger 2008, porém ela aqueceu e queimou a junta do cabeçote, mandei fazer o teste de trinca e nada foi constatado no cabeçote. Tudo montado e 3 dias depois começou a aquecer novamente, tiraram o sensor de temperatura e a mesma ficava oscilando, andava na estrada temperatura baixa e na cidade o ponteiro ficava no meio. Teste de vazamento foi feito e nada constatado, tampa foi trocada, sensor de temperatura trocado, mangueiras testadas, bomba d'água verificada, foi sangrada e limparam o radiador.

O carro aquece andando em BR na cidade não aquece,
Consome água, muito pouco mas consome
Se tirar o pé do acelerador o ponteiro volta ao normal
água na cambuca fica borbulhando.

isso começou em dezembro passado e até hj o problema persiste.
estou perdendo o cabelo, paciencia e dinheiro

Imperador!
20/02/2014, 08:48
Ressuscitando o tópico,

Estou com o mesmo problema na minha Ranger 2008, porém ela aqueceu e queimou a junta do cabeçote, mandei fazer o teste de trinca e nada foi constatado no cabeçote. Tudo montado e 3 dias depois começou a aquecer novamente, tiraram o sensor de temperatura e a mesma ficava oscilando, andava na estrada temperatura baixa e na cidade o ponteiro ficava no meio. Teste de vazamento foi feito e nada constatado, tampa foi trocada, sensor de temperatura trocado, mangueiras testadas, bomba d'água verificada, foi sangrada e limparam o radiador.

O carro aquece andando em BR na cidade não aquece,
Consome água, muito pouco mas consome
Se tirar o pé do acelerador o ponteiro volta ao normal
água na cambuca fica borbulhando.

isso começou em dezembro passado e até hj o problema persiste.
estou perdendo o cabelo, paciencia e dinheiro

Amigo, Ranger não esquenta . Isso é fato. Se esquentar, tem defeito em algum lugar.
Não vi você falando que mandou testar a válvula termostática. Pelo seu relato de aquecimento inicial, é provável que ele tenha travado fechada, o que provocou o aquecimento.

Se foi trocado/testado e continua aquecendo, é o caso de se verificar a retífica desse cabeçote, porque: a) cabeçote bom não provoca borbulha (logo, pode ter acontecido duas coisas: retifica mal feita por erro/montagem mal feita (tanto os parafusos devem ser trocados como o torque deles deve ser respeitado rigorosamente) ou cabeçote fora da especificação.

Leve o carro a outro mecânico, conte o que foi feito e peça uma segunda opinião. Vale a pena.

pelissarif
21/02/2014, 16:11
Amigo, Ranger não esquenta . Isso é fato. Se esquentar, tem defeito em algum lugar.
Não vi você falando que mandou testar a válvula termostática. Pelo seu relato de aquecimento inicial, é provável que ele tenha travado fechada, o que provocou o aquecimento.

Se foi trocado/testado e continua aquecendo, é o caso de se verificar a retífica desse cabeçote, porque: a) cabeçote bom não provoca borbulha (logo, pode ter acontecido duas coisas: retifica mal feita por erro/montagem mal feita (tanto os parafusos devem ser trocados como o torque deles deve ser respeitado rigorosamente) ou cabeçote fora da especificação.

Leve o carro a outro mecânico, conte o que foi feito e peça uma segunda opinião. Vale a pena.


Imperador, eu sei que ranger não esquenta, a minha acabou aquecendo devido a uma trinca no reservatório de água, pelo lado do paralama e por isso não vi o problema. Aqueceu durante uma viagem, eu estava a +ou- 120 Km/H, acendeu a luz da temperatura e acabei desligando o motor, abri o capô e vi um certo vazamento e vapor pela junta do cabeçote. O carro foi para uma oficina, na semana entre Natal e Ano Novo, trocaram a junta do cabeçote e testaram o mesmo, sai de lá feliz, o carro não aquecia mais. 1 semana depois começou a consumir água, limparam o radiador, trocaram a vávula termostática e verificaram todas as conexões e mangueiras e mesmo assim aquecia. Resolvi trocar a tampa do reservatório e mesmo assim aquecia, em nenhum momento acendeu a luz da temperatura ou o ponteiro chegou perto do vermelho.

Coloquei o carro em outra oficina, testaram o cabeçote e disseram q o mesmo estava trincado, mandei colocar um cabeçote novo até aí já havia gasto perto de R$ 9 mil e mesmo assim, 3 dias depois começou a aquecer novamente.
Voltou para a oficina essa semana e o mecânico desmontou td mandou o cabeçote para teste e o mesmo está perfeito. Foi constatado água no óleo, não muita, mas tem. As camisas estão na mesma altura e com o mesmo desgaste, porém 1 delas está com marcas de ferrugem.
Recebi a notícia agora, que segunda-feira irão testar o bloco, mas já adiantaram que terão de encamisar o motor e falou que a conta irá ficar perto de R$ 10 mil, para trocar as 4 camisas, e fazer o serviço todo.

Isso realmente procede ? Não entendo nada de motor, mas estou com o pé atrás, ainda mais que já gastei bastante para o carro ficar mais na oficina do que comigo.

drosssor51
21/02/2014, 19:35
Esse motor não troca camisa...... (me corrijam por favor)

Aquecimento não precisa ser necessariamente culpa do sistema de arrefecimento.
Um motor fora de ponto pode aquecer.
Um motor com falta de combustível pode aquecer.
Um motor com excesso de combustível pode até fundir o pistão.

Já testou os bicos piezoelétricos?
Quem montou sua ranger tem as ferramentas adequadas para correto sincronismo???

Sorte ai na empreitada
Abç

pelissarif
21/02/2014, 19:53
Esse motor não troca camisa...... (me corrijam por favor)

Aquecimento não precisa ser necessariamente culpa do sistema de arrefecimento.
Um motor fora de ponto pode aquecer.
Um motor com falta de combustível pode aquecer.
Um motor com excesso de combustível pode até fundir o pistão.

Já testou os bicos piezoelétricos?
Quem montou sua ranger tem as ferramentas adequadas para correto sincronismo???

Sorte ai na empreitada
Abç

drosssor51 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/77018.html) Mas e o fato de a água estar se misturando com o óleo ?

e a água da cambuca fazer borbulhas ?

drosssor51
22/02/2014, 01:13
drosssor51 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/77018.html) Mas e o fato de a água estar se misturando com o óleo ?

e a água da cambuca fazer borbulhas ?


:semideia:semideia:semideia

Difícil de descobrir... assim somente no palpite...

Você precisa de um meca que não vá trocando tudo assim no achismo... precisa por o motor na bancada e pensar, analisar com carinho. (coisa rara de se encontrar)

de qualquer forma, boa sorte..!

Se me surgir algum pitaco.... compartilho.

davi rodrigues de farias
02/03/2015, 11:41
494159494160494161 comprei esse sensor ico de nivel de reservatorio , quando atinge o nivel desejado acende esse led .Esta funcionando bem , sem vazamentos . Gastei 38 +15 frete + 7 do led . Isso não vai resolver o problema de esquentar o motor por problema de temostatica ou entupimento , mais vai me alertar antes de um grande aquecimento por conta de um mangote ou um estoro do radiador acontecer .


ps: o melhor local é esse da foto... na parte de traz do reservatorio , no meio dos tres gomos , com 1cm do final do reservatorio.

cristiano
02/03/2015, 14:33
494159494160494161 comprei esse sensor ico de nivel de reservatorio , quando atinge o nivel desejado acende esse led .Esta funcionando bem , sem vazamentos . Gastei 38 +15 frete + 7 do led . Isso não vai resolver o problema de esquentar o motor por problema de temostatica ou entupimento , mais vai me alertar antes de um grande aquecimento por conta de um mangote ou um estoro do radiador acontecer .


ps: o melhor local é esse da foto... na parte de traz do reservatorio , no meio dos tres gomos , com 1cm do final do reservatorio.

Bem legal! Esse sensor e' de algum veiculo?

ivancgbsb
02/03/2015, 14:41
Bem legal! Esse sensor e' de algum veiculo?
Esta eu posso responder: não, o sensor é genérico e pode ser encontrado aqui: http://www.icos.com.br/SensorDeNivel/
é o modelo: LF122E-40.
Fiz uma adaptação de um outro no reservatório do Troller: https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos/troller

davi rodrigues de farias
02/03/2015, 17:44
cristiano voce pode encontrar esse sensor na icos sensores , fica em sorocaba -sp , e eles vendem pela net .O SENSOR DO IVAN , é bem parecido com esse , noentanto esse laranja tem arroela de borracha expanciva que facilita a colocação e é mais pratico de instalar , não vaza uma gota...quanto mais baixo a furação e colocação, menos a oxilação da luz.

http://cdn.icos.com.br/Downloads/sensor-de-agua-tanque-radiador-icos-lf122e40.pdf

davi rodrigues de farias
02/03/2015, 22:20
Boa noite pessoal, tenho um amigo que possui uma ranger 3.0 xls 2007 PRETA CD , está com problema de vasamento de agua nos quatro bicos ,possivelmente é o mesmo problema que teve com a 3.0 do amigo Imperador...ele está pessençando em repassar o carro já com o cabeçote novo. O nome do amigo é leandro e o zap dele é 81 9781-5454.:bye:

JRoberto
03/03/2015, 17:37
494159494160494161 comprei esse sensor ico de nivel de reservatorio , quando atinge o nivel desejado acende esse led .Esta funcionando bem , sem vazamentos . Gastei 38 +15 frete + 7 do led . Isso não vai resolver o problema de esquentar o motor por problema de temostatica ou entupimento , mais vai me alertar antes de um grande aquecimento por conta de um mangote ou um estoro do radiador acontecer .


ps: o melhor local é esse da foto... na parte de traz do reservatorio , no meio dos tres gomos , com 1cm do final do reservatorio.

Davi, já conhecia esse nível, mas sempre desconfiei desse sistema de furar o reservatório, mas parece que funciona legal, sem vazamentos. Continue nos informando.
Abraços.

juretech
13/03/2015, 23:46
Te digo com certeza, retire o cabeçote leve na retifica e troque a junta. Tive este mesmo problema, antes de fazer o cabeçote tentei tudo pois não queria fazer o cabeçote, bomba, radiador, valvula, polia viscosa etc... e nada resolveu, as bolhas não sumiram. A solução para conseguir andar com o carro com a junta ruim, dando passagem de compressão para o sistema de arrefecimento, no meu caso eu anchia bem o reservatório, abria a porca plastica que tem em cima da valvula termostatica até a agua começar a sair e ia fechando ela, mas deixava meia frouxa, ai conseguia andar uns 30 minutos de estrada e tinha que colocar mais água. só ficou bom depois que fiz o cabeçote, gasta uns 2.000,00

juretech
13/03/2015, 23:48
quando troquei a junta tive que dar um passe , nao adianta só trocar a junta.

Imperador!
14/03/2015, 09:26
quando troquei a junta tive que dar um passe , nao adianta só trocar a junta.

Todo cabeçote de alumínio depois de desmontado tem que planificado porque o simples desmonte dele já provoca um "entorte", ainda que não percebível a olho nu. De qualquer forma, a plaina é um procedimento fundamental para a qualidade do serviço, para fazer o motor trabalhar dentro das especificações de fábrica.

Victor Maurício carvalho
27/08/2020, 22:45
A minha tbm esquenta só da pista com ar ligado. Pena q essas mensagens já são antigas. Estou sofrendo com a minha. ND indica q é junta, não tem vazamento, não borbulha lá no reservatório, acelerando com a tampa aberta não sobe o nível, já limpei o radiador a VT é nova e bomba d'água nova.

Victor Maurício carvalho
29/08/2020, 13:55
Meu amigo, me chama no zap 24988143021. Tô sofrendo com a minha qro tirar umas dúvidas doq aconteceu com o seu por favor